Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luiz Antonio da Silva Teixeira

Sou graduado em História pela UFRJ (1987), mestre em Saúde Coletiva pela UERJ (1994) e doutor em História Social pela USP (2001). Desde 1987 faço parte da equipe da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz), onde trabalho no Departamento de Pesquisa e no Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, como professor colaborador. Em 2013 me credenciei no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher, do Instituto Fernandes Figueira e no Mestrado Profissional em Saúde da Família, da Universidade Estácio de Sá. Mais recentemente, ingressei no Programa de Pós-Graduação em Divulgação da Ciência, Tecnologia e Saúde. Como pesquisador e professor, venho atuando na área de História das Ciências, com objetos da História da Saúde, e na área da Saúde Coletiva, com temas relacionados à saúde da mulher. Tenho interesse pelos seguintes temas: história da medicina e da saúde no Brasil, políticas de controle do câncer no Brasil, saúde da mulher e divulgação científica. Sou pesquisador de produtividade pelo CNPq e "Cientista do Nosso Estado" pela Faperj e no momento atuo como coordenador adjunto no Programa de Pós-graduação em Saúde da Criança e da Mulher do Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz) (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9439210358405759 (19/08/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Fundação Oswaldo Cruz, Casa Oswaldo Cruz. av Brasil 4036 sala 403 Manguinhos 22290080 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil Telefone: (21) 38829084 Fax: (21) 5984221
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Saúde Coletiva
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2018-Atual. A Medicalizacao dos Nascimentos no Brasil
      Descrição: O processo de medicalização do parto e suas consequências é um desafio para a sociedade brasileira. A grande utilização de intervenções e tecnologias desnecessárias e em desacordo com evidências científicas são exemplos desse problema. Em sentido inverso, vive-se um momento de mudanças e desafios à assistência obstétrica impulsionados pelo movimento de humanização do parto e outros agentes. Os movimentos sociais de mulheres em defesa da integridade corporal e psicológica no processo de parturição estão, cada vez mais, envolvidos em ações públicas contra o excesso de cesarianas na Saúde Suplementar, defendendo o direito ao parto normal e humanizado. No campo governamental, estratégias recentes apontam novos caminhos para atenção obstétrica no Brasil. Entre elas, destaca-se a Rede Cegonha, que tem como objetivo a criação de um ?novo modelo? de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Este projeto objetiva analisar, por intermédio de pesquisa qualitativa de caráter histórico e sociológico, a trajetória da medicalização do parto, com foco nas recentes ações governamentais dirigidas à expansão do parto adequado no Brasil e no processo de ampliação das discussões e críticas ao excesso de intervenções no parto, hoje existentes . O recorte de análise compreende o século XXI. Pretende-se especificamente investigar a atuação da saúde da família em relação ao parto, avaliando retrospectivamente as ações empreendidas nesse sentido e, na contemporaneidade, as possibilidades de incentivo ao parto adequado. Questões como a contribuição da saúde da família ao pré-natal adequado, a eficiência no processo de referenciamento as diferentes maternidades, as representações das mulheres sobre o acompanhamento pré-natal e do parto estão no centro desse estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador / Luciana Maria Borges da Matta Souza - Integrante / Andreza Rodrigues Nakano - Integrante / Marina Nucci - Integrante / Cassia Roth - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    2. 2017-2018. Genetics as Public Health in Brazil. Integrating Rare Genetic Disease and Beyond
      Descrição: The project aims to increase local capacity and knowledge relating to the integration of rare genetic disease into public health in Brazil. In doing so it will contribute to comparative research examining the global expansion of genomic medicine. In 2014 Brazilian legislation guaranteed for the first time the comprehensive integration of rare genetic disease within public health. Responding to this critical moment the network will collaboratively develop preliminary qualitative research in clinical and non-clinical contexts that can empirically examine how these developments are currently unfolding. It will examine what the obstacles, as well as the expectations and benefits, are of these developments for a range of scientists, health professionals, publics and patients. The network will include leading geneticists and social scientists from three newly established reference centres located in comparatively diverse regions in Brazil, including Porto Alegre, Salvador and Rio de Janeiro, as well as international collaborators.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Integrante / Dafne Horovitz - Integrante / Jorge Alberto Bernstein Iriart - Integrante / Kiyoko Abe-Sandes - Integrante / Angelina Xavier Acosta - Integrante / Jose Roberto Goldim - Integrante / Fernando Regla Vargas - Integrante / Lavinia Schuler-Faccini - Integrante / Waleska Aureliano - Integrante / Marina Nucci - Integrante / Sahra Gibbon - Coordenador. Financiador(es): Wellcome Trust - Auxílio financeiro.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    3. 2017-Atual. Malformacoes no Brasil: patologia, genetica e quadro legal
      Descrição: Este projeto tem como objeto as práticas de diagnóstico e manejo das situações de malformações fetais severas e potencialmente letais no Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF), na cidade do Rio de Janeiro. Seu objetivo é examinar como as inovações biomédicas, a organização do trabalho médico, e fatores sociais, econômicos, políticos e legais modelam as percepções profissionais da gravidez, do desenvolvimento fetal e de seus riscos, e analsar as práticas daí advindas. Busca-se (1) descrever o quadro regulatório da anatomia patológica no Brasil; (2) analisar o papel de fatores materiais, institucionais, organizacionais e legais nas práticas do serviço de anatomia patológica do IFF, relacionadas com o diagnóstico de malformações fetais; (3) observar a produção de normas que guiam as definições de normal e de patológico no contexto da patologia fetal do IFF; (4) analisar a demanda pela interrupção legal da gravidez no IFF por motivo de malformações fetais incompatíveis com a vida e o contexto profissional e institucional para o atendimento dessas demandas e (5) discutir comparativamente as práticas dos patologistas fetais do Brasil e da França, identificando convergências e diferenças nos quadros legais e materiais. O estudo é baseado em uma combinação de métodos de observação direta, entrevistas e de análise documental. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Integrante / Ilana Löwy - Integrante / Marilena Cordeiro Dias Vilela Correa - Integrante / Claudia Bonan Jannotti - Coordenador / Iulia Bicu Fernandes - Integrante.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    4. 2016-2018. Medicalizacao dos nascimentos, uma visao comparada entre o Brasil, a Franca e a Turquia
      Descrição: O projeto analisa em perspectiva histórica e sociológica o processo de medicalização do parto no Brasil, Turquia e França, buscando compreender o papel de diferentes configurações que tornaram possível o novo estatuto do parto. Assim, visa-se desconstruir categorias medicalizadas já naturalizadas sobre nascimento e parto, colocando no centro da análise o processo de normalização de um conjunto de inovações técnicas e de práticas médicas que foram introduzidos no correr do tempo no âmbito dos nascimentos, de diferentes formas e intensidades, nos diversos países em análise. De forma específica, procuramos identificar a singularidade das trajetórias das técnicas e práticas médicas direcionadas ao parto: singularidade segundo os países, os sistemas de saúde, as estruturas legais e de regulação, as culturas da medicina, a configuração das instituições de saúde e a organização da assistência.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador / Carlos Henrique Assunção Paiva - Integrante / Ilana Löwy - Integrante / Claudia Bonan Janott - Integrante / Maria do Carmo Leal - Integrante / Andreza Rodrigues Nakano - Integrante / Carla Gruzman - Integrante / MIGUEL ERNESTO GABRIEL COUCEIRO de OLIVEIRA - Integrante.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    5. 2016-Atual. Uma Historia do Cancer de Mama no Brasil durante o seculo XX
      Descrição: Trata-sde de uma bolsa de produtividade do CNPq (PQ nivel 2) Este projeto tem por objeto as ações para o controle do câncer de mama no Brasil, analisando o desenvolvimento dos conhecimentos e práticas médicas sobre essa doença e sua consolidação como políticas de saúde. A análise contemplará a ampliação das preocupações médicas com o câncer, no final do século XIX, o desenvolvimento das técnicas cirúrgicas, durante a primeira metade do século XX, o surgimento das terapias quimioterápicas a partir dos anos 1950 e o desenvolvimento de diferentes formas de diagnóstico precoce como o auto-exame e os exames clínicos das mamas. Nesse aspecto, teremos como principal foco o desenvolvimento da mamografia, nos anos 1970 e as questões relacionadas às possibilidades de prevenção dessas doenças a partir de campanhas de rastreamento populacional. No que se refere aos cuidados com os acometidos pela doença, o estudo se direcionará à trajetória das instituições relacionadas à prevenção e tratamento, em especial para os hospitais de câncer de origem pública ou filantrópica. No campo da história das técnicas e práticas científicas teremos como principal foco o desenvolvimento das concepções sobre diagnóstico precoce e o desenvolvimento da tecnologia de exames de exames de imagens das mamas. Trata-se de conhecer como o processo de estabilização da mamografia, sua relação com os outros exames diagnósticos então empregados e os debates e controvérsias sobre o uso dessa tecnologia no país. Ocorridos desde a década de 1970. Atualmente, o discurso médico sobre o câncer de mama sugere que a doença está fortemente relacionada aos modos vida contemporâneos, e que seu controle deve ter como base a prevenção primária, a ampliação do diagnóstico precoce e a melhoria na qualidade dos tratamentos. Com essa pesquisa objetivamos ampliar a compreensão sobre as interseções entre o desenvolvimento técnico, as mudanças na compreensão dessa doença e as demandas dos movimentos sociais por ações para o seu controle, mostrando como esse ajudaram a formatar as políticas de controle da doença.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    6. 2016-Atual. Cancer e atencao primaria a saude no Brasil
      Descrição: Este projeto tem por objeto as ações para o controle do câncer no Brasil, analisando o desenvolvimento dos conhecimentos e práticas médicas sobre essa doença e sua consolidação como políticas de saúde. A análise contemplará a ampliação das preocupações médicas com o câncer, a partir das três últimas décadas do século XX, o desenvolvimento de novas tecnologias de diagnóstico e, em especial, o desenvolvimento da noção de rastreamento de diferentes canceres e as controvérsias a seu respeito. A linha de cuidados direcionada ao câncer, define a responsabilidade da atenção primária à saúde em relação às ações de promoção, prevenção, detecção precoce e cuidados paliativos, ou seja, em todos os níveis de prevenção da história natural da doença. No que tange a prevenção, temos como principal foco o desenvolvimento e estabilização da mamografia e as questões relacionadas às possibilidades de prevenção do câncer de mama a partir de campanhas de rastreamento populacional. No que se refere aos cuidados com os acometidos pela doença, o estudo se direcionará à trajetória das instituições relacionadas à prevenção e tratamento, em especial para os hospitais de câncer de origem pública ou filantrópica. No campo das técnicas e práticas científicas teremos como principal foco o desenvolvimento das concepções sobre diagnóstico precoce e o desenvolvimento da tecnologia de exames de exames de imagens. A Política Nacional de Atenção Oncológica hoje caracteriza-se como a estratégia para ações integradas de controle dos diversos tipos de câncer. Essa política destaca o papel da atenção básica na detecção precoce dos cânceres de mama e do colo do útero. Devido a essa relação, tais doenças serão o foco privilegiado de nossa analise. Esse projeto contou com bolsa de produtividade da Estácio no ano de 2015 e conta com a colaboração da Casa de Oswaldo Cruz. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (2) . Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    7. 2016-Atual. A Medicalizacao dos Nascimentos no Brasil
      Descrição: O processo de medicalização do parto e suas consequências é um desafio para a sociedade brasileira. A grande utilização de intervenções e tecnologias desnecessárias e em desacordo com evidências científicas são exemplos desse problema. Em sentido inverso, vive-se um momento de mudanças e desafios à assistência obstétrica impulsionados pelo movimento de humanização do parto e outros agentes. Os movimentos sociais de mulheres em defesa da integridade corporal e psicológica no processo de parturição estão, cada vez mais, envolvidos em ações públicas contra o excesso de cesarianas na Saúde Suplementar, defendendo o direito ao parto normal e humanizado. No campo governamental, estratégias recentes apontam novos caminhos para atenção obstétrica no Brasil. Entre elas, destaca-se a Rede Cegonha, que tem como objetivo a criação de um ?novo modelo? de atenção ao parto, nascimento e à saúde da criança. Este projeto objetiva analisar, por intermédio de pesquisa qualitativa de caráter histórico e sociológico, a trajetória da medicalização do parto, com foco nas recentes ações governamentais dirigidas à expansão do parto adequado no Brasil e no processo de ampliação das discussões e críticas ao excesso de intervenções no parto, hoje existentes . O recorte de análise compreende o século XXI. Pretende-se especificamente investigar a atuação da saúde da família em relação ao parto, avaliando retrospectivamente as ações empreendidas nesse sentido e, na contemporaneidade, as possibilidades de incentivo ao parto adequado. Questões como a contribuição da saúde da família ao pré-natal adequado, a eficiência no processo de referenciamento as diferentes maternidades, as representações das mulheres sobre o acompanhamento pré-natal e do parto estão no centro desse estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador / Andreza Rodrigues Nakano - Integrante.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    8. 2014-Atual. Formacao de gestores para Atencao Basica no Brasil: trajetoria e perspectiva para o campo
      Descrição: O tema da formação de gestores para instituições e sistemas de saúde no Brasil tem sido, nas últimas décadas, ascendente na agenda de estudiosos e gestores setoriais. Em que pese o relativo aumento de pesquisas e iniciativas políticas nessa área, os problemas registrados não são poucos, vão desde a baixa profissionalização dos gestores até questões relativas aos modelos de gestão vigentes e dominantes no setor. Sem perder de vista as iniciativas mais organizadoras e estruturantes do campo da Gestão em saúde, esse projeto de pesquisa tem como objetivo compreender a conformação e as perspectivas colocadas para a área de formação de gestores para instituições e sistemas de saúde no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Integrante / Carlos Henrique Assunção Paiva - Coordenador.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    9. 2013-Atual. Industria farmaceutica, medicos e Estado: a trajetoria dos contraceptivos hormonais no Brasil
      Descrição: A pesquisa proposta tem como objetivo geral analisar a trajetória dos contraceptivos hormonais no Brasil, de 1960 a 2010. Pretende-se conhecer como esses produtos foram introduzidos e difundidos ao longo desse período, quais foram as estratégias dos laboratórios para lança-los no mercado, como evoluiu a sua regulamentação pelas autoridades de saúde e como se desenvolveu apolítica de assistência farmacêutica relacionada a contraceptivos hormonais no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Integrante / Ilana Löwy - Integrante / Claudia Bonan Janott - Coordenador / Katia Silveira da Silva - Integrante / Marilena Cordeiro Dias Vilela Correa - Integrante / Emilia Sanabria - Integrante.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    10. 2012-2017. A trajetoria do controle do cancer de colo do utero no Brasil
      Descrição: Apesar dos avanços da organização das ações para o controle do câncer de colo do útero, a doença ainda hoje se configura como um problema de saúde persistente em várias regiões do Brasil, demonstrando que problemas sociais de diferentes aspectos a ele se relacionam. Tais questões muitas vezes estão relacionadas ao processo de organização do sistema de saúde, à divisão do trabalho nesse campo, às tensões entre as especialidades médicas, às diferentes características das culturas médicas locais e às variações nas práticas administrativas. Ou seja, em elementos que estão fortemente enraizados em nossa história. Partindo desse diagnóstico, a pesquisa objetiva jogar alguma luz nas razões para as dificuldades de execução da detecção do câncer do colo do útero no Brasil. A partir do cruzamento da literatura científica e institucional sobre as políticas de prevenção a doença, das informações obtidas a partir da metodologia da história oral e de uma bibliografia internacional sobre o tema ainda pouco conhecida no país, o projeto visa produzir conhecimentos no campo da história da ????????????????????prevenção ao câncer de colo de útero no Brasil. No campo da criação de acervos documentais, buscamos produzir uma base de dados com depoimentos orais dos responsáveis pela gestão de políticas públicas relacionadas à doença e organizar um fundo documental sobre o tema.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador / Vanessa Lana - Integrante / Marco Antonio Teixeira Porto - Integrante / Paula Arantes Botelho Briglia Habib - Integrante / Laurinda Rosa Maciel - Integrante / Márcio Magalhães - Integrante.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    11. 2010-2012. Instituicoes e Politicas de Controle do Cancer no Brasil 1920-1960
      Descrição: O projeto O Controle do Câncer no Brasil, desenvolvido na Casa deOswaldo Cruz/ Fiocruz com auxílio do CNPq, analisa a trajetória das Instituições e Políticas de Controle do Câncer no Brasil no período 1920-1960. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.
    12. 2010-2011. A expansao do rastreio do cancer cervical e a formacao de citotecnicos no Brasil
      Descrição: O projeto analisa o processo de formação de recursos humanos para as campanhas e programas de rastreio de câncer cervical no país, focalizando a trajetória da formação de citotécnicos. Tais profissionais são responsáveis pela leitura das lâminas dos exames citopatológicos, em especial, o exame Papanicolaou, preventivo do câncer do colo uterino.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luiz Antonio da Silva Teixeira - Coordenador / Marco Antonio Teixeira Porto - Integrante / Leticia Pumar - Integrante / Rosa Helena Santana - Integrante. Financiador(es): Organização Panamericana de Saúde - Outra.
      Membro: Luiz Antonio da Silva Teixeira.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Encontro as Quintas.A trajetória do câncer de mama no Brasil. 2018. (Encontro).
    2. VI Congresso de Medicina da Universidade Estacio de Sá. Voltamos ao século XIX? doenças emergentes e recrudescentes. 2016. (Congresso).
    3. Brazilian Research Seminar.O controle do câncer de colo do utero no Brasil. 2015. (Encontro).
    4. V Congresso de Medicina de Universidade Estácio de Sá. Comunicar o SUS: desafios para uma compreensão do sistema de saúde brasileiro. 2015. (Congresso).
    5. V Congresso de Medicina de Universidade Estácio de Sá. Parto e Nascimento no Brasil. 2015. (Congresso).
    6. Simposio Nacional de História.Dos gabinetes de ginecologia às campanhas de rastreamento: a trajetória do controle do câncer de colo do útero no Brasil. 2013. (Seminário).
    7. 13. Coloquio Internacional Temas de Cultura Científica. História das Especialidades Médicas: o caso da oncologia.História das especialidades médicas: o caso da oncologia no Brasil. 2012. (Simpósio).
    8. 54th International Congress of Americanists. Os primórdios do controle do câncer cervical no Brasil. 2012. (Congresso).
    9. Seminário "O controle dos cânceres de colo do útero e de mama no Brasil: trajetória, avanços e desafios", INCA/Fiocruz, Manaus/AM, 20 a 22 de junho de 2012..Os primeiros passos da prevenção ao câncer de colo do útero no Brasil: da colposcopia à citologia. 2012. (Seminário).
    10. V Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas em Saúde. A trajetória da formação de citotécnicos no Brasil. 2011. (Congresso).
    11. workshop medicina ciencia y tecnología en argentina: perspectivas interndisciplinarias.A formação de citotécnicos no Brasil. 2011. (Encontro).
    12. workshop medicina ciencia y tecnología en argentina: perspectivas interndisciplinarias.Politica sanitaria. Estado y actores en contextos locales y nacionales. 2011. (Encontro).
    13. XIV Encontro regional da ANPUH-Rio Memória e Patrimônio.O controle do câncer no Brasil, na segunda metade do século XX. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. TEIXEIRA, Luiz; ARAUJO NETO, L. A. ; ASSIS, M. ; NOGUEIRA, D. ; CLARO, I. B.. A Mulher e o Câncer de Colo de útero. 2018. Exposição
    2. PIMENTA, T. S. ; TEIXEIRA, Luiz. A trajetória do controle do câncer de mama no Brasil. 2018. Outro
    3. TEIXEIRA, L. A.; NAKANO, A. R. ; NUCCI, M. ; ROTH, C. P. ; SILVA, F. L.. Seminário Internacional Medicalização do Parto. 2018. Congresso
    4. TEIXEIRA, Luiz; MATTA, J. ; ARAUJO NETO, L. A. ; PETRA, T. ; CASADO, L.. Inca 80 anos de história na saúde pública do BrasilEducação em saúde e divulgação científica. 2017. Exposição
    5. TEIXEIRA, Luiz; PORTO, Marco A. T. ; MAGALHAES, M. ; Habib, P. A. B. B. ; NOGUEIRA, D. ; ASSIS, M.. A mulher e o câncer de mama no Brasil. 2014. Exposição
    6. TEIXEIRA, Luiz; PORTO, Marco A. T.. Imagens das campanhas educativas de prevenção do câncer do colo do útero no Brasil. 2013. Exposição
    7. Teixeira, Luiz Antônio; PORTO, Marco A. T.. O controle do tabaco no Brasil: uma trajetória. 2012. Exposição
    8. TEIXEIRA, L. A.; Sá, D. M.. Ciências Biomédicas e Saúde em Perspectiva Histórica. 2010. Outro
    9. TEIXEIRA, L. A.. Câncer, mulher e saúde pública: diferentes olhares. 2010. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30