Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Simone Souza da Costa Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012) . Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Academica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, adaptação familiar, crise, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliencia familiar. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9044423720257634 (14/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Pará, Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento. Av. Bernardo Sayão, sn Guamá 66075-150 - Belem, PA - Brasil Telefone: (91) 2111278 URL da Homepage: https://www.ufpa.br/led/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. ADAPTACAO FAMILIAR DIANTE DA DEFICIENCIA: UMA PERSPECTIVA POSITIVA DAS RELACOES EM FAMILIAS POBRES
      Descrição: É consenso na literatura internacional que a adaptação das famílias a deficiência de um de seus filhos constitui um fenômeno complexo que sofre a ação de múltiplas variáveis, não estando sujeita somente as características da deficiência, mas também a história da família, os recursos apresentados pelo sistema, assim como a rede de apoio disponível. Neste sentido, o olhar sistêmico sobre o processo de adaptação familiar possibilita identificar, além da ação de diferentes fatores, o efeito da dinâmica estabelecida entre esses fatores. Investigações sustentadas em modelos sistêmicos têm evidenciado efeitos positivos e negativos decorrentes da presença de uma criança com deficiência. Estas evidencias revelam que algumas famílias são mais bem-sucedidas, ao longo do tempo, no processo de adaptação a deficiência de um de seus membros, do que outros sistemas familiares. Estes achados tem sido obtidos em contextos internacionais, onde variáveis como a pobreza exerce um impacto menos intenso uma vez que as diferenças sociais e econômicas são menos expressivas do que no Brasil. Embora a literatura reconheça que as questões econômicas constituem fatores relevantes para o processo de adaptação, pouco se sabe como esta variável se articula as demais já mencionadas produzindo resultados distintos entre as famílias. Neste sentido, o presente projeto tem como objetivo descrever comparativamente e longitudinalmente, com base no modelo de McCubbin, Patterson e seus colaboradores, o processo de adaptação de famílias com e sem condição de pobreza diante de uma criança com deficiência. Serão investigadas as características: do estressor (A) dos membros da família ? sendo uma das principais variáveis os diferentes níveis de pobreza, (b1), da família (b2) e da relação de apoio da família com a comunidade (b3) assim como a percepção que a família tem sobre o impacto do estressor sobre o sistema como um todo (C). Estes aspectos serão associados ao nível de adaptação (X) da família a deficiência do filho. A coleta de dados se dará com a aplicação de três instrumentos de caracterização (ISD, IPF, escala de comportamento adaptativo de Vineland ), oito instrumentos que acessarão os diferentes componentes do modelo de McCubbin e Patterson (FILE, PSI, FPSC, FHI, QNF, MOS-SS, FICD, F-COPES) e grupos focais . Os instrumentos que ainda não foram traduzidos para o português do Brasil serão submetidos ao processo de tradução e validação cultural. A coleta de dados se dará em dois momentos no tempo, e será conduzida com 400 participantes distribuídos igualmente em dois grupos: experimental (cuidadores de pessoas com deficiência pobres) e grupo controle (cuidadores de pessoas com deficiência não pobres). Os instrumentos serão aplicados aos participantes do grupo controle em clínicas particulares ou conveniadas a planos de saúde que atenda pessoas com deficiências (auditiva, física, intelectual e visual) na faixa etária de 0 a 12 anos; já os participantes do grupo experimental serão acessados em cinco instituições públicas de referência que atendem pessoas pobres em Belém com diversas deficiências (auditiva, física, intelectual e visual) na faixa etária de 0 a 12 anos. A análise dos dados quantitativos será realizada por meio de estatística descritiva, aplicação de analise fatorial (AF) e análise de correspondência (ANCOR) e os dados qualitativos serão submetidos a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados serão discutidos a luz da psicologia positiva e do modelo de adaptação familiar desenvolvido por McCubbin e Patterson. Palavras-chave: adaptação familiar, deficiência, pobreza, psicologia positiva. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.
    2. 2019-Atual. Estatistica e suas Aplicacoes em Seguranca Publica e Saude
      Descrição: É fato que os métodos estatísticos estão sendo cada vez mais utilizados, e hoje se pode afirmar que nas áreas da segurança pública e saúde é imprescindível à aplicação pelo menos uma das ferramentas estatísticas para análise, investigação e/ou solução de problemas. As transformações no sistema capitalista mundial decorrem da recente revolução tecnológica em vários âmbitos, mas, sobretudo, na estatística e na informática (SCHAFF; 1993; COUTINHO et al., 1995). Seus efeitos são observados na organização, nos métodos, nas relações e na política com que pesquisas são desenvolvidas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Integrante / Fernando Augusto Ramos Pontes - Integrante / Edson Marcos Leal Soares Ramos - Coordenador / Maely Ferreira Holanda Ramos - Integrante / silvia dos santos de Almeida - Integrante / Katiane da Costa Cunha - Integrante / José Gracildo de Carvalho Junior - Integrante / Andrea Bittencourt Pires Chaves - Integrante / Adrylaine dos Reis Araújo - Integrante / Clay Anderson Nunes Chagas - Integrante / Vanessa Ferreira Monteiro - Integrante / Jeanderson da Silva saraiva - Integrante.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.
    3. 2019-Atual. POLICIAIS MILITARES FERIDOS POR ARMA DE FOGO E O TRANSTORNO DO ESTRESSE POS TRAUMATICO
      Descrição: As altas taxas de violência e criminalidade não são consideradas um fenômeno novo para a segurança pública, sobretudo na América Latina, onde se tornou um componente comum a partir do final da década de 80, destacando a região como uma das mais violentas do mundo (CARUSO; MUNIZ; BLANCO, 2009). A violência constitui grande preocupação para a saúde e a segurança pública, devido ser uma das principais causas de mortalidade do planeta (MATTOS; RIBEIRO; CAMARGO, 2012). Quando não mata, a violência provoca lesões, deixa traumas físicos e emocionais, ocasionando diversos problemas, alguns diagnosticáveis, outros difusos, porém todos de elevada magnitude, envolvendo indivíduos, famílias, grupos e a sociedade como um todo (OLIVEIRA; JORGE, 2007). Os índices de violência vêm crescendo ao longo dos anos (LIMA; BUENO, 2017). De acordo com o Atlas da Violência de 2018, no ano de 2016 o Brasil apresentou um cenário histórico, alcançando uma taxa de homicídio de aproximadamente 30 mortes para cada 100 mil habitantes (CERQUEIRA et al., 2018). Já no ano de 2017 a taxa apresentou um expressivo aumento, passando para 31,6 mortes para cada 100 mil pessoas. ?Trata-se do maior nível histórico de letalidade violenta intencional no país? (CERQUEIRA et al., 2019, p. 05). Apenas nos últimos dez anos, 553 mil pessoas perderam suas vidas devido à violência intencional no Brasil (CERQUEIRA et al., 2018). Acredita-se que a posse e o uso de armas de fogo sejam um dos fatores de contribuição mais importantes para o aumento dos níveis de violência (GONZÁLEZ-PÉREZ; VEGA-LÓPEZ; FLORES-VILLAVICENCIO, 2017). De acordo com os dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (2019), foram apreendidas 112.489 armas de fogo no ano de 2018, uma diminuição de 5,1% em relação ao ano de 2017, entretanto, 12.285 armas legais foram roubadas ou extraviadas. Foi constatado ainda que as ocorrências de porte e posse ilegal de arma de fogo cresceram 7,5%. A posse de arma de fogo representa um fator de risco para as famílias, pois contribui ao risco de suicídios, acidentes fatais envolvendo crianças, feminicídios e homicídios, além de acarretar o aumento da taxa de homicídios na sociedade (CERQUEIRA et al.,2017). No Brasil, entre os anos de 1980 a 2014, cerca de 1 milhão de pessoas morreram vítimas de disparo de arma de fogo. Um crescimento de 415,1% de 1980 (8.710) a 2014 (44.861). Mesmo que considerando o aumento populacional nesse período (65%), a magnitude da mortalidade acometida por arma de fogo é impressionante (WAISELFISZ, 2016). Diante dessa realidade violenta, nos últimos anos também foi constatado um crescimento voltado a preocupação com as vidas dos profissionais que se dedicam a segurança pública, mediante as constantes vitimizações ocorridas a esses profissionais (LIMA, 2018). O confronto com criminosos frequentemente deixa vários policiais lesionados por ferimentos à bala, causando deformidades, invalides ou evolução a óbito (MINAYO; ASSIS; OLIVEIRA, 2011). A atividade laboral dos policiais é essencial para a segurança da sociedade. Suas funções, além de manter a segurança, conforto e convivência entre as pessoas, estão relacionadas à prevenção de crimes e manutenção da ordem (WICKRAMASINGHE, 2016). Assim que se comprometem com a profissão, estes não podem mais se omitir frente a fatos que exijam a sua intervenção, devendo estar sempre preparados para servir a sociedade (MACHADO DE ALMEIDA, 2016). O risco atrelado a profissão policial é constante. O trabalho desses agentes de segurança pública é amplamente reconhecido como uma das ocupações mais perigosas, com frequente exposição a eventos traumáticos, como confrontos armados, acidentes de automóveis, testemunhas de ferimentos e mortes violentas, que podem ameaçar a vida ou representar uma ameaça à sua integridade física e mental (CARLIER, LAMBERTS e GERSONS, 2000; NEYLAN, et al., 2005; MARMAR et al., 2006; COSTA et a. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador / Vanessa Ferreira Monteiro - Integrante.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.
    4. 2016-2020. CUIDADORES DE PESSOAS COM TDAH COM NIVEIS DE VULNERABILIDADE SOCIOECONOMICA DISTINTOS: suas percepcoes, rotina, estresse e autoeficacia parental: uma proposta de intervencao.
      Descrição: A literatura tem apontado para a necessidade do aprofundamento de estudos que evidenciem a convivência entre família e filhos com Transtorno com Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) ora se constituindo como preocupação nas pesquisas que tratam desse assunto, despertando, portanto, o interesse no desenvolvimento de uma proposta que que seja relevante para a compreensão da relação família/cuidadores, bem como a superação de dificuldades no ambiente familiar. Mediante esse contexto, o presente estudo pretende avaliar o resultado de uma intervenção psicoeducativa sobre a rotina, estresses e auto eficácia de cuidadores de crianças com TDAH. Portanto, é preciso considerar que os prejuízos acumulados ao longo da vida, não se restringem a pessoa acometida, mas que também podem acarretar danos aos contextos onde esta vive, especialmente o contexto familiar; já que é na família que o indivíduo estabelece as relações mais intensas e estáveis ao longo do tempo (Bronfenbrenner, 1996; Alexandre & Felizardo, 2005). Também será investigada a percepção de cuidadores sobre as características da criança, da parentalidade, da rotina, do estresse e da autoeficácia parental. A coleta de dados ocorrerá sob condições favoráveis à pesquisa, cujos dados serão recolhidos na sala adjacente cedida pelo Serviço de Crescimento e Desenvolvimento Caminhar do Hospital Universitário Bettina Ferro de Souza (HUBFS) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os instrumentos que serão utilizados: Inventário sócio demográfico (ISD); Questionário de Estresse para Pais de crianças com Transtorno de Desenvolvimento- QE-PTD (Friedrich, Greenberg, & Crnic, 1993) e Inventário de Rotina ? IR (Silva, 2006). O estudo poderá contribuir para o conhecimento de parte da ?ecologia do desenvolvimento? das crianças com TDAH, fortalecer as relações familiares, bem como facilitar a atuação dos profissionais que trabalham com essa população. Palavras-Chave: Família/cuidadores. Crianças com TDAH. Rotina. Estresse. Autoeficácia .. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) .. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador / Irlana Lessa França - Integrante / Carolina dos Santos Moraes - Integrante / Ruth Daisy Capistrano de Souza - Integrante.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.
    5. 2015-Atual. AVALIACAO DE IMPACTOS DA INDUCAO DE UMA REDE VIRTUAL DE APOIO E APRENDIZAGEM A INDIVIDUOS COM DEFICIENCIA E SEUS FAMILIARES
      Descrição: As deficiências neuropsicomotoras, como a paralisia cerebral e espinha bífida, acarretam limitações não apenas para as pessoas acometidas, mas também para seus familiares. As particularidades da pessoa com deficiência incidem sobre o sistema familiar, podendo influenciar, por exemplo, na rede de suporte, nas expectativas de futuro, na resiliência, no stress e nas relações coparentais. Apesar dos avanços tecnológicos recentes, o uso de ferramentas virtuais para esse público-alvo pouco tem sido usado no Brasil. O uso de fóruns como instrumento gerador de empoderamento tem sido uma prática em países, como na Alemanha. Experiencias internacionais tem revelado que fóruns virtuais proporcionam ganhos individuais e contextuais, uma vez que facilitam o acesso à informação, a troca de experiências, o empoderamento e a participação social. Neste sentido, faz-se necessário no Brasil identificar e desenvolver novas tecnologias, que possam auxiliar na capacitação e no apoio a esses indivíduos e seus contextos. Este projeto se propõe gerar e avaliar os impactos da indução de uma rede virtual de apoio e aprendizagem para indivíduos com deficiência e seus familiares. Inicialmente, serão feiras medições pré-forum nas variáveis Parentalidade, Coparentalidade, Resiliência, Estresse Percebido, Rede de suporte, Rede Total e Rede pessoal. Haverá uma fase de intervenção por meio do desenvolvimento, capacitação, acompanhamento e avaliação de um fórum virtual. Por fim, as mesmas variáveis da fase inicial serão retestadas para verificar o impacto da indução da rede virtual de apoio e aprendizagem nos usuários. Para execução deste empreendimento estão envolvidas três equipes (UFPa, UFMG, USP- RP) com domínios teóricos e de métodos convergentes o que confere um caráter multidisciplinar ao projeto. Pretende-se, ao final, construir um panorama que permita visualizar a interferência da participação no fórum virtual sobre diferentes variáveis da pessoa com paralisia cerebral ou espinha bífida e suas respectivas famílias. Nestes termos, os efeitos da intervenção serão analisados com vistas a gerar conhecimento prático e operacional, expresso na forma de tecnologias de apoio às pessoas com deficiência e seus grupos familiares. Por fim, além dos dados empíricos que serão obtidos, acredita-se que ao final, este projeto possibilitará a construção de um produto inovador, um fórum virtual para pessoas com espinha bífida/paralisia cerebral e seus familiares, que ficarão disponíveis para uso dos interessados contribuindo a esta população mais qualidade em suas vidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador / Dimitri Fazito de Almeida Rezende - Integrante / Fabiana Faleiros Santana Castro - Integrante / Silvio Salej Higgins - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.
    6. 2013-2015. Saude de familias com criancas com paralisia cerebral: uma investigacao da rede de apoio, do estresse familiar, resiliencia e relacoes coparentais
      Descrição: É consenso na literatura que a família constitui um contexto fundamental para o desenvolvimento humano. A trajetória percorrida pelas crianças com e sem deficiências é em parte influenciado pelas características do ambiente familiar. Todavia, o potencial da família como um contexto que oferece proteção, cuidado e afeto está relacionado com um conjunto de elementos que precisam ser considerados. Neste sentido, o estresse enfrentado por pais de crianças com deficiências, assim como suas características resilientes, a rede de apoio disponível e as relações coparentais constituem um complexo mosaico que repercute na saúde familiar e, por conseguinte no desenvolvimento infantil. O conhecimento sobre estes aspectos contribui com a geração de técnicas de intervenções promotoras da saúde na família e de desenvolvimento de crianças com deficiências. O presente projeto tem por objetivo geral investigar a saúde de famílias com crianças com paralisia cerebral sobre os parâmetros do estresse familiar, da resiliência, da rede de apoio e relações coparentais. Estes aspectos serão acessados através de instrumentos quantitativos. Além da investigação desses aspectos, será realizado uma intervenção no grupo de pais com o intuito de gerar redes de apoio e relações coparentais mais equilibradas. Na sequencia, estes componentes serão reavaliados a fim de se verificar o impacto gerado pela intervenção. Os dados quantitativos serão analisados de acordo com as estratégias pertinentes a cada instrumento e as informações qualitativas serão analisadas a partir da análise de conteúdo. Ao final, pretende-se estabelecer a interconexão entre os resultados obtidos com os diferentes instrumentos com vistas a construir um panorama que permita visualizar a interferência dos diferentes aspectos sobre a saúde da família e as relações estabelecidas entre estes. Por fim, os efeitos da intervenção serão analisados considerando seus aspectos positivos e negativos com vistas a gerar conhecimento prático e operacional expresso na forma de tecnologias de apoio as famílias com crianças com paralisia cerebral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.
    7. 2010-2013. ECOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE FAMILIAS RIBEIRINHAS E URBANAS E O PROGRAMA BOLSA FAMILIA
      Descrição: Mais do que apontar para a relevância de se investigar o sujeito humano em seu contexto, os estudos em desenvolvimento tem se preocupado em investigar aspectos contextuais cujo conhecimento implicará em ações geradoras de mudança na vida das pessoas. Um caminho encontrado no sentido de identificar estes aspectos tem sido apontado por alguns autores como sendo as políticas públicas. Neste sentido as políticas de assistência de transferência de renda direta como o Programa Bolsa Familia (PBF) tem sido considerado como uma importante ferramenta usada na diminuição da pobreza. Deste modo, com intuito de discutir os seus impactos em diferentes subsistemas e sua eficácia, o presente projeto visa identificar os efeitos do PBF em diferentes contextos de desenvolvimento, a saber: familia, escola e relação família-escola localizados em comunidades ribeirinhas tradicionais, insulares e em espaços urbanos. Para isto buscou-se associar pesquisas desenvolvidas pelo grupo de ecologia de desenvolvimento da UFPa ligado ao programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Contribuem nesta empreitada, pesquisadores, orientandos e co-orientandos da UFPa e colaboradores de outras instituições. O eixo de integração das pesquisas está no fato de todos: 01) se sustentarem na noção de desenvolvimento em contexto e 02) compreenderem as políticas publicas como aspectos macrossistemicos que permitem construir questões pertinentes as demandas desenvolvimentais dos diferentes contextos. Estes aspectos serão operacionalizados através da coleta de dados em 3 contextos peculiares, a saber: riibeirinhos tradicionais, ribeirinhos insulares e urbanos. Nestes contextos serão investigados de modo detalhado os microssistemas família e escola, mesossistemicas família-escola e o macrossistema revelado na política do governo do bolsa família. Em termos gerais estes niveis contextuais constituirão quatro linhas de pesquisa, a saber: a) a dinâmica dos relacionamentos familiares, b) os processos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Simone Souza da Costa Silva - Coordenador / Fernando Augusto Ramos Pontes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Simone Souza da Costa Silva.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (16)
    1. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Atendimento a crianças com deficiência em Belém (Pará): Descrevendo o serviço oferecido por uma instituição pública. 2017. (Congresso).
    2. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Autoeficácia em cuidadores de Crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. 2017. (Congresso).
    3. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Etologia e TDAH: uma possível relação. 2017. (Congresso).
    4. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Coparentalidade de mães de crianças com paralisia cerebral assistidas em um hospital universitário público de Belém-PA. 2017. (Congresso).
    5. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Estresse em cuidadores de crianças com TDAH. 2017. (Congresso).
    6. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Atendimento a crianças com deficiência em Belém (Pará): Descrevendo o serviço oferecido por uma instituição pública. 2017. (Congresso).
    7. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Intervenção com Cuidadores e Responsáveis por Crianças e Adolescentes, Importância, Perspectivas e Resultados: Experiência de um Projeto Extensão.. 2017. (Congresso).
    8. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Aspectos relativos à saúde na perspectiva de mães de crianças com Paralisia Cerebral. 2017. (Congresso).
    9. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Dinâmica familiar de crianças com TDAH: percepção dos cuidadores. 2017. (Congresso).
    10. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Pobreza e relações coparentais de cuidadores nos Centros de Referência em Assistência Social de Belém Continental. 2017. (Congresso).
    11. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Rede de Suporte Social de Mães de Crianças com Paralisia Cerebral em Belém do Pará. 2017. (Congresso).
    12. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. Rotina de cuidadores de crianças com TDAH. 2017. (Congresso).
    13. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento.Nova ciência de redes: apontamentos para uma discussão das redes sociais. 2017. (Outra).
    14. XXXVIII REUNIÃO ANUAL DE PSICOLOGIA DA SBP. Atenção ao desenvolvimento no Brasil e na Espanha: uma análise em diferentes contextos. 2017. (Congresso).
    15. XV Simpósio de Pesquisa e intercâmbio cientifico da ANPEPP.Familia, processos de desenvolvimento e promoção da saúde. 2014. (Simpósio).
    16. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Cientifico.GT - Familia, processos de desenvolvimento e promoção da saúde. 2010. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. MORAES, C. S. ; SILVEIRA, M. S. ; Souza, R.D.C ; SILVA, S. S. C.. Curso SON-R. 2017. Outro
    2. PONTES, Fernando Augusto Ramos ; Magalhães, C. M. C ; Cavalcante, L. I. C. ; SILVA, S. S. C. ; Veloso. X Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. 2015. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:46