Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ana Cristina Cortes Gama

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Goiás (1990), especialização (1994), mestrado (1997) e doutorado (2001) em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professora Titular do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais. É professora permanente no Programa de Pós-graduação em Ciências Fonoaudiológicas (mestrado e doutorado). É revisora técnica de revistas nacionais e membro do Pan-American Vocology Association - PAVA. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em voz, atuando principalmente nos seguintes temas: disfonia e análise acústica da voz e da fala. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4598186599114774 (13/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina. Av. Alfredo Balena, 190 - 3º Andar - Sala 069 Santa Efigênia 30130100 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34099117 URL da Homepage: https://www.medicina.ufmg.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (16)
    1. 2015-Atual. Avaliacao anatomofuncional das pregas vocais por meio da videolaringoscopia digital de alta velocidade
      Descrição: O projeto tem como objetivo avaliar, por meio da videolaringoscopia de alta velocidade, o padrão vibratório das pregas vocais nas diferentes faixas etárias e gêneros.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Marco Aurélio Rocha Santos - Integrante / RENATA CRISTINA CORDEIRO DINIZ OLIVEIRA - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    2. 2015-Atual. Analise dos parametros acusticos, aerodinamicos e eletroglotograficos da voz humana
      Descrição: O objetivo deste estudo é analisar a reciprocidade entre a onda acústica, eletroglotográfica e estrutural na vibração da prega vocal em seu movimento quase periódico e aperiódico. Além disso, pretende-se analisar os parâmetros acústicos, aerodinâmicos, eletroglotográficos e laríngeos e as características da fonte glótica dos registros vocais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Rafaella Cristina Oliveira - Integrante / Max de Castro Magalhães - Integrante / Patrícia Freitas Lopes - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    3. 2015-Atual. Medidas objetivas da dose vocal no uso profissional da voz
      Descrição: O projeto tem como objetivo analisar os tipos de dose vocal em profissionais da voz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Juliana Nunes Santos - Integrante / Max de Castro Magalhães - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    4. 2013-2017. Estudo Epidemiologico de alteracoes vocais em criancas de 6 a 10 anos em Belo Horizonte
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Raquel Buzelin Nunes - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    5. 2013-2015. Avaliacao do efeito da eletroestimulacao em pacientes disfonicos
      Descrição: O objetivo é avaliar o resultado da eletroestimulação transcutânea (TENS) em pacientes disfônicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Juscelina Kubitscheck de Oliveira Ferreira - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    6. 2013-2015. Analise vocal dos tempos de execucao dos exercicios de vibracao sonorizada de lingua e sopro sonorizado com canudo em criancas disfonicas
      Descrição: O objetivo é verificar se o tempo de execução do Exercício de Vibração Sonorizada de Língua e do Exercício de Sopro Sonorizado com Canudo interfere nas respostas perceptivo-auditivas e acústicas da voz em crianças com nódulos, cisto ou fendas glóticas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Lorena de Almeida Ramos - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    7. 2013-2015. Relevancia da cultura e da lingua materna na analise perceptivo-auditiva realizada por brasileiros e anglocanadenses
      Descrição: O objetivo é verificar a influência da língua materna na análise perceptivo-auditiva, comparando resultados obtidos por avaliadores brasileiros e anglocanadenses, usando amostras vocais brasileiras.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Cristiane Ribeiro Chaves - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    8. 2013-2014. Historico do Curso de Fonoaudiologia da UFMG - 15 anos
      Descrição: Esse resgate histórico é essencial para que se entenda melhor todo o processo do curso, possibilitando assim uma maior reflexão e entendimento desse percurso e de suas consequências para a profissão na atualidade em Minas Gerais e no Brasil. O desenvolvimento de um livro com este histórico possibilitará a documentação e reflexão do corpo docente e discente, egressos e também dos profissionais fonoaudiólogos, sobre as possibilidades e limites do curso de Fonoaudiologia da UFMG, bem como as influências deste sobre a profissão, tanto no âmbito regional quanto nacional. Além disso, fomentará discussões do Núcleo Docente Estruturante na revisão e atualização do projeto pedagógico do curso, que poderá contribuir com a diminuição da retenção e evasão, bem como com a melhoria dos indicadores externos de avaliação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Érica de Araújo Brandão Couto - Integrante / Vanessa de Oliveira Martins Reis - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    9. 2013-2014. Analise acustica dos marcadores prosodicos de diferentes estilos de noticias em telejornalismo
      Descrição: No telejornalismo o profissional precisa ter não apenas uma boa voz, mas ser também um bom comunicador, transmitindo suas notícias com credibilidade. O projeto propõe, portanto,Identificar o comportamento dos marcadores prosódicos acústicos em diferentes intenções comunicativas de notícias telejornalísticas como: sério, neutro e descontraído considerando que os marcadores prosódicos acústicos da locução telejornalística são diferentes quando se muda o estilo de uma notícia de telejornal e consequentemente a intenção comunicativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    10. 2013-Atual. Sitio de treinamento perceptivo-auditivo de vozes: analise da efetividade
      Descrição: O projeto pretende desenvolver um sítio de treinamento perceptivo-auditivo com vozes sintetizadas e humanas e analisar se este instrumento melhora a concordância intra-avaliadores na análise perceptivo-auditiva da voz.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Maurílio Nunes Vieira - Integrante / João Pedro Hallack Sansão - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    11. 2012-2013. Correlatos perceptivos e acusticos da voz de professoras apos atividade letiva
      Descrição: Este projeto visa analisar as medidas acústicas de longo termo (f0, derivada f0, intensidade, declínio espectral e Espectro de Longo Termo -ELT), autopercepção de esforço e a qualidade de voz na fala de professoras com disfonia e sem queixa de voz antes e após a atividade letiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Zuleica Camargo - Integrante.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    12. 2012-2013. Analise dos aspectos de qualidade de vida em voz apos alta fonoaudiologica: estudo longitudinal
      Descrição: A qualidade de vida tem sido utilizada com um indicador nos julgamentos clínicos, avaliando o impacto físico e psicossocial que as disfunções, incapacidades ou enfermidades podem acarretar no indivíduo (Seidl e Zannon, 2004). As informações sobre qualidade de vida também têm sido empregadas para avaliação da eficiência, eficácia e impacto de determinados tratamentos em grupos de indivíduos com agravos diversos (Kaplan, 1995). Na área de saúde, principalmente, a melhoria da qualidade de vida tem sido um desfecho esperado após as práticas assistenciais (Monteiro, Braile, Branau e Jatene, 2010).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Letícia Caldas Teixeira - Integrante / Iara Barreto Bassi - Integrante / Marco Aurélio Rocha Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    13. 2011-2014. Analise da fala por meio de um metodo multiparametrico de avalicao vocal assistida ( EVA)
      Descrição: A avaliação vocal tem sido, ao longo das décadas, tema de constante aperfeiçoamento na Fonoaudiologia. Atualmente, critérios subjetivos e objetivos fazem parte da convergência entre todos os critérios de avaliação. Quanto às avaliações fonoaudiológicas da voz, fazem parte a avaliação perceptivo-auditiva e a análise acústica computadorizada (Nemr et al, 2005). A análise de medidas acústicas requer, entretanto, o conhecimento do sinal acústico e de sua estrutura, os quais podem revelar a qualidade e funcionamento do aparelho fonador (Ternström, 2005). Esta análise depende, ainda, do tipo de material utilizado de fala que inclui fatores como dialeto, prosódia e articulação (de Krom, 1995), estando tais fatores influenciados pela nacionalidade. O Laboratoire Parole et Langage da Universidade da Provence ? França desenvolveu o programa de análise acústica EVA, destinado a analisar a fala normal ou com alteração, recentemente adquirido pelo Laboratório de Fonética (LABFON) da UFMG. Tal programa apresenta todo seu padrão de referência de normalidade com sujeitos franceses tanto para fala normal como com alteração. O projeto tem como objetivo criar um banco de dados de medidas acústicas em falantes do português brasileiro sem queixa vocal para o programa EVA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / César Augusto da Conceição Reis - Integrante / Juliana Preisser Godoy e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    14. 2011-2013. O mapa conceitual no curso de Fonoaudiologia: ferramenta didatica
      Descrição: Os mapas conceituais servem para tornar significativa a aprendizagem do aluno, que transforma o conhecimento sistematizado em conteúdo curricular, estabelecendo ligações deste novo conhecimento com os conceitos relevantes que ele já possui. Os MCs podem ser utilizados em processos de ensino-aprendizagem tanto na pré e pós-avaliação, quanto na apresentação global de uma área do conhecimento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador.
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    15. 2011-2012. Tutorial para treinamento perceptivo-visual na analise de espectrogramas de vozes
      Descrição: A avaliação acústica é uma análise objetiva, pois quantifica o sinal sonoro. Porém, o ser humano participa em maior ou menor grau do processo de avaliação e da compreensão do resultado observado, o que indica que não existe uma avaliação puramente objetiva. Apesar da avaliação espectrográfica ser um exame objetivo, existe a subjetividade da análise, portanto, o julgamento perceptivo-visual pode sofrer influências da experiência do avaliador. A literatura mostra que o treinamento visual na análise de exames por imagem, como os radiológicos, por fibra ótica ou por traçados espectrográficos de vozes disfônicas, melhora a concordância inter e intra-avaliadores aumentando a confiabilidade destas avaliações. Portanto, este projeto pretende criar um tutorial no treinamento visual da análise espectrográfica da voz.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Luciana Macedo de Resende - Integrante. Financiador(es): Pró-reitoria de Graduação - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.
    16. 2010-2011. Material didatico-pedagogico para treinamento perceptivo-auditivo na avaliacao de vozes disfonicas
      Descrição: A avaliação de voz compreende diversos procedimentos com o objetivo de conhecer o comportamento vocal de um individuo, identificando as prováveis causas que desencadearam e que mantêm a disfonia. A avaliação perceptivo-auditiva é a avaliação clássica da qualidade vocal, tradicional da rotina clínica e, embora muita crítica seja feita à subjetividade e à imprecisa terminológica envolvida neste procedimento, nem mesmo a análise acústica ameaça sua soberania. O objetivo deste projeto é a criação de um tutorial para treinamento perceptivo-auditivo de vozes disfônicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Ana Cristina Côrtes Gama - Coordenador / Letícia Caldas Teixeira - Integrante / Iara Barreto Bassi - Integrante. Financiador(es): Pró-reitoria de Graduação - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ana Cristina Cortes Gama.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (15)
    1. Menção honrosa pelo trabalho " Análise das medidas Cepstrais em cantores vocalmente saudáveis", Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2020.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    2. Menção Honrosa em Fonoaudiologia em Dissertações e Teses - 2? Lugar pela dissertação "Videolaringoscopia de alta velocidade: características laríngeas e de fechamento glótico em mulheres e homens", Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2019.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    3. Professora Homenageada da 30ª e 31ª turmas do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    4. Prêmio ?Excelência em Fonoaudiologia? pelo trabalho ?Estímulos âncoras sintetizadas na avaliação perceptivo-auditiva da voz: análise da efetividade de um calibrador auditivo?, no 3° Congresso de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    5. Professora Homenageada da 26ª turma do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    6. Menção honrosa pelo trabalho "Tempo de execução do exercício sopro e som agudo", 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.. 2016.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    7. Prêmio Excelência em Fonoaudiologia pelo trabalho "Análise da naturalidade e grau de desvio de vozes sintetizadas", 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.. 2016.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    8. Menção Honrosa pelo trabalho trabalho "Avaliação vocal e laríngea de crianças com TDAH", 1º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.. 2014.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    9. Agraciada com a "Medalha Centenário da Faculdade de Medicina", Faculdade de Medicina da UFMG.. 2012.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    10. Menção Honrosa pelo trabalho "Experiência de construção compartilhada de um ensaio clínico em voz com acadêmicos de Fonoaudiologia", Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2011.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    11. Homenagem como egresso de destaque do Curso de Fonoaudiologia da PUC Goiás, Departamento de Fonoaudiologia da Pontifícia Universidade Católica de Goiás.. 2011.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    12. Professora Homenageada da 15ª turma do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2011.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    13. Patrona da 16ª turma do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2011.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    14. Professora Homenageada da 13ª turma do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2010.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.
    15. Patrona da 14ª turma do curso de Fonoaudiologia, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2010.
      Membro: Ana Cristina Côrtes Gama.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (119)
    1. 34° Seminário de Fonoaudiologia - Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.Escala Funcional de Incapacidade do Pescoço de Copenhagen: análise em cantoras disfônicas e sem queixas vocais. 2021. (Seminário).
    2. 34° Seminário de Fonoaudiologia - Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.o Medidas Cepstrais: comparação entre os valores obtidos para indivíduos cantores e não cantores. 2021. (Seminário).
    3. 34° Seminário de Fonoaudiologia - Apresentação dos Trabalhos de Conclusão do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.Análise das medidas eletroglotográficas da voz de cantores do sexo feminino e masculino em diferentes frequências vocais. 2021. (Seminário).
    4. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Índice de qualidade vocal infantil: modelo multiparamétrico de avaliação. 2020. (Congresso).
    5. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Efeitos terapêuticos da fotobiomodulação na clínica fonoaudiológica: uma revisão integrativa da literatura. 2020. (Congresso).
    6. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Trabalhos Prêmio - Ensino em Fonoaudiologia,. 2020. (Congresso).
    7. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. 2020. (Congresso).
    8. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. SAÚDE CONECTADA PÓS COVID-19: Tecnologias vestíveis no monitoramento vocal. 2020. (Congresso).
    9. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Sala Mérito Mara Behlau: técnicas vocais tradicionais. 2020. (Congresso).
    10. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Treinamento auditivo com estímulos vocais âncoras sintetizados: efeitos na concordância dos avaliadores. 2020. (Congresso).
    11. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Grupo de Pesquisa - GP. Voz. 2020. (Congresso).
    12. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. Índice De Função Glótica obtido por meio da Videoquimografia Digital Da Laringe. 2020. (Congresso).
    13. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Ibero Americano de Fonoaudiologia. avaliador online de trabalhos (trabalhos científicos).. 2020. (Congresso).
    14. 34º EIA - Encontro Internacional de Audiologia. Can You prevent aging voice?. 2019. (Congresso).
    15. 4º Congresso Mineiro de Otorrinolaringologia. Dosimetria vocal. 2019. (Congresso).
    16. I Simpósio do Departamento de Fonoaudiologia da UFRJ.Reabilitação vocal na população adulta: evidências científicas. 2019. (Simpósio).
    17. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. Instrumentalizando o cuidado em saúde: prática em avaliação perceptivo-auditiva e análise acústica da voz. 2019. (Congresso).
    18. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. DOSE VOCAL DE INDIVÍDUOS DO SEXO MASCULINO SUBMETIDOS A VIBRAÇÃO DE CORPO INTEIRO. 2019. (Congresso).
    19. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. 2019. (Congresso).
    20. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. EFEITO DA NEBULIZAÇÃO NOS PARÂMETROS ACÚSTICOS DE MULHERES DISFÔNICAS E NÃO DISFÔNICAS. 2019. (Congresso).
    21. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. Representações na Capes e no fórum de coordenadores da área 21. 2019. (Congresso).
    22. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. PROGRAMA INTEGRAL DE REABILITAÇÃO VOCAL ASSOCIADO À ELETROESTIMULAÇÃO: RESULTADOS EM CANTORAS POPULARES COM DISFONIA COMPORTAMENTAL. 2019. (Congresso).
    23. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. Como fortalecer as revistas científicas da Fonoaudiologia: dando visibilidade e melhorando a qualidade dos artigos. 2019. (Congresso).
    24. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. MEDIDAS AERODINÂMICAS EM IDOSAS ROBUSTAS FALANTES DO PORTUGUÊS BRASILEIRO. 2019. (Congresso).
    25. X Congresso Internacional de Fonoaudiologia, XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e III Encontro Mineiro de Fonoaudiologia. O TREINAMENTO PERCEPTIVO-AUDITIVO COM ESTÍMULOS ÂNCORAS SINTETIZADOS MELHORA A AVALIAÇÃO DA RUGOSIDADE DA VOZ. 2019. (Congresso).
    26. 3° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. 2018. (Congresso).
    27. 3° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Avanços na Formação Interprofissional - Pós-graduação. 2018. (Congresso).
    28. 3° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Abordagem Funcional da Técnicas Vocais. 2018. (Congresso).
    29. 3° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Membro da comissão científica: Ensino e Voz.. 2018. (Congresso).
    30. XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, III Congresso Ibero-americano de Fonoaudiologia e VI Congresso Sul-brasileiro de Fonoaudiologia. Como otimizar o rendimento terapêutico na clínica vocal em serviços privados e públicos. 2018. (Congresso).
    31. XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, III Congresso Ibero-americano de Fonoaudiologia e VI Congresso Sul-brasileiro de Fonoaudiologia. 2018. (Congresso).
    32. XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, III Congresso Ibero-americano de Fonoaudiologia e VI Congresso Sul-brasileiro de Fonoaudiologia. AVALIADORA de Trabalhos Concorrentes a Prêmio na área de Voz. 2018. (Congresso).
    33. 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Tempo de execução do exercício sopro e som agudo. 2016. (Congresso).
    34. 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. 2016. (Congresso).
    35. 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Ciência e Fonoaudiologia: onde estamos e para onde vamos?. 2016. (Congresso).
    36. III Seminário de Reestruturação do projeto pedagógico do curso de Fonoaudiologia - oficina de desenvolvimento docente. 2016. (Seminário).
    37. IV Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (IV BRISPE),. 2016. (Congresso).
    38. Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-graduação da área 21 - CAPES. 2015. (Encontro).
    39. Palestra "A changing view of the auditory system from recent investigations of mutant mice". 2015. (Simpósio).
    40. Reunião de acompanhamento da área 21 - CAPES. 2015. (Encontro).
    41. XXIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2015. (Congresso).
    42. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Debatedor. 2014. (Congresso).
    43. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. 2014. (Congresso).
    44. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Condições de trabalho associadas aos sintomas vocais em professoras. 2014. (Congresso).
    45. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Parecerista. 2014. (Congresso).
    46. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Análise acústica da voz e da fala aplicada à clínica fonoaudiológica. 2014. (Congresso).
    47. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Avaliação vocal e laríngea de crianças com TDAH. 2014. (Congresso).
    48. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Prevalência das disfonias e das características comunicativas na infância. 2014. (Congresso).
    49. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Análise vocal e fonoterapia na disfonia infantil: uma revisão integrativa. 2014. (Congresso).
    50. 1° Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Por que o mestrado em Ciências Fonoaudiológicas?. 2014. (Congresso).
    51. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avaliação do efeito do uso da eletroestimulação na clínica fonoaudiológica: uma revisão integrativa da literatura. 2014. (Congresso).
    52. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Educação inclusiva: desenvolvimento de material didático para acadêmica de fonoaudiologia com deficiência visual. 2014. (Congresso).
    53. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Análise dos marcadores prosódicos de diferentes estilos de reportagens telejornalísticas. 2014. (Congresso).
    54. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Atualização em avaliação vocal. 2014. (Congresso).
    55. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Capacidade discriminante dos parâmetros acústicos, perceptivos e de autopercepção e suas correlações com demanda vocal. 2014. (Congresso).
    56. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Características comportamentais de crianças disfônicas: revisão integrativa da literatura. 2014. (Congresso).
    57. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Prevalência das disfonias e das características comunicativas na infância. 2014. (Congresso).
    58. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Associação entre o TDAH e a disfonia e comportamentos vocais inadequados na infância. 2014. (Congresso).
    59. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avaliação perceptivo-auditiva do grau de desvio vocal: correlação entre escala analógico visual e escala numérica. 2014. (Congresso).
    60. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Medidas objetivas da fadiga vocal em professores: estudo piloto. 2014. (Congresso).
    61. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Comissão julgadora de trabalhos concorrentes a prêmio. 2014. (Congresso).
    62. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Comissão julgadora de trabalhos apresentados na forma pôster. 2014. (Congresso).
    63. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Implantação de um ambulatório para o aperfeiçoamento profissional: relato de experiência. 2014. (Congresso).
    64. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avaliação vocal e laríngea de crianças com TDAH. 2014. (Congresso).
    65. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Apoio visual do traçado espectrográfico: impacto na confiabilidade da análise perceptivo-auditiva da voz. 2014. (Congresso).
    66. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Sintomas vocais proprioceptivos, autopercepção vocal e qualidade de vida de professoras com disfonia. 2014. (Congresso).
    67. 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2014. (Congresso).
    68. Fórum de coordenadores da Área 21 da CAPES: Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional. 2014. (Outra).
    69. I Encontro de Coordenadores dos Programas de Pós-Graduação na Área de Fonoaudiologia. 2014. (Encontro).
    70. III Oficina de Tutores do III Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2014. (Oficina).
    71. Oficina de avaliação do Mestrado em Ciências Fonoaudiológicas. 2014. (Oficina).
    72. Oficina de Tutores do III Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2014. (Oficina).
    73. Seminário avançado em voz e motricidade orofacial. 2014. (Seminário).
    74. Seminário de Conclusão do Curso de Especialização em Fonoaudiologia.O ensino na Pós-graduação. 2014. (Seminário).
    75. XI Jornada de Fonoaudiologia do Centro Universitário Metodista Universitário Izabela Hendrix.Prática baseada em evidências: panorama da Fonoaudiologia no âmbito nacional. 2014. (Outra).
    76. 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Prontidão de mudança pela escala urica-voz e fatores associados: resultados preliminares. 2013. (Congresso).
    77. 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2013. (Congresso).
    78. 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Comissão julgadora de trabalhos e comentarista de trabalhos. 2013. (Congresso).
    79. 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics. 2013. (Congresso).
    80. 29th World Congress of the International Association of Logopedics and Phoniatrics (IALP). Analysis quality of life after voice therapy: a longitudinal study. 2013. (Congresso).
    81. I Encontro Presencial Curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2013. (Encontro).
    82. I Encontro Presencial do II Curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2013. (Encontro).
    83. III Oficina de Tutores do II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2013. (Oficina).
    84. II Oficina de Tutores do II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2013. (Oficina).
    85. I Oficina de Tutores do II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2013. (Oficina).
    86. I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas. 2013. (Seminário).
    87. VII Encontro Nacional de Pós-Graduação na área de Ciências da Saúde.VII Encontro Nacional de Pós-Graduação na área de Ciências da Saúde. 2013. (Encontro).
    88. Encontro Presencial Curso Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2012. (Encontro).
    89. II Oficina de Tutores do Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores da Saúde. 2012. (Oficina).
    90. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Voz Clínica (I) E Ciência: O que e como Pesquisar?,. 2012. (Congresso).
    91. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Comissão Julgadora de trabalhos Concorrentes a Prêmio. 2012. (Congresso).
    92. 20o Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2012. (Congresso).
    93. 10th International Conference on Urban Health. Abstract Reviewer. 2011. (Congresso).
    94. 19 Congresso Brasileiro e 8 Internacional de Fonoaudiologia. Reabilitação das disfonias: abordagens modernas X tradicionais. 2011. (Congresso).
    95. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Padronização das medidas aerodinâmicas por meio do método multiparamétrico de avaliação vocal objetiva. 2011. (Congresso).
    96. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Tutorial de análise perceptivo-auditiva da voz. 2011. (Congresso).
    97. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. ANÁLISE OBJETIVA E SUBJETIVA DA VOZ DE MULHERES PORTADORAS DE DOENÇA DE PARKINSON IDIOPÁTICA. 2011. (Congresso).
    98. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Relação entre adesão ao tratamento fonoaudiológico nas disfonias e a qualidade de vida em voz. 2011. (Congresso).
    99. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. PADRONIZAÇÃO DAS MEDIDAS ELETROGLOTOGRÁFICAS POR MEIO DO MÉTODO MULTIPARAMÉTRICO DE. 2011. (Congresso).
    100. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. CARACTERÍSTICAS CLÍNICAS, SOCIODEMOGRÁFICAS E OCUPACIONAIS DE PROFESSORAS. 2011. (Congresso).
    101. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Comentarista de Trabalhos apresentados na forma de Pôster. 2011. (Congresso).
    102. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Análise dos comportamentos de desatenção, hiperatividade/impulsividade e de oposição/desafio na disfonia infantil. 2011. (Congresso).
    103. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Sítio de treinamento perceptivo-auditivo de vozes: análise da efetividade. 2011. (Congresso).
    104. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Simpósio interdepartamental O Impacto da Intervenção. 2011. (Congresso).
    105. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. : Qualidade de vida em voz: estudo na doença de Parkinson e na disfonia espasmódica.. 2011. (Congresso).
    106. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. DISFONIA EM PROFESSORES: FATORES INDIVIDUAIS, CO-MORBIDADES E CONTEXTO. 2011. (Congresso).
    107. 19º Congresso Brasileiro e 8º Internacional de Fonoaudiologia. Comentarista de Trabalhos Concorrentes a Prêmio. 2011. (Congresso).
    108. Campanha Nacional da Voz 2011 - CREFONO 6.Avaliação perceptiva da voz na clínica fonoaudiológica. 2011. (Encontro).
    109. Reunião Científica do Núcleo de Geriatria e Gerontologia da UFMG.Disfonia no Idoso. 2011. (Encontro).
    110. V Simpósio de Neurociências da UFMG: interfaces com a Engenharia Biomédica.ANÁLISE DOS COMPORTAMENTOS DE DESATENÇÃO, HIPERATIVIDADE/IMPULSIVIDADE E DE OPOSIÇÃO/DESAFIO NA DISFONIA INFANTIL. 2011. (Simpósio).
    111. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Facilitadores da adesão do paciente à terapia de voz. 2010. (Congresso).
    112. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Paralisia de Prega vocal unilateral: avaliação subjetiva e objetiva da voz nos momentos pré e pós fonoterapia. 2010. (Congresso).
    113. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Análise perceptivo-auditiva e acústica vocal e protocolo de qualidade de vida em voz de indivíduos portadores de doença de Parkinson idiopática. 2010. (Congresso).
    114. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Avaliação eletroglotográfica de mulheres disfônicas com lesão de massa. 2010. (Congresso).
    115. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Análise perceptivo-auditiva e acústica da voz nos momentos pré e pós fonoterapia de pacientes com disfonia da muda. 2010. (Congresso).
    116. 18o. Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2010. (Congresso).
    117. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Análise perceptivo-auditiva, acústica e da qualidade de vida em voz de pacientes com disfonia espasmódica nos momentos pré e pós aplicação de toxina botulínica. 2010. (Congresso).
    118. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Sessão 12 - Departamento de Voz. 2010. (Congresso).
    119. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Validação do Questionário de Performance Vocal no Brasil. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (13)
    1. GAMA, A. C. C.; COUTO, E. A. B. ; MIRANDA, I. C. C. ; RESENDE, L. M. ; MANCINI, P. C. ; CARVALHO, S. A. S.. 2º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. 2016. Congresso
    2. GAMA, A. C. C.. I Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Fonoaudiológicas. 2013. (Outro).. . 0.
    3. GAMA, A. C. C.. Coordenação - I Encontro Presencial do II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de Saúde. 2013. (Outro).. . 0.
    4. GAMA, A. C. C.. Coordenação - II Encontro Presencial do II Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de Saúde. 2013. (Outro).. . 0.
    5. GAMA, A. C. C.. 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2013. (Congresso).. . 0.
    6. Marchesan IQ ; GAMA, A. C. C. ; Tomé MC ; Justino H ; Duarte LIM ; Wolf AE ; Moreira-Ferreira AE ; Tessitore A. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. 2012. Congresso
    7. GAMA, A. C. C.. Coordenação - II Oficina de Tutores do Curso de Atualização Gestão das Condições de Trabalho e Saúde dos Trabalhadores de Saúde. 2012. (Outro).. . 0.
    8. GAMA, A. C. C.. III Colóquio Brasileiro de Prosódia da Fala. 2011. (Congresso).. . 0.
    9. GAMA, A. C. C.. Organizadora do IV Seminário de Fonoaudiologia da UFMG. 2005. (Concerto).. . 0.
    10. GAMA, A. C. C.. Coordenadora do III Seminário de Fonoaudiologia - Faculdade de Medicina/UFMG - Belo Horizonte/MG. 2004. (Outro).. . 0.
    11. GAMA, A. C. C.. Seminário: Modelo Assistencial do HC: um desafio para o ensino. 2003. (Outro).. . 0.
    12. GAMA, A. C. C.. Membro da Comissão Organizadora do XVII Congresso Brasileiro de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e II Congresso de Fonoaudiologia em Cirurgia de Cabeça e Pescoço. 1999. (Congresso).. . 0.
    13. GAMA, A. C. C.. Organizadora do Curso Distúrbios da Fonação: Aspectos Fonoaudiológicos e Otorrinolaringológicos. 1990. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:16