Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Marcelo de Rezende Pinto

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 (2019-2021). Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. Organizou os livros Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas e Cultura e Consumo no Brasil: Avançando em novas articulações publicados pela Editora PUC Minas e é co-autor do livro Pesquisa Transformativa do Consumidor publicado pela Editora Appris. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Cultura e Consumo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP) desde 2016. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2021 pela orientação da tese Consumo de Crédito e Violência Financeira com Idosos de Baixa Renda: Uma investigação na perspectiva da Transformative Consumer Research.Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6011936684655367 (30/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Departamento de Administração - ICEG/PUC Minas. Av. Itaú, 525 - Prédio Redentoristas Dom Cabral 30535-012 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 33194957 URL da Homepage: www.pucminas.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (18)
    1. 2021-Atual. Transformacoes do Consumo Alimentar por Meio da Agrcultura Urbana: Um estudo na persepctiva da Teoria da Pratica
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo compreender compreender como o consumidor de alimentos que produz rotineiramente parte de sua própria dieta em locais de agricultura urbana tem sua vida transformada por meio das práticas sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Breno Giordane dos Santos Costa - Integrante / Bruno Medeiros Ássimos - Integrante.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    2. 2019-Atual. Edital PIBIC/CNPq 2019 - Consumo do Corpo ou Corpo Consumido? As transformacoes e ressignificacoes da identidade vivenciadas por prostitutas transexuais
      Descrição: O objetivo principal da pesquisa é compreender a relação entre o corpo ressignificado, o consumo como legitimador da identidade de mulheres transexuais e sua busca pela identidade de gênero assumido e o corpo consumido/prostituição. Pretende-se assim, fomentar discussões e contribuições para o campo teórico e novos olhares sobre possibilidades para a compreensão do consumo como um discurso identitário e performaticamente refletido no corpo que deve se apresentar como ?natural?, entretanto, foi socialmente ?construído? e ressignificado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Luiz Antônio Matos do Carmo - Integrante / Carlos Bruno Alves Ribeiro - Integrante / Bruno da Silva Goes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    3. 2019-Atual. Food and Nutritional Security of Young Low Income Students of Public Schools in Brazil
      Descrição: The expectation of the project is to strengthen our experiences on food and nutritional security experienced by young students with the guidelines of the TCR/ACR, bringing researchers with the agents of social change. It is noticed in the country that young people have changed their lifestyle to unhealthy eating habits, including in their routine a diet based on many processed foods with high fat and sugar and low in nutritional content. Thus, this project proposes to minimize the vulnerability of the young consumer in relation to the marketing practices performed by the major brands of processed food products. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Georgiana Luna Batinga - Integrante / Bruno Medeiros Ássimos - Integrante / Gustavo Tomaz de Almeida - Integrante. Financiador(es): Association for Consumer Research - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    4. 2019-Atual. O papel dos sistemas de marketing no bem-estar subjetivo
      Descrição: A melhoria da qualidade de vida é uma das possíveis contribuições do marketing para a sociedade. Isto normalmente é pesquisado considerando o bem-estar subjetivo - conceito que se concentra na qualidade de vida percebida pelo indivíduo. Já a relação do bem-estar com o consumo e as contribuições do Marketing e dos sistemas de marketing para o bem-estar podem ser avaliadas considerando o lócus da polis, para se verificar se o desempenho do marketing corresponde às necessidades e expectativas da sociedade. Neste sentido, a presente proposta objetiva analisar como o sistema de marketing, mediado pelas atitudes das pessoas em relação ao consumo, afeta o bem-estar subjetivo. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Integrante / Ramon Silva Leite - Coordenador / Matheus Lemos de Andrade - Integrante / Valcir Marcílio Farias - Integrante.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    5. 2018-Atual. Edital Universal CNPq 2018 - Consumo de Credito, Vulnerabilidade e Violencia Financeira: Uma pesquisa transformativa no contexto de idosos de baixa renda
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal investigar como os diversos atores incluindo os indivíduos, bancos e famílias, por intermédio do consumo de crédito, se relacionam com a promoção e/ou prevenção de vulnerabilidades com os consumidores idosos de baixa renda em situação de violência financeira, à luz das diretrizes da Transformative Consumer Research (TCR).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Danielle Ramos de Miranda Pereira - Integrante / Leonardo Lemos da Silveira Santos - Integrante / Ramon Silva Leite - Integrante / Georgiana Luna Batinga - Integrante / Bruno Medeiros Ássimos - Integrante / Gustavo Tomaz de Almeida - Integrante / Sérgio Silva Dantas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    6. 2017-Atual. FIP 1/2017 - Uma Pesquisa Transformativa sobre a Gestao do Dinheiro e do Credito de Consumidores Vulneraveis Idosos de Baixa Renda
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo entender como transformar, promover o bem-estar e a qualidade de vida de uma parcela dos consumidores vulneráveis idosos de baixa renda no Brasil, resolvendo problemas sociais decorrentes do impacto direto e indireto da gestão do dinheiro e do crédito.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Ramon Silva Leite - Integrante / Georgiana Luna Batinga - Integrante / Bruno Medeiros Ássimos - Integrante / Gustavo Tomaz de Almeida - Integrante.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    7. 2016-Atual. VULNERABLE ELDERLY LOW-INCOME CONSUMERS: a transformative research on the management of money and credit
      Descrição: The following goals were drawn, aligned with the mission and objectives of the TCR: Develop insights that can be practiced by consumers and their agents, aiming at the welfare of affected persons; Search the effective use of the results for the affected consumers, developing a translational research; Expand partnerships with them and those responsible for the formulation of public policies; Maintain and improve the well-being of individuals and their sub-groups, companies and similar organizations.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Ramon Silva Leite - Integrante / Georgiana Luna Batinga - Integrante / Bruno Medeiros Ássimos - Integrante / Gustavo Tomaz de Almeida - Integrante. Financiador(es): Association for Consumer Research - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    8. 2015-2018. Os Processos Simbolicos do Consumo de Roupas Usadas Comercializadas em Brechos no Contexto de Comunidades de Baixa Renda
      Descrição: O objetivo geral do trabalho consiste em analisar as práticas socioculturais e os processos simbólicos presentes no consumo de roupas usadas no contexto de comunidades de baixa renda, a partir da interação com donos de brechós e seus consumidores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Integrante / Paula Karina Salume - Coordenador / Ramon Silva Leite - Integrante / Georgiana Luna Batinga - Integrante / Gabriel Henrique Ávila Silva - Integrante.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    9. 2015-Atual. Edital PPP FAPEMIG 17/2013 - Rituais de Consumo em Datas Comemorativas a Luz de Tracos da Cultura Brasileira e Mineiraa
      Descrição: O projeto tem por objetivo geral investigar de que forma são articulados, nos rituais de consumo em datas comemorativas, alguns dos traços da cultura brasileira e mineira. A abordagem metodológica, de base interpretativista e construtivista, lançará mão da orientação teórico-metodológica da Análise Crítica do Discurso. Pretende-se investigar duas importantes datas do comércio varejista: o dia das Mães e o dia dos Namorados. Espera-se que os resultados possam contribuir para preencher lacunas no conhecimento tanto no que se refere à literatura atinente aos rituais de consumo como no que tange aos traços culturais brasileiros e mineiros presentes nos diversos atos de consumo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Danielle Ramos de Miranda Pereira - Integrante / Ramon Silva Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    10. 2014-2018. O Consumo de Moda por Jovens: Um estudo articulando a videografia e a Consumer Culture Theory
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar como se constrói o significado do consumo de experiências de moda para os adolescentes a partir da mediação das relações e práticas culturais, bem como das relações desses indivíduos com a cultura material em sua vida social cotidiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Sara Pimenta Resende - Integrante / Ramon Silva Leite - Integrante.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    11. 2014-2017. Desvendando as Experiencias de Consumo de Idosos em Shopping Centers
      Descrição: Com o intuito de colaborar com a construção de um referencial teórico que preencha uma lacuna teórica no campo da pesquisa do consumidor idoso, pretende-se desenvolver um trabalho a partir da seguinte questão de pesquisa: Como os consumidores da terceira idade vivenciam suas experiências de consumo em shopping centers? Vale considerar que adotou-se uma perspectiva interpretativa de investigação, a partir da conjugação de três ?movimentos?: a fenomenologia, a etnografia e a grounded theory.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Danielle Ramos de Miranda Pereira - Integrante / Sara Pimenta Resende - Integrante / Paula Karina Salume - Integrante / Ramon Silva Leite - Integrante / Adriano de Mendonça Joaquim - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    12. 2014-2017. O Mercado de Falsificacao: analise da cadeia produtiva de calcados falsificados
      Descrição: A intenção do trabalho é pesquisar a cadeia produtiva de calçados falsificados de uma forma ampla, observando tanto o lado da oferta como o lado da demanda.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Integrante / Leonardo Lemos da Silveira Santos - Integrante / Ramon Silva Leite - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    13. 2014-2014. A Configuracao de Imagem da PUC Minas na Percepcao dos Alunos do Curso de Administracao
      Descrição: O objetivo geral do trabalho consiste em identificar a configuração da imagem da PUC Minas na percepção dos seus alunos dos cursos de Administração na cidade de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Integrante / Paula Karina Salume - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    14. 2014-Atual. Edital Universal CNPq 2014 - Nas Teias da (re)Significacao: A vida social das coisas no mercado de roupas usadas em comunidades de baixa renda
      Descrição: O objetivo geral do trabalho consiste em analisar as práticas socioculturais e os processos simbólicos presentes nas redes de significações relacionadas às roupas usadas no contexto de comunidades de baixa renda a partir da interação de diversos públicos como ?sacoleiras?, donos de brechós, doadores de roupas, consumidores e organizadores de bazares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Danielle Ramos de Miranda Pereira - Integrante / Leonardo Lemos da Silveira Santos - Integrante / Ramon Silva Leite - Integrante / Severino Joaquim Nunes Pereira - Integrante / Georgiana Luna Batinga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    15. 2013-2014. Os Significados do Curso de Graduacao em Administracao a Distancia para os Alunos sob a Otica da Teoria da Cultura do Consumo
      Descrição: O objetivo geral do trabalho é investigar como o consumo de experiências pelos estudantes do curso de graduação em Administração a distância interage com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Sara Pimenta Resende - Integrante / Paula Karina Salume - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    16. 2013-Atual. A Construcao Social de Significados em Contextos de Consumo Especificos
      Descrição: O projeto tem por objetivo investigar, tendo por base o aporte teórico da Consumer Culture Theory, formas diferenciadas de construção de significados em contextos específicos de consumo de produtos e serviços.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Renato Faria Gonçalves - Integrante / Cláudia Silveira Vale - Integrante / Andrews Rodrigues - Integrante / Alisson de Oliveira Mota - Integrante / Rafael Santos Correa - Integrante / Helena da Gama Cerqueira Andrade - Integrante / Cristiane Aparecida Vieira - Integrante.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    17. 2011-2013. Uma Teoria Substantiva da Experiencia de Consumo de Consumidores de Terceira Idade em Atividades de Lazer
      Descrição: O objetivo geral do trabalho consiste em investigar como as experiências de consumo de atividades de lazer pelos consumidores da terceira idade interagem com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador / Danielle Ramos de Miranda Pereira - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    18. 2011-2011. Consumindo Experiencias: O significado do curso de Administracao para jovens alunos trabalhadores
      Descrição: O projeto tem como objetivo principal investigar como o consumo de experiências pelos estudantes do curso de graduação em Administração interage com o sistema cultural e simbólico envolvido no fluxo da vida social cotidiana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Marcelo de Rezende Pinto - Coordenador. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (14)
    1. Reconhecimento Acadêmico - professor da PUC Minas com avaliação excelente - 2º Semestre de 2020 - Comissão Própria de Avaliação da PUC Minas., PUC Minas.. 2021.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    2. Prêmio Capes de Teses - Menção Honrosa pela Orientação da Tese Consumo de Crédito e Violência Financeira com Idosos de Baixa Renda: uma investigação na perspectiva da Transformative Consumer Research, CAPES.. 2021.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    3. Premiação de artigo - 2º colocado - SBGames 2019 - Artigo "A construção social e cultural dos significados atrelados ao consumo de jogos: proposta de uma agenda de pesquisa, Sociedade Brasileira de Computação.. 2019.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    4. Reconhecimento Acadêmico - professor da PUC Minas com avaliação excelente - 2º Semestre de 2018 - Comissão Própria de Avaliação da PUC Minas., PUC Minas.. 2018.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    5. Reconhecimento Acadêmico - professor da PUC Minas com avaliação excelente - 1º Semestre de 2017 - Comissão Própria de Avaliação da PUC Minas., PUC Minas.. 2017.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    6. Reconhecimento Acadêmico - professor da PUC Minas com avaliação excelente - 2º Semestre de 2017 - Comissão Própria de Avaliação da PUC Minas., PUC Minas.. 2017.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    7. Excellence Paper Award - Investigating the Influencers of Materialism in Adolescence, TMS Algarve 2016.. 2016.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    8. Reconhecimento Acadêmico - professor da PUC Minas com avaliação excelente - 2º Semestre de 2016 - Comissão Própria de Avaliação da PUC Minas., PUC Minas.. 2016.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    9. Melhor Artigo do tema Comportamento do Consumidor - Estudos Qualitativos do XVII Semead, Faculdade de Economia e Administração - FEA -USP.. 2014.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    10. Menção Honrosa - 22º Seminário de Iniciação Científica - Área de Ciências Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.. 2014.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    11. Melhor Avaliador do tema Tecnológico da área Socioambiental do XVI SEMEAD, FEA-USP.. 2013.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    12. Patrono dos Formandos do Curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas.. 2012.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    13. Patrono - Turma de Formando do curso de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Barreiro - 2º Semestre de 20109, PUC Minas.. 2010.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.
    14. Professor Homenageado - Patrono - Turma de Formandos do curso de Tecnologia em Logística da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - Unidade Barreiro - 2º Semestre de 2010, PUC Minas.. 2010.
      Membro: Marcelo de Rezende Pinto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (15)
    1. Encontro de Marketing da ANPAD - EMA 2021. Até Onde é Possível Problematizar Questões Envolvendo as Beneficiárias de Programas de Transferência de Renda e os Estudos Transformativos Sob a Ótica do Decolonialismo?. 2021. (Congresso).
    2. IV Encontro Cultura e Consumo Brasil. 2021. (Encontro).
    3. XLIV Encontro da ANPAD. Apresentação de artigos. 2020. (Congresso).
    4. XXIII Seminário em Administração da USP - Semead.Apresentação de artigos. 2020. (Seminário).
    5. XXII Seminários em Administração da USP.Nas Teias da (re)significação: a vida social das roupas e a dinamicidade do mercado de segunda mão. 2019. (Seminário).
    6. XXI Seminário em Administração da USP - SEMEAd. Apresentação de trabalhos. 2018. (Congresso).
    7. I Workshop CCB - Cultura e Consumo Brasil.Transformative Consumer Research: Construindo uma abordagem no campo do consumo. 2017. (Seminário).
    8. VII Encontro de Marketing da ANPAD - EMA.O Consumo de Serviços de Beleza por Mulheres Deficientes Visuais na Perspectiva da Transformative Consumer Research. 2016. (Encontro).
    9. XIX SEMEAD - Seminários em Administração da FEA/USP... 2016. (Seminário).
    10. XL Encontro da ANPAD. .. 2016. (Congresso).
    11. XXXIX Encontro da ANPAD. O Bem-estar ao Comprar no Contexto dos Shopping Centers: Um Estudo com Idosos. 2015. (Congresso).
    12. XXV Encontro Nacional da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. Artigos. 2014. (Congresso).
    13. XXXVII Encontro da ANPAD. .. 2013. (Congresso).
    14. XXXV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração. .. 2011. (Congresso).
    15. XXXIV Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração... 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. PINTO, M. de R.; SALUME, P. K.. III Evento Científico - 15º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG. 2020. Congresso
    2. PINTO, M. de R.; SALUME, P. K.. II Evento Científico - 14º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG. 2019. Congresso
    3. PINTO, M. de R.; SALUME, P. K.. I Evento Científico - 13º Congresso de Gerenciamento de Projetos do PMI-MG. 2018. Congresso
    4. PINTO, M. de R.; SALUME, P. K.. I Simpósio Mineiro de Gestão. 2017. Congresso

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:40