Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Stela Maris Aguiar Lemos

Possui graduação em Fonoaudiologia - Faculdades Metodistas Integradas Izabela Hendrix (1993), mestrado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2000) e doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana (Fonoaudiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2007). Atualmente é editora chefe da Revista CoDAS, bolsista produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e professora associada da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Fonoaudiologia, com ênfase em Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: funcionalidade, saúde coletiva, audição, linguagem, letramento funcional em saúde, qualidade de vida e docência universitária. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1894360566441296 (24/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Medicina. Av Alfredo Balena,190, sala 251 Sante Efigênia 30160130 - Belo Horizonte, MG - Brasil - Caixa-postal: 30130160 Telefone: (31) 34099117 URL da Homepage: https://www.medicina.ufmg.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fonoaudiologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (13)
    1. 2021-Atual. Letramento em Saude, Funcionalidade e Felicidade: associacao com aspectos contextuais e clinicos em idosos
      Descrição: Objetivo: Investigar a associação entre letramento em saúde, percepção de felicidade, qualidade de vida e impactos da COVID-19 em idosos segundo aspectos de funcionalidade e incapacidade. Métodos: estudo observacional analítico transversal. A amostra do estudo será definida por meio de cálculo amostral baseado na população de 60 anos ou mais residente no município de Itaguara-MG de acordo com o censo demográfico de 2010. A caracterização da população segundo critérios socioeconômicos, clínicos e acerca da percepção da pandemia será realizada pelo Critério de Classificação Econômica Brasil, questionário de Dados Clínicos Assistenciais e questionário Percepção da Pandemia da Covid-19 respectivamente. Para avaliação da qualidade de vida e felicidade serão utilizados os questionários WHO-5 e Escala de Felicidade Subjetiva. Para avaliação da funcionalidade e letramento funcional em saúde serão utilizados os questionários WHODAS 2.0 e SAHLPA-18.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Beatriz Martins Aragão - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    2. 2020-Atual. Inquerito sorologico em papel filtro para SARS-CoV-2em recem-nascidos e suas maes e monitoramento do desenvolvimento nos primeiros 2 anos vida
      Descrição: O projeto pretende Analisar a prevalência de recém-nascidos com sorologia positiva (IgG) para SARS-CoV-2por meio da triagem sorológica em papel filtro e avaliar as repercussões da exposição intrauterina ao SARS-CoV-2para o desenvolvimento infantil nos dois primeiros anos de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Claudia Regina Lindgren Alves - Integrante / Gabriela Cintra Januário - Integrante / Aline Almeida Bentes - Integrante / Vívian Mara Gonçalves de Oliveira Azevedo - Integrante / Gabriela Soutto Mayor Assumpção Pinheiro - Integrante / José Nélio Januário - Integrante / Mila Lemos Cintra - Integrante.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    3. 2019-Atual. Audicao e linguagem em prematuros: analise de fatores associados e determinantes sociais
      Descrição: Estudo observacional de delineamento analítico de recorte transversal com o objetivo de investigar a associac?a?o entre o desenvolvimento da linguagem, audic?a?o e os aspectos neonatais e sociodemogra?ficos em prematuros na faixa eta?ria de 18 a 60 meses. O cenário do estudo é o Ambulato?rio da Crianc?a de Risco - Acriar da Universidade Federal de Minas Gerais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Denise Brandão de Oliveira e Britto - Integrante / Andrezza Gonzales Escarce - Integrante / Maisa Alves Teixeira - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    4. 2019-Atual. Letramento em saude, funcionalidade e satisfacao de usuarios de um centro especializado em reabilitacao fisica, intelectual, auditiva e visual
      Descrição: O letramento funcional em saúde constitui um tema de interesse para pesquisadores e profissionais de saúde, sendo definido pelo Institute of Medicine dos Estados Unidos como a capacidade do indivíduo para obter, processar e entender informações básicas de saúde e serviços necessários para a tomada de decisões adequadas em saúde. A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF), atribui a funcionalidade como um componente da saúde e os aspectos ambientais como facilitadores ou barreiras para o desempenho de atividades. A satisfação dos usuários com os serviços de saúde vem sendo discutida como um indicador de qualidade da atenção e no contexto cultural brasileiro, pode ser influenciada pelas características sociodemográficas de seus usuários: sexo, renda familiar e nível educacional. O presente estudo apresenta como objetivo investigar a associação entre letramento funcional em saúde, funcionalidade, aspectos sociodemográficos e satisfação de usuários atendidos em um Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual, Auditiva e Visual.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Débora Soares Jardim - Integrante. Número de orientações: 1
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    5. 2018-Atual. Processamento fonologico, aspectos comportamentais e recursos ambientais antes e apos intervencao fonoaudiologica em criancas com mau desempenho escolar
      Descrição: Objetivo: Investigar o processamento fonológico de crianças com mau desempenho escolar na faixa etária de sete a dez anos antes e após intervenção fonoaudiológica e a associação com aspectos comportamentais e recursos disponíveis do ambiente familiar. Métodos: Trata-se de estudo pré-experimental com amostra não probabilística composta por crianças de sete a dez anos com mau desempenho escolar, da rede municipal de ensino, encaminhadas para atendimento especializado. A pesquisa será realizada no Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi), inserido na rede de atenção à saúde no âmbito da atenção psicossocial, do município de Itabirito, Minas Gerais. Os instrumentos utilizados para avaliação inicial constituem-se de três questionários e oito avaliações, a saber: Questionário para caracterização da amostra (anamnese); Recursos do Ambiente Familiar; Questionário de Dificuldades e Capacidades, aplicados aos pais ou cuidadores. Avaliação auditiva; Avaliação da fonologia, Protocolo de Avaliação Fonológica Infantil (PAFI); Avaliação de acesso lexical, Teste de Vocabulário por figuras USP (versão reduzida); Avaliação da habilidade da criança em manipular os sons da fala, Prova de Consciência Fonológica por Escolha de Figuras; Avaliação de velocidade do processamento da informação, Teste RAN; Avaliação de leitura, Provas de Avaliação de Processos de Leitura; Avaliação do estágio de desenvolvimento de leitura, Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras e Avaliação da escrita, através da Lista Pinheiro. Posteriormente, dá-se início ao processo de intervenção fonoaudiológica em grupos Nomeação Automática Rápida distribuídos segundo critérios de similaridade de sintomas e faixa etária, com programa de atividades constituídas de acordo com a cronicidade do desenvolvimento e as habilidades envolvidas no processamentos semântico-lexical e fonológico, com duração de doze sessões. A última etapa refere-se à reavaliação, na qual serão reaplicados os questionários e protocolos para, posteriormente, realizar análise e comparação do desempenho antes e após intervenção fonoaudiológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Andrezza Gonzalez Escarce - Integrante / Ariane Souza Pena Schoenel - Integrante.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    6. 2018-Atual. Qualidade de vida, autopercepcao de saude, motivacao para aprender e desempenho escolar de adolescentes
      Descrição: Objetivo Geral: analisar a associação entre qualidade de vida, autopercepção de saúde, motivação para aprendizagem e desempenho escolar de adolescentes matriculados no ensino fundamental. Trata-se de estudo observacional analítico transversal a ser realizado com adolescentes de 11 a 14 anos matriculados no Ensino Fundamental. Serão recrutados adolescentes na faixa etária de onze a quatorze anos matriculados em um colégio particular de Belo Horizonte. Os responsáveis assinarão o TCLE - Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e os estudantes assinarão o TALE - Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, mediante concordância de participação na pesquisa. Os responsáveis responderão ao questionário de Critério de Classificação Econômica Brasil - CCEB e a RAF ? Inventário de Recursos do Ambiente Familiar. Os instrumentos sobre a Qualidade de Vida Pediatric Quality of Life Inventory? - PedsQL? , Autopercepção de Saúde e Questionário de Capacidades e Dificuldades - Strengh and Difficulties Questionnaire ? SDQ e Motivação para aprendizagem ? EMAPRE serão preenchidos pelos próprios adolescentes em atendimento individualizado ou em pequenos grupos no Laboratório de Informática do Colégio utilizando a formulário de pesquisa do Google Forms, elaborado pelas pesquisadoras e de uso restrito das mesmas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Graziela Nunes Alfenas Fernandes - Integrante / Alexandra Ramos Rosa - Integrante / Rebeca Mota Cabral e Silva - Integrante / Queila Pereira Antunes - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    7. 2018-Atual. ADESAO AO TRATAMENTO, QUALIDADE DE VIDA, ASPECTOS COMPORTAMENTAIS E AMBIENTAIS EM CRIANCAS COM TRANSTORNO DE DEFICIT DE ATENCAO E HIPERATIVIDADE
      Descrição: O objetivo deste trabalho é investigar se o tratamento medicamentoso de crianças com TDAH, interferem na percepção da qualidade de vida, bem como na melhora comportamental destas crianças. Trata-se de estudo observacional analítico, do tipo caso controle. Serão avaliadas crianças na faixa etária de oito a doze anos, quanto aos aspectos de comportamento, uso adequado da medicação. Além disso, a qualidade de vida e os recursos do ambiente familiar serão analisados. A população do estudo será distribuída em quatro grupos, de acordo com os subtipos do transtorno e com o grupo controle. Os dados das avaliações do uso adequado de medicamentos, além das informações relativas aos recursos do ambiente familiar, aos aspectos sociodemográficos e de qualidade de vida dos três grupos de estudo serão analisados e confrontados com os dados do grupo controle e entre os subtipos do transtorno. Esta análise será realizada a fim de verificar se com o uso da medicação houve alteração comportamental e alteração na percepção da qualidade de vida da criança. Embora as alterações comportamentais e percepção de pior qualidade de vida sejam comuns nos quadros de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, é necessário que as ações voltadas para o tratamento medicamentoso de crianças com o transtorno sejam pautadas no conhecimento aprofundado da doença, no que diz respeito ao entendimento dos subtipos e de suas manifestações, e não apenas na identificação da existência das alterações comportamentais e da qualidade de vida.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Marcone de Souza Oliveira - Integrante.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    8. 2017-Atual. HABILIDADES AUDITIVAS TEMPORAIS, QUALIDADE DE VIDA, LETRAMENTO EM SAUDE E FUNCIONALIDADE EM ESCOLARES DE NOVE A DOZE ANOS DE IDADE: UM ESTUDO CASO CONTROLE
      Descrição: Objetivo: Investigar a associação entre habilidades auditivas temporais, qualidade de vida, letramento em saúde, funcionalidade, aspectos assistenciais e aspectos sociodemográficos em escolares.Trata-se de estudo caso controle com pareamento por sexo, idade, escolaridade e tipo de financiamento da escola. O estudo será realizado no Ambulatório de Fonoaudiologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais e os pacientes serão convidados a participar quando em atendimento no ambulatório. Serão convidados a participar da pesquisa escolares devidamente matriculados em escolas de financiamento público ou privado com idade entre nove anos e 12 anos e 11 meses, que estejam em atendimento no Ambulatório de Fonoaudiologia da UFMG.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Andrezza Gonzales Escarce - Integrante / Cintia Alves de Souza - Integrante / Danielle Cristine Marques - Integrante / Bruna Francielle Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7 / Número de orientações: 1
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    9. 2015-Atual. O uso da classificacao internacional de funcionalidade, incapacidade e saude para criancas e jovens (CIF-CJ) na avaliacao fonoaudiologica em ambiente ambulatorial
      Descrição: Trata-se de estudo observacional analítico transversal, com amostra probabilística estratificada segundo idade e gênero, cuja coleta de dados será desenvolvida em serviço de referência fonoaudiológica ambulatorial da rede SUS na cidade de Belo Horizonte com o objetivo de aplicar a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens (CIF-CJ) em um Ambulatório de avaliação e diagnóstico Fonoaudiológicos, observando os códigos desta classificação que ocorrem com maior frequência, e verificar associação da CIF-CJ com a Classificação Econômica, Qualidade de Vida e Autopercepção de saúde de crianças e jovens.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Adriane Mesquita de Medeiros - Integrante / Marina Garcia de Souza Borges - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    10. 2015-Atual. Qualidade de vida, funcionalidade e audicao de adultos e idosos: associacao com fatores socioambientais e comportamentais
      Descrição: O presente estudo tem como objetivo investigar a relação entre autopercepção e funcionalidade auditiva, qualidade de vida, aspectos sóciodemográficos e autopercepção de saúde de adultos e idosos. Trata-se de estudo observacional analítico transversal com amostra probabilística selecionada por tipicidade, com adultos e idosos. Serão aplicados os seguintes questionários: questionário de caracterização do participante da pesquisa com questões sobre dados socioeconômicos, motivo do encaminhamento para realização do exame auditivo, auto-avaliação da audição e do estado de saúde. Critério de Classificação Econômica Brasil (CCEB), para o levantamento de características domiciliares e o nível de escolaridade do chefe de família. A qualidade de vida do participante será avaliada por meio do World Health Organization Quality of Life - bref (WHOQOL-bref). Os protocolos Hearing Handicap Inventory for Adults (HHIA) e Hearing Handicap Inventory for the Elderly (HHIE) serão utilizados para avaliar a autopercepção do impacto auditivo. Por fim, os resultados dos testes auditivos e os escores dos questionários serão codificados segundo a Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde - CIF que agrupa domínios da saúde e os domínios relacionados com a saúde.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Valquíria Conceição Souza - Integrante / Bárbara Leina Feitosa da Silva - Integrante / Urssula Aparecida Santos Leal - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    11. 2014-Atual. REDE DE CUIDADO A PESSOA COM DEFICIENCIA EM MINAS GERAIS: PERFIL POPULACIONAL, AVALIACAO DO ACESSO E DA ESTRUTURA.
      Descrição: O projeto tem como objetivo Identificar, conhecer e avaliar a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no Estado de Minas Gerais na perspectiva dos serviços, dos profissionais e dos usuários. Para tanto, será realizada pesquisa com delineamento composto por dois estudos. O primeiro trata-se de estudo analítico transversal com amostra composta por pessoas com deficiência e profissionais dos serviços que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais. A Rede será mapeada e avaliada tendo como referência o usuário, o profissional de saúde e a estrutura dos serviços. O segundo estudo será um estudo do tipo ecológico, com amostra composta pelos municípios que compõem a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Minas Gerais e seus respectivos usuários. Na visita aos serviços selecionados serão entrevistados os profissionais de saúde e verificada a estrutura, por meio de instrumentos que serão elaborados pelos pesquisadores. A aplicação do instrumento à população com deficiência será realizada na rede assistencial, nas UMEI?s e escolas de ensino fundamental e médio, bem como nas associações identificadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Amélia Augusta de Lima Friche - Integrante / Fernanda Jorge Maciel - Integrante / Gabriela Cintra Januário - Integrante / Raimundo de Oliveira Neto - Integrante / Roberta Alvarenga Reis - Integrante / Monica Farina Neves Santos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    12. 2012-2016. RELACAO ENTRE AMBIENTE FAMILIAR, DESEMPENHO ESCOLAR, PROCESSAMENTO AUDITIVO, DESENVOLVIMENTOS LEXICAL E FONOLOGICO E HABILIDADES METALINGUISTICAS EM CRIANCAS NA FAIXA ETARIA DE 7 A 10 ANOS DE ESCOLAS DE BELO HORIZONTE
      Descrição: Trata-se de estudo observacional analítico transversal com amostra de não probabilística, com o objetivo de Investigar a associação entre ambiente familiar, desempenho escolar, processamento auditivo, desenvolvimentos lexical e fonológico e habilidades metafonológicas e metassintáticas em crianças na faixa etária de 7 a 10 anos de escolas de Belo Horizonte (financiamento público e privado). Para tanto serão aplicadas avaliações de linguagem, processamento auditivo, desempenho escolar e análise dos recursos do ambiente familiar em escolares da rede pública e privada de Belo Horizonte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Jordana Silves Dourado - Integrante / Carolina C Esteves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    13. 2010-2013. Avaliacao da implementacao da Rede de Atencao a Saude Auditiva: um estudo de caso das microrregioes de Sete Lagoas e Curvelo, Minas Gerais- Edital PPSUS MS/CNPq/FAPEMIG/SES 2008-2009
      Descrição: A proposta de pesquisa trata-se de um estudo transversal, cuja amostra é composta por usuários e profissionais do serviço de atenção à saúde auditiva (fonoaudiólogos e referências técnicas locais em saúde auditiva), gestores municipais de saúde dos 34 municípios das microrregiões de Sete Lagoas e Curvelo, segundo Plano Diretor de Regionalização (2006). Apresenta como objetivos avaliar a implementação da Rede de Atenção à Saúde Auditiva, quanto ao acesso, cobertura, satisfação do usuário e organização local do serviço, nas microrregiões consideradas. Para avaliar o acesso à Rede de Saúde Auditiva serão analisadas as trajetórias assistenciais e avaliados os seguintes componentes da acessibilidade: 1) geográficos e 2) organizacionais. Para avaliar a cobertura será utilizado parâmetro para o cálculo da cobertura potencial, e para a cobertura real serão utilizados dados de número de pacientes atendidos nos pontos de atenção da Rede de Saúde Auditiva.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Stela Maris Aguiar Lemos - Coordenador / Kleber Rangel Silva - Integrante / Lilian Nobre Moura - Integrante / Fernanda Jorge Maciel - Integrante / Sirley Alves da Silva Carvalho - Integrante / Gabriela Cintra Januário - Integrante / Mariana Dayrrel - Integrante / Raimundo de Oliveira Neto - Integrante / Ana Cristina de Oliveira Mares Guia - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro / Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais - Cooperação. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (34)
    1. Professora Homenageada, XXXII Turma de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais., XXXII Turma de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais... 2021.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    2. Paraninfa, XXXIII Turma de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais... 2021.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    3. Menção Honrosa -XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Comissão de Ensino Os desafios da implementação de atividades remotas no incentivo à docência de alunos da graduação, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2020.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    4. Menção Honrosa no XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia- Saúde Coletiva - Acesso e utilização da rede de cuidados à pessoa com deficiência em Minas Gerais na perspectiva do usuário, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2020.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    5. Menção honrosa no XXVII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia para o trabalho Associação entre queixa escolar e comportamentos auditivos em escolares de nove a doze anos, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2019.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    6. Destaque em Saúde Coletiva - 2018, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2018.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    7. Prêmio Excelência em Fonoaudiologia pelo trabalho Qualidade do cuidado autorreferida por usuários da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2018.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    8. Professora Homenageada, XXVIII Turma de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.. 2018.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    9. Prêmio Excelência em Fonoaudiologia pelo trabalho Lian Gong: evidências de uma opção terapêutica complementar alternativa para indivíduos com tontura, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2018.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    10. Paraninfa, XXVI Turma de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Minas Gerais.. 2017.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    11. Menção Honrosa pelo trabalho Autopercepção de Saúde, Qualidade de Vida e Contexto de Violência em Adolescentes no XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2017.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    12. Menção Honrosa pelo trabalho Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde para Crianças e Jovens na avaliação fonoaudiológica, XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2017.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    13. Prémio Excelência em Fonoaudiologia - Trabalho: CIF-CJ e fonoaudiologia: associação com fatores sociodemográficos e clínico-assistenciais- 2º lugar - XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2017.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    14. Prémio Excelência em Fonoaudiologia pelo trabalho Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS-MG: distribuição regional dos profissionais, II Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG.. 2016.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    15. Menção Honrosa pelo trabalho Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência no SUS-MG: distribuição regional dos profissionais, 24º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2016.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    16. Menção Honrosa em Fonoaudiologia - Trabalho: Atenção à saúde auditiva: percepção de usuários de um serviço público, 24º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2016.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    17. Prémio Excelência em Fonoaudiologia - Trabalho: Letramento em saúde e fatores associados em adultos usuários da atenção primária, 24º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2016.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    18. Professora Homenageada, XXIV Turma de Graduação da UFMG... 2016.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    19. Professora Homenageada, XXII Turma de Graduação da UFMG... 2015.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    20. Prêmio Excelência em Fonoaudiologia - Trabalho: Instrumentos de avaliação do letramento em saúde: revisão sistemática, XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia - SBFa.. 2015.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    21. Destaque em Comissão de Ensino - 2015, XXIII Congresso Brasileiro e IX Congresso Internacional de Fonoaudiologia - SBFa.. 2015.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    22. Menção Honrosa no I Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais - Departamento de Fonoaudiologia.. 2014.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    23. Menção Honrosa em Fonoaudiologia: Perfil epidemiológico de uma população com deficiência auditiva atendida em uma junta de saúde microrregional, 22º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2014.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    24. Professora Homenageada, XX Turma de Graduação da UFMG.. 2013.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    25. Prêmio Excelência em Fonoaudiologia - Área Audição. Trabalho: Confusão de Consoantes e Geometria de Traços, 21º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2013.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    26. Professora Homenageada da XVIII Turma de Fonoaudiologia da UFMG, XVIII Turma de Fonoaudiologia da UFMG.. 2012.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    27. Professora Homenageada XIX Turma de Fonoaudiologia UFMG, XIX Turma de Fonoaudiologia da UFMG.. 2012.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    28. Menção Honrosa em ENSINO EMFONOAUDIOLOGIA E POLITICAS PUBLICAS - Trabalho PRODUÇÕES CIENTÍFICAS E GESTÃO EM CONHECIMENTO: EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTES DE FONOAUDIOLOGIA, XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2012.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    29. Prêmio Excelência em SAÚDE COLETIVA - ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA REDE ESTADUAL DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA EM MINAS GERAIS, XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2012.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    30. Menção Honrosa em SAÚDE COLETIVA - AUTOPERCEPÇÃO DE SAÚDE EM USUÁRIOSDA REDE DE SAÚDE AUDITIVA EM MICRORREGIÕES DE MG, XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2012.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    31. Menção Honrosa em ENSINO EM FONOAUDIOLOGIA E POLITICAS PUBLICAS- PORTFÓLIO DE UMA APRENDIZAGEM DIRETA EM FONOAUDIOLOGIA, XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia - Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia.. 2012.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    32. Paraninfa, XVI Turma de Fonoaudiologia da UFMG.. 2011.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    33. Professora Homenageada, XIV Turma de Fonoaudiologia.. 2010.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.
    34. Menção Honrosa em Fonoaudiologia pelo Trabalho: Processo Comunicativo na Gestão Estadual do SUS em Minas Gerais, Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia - 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia.. 2010.
      Membro: Stela Maris Aguiar Lemos.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (35)
    1. VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2021). Evaluadora de trabajos. 2021. (Congresso).
    2. VII Congreso Internacional de Docencia Universitaria (CINDU 2021) - Situación actual y futuro de la educación universitaria. Adaptación de la enseñanza superior en tiempos de pandemia. 2021. (Congresso).
    3. 16th World Congress on Public Health 2020 Public health for the future of humanity: analysis, advocacy and action. Self-perception in health and quality of life: association with social determinants. 2020. (Congresso).
    4. 35o Encontro Internacional de Audiologia online. Influência da habilidade de ordenac?a?o temporal na qualidade de vida de escolares. 2020. (Congresso).
    5. Mesa redonda virtual formacio?n del fonoaudio?logo en Iberoame?rica. Retos y oportunidades. 2020. (Outra).
    6. XXVIII Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e V Congresso Iberoamericano. Avaliador online de trabalhos (trabalhos científicos).. 2020. (Congresso).
    7. 34º Encontro Internacional de Audiologia. Associação da competência leitora e ordenação temporal em escolares de oito a dez anos. 2019. (Congresso).
    8. AG Bell Global Listening and Spoken Language Symposium,. 2019. (Simpósio).
    9. VI Congreso Internacional de Docencia Universitaria,. La metodología activa en la formación de docentes e investigadores. 2019. (Congresso).
    10. Simpósio Franco-Brasileiro sobre audição: desafios para Saúde Pública.Coordenador de mesa - Crefono. 2018. (Simpósio).
    11. X Congreso Internacional de Docencia Universitaria e Innovación (CIDUI). Salud Colectiva y Fonoaudiologi?a: ana?lisis de una disciplina teo?rica. 2018. (Congresso).
    12. XXVI Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia / III Congresso Ibero-Americano / VI Encontro Sul-Brasileiro de Fonoaudiologia. Uso da CIF nas práticas em saúde. 2018. (Congresso).
    13. III Colóquio Internacional de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde: como estamos formando?. 2017. (Seminário).
    14. V Congreso Internacional de Docencia Universitaria CINDU 2017. Tutoria como processo de integração de mestrandos e graduandos de fonoaudiologia. 2017. (Congresso).
    15. XXV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia e I Encontro de Fonoaudiologia da Bahia. APLICAÇÃO DA CIF NA CLÍNICA FONOAUDIOLÓGICA. 2017. (Congresso).
    16. 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion. LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAU?DE E QUALIDADE DE VIDA DE ADOLESCENTES DO ENSINO ME?DIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE BELO HORIZONTE. 2016. (Congresso).
    17. 22nd IUHPE World Conference on Health Promotion. LETRAMENTO EM SAU?DE, ASPECTOS SOCIODEMOGRA?FICOS E DE SAU?DE EM ADULTOS USUA?RIOS DA ATENC?A?O PRIMA?RIA. 2016. (Congresso).
    18. XV Congresso Brasileiro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. 2016. (Congresso).
    19. XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. AUTOPERCEPC?A?O DE SAU?DE E LETRAMENTO FUNCIONAL EM SAU?DE NA PERSPECTIVA DE ADOLESCENTES E USUA?RIOS DA ATENC?A?O BA?SICA. 2016. (Congresso).
    20. XXIV Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. ATENC?A?O PRIMA?RIA A? SAU?DE E A POLI?TICA NACIONAL DE SAU?DE DA PESSOA COM DEFICIE?NCIA: IMPLICAC?O?ES PARA A FORMAC?A?O EM TEMPOS DE ZIKA VI?RUS. 2016. (Congresso).
    21. IV Congresso Internacional de Ensino Universitário CINDU 2015. 2015. (Congresso).
    22. VII Jornada de cloenda mástter en Antropologia - La ciutat: persones, llocs i paisatges. 2015. (Seminário).
    23. XX Seminário Acadêmico da APEC- O impacto das novas mídias na produção acadêmica interinstitucional entre Catalunha e América Latina el. 2015. (Seminário).
    24. 1º Congresso de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFMG. Pos-graduação em Ciências Fonoaudiológicas. 2014. (Congresso).
    25. 22° Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. O impacto do Programa Saúde nas Escolas (PSE) de 2007 a 2014. 2014. (Congresso).
    26. 29 Encontro Internacional de Audiologia. Políticas Públicas: Avaliação da Implementação da Rede de Saúde Auditiva de Minas Gerais. 2014. (Congresso).
    27. 21º Congresso Brasileiro e 2º Iberoamericano de Fonoaudiologia. AUDIÇÃO, LINGUAGEM E SAÚDE COLETIVA. 2013. (Congresso).
    28. 28º Encontro Internacional de Audiologia.Aspectos da intevenção fonoaudiológica e a sua relação com o grau de perda auditiva de crianças acompanhadas em um serviço de atenção à saúde auditiva. 2013. (Encontro).
    29. 27º Encontro Internacional de Audiologia.ANÁLISE DA ORGANIZAÇÃO ESPACIAL DA REDE ESTADUAL DE ATENÇÃO À SAÚDE AUDITIVA EM MINAS GERAIS. 2012. (Encontro).
    30. XX Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Simpósio interdepartamental - Gestão do trabalho e da educação na saúde. 2012. (Congresso).
    31. 26º Encontro Internacional de Audiologia. Saúde Coletiva. 2011. (Congresso).
    32. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Oficina instrumental: Formação do Fonoauiólogo para Trabalho em Equipe Multiprofissional. 2010. (Congresso).
    33. 18º Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia. Seleção de trabalhos científicos participantes do evento. 2010. (Congresso).
    34. 4º Seminário Mineiro de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.Avaliador das pesquisas do PPSUS edital FAPEMIG 005/2006. 2010. (Seminário).
    35. 9º Congresso Nacional da Rede Unida - Saúde é construção de vida no cotidiano: educação, trabalho e cidadania. Parecerista de trabalhos científicos enviados ao congresso. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. CARVALHO, S. A. S. ; AVAN, P. ; RESENDE, L. M. ; FRICHE, A. A. L. ; LEMOS, S. M. A. ; ALVES, L. M.. 2ND French-Brazilian Symposium on Hearing: Genetics, Cognition and Technology. 2019. Congresso
    2. RESENDE, L. M. ; LEMOS, S. M. A. ; ALVES, L. M. ; TEIXEIRA, L. C. ; MIRANDA, I. C.. 3° CONGRESSO DE FONOAUDIOLOGIA DA FACULDADE DE MEDICINA DA UFMG. 2018. Congresso
    3. CARVALHO, S. A. S. ; AVAN, P. ; RESENDE, L. M. ; FRICHE, A. A. L. ; LEMOS, S. M. A. ; LABANCA, L.. French-Brazilian Symposium On Hearing / International Workshop: From Hearing Loss Detection To Early Intervention, A Public-Health Challenge. 2018. Congresso
    4. LEMOS, S. M. A.. VI seminário de Fonoaudiologia da UFMG. 2006. (Outro).. . 0.
    5. LEMOS, S. M. A.. V Seminário de Fonoaudiologia da UFMG. 2005. (Outro).. . 0.
    6. LEMOS, S. M. A.. I Simpósio Paulista sobre Desenvolvimento Infantil. 2000. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Stela Maris Aguiar Lemos ⇔ Ana Cristina Côrtes Gama (3.0)
      1. Pereira, Fernanda Caroline Braga ; Aarão, Poliane Cristina de Lima ; Seixas, Karoline Lopes ; Silva, Hildinéia das Graças ; Tavares, Amanda Pereira Nunes ; Campos, Fernanda Rodrigues ; Lemos, Stela Maris Aguiar ; Gama, Ana Cristina Côrtes. Histórico da Fonoaudiologia em Minas Gerais: impressão dos protagonistas. Revista CEFAC (Impresso). v. 14, p. 313-326, issn: 1982-0216, 2012.
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      2. AARAO, P. C. L. ; PEREIRA, F. C. B. ; SEIXAS, K. L. ; SILVA, H. G. ; TAVARES, A. P. N ; CAMPOS, F. R. ; GAMA, A. C. C. ; LEMOS, S. M. A.. Histórico da Fonoaudiologia: relato de alguns estados brasileiros. Revista médica de Minas Gerais (Belo Horizonte). v. 21, p. 238-244, issn: 0103-880X, 2011.
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      3. CAMPOS, F. R. (Org.) ; SEIXAS, K. L. (Org.) ; SILVA, H. G. (Org.) ; PEREIRA, F. C. B. (Org.) ; AARAO, P. C. L. (Org.) ; GAMA, A. C. C. (Org.) ; Lemos, Stela Maris Aguiar (Org.). Histórico da Fonoaudiologia em Minas Gerais. 1 ed. Belo Horizonte: Folium, 2010. v. 500, p. 86.
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    • Stela Maris Aguiar Lemos ⇔ Rodrigo José Firmino (1.0)
      1. LEMOS, S. M. A. Emissão de Parecer Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) EDITAL: PIBIC 2019 - 01/2019- parecer 1. 2019.
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    • Stela Maris Aguiar Lemos ⇔ Lívia de Castro Magalhães (1.0)
      1. MOREIRA, RAFAELA S. ; MAGALHÃES, LÍVIA C. ; DOURADO, JORDANA S. ; LEMOS, STELA M.A. ; ALVES, CLAUDIA R.L.. Factors influencing the motor development of prematurely born school-aged children in Brazil. Research in Developmental Disabilities. v. 35, p. 1941-1951, issn: 0891-4222, 2014.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:27