Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Simone Sehnem

Pós- Doutorado pela FGV com período de coleta de dados na Escócia e na Inglaterra (2016 à 2018). Doutorado em Administração e Turismo pela Univali/SC (2011). Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Graduação em Agronegócios pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - Campus de São Miguel do Oeste (2005) e graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2010). É Bolsista Produtividade PQ-2 Cnpq. Atua como Professora e Pesquisadora na UNOESC e na UNISUL. Na Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC) no Doutorado Acadêmico em Administração e no Mestrado Profissional em Administração nos quais desenvolve estudos nas Linhas de Pesquisa Sustentabilidade, empreendedorismo e dinâmicas territoriais e Sustentabilidade e Organizações. Ministra as disciplinas na área de sustentabilidade. Os interesses de pesquisa são: economia circular, gestão da cadeia de suprimentos sustentáveis, sustentabilidade como fator estratégico, inovação disruptiva, operações sustentáveis e educação para a sustentabilidade. A pesquisa e a produção técnica e tecnológica estão focadas em aspectos ambientais de organizações, gestão estratégica para a sustentabilidade, economia circular e inovação disruptiva. Ministra aulas em cursos de pós-graduação lato sensu na área de Metodologia da Pesquisa, Gestão Ambiental, Responsabilidade Social Corporativa, Aspectos Ambientais no Agronegócio, Indicadores de Desempenho Ambiental em Organizações, Liderança sustentável, Gestão de Projetos e Sustentabilidade em Organizações. No Mestrado e Doutorado em Administração da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) em Florianópolis/SC ministra as disciplinas de Metodologia da Pesquisa em Administração, Pesquisa Qualitativa em Administração e Gestão Sustentável em Organizações. Atualmente Coordena o Núcleo de Economia Circular cuja sede é na Unoesc Chapecó. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/4508281701376570 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade do Oeste de Santa Catarina, Doutorado em Administração. Av. Nereu Ramos Seminário 89913000 - Chapecó, SC - Brasil Telefone: (049) 33192600 URL da Homepage: https://www.unoesc.edu.br/cursos/doutorado/doutorado-academico-em-administracao/apresentacao .com.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Administração
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (21)
    1. 2021-Atual. Inovacao e circularidade de recursos em foodtechs
      Descrição: Esta proposta de estudo parte do pressuposto de que a competitividade das empresas, especialmente aquelas atuantes com modelos de negócios de economia circular tem ampla relação com a inovação disruptiva. Alinhado com a Rota da Economia Circular protagonizada pelo Governo Federal e do fomento e incentivo ao engajamento com a Economia Circular, estimulado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e todas as suas entidadas parcerias, que congregam federações de indústrias, entidades públicas, instituições de ensino e pesquisa e empresas privadas. Em um ambiente dinâmico, globalizado e incerto, no qual competem empresas cujas premissas foram idealizadas para atuarem numa perspectiva de circularidade, a inovação disruptiva e o nível de maturidade do negócio fazem parte da base de constituição e atuação destas empresas. Acredita-se que a disrupção dos modelos de negócios e das práticas adotadas nas organizações contribui para o desenvolvimento de empresas circulares. Assim, os modelos de negócios de economia circular são vistos como mecanismos de tornar o planeta mais sustentável e otimizar o uso de recursos naturais, pensando novos produtos desde o design até a reintrodução como insumos em novas cadeias de produção. A perspectiva da desmaterialização e nível de maturidade também passam a ser valorados. Utilizando um estudo positivista qualitativo, com um método hipotético com coleta de dados a ser realizada por meio de um levantamento com startups brasileiras do segmento de foodtechs, este estudo objetiva analisar a relação entre inovação disruptiva, nível de maturidade e modelos de negócios de economia circular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Lucia Godoi - Integrante / Tiago Henemman - Integrante / Waldemir Paschoiotto - Integrante / Carlos Eduardo de Morais - Integrante / Daniel Tasca - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    2. 2018-2020. Sistematica de gestao de desperdicios alimentares de restaurantes alinhada as premissas da economia circular.
      Descrição: O objeto deste projeto são os restaurante. Nesse setor, pretende-se avaliar o nível de desperdício de alimentos, sob a perspectiva da economia circular. O objetivo da pesquisa consiste em propor uma sistemática de gestão de desperdícios alimentares de restaurantes alinhada às premissas da economia circular. Será realizada uma survey com todos os restaurantes localizados na cidade de Chapecó. Caso não seja possível obter uma amostra estatísticamente significativa, a pesquisa será expandida para outros municípios pólo do estado de Santa Catarina. A fonte para a busca de informações sobre o total de restaurantes existentes será a JUCESC - Junta Comercial do Estado de Santa Catarina. Os sujeitos que serão pesquisados são os proprietários e/ou gestores dos restaurantes. A duração da pesquisa será por um período de 12 meses. As instituições de ensino envolvidas para a condução da pesquisa são UNOESC, UNOCHAPECÓ, UFFS e FGV. O alcance social, econômico e ecoambiental está associado a criação de estratégias para a redução de desperdícios e otimização do uso de alimentos, o que implica em economia de água, energia, mão-de-obra, alimentos "jogados fora". Pretende-se calcular as perdas monetárias e ecoambientais que estão ocorrendo atualmente no setor de restaurantes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Silvio Santos Júnior - Integrante / Rógis Juarez Bernardy - Integrante / Fabio Mingori - Integrante / Susana Carla Farias Pereira - Integrante / Celi Adriana Rebelatto - Integrante / Antonio Maria da Silva Carpes - Integrante / Julio Cesar Araujo da Silva Junior - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Sehnem.
    3. 2018-Atual. Modelos de negocio de economia circular
      Descrição: Este projeto procura mapear organizações adotantes de modelos de negócios de economia circular. Trata-se de um estudo piloto, cujo propósito é validar os instrumentos de coleta de dados, para posterior ampliação da pesquisa em nível nacional e América Latina. É dirigido para empresas do sul do Brasil e cujas premissas estejam alinhadas com a economia circular. O público alvo compreende empresas pertencentes as Associações Comerciais e Industriais locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Celi Adriana Rebelatto - Integrante / Elaine John - Integrante / Paulo Montenegro - Integrante / Daniela Preschlak - Integrante / Dulcimar José Jukovski - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    4. 2018-Atual. Inovacao disruptiva, nivel de maturidade e modelos de negocios de economia circular: um estudo em startups latino-americanas
      Descrição: Esta proposta de estudo parte do pressuposto de que a competitividade das empresas, especialmente aquelas atuantes com modelos de negócios de economia circular tem ampla relação com a inovação disruptiva. Em um ambiente dinâmico, globalizado e incerto, no qual competem empresas cujas premissas foram idealizadas para atuarem numa perspectiva de circularidade, a inovação disruptiva e o nível de maturidade do negócio fazem parte da base de constituição e atuação destas empresas. Acredita-se que a disrupção dos modelos de negócios e das práticas adotadas nas organizações contribui para o desenvolvimento de empresas circulares. Assim, os modelos de negócios de economia circular são vistos como mecanismos de tornar o planeta mais sustentável e otimizar o uso de recursos naturais, pensando novos produtos desde o design até a reintrodução como insumos em novas cadeias de produção. A perspectiva da desmaterialização e nível de maturidade também passam a ser valorados. Utilizando um estudo quantitativo com um método hipotético com coleta de dados realizada por meio de um levantamento com as melhores universidades da América Latina, este estudo objetiva analisar a relação entre inovação disruptiva, nível de maturidade e modelos de negócios de economia circular.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Susana Carla Farias Pereira - Integrante / Elaine John - Integrante / Paulo Montenegro - Integrante / Dulcimar José Jukovski - Integrante / Fernando Viana - Integrante / Daniela Preshlak - Integrante / Lucia Godoi - Integrante / Tiago Henemman - Integrante / Waldemir Paschoiotto - Integrante / Carlos Eduardo Morais - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Simone Sehnem.
    5. 2017-2018. Praticas de economia circular adotadas por empresas de Florianopolis/SC
      Descrição: Objetivo geral Analisar as práticas de economia circular adotadas por empresas locais e quão contribuem com a sustentabilidade. Objetivos específicos a) Desenvolver um revisão sistemática de literatura sobre a temática economia circular; b) Identificar na literatura as práticas atuais adotadas no que se refere a economia circular; c) Mapear indicadores concebidos e utilizados por agências governamentais e organizações privadas para mensurar a economia circular; d) Verificar quais são os problemas subjacentes e o desafio para transformar a economia circular uma estratégia para as organizações; e) Mapear a gradação de adoção das práticas de economia circular em empresas locais;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos - Integrante / Camilla Gomes da Silva - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    6. 2016-2018. Praticas para uma economia circular em casos brasileiros e escoceses: um estudo a luz da teoria das tensoes de sustentabilidade.
      Descrição: O objetivo geral da pesquisa que está sendo desenvolvida no Pós-Doutorado consiste em analisar tensões emergentes durante a transição para uma economia circular a luz de estudo de casos brasileiros e escoceses. A fundamentação teórica que oferece o suporte para a investigação científica proposta versa sobre tensões da sustentabilidade e economia circular. O caminho que será percorrido para executar a pesquisa proposta é a realização de um estudo de casos em 4 empresas focais, sendo duas brasileiras (Natura e Grupo Pão de Açúcar) e duas da Escócia (uma empresa do setor de aquacultura e uma empresa do setor de alimentos/bebidas - nome das empresas a definir). As técnicas de coleta de dados contemplam visitas in loco com realização de observação, aplicação de roteiros de entrevista semi-estruturados para gestores das organizações, aplicação de roteiros de questionário para colaboradores e realização de grupo focal com os gestores. O critério de seleção dos sujeitos que serão pesquisados consiste nos informantes chaves. As técnicas de tabulação de dados contemplam transcrição na íntegra das falas e tabulação dos dados em planilha excel. Para análise dos dados será efetuada a análise de conteúdo para os dados qualitativos e análise descritiva simples via cálculo da frequencia, média, desvio padrão, covariância e correlação dos dados para dados quantitativos. E ainda, a triangulação dos dados oriundos de diferentes fontes. De posse dos resultados da pesquisa, será proposto um framework que contribua para que as organizações consigam minimizar as tensões e gerenciar o processo de transição para a sustentabilidade de forma ágil e eficiente, para se tornarem líderes sustentáveis nos seus setores de atuação.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Charbel Chiappetta Jabbour - Integrante / Susana Carla Farias Pereira - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    7. 2016-2017. Influencia do framing de atributos do produto e do formato de desconto na propaganda do produto inovador: um estudo experimental no Polo Tecnologico de Florianopolis (Projeto aprovado, edital FAPESC No 09/2015)
      Descrição: O projeto visa analisar o efeito do framing de atributos do produto e do formato de apresentação do desconto sobre a avaliação do consumidor, na propaganda de produto eletrônico inovador, no contexto de marca reconhecida e não reconhecida. Compreende um estudo causal, com a realização de 3 experimentos. A população do estudo é constituída por estudantes universitários de universidades comunitárias do Estado de Santa Catarina, usuários de produto eletrônico e com perfil de decisor de compra, com dados coletados por meio de questionário estruturado auto administrado. O estudo contribui para ampliar a compreensão de pesquisadores/estudantes sobre os efeitos do framing promocional e da marca na propaganda de produto eletrônico inovador, e para ampliar o escopo teórico e metodológico dos estudos acadêmicos sobre inovação em marketing e propaganda de produtos inovadores. A divulgação dos resultados pode também contribuir para ampliar o conhecimento de gestores sobre o tema, estimulando o aprimoramento do processo de promoção e lançamento de produto eletrônico inovador.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Integrante / Aléssio Sarquis - Coordenador / Jacir Casagrande - Integrante / Edson Roberto Scharf - Integrante / Jackson Cittadin - Integrante / Lenoir Hoeckesfeld - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    8. 2016-2017. Gestao da cadeia de suprimentos sustentavel
      Descrição: Objetivo Geral - Analisar o papel que as operações da cadeia de suprimentos sustentável podem desempenhar nas respostas comerciais aos imperativos de sustentabilidade. Objetivos Específicos - Identificar quais papéis as operações industriais desempenham no contexto da cadeia de suprimentos sustentável; - Mapear quais papéis a organização pesquisada desempenha enquanto indústria processadora e nas suas relações inter-organizacionais com os fornecedores e com os clientes dentro da cadeia de fornecimento; - Mapear os papéis desempenhados pelo ambiente institucional (governos, sindicatos, entidades representativas dos setores industriais e consumidores) sobre a responsabilidade compartilhada de produtos, a implementação de sistemas de logística reversa e a gestão de resíduos envolvendo as cidades, as empresas, distribuidoras e importadoras. - Propor um plano estratégico de implantação de ações que contribuam para a obtenção de uma cadeia de suprimentos sustentável na organização pesquisada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    9. 2016-2017. O papel da lideranca sustentavel em empresas de produtos alimentares
      Descrição: Esta proposta tem como objetivo analisar as estratégias de liderança sustentável adotadas na cadeia de suprimentos por empresas de produtos alimentares. Consiste em uma pesquisa survey, de abordagem quantitativa, que será desenvolvida junto às empresas do setor de produtos alimentares afiliadas a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina. Complementarmente será aplicada uma abordagem qualitativa, por meio de entrevistas. Os resultados esperados consistem na sistematização de um framework contendo as características relevantes das estratégias de liderança sustentável adotadas na cadeia de suprimentos por empresas de produtos alimentares. Esse framework poderá ser replicado em outros setores organizacionais nacionais e internacionais, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a inovação do país nas áreas de Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas. Objetivo geral Analisar as estratégias de liderança sustentável adotadas por empresas de produtos alimentares na cadeia de suprimentos. Objetivos específicos a)Descrever o perfil das empresas de produtos alimentares que adotam estratégias de liderança sustentável na cadeia de suprimentos e o período de tempo que aderiram as mesmas.b)Identificar os fundamentos internos e externos da ação de liderança sustentável das empresas de produtos alimentares. c)Identificar as práticas sustentáveis vigentes na cadeia de suprimentos das empresas, as etapas de implementação adotadas e as aprendizagens decorrentes. d)Verificar como as empresas pesquisadas estão educando os seus líderes para o tema;e)Analisar as estratégias adotadas, alternativas para inovação e comunicação utilizadas para criação de valor sustentável para os stakeholders que interagem com as empresas de produtos alimentares consideradas líderes em sustentabilidade... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Integrante / Carlos Ricardo Rossetto - Integrante / Silvio Santos Júnior - Coordenador / Augusto Fischer - Integrante / Eliane Filippim - Integrante / Darlan Roman - Integrante / Anderson de Souza Sant'Anna - Integrante / Luccas Santin Padilha - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    10. 2016-Atual. Sustentabilidade em producao, operacoes e servicos
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como propósito analisar estratégias, ferramentas, metodologias e práticas que podem contribuir para a implementação e perenidade da sustentabilidade em produção, operações e serviços.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos - Integrante / Camilla Gomes da Silva - Integrante / Daniel Cargnin da Silva - Integrante / José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerr - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    11. 2016-Atual. Pesquisa em Sustentabilidade
      Descrição: Pesquisar sobre sustentabilidade, economia circular, operações sustentáveis e inovações sustentáveis. As perspectivas teóricas que suportam esses estudos são: Visão da Empresa Baseada em Recursos e Teoria dos Stakeholders.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Renato Darui - Integrante / Isabel Cristina T. Machado - Integrante / Adavilson Piquetti - Integrante / Dulcimar Jose Julkovski - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    12. 2015-2016. Processo sucessorio familiar - realidade e perspectivas
      Descrição: Objetivo Geral Propor uma estrutura de análise do processo sucessório de empresas familiares a luz dos escritos recentes (período de 2005 a 2015) Objetivos Específicos - Mapear os artigos que foram publicados no período de 2005 a 2015 e que versam sobre processo sucessório; - Identificar o perfil dessas publicações que versam sobre processo sucessório em empresas familiares; - Sistematizar uma estrutura de análise do processo sucessório de empresas familiares a partir da perspectiva de legitimação do sucessor e satisfação do sucedido - Validar o framework em uma empresa familiar local, para aperfeiçoamento e lapidação do mesmo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Andreia Aparecida Pandolfi dos Santos - Integrante / Chaiene de Conto de Oliveira - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    13. 2015-2016. Quao inovadoras sao as praticas sustentaveis adotadas nos processos de empresas industriais.
      Descrição: EDITAL Nº20/UNOESC-R/2015 - projeto de pesquisa a ser auxiliado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa ? FAPE da Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc, para o ano de 2015, de acordo com a Resolução nº 35/CONS.ADM/FUNOESC/2014. Esta pesquisa tem a pretensão de fazer um mapeamento de quais são as práticas sustentáveis adotadas nos processos industriais catarinenses. A partir desse mapeamento, será elaborado uma diretriz contendo o perfil das empresas industriais catarinenses, suas potencialidades e fragilidades. E com base na literatura e nos best cases empresariais mundiais será elaborado um manual contendo um conjunto de práticas sustentáveis inovadoras e de excelência e os procedimentos operacionais necessários para implanta-las nas organizações. Portanto, será desenvolvido um diagnóstico do segmento industrial e posteriormente será efetuado um mapeamento de processos de excelência e que são passíveis de implantação na realidade industrial brasileira.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Larissa Fava - Integrante / Karen Angêla Flores - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    14. 2015-2016. Elaboracao de um software de gestao de residuos solidos perigosos para instituicoes de ensino superior.
      Descrição: EDITAL Nº20/UNOESC-R/2015 - projeto de pesquisa a serem auxiliados pelo Fundo de Apoio à Pesquisa ? FAPE da Universidade do Oeste de Santa Catarina ? Unoesc, para o ano de 2015, de acordo com a Resolução nº 35/CONS.ADM/FUNOESC/2014. O software de gestão de resíduos perigosos que será elaborado tem por objetivo auxiliar no gerenciamento de resíduos perigosos nas Instituições de ensino superior, tendo, também, a possibilidade de ser utilizado no gerenciamento de resíduos perigosos gerados em Farmácias, Hospitais, Clínicas, Indústrias Químicas e etc. O software facilita a gestão dos resíduos melhorando vários processos: (1) banco de dados de informação sobre o gerador, quantidade gerada, local, períodos de geração, destinação final e etc; (2) Permite a emissão de rótulos dos resíduos químicos e infectantes conforme NBR 16725; (3) facilita a emissão de ficha de emergência, obrigatória no acompanhamento do resíduos perigosos; (4) Emite Manifesto de transporte (relação dos resíduos gerados e entregues à terceirizada; (5) possibilita emissão de relatórios diversos sobre os quantitativos gerados, geradores, períodos, etc; (6) facilita a tomada de decisões, auxilia em ações sustentáveis, como propostas de minimização, redução de resíduos, avaliação de toxicidade e risco de acidentes e acompanhamento da licenças ambientais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (0) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Rudinei Justi - Integrante / Mauricio Guedes da Rosa - Integrante / Laurivan Sareta - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    15. 2015-2015. Gestao sustentavel: uma analise das especificidades da abordagem no ambiente cientifico.
      Descrição: OBJETIVO GERAL Identificar as especificidades das publicações científicas sobre gestão sustentável que foram efetuadas no período de 2000 a 2015. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Caracterizar os escritos científicos com base na origem (periódico), ano de publicação, autoria e propósitos; - Avaliar as características metodológicas dos estudos (quanto a delimitação, delineamento, técnica de coleta de dados, técnica de tabulação dos dados e técnicas de análise dos dados adotados) - Mapear as práticas sustentáveis descritas nestes estudos - Mapear as limitações dos estudos e recomendações dos autores para servirem de suporte para elaboração de uma agenda de pesquisa futura sobre o assunto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Larissa Fava - Integrante / Anne Caroline Marocco Tonet - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    16. 2015-2015. Mudancas climaticas: uma analise das publicacoes cientificas, limitacoes e oportunidades.
      Descrição: OBJETIVO GERAL - Analisar a produção científica nacional e internacional que versa sobre mudanças climáticos. OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Mapear os artigos publicados sobre mudanças climáticas publicadas no período de 2005 a 2015 - Identificar os autores que publicam sobre o assunto e o design metodológico dos estudos - Avaliar teorias e abordagens adotadas como suporte para desenvolver os estudos sobre mudanças climáticas - Identificar as limitações dos estudos e as recomendações para futuros estudos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Karen Angêla Flores - Integrante / Lady Diana Cardoso - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    17. 2014-2015. GESTAO DE RESIDUOS SOLIDOS: um estudo de caso na CETRIC (Central de Tratamento de Residuos Solidos Industriais) de Chapeco-SC
      Descrição: O processo de coleta e destinação final dos resíduos sólidos pelas indústrias é um dos maiores desafios a ser enfrentado pela sociedade moderna. Pois, a maioria das empresas vem realizando essa atividade sem respeitar o meio ambiente e sem utilizar-se de técnicas e dos profissionais adequados. Uma das principais causas desse fato refere-se ao limite orçamentário. As consequências da eliminação inadequada desses resíduos acarretam em degradação ambiental, contaminação e ao surgimento de doenças na sociedade. Tais consequências podem demandar mais recursos financeiros do que a própria implantação de um projeto de gestão de resíduos sólidos. Por isso, tem sido cada vez mais evidente a necessidade do tratamento adequado dos resíduos sólidos. Tendo em vista este pressuposto, este projeto tem como objetivo fazer um diagnóstico do sistema de gestão de resíduos sólidos efetuado pela CETRIC no Estado de Santa Catarina. A escolha da empresa Cetric deu-se devido à sua atividade de recolhimento e tratamento de resíduos sólidos descartados pelas indústrias do estado de Santa Catarina. A Cetric desenvolve serviço completo, desde a coleta, transporte, recepção, tratamento e destinação final dos resíduos. Todas as etapas do processo da empresa são gerenciadas e monitoradas por padrões e normas vigentes pela legislação, garantindo a segurança e preservação. Tratamento este que é indispensável para a proteção do nosso planeta. O estudo justifica-se em demonstrar o sistema de gestão de resíduos sólidos da Cetric, levando em conta o aspecto local e estadual e a importância dada ao processo na coleta e destinação final dos resíduos sólidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Thilly Hanna Cardoso de Mello - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    18. 2013-2014. Procedimentos operacionais para elaboracao de um relatorio de sustentabilidade para pequenas e medias empresas.
      Descrição: OBJETIVO GERAL - Descrever os procedimentos operacionais para a elaboração de um relatório de sustentabilidade para pequenas e médias empresas. OBJETIVO ESPECÍFICO - Analisar as diretrizes do Global Reporting Initiative para elaborar um manual de procedimentos operacionais para implantação de um relatório de sustentabilidade em pequenas e médias empresas; - Identificar indicadores de fácil monitoramento e mensuração nas empresas e detalhar a forma como os mesmos podem ser calculados para empresas industriais e para prestadoras de serviços; - Apresentar formulários/planilhas de controle para geração de indicadores que permitam elaborar um relatório de sustentabilidade em pequenas e médias empresas industriais e prestadoras de serviços. - Validar o manual de procedimentos operacionais em uma empresa de pequeno ou médio porte.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Maiara Lucas - Integrante / Patricia do Desterro Marques - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    19. 2013-2014. Green Supply Chain Management: analise citacional e metodologica das publicacoes efetuadas na area no periodo de 2001 a 2012
      Descrição: Green supply chain management tem se tornado foco de estudo de pesquisadores em diversos países. O trabalho pioneiro de Zhu e Sakis, publicado no JOM é datado de 2004. Entretanto, de forma mais acentuada, a pesquisa nessa temática tem se intensificado nos últimos 3 anos. Baseado nessa realidade, a pergunta que guiou esta pesquisa pode ser assim descrita: Como a produção científica na área de ?Green supply chain management?, tem se configurado no tocante à metodologia e citação de autorias e obras nas publicações científicas realizadas no período de 2001 a 2012? A originalidade desta pesquisa é dupla. Primeiramente, nela é abordado um tema recente, que vem recebendo significativa atenção internacional, inclusive com a organização de Special Issues (GUNASEKARAN; SPALANZANI, 2012), mas que ainda não foi suficientemente abordado no Brasil. Não obstante, a sistematização do estado da arte aqui empreendida não encontra similar, até o momento, nos periódicos nacionais. OBJETIVOS Objetivo Geral Analisar como a produção científica na área de ?Green supply chain management?, tem se configurado no tocante à metodologia e citação de autorias e obras nas publicações científicas realizadas no período de 2001 a 2012. Objetivos Específicos a) identificar a quantidade de artigos publicados por ano e os autores mais prolíficos no período; b) verificar as obras e os autores mais prolíficos nas citações desses autores nos artigos científicos que produziram; c) avaliar as coautorias de cada obra identificada e as instituições de origem dos autores; d) verificar a abordagem que foi dada ao assunto Green supply chain management e em qual contexto o assunto foi estudado; e) identificar a metodologia utilizada para o desenvolvimento dos artigos; f) propor uma agenda de pesquisa para a área com base nas limitações e lacunas encontradas nos trabalhos anteriores.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Thilly Hanna Cardoso de Mello - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    20. 2012-2013. Agroenergia sob a perspectiva da sustentabilidade
      Descrição: Este projeto apresenta como objetivo apresentar alternativas de produção de agroenergia de forma cooperativa sustentáveis adaptadas às pequenas propriedades do Extremo Oeste de SC. Os objetivos específicos consiste em: ? Identificar stakeholders que tenham interesse em participar de uma cooperativa de agronergia; - Verificar quais são as possibilidades de produção de agroenergia que esses stakeholders identificam no cenário local; - Avaliar a viabilidade técnico-econômico-ambiental e social da implantação de projetos em agroenergia; - Analisar se há possíveis impactos ambientais do processo de produção de agroenergia nas pequenas propriedades do oeste catarinense.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Alceu Cericato - Integrante / Angela Zilles - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.
    21. 2012-2013. Gestao ambiental em uma pequena industria do setor quimico: o caso da industria X no municipio de Sao Jose do Cedro/SC.
      Descrição: A pesquisa procura avaliar a situação da empresa em relação aos parâmetros de gestão ambiental preconizados pela ISO 14.001, a partir dos seguintes objetivos específicos: - Realizar um diagnóstico inicial da situação da empresa no que se refere aos aspectos ambientais; - Identificar os pontos positivos e negativos da empresa em relação aos quesitos ambientais; - Propor um plano de ação para a realização de melhorias ambientais na empresa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Simone Sehnem - Coordenador / Leandro Eich - Integrante.
      Membro: Simone Sehnem.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Best research publication represent Social Science group by School of Business, INTI International College Penang, Bayan Lepas, Malaysia, chool of Business, INTI International College Penang.. 2021.
      Membro: Simone Sehnem.
    2. Prêmio ABEPRO 2020 - Artigo do ENEGEP 2020, com o artigo "O Novo Negócio é Circular? Análise sob a perspectiva da economia circular e empreendedorismo"., ABEPRO.. 2020.
      Membro: Simone Sehnem.
    3. Menção honrosa pelo trabalho Colapsou e agora? Uma análise das tensões emergentes, SIMPOI EAESP FGV.. 2019.
      Membro: Simone Sehnem.
    4. Menção honrosa pelo trabalho Mapeamento de Modelos de Negócios Circulares, SIMPOI EAESP FGV.. 2018.
      Membro: Simone Sehnem.
    5. Professora Homenageada Amiga da Turma Alunos Curso de Administração Unoesc Xanxerê, UNOESC Xanxerê.. 2014.
      Membro: Simone Sehnem.
    6. Paraninfa da Turma de Alunos do Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental de Pinhalzinho, UNOESC.. 2013.
      Membro: Simone Sehnem.
    7. Professora Homenageada como Amiga da Turma de Alunos do Curso de Agronomia de São José do Cedro, UNOESC.. 2012.
      Membro: Simone Sehnem.
    8. Professora Homenageada pelos alunos do Curso de Gestão Ambiental de Pinhalzinho/SC, UNOESC.. 2011.
      Membro: Simone Sehnem.
    9. Professora Homenageada como Amiga da Turma de Alunos do Curso de Agronegócios de Cunha Porã, UNOESC.. 2011.
      Membro: Simone Sehnem.
    10. Professora Homenageada pelos Alunos do Curso de Agronegócios de São Miguel do Oeste, UNOESC.. 2011.
      Membro: Simone Sehnem.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (214)
    1. BALAS - Business Association of latin American Studies. Leadership in public sector: an analysis in a pandemic environment. 2021. (Congresso).
    2. BAM - British Academy of Mananagement. Circularity of resources in the craft brewery segment: an analysis supported by innovation. 2021. (Congresso).
    3. BAM - British Academy of Mananagement. B Corporations: and analisys about Finance Sustainable Supply Chain and Agency Theory. 2021. (Congresso).
    4. Semead 2021.Inovação disruptiva e circularidade em modelos de negócios sustentáveis: uma análise de startups. 2021. (Seminário).
    5. Semead 2021.Economia circular e indústria 4.0: sinergias e desafios. 2021. (Seminário).
    6. Semead 2021.Reflexos da pandemia covid-19: contingências e rupturas nas cadeias agroalimentares brasileiras. 2021. (Seminário).
    7. XIII Congresso de Administração Sociedade e Inovação. Finance Sustainable Supply Chain: uma análise de empresas B sob a perspectiva da teoria da agência. 2021. (Congresso).
    8. XIII Congresso de Administração Sociedade e Inovação. Circularidade de recursos no segmento de cervejarias artesanais: uma análise suportada pela inovação. 2021. (Congresso).
    9. 9o Fórum Internacional Ecoinovar. ESTRATÉGIAS E PRÁTICAS PARA OPERACIONALIZAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. 2020. (Congresso).
    10. Agenda SEMAD 2020: tendências e oportunidades do atual mercado de trabalho.Barreiras, desafios e modelos de negócios de economia circular. 2020. (Seminário).
    11. British Academy of Management. Sustainable Practices and Strong Sustainability. 2020. (Congresso).
    12. British Academy of Management. Megatrends in Circular Economy: Avenues for Relevant Advancings in Organizations. 2020. (Congresso).
    13. British Academy of Management. Sustainability Indicators for Small Municipalities. 2020. (Congresso).
    14. Encontro de Docentes 2020. 2020. (Encontro).
    15. https://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1.Escalas de mensuração em sustentabilidade: critérios, especificidades e protocolo basilar. 2020. (Encontro).
    16. https://www.anpad.org.br/eventos.php?cod_evento=1.Cultura organizacional e ambiente propício a inovação: uma análise em uma instituição de ensino. 2020. (Encontro).
    17. Líder do Tema 3 da Seção GOL - Enanpad 2020.Líder do Tema 3 da Seção GOL - Enanpad 2020. 2020. (Encontro).
    18. XLIV ENCONTRO DA ANPAD - EnANPAD 2020.Arcabouço teórico da inovação: estudos pregressos e avenidas futuras. 2020. (Encontro).
    19. XVII Congresso Virtual de Administração. Estratégias e práticas para operacionalização do plano de logística sustentável do Instituto Federal de Santa Catarina. 2020. (Congresso).
    20. XVIII Enanpad 2020.Líder do Tema 3 da Seção GOL - Enanpad 2020. 2020. (Encontro).
    21. XXIII Engema.Qual é o Foco, Mestres e Doutores? Análise dos Eixos Temáticos para Avanço em Economia Circular. 2020. (Encontro).
    22. XXIII Engema.Relação entre práticas do just in time e lean manufacture frente o desempenho diferenciado: uma análise da dimensão ambiental e econômica da sustentabilidade. 2020. (Encontro).
    23. XXIII Engema.Moda sustentável: desafios e barreiras para o avanço da economia circular. 2020. (Encontro).
    24. XXIII Engema.Moderação da seção Operações Sustentáveis e Economia Circular. 2020. (Encontro).
    25. XXIII Semead - Seminários em Administração.'E DAÍ?': o lado sombrio da liderança durante a batalha brasileira contra a Covid-19. 2020. (Seminário).
    26. XXIII Semead - Seminários em Administração - Connecta Research.Inovação disruptiva, nível de maturidade e modelos de negócios de economia circular: um estudo em organizações do agronegócio. 2020. (Seminário).
    27. XXIII Semead - Seminários em Administração - Seção Sapiens.'E DAÍ?': o lado sombrio da liderança durante a batalha brasileira contra a Covid-19. 2020. (Seminário).
    28. 10th International Research Meeting in Business and Management, n. Circular economy: evidence of circularity in the dead animal processing system. 2019. (Congresso).
    29. Atividades dos Grupos de Pesquisa do Mestrado Profissional e do Doutorado Acadêmico em Administração 2019. 2019. (Encontro).
    30. Aula Magna das turmas VII do Mestrado Profissional em Administração e III do Doutorado em Administração. 2019. (Encontro).
    31. BAM. Circularity of Materials in The Vineyard Industry: an Analysis from the Perspective of Circular Business Models. 2019. (Congresso).
    32. BAM Conference. The Role of Ecological Modernization Principles in Advancing Circular Economy Practices: Lessons from the Brewery Sector. 2019. (Congresso).
    33. Capacitação docente 2019 - Desafios e Oportunidades na UNOESC. 2019. (Outra).
    34. Coordenação da Área Sustentabilidade e Economia Circular;.Coordenação da Área Sustentabilidade e Economia Circular; SIMPOI 2019. 2019. (Simpósio).
    35. Coordenadora Viagem de estudos para Pinheiro Preto, Treze Tílias, Água Doce e Luzerna. 2019. (Encontro).
    36. Engema.Workshop Economia Circular: avanços recentes na academia, mercado e governo. 2019. (Encontro).
    37. Engema.O impacto das práticas de sustentabilidade no desempenho das firmas. 2019. (Encontro).
    38. Engema.A relação entre sustentabilidade e inovação: um estudo meta analítico. 2019. (Encontro).
    39. Formação Docente 2019. 2019. (Encontro).
    40. II Seminário Internacional de Sustentabilidade: Gestão e educação ambiental. 2019. (Encontro).
    41. Jornada Unisul de Iniciação Científica ? JUNIC e Simpósio Mundial de Sustentabilidade.Moderadora Jornada Unisul de Iniciação Científica ? JUNIC e Simpósio Mundial de Sustentabilidade. 2019. (Simpósio).
    42. Líder da área temática: Economia Circular do XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.Líder da área temática: Economia Circular do XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2019. (Encontro).
    43. Líder de Tema no XLIII Encontro da ANPAD.Líder de Tema no XLIII Encontro da ANPAD. 2019. (Encontro).
    44. O impacto de práticas de sustentabilidade no desempenho das firmas foi apresentado no XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente.O impacto de práticas de sustentabilidade no desempenho das firmas foi apresentado no XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente. 2019. (Encontro).
    45. o XXI ENGEMA - Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente,. 2019. (Encontro).
    46. Programa de Formação Continuada PROFOCO.Compreendendo e planejando uma pesquisa qualitativa. 2019. (Oficina).
    47. Semead.Compliance e integridade corporativa: impactos da ineficiência na gestão dos riscos. 2019. (Seminário).
    48. Semead 2019.Impacto Social da Pesquisa de Iniciação Científica: evidências de uma instituição de ensino comunitária. 2019. (Simpósio).
    49. SIMPOI.Colapsou e agora? Uma análise das tensões emergentes da ruptura de uma usina de rejeitos. 2019. (Seminário).
    50. Simpósio Mundial de Sustentabilidade, Conferência Internacional Bridge 2019.Sustentabilidade e gestão de operações. 2019. (Simpósio).
    51. XXII Semead - Seminários em Administração.FORMAÇÃO DE ESTRATÉGIAS EM ACADEMIAS DE ATIVIDADES FÍSICAS: Estudo de Múltiplos Casos no Oeste de Santa Catarina. 2019. (Seminário).
    52. XXII SEMEAD - Seminários em Administração.XXII SEMEAD - Seminários em Administração. 2019. (Seminário).
    53. `X EGEPE.Aspectos legais e percepções sobre as estratégias para cidades inteligentes e criativas: estudo da cidade de Chapecó (SC). 2018. (Encontro).
    54. A Pesquisa Qualitativa como Suporte para Estratégias Organizacionais. 2018. (Oficina).
    55. Atividades dos Grupos de Pesquisa do Mestrado Profissional e Doutorado Acadêmico em Administração 2018. 2018. (Encontro).
    56. British Academy of Management. Circular Economy: a Sistematic Review of Literature. 2018. (Congresso).
    57. Capacitações Mix e EaD - 2018. 2018. (Encontro).
    58. Debatedor de Sessão no EnANPAD 2018 - ESO - Tema 5.Debatedor de Sessão no EnANPAD 2018 - ESO - Tema 5. 2018. (Encontro).
    59. Enanpad.MODELOS DE NEGÓCIOS CIRCULARES: ESPECIFICIDADES E NUANÇAS. 2018. (Encontro).
    60. Enanpad 2018.Modelos de negócios circulares: especificidades e nuanças. 2018. (Encontro).
    61. Enanpad 2018.PROCESSO DE SUCESSÃO NA EMPRESA FAMILIAR MULTINACIONAL BRASILEIRA. 2018. (Encontro).
    62. Enanpad 2018.PROCESSO DE SUCESSÃO NA EMPRESA FAMILIAR MULTINACIONAL BRASILEIRA. 2018. (Encontro).
    63. FORMAÇÃO DOCENTE 2018. 2018. (Encontro).
    64. I Seminário De Políticas Públicas E Sociais: tendências e desafios frente à conjuntura brasileira atual.Cidades Sustentáveis. 2018. (Seminário).
    65. Oficina sobre Produção Científica padrão mundial: estratégias, práticas e escolhas. 2018. (Oficina).
    66. Painel Científico no Enanpad 2018.Economia Circular e Sustentabilidade em Cadeias de Suprimento de Alimentos. 2018. (Encontro).
    67. Painel Economia Circular - paralelo ao Enanpad.Painel - oral. 2018. (Outra).
    68. Participação no EnANPAD 2018. 2018. (Encontro).
    69. Produção Científica Padrão Mundial: estratégias, práticas e escolhas. 2018. (Oficina).
    70. Semead.Cidades sustentáveis: caminhos e possibilidades. 2018. (Seminário).
    71. Semead.Economia circular: mapeamento dos pesquisadores brasileiros engajados com o tema. 2018. (Seminário).
    72. VII Fórum Ecoinovar.GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS SUSTENTÁVEL: UMA ANÁLISE DE UMA INDÚSTRIA MADEIREIRA. 2018. (Encontro).
    73. VII Fórum Ecoinovar.SHOPPING CENTERS E A SUSTENTABILIDADE: UM ESTUDO MULTICASOS. 2018. (Encontro).
    74. VII Fórum Ecoinovar.EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE: CAMINHOS E POSSIBILIDADES. 2018. (Encontro).
    75. Workshop de Publicação Científica organizado pela RBGN.SUSTAINABLE MANAGEMENT IN THE PERSPECTIVE OF INNOVATION AND THE CIRCULAR ECONOMY. 2018. (Outra).
    76. X EGEPE.Relação entre o índice de desenvolvimento sustentável dos municípios e a abertura de novas empresas. 2018. (Encontro).
    77. XVIII Research Workshop on Institutions and Organizations.Circular Economy: Evidence of Circularity in the Dead Animal Processing System. 2018. (Encontro).
    78. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Modelos de negócios circulares: mapeamento exploratório inicial. 2018. (Simpósio).
    79. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Sustentabilidade como direcionador para a economia circular. 2018. (Simpósio).
    80. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Grupos sociais de economia circular - uma análise netnográfica. 2018. (Simpósio).
    81. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Modelos de negócios circulares: mapeamento exploratório inicial. 2018. (Simpósio).
    82. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Grupos sociais de economia circular - uma análise netnográfica. 2018. (Simpósio).
    83. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Sustentabilidade como direcionador para a economia circular. 2018. (Simpósio).
    84. XXI Simpósio de Administração da Produção. Logística e Operações Internacionais SIMPOI 2018.Modelos de negócios circulares: especificidades e nuanças. 2018. (Encontro).
    85. Capacitação sobre Estatística aplicada, Modelagem e Previsão com SPSS. 2017. (Oficina).
    86. EURAM - European Academy of Management. 2017. (Congresso).
    87. EUROMA 2017 ANNUAL CONFERENCE. 2017. (Congresso).
    88. EUROMA - European Operations Management Association. 2017. (Encontro).
    89. FORMAÇÃO DOCENTE 2017. 2017. (Encontro).
    90. Oficina de capacitação sobre métodos de ensino e pesquisa qualitativa. 2017. (Oficina).
    91. Seminario Internacional de Sustentabilidad, Agronegócios y Empreendedor - 32h. 2017. (Outra).
    92. Workshop Indicators and Metrics for Socially Inclusive Waste Management and Resource Efficiency in Supply Chain: Measuring and Reporting to Embed Sustainability in Policy and Practice.Native: organic cane. 2017. (Outra).
    93. Workshop pesquisa e publicação classe mundial: sugestões e boas práticas.ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS MUNICÍPIOS TEM RELAÇÃO COM A CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS?. 2017. (Outra).
    94. XII JUNIC e XII Seminário de Pesquisa.Gestão da cadeia de suprimentos sustentável: uma análise de uma indústria de embalagens de papel ecológico e suas relações inter-organizacionais. 2017. (Seminário).
    95. 1o Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia - INOVA 2016. Mensurando a sustentabilidade: um estudo das principais técnicas, ferramentas e indicadores. 2016. (Congresso).
    96. 3rd World Symposium on Sustainable Development at Universities (WSSD-U-2016).Promotion of sustainable development at universities: the adoption of green campus strategies at de University of Southern Santa Catarina, Brazil. 2016. (Simpósio).
    97. 42 Annual Conference of the European International Business Academy (EIBA). Sustainable practices in industrial organizations: new possibilities and opportunities arising from the circular economy. 2016. (Congresso).
    98. 42 Annual Conference of the European International Business Academy - EIBA. DIFFERENTIAL DISTANCES IN FINANCIAL PERFORMANCE OF MULTI-LATIN COMPANIES DUE TO COMPOSITION AND CHARACTERISTICS OF BOARD OF DIRECTORS IN AN EMERGING ECONOMY. Preliminary Study of Firms listed at Lima Stock Exchange Market. 2016. (Congresso).
    99. 5o Fórum Internacional Ecoinovar.Motion for sustainable management model for mall industry, based on the guidelines of the Global Reporting Initiative ? GRI. 2016. (Outra).
    100. 5o Fórum Internacional Ecoinovar.A 'saga' da gestão estratégica. 2016. (Outra).
    101. 5o Fórum Internacional Ecoinovar.Análise das práticas sustentáveis adotadas por empresas Nonoaienses. 2016. (Outra).
    102. 5o Fórum Internacional Ecoinovar.Sucessão familiar: fragilidades do campo e direções futuras de pesquisa. 2016. (Outra).
    103. AIB-LAT. Innovation level of sustainable practices. 2016. (Congresso).
    104. Balas 2016 - The Business Association of Latin American Studies - 28h. Sustainable Practices Incorporated in the Brazilian Industrial Operations. 2016. (Congresso).
    105. ENPOS - XVIII Encontro de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas.FERRAMENTAS PARA MENSURAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: uma análise dos principais indicadores. 2016. (Encontro).
    106. MODELAGEM DE EQUAÇÕES ESTRUTURAIS: BASEADA EM VARIÂNCIAS E COVARIÂNCIAS - 40 hoas. 2016. (Oficina).
    107. Oficina: O papel dos Núcleos docentes estruturante na Unoesc. 2016. (Oficina).
    108. Seminario Internacional de Economia, Negocios y Sustentabilidade.Seminario Internacional de Economia, Negocios y Sustentabilidade. 2016. (Seminário).
    109. V Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Práticas sustentáveis impactam no desempenho da empresa?. 2016. (Simpósio).
    110. V Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Processo sucessório em uma organização familiar gerenciada por mulheres. 2016. (Simpósio).
    111. V Singep - Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade.Como ocorre o processo de formação de estratégias em Instituições de Ensino Superior? ? um estudo em IES catarinenses.. 2016. (Simpósio).
    112. XIX Semead - Seminário de Administração da FEA/USP.Sucessão familiar: uma análise dos escritos brasileiros do período de 2004 a 2015. 2016. (Seminário).
    113. XVIII Encontro de Pós-Graduação.FERRAMENTAS PARA MENSURAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE: uma análise dos principais indicadores com sua participação. 2016. (Encontro).
    114. 6º Congresso UFSC de Controladoria e Finanças.Fatores de Influência no Processo de Inovação em Empresas de Base Tecnológica. 2015. (Seminário).
    115. Academy of International Business Latin American Chapter - 24h. Environmental practices adopted by suppliers of agroindustry. 2015. (Congresso).
    116. Balas 2015 - The Business Association of Latin American Studies - 28h. Management Supply Chain Green: a Case Study in a Brazilian Agribusiness Industry. 2015. (Congresso).
    117. Capacitação docente: Pesquisa e inovação. 2015. (Outra).
    118. Capacitação sobre Software Atlas Ti - 8horas. 2015. (Oficina).
    119. Capacitação sobre Software SPSS - 8h. 2015. (Oficina).
    120. Conferência Internacional Links 2015.Indicadores de sustentabilidade de uma empresa agroindustrial do Brasil no período de 2009 a 2014. 2015. (Outra).
    121. Conferência Internacional Links 2015.Plano de gerenciamento de resíduos sólidos: uma análise da luz da política nacional de resíduos sólidos. 2015. (Outra).
    122. Congresso Brasileiro de Produção Pecuária Sustentável. 2015. (Congresso).
    123. Contemporary studies on management studies: Módulo Internacional - 30h.Gestão da cadeia de suprimentos sustentável em uma agroindústria do sul do Brasil. 2015. (Outra).
    124. Eco food supply chains: Exploring industrial ecosystems to minimize food waste and maximize social benefits.How innovative are sustainable practices adopted in industrial business processes. 2015. (Seminário).
    125. Eco food supply chains: Exploring industrial ecosystems to minimize food waste and maximize social benefits.How innovative are sustainable practices adopted in industrial business processes. 2015. (Seminário).
    126. EIBA Annual Conference. 2015. (Congresso).
    127. EnEPQ 2015.Práticas de sustentabilidade na educação básica. 2015. (Encontro).
    128. EnEPQ 2015.PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2015. (Encontro).
    129. Fórum de Governança e Sustentabilidade - 16h. 2015. (Outra).
    130. Fórum Sustentabilidade & Governança / 4ª Edição ? Diferencial competitivo num cenário de incertezas,. 2015. (Seminário).
    131. III ANISUS - Congresso Brasileiro de Produção Animal Sustentável. 2015. (Congresso).
    132. Indicadores sobre o envelhecimento na região de abrangência de 3 secretarias de desenvolvimento regional do extremo oeste catarinense.Indicadores sobre o envelhecimento na região de abrangência de 3 secretarias de desenvolvimento regional do extremo oeste catarinense. 2015. (Seminário).
    133. IV Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade (IV SINGEP).Processo de inovação nas empresas de base tecnológica.. 2015. (Simpósio).
    134. Links 2015. 2015. (Seminário).
    135. Mario Sergio Cortella - Da oportunidade ao êxito: Mudar é complicado? Acomodar é perecer!. 2015. (Encontro).
    136. Módulo Internacional - 30h. 2015. (Outra).
    137. Oficinas de Complementação de Estudos 2015. 2015. (Oficina).
    138. Palestra sobre o Mestrado Profissional e o Desenvolvimento Regional. 2015. (Encontro).
    139. Palestra sobre o Mestrado Profissional e o Desenvolvimento Regional. 2015. (Outra).
    140. Qualitative Research Method Worksop.Workshop. 2015. (Outra).
    141. Semana de capacitação docente 2015/1: Enfoque participativo na Universidade. 2015. (Outra).
    142. Semead.A sustentabilidade como princípio institucional e estreitamento da relação como os stakeholders. 2015. (Seminário).
    143. SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, SEMINÁRIO INTEGRADO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO E MOSTRA CIENTÍFICA.Gestão de resíduos sólidos. 2015. (Seminário).
    144. Singep.Processo de inovação, fatores de influência e métricas de desempenho: proposta de modelo conceitual para empresa de base tecnológica. 2015. (Simpósio).
    145. Técnicas de Análise Qualitativa de Dados com o Uso de Software Atlas TI.Pesquisa qualitativa. 2015. (Seminário).
    146. VII Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - SPI.Proteção social básica denominada projeto Lutar pela Vida como consumação de inovações sociais: um estudo de caso. 2015. (Seminário).
    147. VII Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional ? Globalização em Tempos de Regionalização ? repercussões no território.Indicadores sobre o envelhecimento na região de abrangência de 3 secretarias de desenvolvimento regional do extremo oeste catarinense. 2015. (Seminário).
    148. Workshop Estudos Contemporâneos em Gestão: desafios para a competitividade e sustentabilidade.Gestão da cadeia de suprimentos sustentável em uma agroindústria do sul do Brasil. 2015. (Outra).
    149. XVII Congresso Abraves 2015. CARACTERIZAÇÃO DO SISTEMA PRODUTIVO COOPERATIVISTA. 2015. (Congresso).
    150. XVII Congresso Abraves 2015. GESTÃO DA MÃO DE OBRA EM UM SISTEMA PRODUTIVO COOPERATIVISTA. 2015. (Congresso).
    151. XVII Congressso Abraves 2015. Caracterização do sistema produtivo cooperativista. 2015. (Congresso).
    152. XVII Encontro de Pós-Graduação. 2015. (Encontro).
    153. XXVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. - 24h.O ENVELHECIMENTO NO EXTREMO OESTE CATARINENSE. 2015. (Encontro).
    154. XXVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. - 24h.PROCESSO DE SUCESSÃO E HERDEIROS: ESTUDO DE CASO NA EMPRESA SERAGLIO IMPLEMENTOS RODOVIÁRIOS. 2015. (Encontro).
    155. XXVI Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração. - 24h.ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DAS ATIVIDADES PRODUTIVAS DESENVOLVIDAS EM UMA PROPRIEDADE RURAL. 2015. (Encontro).
    156. Arte, inovação e ensino: dos desafios e demandas formativas as propostas de atuação pedagógicas na educação superior - 4h - h. 2014. (Encontro).
    157. Capacitação docente 2014/1 - 8h. 2014. (Encontro).
    158. Capacitação docente 2014/2 Unoesc - 4h. 2014. (Encontro).
    159. III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (SINGEP) II Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (S2IS), - 24h.Análise do comportamento estratégico a partir do estudo do voluntarismo, determinismo e das forças competitivas: um estudo de caso em uma pequena e média empresa catarinense. 2014. (Simpósio).
    160. III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (SINGEP) II Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (S2IS) - 24h.Análise de problemáticas no desenvolvimento econômico do município de Cipó-BA. 2014. (Simpósio).
    161. III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (SINGEP) II Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (S2IS) - 24h.Compreensão de processos de aprendizagem gerencial a partir do uso do método de história de vida: um estudo de caso aplicado para conhecer como alcançar a sustentabilidade dos negócios. 2014. (Simpósio).
    162. III Simpósio Internacional de Gestão de Projetos (SINGEP) II Simpósio Internacional de Inovação e Sustentabilidade (S2IS - 24h.Avaliação do nível de sustentabilidade de um curtume gaúcho à luz do Sistema de Gestão Ambiental - SGA. 2014. (Simpósio).
    163. Módulo Internacional - 30h. 2014. (Outra).
    164. Oficina: Estratégias de Ensino-aprendizagem na Educação Superior - 4h. 2014. (Oficina).
    165. Palestra de Direito do Terceiro Setor - VII Semana de Integração Docente e Discente - 4h. 2014. (Seminário).
    166. Seminário Bem-estar animal e em bem-estar dos agricultores familiares do oeste de Santa Catarina frente à mundialização dos mercados agroalimentares - 8h. 2014. (Seminário).
    167. Seminário Regional de Resíduos Sólidos: Avanços e Desafios da Política Nacional de Resíduos Sólidos - 8h. 2014. (Seminário).
    168. VI Encontro de Administração Pública da ANPAD - 24h.Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável do Município de Flor do Sertão/SC. 2014. (Encontro).
    169. V Mostra Universitária.Proposta de planejamento estratégico para uma empresa do setor automotivo. 2014. (Outra).
    170. XX Seminário de Iniciação Científica.Viagem de estudos à Foz do Iguaçu: visualizando a sustentabilidade na prática. 2014. (Seminário).
    171. 19o Encontro de Docentes - Letramento no Ensino Superior: tecendo o sentido das práticas de leitura e escrita em contextos situados - 4h. 2013. (Encontro).
    172. 2º Fórum Internacional Ecoinovar. 2013. (Seminário).
    173. Curso de Educação Profissional de Livre Qualificação Workshop e Visita Técnica ao Complexo Portuário de Paranaguá - 20h. 2013. (Outra).
    174. Debates Interdisciplinares IV. Comitê Editorial | Debates Interdisciplinares IV. 2013. (Congresso).
    175. ECOINOVAR 2013 - 20h.Projeto Esporte Comunitário da Unimed Chapecó/SC. 2013. (Encontro).
    176. Enanpad 2013.INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: AUTORIAS E TEMAS ESTUDADOS. 2013. (Encontro).
    177. Enanpad 2013 - 28h.INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: AUTORIAS E TEMAS ESTUDADOS. 2013. (Encontro).
    178. I SIPASC - Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Administração de SC - 15h8h. 2013. (Seminário).
    179. Seminário de Pesquisa Unisul - 28h. 2013. (Seminário).
    180. Seminário do Meio Ambiente: os desafios de Santa Catarina no Brasil de 2020 - 4h. 2013. (Seminário).
    181. V Seminário de Pesquisa Interdisciplinar - SPI - 60h. 2013. (Seminário).
    182. Workshop e visita técnica ao Complexo Portuário de Paranaguá - 20h. 2013. (Outra).
    183. XIII Fórum Internacional de Administração/IX Congresso Mundial de Administração - 24h. 2013. (Outra).
    184. 17o Encontro de Docentes - desafios da ação docente no ensino superior: processos inovadores de ensino e aprendizagem - 4h. 2012. (Encontro).
    185. 17º Encontro de Docentes - Desafios da Ação Docente no Ensino Superior - 4h. 2012. (Encontro).
    186. 3o Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente - 24h. Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde do Hospital de Pinhalzinho-SC. 2012. (Congresso).
    187. Avaliação: elaboração de instrumentos a partir das diretrizes do ENADEs - 12h. 2012. (Oficina).
    188. Curso de EIA/RIMA - Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental - 24h. 2012. (Encontro).
    189. ENGEMA - Encontro Nacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - 24h.Agroenergia sob a perspectiva da sustentabilidade. 2012. (Encontro).
    190. ENGEMA - Encontro Nacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - 24h.Rede de cooperação entre autores que publicam nas temáticas stakeholders, agro e bioenergia, biocombustíveis e sustentabilidade. 2012. (Encontro).
    191. Formação para professor: Metodologia Unisul Virtual - 45h. 2012. (Encontro).
    192. Portal de Periódicos da Capes e do Icap: capacitação para acesso - 4h. 2012. (Oficina).
    193. SIMPOI 2012 - 28h.Menção Honrosa. 2012. (Simpósio).
    194. SIMPOI - XV Simpósio de Administração da Produção, Logística e Operações Internacionais - 24h.Crimes Ambientais: Um estudo na área de abrangencia do 1º Pelotão da 5ª companhia de Policia Militar de Proteção Ambiental de Chapecó - SC. 2012. (Simpósio).
    195. XIV Engema. AGROENERGIA: sob a perspectiva da sustentabilidade. 2012. (Congresso).
    196. XVIII Encontro de Docentes: evasão e qualidade de ensino apresentadas no Fórum Brasileiro de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad Sul e Nacional). 2012. (Encontro).
    197. 9o Ercoex - Encontro Regional de Comércio Exterior. 2011. (Encontro).
    198. Equações Estruturais - 8h. 2011. (Oficina).
    199. Expogestão - 24h. 2011. (Seminário).
    200. Green Business: Uma Visão do Todo. 2011. (Encontro).
    201. Intensive Program in English as a Second Language at Vancouver English Centre. 2011. (Outra).
    202. Intensive Program in English as a Second Language at Vancouver English Centre. 2011. (Outra).
    203. Seminário de Pesquisa Inovação e Sustentabilidade - 20h.Estratégia ambiental de um frigorífico: o caso do grupo Marfrig Alimentos S.A. 2011. (Seminário).
    204. 2o Simpósio Internacional sobre Produção Competitiva de Leite - Região Sul. 2010. (Simpósio).
    205. Agrogestão. 2010. (Congresso).
    206. Book 6 de Inglês.Wizard Idiomas - Curso de Inglês. 2010. (Outra).
    207. Book 7 de Inglês.Wizard Idiomas - Curso de Inglês. 2010. (Outra).
    208. Congresso Internacional de Meio Ambiente. 2010. (Congresso).
    209. Consórcio Doutoral ANPAD 2010.Apresentação do Projeto de Tese para Banca Avaliadora. 2010. (Encontro).
    210. ENANPAD 2010. Tecnologias Ambientais e os Impactos no Desempenho Econômico da Organização: Avaliação do Posicionamento da Celulose Irani S/A. 2010. (Congresso).
    211. ENEO 2010.A Postura Hermenêutica nos Estudos Organizacionais Brasileiros. 2010. (Encontro).
    212. Gestoagro 2010: Desafios na Gestão da Produção Sustentável. 2010. (Encontro).
    213. XIII Programa Permanente de Profissionalização Docente da Unoesc: Introdução à Docência na UNOESC. 2010. (Outra).
    214. XV Encontro de Docentes: a dimensão estética da comunicação. 2010. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. SEHNEM, S.; FILIPPIM, E. ; LAZZAROTTI, F.. Módulo Internacional "Inovação e Sustentabilidade na administração". 2014. Outro
    2. SEHNEM, S.; DIAS, T. ; MONTENEGRO, C. R.. Ciclo de palestras no Programa de Pós-Graduação em Administração na Unisul. 2013. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44