Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Silvana Aparecida Mariano

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1998), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e doutorado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (2008). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Estudos de Gênero, atuando principalmente nos seguintes temas: gênero, feminismo, transferência de renda, políticas públicas, cidadania, desenvolvimento humano. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3865408105800004 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas. Campus Universitário 86010-900 - Londrina, PR - Brasil Telefone: (43) 33714456
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Sociologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2020-Atual. Desigualdades de genero e autonomia das mulheres no Brasil: conexoes e descompassos com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel
      Descrição: Promoção do desenvolvimento humano e promoção da autonomia das mulheres, com vistas à redução das desigualdades de gênero, são duas agendas de políticas públicas que se conectaram ao longo das últimas décadas. Os nexos podem ser analisados, por exemplo, a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A interpenetração entre as duas agendas baseia-se especialmente em uma tese chave, incorporada por organismos como Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento e Banco Mundial: as desigualdades entre homens e mulheres gera perdas de capacidades para as mulheres e resulta igualmente em perdas de desenvolvimento humano. No plano internacional, diferentes instrumentos foram criados para influenciar governos nacionais no curso da ação estatal, assim como para mensurar as condições de vida das mulheres em aspectos relevantes para a redução das desigualdades de gênero e promoção de autonomia das mulheres. A formulação de políticas públicas com perspectivas de gênero tornou-se objeto de estudos, pauta de intervenção política e ferramenta de planejamento das ações estatais. Buscando aprofundar o entendimento sobre os nexos, por vezes contraditórios, entre as duas agendas nomeadas, esta pesquisa tem como objetivo compreender as modificações operadas na passagem dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, no que se refere às metas e propostas de promoção da igualdade entre homens e mulheres, bem como apurar os resultados das políticas brasileiras quanto ao patamar das desigualdades de gênero no Brasil, consideradas as três dimensões constitutivas do Índice de Desigualdades de Gênero (IDG), a saber, saúde reprodutiva, empoderamento (autonomia) e atividade econômica. A pesquisa terá como base o uso de bibliografia especializada e de documentos referenciais como Plano Nacional de Políticas para as Mulheres; relatórios brasileiros relativos aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; relatório brasileiro para a Conferência Beijing + 20; e dados brasileiros que mensuram o desempenho do país no Índice de Desigualdade de Gênero (IDG). Como resultado espera-se, entre outros, produzir conhecimento referenciado sobre os avanços e os percalços brasileiros para a promoção da igualdade de gênero considerando-se a trajetória e a situação nacional frente ao Índice de Desigualdade de Gênero.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Silvana Aparecida Mariano - Coordenador / Lorena Ingred Moreira Pio - Integrante / Meire Ellen Moreno - Integrante / Beatriz Molari - Integrante / Maria Luíza Prestes Magatti - Integrante / Letícia Chemin Bulla - Integrante / Luana Ribeiro Polido - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2 / Número de orientações: 2
      Membro: Silvana Aparecida Mariano.
    2. 2019-2020. Mulher e desenvolvimento: caminhos e tendencias mais recentes dos Programas de Transferencia de Renda na America Latina
      Descrição: Os programas de transferência condicionada de renda na América Latina têm sido uma das principais estratégias de inclusão das mulheres em vista dos objetivos voltados para o desenvolvimento. Diante da conjuntura política recente na América Latina, o objetivo desta pesquisa é compreender os caminhos assumidos por esses programas na região, a partir de 2015, e analisar seus potenciais efeitos para a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres. Considera-se na configuração deste contexto: a) as influências da agenda internacional, especialmente em vista da Agenda 2030 ? Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; b) o fortalecimento de movimentos críticos às agendas dos direitos humanos e de gênero; e, c) as influências e resistências dos movimentos de mulheres na região. O interesse desta pesquisa é entender o sentido das reformulações internas mais recentes nesses programas e como elas traduzem diferentes concepções de direito, em diferentes experiências latino-americanas, a partir de estudos de casos a serem selecionados. O estudo irá se fundamentar em revisão da literatura especializada (pesquisa bibliográfica) e em pesquisa documental (legislações e demais documentos que constituem o desenho dos programas de transferência de renda) sobre países a serem selecionados pertencentes à região. O desenvolvimento da pesquisa será no Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo ? PPGNEIM, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). A permanência na instituição será de 12 (doze) meses. Espera-se com este estágio pós-doutoral: 1) Contribuir para o fortalecimento da linha de pesquisa ?Desigualdades, Cidadania e Cultura?, do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, da Universidade Estadual de Londrina, por meio da realização de seminários internos e demais atividades acadêmicas; 2) Contribuir para a formação de pesquisadores e pesquisadoras sobre gênero e desenvolvimento a partir da oferta de disciplinas eletivas na graduação e na pós-graduação e orientações de trabalhos de graduação, dissertações de mestrado e teses de doutorado; 3) Contribuir para o aprofundamento dos temas de pesquisa relacionados a gênero e desenvolvimento no Brasil; 4) Incrementar a produção científica individual e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia/Uel, especialmente por meio de publicações em periódicos científicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Silvana Aparecida Mariano - Coordenador / Teresa Sacchet - Integrante.
      Membro: Silvana Aparecida Mariano.
    3. 2015-2019. Genero e Interseccionalidades na questao do desenvolvimento: os desafios do Programa Bolsa Familia para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza
      Descrição: O Programa Bolsa Família concebe a quebra do ciclo intergeracional da pobreza como o principal resultado esperado e, para tanto, mobiliza, de modo funcional, os papéis tradicionais de gênero, especialmente incluindo as mulheres, titulares do benefício, como ?meio? para a produção dos resultados esperados. O modo de instrumentalizar a transferência de renda com vistas a este objetivo é com a adoção das condicionalidades. As condicionalidades instituem obrigações às famílias atendidas notadamente no que diz respeito à inclusão e permanência de crianças e adolescentes na escola, bem como o acompanhamento aos serviços de saúde para gestantes e crianças. A expectativa do Programa funda-se na confiança de que o acesso aos serviços de educação e de saúde retiraria as pessoas da situação de pobreza ou de extrema pobreza. Esta expectativa, por sua vez, ancora-se em determinadas promessas, vigentes em nossa estrutura cultural, e objetos de análise sociológica. Supõe-se que: I. O ingresso e permanência das crianças e adolescentes no sistema escolar resultem em escolarização de fato dessa população; II. O desenvolvimento de aprendizagens adquiridas por essa população, por meio da taxa de frequência à escola (mínimo de 85% para crianças e de 75% para adolescentes); III. Os anos a mais de escolarização adquiridos por parte dos filhos da população em situação de pobreza sejam convertidos em melhores inserções no mercado de trabalho; tratar-se-ia da conversão do capital cultural em capital econômico, ou ainda, da conversão da educação em melhores salários; IV. Essa população beneficiária do Programa seja incorporada nos ganhos advindos do crescimento econômico, especialmente com uma melhor inclusão produtiva. Cada uma dessas suposições oculta determinadas contradições entre, de um lado, as expectativas formadas e, de outro lado, a estrutura social, econômica e política disponíveis, considerando as clivagens de classe, de gênero, de raça/etnia e de geração, entre outras. A compreensão sobre tais contradições, as percepções dos sujeitos envolvidos nessas políticas sociais e as possibilidades de mudanças sociais são pertinentes para as investigações sociológicas. Desse modo, o estudo comparativo entre diferentes gerações de titulares do Programa, em princípio com intervalos de 12 anos de idade, nos permitirá identificar as possibilidades e os obstáculos para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza e seus marcadores de gênero, em intersecção com outros marcadores de desigualdades sociais. Em pesquisa anterior, financiada pelo CNPq, intitulada ?Discriminação interseccional: estudos sobre situações de pobreza e empoderamento feminino entre mulheres titulares do Programa Bolsa Família no Paraná e no Ceará?, coletamos dados quantitativos, com 190 entrevistadas, divididas igualmente entre Curitiba e Fortaleza, que nos fornecerão a base para algumas das análises desta problemática aqui proposta. A fim de aprofundar a análise de determinados aspectos, propõe-se a realização de novas coletas de dados, de caráter qualitativo, com a população beneficiária do Programa, em pelo menos uma capital de cada uma das grandes regiões do país (Sul, Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste). Nosso principal instrumento para a produção dos dados qualitativos serão grupos focais, com titulares e beneficiários do Programa, organizados por grupos de idade. Ademais, lançaremos mão dos dados macrossociais nacionais, secundários, para as análises acerca das correlações entre escolaridade e renda, no contexto brasileiro contemporâneo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Silvana Aparecida Mariano - Coordenador / Márcio Ferreira de Souza - Integrante / Lina Penati Ferreira - Integrante / Lais Regina Kruczeveski - Integrante / Luís Gabriel Ramiro Costa - Integrante / Lorena Ingred Moreira Pio - Integrante / Agnes Félix Gonçalves - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Fundação Araucária-Apoio do Desenvolvimento Científico e Tecnológico do PR - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 26 / Número de orientações: 2
      Membro: Silvana Aparecida Mariano.
    4. 2015-2017. Os desafios do Programa Bolsa Familia para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza
      Descrição: O Programa Bolsa Família concebe a quebra do ciclo intergeracional da pobreza como o principal resultado esperado. O modo de instrumentalizar a transferência de renda com vistas a este objetivo é com a adoção das condicionalidades. As condicionalidades instituem obrigações às famílias atendidas, notadamente no que diz respeito à inclusão e permanência de crianças e adolescentes na escola, bem como o acompanhamento aos serviços de saúde para gestantes e crianças. A expectativa do Programa funda-se na confiança de que o acesso aos serviços de educação e de saúde retiraria as pessoas da situação de pobreza ou de extrema pobreza. Esta expectativa, por sua vez, ancora-se em determinadas promessas, vigentes em nossa estrutura cultural: i. Supõe-se que o ingresso e permanência das crianças e adolescentes no sistema escolar resultem em escolarização de fato dessa população; ii. Supõe-se o desenvolvimento de aprendizagens adquiridas por essa população, por meio da taxa de frequência à escola (mínimo de 85% para crianças e de 75% para adolescentes); iii. Supõe-se que os anos a mais de escolarização adquiridos por parte dos filhos da população em situação de pobreza sejam convertidos em melhores inserções no mercado de trabalho; tratar-se-ia da conversão do capital cultural em capital econômico, ou ainda, da conversão da educação em melhores salários; iv. Supõe-se, por fim, que essa população beneficiária do Programa seja incorporada nos ganhos advindos do crescimento econômico, especialmente com uma melhor inclusão produtiva. Cada uma dessas suposições oculta determinadas contradições entre, de um lado, as expectativas formadas e, de outro lado, a estrutura social, econômica e política disponíveis, considerando as clivagens de classe, de gênero, de raça/etnia e de geração, entre outras. A quebra do ciclo intergeracional da pobreza significaria que, entre as/os titulares do Programa Bolsa Família, não haveria a convivência de gerações adultas maduras com as novas gerações. Desse modo, o estudo comparativo entre diferentes gerações de titulares do Programa, em princípio com intervalos de 12 anos de idade, nos permitirá identificar as possibilidades e os obstáculos para a quebra do ciclo intergeracional da pobreza. Em pesquisa anterior intitulada ?Discriminação interseccional: estudos sobre situações de pobreza e empoderamento feminino entre mulheres titulares do Programa Bolsa Família no Paraná e no Ceará?, coletamos dados quantitativos, com 190 entrevistadas, divididas igualmente entre Curitiba e Fortaleza, que nos fornecerão a base para algumas das análises das problemáticas aqui propostas. Por outro lado, a fim de aprofundar a análise de determinados aspectos, propõe-se a realização de nova pesquisa, de caráter qualitativo, com a população beneficiária do Programa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Silvana Aparecida Mariano - Coordenador / Lina Penati Ferreira - Integrante.
      Membro: Silvana Aparecida Mariano.
    5. 2012-2014. Discriminacao interseccional: estudos sobre situacoes de pobreza e empoderamento feminino entre mulheres titulares do Programa Bolsa Familia no Parana e no Ceara
      Descrição: A proposta desta pesquisa está focada nas teses divergentes a respeito dos efeitos do Programa Bolsa Família para a autonomia ou empoderamento das mulheres titulares do benefício. Considerando o estado atual das divergências entre as estudiosas do tema, queremos investigar: I) Em quais circunstâncias o Programa Bolsa Família produz efeitos positivos no sentido de promover (ou obstaculizar) as condições necessárias para a ampliação da autonomia feminina nas situações de pobreza e de extrema pobreza? II) Quais são as principais variáveis que estão correlacionadas com o maior ou menor grau de autonomia feminina entre as mulheres titulares do Programa Bolsa Família? III) As alterações recentes nas regras do Programa Bolsa Família representam que tipo de enfoque quanto à incorporação da perspectiva de gênero nas políticas públicas, face às orientações do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Silvana Aparecida Mariano - Coordenador / Maria Helena de Paula Frota - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Silvana Aparecida Mariano.
    6. 2011-2012. INTERCONEXOES ENTRE GENERO, RACA E GERACAO: estudo sobre autonomia das mulheres no Programa Bolsa Familia
      Descrição: AS POLÍTICAS DE COMBATE À POBREZA DESENVOLVIDAS NO BRASIL E EM OUTRAS PARTES DO MUNDO CARREGAM CONSIGO UMA MARCA DE GÊNERO, IDENTIFICADA A PARTIR DO ENFOQUE ORIENTADOR DA INCLUSÃO DE MULHERES E HOMENS EM SEUS PROGRAMAS E AÇÕES. DESDE A DÉCADA DE 1990 A TRANSFERÊNCIA CONDICIONADA DE RENDA TEM OCUPADO LUGAR CENTRAL NAS AÇÕES DE COMBATE À POBREZA, DE ACORDO COM ORIENTAÇÕES DE AGÊNCIAS INTERNACIONAIS DE DESENVOLVIMENTO. TRATA-SE TAMBÉM DO CASO BRASILEIRO, COM A IMPLANTAÇÃO DE INÚMEROS PROGRAMAS DESSA NATUREZA AO LONGO DA MESMA DÉCADA DE 1990. ESTE É TAMBÉM O CASO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA (PBF), UM PROGRAMA FOCALIZADO E QUE ESTABELECE CONDICIONALIDADES PARA A MANUTENÇÃO DO BENEFÍCIO, COM VISTAS À REDUÇÃO DA POBREZA. OBJETIVO GERAL: ANALISAR AS CONDIÇÕES PARA CONQUISTA DE AUTONOMIA DAS MULHERES POBRES, POR MEIO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA, A PARTIR DOS RECORTES DE GÊNERO, RAÇA/ETNIA E GERAÇÃO, COMPARATIVAMENTE AO AMANHO DOS MUNICÍPIOS, ENTRE MUNICÍPIOS PEQUENOS E DE MÉDIO PORTE.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) . Integrantes: Silvana Aparecida Mariano - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Silvana Aparecida Mariano.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (32)
      1. 12º Encontro da ABCP.Pobreza, Justiça de Gênero e desenvolvimento humano no Brasil recente. 2020. (Encontro).
      2. VII Simpósio Internacional Desigualdades, Direitos e Políticas Públicas.GT 7 - Políticas Públicas e Desigualdades de Gênero na América Latina. 2020. (Simpósio).
      3. 19º Congresso Brasileiro de Sociologia. A pesquisa narrativa para estudos com mulheres em situação de pobreza. 2019. (Congresso).
      4. 42º Encontro Anual da ANPOCS.Refletindo sobre autonomia feminina em contextos de pobreza urbana. 2018. (Encontro).
      5. 42º Encontro Anual da ANPOCS.Os desafios na educação de mulheres com altas habilidades/superdotação. 2018. (Encontro).
      6. V Simpósio Gênero e Políticas Públicas.Perspectivas de Futuro sob uma Ótica de Gênero entre Beneficiários/As do Bolsa Família no Ensino Médio em Londrina-Pr. 2018. (Simpósio).
      7. V Simpósio Gênero e Políticas Públicas.A Abordagem das Capacidades de Martha Nussbaum e as Estudantes com Altas Habilidades/Superdotação na Cidade de Londrina. 2018. (Simpósio).
      8. V Simpósio Gênero e Políticas Públicas.Teorias Sociais sobre Agência: Contribuições do Feminismo Negro e da Abordagem das Capacidades. 2018. (Simpósio).
      9. 10º. Encontro Associação Brasileira de Ciência Política. CONCEPÇÕES DE DIREITO E CIDADANIA, FORMAS DE LIBERDADE E CAPACIDADE DE DECISÃO ENTRE MULHERES EM SITUAÇÃO DE POBREZA. 2016. (Congresso).
      10. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Empoderamento feminino em contextos de pobreza: estudo comparativo sobre o Programa Bolsa Família em Curitiba e Fortaleza. 2015. (Congresso).
      11. XVII Congresso Brasileiro de Sociologia. Percepções e práticas de gênero das mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família a partir de um recorte geracional: mudanças ou permanências?. 2015. (Congresso).
      12. 23rd World Congress of Political Science. Gender and Feminine Autonomy in Brazil?s Bolsa Família Program. 2014. (Congresso).
      13. 2º Simpósio Nacional sobre Democracia e Desigualdades.A focalização e as condicionalidades do Programa Bolsa Família afirmam a noção de direito social e contribuem para a formação de sujeitos de direitos?. 2014. (Simpósio).
      14. Seminário Internacional Fazendo Gênero 10: desafios atuais dos feminismos..As mulheres usuárias da assistência social, o trabalho remunerado e o não remunerado. 2013. (Seminário).
      15. VII Congresso Latino-Americano de Estudos do Trabalho. Trabalho remunerado e autonomia feminina entre mulheres titulares do Programa. 2013. (Congresso).
      16. XVI Congresso Brasileiro de Sociologia. Atividades reprodutivas e autonomia feminina no Programa Bolsa Família. 2013. (Congresso).
      17. XXIX Congreso de la Asociación Latinoamericana de Sociología. Efeitos políticos da focalização e da condicionalidade nas ações de combate à pobreza. 2013. (Congresso).
      18. 1º Ciclo de Debates do Núcleo de Estudos de Gênero.Desigualdades de Gênero e Políticas Públicas. 2012. (Simpósio).
      19. 6º Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Percepções das beneficiárias do Programa Bolsa Família/Brasil sobre desigualdades, titularidade feminina do benefício, maternidade e cuidados. 2012. (Congresso).
      20. Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres. 2011. (Outra).
      21. III Seminário Nacional Sociologia e Política: Repensando Desigualdades em Novos Contextos.Políticas de Gênero. 2011. (Seminário).
      22. II Simpósio Gênero e Políticas Públicas.Gênero e Políticas Públicas. 2011. (Simpósio).
      23. VI Colóquio Nacional de História do Vale do Iguaçú - IX Semana de História.As ambiguidades da inclusão das mulheres no Programa Bolsa Família. 2011. (Simpósio).
      24. FAZENDO GENERO 9.Desigualdades de Gênero: um olhar sobre o feminino nos programas de combate à pobreza. 2010. (Seminário).
      25. Gênero e Políticas Públicas.Gênero e autonomia das mulheres no Programa Bolsa Família. 2010. (Simpósio).
      26. Homofobia e escola em questão.Homofobia e escola em questão. 2010. (Encontro).
      27. III Jornada de Humanidades do Colégio Estadual Professor Francisco Villanueva.Homofobia na escola. 2010. (Outra).
      28. II Simpósio Estadual sobre Formação de Professores de Sociologia.GEEMAS: Grupo de Estudos e Extensão sobre Materiais Didáticos de Sociologia. 2010. (Simpósio).
      29. I Simpósio sobre Estudos de Gênero e Políticas Públicas.Autonomia das mulheres titulares do Programa Bolsa Família. 2010. (Simpósio).
      30. I Simpósio sobre Estudos de Gênero e Políticas Públicas.Gênero e Políticas Públicas. 2010. (Simpósio).
      31. V Congreso Latinoamericano de Ciencia Política. Uma perspectiva de gênero sobre o combate à pobreza no Programa Bolsa Família/Brasil. 2010. (Congresso).
      32. VIII SEPECH - Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas.Estudos sobre mulher e gênero nas ciências humanas. 2010. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (19)
      1. MARIANO, SILVANA; GALVÃO, Elaine Ferreira ; RAMÍREZ-GÁLVEZ, Martha ; MORENO, M. E.. Curso de planejamento, gestão e controle social de políticas públicas. 2021. Outro
      2. MARIANO, Silvana Aparecida; FERREIRA, L. P. ; BULLA, L. C.. I Seminário de Pesquisa Gênero, Corporalidades, Direitos Humanos e Políticas Públicas. 2021. Outro
      3. MARIANO, SILVANA; ALMEIDA, C. C. R. ; FERREIRA, L. P. ; RAMÍREZ-GÁLVEZ, Martha ; GONÇALVES, Renata. VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2020. Congresso
      4. MARIANO, SILVANA; MORENO, M. E. ; MOLARI, B. ; SOUZA, Márcio Ferreira. Seminários de Pesquisa do Gepop/Uel. 2020. Outro
      5. MARIANO, SILVANA; JOHAS, B. C. M. ; VENTURA, R. W. ; BOMTEMPO, S.. Curso Mulheres na Política e Política(s) para Mulheres. 2020. Outro
      6. MARIANO, SILVANA; SOUZA, Márcio Ferreira ; MOLARI, B. ; MORENO, M. E.. Ciclo de debates sobre gênero, feminismos e desigualdades. 2020. Outro
      7. MARIANO, Silvana Aparecida. V Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2018. (Congresso).. . 0.
      8. MARIANO, Silvana Aparecida. 1968 - o ano que abalou o mundo. 2018. (Outro).. . 0.
      9. MARIANO, Silvana Aparecida. IV Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2016. (Congresso).. . 0.
      10. MARIANO, Silvana Aparecida; CARLOTO, C. M.. III Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2014. Congresso
      11. MARIANO, Silvana Aparecida. Direitos sexuais e reprodutivos das mulheres na América Latina: avanços e retrocessos. 2012. (Outro).. . 0.
      12. MARIANO, Silvana Aparecida. II Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2011. (Congresso).. . 0.
      13. MARIANO, Silvana Aparecida. Debate: Mulher nos espaços de poder. 2011. (Outro).. . 0.
      14. MARIANO, Silvana Aparecida; CARLOTO, C. M. ; GONÇALVES, Renata ; RAMÍREZ-GÁLVEZ, Martha ; LOURENÇO, Sandra. I Simpósio sobre Estudos de Gênero e Políticas Públicas. 2010. Congresso
      15. SOUZA, Márcio Ferreira ; MARIANO, Silvana Aparecida. Gênero e Políticas Públicas. 2010. Outro
      16. MARIANO, Silvana Aparecida. VIII SEPECH - Seminário de Pesquisa em Ciências Humanas. 2010. (Outro).. . 0.
      17. MARIANO, Silvana Aparecida. 6ª Conferência de Assistência Social de Londrina. 2005. (Outro).. . 0.
      18. MARIANO, Silvana Aparecida. 10ª Semana Municipal da Mulher. 2002. (Outro).. . 0.
      19. MARIANO, Silvana Aparecida. II Conferência Municipal dos Direitos da Mulher. 2001. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:31