Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ernani Rodrigues de Carvalho Neto

Doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2005), foi Visiting Scholar na Universidade de Coimbra (2003-04) e Research Fellow na Universitat Pompeu Fabra (2012-2013). Foi Coordenador do curso de Bacharelado em Ciência Política e Relações Internacionais na UFPE (2008-10). Foi Diretor da Associação Brasileira de Relações Internacionais (ABRI / 2009-2011). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFPE (2010-2012). Foi Assessor do Reitor (2011-2012), Diretor de Pós-Graduação (2014-2015) e Pró-reitor para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (2015-2019) da UFPE. Atualmente é Professor Associado IV do Departamento de Ciência Política e Coordenador do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da UFPE. Também é Bolsista de Produtividade em Pesquisa (Nível 2) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq e é o atual Editor da Revista Política Hoje. Coordenou projetos de pesquisa financiados pela FACEPE, CNPq e CAPES. Publicou artigos na Análise Social, America Latina Hoy, Brazilian Political Science Review, Revista de Sociologia e Política, Lua Nova, Sociologias, Revista Direito GV, entre outras e é Parecerista da America Latina Hoy, Brazilian Political Science Review, Revista de Estudios Sociales, Revista Brasileira de Ciências Sociais, Dados, Análise Social (Lisboa), Revista de Sociologia e Política, Latin American Policy, Revista Colombia Internacional, Revista Direito GV, entre outras. Tem interesse nas áreas de Política Brasileira, Política Comparada e Política Internacional. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/7185025416007213 (23/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Acadêmico Hélio Ramos S/N CFCH - 14º Andar Cidade Universitária 50670901 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21267358
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Ciência Política
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2021-Atual. MONITORAMENTO E AVALIACAO DOS GASTOS DE AUXILIOS EMERGENCIAS PARA O COVID-19 NO BRASIL
      Descrição: Qual é o efeito dos recursos extraordinários de emergência destinados ao COVID-19? O presente projeto tem como objetivo o monitoramento e avaliação da alocação de recursos federais para os entes subnacionais com o objetivo de combater a Covid-19. A expectativa é que a distribuição de recursos para estados e municípios tenha efeitos positivos sobre a implementação de ações e a efetividade no combate a Covid-19. Para testar essas hipóteses o trabalho propõe três dimensões de análise. A primeira foca na alocação de recursos entre os ministérios e a distribuição de transferências federais para estados e municípios. Essa primeira dimensão mostra quem ganha o quê. A segunda dimensão analisa a correição e a adequação legal no uso dos recursos federais para estados e municípios. Por último, a terceira dimensão foca na implementação e resultados alcançados por estados e municípios e propõe a relação de causalidade entre recursos federais e efeitos para a sociedade, portanto uma avaliação de impacto. O desenho de pesquisa é quantitativo e as análises preveem a proposição de indicadores originais de correição, implementação e eficácia no âmbito do combate a Covid-19. A pesquisa contribui para o estudo do uso de recursos públicos de forma emergencial e também para o acompanhamento pela sociedade das decisões governamentais para minimizar os efeitos da pandemia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado profissional: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto - Coordenador / Clovis de Melo - Integrante / Mariana Batista Silva - Integrante / Artur Leandro - Integrante.
      Membro: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto.
    2. 2018-Atual. PRETORES CONDENANDO A CASTA? A ATUACAO DOS TRIBUNAIS SUPERIORES NA ESFERA PENAL
      Descrição: Como se comportam os Tribunais Superiores (Supremo Tribunal Federal - STF e Superior Tribunal de Justiça - STJ), quando investido no papel de Corte de primeira instância, para o julgamento das ações penais originárias? As hipóteses de foro por prerrogativa de função, também conhecidas pela expressão ?foro privilegiado?, embora presentes ocasionalmente em uma gama de países, são um fenômeno associado a desenhos institucionais originários de transições democráticas, notadamente às Constituições latino-americanas. Esse instituto passou a gerar interesse em virtude da associação entre corrupção, financiamento de campanha e apoio de parlamentares ao Governo no Congresso Nacional. Ganharam notoriedade a partir do julgamento da ação penal nº 470, resultante do escândalo do ?Mensalão?, em que diversos atores do Executivo e do Legislativo foram condenados, em virtude de condutas ilícitas, anteriormente praticadas durante o exercício de mandato eletivo e/ou de função pública nas mais altas esferas decisórias. Partindo das hipóteses de que a Cortes Superiores são seletivas quanto aos processos que levam a julgamento e que muitas vezes optam por condutas autorrestritas, esta pesquisa dedica-se à compreensão empírica de tal fenômeno, através da análise de dados originais, codificados a partir de informações públicas disponíveis no sítio eletrônico dos Tribunais Superiores, testando prováveis relações de causalidade entre a conduta dos julgadores, as características das ações penais originárias a eles submetidas e os aspectos estruturantes dos atores políticos envolvidos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto - Coordenador / Enivaldo Carvalho da Rocha - Integrante / José Mário Wandeley Gomes Neto - Integrante / BARBOSA, LEON VICTOR DE QUEIROZ - Integrante.
      Membro: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto.
    3. 2017-Atual. Instituto da Democracia e da Democratizacao da Comunicacao
      Descrição: Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação pretende avançar a discussão sobre a democracia brasileira, a sua organização, os hábitos democráticos da população e a organização da mídia no país. O programa do Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação prima pela mobilização e agregação de grupos de pesquisa de quatro instituições principais - UFMG, UERJ, Unicamp e USP - além da participação de pesquisadores da Unb, UFPR, UFPE, UNAMA, IPEA e, internacionalmente, do CES/UC e da UBA. Pesquisadores de reconhecida competência nacional e internacional deverão promover duas atividades no âmbito do Instituto: (1) pesquisas de opinião pública sobre o estado da democracia no Brasil incluindo o legislativo e o judiciário; (2) proposição de aplicação de tecnologias de informação que melhorem a qualidade da democracia no Brasil. O Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação também terá como um dos seus eixos de atuação central a avaliação de como tecnologias de comunicação podem melhorar o desempenho da democracia. Esta parte será realizada em estreita colaboração com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES/UC). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto - Coordenador / Leonardo Avritzer - Integrante.
      Membro: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto.
    4. 2015-2018. MADISON E A RELACAO EXECUTIVO-JUDICIARIO NO BRASIL EM ROTA DE COLISAO
      Descrição: A questão central está no relacionamento entre o Executivo e o Judiciário. As investigações feitas apontam para existência de um Judiciário (representado pelo STF) disposto a reverter decisões judicias de hierarquia inferior em prol da lógica legislativa ordinária, ou seja, do interesse do Executivo (das maiorias). Essa perspectiva fere, em larga medida, o disposto por Madison em seus escritos federalistas. A pergunta que fazemos agora é se esse comportamento se restringe a Corte maior ou se ele está disseminado pelos tribunais federais, que ao fim e ao cabo respondem pelo grosso da demanda judiciária. Uma outra questão é se o atual desenho institucional não favorece a esse alinhamento e, por conseguinte, se está conexão cooperativa entre Executivo e Judiciário não seria danosa para o funcionamento da democracia, se ela não afetaria, em algum momento o direito das minorias. Este projeto é um estudo de caso que tem por base a análise do papel dos Presidentes dos Tribunais Federais, quando lhes é submetido um instrumento, cuja apreciação consiste manter ou suspender os efeitos concretos de uma decisão tomada por um órgão judicial de hierarquia inferior, relacionada com a paralisação ou a preservação de políticas públicas, especialmente as de natureza fiscal e econômica, denominado de pedido de suspensão. Mas também se trata de um esforço teórico comparativo com o escopo de compreender como se processa a relação Executivo- Judiciário em outras democracias, especialmente as democracias cujo regime é o Presidencialismo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto - Coordenador / Enivaldo Carvalho da Rocha - Integrante / José Mário Wandeley Gomes Neto - Integrante / BARBOSA, LEON VICTOR DE QUEIROZ - Integrante.
      Membro: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto.
    5. 2012-2015. RELACAO EXECUTIVO-JUDICIARIO NO BRASIL: terra icognita
      Descrição: O projeto de pesquisa apresentado tem como objetivo ampliar o conhecimento do processo decisório entre Executivo e Judiciário e analisar especificamente, no período de 1995 a 2010, o papel do Presidente do Supremo Tribunal Federal, no tocante ao pedido de suspensão, que consiste num instrumento processual instituído durante o governo militar. Este pedido é diretamente dirigido aos Presidentes dos Tribunais, com o objetivo de suspender os efeitos concretos de uma liminar ou de uma sentença, que podem causar danos ao interesse público, especificamente, à ordem, à segurança, à economia e à saúde públicas.O pesquisador possui uma larga experiência nesta área, produção consistente nos últimos 05 anos, em termos de artigos e capítulos de livro, além de se destacar na formação de mestrandos e doutorandos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto - Coordenador / Enivaldo Carvalho da Rocha - Integrante / Paulo Peres - Integrante / Leon Victor Queiroz - Integrante / José Mário Wandeley Gomes Neto - Integrante.
      Membro: Ernani Rodrigues de Carvalho Neto.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (33)
    1. VIII Congresso Latinoamericano de Ciencia Política. MADISON E A RELAÇÃO EXECUTIVO-JUDICIÁRIO NO BRASIL EM ROTA DE COLISÃO: A TEORIA REVISITADA. 2015. (Congresso).
    2. VIII Congresso Latinoamericano de Ciencia Política. Deciding on Decisions: The Supreme Court and the Judicialization of the Legislative Agenda of Brazilian Congress. 2015. (Congresso).
    3. XII Congreso Nacional de Ciencia Política. Las elecciones de 2014 en Brasil: un análisis coyuntural del desempeño de los partidos a nivel subnacional. 2015. (Congresso).
    4. I Colóquio Instituições Judiciais e Debate Político na América Latina.Judicialização da Política: a busca acabou?. 2014. (Outra).
    5. 2º Encontro de e-Justiça da UFPR. Relações entre o Executivo e o Judiciário: novos tempos?. 2013. (Congresso).
    6. 7º Congresso Latinoamericano de Ciência Política. O poder menos perigoso: interações entre os partidos políticos minoritários e o Supremo Tribunal Federal. 2013. (Congresso).
    7. 7º Congresso Latinoamericano de Ciência Política. O poder dos juízes: Supremo Tribunal Federal e o desenho institucional do Conselho Nacional de Justiça. 2013. (Congresso).
    8. Barcelona Workshop on Global Governance. 2013. (Seminário).
    9. VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.Presidencialismo de Coalizão: análises e perspectivas. 2013. (Seminário).
    10. VII Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.A Judicialização da Política Revisitada. 2013. (Seminário).
    11. 6º Congresso Latinoamericano de Ciência Política. A Análise do Processo de Indicação de membros da Suprema Corte brasileira e seus Entraves Metodológicos. 2012. (Congresso).
    12. 8 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Quem Controla e Como se Controla o Judiciário?. 2012. (Encontro).
    13. 8 Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Debatedor AT Política, Direito e Judiciário. 2012. (Encontro).
    14. I Fórum de Pós-graduação do IFCH-UFPA.As Redes de Pesquisa na Pós-graduação. 2012. (Outra).
    15. I Seminário da Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais da UFPE.A Pesquisa na Graduação. 2012. (Seminário).
    16. O Poder Judiciário e a Sociedade da Informação. CNJ e Accountability. 2012. (Congresso).
    17. Seminário Faculdade de Direito UFPR.Judiciário e Política: Agendas de Pesquisa. 2012. (Seminário).
    18. II Fórum Brasileiro de Pós-Graduação em Ciência Política. debateu a mesa ?Instituições e a Judicialização da Política? no Grupo de Trabalho ?Instituições Políticas?. 2011. (Congresso).
    19. III Encontro da Associação Brasileira de Relações Internacionais.Debatedor. 2011. (Encontro).
    20. Mercosul Quo Vadis.Instituições. 2011. (Seminário).
    21. Reforma Política e os Novos Standars do Direito Eleitoral.Pilares Constitucionais da Reforma Política. 2011. (Outra).
    22. XXVIII Congresso da Asciación Latinoamericana de Sociologia. O NOVO DESENHO INSTITUCIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO E O PROCESSO DE JUDICIALIZAÇÃO DA POLÍTICA. 2011. (Congresso).
    23. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política.Por Um Conceito Instrumental de Judicialização da Política. 2010. (Encontro).
    24. Eleições 2010: Perspectivas para a Atuação Internacional do Brasil.Eleições e Política Internacional. 2010. (Seminário).
    25. Retos de la Justicia Transicional en América Latina.Otros Processos de Justicia Transicional en América Latina. 2010. (Seminário).
    26. Seminário de Relações Internacionais.A Judicialização da Política: Aspectos Globais e Locais. 2010. (Outra).
    27. Seminário Graduação em Relações Internacionais: formação, padrões nacionais e inserção profissional.Reunião da Diretoria. 2010. (Seminário).
    28. Seminários Abiertos.La Judicialización de la Política: Aspectos Globales y Locales. 2010. (Seminário).
    29. V Congresso Latinoamericano de Ciência Política. Cortes, Política y Políticas en América Latina: nuevos retos e desafios. 2010. (Congresso).
    30. V Encontro da Associação Portuguesa de Ciência Política.Uma Porposta de Abordagem Multidimensional nos Estudos sobre o Legislativo Brasileiro. 2010. (Encontro).
    31. VI Encontro de Ciência Política & Relações Internacionais.Judicialização da Política no Brasil. 2010. (Seminário).
    32. VI Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais UFPE.GT Instituições Políticas. 2010. (Seminário).
    33. VI Seminário de Ciência Política e Relações Internacionais UFPE.Métodos em Relações Internacionais. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. CARVALHO, Ernani; E. C. Rocha ; MEDEIROS, M. A.. 7º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política. 2010. Congresso
    2. CARVALHO, Ernani; MEDEIROS, M. A. ; E. C. Rocha. Seminário Internacional: "Eleições 2010: Perspectivas para a atuação Internacional do Brasil". 2010. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Ernani Rodrigues de Carvalho Neto ⇔ Silvana Aparecida Mariano (1.0)
      1. MARIANO, SILVANA. Brazilian Political Science Review. 2020.
        [ busca Google | busca Bing ]

    • Ernani Rodrigues de Carvalho Neto ⇔ Fabiana Luci de Oliveira (1.0)
      1. Oliveira, Fabiana L. de; CUNHA, Luciana Gross ; CARVALHO, E.. Justiça e Política no Brasil Contemporâneo. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:30