Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Juliane Callegaro Borsa

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Avaliação Psicológica APlab - Pessoas & Contextos e do Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad). Coordenadora Acadêmica do Convênio de Duplo Título de Mestrado dos Programas Valutazione del funzionamento individuale in psicologia clinica e della salute (Università degli Studi di Perugia, Itália) e Psicologia Clínica (PUC-Rio). Bolsista Produtividade CNPq Nível 2. Jovem Cientista do Nosso Estado do Rio de Janeiro (JCN) entre 2016 e 2019. Tem Mestrado em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Doutorado e Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Período de licença maternidade de 02/15 a 07/15 e de 11/18 a 05/19. Áreas de pesquisa: fundamentos e medidas em psicologia, avaliação psicológica e desenvolvimento humano. Principais temáticas de interesse: problemas emocionais e comportamentais na infância, pessoas em situações de vulnerabilidade psicossocial, maternidade, papeis de gênero e processos de parentalidade. Índices Google: h = 21 e i10 = 42. Email: juliborsa@gmail.com. ORCID https://orcid.org/0000-0001-7703-5509. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/3492936364312399 (15/06/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Departamento de Psicologia. Rua Marquês de São Vicente, 225. Edifício Cardeal Leme Gávea 22451900 - Rio de Janeiro, RJ - Brasil - Caixa-postal: 22470060 Telefone: (21) 35271185 Ramal: 2074 URL da Homepage: https://www.psi.puc-rio.br/site/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. Fatores de risco e de protecao para os comportamentos agressivos na infancia
      Descrição: O comportamento agressivo pode ser definido como um ato ou conduta social intencional que visa causar algum dano físico ou psicológico a outra pessoa. Trata-se de um fenômeno comum na relação entre crianças, cuja etiologia tem caráter complexo e multifatorial. A presente pesquisa tem como objetivos gerais buscar evidências de validade de três novas medidas psicológicas e investigar a relação entre variáveis biopsicossociais e os comportamentos agressivos na infância. Pretende-se compreender que variáveis individuais (da criança e de seus cuidadores) e contextuais (comunitárias, sociais e familiares) atuam como preditoras de comportamentos agressivos em crianças brasileiras com idades entre 8 a 12 anos. Trata-se de uma pesquisa com delineamento quantitativo e transversal, composta por seis estudos, sendo três de caráter psicométrico e três estudos empíricos. Quanto aos objetivos específicos, o Estudo I, psicométrico, pretende investigar evidências iniciais de validade da Peer Aggressive Behavior for Parents (PABS-P). O Estudo II e o Estudo III, também psicométricos, visam adaptar e investigar evidências iniciais de validade da School-Age Temperament Inventory (SATI) e da Parenting Styles Assessment Scale (P-SAS), respectivamente. O Estudo IV, empírico, buscará compreender que variáveis biopsicossociais atuam como preditoras de comportamento agressivo em crianças. O Estudo V, buscará compreender, por meio de modelagem por equações estruturais, a relação entre temperamento infantil, práticas educativas parentais e comportamentos agressivos. Ainda, por meio de modelagem de equações estruturais, será avaliado o impacto das práticas parentais nos desfechos de comportamentos agressivos em crianças com diferentes perfis de temperamento. Por fim, o Estudo VI pretende avaliar o impacto das características positivas e negativas do clima familiar nos desfechos de comportamento agressivo em crianças em situação de risco psicossocial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    2. 2018-Atual. Escala de Positividade (EP): Adaptacao e Evidencias Iniciais de Validade para o Contexto Brasileiro
      Descrição: O presente projeto visa buscar evidências iniciais de validade de construto e de critério da Escala de Positividade (EP) para adolescentes brasileiros. Objetiva, também: 1) investigar as correlações entre a EP e outras medidas de saúde mental, esperança, otimismo, autoestima, afeto positivo e negativo; 2) investigar os níveis de positividade de homens e mulheres de diferentes faixas etárias e 4) conhecer possíveis associações entre as características de positividade e variáveis sociodemográficas. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Integrante / Bruno Figueiredo Damásio - Coordenador / CAPRARA, GIAN VITTORIO - Integrante / Hogrefe Publishing Corp. - Integrante.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    3. 2018-Atual. Predictor variables of aggressive behavior in childhood: a cross-cultural study with Brazilian, Italian and Portuguese school children
      Descrição: This cross-cultural study seeks to investigate similarities and differences in the levels of aggressive behavior in children in the Brazilian, Italian and Portuguese contexts.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante / ANa ISabel SAni - Integrante / ELisa Delvecchio - Integrante.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    4. 2016-2018. Psicopatologia e bem-estar: impactos no desenvolvimento de metas e objetivos de vida em jovens fluminenses
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo investigar indicadores de saúde mental em uma amostra de jovens do Rio de Janeiro, inseridos em diferentes contextos sociais e demográficos. Especificamente, pretende-se compreender a relação de diferentes fatores de risco e de proteção nos diferentes construtos psicológicos destes jovens. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante / Clarissa Pinto Pizarro de Freitas - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    5. 2016-Atual. Indicadores de comportamentos agressivos infantis no Desenho da Figura Humana
      Descrição: A presente pesquisa tem por objetivo geral investigar indicadores de comportamentos agressivos no desenho da figura humana (DFH). Para tanto, serão conduzidos dois estudos sequenciais. O Estudo I visa buscar indicadores de comportamentos agressivos no DFH em uma amostra de 400 crianças de 8 a 12 anos, estudantes de escolas de ensino fundamental do Rio de Janeiro. O Estudo II, por sua vez, objetiva selecionar os indicadores do DFH capazes de identificar crianças com e sem problemas de comportamentos agressivos e outros tipos de problemas de comportamentos externalizantes. Participarão do Estudo II 40 crianças de 8 a 12 anos, encaminhadas para avaliação psicológica no Laboratório de Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes (LAPcriad), vinculado ao Serviço de Psicologia Aplicada (SPA) do Departamento de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ao final desta pesquisa, espera-se elaborar uma lista de indicadores do DFH para avaliação de crianças com maiores e menores níveis de comportamentos agressivos, tanto em amostras comunitárias quanto em amostras clínicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante. Financiador(es): Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - Bolsa.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    6. 2016-Atual. Adaptation and cross-cultural validation of the Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S)
      Descrição: The joint research proposal to be signed between PUC-Rio and Unipg initially refers to the study of adaptation, evidence of internal validity and measurement invariance of the Peer Aggressive Behavior Scale (PAB-S). Subsequently, a cross-cultural study will be conducted on the prevalence and contextual and individual variables predictive of aggressive behavior problems in Brazilian, Portuguese and Italian children.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante / ANa ISabel SAni - Integrante / ELisa Delvecchio - Integrante / Hogrefe Publishing Corp. - Integrante. Financiador(es): Hogrefe Publishing Group - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    7. 2015-Atual. Construcao, evidencias de validade e normatizacao para o contexto brasileiro da Peer Aggressive Behavior Scale (PABS)
      Descrição: A presente pesquisa visa investigar evidências de validade e construir critérios normativos para Peer Aggressive Behavior Scale - PABS (Borsa, 2016). Trata-se de uma escala unidimensional de autorrelato, destinada a crianças de 7 a 12 anos. É composta por 25 itens que avaliam comportamentos agressivos físicos, verbais e relacionais comuns na interação entre pares. A intenção é fornecer uma medida objetiva dos comportamentos agressivos, que possa ser utilizada em ampla escala por psicólogos que trabalham com avaliação psicológica infantil em diferentes contextos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (6) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante. Financiador(es): Hogrefe Publishing Group - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    8. 2013-2016. Prevalencia de comportamentos agressivos em criancas escolares da cidade do Rio de Janeiro
      Descrição: Os comportamentos agressivos são definidos como atos que visam a causar dano físico ou psicológico a uma pessoa ou grupo. Quando não modulados ou quando intensos e persistentes, podem ocasionar importantes prejuízos para o desenvolvimento emocional, social e afetivo. Devido à sua alta prevalência e seu impacto negativo, os comportamentos agressivos têm sido foco de interesse de diferentes teorias, fomentando diversas pesquisas ao redor do mundo. Em crianças, os comportamentos agressivos são apontados como fatores de risco para o desenvolvimento. Estudos têm demonstrado que crianças agressivas tendem a apresentar, com maior frequência, problemas de comportamento em geral e dificuldades de interação social. O presente estudo tem por objetivo conhecer a prevalência de comportamentos agressivos em uma amostra de 800 crianças, de oito a 12 anos, estudantes do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro, RJ. A coleta de dados com as crianças será realizada coletivamente, em sala de aula, por meio da aplicação dos seguintes questionários: Strenghts and Difficulties Questionnaire (SDQ), Questionário de Comportamentos Agressivos e Reativos entre Pares (Q-CARP), Escala de Comportamentos Agressivos entre Pares (ECAP) e Desenho da Figura Humana (DFH). Participação deste estudo, também, os pais, mães e cuidadores responsáveis por estas crianças, os quais serão convidados a responder aos instrumentos Child Behavior Checklist (CBCL 6/18), Inventário de Clima Familiar (ICF) e a um questionário biossociodemográfico. Análises descritivas, testes T de Student e análises multivariadas de variância serão utilizados para avaliar possíveis diferenças entre grupos (por exemplo, meninos e meninas, escolas públicas e privadas e crianças de diferentes faixas etárias). Relações entre os resultados obtidos nos instrumentos e características da criança e do contexto serão analisadas mediante correlações de Pearson e modelagens de equações estruturais. Ao final deste estudo, espera-se conhecer a prevalência de comportamentos agressivos das crianças, verificando possíveis diferenças quanto à frequência, intensidade e tipo de agressão empreendida por meninos e meninas, de diferentes faixas etárias e pertencentes a escolas públicas e privadas da cidade do Rio de Janeiro. Pretende-se, também, conhecer que variáveis sociodemográficas estão associadas aos comportamentos agressivos e em que medida as características do contexto familiar associam-se à ocorrência destes comportamentos. Por fim, pretende-se, ainda, verificar possíveis associações entre os comportamentos agressivos e outras características emocionais, afetivas e comportamentais da criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    9. 2013-2015. Variaveis psicologicas dos usuarios do servico de emergencia do Hospital Municipal Miguel Couto
      Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo levantar indicadores de estresse, depressão e ansiedade e avaliar características de resiliência, bem-estar psicológico, saúde mental e autocuidados relacionados à saúde dos usuários do serviço de emergência do Hospital Miguel Couto, Rio de Janeiro, RJ. Especificamente, pretende-se avaliar em que medida as variáveis psicológicas acima descritas variam em relação ao sexo e a diferentes faixas etárias. Esta pesquisa integra o projeto guarda-chuva intitulado "Dimensões Analíticas do Fluxo de Informação na Trajetória do Usuário no Sistema Hospitalar", proposto pelos departamentos de Medicina, Psicologia e Serviço Social da PUC-Rio e financiado pelo programa PET-Saúde Redes 2013/2015, do Ministério da Saúde, Governo Federal. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador. Financiador(es): Ministério da Saúde - Auxílio financeiro.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    10. 2012-2016. A visao dos pais e maes sobre o bullying na infancia
      Descrição: Bullying é um subtipo de comportamento agressivo comum na infância e que se caracteriza por agressões intencionais e repetitivas, realizadas por um agressor contra sua vítima. O bullying pode implicar em diferentes prejuízos ao longo do desenvolvimento, tanto das crianças vítimas quanto das crianças agressoras. Estas dificuldades tendem a aumentar quando as crianças não se sentem acolhidas e compreendidas por seus cuidadores. O presente estudo tem como objetivo investigar a visão dos pais diante das situações de bullying e compreender as associações entre a ocorrência de bullying e as características do contexto familiar. Conhecer tais aspectos poderá auxiliar os pesquisadores na identificação de como os pais têm contribuído, direta ou indiretamente, para o surgimento e manutenção do bullying na sociedade, ou mesmo para a sua diminuição. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Coordenador / Silvia Helena Koller - Integrante / Giovanna Wanderley Petrucci - Integrante. Financiador(es): Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - Bolsa.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    11. 2012-2014. Fatores da familia e da escola no desenvolvimento de habilidades sociais e de comportamentos agressivos na infancia
      Descrição: Este estudo tem como objetivo investigar a influência de fatores do contexto familiar e escolar no desenvolvimento de habilidades sociais e de comportamentos agressivos entre pares na infância, utilizando, como base teórica, o modelo bioecológico de Bronfenbrenner. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e com abordagem quantitativa, do qual participarão crianças matriculadas em séries do ensino fundamental de escolas públicas e privadas do município de Porto Alegre. Participarão também seus respectivos pais e/ou mães e professores da escola. Os resultados poderão fornecer informações que contribuam para discussões acerca do papel da família e da escola no contexto brasileiro. Poderão, ainda, auxiliar no desenvolvimento de programas de intervenção que visem à redução de comportamentos agressivos entre pares e ao aumento de habilidades sociais, podendo auxiliar na adaptação social na infância. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Integrante / Silvia Helena Koller - Coordenador / Giovanna Wanderley Petrucci - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    12. 2010-2012. Avaliacao da Agressividade atraves do DFH: Evidencias de Validade da Escala Van Hutton
      Descrição: Trata-se de um estudo de corte transversal e metodologia quantitativa que visa buscar evidências de validade dos indicadores de comportamento agressivo ao Desenho da Figura Humana (DFH), a partir dos itens da escala Aggression and Hostility (AH), proposta por Van Hutton (1994). A amostra do estudo foi constituída por 302 adolescentes, entre 12 a 15 anos, estudantes de quinta a oitava séries de escolas públicas e particulares da cidade de Porto Alegre, RS. Como medida de avaliação de presença de comportamentos agressivos foi utilizado o Questionário sobre bullying Modelo TMR (Training and Mobility of Researchers), adaptado por Ortega et al (1999), a partir do questionário original de Olweus (1993). Este questionário possui 15 questões de múltipla escolha, os quais objetivam identificar os tipos e formas de bullying e a frequência com que ocorrem. Possibilita também, a identificação dos adolescentes enquanto vítimas, agressores, vítimas/agressores e testemunhas. Também foi utilizado o instrumento DFH. Foi solicitado o desenho de uma pessoa, em folha branca, tamanho A4, entregue na posição vertical, sem tempo determinado para sua realização. Os instrumentos foram aplicados coletivamente, em sala de aula. Os desenhos foram pontuados com base nos itens da escala Aggression and Hostility (Van Hutton, 1994), nas escalas globais de avaliação do DFH (Bandeira & Arteche, 2006) e em 5 itens adicionais, criados a posteriori. Na primeira etapa, a análise dos desenhos será realizada às cegas, por quatro juízes devidamente treinados, que atribuirão a pontuação de acordo com a presença (1 ponto) ou ausência (0 ponto) de cada item. A análise de concordância entre juízes será efetuada mediante cálculo do indice Kappa para cada item analisado. Serão consideradas satisfatórias, as concordâncias acima de 0.80, conforme proposta de Landis & Koch (1977). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Especialização: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Integrante / Jimena Anollés - Integrante / Denise Ruschel Bandeira - Coordenador / Claudio Hutz - Integrante / Claudia Bandeira - Integrante / Daiane Souza - Integrante / Maiala Bittencourt Silvano - Integrante / Mariana Bauermann - Integrante.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    13. 2010-2012. Peers Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB-Q): validation evidences to the Italian context
      Descrição: This study aims to validate the Peers Aggressive and Reactive Behaviors Questionnaire (PARB ?Q) for the Italian context. It is a newly developed self-rating scale assessing reactive and proactive child aggression. The content validity of the items included in the scale was evaluated and the factor structure and internal consistency of retained factors was assessed. Exploratory Factor Analyses (EFA), Parallel Analyses (PA); Confirmatory Factor Analysis (CFA), test-retest analyses, and Convergent Validity were used.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Integrante / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante / Paola Gremigni - Coordenador.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    14. 2010-2012. Cross-Cultural Validation of The Peer Aggressive and Reactive Behavior Questionnaire (PARB-Q): A Comparison of The Brazilian and Italian Children
      Descrição: The objective of this study was to cross-validate the PARB-Q to the Brazilian and Italian contexts, and to compare the levels of aggressive behavior and reactions to peer aggression in the Brazilian and Italian children. Participants were 587 Italian and 727 Brazilian students of elementary public schools. Multigroup confirmatory factor analyses were conducted. Configural, metric, scalar and structural invariance were achieved, possibiliting cross-cultural comparisons. A MANCOVA was conducted in order to evaluate differences in boys and girls and in Brazilian and Italian children regarding the levels of each scale of the PARB-Q, using age as a co-variate. Boys presented higher levels than girls in Peer Aggression Scale (PA) and reactive aggression factor (RA). Girls presented higher levels than boys in seeking teacher support factor (STS) and internalized reactions factor (IR). Compared to Brazilian children, Italian children presented higher levels in PA and Brazilian children higher levels in IR. These results are discussed based on the literature.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Juliane Callegaro Borsa - Integrante / Denise Ruschel Bandeira - Integrante / Bruno Figueiredo Damásio - Integrante / Paola Gremigni - Coordenador. Financiador(es): ALMA MATER STUDIORUM ? UNIVERSITA di BOLOGNA - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (8)
    1. Visiting Researcher Program, Università di Perugia, Itália.. 2018.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    2. Bolsa de Doutorado Sanduíche Reverso, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ.. 2018.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    3. Bolsa Produtividade CNPq Nível 2, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).. 2017.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    4. Edital FAPERJ Nº 10/2016 - Programa Jovem Cientista do Nosso Estado (JCNE), Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ.. 2016.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    5. Edital FAPERJ Nº 04/2016 ? Programa Apoio a Grupos Emergentes de Pesquisa no Estado do Rio de Janeiro, Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do RJ - FAPERJ.. 2016.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    6. Programa de Incentivo à Produtividade em Ensino e Pesquisa, 2015 - 2016, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.. 2015.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    7. Programa de Incentivo à Produtividade em Ensino e Pesquisa, 2013 - 2015, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro - PUC-Rio.. 2013.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.
    8. Edital Universal, 2013-2016, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq.. 2013.
      Membro: Juliane Callegaro Borsa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. Encontro Pedagógico Online - UNIFIP.Quem é o(a) Professor(a) dos tempos atuais?. 2021. (Encontro).
    2. 47ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. O desenho na avaliação psicológica com crianças. 2017. (Congresso).
    3. 8º Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação psicológica ao longo do ciclo vital: desafios e possibilidades. 2017. (Congresso).
    4. XI Congresso Brasileiro de Psicologia do Desenvolvimento. A Prática da Avaliação Psicológica Infantil em Diferentes Contextos e Demandas. 2017. (Congresso).
    5. XIX Jornada Clínica do Serviço de Psicologia Aplicada (SPA).Avaliação psicológica infantil: compreendendo a criança e seu contexto a partir de um olhar biopsicossocial. 2017. (Outra).
    6. 46º Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Psicologia. A visão dos pais sobre o bullying infantil. 2016. (Congresso).
    7. I Seminário de Neurosciências.Desenvolvimento Infantil. 2016. (Seminário).
    8. IV Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologiagia. 2015. (Seminário).
    9. 50 anos de Psicologia na UERJ.A Avaliação Psicológica nos cursos de graduação em Psicologia no Rio de Janeiro. 2014. (Outra).
    10. 8ª Mostra Regional de Práticas em Psicologia - CRP-RJ.Positividade, espiritualidade e religiosidade: características psicológicas importantes na melhoria de pacientes. 2014. (Outra).
    11. Fórum de Discussão de Ética - XV Simpósio da ANPEPP. 2014. (Outra).
    12. III Seminário Novos Horizontes da Pós-Graduação em Psicologia da ANPEPP. 2014. (Seminário).
    13. VII Congresso da Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos.Psicopatologia, saúde mental e avaliação psicológica. 2014. (Simpósio).
    14. XI Semana de Psicologia da UFRJ: "As múltiplas orientações da Psicologia".Psicologia Infantil, Saúde Mental e Avaliação Psicológica de Crianças e Adolescentes. 2014. (Outra).
    15. Fórum de Discussão de Ética - XV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2014. (Simpósio).
    16. I IBNequinho - I Encontro em Desenvolvimento Infantil: da neuropsicologia às políticas públicas.Contribuições da avaliação psicológica para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. 2013. (Encontro).
    17. IV Seminário Internacional de Habilidades Sociais.Níveis de positividade em uma amostra de jovens adultos brasileiros. 2013. (Seminário).
    18. VI Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica e IX Congreso Iberoamericano de Diagnóstico E Evaluación Psicológica. Evidências de Validade de Construto da Escala de Positividade (EP) para o Contexto Brasileiro. 2013. (Congresso).
    19. Fórum Internacionalização do XIV Simpósio ANPEPP. 2012. (Simpósio).
    20. The 8th Conference of the Internacional Test Commission. Cross-cultural validation of the Peer Aggressive and Reactive Behavior Questionnaire in the Brazilian and Italian context. 2012. (Congresso).
    21. XIV Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2012. (Simpósio).
    22. V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Curso - Técnicas Gráficas (HTP e DFH). 2011. (Congresso).
    23. VIII Salão de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão da ULBRA Torres.Prevalência de problemas de comportamento em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. 2011. (Outra).
    24. XII Salão de Iniciação Cientifica da PUCRS.Relação entre prevalência de problemas de comportamento e variáveis sociodemográficas em uma amostra de crianças do Rio Grande do Sul. 2011. (Outra).
    25. XX Jornada de Pesquisa e Inovação em Psicologia.Prevalência de Problemas de Comportamento em uma Amostra de Crianças do Rio Grande do Sul. 2011. (Outra).
    26. XX Jornada de Pesquisa e Inovação em Psicologia.Relações entre Comportamento Agressivo Infantil e as Variáveis Gênero, Idade e Tipo de Escola. 2011. (Outra).
    27. XIII Simpósio de Pesquisa e Intercâmbio Científico da ANPEPP. 2010. (Simpósio).
    28. XI Salão de Iniciação Científica PUCRS.Adaptação do Questionario Italiano CAP - Comportamenti Aggressivi Tra Pari para o Contexto Brasileiro. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (8)
    1. BORSA, J.C.; SENGES, L.. APlab e o Mulherio: Contra o Preconceito e a Misoginia. 2021. Outro
    2. BORSA, J. C.; VARAS, G. V. V. ; REIS, B. ; AMARAL, R. C. ; PADILHA, A. ; SENGES, L. ; VELOSO, R. ; POLLI, I. ; TEBYRICA, V. ; GONCALVES, J. C. ; MELLO, M. ; AGUIAR, C.. IV Encontro do APlab. 2020. Congresso
    3. SEIZE, M. M. ; BORSA, J.C.. II Simpósio Carioca sobre o Transtorno do Espectro Autista. 2018. Outro
    4. Borsa, J.C.; Grupo de Pesquisa APLAB. III Encontro do APlab. 2018. Congresso
    5. BORSA, J.C.; SEIZE, M. M.. I Simpósio Carioca sobre o Transtorno do Espectro Autista. 2017. Outro
    6. Borsa, J.C.; Grupo de Pesquisa APLAB. II Encontro do APlab. 2017. Congresso
    7. BORSA, J. C.; Grupo de Pesquisa APLAB. I Encontro do APlab. 2014. Congresso
    8. BORSA, J.C.; BANDEIRA, Denise R.. A Escola Contra o Bullying. 2011. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Wagner de Lara Machado (3.0)
      1. Machado, W. L. ; DAMASIO, B. F. ; BORSA, J.C. ; Silva, J. P.. Dimensionalidade da escala de estresse percebido (Perceived Stress Scale, PSS-10) em uma amostra de professores. Psicologia: Reflexão e Crítica (UFRGS. Impresso). v. 27, p. 38-43, issn: 0102-7972, 2014.
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      2. DAMASIO, B. F. ; Machado, W. L. ; BORSA, J.C. ; da Silva, Joilson Pereira. Estrutura fatorial do QSG-12 em uma amostra de professores escolares. Em: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação psicológica: avanços e desafios, 2011, Bento Gonçalves. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação psicológica: avanços e desafios, 2011.
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      3. Machado, W. L. ; DAMASIO, B. F. ; BORSA, J.C. ; Silva, J. P.. Estrutura Fatorial da Escala de Estresse Percebido (PSS-10) em uma amostra de professores escolares. Em: V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação psicológica: avanços e desafios, 2011, Bento Gonçalves. Anais do V Congresso Brasileiro de Avaliação Psicológica. Avaliação psicológica: avanços e desafios, 2011.
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    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Giana Bitencourt Frizzo (2.0)
      1. FRIZZO, G. B.; Pedrini, J.R. ; Souza, D.S. ; BANDEIRA, D. R. ; BORSA, J. C.. RELIABILITY OF THE CHILD BEHAVIOR CHECKLIST AND TEACHER?S REPORT FORM IN A SAMPLE OF BRAZILIAN CHILDREN. Universitas Psychologica. v. 14, p. 149-156, issn: 1657-9267, 2015.
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      2. Souza, D.S. ; FRIZZO, G. B. ; BORSA, J. C. ; Pedrini, J.R. ; BANDEIRA, D. R.. Confiabilidade do Child Behavior Checklist e do Teacher Report Form em uma amostra de crianças brasileiras. Em: III Congresso Latino-americano de Avaliação Psicológica, 2012, Belo Horizonte. Anais do III Congresso Latino-americano de Avaliação Psicológica. Belo Horizonte: PUC Minas, p. 77-77, 2012.
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    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Maycoln Leôni Martins Teodoro (1.0)
      1. BORSA, J.C.; TEODORO, M. ; BARBOSA, A. A. G. A. E. ; SOUZA, L. K.. A Avaliação da Capacidade de Adaptação na Infância e na Adolescência. Em: Claudio Simon Hutz. (Org.). Avanços em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica de Crianças e Adolescentes II. 1ed.São Paulo. : Casa do Psicólogo/Pearson. 2012.p. 215-236.
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    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Luísa Fernanda Habigzang (1.0)
      1. COSTA, A. B. ; PAVELTCHUK, F. ; LAWRENZ, P. ; VILANOVA, F. ; BORSA, J. C. ; Damásio, B. F. ; HABIGZANG, LUÍSA FERNANDA ; NARDI, H. ; DUNN, T.. Protocolo para Avaliar o Estresse de Minoria em Lésbicas, Gays e Bissexuais. PSICO-USF. v. 25, p. 207-222, issn: 2175-3563, 2020.
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    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Cristian Zanon (1.0)
      1. Zanon, Cristian; Borsa, Juliane Callegaro ; Bandeira, Denise Ruschel ; Hutz, Claudio Simon. Relações entre Pensamento Ruminativo e Facetas do Neuroticismo. Estudos de Psicologia (PUCCAMP. Impresso). v. 29, p. 173-181, issn: 0103-166X, 2012.
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    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Daniela Sacramento Zanini (1.0)
      1. ZANINI, D. S. ; BORSA, J.C.. Avaliação e Enfrentamento de Problema de Crianças e Adolescentes com Diferentes Níveis de Comportamentos Externalizantes. Psico (PUCRS. Online). v. 46, p. 188-197, issn: 1980-8623, 2015.
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    • Juliane Callegaro Borsa ⇔ Ângelo Brandelli Costa (1.0)
      1. COSTA, A. B. ; PAVELTCHUK, F. ; LAWRENZ, P. ; VILANOVA, F. ; BORSA, J. C. ; Damásio, B. F. ; HABIGZANG, LUÍSA FERNANDA ; NARDI, H. ; DUNN, T.. Protocolo para Avaliar o Estresse de Minoria em Lésbicas, Gays e Bissexuais. PSICO-USF. v. 25, p. 207-222, issn: 2175-3563, 2020.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:42