Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cristian Zanon

É graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), Mestre (2009), Doutor (2011) e Pós-Doutor (2011) em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Fez estágio de doutoramento sanduíche na University of Massachusetts Amherst (2010-2011) na área de psicometria sob orientação do Dr. Ronald Hambleton. Tem experiência e desenvolve pesquisas na área da Psicologia, com ênfase em psicometria, Psicologia Positiva e Personalidade (Big Five). É Editor Associado da revista Psicologia: Reflexão e Crítica. É membro (2014 - 2018) e Coordenador do Grupo de Trabalho da ANPEPP Avaliação em Psicologia Positiva e Criatividade (2018 - até o presente). Segundo Tesoureiro da Associação Brasileira de Psicologia Positiva (ABP+ 2018 - 2020) e primeiro tesoureiro da ABP+ (2021 - ). Atualmente, é professor de Métodos Quantitativos no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Além disso, tem interesse em Structural Equation Modeling, Teoria de Resposta ao Item e G-models. . e-mail: crstn.zan@gmail.com (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/0250625483575345 (20/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Psicologia. Rua Ramiro Barcelos - de 2600 sala 101 Rio Branco 90035003 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (011) 941712481
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2020-Atual. Investigando Conscienciosidade no Brasil: Adaptacao e Validacao da Escala Chernyshenko de Conscienciosidade
      Descrição: Conscienciosidade é um dos fatores de personalidade do modelo Big Five que mais se relaciona com o modo que as pessoas atuam na sociedade. Este fator compreende características como propensão a seguir normas, planejar, ser direcionado por metas e retardar gratificações. Este projeto busca adaptar a Escala Chernyshenko de Conscienciosidade para o Brasil e produzir evidências de validade e fidedignidade para a escala em diversos contextos. Para isto, pretende-se coletar dados com participantes de diversas partes do país e avaliar sua adequação entre homens e mulheres e entre participantes das cinco macro-regiões brasileiras. A Escala Chernyshenko de Conscienciosidade é um instrumento amplo e robusto capaz de avaliar as cinco facetas replicadas de conscienciosidade de forma completa ? o que constitui um diferencial importante em relação a outros instrumentos disponíveis no contexto nacional e internacional. Procedimentos estatísticos robustos como análises fatoriais exploratórias e confirmatórias serão usados para avaliar a estrutura interna da escala e o nível de invariância entre os grupos de interesse (procedimento ainda não implementado com esta escala). Ademais, este projeto busca testar novas hipóteses sobre as relações das facetas da conscienciosidade com bem-estar subjetivo e engajamento acadêmico em universitários e adolescentes. Com este projeto será possível obtermos uma escala de alta qualidade disponível gratuitamente para uso em avaliações em larga escala e em intervenções para o aumento da conscienciosidade em brasileiros. Este projeto também permitirá avançar o conhecimento sobre similaridades e diferenças de indicadores de conscienciosidade entre diferentes grupos e indicará quais facetas da conscienciosidade constituem preditores mais relevantes de bem-estar subjetivo e engajamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador / Amanda Mayer da Rocha - Integrante / Maurício Raskin Goldstein - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Cristian Zanon.
    2. 2019-Atual. Adaptacao e Validacao das Escalas de Abertura e Intelecto do Big Five Aspect Scales (BFAS)
      Descrição: O projeto tem como objetivo adaptar as escalas de Abertura e Intelecto do Big Five Aspect Scales (BFAS) para o contexto brasileiro, de forma a viabilizar a realização de estudos sobre os aspectos Abertura e Intelecto separadamente na população brasileira. Também serão buscadas evidências de validade discriminante desses aspectos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador / Rodrigo R. Fabretti - Integrante.
      Membro: Cristian Zanon.
    3. 2018-Atual. Grato na medida certa: relacoes entre frequencia de gratidao e bem-estar
      Descrição: Adaptação de medidas de gratidão e desenvolvimento de intervenções para aumento do bem-estar.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador / Júlio Frota Liboa Pereira d Souza - Integrante.
      Membro: Cristian Zanon.
    4. 2017-2020. Vivencias academicas, personalidade e bem-estar subjetivo em universitarios
      Descrição: Evidências indicam que estudantes universitários brasileiros apresentam menores níveis de bem- estar subjetivo que estudantes do ensino médio e ensino fundamental. Uma vez que a personalidade é o mais importante preditor do bem-estar, deseja-se avaliar quanto as vivências acadêmicas explicam da variância do bem-estar controlando o quanto personalidade explica. Em outras palavras, o objetivo desse projeto é avaliar se as vivências acadêmicas explicam bem-estar controlando a parcela de variância explicada pela personalidade. Para isso, um modelo híbrido que inclui personalidade, vivências acadêmicas e bem-estar subjetivo será avaliado com o uso de equações estruturais. Além disso, será realizado uma validação cruzada do modelo em outra amostra para avaliar a estabilidade do modelo proposto com o uso de outros instrumentos. Os resultados fornecidos por esse estudo poderão subsidiar intervenções de forma a orientar o modo como trabalhar a adaptação acadêmica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Cristian Zanon.
    5. 2017-Atual. Investigando depressao, ansiedade e estresse atraves de modelos bifactor
      Descrição: Avanços teóricos e empíricos sobre modelos de psicopatologia indicam a importância de avaliar sintomas psicopatológicos em conjunto. Um modelo que vem ganhando popularidade para avaliar sintomas em conjunto é o bifactor. Utilizando este e outros modelos teóricos testados via structural equation modeling, este projeto busca avaliar as relações entre depressão, ansiedade e estresse: 1) dentro e entre culturas, 2) em populações expostas a estressores como bombeiros, policiais e militares, 3) entre grupos de diferentes etnias, 4) entre grupos LGBTs, e 5) ao longo da adolescencia e idade adulta. Ademais, este projeto busca avaliar relações de depressão, ansiedade e estresse com bem-estar, resiliência, neuroticismo e outros correlatos relevantes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador / Rachel E. Brenner - Integrante.
      Membro: Cristian Zanon.
    6. 2015-2017. Avaliacao da independencia local e uso de vinhetas-ancora na Escala de Satisfacao de Vida
      Descrição: Satisfação de vida constitui a dimensão cognitiva do bem-estar subjetivo (BES), um tema alvo de avaliação e inserção em políticas públicas em alguns países. Evidências indicam que, além de muito desejável, o BES está associado a melhor saúde, sucesso e longevidade. Por estas razões, a adequada avaliação do BES é fundamental para o avanço do conhecimento sobre o tema. Estudos têm avaliado possíveis vieses que influenciam avaliações do BES, contudo, nenhum estudo até o momento avaliou a própria influência que os itens da Escala de Satisfação de Vida (ESV), instrumento mais usado para avaliar este construto, causam nas respostas dos itens. Também não foram localizados estudos que investigaram o papel de escalas de afetos positivos e negativos nas respostas dos itens da ESV. Este projeto pretende avaliar estes dois pontos em dois estudos distintos e também avaliar se o uso de vinhetas-âncora melhora as propriedades psicométricas da ESV. O primeiro estudo investigará se a disposição dos itens da ESV é relevante e será realizado com 600 universitários que responderão a ESV com itens dispostos em ordem diferente. O segundo estudo será de medidas repetidas em 3 grupos (40 universitários por grupo) que responderão escalas de BES em diferentes ordens e avaliará se a apresentação de escalas de afetos antes da ESV aumentam ou não o endossamento dos itens da ESV. Por fim, o último estudo transversal com 200 participantes avaliará se vinhetas-âncora aumentam a intercorrelação dos itens da ESV e melhoram a predição de variáveis relatadas na literatura como associadas à satisfação de vida, a saber: afetos e personalidade. Este projeto pretende contribuir para o conhecimento sobre fatores que enviesam a medida da satisfação de vida e propõe um novo método para aprimoramento da medição de SV. Ademais, este projeto permitirá a criação de uma nova linha de pesquisa neste programa de pós-graduação: a psicometria experimental.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristian Zanon.
    7. 2015-Atual. Validacao do instrumento de mensuracao de desenvolvimento infantil - Early Human Capability Index (EHCi) - para o contexto brasileiro
      Descrição: O objetivo principal deste estudo é obter uma versão brasileira do instrumento de desenvolvimento infantil EHCi, onde não apenas o conteúdo dos itens reflita de forma fidedigna o instrumento original, mas, também, esteja de acordo com o contexto de creches e pré-escolas brasileiras.Adicionalmente, pretendemos validar versões idade-específicas mais curtas (30 itens), para que seja possível pedir às educadoras que preencham com regularidade e confiabilidade. É sugerida a construção de questionários específicos para cada intervalo de seis meses, completando 5 entre 36 e 60 meses de idade (3 e 5 anos).Para tanto, será realizada a aplicação piloto da versão traduzida e validada pelos autores do instrumento original. O piloto será realizado em escolas de educação infantil públicas do município de Itatiba, Estado de São Paulo. O instrumento será aplicado em amostra de aproximadamente 2.500 crianças para posterior análise de suas propriedades psicométricas. Importante notar que o instrumento não será aplicado diretamente nas crianças, mas sim será um questionário respondido pelos professores a respeito das crianças. Considerando que um terço de nossa amostra de crianças esteja na creche e dois terços na pré-escola, calculamos que os questionários serão respondidos por aproximadamente 155 professores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristian Zanon - Coordenador / Ricardo Primi - Integrante / Daniel Santos - Integrante / Sally Brickman - Integrante.
      Membro: Cristian Zanon.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. The International Test Commission Scholarship Program, International Test Commission.. 2014.
      Membro: Cristian Zanon.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. 2nd World Conference on Personality.The role of reading skills and socioeconomic status in recovering personality structure in adolescence. 2016. (Simpósio).
    2. XXIV Jornada de Pesquisa e Inovação em Psicologia.Psicometria experimental: Aplicações na área da personalidade e bem-estar subjetivo. 2015. (Outra).
    3. The 9th Conference of the International Test Commission. Dimensionality of the core self-evaluation scale: Contrasting common factor models with the random intercept item factor analysis. 2014. (Congresso).
    4. The 9th Conference of the International Test Commission. Evaluating acquiescence and negative wording in self-report testing. 2014. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. ZANON, Cristian. Jornada Gaúcha de Neuropsicologia. 2007. (Outro).. . 0.
    2. ZANON, Cristian. V Fórum de Discussões "Apresentação de Casos Clínicos". 2005. (Outro).. . 0.
    3. ZANON, Cristian. IV Semana Acadêmica de Psicologia. 2004. (Congresso).. . 0.
    4. ZANON, Cristian. Aqui Agora: Conhecendo um pouco de Gestalt Terapia. 2004. (Outro).. . 0.
    5. ZANON, Cristian. I Fórum de Discussões - Vivências na Clínica. 2004. (Outro).. . 0.
    6. ZANON, Cristian. Feira das Profissões - VI Edição. 2004. (Exposição).. . 0.

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:29