Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Patrice Schuch

É professora adjunta do Departamento de Antropologia e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado e doutorado em Antropologia Social por essa mesma universidade e estágio de doutorado no exterior na Universidade da Califórnia em Berkeley. É pesquisadora do Núcleo de Antropologia e Cidadania (NACi/UFRGS) e do Grupo de Estudos sobre Antropologia e Deficiência (GEAD) da UFRGS. É autora do livro: Práticas de Justiça: antropologia dos modos de governo da infância e juventude no contexto pós-ECA e co-organizadora das obras: Direitos e Ajuda Humanitária: perspectivas sobre gênero, família e saúde, Ética e Regulamentação na Pesquisa Antropológica, Políticas de Proteção à Infância: um olhar antropológico, entre outros. Seus temas de pesquisa privilegiam as temáticas das tecnologias de governo, direitos humanos e produção de legibilidade, abrangendo as áreas da infância e juventude, das políticas para as pessoas em situação de rua, da produção da deficiência como categoria política e das infraestruturas de cuidado face à pandemia da Covid-19. É membra da Associação Brasileira de Antropologia (ABA), associação em que atua como membra da Comissão de Direitos Humanos. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1747539632586169 (14/04/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Departamento de Antropologia. AV. Bento Gonçalves, 9500 Agronomia 91509900 - Porto Alegre, RS - Brasil Telefone: (51) 33086867 URL da Homepage: https://www6.ufrgs.br/deptoantropologia/index.php?d=1p=134
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Antropologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2018-Atual. Living with Disability: an anthropological contribution to public policies
      Descrição: Os estudos sobre deficiência são uma área de pesquisa nova, mas, no entanto, vital no Brasil. Com quase dois milhões e meio de brasileiros atingidos pela pobreza recebendo ajuda do governo por conta de suas deficiências físicas e mentais crônicas, estudiosos, bem como os profissionais das políticas públicas enfrentam o desafio de fornecer suporte adequado a um grande número de pessoas e suas famílias a fim de garantir os direitos básicos de bem-estar. Só recentemente os cientistas sociais começaram a trazer suas perspectivas ao complicado conjunto de questões culturais, sociais e econômicas envolvidas neste tema. Neste projeto, esperamos reunir recursos para desenvolver uma rede de pesquisa para estudos de deficiência que as questões contemporâneas das políticas públicas sobre deficiência com os insights fornecidos pela análise antropológica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador / Ceres Victora - Integrante / Valéria Aydos Rosário - Integrante / Helena Fietz - Integrante / Claudia Lee Williams Fonseca - Integrante / Caroline Silveira Sarmento - Integrante. Financiador(es): British Council - Cooperação.
      Membro: Patrice Schuch.
    2. 2017-Atual. Direitos Humanos, Tecnologias de Governo e Praticas de Legibilidade: um estudo sobre as formas de inscricao politica das pessoas em situacao de rua no Brasil
      Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é a compreensão antropológica das formas de produção da legibilidade, no âmbito das políticas de direitos humanos para pessoas em situação de rua. Legibilidade é aqui entendida como um processo de inscrição estatal que se realiza por meio de classificações, simplificações e padronizações de populações, para fins de governo (Das e Poole, 2004; Scott, 1998 e Schuch, 2015). A partir do método etnográfico, a pesquisa terá como foco empírico dois âmbitos diversos, mas inter-relacionados, de problematização do tema: de um lado, as formas de produção e denúncia pública de narrativas e testemunhos de violência aos direitos humanos das pessoas em situação de rua, estudados preferencialmente a partir da relação com as pessoas em situação de rua, com o movimento social organizado e com as instituições representativas desta população; de outro lado, a construção de formas de inscrição político-legais das violações de direitos das pessoas em situação de rua, no âmbito das instituições policiais e jurídicas brasileiras. O interesse em estudar tais domínios provém de um investimento analítico na importância das variadas tecnologias de governo ? engrenagens, técnicas, focos, projetos, enfim, meios destinados a consecução de determinado fim (Fonseca et al, 2016; Ong, 2003; Ong e Collier, 2005 e Rose, 1999) que mediam tais narrativas de violação e as inscrevem em artefatos político-legais que produzem acontecimentos estabilizados diferencialmente em ?fatos? jurídicos de violação aos direitos humanos ou em ?rumores? de violência. Arguindo por uma concepção performativa dos direitos, acredito que este projeto de pesquisa possa trazer uma dupla contribuição, tanto no que se refere às problematizações antropológicas em torno das práticas de legibilidade e das práticas de ?fazer o Estado? (Das e Poole, 2014; Mitchell, 1999; Sharma e Gupta, 2006 e Souza Lima, 2012), quanto no que se refere às formas de institucionalização dos direitos humanos e suas formas de expansão pelas lutas sociais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador / Calvin da Cas Furtado - Integrante / Caroline Silveira Sarmento - Integrante / Jorge Holanda - Integrante.
      Membro: Patrice Schuch.
    3. 2016-2017. Populacao de Rua: politicas publicas, praticas e vivencias
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa financiado pela Prefeitura de Porto Alegre, para mapeamento censitário da população de rua em Porto Alegre, bem como a incursão etnográfica em abrigos e albergues destinados a esse público, para compreensão de práticas e políticas associadas à situação de rua.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (30) . Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador / Ivaldo Gehlen - Integrante. Financiador(es): Prefeitura Municipal de Porto Alegre - Auxílio financeiro.
      Membro: Patrice Schuch.
    4. 2014-2017. Direitos Humanos, Praticas e Politicas de Auditoria na Gestao da Infancia e Juventude no Brasil: um estudo antropologico
      Descrição: O objetivo principal deste projeto de pesquisa é o mapeamento e a compreensão antropológica dos circuitos de promoção, difusão e desenvolvimento das práticas de auditoria no âmbito das políticas de direitos humanos para crianças e adolescentes no Brasil. Entende-se que tais práticas colocam em jogo um conjunto diverso e heterogêneo de projetos de reforma baseados em configurações morais que privilegiam os valores da eficiência administrativa e controle, padronização e monitoramento de procedimentos, assim como novas éticas de auto-responsabilização, cálculo e gerenciamento de si daqueles envolvidos. Podem ser inseridas no que diversos estudos antropológicos vêm chamando de difusão das ?culturas de auditoria?, em que técnicas e valores da prestação de contas tornam-se um princípio organizador central no gerenciamento da conduta humana (Power, 1994 e 1997; Shore, 2009; Strathern, 1997 e 2000). Como importantes tecnologias de governo (Foucault, 1979; Ong e Collier, 2005), seu estudo importa não apenas para compreensão de como se dá a produção de certas políticas, mas também para o entendimento dos meios envolvidos na construção de novas éticas em relação à formação de sujeitos e da cidadania no Brasil e seus sentidos. Inescapavelmente, isso implica considerar conjuntamente técnica, política e moral.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador / Helena Patini Lancellotti - Integrante / Andressa Nunes Soilo - Integrante / Josep Juan Segarra - Integrante / Eduardo Martinelli Leal - Integrante / Valéria Aydos Rosário - Integrante / Liziane Gonçalves de Matos - Integrante / Ana Paura Arosi - Integrante / Sarine Schneider - Integrante / Rodrigo de Azambuja - Integrante / Tiago Lemõe da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 9
      Membro: Patrice Schuch.
    5. 2014-2017. Tecnologias de Governamentalidade: e Investigacao Criminal: ciencia, politica e controle social
      Descrição: Investigação sobra as tecnologias de governo, no âmbito das políticas de controle social. cOORDENAÇÃO: CLAUDIA FONSECA; REALIZADO EM PARCERIA COM A UNIVERSIDADE DE COIMBRA. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador / Helena Cristina Machado - Integrante / Claudia Lee Williams Fonseca - Integrante.
      Membro: Patrice Schuch.
    6. 2014-2017. Direitos Humanos e Accountability: um estudo antropologico das politicas de auditoria
      Descrição: Projeto de pesquisa de bolsa produtividade 2 do CNPQ. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador.
      Membro: Patrice Schuch.
    7. 2013-2015. Praticas de Governo, Cultura e Subjetividade: etnografia dos circuitos de atencao a ?juventude violenta?
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como temática mais abrangente o relacionamento entre práticas de governo, cultura e subjetividade; tem como objetivo principal o mapeamento e a compreensão dos circuitos de atenção à ?juventude violenta?, problematizando tal categoria como uma criação emergente de saberes, práticas e projetos diversos, como ciências, políticas e projetos de intervenção social. A originalidade da proposta reside na tentativa de traçar tais circuitos de atenção a partir das narrativas e cartografias percorridas pelos jovens em instituições sócio-educativas ? isto é, através das suas experiências e conceitos. Traz para o primeiro plano as noções de agência e subjetividade dos jovens em questão, forjadas a partir de seus acoplamentos diversos com tecnologias variadas de formação da pessoa - pedagógicas, repressivas, médicas, familiares, etc. A pesquisa é, numa frase, sobre a vida das pessoas abarcadas pelos circuitos sociais heterogêneos (nacionais e internacionais) de atenção à chamada ?juventude violenta?, os efeitos de tais circuitos na vida real das pessoas que lhes estão sujeitas e as mediações, distorções e transformações desses elementos a partir de sua relação com os jovens atendidos, num contexto de transformação das artes de governo que acompanham a difusão da retórica dos ?direitos humanos? de crianças e adolescentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador / Helena Patini Lancellotti - Integrante / Sarine Schneider - Integrante / Rodrigo de Azambuja - Integrante / Janaína de Souza Bujes - Integrante / Tiago Lemões da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4
      Membro: Patrice Schuch.
    8. 2012-2014. Antropologia, Cidadania e Diferenca
      Descrição: Projeto Casadinho Procad entre UFG-UFSC-UFRGS. Objetiva desenvolver colaborações interinstitucionais nas seguintes linhas de pesquisa: a) marcadores sociais da diferença; b) patrimônio e memória; c) performance e antropologia visual. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (16) / Mestrado acadêmico: (8) . Integrantes: Patrice Schuch - Integrante / Antonella Tassinari - Integrante / Gabriel Alvarez - Coordenador.
      Membro: Patrice Schuch.
    9. 2011-2012. Cadastro Censitario de Pessoas em Situacao de Rua em Porto Alegre
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador.
      Membro: Patrice Schuch.
    10. 2010-2013. Justica, Cultura e Subjetividade: tecnologias juridicas e a formacao de novas sensibilidades sociais e subjetividades individuais
      Descrição: A motivação dessa pesquisa é enfatizar os sentidos que envolvem a incorporação de novas tecnologias judiciais, como a justiça restaurativa e a justiça comunitária¸ para alguns de seus protagonistas, tentando entender a relação entre tecnologias jurídicas e a formação de novas sensibilidades sociais e subjetividades individuais. Acredito que a atenção para as subjetividades individuais é fundamental para a compreensão das transformações em curso, uma vez que possibilitam o acesso às sensibilidades morais que operam nos interstícios do domínio legal. A partir dessa perspectiva, torna-se interessante investigar a subjetividade que, através de minhas pesquisas exploratórias anteriores, pode ser considerada uma categoria analítica, um instrumento pelo qual novos modos de governo ganham vida e o ?chão? da agência, revelando-se fundamental para entender a interseção entre a promoção de novas tecnologias de gerenciamento da vida e sua utilização, reinterpretação recriação no âmbito da vida dinâmica das pessoas que lhes estão sujeitas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Patrice Schuch - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Patrice Schuch.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Livro do Ano 2010: FONSECA, Claudia e SCHUCH, Patrice (Org.). Políticas de Proteção à Infância: um olhar antropológico, Revista Brasileira de História e Ciências Sociais.. 2010.
      Membro: Patrice Schuch.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (27)
    1. 39 Encontro Anual da ANPOCS. Debatedora do GT Sociologia e Antropologia da Moral. 2015. (Congresso).
    2. A Doença mental e o abandono - Seminário no CES - universidade de Coimbra. 2015. (Seminário).
    3. Debating the political potential of experimental knowledge - Seminário do CES- Universidade de Coimbra. 2015. (Seminário).
    4. III Simpósio Sul-Brasileiro de Psicologia Jurídica.Painelista na mesa redonda: A justiça restaurativa na aplicação das medidas sócio-educativas com infratores. 2015. (Seminário).
    5. IX Congresso da RELAJU. Direitos humanos e as pessoas em situação de rua no Brasil: discutindo a legibilidade. 2015. (Congresso).
    6. Reunião de Antropologia do Mercosul - Simpósio Direitos humanos: moralidades, políticas e ativismos. Direitos humanos: moralidades, políticas e ativismos. 2015. (Congresso).
    7. Salão de Extensão - tertúlias. áticas de Governo, Moralidades e Subjetividades nos circuitos de intervenção à população em situação de rua.. 2015. (Congresso).
    8. Seminário do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra bra. 2015. (Seminário).
    9. Urbanismo estratégico y corporalidades: patrones de circulación y formas expresivas de la experiencia urbana contemporánea. 2015. (Seminário).
    10. V Reunião de Antropologia da Ciência e da Tecnologia. Direitos, Tecnologias de governo e cidadanias. 2015. (Congresso).
    11. Ética e Antropologia: práticas e políticas.Antropologia e ética: desafios para a regulamentação. 2013. (Seminário).
    12. Ética e Antropologia: práticas e políticas.Dilemas Éticos na Pesquisa Antropológica. 2013. (Seminário).
    13. Salão de Extensão UFRGS 2013 - Sessão Tertúlias.Tertúlias. 2013. (Encontro).
    14. 28 Reunião da Associação Brasileira de Antropologia. Debatedora em GT. 2012. (Congresso).
    15. 36 Encontro Anual da ANPOCS. Debatedora do GT 35: Sociologia e Antropologia da Moral. 2012. (Congresso).
    16. 3ras Jornadas de estudios sobre infancia. Políticas públicas, saberes y vida cotidiana en Argentina y Latinoamérica (1880-2010.Apresentadora do livro: Infancias: políticas y saberes en Argentina y Brasil, siglos XIX y XX (Cosse,LLobet, Villalta y Zapiola, eds., Editorial Teseo, Buenos Aires, 2011). 2012. (Seminário).
    17. Antropologia e Procedimentos de Regulamentação.Ética e Antropologia: regulação ou aspiração?. 2012. (Seminário).
    18. Colóquio: ?Antropologia e Práticas de Justiça: conversações.Debatedora da mesa: ?Práticas de Justiça e Luta por Direitos: transversalidades?. 2012. (Seminário).
    19. Ensaios, Críticas e Leituras Antropológicas do Neoliberalismo: perspectivas no Sistema Mundo.Antropologia e Neoliberalismo: difícil relação?. 2012. (Simpósio).
    20. I Seminário Conflitualidade, Violência e Democracia.Práticas de Mediação e Informalização da Justiça. 2012. (Seminário).
    21. Capacitação de Conselheiros Tutelares - 2011.Direito à Convivência Familiar e Comunitária. 2011. (Encontro).
    22. Família e suas Múltiplas Configurações.Políticas de Humanização, Modos de Subjetivação e Família: interfaces. 2011. (Seminário).
    23. II Encontro Nacional de Antropologia do Direito.GT: Antropologia e Direitos Humanos. 2011. (Encontro).
    24. II Jornada de Pesquisa sobre Infância e Família.essão de Comunicações I - Crianças, cotidiano e artes de governo. 2011. (Outra).
    25. IX Reunião de Antropologia do Mercosul. Antropologia e Ética Pública. 2011. (Congresso).
    26. Samba no Pé e Direito na Cabeça.Especial Direitos Humanos. 2011. (Oficina).
    27. Jornada Direitos Humanos, Políticas de Estado e Práticas de Justiça.Feitiço ou Fetiche da Lei: a antropologia e o estudo dos direitos. 2010. (Seminário).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (20)
    1. SCHUCH, P.; MACHADO, H. C.. Coordenadora do Seminário Temático: Direitos e Ciências: interfaces entre saberes especializados. 2015. Congresso
    2. SCHUCH, P.; JUAREZ, G. I.. Coordenação da Mesa "Miradas etnográficas entorno a las prácticas de justicias en Latinoamerica. Justicias penales, los derechos humanos y buevas prácticas de justicia-gobierno. 2015. Congresso
    3. SCHUCH, P.; LACERDA, P.. Coordenação do Grupo de Trabalho: Direitos Humanos, Mobilização Social e Práticas Estatais. 2015. Congresso
    4. SCHUCH, P.; WERNECK, A.. Coordenação de Grupo de trabalho: Sociologia e Antropologia da Moral, na ANPOCS. 2015. Congresso
    5. SCHUCH, P.; WERNECK, A.. Coordenação do Simpósio Temático Sociologia e Antropologia da Moral. 2014. Congresso
    6. SCHUCH, P.; ROSARIO, V. A. ; FIETZ, H. ; NEVES, M. A. ; ROSE, N.. Coordenação da Aula Aberta com Nikolas Rose. 2014. Outro
    7. SCHUCH, P.; BIEHL, J.. Coordenação da Aula Aberta com João Biehl. 2014. Outro
    8. Schuch, Patrice; Fonseca, C. ; JARDIM, D. F. ; PAIM, H. H. S.. Ética na Pesquisa Antropoógica: práticas e políticas. 2013. Outro
    9. Schuch, Patrice; WERNECK, A.. Coordenação de Seminário Temático: Sociologia e Antropologia da Moral. 2013. Congresso
    10. Schuch, Patrice; Fonseca, C. ; PAIM, H. H. S. ; JARDIM, D. F.. Jornada: "Inscrições nas Margens". 2013. Outro
    11. SCHUCH, P.. Ciclo de Cinema e Debates "Na RUA". 2013. (Festival).. . 0.
    12. Schuch, Patrice; Fonseca, C. ; JARDIM, D. F. ; PAIM, H. H. S.. Jornada: A Moral em Perspectiva - Explorações de Pesquisa. 2013. Outro
    13. SCHUCH, P.. Avaliadora coordenadora do XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2012. (Outro).. . 0.
    14. SCHUCH, P.. Organizadora de sessão no XXIV SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UFRGS. 2012. (Outro).. . 0.
    15. SCHUCH, P.; MORAES, A. M. ; GUZMAN, T.. Evento: ?Ensaios, Críticas e Leituras Antropológicas do Neoliberalismo: perspectivas no Sistema Mundo. 2012. Outro
    16. SCHUCH, P.; JARDIM, D. F. ; MULLER, C. B.. Colóquio Antropologia e Práticas de Justiça: conversações. 2012. Outro
    17. SCHUCH, P.; SCHRITZMEYER, A. L. P. ; ABDUCA, R.. Coordenação de Grupo de Trabalho: Direitos Humanos e Ajuda Humanitária: saberes, sentidos e práticas. 2011. Congresso
    18. SCHUCH, P.; MIRANDA, A. P.. Coordenação do Grupo de Trabalho: Antropologia e Direitos Humanos. 2011. Congresso
    19. FONSECA, Claudia ; Patrice Schuch ; RIBEIRO, Fernanda Bittencourt. II Jornada de Pesquisa sobre Infância e Família. 2011. Outro
    20. SCHUCH, P.; JARDIM, D. F.. Debates de Pesquisa. 2011. Outro

Lista de colaborações



(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:38