Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Livia de Castro Magalhaes

Graduada em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (1979), mestrado em Terapia Ocupacional na Boston University (1987), doutorado em Educação - University of Illinois (1995) e pós-doutorado em Terapia Ocupacional - Universidade de McMaster. Atualmente é professora Titular do Depto. de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. É parecerista ad hoc do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e das revistas Medicina (Ribeirão Preto), Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar e Revista de Terapia Ocupacional da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desenvolvimento de testes e medidas para avaliar o desenvolvimento motor e desempenho ocupacional em crianças, e em estratégias de intervenção com crianças com problemas de coordenação motora. Coordena programa de acompanhamento do crescimento e desenvolvimento de recém-nascidos pré-termo e os tópicos de interesse em pesquisa são: impacto da prematuridade no desenvolvimento infantil, terapia ocupacional com crianças, avaliação da coordenação motora e estratégias para tratamento do transtorno da coordenação motora. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/1152950813115141 (24/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Terapia Ocupacional, Departamento de Terapia Ocupacional. Av. Antônio Carlos 6627 - EEFFTO - Campus Pampulha Pampulha 31270901 - Belo Horizonte, MG - Brasil Telefone: (31) 34094790 Fax: (31) 34094790 URL da Homepage: https://lattes.cnpq.br/1152950813115141
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (14)
    1. 2020-Atual. Nascer antes do tempo: a prematuridade e suas consequencias funcionais - dando voz a maes e criancas em tempos de pandemia
      Descrição: A prematuridade impacta nas taxas de mortalidade e morbidade de recém-nascidos. Embora avanços tecnológicos na neonatologia tenham permitido a sobrevida de número cada vez maior de bebês, o acompanhamento dessas crianças é fundamental, devido ao risco de atraso em diferentes áreas do desenvolvimento. O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), condição que vem sendo associada à prematuridade, se caracteriza por déficits motores que impactam na rotina diária das crianças e suas famílias. Dificuldades funcionais na execução de atividades diárias e escolares, além de restrições à participação social, são queixas comuns nessa população. No Brasil, não há estudos sobre a relação entre prematuridade e TDC que visem compreender, do ponto de vista das mães e das próprias crianças, o impacto funcional do transtorno, especialmente no contexto de isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Realizaremos estudos - metodológicos, transversal e qualitativos ? com participação de 82 crianças prematuras e 82 crianças nascidas a termo, de 6-8 anos de idade, e suas mães. Os grupos serão comparados quanto a desfechos motores, sensoriais, cognitivos, no desempenho em atividades diárias e escolares e na participação social. Serão analisados fatores preditivos do TDC, as perspectivas das mães e crianças acerca da prematuridade e seus impactos na vida cotidiana. Para a coleta de dados serão utilizados questionários estruturados, semiestruturados e instrumentos padronizados. A Avaliação da Coordenação e Destreza Motora (ACOORDEM) será analisada quanto utilidade para detectar alteração na coordenação motora. A Canadiam Occupational Performance Measure (COPM), será traduzida e testada quanto a utilidade. Os resultados ajudarão a compreender as demandas reais dessas crianças, auxiliando gestores na distribuição de recursos e no desenvolvimento de estratégias mais assertivas, que reduzam limitações em atividades e restrição à participação ao longo da vida dessas crianças.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Ana Amélia Cardoso - Integrante / Erika da Silva Dittz - Integrante / Alessandra Cavalcanti A Souza - Integrante / Maíra Ferreira do Amaral - Integrante / Everliny Fraga - Integrante / Luciana Maria da Silva - Integrante / Lorena Azevedo Correia - Integrante.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    2. 2019-Atual. Analise da confiabilidade e validade do Little Developmental Coordination Disorder Questionnaire - versao brasileira (DCDQ-L-BR) para criancas de 3 e 4 anos de idade
      Descrição: O projeto tem como objetivo dar continuidade ao processo de tradução e adaptação transcultural do DCDQ-Little para crianças de 3-4 anos de idade. A qualidade da tradução/adaptação do questionário será confirmada e, em seguida, serão coletados dados de 300 pré-escolares visando analisar a confiabilidade validade do DCDQ-L-BR para crianças brasileiras. Será também estimado ponto de corte para identificação de déficit motor.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Ana Amélia Cardoso - Integrante / Barbara L C Moraes - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    3. 2019-Atual. Relacao entre nivel de comunicacao social, desempenho nas atividades de vida diaria e processamento sensorial em pre-escolares com transtorno do espectro autista (TEA).
      Descrição: O Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem como características principais prejuízos persistentes na comunicação social recíproca, na interação social e/ou comportamentos repetitivos e interesses restritos. Recentemente foi incluída como critério diagnóstico no DSM-5 a hipo-reatividade e hiper-reatividade a estímulos sensoriais. Crianças com TEA podem apresentar diversas alterações no processamento sensorial, com impacto no comportamento e consequências para o desempenho nas atividades da vida diária (AVD). A forma da criança interagir e comunicar com as pessoas também influencia o desempenho nas AVD, entretanto, não há estudos específicos sobre a relação entre o nível de comunicação social, o desempenho nas atividades de vida diária e o processamento sensorial. O objetivo geral desse estudo é investigar essa relação em pré- escolares com TEA. Será realizado estudo descritivo transversal com 60 crianças com idade de 03 a 05 anos com diagnóstico de TEA, recrutadas em clínicas públicas e particulares que prestam assistência a essa população, bem como grupos de pais e associações. Os dados serão coletados por meio de entrevista clínica com os pais. As crianças serão classificadas conforme o nível de comunicação pelo Sistema de Classificação de Funcionalidade do Autismo: Comunicação Social (ACSF:SC). O desempenho nas AVD e o processamento sensorial serão avaliados, respectivamente, pelo Inventário de Avaliação Pediátrica de Incapacidade - Teste Adaptativo de Computador (PEDI-CAT) e o Perfil Sensorial (SP). Os dados serão codificados, tabulados, organizados em planilhas eletrônicas e submetidos a análises de associação e correlação. Espera-se que os resultados do estudo contribuam para melhorar estratégias de intervenção para crianças com TEA. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Ana Amélia Cardoso - Integrante / Karina Ferreira de Oliveira - Integrante / Maene Pinheiro Silva - Integrante.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    4. 2018-Atual. Validade e confiabilidade da Survey of Well-Being Of Young Children (SWYC) para criancas de 1 a 58 meses do sertao central do Ceara.
      Descrição: Nos países em desenvolvimento, como o Brasil, há poucos instrumentos de avaliação de desenvolvimento infantil validados, adaptados à cultura, acessíveis e viáveis para uso na prática clínica. Neste contexto, torna-se importante a adaptação transcultural e validação de instrumentos que possam ser usados em larga escala em nosso país. O ?Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC)? é um questionário norte-americano de triagem do desenvolvimento direcionado aos pais de crianças de um a 65 meses. O SWYC é dividido em três subseções: desenvolvimento (?Marcos do Desenvolvimento? e ?Observações dos Pais sobre Interação Social-POSI?), comportamento (?Lista de Sintomas do Bebê-BPSC? e ?Lista de Sintomas Pediátricos-PPSC) e fatores de risco familiares (?Perguntas sobre a Família?). É um questionário de rápida e fácil aplicação, que tem a vantagem de ser de livre acesso, apresenta evidências de validade e confiabilidade, demonstrando ser viável para uso na atenção primária. O presente estudo tem como objetivo continuar o processo de adaptação transcultural e validação do SWYC para crianças brasileiras, verificando sua confiabilidade e validade para crianças do nordeste do Brasil. A primeira etapa consistirá em confirmar a adequação cultural dos itens para mães de crianças do nordeste brasileiro, por meio de aplicação experimental com mães da região, seguida de painel de avaliação por profissionais. A segunda etapa consistirá em aplicar a versão traduzida para o português do Brasil e, caso necessário, ajustada para o nordeste, do instrumento ?Survey of Wellbeing of Young Children? (SWYC) em pais/cuidadores no sertão central do estado do Ceará, no nordeste brasileiro. A aplicação do SWYC será realizada por Agentes Comunitárias de Saúde (ACS), na região de zona rural e zona urbana do município de Quixadá. A aplicação dos questionários será feita por meio de entrevista individual com os pais/responsáveis tendo duração média de 25 minutos. Inicialmente os pais responderão a um Questionário Estruturado, elaborado pelos próprios pesquisadores, para obter dados sobre fatores de risco e condições socioeconômicas das famílias, em seguida responderam ao SWYC. As propriedades de medida dos itens do ?Marcos do Desenvolvimento? serão analisadas conforme o instrumento original, utilizando o Modelo de Resposta Gradual da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Os dados do questionário de marcos do desenvolvimento, bem como das outras escalas, serão comparados à versão original e a dados de crianças do sul do Brasil, obtidos em estudo anterior, visando contribuir para identificar o melhor ponto de corte para identificação e atraso e problemas comportamentais em crianças brasileiras.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Francilena Ribeiro Bessa - Integrante.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    5. 2016-2019. Relacao entre transtorno do desenvolvimento da coordenacao e obesidade em escolares de 7 a 10 anos de idade
      Descrição: No cotidiano escolar, ou durante as horas de lazer, não é raro observar crianças que manifestam certas dificuldades para se movimentar quando interagem com o meio onde vivem. Algumas dessas crianças apresentam Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), caracterizado não apenas pelo déficit nas habilidades motoras, mas também pelo seu impacto nas atividades do cotidiano. Embora o TDC venha sendo objeto de crescente número de pesquisas, mais atenção deve ser dada a alguns aspectos desse transtorno. Faz-se necessária uma investigação sobre a prevalência do transtorno em diferentes populações levando-se em consideração não só as habilidades motoras, mas também os outros critérios de diagnóstico nele envolvidos. Também é oportuno caracterizar a prevalência de TDC associando a alguns fatores que parecem estar relacionados a esse transtorno. Nesse sentido, a literatura vem, pontualmente, abordando questões como: 1) se crianças com TDC se percebem como menos aptas que outras crianças; 2) se são mais propensas a apresentar quadros de obesidade e sobrepeso; e 3) se tem histórico de saúde de problemas prenatais ou perinatais. Para investigar essas questões o ambiente escolar se apresenta como local privilegiado, pois a atividade física nele praticada propicia exposição das crianças a experiências similares, oferecendo condições homogêneas de prática motora e sociabilização. Diante desse quadro, e visando contribuir para avançar as pesquisas sobre o tema, este projeto tem como objetivo investigar a associação entre o TDC e a obesidade, bem como os fatores que influenciam essa associação: idade, estado nutricional, percepção de competência motora, desempenho de atividades cotidianas e histórico de saúde. A amostra será composta por escolares de 7 a 10 anos de idade da rede pública de ensino de tempo integral da Prefeitura de Belo Horizonte - Minas Gerais, com diferentes estados nutricionais. Na saúde pública, o trabalho contribuirá para o desenvolvimento do conhecimento cientifico acerca da criança com déficit motor e com índices de sobrepeso ou obesidade, além de poder contribuir para o aperfeiçoamento de políticas públicas de promoção da atividade física e saúde na população infantil. Quanto a relevância prática podemos destacar a obtenção de dados de prevalência do TDC que poderão contribuir para direcionar melhor as ações de intervenção considerando a realidade das escolas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Adriana Maria Valadão Novais Van Petten - Integrante / Marcella Manfrin Barbacena Starling - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    6. 2016-2018. Efeito do Programa de Orientacao Cognitiva para o Desempenho Ocupacional Diario (CO-OP) em Criancas com Paralisia Cerebral
      Descrição: O objetivo geral do estudo é avaliar os efeitos do Programa de Orientação Cognitiva para o Desempenho Ocupacional Diário (CO-OP) no desempenho de atividades de crianças com paralisia cerebral (PC). Objetivos secundários 1. Comparar os efeitos do CO-OP com a Terapia Ocupacional convencional (TOC) no desempenho e na satisfação de atividades de autocuidado, escolares ou de lazer em crianças com Paralisia Cerebral de 7 a 14 anos de idade. 2. Investigar se crianças com PC submetidas ao CO-OP conseguirão transferir as habilidades aprendidas para outras atividades, medido por uma meta extra não treinada pela pontuação dos pais na Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) comparado à TOC. 3. Investigar se crianças com PC submetidas ao CO-OP conseguirão generalizar as habilidades aprendidas para outros contextos como medido pela pontuação dos pais na Medida Canadense de Desempenho Ocupacional (COPM) comparado à TOC. 4. Investigar se as mudanças no desempenho e na satisfação com o desempenho das tarefas serão mantidas após período de dois meses da finalização da intervenção. 5. Investigar se ocorrem mudanças significativamente maiores na destreza manual de crianças submetidas ao CO-OP como medido pelo The Box and The Block Test (BBT) quando comparado à TOC. 6. Investigar se ocorrem maiores mudanças na função motora grossa de crianças submetidas ao CO-OP como medido pela Medida da Função Motora Grossa-88 (GMFM-88) quando comparado à TOC. Método: Trata-se de estudo experimental do tipo pré-teste e pós-teste dois grupos. Este desenho de estudo é indicado para avaliar a relação de causa e efeito entre as variáveis independente (terapia motora cognitiva) e dependente (desempenho de atividades) possuindo três características básicas: presença de grupo controle, alocação aleatória dos participantes e intervenção 39. Este estudo será estruturado com um grupo tratamento (CO-OP) e um grupo controle (Terapia Ocupacional convencional ? TOC). O tempo de seguimento será de dois meses.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Marina de Brito Brandão - Integrante / Larissa Keli de Sousa - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    7. 2016-Atual. Efeitos da terapia motora cognitiva no desempenho de atividades e na participacao de criancas com transtorno do desenvolvimento da coordenacao
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Clarice R. S. Araújo - Integrante / Ana Amélia Cardoso - Integrante / Samara Costa - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 13
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    8. 2014-2020. Avaliacao do desenvolvimento infantil e intervencao precoce em criancas de alto risco e suas familias
      Descrição: Este projeto pretende contribuir para fortalecer o vinculo afetivo, reduzir o estresse parental e estimular práticas de cuidado que promovam o desenvolvimento global de bebês nascidos no Hospital Sofia Feldman (HSF). Trata-se de estudo longitudinal quali-quantitativo, do tipo caso-controle, cujos objetivos são: 1) avaliar o impacto de uma nova abordagem para orientação de famílias de bebês prematuros, baseada no método Newborn Behavior Observation (NBO) e na construção de um portfólio, no qual a família poderá registrar as conquistas de seu filho, suas expectativas e angústias relativas ao cuidado com a criança e arquivar orientações sobre a estimulação para cada nova etapa do desenvolvimento; e 2) realizar a adaptação transcultural e investigar a validade concorrente do Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) como ferramenta para triagem de atraso no desenvolvimento para crianças brasileiras, tendo as escalas Ages and Stages Questionnaire (ASQ-Brasil) e Bayley III como referência. Os recém-nascidos prematuros e aqueles a nascidos a termo com alguma necessidade de cuidados pela equipe de saúde permanecem na Casa do Bebê, localizada ao lado do HSF, até terem condição de alta. Durante este período, as famílias participarão de atividades individuais e em grupo, de modo a empoderá-las para o cuidado de seus filhos em casa. Um grupo participará da nova abordagem e o outro não. O grupo controle, sem intervenção, será constituído tanto por bebês nascidos no HSF como na maternidade do HC/UFMG. As famílias serão acompanhadas por 24 meses por equipe multiprofissional e comparadas a outras que não passaram pela nova intervenção. Antes do início do seguimento ambulatorial, serão realizados os procedimentos de tradução e adaptação transcultural do SWYC, seguido da análise de suas propriedades psicométricas, feita ao longo do seguimento, juntamente com a avaliação da saúde da criança. O programa de orientação às mães será desenvolvido usando princípios de transmissão de conhecimento (Knowledge Translation), com participação de mães e familiares de bebês acompanhados no HSF a no ACRIAR em todas as etapas, desde o levantamento das necessidades, definição do formato dos grupos de orientação e portfólio, até sua implementação e avaliação. Serão utilizadas técnicas qualitativas, como entrevistas individuais semi-estruturadas, codificação de filmagens da interação pais-criança e visitas domiciliares, para melhor compreensão dos aspectos subjetivos envolvidos no cuidado com os bebês e no estresse parental. Espera-se que o programa tenha efeito positivo sobre o desenvolvimento infantil, fortalecendo o vínculo mãe filho e o senso de competência para atender às necessidades da criança. Estratégias que funcionem no HSF serão implantadas no ACRIAR e disseminadas por meio de cartilhas, vídeos, site eletrônico e publicações científicas. O SWYC, um instrumento simples e de fácil manejo, será disponibilizado gratuitamente online, contribuindo com para a melhoria dos procedimentos de triagem para atraso no desenvolvimento nos programas de atenção à criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Ana Amélia Cardoso - Integrante / Cláudia Regina Lindgren Alves - Integrante / Rafaela Silva Moreira - Integrante / Cláudia Machado Siqueira - Integrante / Mariana Lacerda Gontijo - Integrante / Marina Aguiar P Guimarães - Integrante / Rachel Carvalho Ferreira - Integrante / Samara Costa - Integrante / Carla Ribeiro Laje - Integrante / Heidy M Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    9. 2014-2018. Fostering the development of premmies through stronger child-family well-being: innovating early child development assessment and intervention in high risk infants and their families in Brazil
      Descrição: Estudo longitudinal quali-quantitativo, do tipo caso-controle, baseado na comparação dos resultados da avaliação do desenvolvimento infantil, do vinculo dos pais com o bebê e do nível de estresse parental de duas amostras de famílias atendidas na Casa do Bebê do Hospital Sofia Feldman. Um grupo participará de uma nova abordagem para orientação do cuidado com as crianças e o outro não. As crianças e famílias dos dois grupos serão seguidas por um período de 2 anos, após a admissão na Casa do Bebê. O novo modelo de abordagem das famílias será baseado no método Newborn Behavior Observation (NBO) e na construção de um portfólio individual onde a família poderá registrar as conquistas de seu filho, suas expectativas e angustias relativas ao cuidado com a criança e onde serão arquivadas as orientações sobre a estimulação adequada para cada etapa do desenvolvimento. Paralelamente, será realizado procedimento de adaptação transcultural do questionário padronizado para avaliação do desenvolvimento infantil denominado Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC), seguido de análise de suas qualidade psicométricas ? confiabilidade teste reteste e validade concorrente com relação ao questionário ASQ-3 e a escala Bayley III. Serão utilizadas técnicas qualitativas como entrevistas individuais semi-estruturadas, codificação de filmagens da interação pais-criança e visitas domiciliares para observação direta da dinâmica da família nos cuidados com o bebê.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Integrante / Cláudia Regina Lindgren Alves - Coordenador / Rafaela Silva Moreira - Integrante / Cláudia Machado Siqueira - Integrante / Rachel Carvalho Ferreira - Integrante. Financiador(es): Grand Challenges Canada - Auxílio financeiro.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    10. 2014-2016. Traducao e adaptacao transcultural do Here s How I Write ? auto avaliacao de escrita para criancas escolares.
      Descrição: A escrita é uma tarefa funcional importante para a crianças na fase escolar. Algumas crianças podem apresentar dificuldade na legibilidade e velocidade da escrita, precisando de mais tempo para cumprir tarefas de escrita em sala de aula. Isso, muitas vezes, leva à frustração e baixo rendimento escolar. Embora a literatura demonstre que a dificuldade na escrita seja um problema comum na infância, com consequências importantes na vida escolar, ainda não existem instrumentos padronizados para avaliação da qualidade da escrita em crianças brasileiras. O ?Here?s How I Write? (HHIW) é uma ferramenta que criada para envolver as crianças no processo de avaliação, que a auxilia a identificar suas dificuldades e definir uma meta de intervenção, visando melhorar a caligrafia. Esse instrumento ajuda os professores e as crianças a identificarem problemas de caligrafia, para tentarem, em conjunto, buscar soluções. Os objetivos do estudo serão: traduzir o HHIW para o idioma português/Brasil considerando as equivalências, idiomática, semântica, experimental e conceitual do instrumento, aplicar a versão traduzida em crianças/professores brasileiros de modo a testar sua adequação para essa população e investigar as propriedades psicométricas do HHIW ? confiabilidade teste-reteste e validade concorrente com uma avaliação padronizada da escrita (ACOORDEM). Dessa forma, será realizado um estudo metodológico composto por cinco duas: (1) tradução ? que inclui tradução individualizada por dois tradutores, versão unificada da tradução, retrotradução, análise por comitê de especialistas e definição da versão final do questionário; (2) analise da confiabilidade e validade. Para investigação da validade, serão recrutadas 60 crianças, sendo 30 com dificuldade na escrita e 30 controles pareados por sexo, idade e nível escolar, com idade entre 8 e 10 anos, além de seus professores, que responderão ao questionário traduzido. Será feito também o teste-reteste em pelo menos 18 crianças do estudo. Nas análises descritivas serão consideradas nível de significância ? 0,05. Os resultados serão apresentados em gráficos e tabelas, para facilitar a visualização e comparação dos dados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Adriana Maria Valadão Novais Van Petten - Integrante / Juliana Flores Mendonça Alves - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    11. 2014-Atual. Acompanhamento do desenvolvimento da crianca pre-termo: Impacto da prematuridade e efeitos de programa de orientacao aos pais
      Descrição: Estudo longitudinal do desenvolvimento de crianças nascidas prematuramente na maternidade do Hospital das Clínicas da UFMG. O trabalho é desenvolvido no Ambulatório de Acompanhamento da Criança de Risco (ACRIAR), que funciona as 4as feiras à tarde no 4o andar do Hospital Bias Fortes. O ACRIAR funciona desde 1989 e foi criado com o objetivo de conhecer o que acontecia com os recém-nascidos que passavam pela Unidade de Tratamento Intensivo do HC-UFMG. Inicialmente eram acompanhados todos os recém-nascidos considerados de risco neurológico, mas a partir de 1996 o acompanhamento passou a ser voltado para crianças prétermo, sendo encaminhados apenas os bebês nascidos até a 34ª semana de idade gestacional e/ou peso até 1500 g. As crianças são acompanhadas do nascimento aos 7 anos de idade por equipe interdisciplinar, composta por enfermeiras, fisioterapeutas, fonoaudióloga, neurologista infantil, pediatras, psicólogos e terapeutas ocupacionais. Os objetivos do ACRIAR são: (a) investigar o impacto da prematuridade no crescimento desenvolvimento infantil, (b) detectar precocemente possíveis desvios ou sequelas, (c) dar orientações preventivas aos pais sobre desenvolvimento infantil, (d) encaminhar as crianças para tratamentos especializados, e (e) traçar o perfil de crescimento e desenvolvimento de crianças prétermo. Aliado à assistência, são coletados dados sistemáticos sobre desenvolvimento, visando contribuir para um melhor conhecimento das características de crianças expostas a fatores de risco biológico (prematuridade) e social, pois o ACRIAR atende principalmente famílias de baixa renda. As crianças são avaliadas em idades chave, com uso de testes padronizados para a detecção precoce de transtornos do desenvolvimento. As crianças são beneficiadas pelo trabalho e os pais recebem orientações periódicas sobre estimulação do desenvolvimento. Os procedimentos de pesquisa fazem parte das rotinas de atendimento e acompanhamento das crianças, tendo o projeto sido aprovado anteriormente pelo COEP-UFMG (ETIC 097/98 e 457/08). Como foram feitos ajustes na metodologia, com atualização dos testes de desenvolvimento e das rotinas de orientação às mães, submetemos o projeto novamente para apreciação do COEP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Ana Amélia Cardoso Rodrigues - Integrante / Mariana Lacerda Gontijo - Integrante / Marina Aguiar P Guimarães - Integrante.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    12. 2012-2019. Adaptacao cultural do Developmental Coordination Disorder Questionnaire ? DCDQ-Little: Investigacao trans-cultural da expressao do atraso motor em pre-escolares
      Descrição: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) se refere a prejuízo acentuado no desenvolvimento da coordenação motora, sem qualquer relação com distúrbios físicos e/ou neurológicos conhecidos, caracterizado por desempenho expressivamente abaixo do esperado para a faixa etária e nível cognitivo da criança, que interfere diretamente no desempenho escolar e/ou de atividades de vida diária que exijam coordenação motora (APA, 2000). A identificação precoce de crianças com TDC é de extrema importância para o estabelecimento de intervenção imediata, a fim de diminuir e atenuar os impactos ocupacionais, bem como prevenir a instalação de problemas secundários advindos do TDC, os quais a longo prazo são mais significativos do que a própria dificuldade motora em si. Dada a relevância de identificar precocemente o transtorno e a inexistência de instrumentos adequados para fazer a detecção em pré-escolares, Rithman e Parush (2009), terapeutas ocupacionais Israelenses, desenvolveram o Developmental Coordination Disorder Questionnaire Little (DCDQ-Little) para crianças de 3 e 4 anos de idade. O DCDQ-Little é baseado no DCDQ- versão 7, questionário para triagem do TDC em crianças e adolescentes de 5 a 15 anos, que já foi traduzido e adaptado para o português (Prado, Magalhães, Wilson, 2009). O DCDQ-Little está sendo traduzido e adaptado simultaneamente em vários países, e este estudo tem como objetivo fazer a adaptação transcultural para o Brasil. Este projeto integra uma pesquisa multicêntrica internacional, coordenada pelas pesquisadoras Tanya Rithman e Shula Parush, da Universidade Hebraica de Israel e autoras do questionário original. A adaptação cultural está sendo feita de acordo com as diretrizes internacionais para tradução transcultural de questionários da área de saúde. No Brasil o trabalho contará com a participação de pesquisadores de quatro cidades do país: Lívia Magalhães, em Minas Gerais (coordenadora - UFMG); Ana Amélia Cardoso, no Paraná (Sub-coordenadora - UFPR); Ana Claudia Lima e Aneide Rabelo, em Pernambuco (UFPE) e Claudia Martinez, em São Paulo (UFSCar). O primeiro estágio do processo de adaptação cultural já foi realizado, dando origem ao DCDQ-3-4, versão de pesquisa na língua portuguesa (Rodrigues et al., 2010), que será revisada e usada no estágio 2 do projeto multicêntrico de comparação das qualidades psicométricas do instrumento, foco do presente estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Ana Amélia Cardoso Rodrigues - Integrante.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    13. 2012-Atual. Avaliacao da coordenacao e destreza motora (ACOORDEM) em criancas de 4 a 6 anos de idade: Confiabilidade e validade
      Descrição: O termo Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) se refere a alteração motora discreta, que tem impacto importante na vida escolar, familiar e social da criança. Com prevalência estimada de 6,4 %, o TDC é um dos transtornos do desenvolvimento mais freqüente na infância. Crianças com TDC têm dificuldades para fazer atividades como escrever, vestir roupa e manejar talheres, elas evitam atividades físicas e brincadeiras em grupo, o que limita as oportunidades de praticarem suas habilidades e interagir socialmente. Como o TDC tem impacto importante na vida da criança e suas conseqüências persistem na idade adulta, é importante identificar o problema para permitir o tratamento adequado. Para identificação do TDC são necessários testes para triagem e avaliação motora, mas, infelizmente, não contamos com testes motores validados e/ou adaptados para crianças brasileiras. Visando preencher essa lacuna, criamos a Avaliação da Coordenação e Destreza Manual (ACOORDEM), teste de desenvolvimento motor especifico para identificar alterações na coordenação motora em crianças de 4 a 8 anos. Esse trabalho da continuidade ao processo de validação da ACOORDEM e visa estabelecer normas preliminares de desempenho motor para crianças brasileiras. Por ser um teste novo, serão examinados aspectos da confiabilidade e validade do teste, que será comparado a instrumentos usados internacionalmente, o MABC-2 e DCDQ-Brasil. Em projetos anteriores a ACOORDEM foi aplicada em crianças de 6, 7 e 8 anos de idade, agora serão avaliadas 160 crianças de 4 e 5 anos, meninos e meninas de escolas públicas e particulares de Belo Horizonte. A amostra será caracterizada por idade, sexo, tipo de escola, classe econômica e padrão de desempenho nos testes. As médias de escore dos subgrupos serão comparadas por meio de testes estatísticos (teste t). A confiabilidade entre examinadores e teste reteste será examinada com o coeficiente de correlação intraclasse (ICC) e a validade concorrente entre MABC-. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Márcia Bastos Rezende - Integrante / Adriana Maria Valadão Novais Van Petten - Integrante / Pollyanne Maria de Lima Alcantara - Integrante / Ana Amélia Cardoso - Integrante / Cynthia Girundi da Silva e Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.
    14. 2011-2014. Estudos sobre o impacto de fatores de risco biologico e ambiental no desenvolvimento infantil
      Descrição: Este projeto de pesquisa inclui dois estudos de avaliação do desenvolvimento infantil que visam investigar aspectos da funcionalidade da criança dentro de uma perspectiva biopsicossocial. O primeiro estudo tem como objetivo principal investigar a influência dos ambientes ecológicos - casa, creche e bairro ? e suas interconexões, no desenvolvimento de crianças de 24 a 36 meses de idade, que vivem em condições de pobreza em municípios do Alto Vale do Jequitinhonha. O segundo estudo tem como objetivo investigar o desenvolvimento nas áreas de coordenação motora, cognição, atenção, desempenho nas atividades diárias e participação na escola, aos sete ou oito anos de idade, em crianças expostas a fatores de risco biológico e que receberam diagnóstico de atraso no desenvolvimento neuropsicomotor (ADNPM) na primeira infância. Os dois projetos têm em comum a avaliação minuciosa com vistas a investigar a relação entre desenvolvimento infantil e fatores de risco, sendo que o primeiro projeto é mais voltado para fatores ambientais e o segundo para fatores biológicos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Lívia de Castro Magalhães - Coordenador / Rosane Luiza M Cury - Integrante / Lilian Fatima Dornelas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Livia de Castro Magalhaes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (11)
    1. Melhor poster - Categoria "Artigo científico": Descrição do processo de análise da confiabilidade e validade da versão brasileira do questionário Little Developmental Coordination Disorder Questionnai, ABENEPI-MG.. 2020.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    2. Relevância acadêmica - Semana do Conhecimento 2020 - Analise da validade e confiabilidade da versão brasileira do DCDQ-L-BR para crianças de 3 e 4 anos de idade, PRPq/UFMG.. 2020.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    3. Professora Emérita, UFMG.. 2019.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    4. Comenda de honra ao mérito acadêmico pela contribuição nos 50 anos de regulamentação da Terapia Ocupacional, CREFITO-4 MG.. 2019.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    5. Relevância Academica - XVII Semana do Conhecimento, PRPq-UFMG.. 2018.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    6. Prêmio Marie Cristine Laznik - 1o lugar geral de poster, Instituto Langage - IV Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente.. 2016.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    7. Menção Honrosa - Relevância Acadêmica no XVIII Encontro de Extensão, Pró-Reitoria de Extensão - UFMG.. 2015.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    8. Comenda de Honra ao Mérito Docente, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.. 2015.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    9. Relevância acadêmica-Iniciação cientifica - Assistência CASU a bebês de muito baixo peso: análise descritiva da frequência de procedimentos e consultas durante os 2 primeiros anos de vida, PRPq-UFMG - XXI Semana de Inicação Científica.. 2012.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    10. Melhor trabalho - comunicação oral - XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional e IX Congresso Latino Americano Terapia Ocupacional, ABRATO - CLATO.. 2011.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.
    11. 1o. lugar categoria Temas Livres, Sociedade Brasileira de Oftalmologia.. 2010.
      Membro: Lívia de Castro Magalhães.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (43)
    1. 1º Seminário sobre o cuidado aos recém-nascidos, crianças, adolescentes e suas famílias.O desenvolvimento infantil e a importância do cuidado centrado na família. 2019. (Seminário).
    2. 1º Seminário sobre o cuidado aos recém-nascidos, crianças, adolescentes e suas famílias.O desenvolvimento infantil e a importância da família. 2019. (Seminário).
    3. DCD-13 International Conference on Developmental Coordination Disorder. Efficacy of CO-OP with and without parental coaching on activity and participation of children with developmental coordination disorder: a parallel randomized clinical trial. 2019. (Congresso).
    4. Encontro Mineiro de Neuropsicologia Escolar.O que é Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação e suas consequências. 2019. (Encontro).
    5. Simpósio Internacional de Transparência da Pesquisa em Saúde - SITPS 2019. 2019. (Simpósio).
    6. 17th World Federation of Occupational Therapy Congress. Effectiveness of the Cognitive Orientation to Daily Occupational Performance (CO-OP) in improving the occupational performance of children and adolescents with cerebral palsy. 2018. (Congresso).
    7. 2º Congresso Norte Mineiro de Saúde da Criança. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC):Conceito, avaliação e tratamento. 2018. (Congresso).
    8. IV Seminário de Atenção ao Desenvolvimento Infantil.Problemas motores na Infância Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC):Conceito, avaliação e tratamento. 2018. (Seminário).
    9. Simpósio da Primeira Infância.Papel da escola na primeira infância. 2018. (Simpósio).
    10. Simpósio Interdisciplinar da Prematuridade - ACRIAR 30 anos.Avaliação e seguimento do desenvolvimento do recém-nascido pré-termo. 2018. (Simpósio).
    11. V Seminário Nacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.Tendências e apostas de metodologias de pesquisa em Terapia Ocupacional frente às demandas contemporâneas. 2018. (Seminário).
    12. XV Congresso Mineiro de Pediatria. Caso clínico: Lactente com atraso do neurodesenvolvimento. 2018. (Congresso).
    13. 15 Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Modelo Canadense e a prática clínica. 2017. (Congresso).
    14. 15 Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Validação de instrumentos de avaliação em terapia ocupacional. 2017. (Congresso).
    15. American Academy of Pediatrics. Validity of the Survey of Wellbeing of Young Children (SWYC) to Screen Developmental Delay in Brazilian Children Aged One to 65 Months. 2017. (Congresso).
    16. I Encontro da Pesquisa e Extensão da EEFFTO.Rotina e desafios da carreira de Pesquisador. 2017. (Encontro).
    17. XVI Congresso da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia. Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: Conceito, avaliação e tratamento. 2017. (Congresso).
    18. 15th World Congress of the World Association for Infant Mental Health. The Newborn Behavioral Observation as relationships building tool In Brazil: the perspective of mothers and professionals. 2016. (Congresso).
    19. Grand Challenges Annual Meeting 2016.Fostering the development of preemies through stronger child-family wellbeing: innovating on early child developmental assessment and intervention with high risk infants and their families in Brazil. 2016. (Seminário).
    20. IV Congresso Internacional Transdisciplinar sobre a criança e o adolescente. O acompanhamento do desenvolvimento do recém-nascido pré-termo. 2016. (Congresso).
    21. 11th International Conference on Children with Developmental Coordination. Is the Movement Assessment Battery for Children ? 2nd edition (MABC-2) valid for Brazilian children 4 to 8 years-old? A comparison between Brazil and UK. 2015. (Congresso).
    22. 14 Congresso Mineiro de Pediatria. Desenvolvimento da criança no dia a dia do pediatra - novos paradigmas. 2015. (Congresso).
    23. 26 Anuall Meeting of the european Academy for Childhood Disability. Functional outcome at school age of children with developmental delay. 2014. (Congresso).
    24. 3o Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Desempenho motor, visomotor e comportamental de crianças em idade escolar nascidas pré-termo. 2014. (Congresso).
    25. 3o Congresso Nacional de Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG. Prematuridade e atraso motor na idade escolar. 2014. (Congresso).
    26. III Seminário Nacional de Terapia Ocupacional.GT 4: Pós-graduação e Educação Permanente em Terapia Ocupacional. 2014. (Seminário).
    27. XIV Encontro Nacional de Docentes de Terapia Ocupacional.Pesquisa e pós-graduação em TO: Situação da UFMG. 2014. (Encontro).
    28. 10th International Conference on DCD. Play activities of 7 and 8 years old children: differences between Brazilian children with and without DCD. 2013. (Congresso).
    29. XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da ABENEPI. Transtorno de Coordenação Motora. 2013. (Congresso).
    30. 3o Congresso Internacional de Dislexia. O transtorno do desenvolvimento da coordenação: definição, avaliação e tratamento. 2011. (Congresso).
    31. IX Internation Conference on Developmental Coordination Disorder. Motor or behavior problem: dilemas recognizing and parenting a child with DCD in Brazil. 2011. (Congresso).
    32. XII Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. Avaliação em terapia ocupacional: desafios e possibilidades. 2011. (Congresso).
    33. 15th Congress of the World federation of Occupational Therapy. Assessing children with Developmental Coordination Disorder internationally. 2010. (Congresso).
    34. Curso: Estratégiias para melhorar a escrita e coordenação motora fina das crianças. 2010. (Outra).
    35. I Simpósio Internacional de Pesquisa em Terapia Ocupacional.Metodologia de pesquisa: estudos quantitativos em Terapia Ocupacional. 2010. (Simpósio).
    36. IV Simpósio de Neurociências da UFMG.Dificuldade na Escola: atenção, sensação ou coordenação motora?. 2010. (Simpósio).
    37. Seminário de pesquisa qualitativa na área da saúde - tendências contemporâneas em pesquisas qualitativas.Utilização da COPM na pesquisa clínica em terapia ocupacional. 2010. (Seminário).
    38. V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Validade preditiva e concorrente da Avaliação da Coordenação Motora - ACOORDEM: resultados em escolas públicas. 2010. (Congresso).
    39. V Congresso Brasileiro de Comportamento Motor. Avanços e perspectivas nos estudos em desenvolvimento motor. 2010. (Congresso).
    40. VIII Congresso Norte-Nordeste de Terapia Ocupacional. Associação entre desempenho motor e eficácia percebida em crianças com transtorno do desenvolvimento da coordenação. 2010. (Congresso).
    41. XIII Encontro de Extensão.Características do ambiente familiar de crianças prematuras na fase de desenvolvimento pré-escolar aos 5 anos de idade. 2010. (Encontro).
    42. XX Congresso Brasileiro de Perinatologia. Acompanhamento do recén-nascido pré-termo: Coorte da UFMG. 2010. (Congresso).
    43. XXXI Congresso do Hospital São Geraldo. Avaliação da visão funcional para crianças de dois a seis anos com baixa visão: estudo comparativo. 2010. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (5)
    1. PENIDO, M. ; VIANNA, M. C. F. B. ; MARCATTO, J. O. ; MAGALHAES, L. C. ; SIMAO, D. A. S.. Simpósio Interdisicplina da Prematuridade - ACRIAR 30 anos. 2018. Congresso
    2. COELHO, A. L. ; MAGALHAES, L. C.. I Fórum de Prerrogativas e Práticas Científicas do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 4a Região. 2016. Congresso
    3. MAGALHÃES, L. C.; REZENDE, M. B. ; OLIVEIRA, M. A.. 10th International Conference on Developmental Coordination Disorders. 2013. Congresso
    4. XAVIER, C. C. ; BELISARIO FILHO, J. F. ; MAGALHÃES, L. C.. XXII Congresso Brasileiro e II Congresso Internacional da ABENEPI. 2013. Congresso
    5. MAGALHÃES, L. C.. XIV Congresso Brasileiro de Neurologia e Psiquiatria Infantil. 1997. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (2)
    • Lívia de Castro Magalhães ⇔ Débora Marques de Miranda (2.0)
      1. BOUZADA, MARIA CÂNDIDA FERRAREZ ; DE MIRANDA, DÉBORA MARQUES ; DE PAULA MACHADO, ANA CAROLINA CABRAL ; DE OLIVEIRA, SUELEN ROSA ; DE PAULA, JONAS JARDIM ; MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO ; DE MORAES, PAULO HENRIQUE PAIVA ; MESQUITA, RICKSON C. ; NOVI, SERGIO L. ; NAHIN, MARIA JULIANA SILVÉRIO. Association between hemodynamic activity and motor performance in six-month-old full-term and preterm infants: a functional near-infrared spectroscopy study. Neurophotonics. v. 5, p. 011016, issn: 2329-423X, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MACHADO, ANA CAROLINA CABRAL DE PAULA ; OLIVEIRA, SUELEN ROSA DE ; MAGALHÃES, LÍVIA DE CASTRO ; MIRANDA, DÉBORA MARQUES DE ; BOUZADA, MARIA CÂNDIDA FERRAREZ. PROCESSAMENTO SENSORIAL NO PERÍODO DA INFÂNCIA EM CRIANÇAS NASCIDAS PRÉ-TERMO: REVISÃO SISTEMÁTICA. REVISTA PAULISTA DE PEDIATRIA (IMPRESSO). v. 35, p. 92-101, issn: 0103-0582, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Lívia de Castro Magalhães ⇔ Stela Maris Aguiar Lemos (1.0)
      1. MOREIRA, RAFAELA S. ; MAGALHÃES, LÍVIA C. ; DOURADO, JORDANA S. ; LEMOS, STELA M.A. ; ALVES, CLAUDIA R.L.. Factors influencing the motor development of prematurely born school-aged children in Brazil. Research in Developmental Disabilities. v. 35, p. 1941-1951, issn: 0891-4222, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:44