Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Mariana Abrantes Giannotti

Professora Doutora da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Pesquisadora Principal do Centro de Estudos da Metrópole (CEM - CEPID/FAPESP) e Coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento (LabGEO/Poli - LGP/EPUSP). Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade de São Paulo (1998), com intercâmbio na Universidade do Arizona, EUA (1996); mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2001) e doutorado em Informações Espaciais pela Escola Politécnica (2010) com intercâmbio no Laboratoire d'InfoRmatique en Image et Systèmes d'Information (INSA - Lyon), França (2008 a 2009, bolsista CNPq). Coordena a área de Transferência Tecnológica do Centro de Estudos da Metrópole (CEM/Cepid/FAPESP). Tem como principais interesses de pesquisa os temas relacionados ao Geoprocessamento e suas aplicações na análise das desigualdades socioespaciais relacionadas ao transporte urbano. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/6191228707569580 (14/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Escola Politécnica. Av. Prof. Almeida Prado, trav.2 nº. 83 Edifício Paula Souza (Prédio da Engenharia Civil), Lab Geoprocessamento Cidade Universitária 05508900 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30915173 URL da Homepage: https://www.ptr.poli.usp.br/labgeo/index.html
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia de Transportes
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2020-Atual. Desigualdades socioespaciais no transporte urbano - Centro de Estudos da Metropole
      Descrição: As desigualdades socioespaciais no sistema de transporte urbano, em especial a concentração de piores condições nas regiões onde vivem as pessoas de baixa renda, que mais dependem do serviço de transporte público, constitui mais uma barreira para essa população mais pobre sair dessa condição. Essa exclusão social relacionada ao transporte tem sido discutida pela comunidade científica, no entanto, muitos estudos são no norte global, com poucas evidências empíricas em contexto de grandes desigualdades. Em busca de métricas e métodos que possam captar melhor os problemas de equidade espacial relacionada ao transporte urbano, este projeto investigará quais são os indicadores de desigualdades socioespaciais mais adequados para dar suporte à formulação, implementação e monitoramento de políticas públicas na área de transporte, visando a priorização das populações mais pobres. Para tal, este projeto pretende investigar diversos indicadores já utilizados na área de transporte e em outras áreas, como a saúde e educação, verificando as adaptações necessárias. A partir de métodos de ?spatial data science? aplicados em diversas fontes de dados (GTFS, Open Street Map, Pesquisa Origem Destino, Bilhetagem Eletrônica e GPS dos ônibus, entre outros) o projeto pretende produzir um quadro de indicadores diverso, espacial, multiescalar e com diferentes níveis de detalhamento e precisão técnica considerando a intermodalidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Diego Bogado Tomasiello - Integrante / Bruna Pizzol - Integrante / Tainá Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    2. 2018-Atual. Caracterizacao espaco temporal dos padroes de viagens de populacoes de baixa renda baseada em dados de telefonia movel, bilhetagem e rastreamento de veiculos em Sao Paulo.
      Descrição: Populações de baixa renda em São Paulo dependem majoritariamente do transporte público para acessar o trabalho. No entanto, ainda há muitos desafios para captar os efeitos do sistema de transporte sobre a exclusão social e, para além disso, incorporar nos modelos usados para o planejamento da extensão dessa rede de transporte, aspectos que enderecem esta questão. Somado a isso, há uma dificuldade histórica para a coleta de dados, decorrente em grande parte dos altos custos relacionados. Em especial a população mais vulnerável é geralmente mais afetada pela falta de dados, tendo suas áreas muitas vezes subamostradas ou até não consideradas, como foi o exemplo dos levantamentos censitários até o ano de 2000 em áreas de habitação precária. Contudo, o avanço das tecnologias de posicionamento e comunicação trouxeram novas perspectivas quanto a coleta de dados. Dados espaço temporais de bilhetagem, rastreamento dos ônibus e telefonia móvel têm sido recentemente explorados pela comunidade acadêmica como uma forma complementar para a investigação sobre padrões de mobilidade. Esses novos dados, no entanto, precedem de novos métodos, bem como, um melhor entendimento de seus potenciais e limitações. Este projeto tem como objetivo pesquisar métodos para análises espaço temporais de grandes volumes de dados de bilhetagem, rastreamento dos ônibus e telefonia móvel, em busca de contribuir para a melhor caracterização das relações entre o sistema de transporte e a exclusão social, em especial com o foco nas populações de baixa renda do município de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Diego Bogado Tomasiello - Integrante / Bruna Pizzol - Integrante / Caio de Borthole Valente Pieroni - Integrante / André Leite Rodrigues - Integrante / Beatriz Moura dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    3. 2018-Atual. REsiDe - Representacoes Espaciais e Multidimensionais do Deficit Habitacional
      Descrição: O deficit habitacional brasileiro atinge uma notável parcela da população e encontra-se posicionado como tema de reconhecida relevância no âmbito acadêmico e das políticas públicas. Entretanto, sua caracterização e quantificação ainda é permeada por controvérsias e reconhecidas lacunas do conhecimento. Levando em consideração as limitações, potencialidades e complementariedades das metodologias existentes para a estimativa do deficit habitacional, o desafio norteador deste projeto consiste no desenvolvimento de uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, dentro e fora dos assentamentos precários. Para tanto, o projeto basear-se-á no uso intensivo de dados de fontes diversas, geotecnologias, métodos estatísticos e técnicas de análise espacial para desenvolver indicadores das distintas dimensões das necessidades habitacionais, elaborar modelos para a identificação e caracterização de tipologias de assentamentos precários, bem como desenvolver estratégias de integração espacial das múltiplas representações construídas para estimar o deficit habitacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Diego Bogado Tomasiello - Integrante / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Thiago Correa Jacovine - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    4. 2017-Atual. Acessibilidade a oportunidades no municipio de Sao Paulo pela populacao de baixa renda: analise atraves do uso de grandes volumes de dados espaciais.
      Descrição: A crise da mobilidade urbana afeta a qualidade de vida de toda a cidade, entretanto a população de baixa renda, por residir em geral em bairros mais afastadas dos empregos e serviços, é provavelmente a mais comprometida. Com o avanço das tecnologias de informação, comunicação e posicionamento, a possibilidade de medir os tempos de viagem através da utilização de dados de rastreamento de veículos tornou-se uma ferramenta importante para o planejamento de transportes. Índices de acessibilidade, que tradicionalmente eram baseados em quantidade de oportunidades e estimativas de tempos de viagem ou simplesmente da distância como parâmetro para o seu cálculo, podem ter este parâmetro melhor calculado a partir de tempos de viagem medidos pelo rastreamento, o que permite a obtenção de cenários mais realistas para pesquisas e planejamento em transporte. A utilização dos dados de rastreamento de veículos para a modelagem e manutenção de redes de transporte em Sistemas de Informações Geográficas (SIG) é um desafio, visto que envolvem grandes volumes de dados espaço-temporais, que precisam ser tratados para a incorporação nos modelos de rede. A modelagem de redes de transporte dinâmicas, que permitam identificar trajetos e tempos de viagem em horários e períodos distintos, retratando alterações ocasionadas por intervenções nas vias e/ou alterações nos itinerários das linhas de transporte, pode ampliar a compreensão da dinâmica da evolução do sistema de transportes em uma cidade. Diante desses desafios, esse trabalho pretende calcular e mapear índices de acessibilidade, a partir de redes multitemporais de transporte, com o objetivo de avaliar a condição enfrentada pela população de baixa renda para o acesso às oportunidades na cidade de São Paulo. O presente projeto investirá no processo de aprimoramento de um modelo de rede de transporte, a partir de dados de rastreamento de veículos, que permitirá o cálculo de índices de acessibilidade que traduzam com mais fidedignidade o que acontece no cotidiano da população de baixa renda. Somado a isso, o projeto explorará a técnica para análise de problemas n-dimensionais, o Self Organizing Maps (SOM), como ferramenta para a identificação de padrões que relacionem as características socioeconômicas dessa população às condições de acessibilidade proporcionada pela infraestrutura de transportes. Espera-se, portanto, contribuir para análises que subsidiem a transformação do atual círculo vicioso da mobilidade nas grandes metrópoles em um círculo virtuoso no qual a mobilidade urbana atue, não mais como um obstáculo, mas como um agente do desenvolvimento econômico e da redução da desigualdade de oportunidade em cidades como São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Diego Bogado Tomasiello - Integrante / Pedro da Cunha Logiodice - Integrante / Juliana Siqueira Gay - Integrante / Nuno Graça - Integrante / Beatriz Moura dos Santos - Integrante / Julia Mattos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    5. 2016-2018. High-Resolution GPS Data Analysis of Urban Logistics Activities to Improve the Operational Performance and Sustainability of Last-Mile Distribution in Sao Paulo
      Descrição: Delivering and distributing food, material, and other goods needed to sustain large populations in dense, built up cities is an on-going challenge. This is particularly acute in megacities in emerging markets, where logistic operations need to cope with the complexity of dense urban environments, congestion, high-population growth, extreme variability of the urban topology, highly fragmented distribution channels, very small retail outlets and constantly changing local policies. With the majority of people living in urban environments and the projections that the top 100 largest cities of the world will account for over 50% of the GDP in the next 20 years, innovative research in megacity logistics is needed.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Matthias Winkenbach - Coordenador / Claudio Barbieri da Cunha - Integrante / Patricia Faias Laranjeiro de Andrade - Integrante / Leonardo Alves Godoy - Integrante / Daniel Merchand - Integrante / Hugo Yoshizaki - Integrante. Financiador(es): MISTI Brazil Grant - Cooperação. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    6. 2015-2018. RESOLUTION - REsilient Systems for Land Use TransportaTION
      Descrição: O projeto Resolution objetiva explorar o impacto do transporte na segregação social em São Paulo e Londres, cidades mundiais comparáveis em termos de população, área e densidade, tanto a nível municipal como metropolitano. Nas grandes cidades, grupos sociais classificados pela renda, classe e etnia manifestam diferenças extremas em termos de localização e quão acessíveis são para uma variedade de oportunidades de mobilidade, tal como se reflete na distribuição física dos recursos associados a diferentes sistemas de transporte. Estas duas cidades fornecem exemplos de segregação que nos permite usar os resultados de uma cidade para examinar a outra; os padrões de segregação no que diz respeito ao transporte são semelhantes, e em alguns sentidos, diferente dos outros. Isso proporciona uma oportunidade ideal para o trabalho comparativo sobre segregação usando conjuntos de dados valiosos para cada uma dessas cidades. Primeiramente serão construídos portais baseados em web que nos permitirão representar uma grande variedade de redes, fluxos e dados de atributos socioeconômicos. Esta etapa será realizada a partir da vasta experiência neste tipo de sistemas desenvolvidos pela CASA (ver www.maptube.org ; www.datashine.org.uk ), e da transferência dessas ideias para São Paulo, com base nos seus próprios sistemas (www.fflch.usp.br/centrodametropole/en/ ). Será adicionado explicitamente o fator transporte em ambas as cidades objetivando o fornecimento de um fluxo de analises que informarão o desenvolvimento de modelos baseados em agentes capazes de simular como as mudanças nos sistemas de transporte são refletidas na mudança de padrões de segregação. Tais modelos serão construídos em estruturas pioneiras existentes em várias colaborações entre CASA, Birkbeck, CEM, USP, UFABC e INPE. Os sistemas de dados e modelos construídos serão capazes de oferecer perspectivas de testes práticos de cenários alternativos de transporte na estrutura espacial úteis às políticas urbanas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Eduardo Cesar Leão Marques - Coordenador / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Pedro Ribeiro de Andrade - Integrante / Michael Batty - Integrante / Joana Barros - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    7. 2015-2017. Paraisopolis mobility diagnosis: providing more equitable and sustainable transport options for vulnerable populations in the community of Paraisopolis, Sao Paulo, Brazil
      Descrição: O projeto pretende desenvolver um diagnóstico dos padrões de mobilidade de Paraisópolis, visando identificar os principais gargalos que a comunidade enfrenta no acesso a oportunidades econômicas e às atividades diárias. Os dados de deslocamentos serão coletados por um aplicativo instalado no celular dos participantes da pesquisa, que registra a posição da pessoa no decorrer do tempo. Embora a coleta de dados e análises sejam realizadas exclusivamente para a comunidade de Paraisópolis em um primeiro momento, espera-se replicar a metodologia para fornecer uma solução confiável e eficaz que possa conduzir rapidamente estudos de origem-destino em diferentes escalas e diversos ambientes em contextos semelhantes. Além disso, os resultados irão fornecer base de informação sobre os aspectos de mobilidade para outros projetos que considerem urbanização de favelas urbanas, respondendo a uma falta de informação disponível sobre o tema de transporte e mobilidade em favelas no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Coordenador / Orlando Strambi - Integrante / Renato Arbex - Integrante / Bianca Bianchi Alves - Integrante / Bruna Pizzol - Integrante / Irene Quintans - Integrante / Caio de Borthole Valente Pieroni - Integrante / André Leite Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Banco Internacional de Reconstrucao e Desenvolvimento (Banco Mundial) - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    8. 2013-2015. Proposicao de uma infraestrutura de dados espaciais para prevencao, monitoramento e atuacao em acidentes rodoviarios envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes (SP).
      Descrição: Parcela significativa de acidentes com cargas de produtos perigosos concentra-se no modo rodoviário. No ambiente em que ocorre o transporte de produtos perigosos, ressaltam-se os riscos que ficam submetidos à população exposta (lindeira às vias públicas) e o meio ambiente, em razão das características físico-químicas dos produtos transportados. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realiza continuamente o monitoramento da ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados de transporte de cargas perigosas no sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo principal de prover proteção ambiental e social no complexo e em seu entorno. Para suportar este monitoramento, a empresa e todas as demais entidades envolvidas necessitam uma estrutura computacional e de sistemas de informações, que permitam a difusão das informações obtidas a todas essas entidades envolvidas e aos órgãos internos da instituição e ao público externo de forma geral. Para realizar o monitoramento é necessário contar com dados gerados pela própria CETESB, cuja manutenção e atualização são de sua responsabilidade, além de dados de outras fontes, como os dados gerados pela empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a EcoVias, e dados do IBGE, os quais a CETESB não detém o controle de aquisição, atualização e manutenção. Diante desta natureza complexa do monitoramento e especificidades das informações envolvidas, o presente projeto propõe que uma arquitetura baseada em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), estruturada para prevenção, monitoramento e operação em acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes. A área coberta pelo Sistema Anchieta Imigrantes abrange complexos ecossistemas terrestres e aquáticos. As rodovias atravessam uma região extremamente sensível a impactos ambientais gerados por acidentes envolvendo produtos perigosos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Ana Paula Camargo Larocca - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Clodoveu Davis Jr - Integrante / Janaína Bezerra Silva - Integrante / Mauro de Souza Teixeira - Integrante / Cira Pitombo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
      Descrição: Parcela significativa de acidentes com cargas de produtos perigosos concentra-se no modo rodoviário. No ambiente em que ocorre o transporte de produtos perigosos, ressaltam-se os riscos que ficam submetidos à população exposta (lindeira às vias públicas) e o meio ambiente, em razão das características físico-químicas dos produtos transportados. A CETESB - Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo, realiza continuamente o monitoramento da ocorrência de acidentes de trânsito envolvendo veículos pesados de transporte de cargas perigosas no sistema Anchieta-Imigrantes, com o objetivo principal de prover proteção ambiental e social no complexo e em seu entorno. Para suportar este monitoramento, a empresa e todas as demais entidades envolvidas necessitam uma estrutura computacional e de sistemas de informações, que permitam a difusão das informações obtidas a todas essas entidades envolvidas e aos órgãos internos da instituição e ao público externo de forma geral. Para realizar o monitoramento é necessário contar com dados gerados pela própria CETESB, cuja manutenção e atualização são de sua responsabilidade, além de dados de outras fontes, como os dados gerados pela empresa concessionária do sistema Anchieta-Imigrantes, a EcoVias, e dados do IBGE, os quais a CETESB não detém o controle de aquisição, atualização e manutenção. Diante desta natureza complexa do monitoramento e especificidades das informações envolvidas, o presente projeto propõe que uma arquitetura baseada em uma Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE), estruturada para prevenção, monitoramento e operação em acidentes rodoviários envolvendo o transporte de cargas perigosas, no complexo Anchieta-Imigrantes. A área coberta pelo Sistema Anchieta Imigrantes abrange complexos ecossistemas terrestres e aquáticos. As rodovias atravessam uma região extremamente sensível a impactos ambientais gerados por acidentes envolvendo produtos perig.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cira Souza Pitombo - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Clodoveu DavisJr - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / ANA PAULA C. LAROCCA - Integrante / Eliane Hirata - Integrante / Janaína Bezerra da Silva - Integrante / Mauro de Souza Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cira Souza Pitombo.
    9. 2013-2014. Geoprocessamento e sensoriamento remoto como suporte ao gerenciamento de desastres.
      Descrição: Desenvolver metodologias para compartilhamento e disponibilização de dados geográficos, a partir de Infraestruturas de Dados Espaciais (IDEs) e Contribuição Voluntária de Dados Geográficos (VGI), como suporte ao desenvolvimento de sistemas de apoio ao gerenciamento de desastres. Desenvolver metodologias de Sensoriamento Remoto (S.R.), em especial, de classificação de imagens de Satélite para identificação de áreas para alocação de contingente populacional atingido por desastres. (Projeto MPC.04 da vertente Mapa Colaborativo do Centro de Estudos e Pesquisas de Desastres no Estado de São Paulo - CEPED, da Universidade de São Paulo, coordenado pelo Prof. Dr. Hugo Yoshizaki.). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Luiz Augusto Manfre - Integrante / Eliane Hirata - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Janaína Bezerra Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    10. 2013-2014. GeoMega Geoprocessamento para Megacidades: aplicacoes em Eng. de Transportes.
      Descrição: Descrição: O objetivo do projeto consiste na exploração de técnicas de Geoprocessamento para Mega Cidades em aplicações de Eng. de Transportes. São objetivos específicos: Explorar técnicas de análise espacial para o estudo relacionado a acidentes com usuários vulneráveis em megacidades, mais especificamente na cidade de São Paulo, que conta com uma população de mais de onze milhões de habitantes (IBGE, 2011). Analisar problemas do sistema de transporte, tendo como embasamento de dados e informações advindos das imagens de satélite e as ferramentas de análises espaciais, utilizando-se os princípios do transporte sustentável. A partir dos produtos de sensoriamento remoto identificar feições urbanas úteis para o planejamento de transporte, em especial áreas do município de São Paulo, para que com base nesses dados seja possível caracterizar o uso do solo e as questões correspondentes ao planejamento do sistema de transportes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / José Alberto Quintanilha - Coordenador / Claudia Almeida Soares Machado - Integrante / Renato Grando - Integrante. Financiador(es): Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio ANPET de Produção Científica 2018 pelo trabalho "Padrões de atividades de residentes de Paraisópolis: análise de dados de múltiplos dias coletados com smartphones", ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.. 2019.
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    2. Prêmio ANPET de Produção Científica 2016 pelo trabalho "Análise e Visualização de Dados de Rastreamento para Estudos de Logística Urbana", ANPET - Associação Nacional de Pesquisa e Ensino em Transportes.. 2016.
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.
    3. Best Paper Award, Boeing - XVI Brazilian Symposium on Geoinformatics.. 2015.
      Membro: Mariana Abrantes Giannotti.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (4)
    1. GTI - GeoSAMPA.Contribuições do GeoSAMPA para pesquisas do LabGEO Poli USP. 2019. (Outra).
    2. MundoGEO Connect. Contribuições do GeoSAMPA para o ensino e a pesquisa na Poli USP. 2019. (Feira).
    3. Summit Tembici: O Futuro da Mobilidade.Futuro com a bicicleta: o papel socioeconômico da bike. 2019. (Outra).
    4. Workshop NIUMAR - Network on Intelligent Urban Mobility and Accessibility Research.Pesquisas em desigualdades socioespaciais na acessibilidade em São Paulo. 2019. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. PRITCHARD, J. P. ; SLOVIC, A. D. ; GEURS, K. ; NARDOCCI, A. ; ANDRADE, F. ; GIANNOTTI, M.. NECTAR Workshop - Smart Cities - Governing Accessibility, Air Pollution and Equity. 2017. Congresso
    2. GIANNOTTI, M.; BARROS, J. ; FEITOSA, F. F. ; TOMASIELLO, D. B.. Segundo Workshop do Projeto RESOLUTION. 2017. Congresso
    3. GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES; BARBOSA, E. ; NADER, R. ; SPILLA, E.. 1º Workshop Interno do Projeto IDE USP. 2012. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Mariana Abrantes Giannotti ⇔ José Alberto Quintanilha (20.0)
      1. ALBUQUERQUE, R. W. ; JARDINI, M. G. M. ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Mapeado de la cobertura del suelo de los alrededores de uma presa hidroeléctrica mediante el clasificador máquina de vector de soporte.. Revista Espaço e Geografia (UnB). v. 20, p. 383-409, issn: 1516-9375, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. BARROS, D. L. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A.. Urban land use pattern identification using variograms on image. Proceedings of The Institution of Civil Engineers. Urban design and Planning (Online). v. 169, p. 56-65, issn: 1755-0807, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CAMPOS, W. W. ; GASPAR, J. ; LAGE, M. O. ; KAWASHIMA, R. S. ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Avaliação de classificadores de imagem de satélite a partir do uso de uma técnica de votação.. RBC. REVISTA BRASILEIRA DE CARTOGRAFIA (ONLINE). v. 68, p. 1653-1664, issn: 1808-0936, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. MACHADO, CLÁUDIA ; GIANNOTTI, MARIANA ; NETO, FRANCISCO ; TRIPODI, ANTONINO ; PERSIA, LUCA ; QUINTANILHA, JOSÉ. Characterization of Black Spot Zones for Vulnerable Road Users in São Paulo (Brazil) and Rome (Italy). ISPRS International Journal of Geo-Information. v. 4, p. 858-882, issn: 2220-9964, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. HIRATA, ELIANE ; GIANNOTTI, MARIANA ABRANTES ; LAROCCA, ANA PAULA CAMARGO ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Flooding and inundation collaborative mapping - use of the crowdmap / ushahidi platform in the city of sao paulo - brazil. J FLOOD RISK MANAG. v. 8, p. n/a-n/a, issn: 1753-318X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SILVA, JANAINA BEZZERRA ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; LAROCCA, ANA PAULA C. ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Towards a spatial data infrastructure for technological disasters: an approach for the road transportation of hazardous materials. GeoJournal. v. 10, p. 1-18, issn: 1572-9893, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SHINOHARA, EDUARDO JUN ; MACHADO, CLÁUDIA A. S. ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; QUINTANILHA, JOSÉ ALBERTO. Caracterização de padrões do comportamento espacial de veículos (monitorados) em movimento - PCEVM. Journal of Transport Literature. v. 9, p. 15-19, issn: 2238-1031, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SOARES MACHADO, CLÁUDIA A. ; KNOPIK BELTRAME, ALESSANDRA M. ; SHINOHARA, EDUARDO J. ; GIANNOTTI, MARIANA A. ; DURIEUX, LAURENT ; NÓBREGA, TÂNIA M.Q. ; QUINTANILHA, JOSÉ A.. Identifying concentrated areas of trip generators from high spatial resolution satellite images using object-based classification techniques. Applied Geography (Sevenoaks). v. 53, p. 271-283, issn: 0143-6228, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SOUZA, N. C. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A. ; ALMEIDA FILHO, G. S.. Análise da associação entre características topográficas e tipos de ocorrências de processos erosivos ao longo de linha férrea - Estudo de caso: Malha Paulista - ALL (SP). Boletim de Ciências Geodésicas (Impresso). v. 20, p. 947-969, issn: 1982-2170, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. HIRATA, E. ; GIANNOTTI, M. A. ; LAROCCA, A. P. C. ; QUINTANILHA, J. A.. Mapeamento dinâmico e colaborativo de alagamentos na cidade de São Paulo. Boletim de Ciências Geodésicas (Impresso). v. 19, p. 602-623, issn: 1982-2170, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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    • Mariana Abrantes Giannotti ⇔ Francisco Chiaravalloti Neto (1.0)
      1. MACHADO, CLÁUDIA ; GIANNOTTI, MARIANA ; NETO, FRANCISCO ; TRIPODI, ANTONINO ; PERSIA, LUCA ; QUINTANILHA, JOSÉ. Characterization of Black Spot Zones for Vulnerable Road Users in São Paulo (Brazil) and Rome (Italy). ISPRS International Journal of Geo-Information. v. 4, p. 858-882, issn: 2220-9964, 2015.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:34