UFABC-professores

Danusa Munford

Possui Bacharelado (1993) e Licenciatura (1996), em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, mestrado em CiênciasBiológicas (Biologia Genética) pela Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Educação (em Curriculum and Instruction) na Pennsylvania State University (2002) e pós-doutorado na Ohio State University (Teaching and Learning) (2013). Atualmente é professora titular do Centro de Ciências Humanas e Naturais da Universidade Federal do ABC e membro do Programa de Pós-Graduação em Educação Conhecimento e Inclusão Social da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Suas pesquisas estão voltadas para o discurso no cotidiano de salas de aula de Ciências da Natureza, mais recentemente, considerando também intersecções com processos de escolarização e contextos para além da escola, assim como relações temporais entre acontecimentos. Atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de ciências no ensino fundamental, ensino por investigação, argumentação, leitura e escrita em ciências e formação de professores. Seus estudos tem sido desenvolvidos a partir de uma perspectiva sócio-histórico-cultural, com articulações com a Etnografia em Educação e apoiando-se em contribuições da Microetnografia, etnografia interacional, sociolinguística eetnografia da comunicação. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9318710710545447 (11/01/2025)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2017-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968387
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2023-Atual. Escolhas pedagógicas e curriculares nos anos iniciais do Ensino Fundamental: o ensino na rede municipal de São Paulo em contexto de reorganização curricular
      Descrição: Esta pesquisa centra sua atenção no discurso pedagógico desenvolvido em aulas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas públicas da rede municipal de ensino de São Paulo. Tem como objetivo principal identificar e discutir as escolhas realizadas pelas(os) professoras(es) que desenvolvem o currículo neste momento de retorno presencial às escolas, premidos pela urgência para recuperar aprendizagens perdidas no período da pandemia, por um lado, e pelas expectativas e demandas em torno da implementação de uma nova proposta curricular, o Currículo da Cidade, iniciada pouco antes do começo do afastamento físico de todas(os) das escolas. Implicará análises de documentos orientadores dessas escolhas curriculares e pedagógicas, a observação de aulas e a entrevistas com as(os) professoras(es) por elas responsáveis. Autores do campo do currículo e do ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais sustentam as escolhas teóricas e metodológicas do estudo proposto, bem como embasarão as análises dos achados. Espera-se com isso contribuir para as reflexões que se voltam à identificação de condições necessárias para apoiar as(os) professoras(es) na realização de escolhas pedagógicas e curriculares que potencializem as aprendizagens nas aulas dessas disciplinas, nos anos iniciais do ensino fundamental. Tais reflexões têm potencial para contribuir com a concepção e o desenvolvimento de políticas públicas nos campos do currículo, do ensino de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Naturais e da formação de professores, remetendo ainda ao debate sobre o financiamento público da educação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danusa Munford - Coordenador / Cláudia Lemos Vóvio - Integrante / Lúcia Helena Sasseron - Integrante / Claudia Valentina Assumpção Galian - Integrante / Emerson Di Pietri - Integrante / Raquel Milani - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Danusa Munford.
    2. 2023-Atual. Conhecer e ampliar as vivências na formação docente em Licenciaturas Interdisciplinares da UFABC
      Descrição: O projeto é um projeto institucional da UFABC que compõe de um projeto mais amplo em rede de 3 instituições (coordenação prof. Wesley Góis) . Este projeto tem como objetivo caracterizar diferentes aspectos dos cursos de Licenciatura interdisciplinares em Ciências Naturais e Exatas (LCNE) e em Ciências Humanas (LCH), assim como planejar, desenvolver e acompanhar intervenções que visam o enriquecimento e fortalecimento da formação docente em diferentes contextos. O projeto tem vários sub-projetos. O sub-projeto Escolas e a UFABC, visa estabelecer e consolidar parcerias com escolas públicas da Ed. Básica, assim como documentar e caracterizar diferentes processos de aproximação e consolidação de parcerias com essas escolas. As ações ocorrem em duas frentes: i) no contexto do Componente Curricular Estágio Curricular Supervisionado dos cursos de Licenciatura e ii) em Projetos com escolas diferentes orientados por abordagens diferentes (continuidade e ampliação de Projeto anterior em Heliópolis e Jardim Climax; Articulações com Arte-Educação-Comunidade em Escola em região Rural de São Bernardo do Campo, junto ao Projeto CASCO; e orientando-se pela Formação Docente no Diálogo com a Etnografia em Educação em Escola Municipal de Ensino Fundamental em São Mateus). O sub-projeto Materiais Didáticos tem como foco o processo de produção de materiais didáticos para o Ensino Superior, voltados para a formação inicial docente com abordagem inovadora, por meio de coautoria entre docentes e discentes do Ensino Superior, envolvendo diferentes temáticas (com destaque para a inclusão). Além disso, buscamos documentar e promover uma reflexão sobre os processos de escrita e coautoria. O sub-projeto Acompanhamento tem por objetivo identificar, mapear, registrar, analisar e compreender as relações socioculturais estabelecidas pelos discentes durante seus processos formativos nas Licenciaturas LCNE e LCH, observando-se as dimensões político-pedagógicas, institucionais e interpessoais neles presentes, e se voltando para processos de evasão e exclusão. Nesse sentido realizam-se, documentam-se e se acompanham ações socioculturais e interdisciplinares junto à comunidade acadêmica (produção de estudos quantitativos e qualitativos, produções científica e culturais dos licenciandos, ações colaborativas que promovam e fortaleçam a convivência social e comunitária dos discentes na UFABC). O sub-projeto Internacionalização visa: i) estabelecer parcerias com instituições de outros países com foco nas Licenciaturas, com ênfase em países do Sul Global, mais especificamente, países da África, incluindo dentificar, promover e viabilizar oportunidades de intercâmbio de licenciandos; e ii) promover uma aproximação de estudantes de Licenciatura com Estudos Africanos e Afro-Brasileiros. O sub-projeto Comunicação e Divulgação tem o objetivo de atuar na divulgação e comunicação das ações educativas realizadas pela UFABC com especial interesse nas práticas desenvolvidas por docentes, técnicos e estudantes vinculados à LCNE e LCH, incluindo ações como o desenvolvimento e atualização do site Portal Educa que servirá como vitrine e repositório das ações, práticas e produtos de pesquisa, ensino e extensão na área de Educação e promover ações de educação midiática e divulgação científica. O sub-projeto Espaços de Práticas Didático-Pedagógicas O subprojeto Sala de Práticas Didático-Pedagógicas tem por objetivo subsidiar o planejamento e implantação de salas/espaços voltados para disciplinas prático-pedagógicas das Licenciaturas quanto práticas relacionadas a problematizações sobre a profissionalidade docente, em suas dimensões política, ética e estética, de modo a favorecer tanto o ensaio de experimentos científicos, quanto a proposição de experiências estéticas, na perspectiva de configurarem-se como espaços de discussão fundamentada sobre a práxis docente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danusa Munford - Coordenador / Maria Candida Varone de Morais Capecchi - Integrante / Wesley Góis - Integrante / Bruno Rafael Santos de Cerqueira - Integrante / Samon Noyama - Integrante / Orlando Coelho Barbosa - Integrante / Marco Antônio Bueno - Integrante / Carolina Bezerra Machado - Integrante / Rena Orofino e Silva - Integrante. Financiador(es): Ministério da Educação - Auxílio financeiro.
      Membro: Danusa Munford.
    3. 2022-Atual. A relação teoria-prática nos currículos da formação de professores de Ciências e Biologia: investigando processos alquímicos no tempo presente
      Descrição: A formação de professores tem sido objeto de importantes reformas curriculares no país. Desde os anos de 1990, ela tem sido ressignificada em meio às políticas que atrelam a melhoria da qualidade da educação à adoção de currículos centralizados. Mais recentemente, em função da Pandemia da Covid-19, ela tem sido fortemente impactada pelo ensino remoto, com efeitos no modo como pensamos a relação teoria-prática. É nesse contexto que o projeto busca investigar, em perspectiva sociocultural, os significados que essa relação vem assumindo, no tempo presente, na formação de professores para atuação no ensino de Ciências e Biologia. Focalizando cursos com perfis e histórias distintas (Ciências da Natureza e Ciências Biológicas) em instituições de diferentes regiões do país, interessa-nos perceber os efeitos das políticas recentes e do ensino remoto na "alquimia" (Thomas Popkewitz) de componentes curriculares historicamente voltados para a abordagem da relação teoria-prática na área. Assumindo que essa relação é parte do sistema de pensamento que constitui a formação docente no país, argumentamos que foco nela (e não em um dos termos) permite perceber como os conhecimentos e os sujeitos da formação se constituem em meio a processos alquímicos que ressignificam o social. Em termos metodológicos, o projeto será conduzido em uma dupla direção: na perspectiva da História do Currículo como História do Presente, privilegiando o levantamento e análise de textos curriculares escritos e orais, estes últimos por meio da realização de entrevistas semi-estruturadas; no diálogo com a Etnografia em Educação e a Microetnografia, o que envolverá o acompanhamento das experiências formativas nas diversas instituições, com observação participante, registros de notas de campo e vídeo. Em ambas as direções, assumimos que é no jogo da linguagem que significamos as coisas do mundo. Articular tais perspectivas nos permite ampliar o modo como vimos investigando as reformas curriculares.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Danusa Munford - Integrante / Márcia Serra Ferreira - Coordenador / Renata Orofino e Silva - Integrante / Maria Margarida Gomes - Integrante / Mariana Lima Vilela - Integrante / Cecília Santos Oliveira - Integrante / Juliana Marsico - Integrante / Ricardo Arturo Guerra Fuentes - Integrante / Raquel Crosara Maia Leite - Integrante.
      Membro: Danusa Munford.
    4. 2019-Atual. Argumentação e a construção de oportunidades de aprendizagem em aulas de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental: Relações entre dimensões espaço-temporais em turmas com diferentes trajetórias
      Descrição: O presente projeto tem como foco principal o cotidiano da sala de aula e como a argumentação promove a aprendizagem de ciências, influenciando e sendo influenciado por diferentes contextos que constituem a sala de aula. Serão estudadas situações argumentativas em aulas de ciências em turmas dos anos finais do ensino fundamental com dois tipos de trajetória: i) uma turma com alunos participantes de pesquisas anteriores da equipe que, nos três primeiros anos do ensino fundamental, teve aulas de ciências dentro de uma abordagem investigativa; ii) turmas em escolas que estão implementando um currículo organizado em torno do ensino de ciências por investigação e alfabetização científica. Metodologicamente, a pesquisa se apoia em alguns aspectos da Etnografia em Educação e da Microetnografia com aporte da Teoria da Argumentação (Pragma-Dialética) e de discussões do campo da educação em ciências relacionadas ao ensino por investigação. As turmas serão acompanhadas ao longo de 1 ano. Nossas fontes de dados serão: a observação participante, registros em notas de campo e em áudio-vídeo, artefatos produzidos em sala de aula e entrevistas. Serão produzidas sequências didáticas investigativas para os anos finais do ensino fundamental e materiais para formação continuada e inicial de professores, assim como ações de parceria escola-universidade relacionadas ensino, na extensão e no estágio curricular. O projeto tem o potencial para contribuir para o uso de abordagens investigativas e de práticas argumentativas em aulas de ciências, de modo a considerar a diversidade dos estudantes das escolas públicas e os desafios enfrentados por diferentes grupos ao aprenderem ciências de forma inovadora.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (3) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Danusa Munford - Coordenador / Kely Cristina Nogueira Souto - Integrante / Elaine Soares França - Integrante / DANIELA LOPES SCARPA - Integrante / Ana Paulo Souto Silva Teles - Integrante / FRANCO, LUIZ GUSTAVO - Integrante / Renata Orofino e Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Danusa Munford.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Orientação da Melhor Tese do Programa de Pós Graduação: Conhecimento e Inclusão Social, Universidade Federal de Minas Gerais.. 2019.
      Membro: Danusa Munford.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (1)
    1. Semana SciELO 20 Anos. 2018. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Danusa Munford ⇔ Luciana Aparecida Palharini (1.0)
        1. SAKUMOTO, K. K. B. ; SANTOS, V. M. ; MUNFORD, Danusa ; PALHARINI, L.. PLANEJAMENTO COMO CAMINHO PARA CONSTRUIR O DIÁLOGO ENTRE A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO PROFESSOR E UM CURRÍCULO INOVADOR ANTES E DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19. Em: 2o Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, v. 1, p. 1-6, 2020.

      • Danusa Munford ⇔ Rena de Paula Orofino (1.0)
        1. SCARPA, D.L. ; MUNFORD, Danusa ; SILVA, M. B. E. ; SILVA, R. O. E.. TEACHER KNOWLEDGE IN A PROFESSIONAL DEVELOPMENT COURSE IN A CURRICULAR REFORM IN BRAZIL. Em: 13th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), v. 14, p. 1655-1663, 2019.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05