UFABC-professores

Luciana Aparecida Palharini

Luciana Palharini é Professora Adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanas da Universidade Federal do ABC e colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas e Sociais da UFABC (PCHS-UFABC). Tem graduaação em Ciências Biológicas pela UNESP (2000), Mestrado em Educação pela UNICAMP (2005), Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICAMP (2015), além de ter pós-graduação Lato sensu em Jornalismo Científico também pela UNICAMP (2010). Atua no ensino de ciências e biologia com foco na formação inicial e continuada de professores, e educação não formal. Suas pesquisas estão voltadas especialmente aos seguintes temas: história das ciências, história das práticas de saúde, relações de poder no campo científico, educação em saúde e sexualidade, estudos de gênero e ciências, educação não formal em museus. Nos últimos anos têm se dedicado ao tema da questão obstétrica no Brasil com vistas à formação de professores e jovens em idades escolar, no âmbito da educação formal e não formal. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4547482388427152 (14/01/2025)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960150
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2024-Atual. Observatório de Políticas Educacionais: planejamento regional e governança democrática para a qualidade da educação no Grande ABC
      Descrição: Projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP, no âmbito do programa Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovadopelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramentoe avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais eà gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso,propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção edisponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto érelevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional deEducação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo dasdez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada aodesenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização domonitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidadesescolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório aonovo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a seremaprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que oestudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e noORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazeruma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativana educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionaisfavoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre ahipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece acolaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelofortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integrados de monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Silvio Carneiro - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Sérgio Stocco - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Fernando Luis Cássio - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Claudia Regina Vieira - Integrante / CAMILA CAMPOS TINOCO FATTORI - Integrante / Miguel Said Vieira - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / DANILO AUGUSTO BARBOSA BENEDICTO - Integrante / MARIA DA PENHA SILVA GOMES - Integrante / RENATO ELISEU COSTA - Integrante / SABRINA LOPES BOZO - Integrante / Willian Santos Nascimento - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Gabriel Pimentel Pomellitto - Integrante / CLAUDIA BANDEIRA - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Ana Lúcia Sanches - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Karen Aparecida da Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante / Joyce dos Santos Lopes - Integrante / Rafaela Lucia Miyake - Integrante / Priscila Araujo Cardoso dos Santos - Integrante / Paula Rafaela Ferreira Barbosa - Integrante / Daniel Mendes Gomes - Integrante / Amanda Barbosa Anselmo - Integrante / Victória Luiza Fábio - Integrante / Marina Bianca Batistão - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
      Descrição: O projeto tem como objetivos implementar, em interação entre gestores públicos e pesquisadores, o Observatório Regional de Políticas Educacionais do Grande ABC (ORPEd), previsto no inovador Plano Regional de Educação do Grande ABC (PRE 2016-2026) aprovado pelos 7 (sete) municípios da região como uma política pública de planejamento, monitoramento e avaliação orientada à melhoria da qualidade, à democratização de oportunidades educacionais e à gestão democrática, mediante a articulação territorial das políticas educacionais. Para isso, propõe a interação permanente entre os processos de gestão pública planejados e a produção e disponibilização de conhecimentos científicos pertinentes. O triênio apontado no projeto é relevante para o fluxo da política pública objeto de estudo e intervenção, já que entre 2024 e 2026 convergem os processos de avaliação dos decênios inaugurados pelo Plano Nacional de Educação (PNE) 2014 2024 e pelos estaduais, municipais e regional. Portanto, ao longo das dez etapas de execução, prevê-se além da criação e consolidação do ORPEd, articulada ao desenvolvimento prévio de um projeto-piloto no município de Diadema, a realização do monitoramento participativo dos planos em vigor, com engajamento de instâncias e comunidades escolares. Nas etapas finais de execução, prevê-se a aplicação das estruturas de Observatório ao novo ciclo de monitoramento participativo a ser aberto com os novos planos decenais a serem aprovados entre 2024 e 2025. Sob a perspectiva do projeto científico, a proposição é que o estudo da colaboração no planejamento e monitoramento regionais, materializado no PRE e no ORPEd, com acompanhamento sistemático de seu ciclo de avaliação e reformulação, pode trazer uma contribuição significativa ao debate acadêmico sobre mecanismos de colaboração federativa na educação brasileira, fortalecendo o entendimento das condições e desenhos institucionais favoráveis ao avanço nesse campo do conhecimento e das políticas públicas. Daí decorre a hipótese que a incorporação do nível regional nos ciclos decenais de planejamento favorece a colaboração federativa nas políticas educacionais, além de capacitar as gestões locais pelo fortalecimento do caráter de Estado dos planos decenais e por impulsionar processos integrados de monitoramento e avaliação, como ocorre no caso do ORPEd em implantação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Maria Clara Di Pierro - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Cláudia Regina Vieira - Integrante / Maria Caramez Carlotto - Integrante / Luciana Aparecida Palharini - Integrante / William Santos Nascimento - Integrante / Miguel Said Vieira - Integrante / Roberta Guimarães Peres - Integrante / Danilo Augusto Barbosa Benedicto - Integrante / Maria da Penha Silva Gomes - Integrante / Ana Clara Tomaz Carneiro - Integrante / Ana Lucia Sanches - Integrante / Claudia Bandeira - Integrante / Elisabete Marques Pereira de Oliveira - Integrante / Fernanda Santana de Oliveira - Integrante / Juliana Cavasini da Silva - Integrante / Marta do Nascimento Lima - Integrante / Sarah Marques da Silva - Integrante / Vanessa Cândida Lourenço - Integrante / Camila Campos Tinoco Fattori - Integrante / Renato Eliseu Costa - Integrante / Sabrina Lopes Bozo - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Karen Aparecida Silveira - Integrante / Leonarda Barbosa Luna - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cássio Silva.
    2. 2020-Atual. Gestação, parto e violência obstétrica: a importância da educação em sexualidade de jovens em idade escolar
      Descrição: O objetivo deste projeto é investigar a presença/ ausência do tema da gestação, parto, violência obstétrica e direitos sexuais e reprodutivos nas práticas de professores e concepções de estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. A finalidade da pesquisa é não apenas diagnóstica, mas de construção de um processo de formação de professores e ações pedagógicas de intervenção para transformação da realidade encontrada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Coordenador / Giovanna Borges Bonfim - Integrante / Luiza de Oliveira Rocha Patricio - Integrante / Sophia Ribeiro Santos - Integrante / Lara Manesco - Integrante.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
    3. 2020-Atual. Transformações e horizontes futuros para o Ensino de Ciências da Natureza no contexto da pandemia do Covid-19
      Descrição: O visa um mapeamento sobre a implementação do ensino remoto em algumas redes públicas de educação básica que atendem os municípios de São Paulo e da Grande ABC. O objetivo é investigar a experiência de ensinar ciências da natureza em instituições escolares no contexto da pandemia de Covid-19 com a implementação de medidas de distanciamento social e quarentena, e ensino remoto. A proposta é estruturada em três frentes de trabalho: (1) investigar a percepção de gestoras e professoras de redes públicas da educação básica em relação aos principais desafios identificados por elas para a implementação do ensino a distância durante o isolamento social devido à pandemia de Covid-19, considerando o papel da educação científica nas propostas governamentais, bem como os desafios advindos do isolamento, luto e expectativas quanto ao retorno às aulas presenciais; (2) A análise de documentos oficiais e propostas curriculares, incluindo incluindo os tipos de materiais adotados, para a implementação do ensino a distância de algumas redes públicas que atendem a educação básica no município de São Paulo e em alguns municípios da Grande ABC; e (3) A proposição de articulação entre a Universidade e as escolas para criação de ações que dêem suporte às escolas, educadoras e famílias atendidas, além do fortalecimento de ações e projetos em andamento na UFABC que se aproximem das demandas que possam surgir das professoras e gestoras a partir dos dados coletados. Salientamos também a potencialidade de articulação com outros projetos em andamento na UFABC, relacionados aos diversos contextos impactados pela pandemia de covid-19, que possuem relação com o campo da educação direta ou indiretamente.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Coordenador / Renata Orofino - Integrante / Danusa Munford - Integrante / Bruno Ávila Pereira - Integrante / Alessandra Sabino Pereira - Integrante / Pietro Hessel - Integrante / Vanessa Matos dos Santos - Integrante / Beatriz Ribeiro Zanon - Integrante / Karin Salmazzi Guedes - Integrante / Fernanda Gonçalves Furtado - Integrante / Joice Teixeira Rodrigues - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal do ABC - Outra / Universidade Federal do ABC - Bolsa.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
    4. 2020-Atual. A contribuição histórica dos objetos científicos nas ciências biomédicas para a generificação e medicalização dos corpos
      Descrição: Proposta de pesquisa epistemológica e empírica, a partir da perspectiva de gênero enquanto categoria de análise, e da análise do discurso enquanto ferramenta teórico-metodológica. O objetivo é analisar historicamente a relação entre a construção dos objetos científicos pelas ciências biomédicas e a generificação e medicalização dos corpos, e suas repercussões para o campo das Ciências Biológicas e para a educação de jovens em idade escolar na atualidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Coordenador / Glenda Lanzoni Bolzan - Integrante.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
    5. 2019-Atual. Práticas Investigativas para o Ensino de Ciências: Implementação de Clubes de Ciências em Escolas Estaduais a partir de um grupo colaborativo e interdisciplinar
      Descrição: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade ? escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luciana Aparecida Palharini - Integrante / Meiri Aparecida Gurgel de Campos Miranda - Coordenador / Paulo de Ávila Junior - Integrante / Mirian Pacheco Silva Albrecht - Integrante / Marcia Helena Alvim - Integrante / Evonir Albrecht - Integrante / Felipe Rodrigues Pius - Integrante / Gisele Martins Ferreira - Integrante / Maria de Fátima Costa Sbrana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Luciana Aparecida Palharini.
      Descrição: Resumo: Esta proposta teve sua origem no Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação em Ciências, Matemática e Sexualidade (Gecimas) da Universidade Federal do ABC. Neste contexto, foi formado um grupo colaborativo composto pela equipe técnica e pelos colaboradores que, com base na vivência e dificuldades encontradas em sua prática docente, delimitou o principal problema a ser abordado que são o desinteresse e o distanciamento do conhecimento e do fazer científicos apresentados pelos alunos dos últimos anos do Ensino Fundamental e Médio. Assim, com este projeto, temos como objetivo geral contribuir para o aprimoramento do ensino de ciências em escolas públicas de Santo André, a partir do estabelecimento de uma parceria universidade escola, concretizada na forma de um grupo colaborativo, que fomentará a criação de Clubes de Ciências e planejará e executará ações investigativas e interdisciplinares, visando propiciar uma vivência científica para alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio. A partir do estabelecimento do grupo colaborativo, o projeto se desenvolverá em cinco módulos: 1. Formação, 2. Elaboração de intervenções, 3. Implementação nas escolas e ajustes, 4. Avaliação e 5. Comunicação. Todas as atividades terão suas diretrizes discutidas e definidas no grupo, pautando-se no uso de metodologias ativas. Espera-se, com este projeto, contribuir com a formação continuada de todos os membros do grupo colaborativo e com uma melhoria do processo de ensino-aprendizagem de Ciências nas escolas parceiras, desenvolvendo uma vivência científica, em especial, nos Clubes, Olimpíadas e Feiras de Ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Evonir Albrecht - Integrante / Mirian Pacheco Silva - Integrante / MEIRI APARECIDA GURGEL DE CAMPOS MIRANDA - Coordenador.
      Membro: Evonir Albrecht.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (5)
        1. Palharini, L.A.; CERQUEIRA, B. R.. VI Encontro Regional de Ensino de Biologia da Regional 1 da Associação Brasileira de Ensino de Biologia e 2o Simpósio de Programas Institucionais de Formação de Professores e 4a Semana das Licenciaturas. 2025. Congresso
        2. PALHARINI, Luciana. 1o Simpósio de Programas Institucionais de Formação de Professores e 4a Semana das Licenciaturas. 2024. (Congresso).. . 0.
        3. PALHARINI, Luciana. UFABC PARA TODOS 2018. 2018. (Outro).. . 0.
        4. Palharini, L.. 12a Reunião Bienal da RedPOP. 2011. (Outro).. . 0.
        5. PALHARINI, Luciana. II Seminário de Teses e Dissertações em Andamento: Políticas e Financiamento da Pós-Graduação. 2003. (Outro).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (4)
        • Luciana Aparecida Palharini ⇔ Ailton Paulo de Oliveira Júnior (1.0)
          1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

        • Luciana Aparecida Palharini ⇔ Danusa Munford (1.0)
          1. SAKUMOTO, K. K. B. ; SANTOS, V. M. ; MUNFORD, Danusa ; PALHARINI, L.. PLANEJAMENTO COMO CAMINHO PARA CONSTRUIR O DIÁLOGO ENTRE A EXPERIÊNCIA DE ENSINO DO PROFESSOR E UM CURRÍCULO INOVADOR ANTES E DURANTE O ISOLAMENTO SOCIAL DECORRENTE DA PANDEMIA DE COVID-19. Em: 2o Encontro de Ensino de Ciências por Investigação - EnECI, v. 1, p. 1-6, 2020.

        • Luciana Aparecida Palharini ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
          1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.

        • Luciana Aparecida Palharini ⇔ Marco Antonio Bueno Filho (1.0)
          1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1a ed. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2022. v. 1, p. 322.




      Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05