UFABC-professores

Rena de Paula Orofino

Docente na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas na Universidade de São Paulo, incluindo duas iniciações científicas, uma no Instituto Butantan e outra na Faculdade de Educação, nas áreas da Ecologia e Ensino de Ciências. Realizei o mestrado no Programa Interunidades em Ensino de Ciências (USP), sob orientação de Silvia Luzia Frateschi Trivelato, e realizei o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ecologia (IBUSP), sob orientação de Daniela lopes Scarpa, com foco na argumentação como fomentadora da alfabetização científica e como elemento central da formação de cientistas. Atuei como docente na Universidade Federal do ABC entre 2018 e 2023, tendo participado de comissões relevantes como a Comissão de Políticas Afirmativas da UFABC e Comissão Especial para Pessoas Transgêneras da UFABC. Minhas afinidades de pesquisa englobam a alfabetização científica, a argumentação, a educação científica para a construção da justiça social, principalmente no que diz respeito à reparação histórica necessária na educação científica sobre as questões de sexo/gênero, raça e percepção de capacidade e deficiências. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9170866602840212 (05/02/2025)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2018-HOJE
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Avenida da Universidade, 308 Butantã 05508040 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 30913099
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (7)
      1. XXVI Simpósio Nacional de Ensino de Física.Uma descoberta científica não tem mérito a menos que possa ser explicada a uma garçonete: recortes de gênero no ensino de Física. 2025. (Simpósio).
      2. 3º EnECI - Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.O que falta incluir no ensino de ciências por investigação?. 2024. (Encontro).
      3. IX ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE BIOLOGIA.Alfabetização científica na perspectiva transformativa: relato de uma experiência na formação docente inicial. 2024. (Encontro).
      4. II Encontro de Ensino de Ciências por Investigação.Participação e receptividade de um curso de formação para natureza da ciência, feminismo e ensino por investigação. 2020. (Encontro).
      5. 13th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA). TEACHER KNOWLEDGE IN A PROFESSIONAL DEVELOPMENT COURSE IN A CURRICULAR REFORM IN BRAZIL. 2019. (Congresso).
      6. IV Encontro regional de Ensino de Biologia - Regional 1.DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA ENSINAR CONCEITOS BÁSICOS DE EVOLUÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. 2019. (Encontro).
      7. NARST Annual International Conference. Argumentation skills in science education research: a systematic review from 2000 to 2017. 2019. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. OROFINO, Rena de Paula. 3º EnECI - Encontro de Ensino de Ciências por Investigação. 2024. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Rena de Paula Orofino ⇔ Bruno Rafael Santos de Cerqueira (1.0)
        1. CERQUEIRA, B. R. S. (Org.) ; MEDEIROS, D. M. S. (Org.) ; SOUZA, L. C. A. B. (Org.) ; SILVA, M. B. (Org.) ; OROFINO, R. P. (Org.) ; BEXIGA, V. A. C. (Org.). Ensinar e aprender biologia em tempos de pandemia. 1 ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. v. 1, p. 513.

      • Rena de Paula Orofino ⇔ Danusa Munford (1.0)
        1. SCARPA, D.L. ; MUNFORD, Danusa ; SILVA, M. B. E. ; SILVA, R. O. E.. TEACHER KNOWLEDGE IN A PROFESSIONAL DEVELOPMENT COURSE IN A CURRICULAR REFORM IN BRAZIL. Em: 13th Conference of the European Science Education Research Association (ESERA), v. 14, p. 1655-1663, 2019.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:56:05