Usuarios-CEM2023

Tatiane Araujo de Jesus

Na UFABC desde 2010, a docente contribuiu com a montagem de vários laboratórios de ensino e pesquisa. Atualmente coordena o Laboratório de Sistemas de Engenharia Ecológica (LAbSEE), onde são desenvolvidas diversas pesquisas com vistas ao tratamento de águas e efluentes, a mitigação do processo de eutrofização de ecossistemas aquáticos e a recuperação de recursos (água, fósforo e biomassa). A docente participa ativamente na graduação (Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental e Urbana) e na pós-graduação (Ciência e Tecnologia Ambiental - PPG-CTA), onde já orientou 62 trabalhos entre Iniciação Científica, Trabalho de Graduação e Mestrado, sendo diversos trabalhos premiados. Atualmente é docente permanente do PPG-CTA, onde faz parte da Coordenação. Também coorienta aluno de Doutorado na EESC/USP, egresso do PPG-CTA. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9432250295937606 (02/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001, Sala 604-1 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968203 Ramal: 8203 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Sanitária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: modelagem, microcosmos e monitoramento
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / JESUS, T.A - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Roberta Oliveira Servilha - Integrante / Ricardo Santos Silva - Integrante / Renato Silva - Integrante / THAYANA CAROLINE DA SILVA PELLEGRINI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    2. 2019-2023. Efeitos da cobertura do solo sobre a provisão de serviços ecossistêmicos associados aos recursos hídricos do reservatório de Itaipu
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Aldrew Alencar Baldovi - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Coordenador / Rozely Ferreira dos Santos - Integrante / Luciane Fontana da Silva - Integrante / Raquel Vieira Busto - Integrante / Luana Dandara Barreto Torres - Integrante.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    3. 2017-2020. Relação entre variáveis limnológicas (abióticas e bióticas) e sazonalidade nos fluxos dos gases CH4 e CO2 em regiões fluviais das represas Billings e Guarapiranga (São Paulo - SP)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Viviane Moschini Carlos - Integrante / Werner Siegfried Hanisch - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêu - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
      Descrição: A compreensão do funcionamento das áreas alagadas tem se tornado um desafio para a comunidade científica devido à diversidade de ambientes que podem ser enquadrados como representantes destes ecossistemas (pântanos, brejos, lagos rasos, planícies de inundação, etc), à grande variabilidade de condições hidrológicas que apresentam e à extensão e heterogeneidade de sua distribuição geográfica, fatores que exercem influência não somente sobre suas funções ecológicas, mas também sobre seus usos, determinados pelas atividades econômicas locais. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão: o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas destas áreas e de sua importância para o ciclo do carbono, este projeto de pesquisa tem como objetivo central avaliar a relação entre as variáveis limnológicas, a sazonalidade e os principais mecanismos bioquímicos que influenciam nos fluxos de gases CH4 e CO2 em áreas alagadas localizada na região fluvial dos Reservatórios Billings e Guarapiranga (SP), submetidos a diferentes cargas poluidoras afluentes. Além disso, pretende-se criar um modelo matemático computacional baseado no balanço de carbono para estimar a emissão de gases de efeito estufa em áreas alagadas a fim de avaliar em que condições estas áreas se apresentam como fonte e/ou sumidouro de carbono. Para tanto, serão realizadas análises físicas, químicas e biológicas nos diferentes compartimentos (ar, água e sedimento), em diferentes épocas do ano, a fim de quantificar as cargas de carbono alóctone e autóctone, bem como conhecer os processos biológicos e físico-químicos e, ainda, compreender os fatores que governam os fluxos de gases de efeito estufa em áreas alagadas submetidas a níveis altos e baixos de carga poluidora. Os resultados alcançados nesta pesquisa permitirão compreender estes processos, bem como a relação deles com variáveis hidrológicas, climáticas e limnológicas das bacias, tornando-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Outro resultado de grande importância do projeto está na concepção do modelo de balanço de massa do ciclo de carbono a ser desenvolvido para as áreas alagadas de regiões fluviais. Estes resultados permitirão identificar os diferentes caminhos (pathways) do carbono nestes ecossistemas, e avaliar em que condições de carga as áreas alagadas da região fluvial dos reservatórios se comportam como fonte ou sumidouro de carbono e se a matéria orgânica que gera os gases de efeito estufa é alóctone ou autóctone.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / WERNER SIEGFRIED HANISCH - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêo - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Danilo Oliveira Costa - Integrante / Erika Lisa Horiuchi - Integrante / Gabrielle Maria F. P. Pessanha - Integrante / Keith Soares Valente - Integrante / Vitória Kelle Vieira de Melo - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Viviane Moschini Carlos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: A compreensão do funcionamento das áreas alagadas tem se tornado um desafio para a comunidade científica devido à diversidade de ambientes que podem ser enquadrados como representantes destes ecossistemas (pântanos, brejos, lagos rasos, planícies de inundação, etc), à grande variabilidade de condições hidrológicas que apresentam e à extensão e heterogeneidade de sua distribuição geográfica, fatores que exercem influência não somente sobre suas funções ecológicas, mas também sobre seus usos, determinados pelas atividades econômicas locais. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão: o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas destas áreas e de sua importância para o ciclo do carbono, este projeto de pesquisa tem como objetivo central avaliar a relação entre as variáveis limnológicas, a sazonalidade e os principais mecanismos bioquímicos que influenciam nos fluxos de gases CH4 e CO2 em áreas alagadas localizada na região fluvial dos Reservatórios Billings e Guarapiranga (SP), submetidos a diferentes cargas poluidoras afluentes. Além disso, pretende-se criar um modelo matemático computacional baseado no balanço de carbono para estimar a emissão de gases de efeito estufa em áreas alagadas a fim de avaliar em que condições estas áreas se apresentam como fonte e/ou sumidouro de carbono. Para tanto, serão realizadas análises físicas, químicas e biológicas nos diferentes compartimentos (ar, água e sedimento), em diferentes épocas do ano, a fim de quantificar as cargas de carbono alóctone e autóctone, bem como conhecer os processos biológicos e físico-químicos e, ainda, compreender os fatores que governam os fluxos de gases de efeito estufa em áreas alagadas submetidas a níveis altos e baixos de carga poluidora. Os resultados alcançados nesta pesquisa permitirão compreender estes processos, bem como a relação deles com variáveis hidrológicas, climáticas e limnológicas das bacias, tornando-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Outro resultado de grande importância do projeto está na concepção do modelo de balanço de massa do ciclo de carbono a ser desenvolvido para as áreas alagadas de regiões fluviais. Estes resultados permitirão identificar os diferentes caminhos (pathways) do carbono nestes ecossistemas, e avaliar em que condições de carga as áreas alagadas da região fluvial dos reservatórios se comportam como fonte ou sumidouro de carbono e se a matéria orgânica que gera os gases de efeito estufa é alóctone ou autóctone.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Mércia Regina Domingues - Integrante / Werner Siegfried Hanisch - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    4. 2016-2018. Water Environment Micropollutant Science Initiative: A GCU-UFABC-PUCPR Collaborative to explore emergent pollutants in Brazilian watercourses (Newton Fund - Institutional Links)
      Descrição: This cross-disciplinary project draws together environmental science; (waste) water engineering, eco-toxicological analysis; and stakeholder engagement in a new collaboration to consider the increasingly recognised problems of water-quality standards. The aim of this will be to investigate potential negative impacts and identify technical and policy solutions. There is considerable concern in Brazil about the (long-term) impact of watercourse pollution on ecosystems and human health. Transformations that the society has seen in the last 20 years impacted the production and distribution of health problems. Brazil has seen a much more complex epidemiological profile than expected, where (infectious and parasitic) diseases originating in poverty and those associated with the process of modernisation (such as cancer, hormonal and cardiovascular diseases), appear simultaneously. In favela areas considerable problems are perceived: watercourses can be contaminated with surface runoff and direct discharges of wastewater, additionally sewers are often uncovered. This can potentially create sources of airborne disease and risk of surface water contamination / leachate into groundwater. There are often high incidences of water-borne diseases: typhoid; infectious hepatitis; cholera; schistosomiasis; leptospirosis and diarrhoea particularly prevalent in areas with poor sanitation. Drawing upon the considerable expertise that GCU has gained from PILLS and noPILLS cross-European Programmes we will build upon this in a context where concern is growing regarding a range of emerging pollutants in surface water such as pharmaceuticals and plastics additives alongside more traditional water quality parameters such as pesticides and heavy metals and their environment and health impacts. The Project will contribute to advances in the identification, quantification and removal of potentially toxic substances for example interfering on the endocrine system of animals and humans.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Paul Teedon - Integrante / Ole Pahl - Integrante / Fabio Furlan Ferreira - Coordenador / Harry Bollmann - Integrante / Colin A. Hunter - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Karen Helwig - Integrante / Jefferson Pedro Cunha - Integrante / Leana Carolina Ferreira Setim - Integrante / Luciene Ribeiro - Integrante / Fabiana de Nadal Andreoli - Integrante / Eliza Mara Arruda Dias - Integrante / Edilberto Nunes de Moura - Integrante / Kiana Kargar - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / British Council - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
      Descrição: This cross-disciplinary project draws together environmental science; (waste) water engineering, eco-toxicological analysis; and stakeholder engagement in a new collaboration to consider the increasingly recognised problems of water-quality standards. The aim of this will be to investigate potential negative impacts and identify technical and policy solutions. There is considerable concern in Brazil about the (long-term) impact of watercourse pollution on ecosystems and human health. Transformations that the society has seen in the last 20 years impacted the production and distribution of health problems. Brazil has seen a much more complex epidemiological profile than expected, where (infectious and parasitic) diseases originating in poverty and those associated with the process of modernisation (such as cancer, hormonal and cardiovascular diseases), appear simultaneously. In favela areas considerable problems are perceived: watercourses can be contaminated with surface runoff and direct discharges of wastewater, additionally sewers are often uncovered. This can potentially create sources of airborne disease and risk of surface water contamination / leachate into groundwater. There are often high incidences of water-borne diseases: typhoid; infectious hepatitis; cholera; schistosomiasis; leptospirosis and diarrhoea particularly prevalent in areas with poor sanitation. Drawing upon the considerable expertise that GCU has gained from PILLS and noPILLS cross-European Programmes we will build upon this in a context where concern is growing regarding a range of emerging pollutants in surface water such as pharmaceuticals and plastics additives alongside more traditional water quality parameters such as pesticides and heavy metals and their environment and health impacts. The Project will contribute to advances in the identification, quantification and removal of potentially toxic substances for example interfering on the endocrine system of animals and humans.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Fabio Furlan Ferreira - Coordenador / Paul Teedon - Integrante / Ole Pahl - Integrante / Harry Alberto Bollmann - Integrante / Jefferson Pedro Cunha - Integrante / Leana Carolina Ferreira Setim - Integrante / Luciene Ribeiro - Integrante / Fabiana de Nadal Andreoli - Integrante / Eliza Mara Arruda Dias - Integrante / Edilberto Nunes de Moura - Integrante / Kiana Kargar - Integrante / Karen Helwig - Integrante / Colin A. Hunter - Integrante / Joanne Roberts - Integrante. Financiador(es): British Council - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    5. 2014-2018. Influência da Carga Poluidora Afluente sobre a Emissão de CH4 e CO2 em uma Área Alagada Natural localizada na Região Fluvial da Represa Billings (São Paulo-SP)
      Descrição: O termo áreas alagadas é usado para mencionar ambientes com solo hidromórfico inundado ou saturado por águas superficiais/subterrâneas onde crescem espécies vegetais dependentes da hidrologia, do meio suporte, dos recursos disponíveis e adaptadas a condições de alagamento temporário ou permanente. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras, principalmente na depuração de efluentes com alta concentração de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Além disso, estes ecossistemas são reconhecidos pela alta produtividade e diversidade biológica. Apesar de cobrirem apenas uma pequena proporção da superfície terrestre (entre 2% e 6%, dependendo da definição e tipologia de ambientes considerados), as áreas alagadas contêm uma grande proporção do carbono (aproximadamente 15x1914 kg) estocado no reservatório terrestre. Como resultado dos processos de decomposição da matéria orgânica por diferentes vias metabólicas, as áreas alagadas são importantes fontes de gases com potencial estufa como o metano (CH4), o dióxido de carbono (CO2) e o óxido nitroso (N2O). Em razão das altas taxas de metanogênese que ocorrem nas zonas anaeróbias dos sedimentos das áreas alagadas, estes ecossistemas se constituem na principal fonte natural de gás metano para a atmosfera. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas das áreas alagadas e de sua importância para o Ciclo do Carbono, já que são consideradas um dos maiores reservatórios terrestres deste elemento, o Projeto de Pesquisa pretende contribuir de forma efetiva para o entendimento dos processos controladores das taxas de emissão de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) em uma área alagada localizada na região fluvial da Represa Billings, Braço Rio Grande (São Paulo, SP), submetida a grandes cargas poluidoras afluentes com o Rio Grande. O estudo tem como principais objetivos: i) determinar os fluxos de metano e dióxido de carbono na área alagada e sua variabilidade ao longo dos ciclos diário e sazonal; ii) caracterizar física e quimicamente (carbono, matéria orgânica, totais de nitrogênio e fósforo) o sedimento e a coluna d´água da área alagada, bem como investigar as alterações sazonais na sua composição; iii) determinar a composição, a biomassa e o estoque de carbono, fósforo e nitrogênio na comunidade de macrófitas aquáticas da área alagada; iv) investigar a relação entre as variáveis limnológicas, climáticas e hidrológicas sobre as taxas de emissão de metano e gás carbônico na área alagada. Com a crescente demanda pelo entendimento e proposição de soluções para o problema do aquecimento global, e considerando a importância das áreas alagadas para o ciclo biogeoquímico do carbono, em especial com o sequestro e emissão de gases de efeito estufa, estudos visando à compreensão destes processos, bem como da relação dos mesmos com variáveis hidrológicas, climáticas e com as atividades de uso e ocupação do solo das bacias onde estão inseridas, tornam-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases com potencial estufa a partir destes ambientes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Roseli F. Benassi - Coordenador / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Rogério Herlon Furtado Freire - Integrante / Marcelo Pompeu - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
      Descrição: Resumo O termo áreas alagadas é usado para mencionar ambientes com solo hidromórfico inundado ou saturado por águas superficiais/subterrâneas onde crescem espécies vegetais dependentes da hidrologia, do meio suporte, dos recursos disponíveis e adaptadas a condições de alagamento temporário ou permanente. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão: o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras, principalmente na depuração de efluentes com alta concentração de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Além disso, estes ecossistemas são reconhecidos pela alta produtividade e diversidade biológica. Apesar de cobrirem apenas uma pequena proporção da superfície terrestre (entre 2% e 6%, dependendo da definição e tipologia de ambientes considerados), as áreas alagadas contêm uma grande proporção do carbono (aproximadamente 15x1914 kg) estocado no reservatório terrestre. Como resultado dos processos de decomposição da matéria orgânica por diferentes vias metabólicas, as áreas alagadas são importantes fontes de gases com potencial estufa como o metano (CH4), o dióxido de carbono (CO2) e o óxido nitroso (N2O). Em razão das altas taxas de metanogênese que ocorrem nas zonas anaeróbias dos sedimentos das áreas alagadas, estes ecossistemas se constituem na principal fonte natural de gás metano para a atmosfera. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas das áreas alagadas e de sua importância para o ciclo do carbono, já que são consideradas um dos maiores reservatórios terrestres deste elemento, o Projeto de Pesquisa pretende contribuir de forma efetiva para o entendimento dos processos controladores das taxas de emissão de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) em uma área alagada localizada na região fluvial da Represa Billings, Braço Rio Grande (São Paulo, SP), submetida a grandes cargas poluidoras afluentes com o Rio Grande. O estudo tem como principais objetivos: i) determinar os fluxos de metano e dióxido de carbono na área alagada e sua variabilidade ao longo dos ciclos diário e sazonal; ii) caracterizar física e quimicamente (carbono, matéria orgânica, totais de nitrogênio e fósforo) o sedimento e a coluna d´água da área alagada, bem como investigar as alterações sazonais na sua composição; iii) determinar a composição, a biomassa e o estoque de carbono, fósforo e nitrogênio na comunidade de macrófitas aquáticas da área alagada; iv) investigar a relação entre as variáveis limnológicas, climáticas e hidrológicas sobre as taxas de emissão de metano e gás carbônico na área alagada. Com a crescente demanda pelo entendimento e proposição de soluções para o problema do aquecimento global, e considerando a importância das áreas alagadas para o ciclo biogeoquímico do carbono, em especial com o sequestro e emissão de gases de efeito estufa, estudos visando à compreensão destes processos, bem como da relação dos mesmos com variáveis hidrológicas, climáticas e com as atividades de uso e ocupação do solo das bacias onde estão inseridas, tornam-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases com potencial estufa a partir destes ambientes. Palavras-chave: metano; dióxido de carbono; reservatório; nutrientes; áreas alagadas naturais; cargas poluidoras;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Rogério Herlon Furtado Freire - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    6. 2014-2018. Desempenho de sistemas de tratamento de efluente sanitário por leito de macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes: contribuições para a o aprimoramento do uso e disseminação da tecnologia/ SISTREMAE
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) da Estação Experimental de tratamento de esgoto Dr. João Pedro de Jesus Netto (São Paulo, SP), com vistas a aprimorar e disseminar esta ecotecnologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Roseli F. Benassi - Coordenador / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Luisa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Wanderley da Silva Paganini - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde Rio de Janeiro - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) da Estação Experimental de tratamento de esgoto Dr. João Pedro de Jesus Netto (São Paulo, SP), com vistas a aprimorar e disseminar o uso da ecotecnologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Luisa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Eduardo lucas subtil - Integrante / Wanderley da Paganini - Integrante. Financiador(es): FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) da Estação Experimental de tratamento de esgoto Dr. João Pedro de Jesus Netto (São Paulo, SP), com vistas a aprimorar e disseminar esta ecotecnologia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli F. Benassi - Coordenador / Luisa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Lucas Subtil.
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) com vistas a aprimorar e disseminar o uso da ecotecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Luísa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Wanderley da Silva Paganini - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    7. 2014-Atual. Desenvolvimento de Sistemas de Engenharia Ecológica para o controle da poluição de ecossistemas aquáticos
      Descrição: O projeto pretende desenvolver/aprimorar Sistemas de Engenharia Ecológica que contribuam com o controle da poluição de ecossistemas aquáticos. O projeto pretende contribuir com a sustentabilidade ambiental e com o desenvolvimento de tecnologias verdes e de baixo custo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Coordenador / Roseli F. Benassi - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Derval dos Santos Rosa - Integrante. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    8. 2012-2017. Desenvolvimento e aplicação de tecnologias verdes para tratamento de efluentes, monitoramento e remediação ambiental
      Descrição: O projeto visa avaliar a capacidade de utilização de substratos naturais na adsorção de poluentes inorgânicos e orgânicos, com o intuito de contribuir com o desenvolvimento de tecnologias verdes para o monitoramento, tratamento e remediação de efluentes e ambientes contaminados e, dessa forma, contribuir com o avanço no desenvolvimento de tecnologias verdes, utilizando, inclusive, agroresíduos no processo, o que pode contribuir com a universalização do saneamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    9. 2010-2011. Reconstrução paleolimnológica da Represa Guarapiranga e diagnóstico da qualidade atual da água e dos sedimentos de mananciais da RMSP com vistas ao gerenciamento do abastecimento.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Integrante / Carlos Eduardo de Mattos Bicudo - Coordenador / Sandra Vieira Costa - Integrante / Ana Luiza Spadano Albuquerque - Integrante / Maria Aparecida Faustino Pires - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    10. 2004-2008. Reconstrução de impactos antrópicos em uma microbacia da Região Metropolitana de São Paulo (Lago das Garças, Parque Estadual das Fontes do Ipiranga) durante o século XX: aplicação de multitraçadores
      Descrição: O projeto visa reconstruir o histórico de impactos antrópicos na bacia de drenagem de uma represa urbana durante o século XX e identificar seus principais fatores desencadeadores por meio de registros biogeoquímicos no compartimento sedimentar. Os multitraçadores avaliados compreendem: diatomáceas, grãos de pólen, carbono orgânico total, nutrientes totais (N e P), hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPA), hidrocarbonetos alifáticos (n-alcanos) e metais pesados (Co, Cr, Cu, Fe, Mn, Ni, Pb e Zn). Pretende, ainda, estabelecer os níveis de base (pré-impacto) para os marcadores biogeoquímicos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Denise de Campos Bicudo - Coordenador / Antônio Aparecido Mozeto - Integrante / Maria do Carmo Calijuri - Integrante / Sandra Vieira Costa - Integrante / Ana Luiza Spadano Albuquerque - Integrante / Helen Bennion - Integrante / LUZ, CYNTHIA FERNANDES PINTO - Integrante / OLIVEIRA, PAULO EDUARDO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Menção Honrosa no II Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental pela orientação do trabalho "?Adsorção de fósforo em resíduo de Indústria de celulose ?dregs? com vistas ao tratamento de efluentes?", UFABC.. 2023.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    2. Menção honrosa pela orientação "Levantamento bibliométrico e bibliográfico acerca de sistemas de alagados construídos de fluxo superficial horizontal com vistas à remoção e recuperação de fósforo", UFABC.. 2021.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    3. Orientação de aluna finalista na Etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Letícia Ribeiro Bernardes Casado), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.. 2020.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    4. Prêmio de quarto lugar pela orientação do trabalho "Produção e avaliação de compósito a partir de polipropileno reciclado e fibra de coco em diferentes proporções", XVII Simpósio de BECN da UFABC.. 2019.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    5. Certificado de Destaque pelos artigos de alta qualidade, 9a. Reunião de Estudos Ambientais.. 2019.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    6. Certificado de Destaque pelo trabalho apresentado "Avaliação da fitotoxicidade da água da Represa Billings e do córrego Ribeirão Pires (RMSP) utilizando sementes de mostarda (Sinapis alba)...", 8a. Reunião de Estudos Ambientais.. 2018.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    7. Menção honrosa pela orientação do trabalho "Tratamento de água cinza por filtro lento em escala de bancada com vistas ao reuso não potável direto", XVI Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais da UFABC.. 2018.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    8. Menção honrosa no XI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC à aluna de IC voluntária Bruna de Jesus Moreira por mim orientada, UFABC.. 2018.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    9. Menção honrosa pela orientação do trabalho "Análise do teor de fósforo total em detergentes em pó e estimativa de seu potencial como agente eutrofizante", XV Simpósio de Base Experimental das Ceências Naturais da UFABC.. 2017.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    10. Menção honrosa pela orientação do trabalho "Adsorção de fósforo de soluções aquosas utilizando filtro de cascas de ovos em sistema em fluxo", XIV Simpósio de Base Experimental das Ciências Naturais, UFABC.. 2016.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (13)
    1. Semana do Meio Ambiente.Poluentes interferentes endócrinos em águas de abastecimento: uma crise global. 2011. (Encontro).
    2. Disciplina de Pós-graduação "Ecologia de Ecossistemas Aquáticos Continentais".Paleolimnologia: aplicação de poluentes inorgânicos e orgânicos na reconstrução de impactos antrópicos". 2009. (Outra).
    3. Evolução Trófica de Ecossistemas Aquáticos da América do Sul.Evolução do processo de eutrofização do Lago das Garças (São Paulo, Brasil) com base no registro sedimentar (ca. 100 anos): uso de multitraçadores. 2008. (Outra).
    4. II Semana de Tecnologia e Meio Ambiente.A história do Lago das Garças - registro de impactos antrópicos. 2008. (Outra).
    5. SETAC Europe 18th Annual Meeting. Sediment PAHs contamination in a tropical reservoir (Brazil). 2008. (Congresso).
    6. XI Congresso Brasileiro de Limnologia. Variação vertical de de metais e nutrientes no sedimento do Lago das Garças (PEFI-SP): registro de impactos antrópicos. 2007. (Congresso).
    7. II Escola de Química Ambiental. 2006. (Outra).
    8. IX Congresso Brasileiro de Ecotoxicologia. Caracterização química do sedimento superficial de reservatório urbano raso hipereutrófico (Lago das Garças, São Paulo, SP). 2006. (Congresso).
    9. XII Reunião Anual do Instituto de Botânica.Remoção de Eicchornia crassipes em um reservatório tropical raso e suas implicações na classificação trófica do sistema: estudo de longa duração no Lago das Garças, SP. 2005. (Encontro).
    10. 10a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.Avaliação preliminar do decaimento de fósforo em mesocosmos em curtos intervalos de tempo (Lago das Ninféias, São Paulo). 2003. (Encontro).
    11. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Avaliação preliminar do decaimento de fósforo em mescosmos em curtos intervalos de tempo (Lago das Ninféias, São Paulo). 2003. (Congresso).
    12. 4º Congresso de Tecnologia da FATEC-SP. 2002. (Congresso).
    13. 9a. Reunião Anual do Instituto de Botânica.O Problema da Eutrofização no Lago das Garças, PEFI, SP. 2002. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. Coelho, L. H. G; BUENO, R. F. ; FARIA, J. K. ; DOMINGUES, M. R. ; BRAMBILA, M. C. V. ; JESUS, T. A.. II Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental: Impulsionando a Agenda 2030. 2023. Congresso
    2. JESUS, T. A. ; CASTILHO, T. G. ; SPADA, S. B. G. ; Coelho, L. H. G. ; CARDOSO, A. O. ; FUSHITA, A. ; SILVA, L. F. ; RAGIO, R. A. ; OLIVEIRA, G. A. S.. I Fórum de Ciência e Tecnologia Ambiental. 2021. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (14.0)
      1. NASCIMENTO, T. L. ; Coelho, Lu?cia H. G. ; MATA-LIMA, H. ; JESUS, T. A. ; COSTA, A. C. R. ; PEREIRA, U. M. A. ; BENASSI, R. F.. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
      2. BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; AYVAZIAN, ANDRESSA PINESI ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Biosorption of Pb(II) by Unmodified Banana Peel in Batch and Column Experiments: a Potential Green and Low-Cost Technology for Industrial Effluent Treatment. WATER, AIR AND SOIL POLLUTION (DORDRECHT. ONLINE). v. 233, p. 233:490, issn: 1573-2932, 2022.
      3. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
      4. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
      5. IKEBE OTOMO, JULIANA ; ARAUJO DE JESUS, TATIANE ; GOMES COELHO, LÚCIA HELENA ; REBELO MONTEIRO, LUCILENA ; HUNTER, COLIN ; HELWIG, KARIN ; ROBERTS, JOANNE ; PAHL, OLE. Effect of eight common Brazilian drugs on Lemna minor and Salvinia auriculata growth. Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 43747-43762, issn: 0944-1344, 2021.
      6. BALLE, M. G. ; Ferragut, C. ; COELHO, L. H. G. ; JESUS, T.A.. Phosphorus and metals immobilization by periphyton in a shallow eutrophic reservoir. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE). v. 33, p. 11, issn: 2179-975X, 2021.
      7. COELHO, L. H. G. ; Jesus, T.A. ; KOHATSU, M. Y. ; POCCIA, G. T. ; CHICAROLLI, V. ; Helwig, K. ; HUNTER, C. A. ; Roberts, J. ; TEEDON, P. ; PAHL, O.. Estrogenic hormones in São Paulo waters (Brazil) and their relationship with environmental variables and Sinapis alba phytotoxicity. WATER, AIR AND SOIL POLLUTION (DORDRECHT. ONLINE). v. 231, p. 1-19, issn: 0049-6979, 2020.
      8. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.
      9. COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; PEIXOTO, DAMÁRIS CRISTINA ; HUNTER, COLIN ; POCCIA, GEOVANA TOGNELLA ; JESUS, TATIANE ARAÚJO. Fitotoxicidade de água superficial da Região Metropolitana de São Paulo utilizando bioensaio com Sinapis alba. Acta Brasiliensis. v. 2, p. 58-62, issn: 2526-4338, 2018.
      10. BENASSI, R. F.; MATHEUS, D. R. ; DOMINGUES, M. R. ; SANCHEZ, ALINE ALVES ; JESUS, T. A. ; PAGANINI, W. ; SUBTIL, E. L. ; COELHO, L. H. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; STOPA, J. M. ; BALDOVI, A. A.. Manual de sistemas de wetlands construídas para o tratamento de esgotos sanitários: implantação, operação e manutenção. 1 ed. Santo André: UFABC, 2018. v. 1, p. 55.
      11. KOHATSU, M. Y. ; JESUS, T.A. ; COELHO, L. H. G. ; PEIXOTO, D. C. ; POCCIA, G. T. ; HUNTER, C. A.. AVALIAÇÃO DA FITOTOXICIDADE DA ÁGUA DA REPRESA BILLINGS E DO CÓRREGO RIBEIRÃO PIRES (RMSP) UTILIZANDO SEMENTES DE MOSTARDA (Sinapis alba) E SUAS RELAÇÕES COM A CONDUTIVIDADE ELÉTRICA E SÓLIDOS TOTAIS DISSOLVIDOS. Em: 8a. Reunião de Estudos Ambientais, v. 1, p. 204-211, 2018.
      12. POCCIA, G. T. ; JESUS, T.A. ; COELHO, L. H. G. ; PEIXOTO, D. C. ; KOHATSU, M. Y.. Variação sazonal dos teores de fósforo total em amostras de água do Braço Rio Grande da Represa Billings e em um córrego adjacente. Em: 8a. Reunião de Estudos Ambientais, v. 1, p. 228-234, 2018.
      13. BALDOVI, A. A. ; MORASHASHI, A. C. ; Goya, T. A. ; JESUS, T.A. ; COELHO, L. H. G.. Tratamento de resíduos de indústrias de papel e celulose contendo espécies de organoclorados por processos oxidativos avançados (POAs) - Revisão. Em: 8a. Reunião de Estudos Ambientais, v. 1, p. 293-300, 2018.
      14. Vieira, B. ; COELHO, L. H. G. ; Jesus, T.A.. AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE REMOÇÃO DE ORTOFOSFATO EM AMOSTRAS DE ÁGUA POR ADSORÇÃO EM CONCHAS DE MOLUSCOS E ANÁLISE MULTIVARIADA. Em: 5a Reunião de Estudos Ambientais, 2015, Porto Alegre - RS. 5a Reunião de Estudos Ambientais, v. 1, 2015.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Bruno Lemos Batista (9.0)
      1. LANGE, CAMILA NEVES ; FREIRE, BRUNA MOREIRA ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO ; DOS REIS, ROBERTA ALBINO ; NAKAZATO, GERSON ; KOBAYASHI, RENATA KATSUKO TAKAYAMA ; Batista, Bruno Lemos. Multiple potentially toxic elements in urban gardens from a Brazilian industrialized city. ENVIRONMENTAL GEOCHEMISTRY AND HEALTH. v. 46, p. 1-20, issn: 0269-4042, 2024.
      2. KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; PELEGRINO, MILENA TREVISAN ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; FREIRE, BRUNA MOREIRA ; PEREIRA, RODRIGO MENDES ; FINCHEIRA, PAOLA ; RUBILAR, OLGA ; TORTELLA, GONZALO ; Batista, Bruno Lemos ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; SEABRA, AMEDEA BAROZZI ; LANGE, CAMILA NEVES. Comparison of foliar spray and soil irrigation of biogenic CuO nanoparticles (NPs) on elemental uptake and accumulation in lettuce. Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 16350-16367, issn: 0944-1344, 2021.
      3. KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; LANGE, CAMILA NEVES ; PELEGRINO, MILENA TREVISAN ; PIERETTI, JOANA CLAUDIO ; TORTELLA, GONZALO ; RUBILAR, OLGA ; Batista, Bruno Lemos ; SEABRA, AMEDEA BAROZZI ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE. Foliar spraying of biogenic CuO nanoparticles protects the defence system and photosynthetic pigments of lettuce (Lactuca sativa). JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. v. 324, p. 129264, issn: 0959-6526, 2021.
      4. PELEGRINO, M. T. ; KOHATSU, M. Y. ; SEABRA, A. B. ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; GOMES, D. ; CAIXETA, H. ; ROLIM, W. R. ; JESUS, T. A. ; Batista, B.L., ; LANGE, CAMILA NEVES. Effects of copper oxide nanoparticles on growth of lettuce (Lactuca sativa L.) seedlings and possible implications of nitric oxide in their antioxidative defense. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE). v. 232, p. 1-14, issn: 0167-6369, 2020.
      5. KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; PELEGRINO, MILENA T. ; FREIRE, B.M. ; URZEDO, A L ; SEABRA, A B ; Batista, B.L., ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE. Effects of copper nanoparticles in physiological features of lettuces (Lactuca Sativa L.). Em: Anais do The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020, Águas de Lindóia. Anais do The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020.
      6. LANGE, CAMILA ; PELEGRINO, MILENA T. ; KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; SEABRA, AMEDEA B. ; Batista, B.L., ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; URZEDO, A L ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; GOMES, D. G. ; OLIVEIRA, H. C.. Copper nanoparticles are an effective tool to increase endogenous nitric oxide and have beneficial effects on lettuce seedlings. Em: The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020, Águas de Lindóia. Anais do The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020.
      7. KOHATSU, M. Y. ; LANGE, CAMILA ; PELEGRINO, MILENA T. ; FREIRE, BRUNA MOREIRA ; URZEDO, A L ; PIRETTI, J. C. ; SEABRA, A B ; Batista, B.L., ; JESUS, T. A.. Do biogenic copper oxide nanoparticles positively affect lettuces (Lactuca Sativa L.)?. Em: I Workshop online Latinoamericano en nanobiotecnología ? Aplicaciones en agricultura, medicina e industria textil, 2020, Temuco, Chile. Anais do I Workshop online Latinoamericano en nanobiotecnología ? Aplicaciones en agricultura, medicina e industria textil, 2020.
      8. LANGE, CAMILA NEVES ; JESUS, T. A. ; SANTOS, S. N. ; SOUZA, A. L. M. ; PELEGRINO, M. T. ; PIRETTI, J. C. ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; SEABRA, A. B. ; Batista, B.L.,. Effects of nitric oxide-releasing chitosan nanoparticles in rice (Oryza sativa L) seedlings exposed to arsenic. Em: IX NyNA 2019 - International Congress on analytical nanoscience and nanotechnology, 2019, Zaragoza, Spain. IX NyNA 2019 - International Congress on analytical nanoscience and nanotechnology, v. 1, 2019.
      9. ROLIM, W. R. ; KOHATSU, M. Y. ; PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, T.A. ; SOUZA, A. L. M. ; PELEGRINO, M. T. ; MONTEIRO, L. R. ; Batista, B. L. ; SEABRA, A. B. ; LANGE, C. N.. Effects of biosynthesized copper oxide/ copper nanoparticles in lettuce (Lactuca sativa L.) seedlings. Em: IX NyNA - International Congress on analytical nanoscience and nanotechnology, 2019, Zaragoza, Spain. IX NyNA - International Congress on analytical nanoscience and nanotechnology, v. 1, 2019.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Amedea Barozzi Seabra (8.0)
      1. KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; PELEGRINO, MILENA TREVISAN ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; FREIRE, BRUNA MOREIRA ; PEREIRA, RODRIGO MENDES ; FINCHEIRA, PAOLA ; RUBILAR, OLGA ; TORTELLA, GONZALO ; Batista, Bruno Lemos ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; SEABRA, AMEDEA BAROZZI ; LANGE, CAMILA NEVES. Comparison of foliar spray and soil irrigation of biogenic CuO nanoparticles (NPs) on elemental uptake and accumulation in lettuce. Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 16350-16367, issn: 0944-1344, 2021.
      2. KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; LANGE, CAMILA NEVES ; PELEGRINO, MILENA TREVISAN ; PIERETTI, JOANA CLAUDIO ; TORTELLA, GONZALO ; RUBILAR, OLGA ; Batista, Bruno Lemos ; SEABRA, AMEDEA BAROZZI ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE. Foliar spraying of biogenic CuO nanoparticles protects the defence system and photosynthetic pigments of lettuce (Lactuca sativa). JOURNAL OF CLEANER PRODUCTION. v. 324, p. 129264, issn: 0959-6526, 2021.
      3. PELEGRINO, M. T. ; KOHATSU, M. Y. ; SEABRA, A. B. ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; GOMES, D. ; CAIXETA, H. ; ROLIM, W. R. ; JESUS, T. A. ; Batista, B.L., ; LANGE, CAMILA NEVES. Effects of copper oxide nanoparticles on growth of lettuce (Lactuca sativa L.) seedlings and possible implications of nitric oxide in their antioxidative defense. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT (DORDRECHT. ONLINE). v. 232, p. 1-14, issn: 0167-6369, 2020.
      4. KOHATSU, M. Y. ; PEDUTO, T. A. G. ; LANGE, C. N. ; ROLIM, W. R. ; SEABRA, A. B. ; JESUS, T.A.. Avaliação da fitotoxicidade de nanopartículas de cobre por meio de bioensaios com Lactuca sativa. Em: I Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental: Desafios e Perspectivas, 2019, Santo André. Anais do I Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental: Desafios e Perspectivas. Santo André: Editora UFABC, v. 1, p. 290-296, 2019.
      5. KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; PELEGRINO, MILENA T. ; FREIRE, B.M. ; URZEDO, A L ; SEABRA, A B ; Batista, B.L., ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE. Effects of copper nanoparticles in physiological features of lettuces (Lactuca Sativa L.). Em: Anais do The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020, Águas de Lindóia. Anais do The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020.
      6. LANGE, CAMILA ; PELEGRINO, MILENA T. ; KOHATSU, MARCIO YUKIHIRO ; SEABRA, AMEDEA B. ; Batista, B.L., ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; URZEDO, A L ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; GOMES, D. G. ; OLIVEIRA, H. C.. Copper nanoparticles are an effective tool to increase endogenous nitric oxide and have beneficial effects on lettuce seedlings. Em: The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020, Águas de Lindóia. Anais do The second Pan-American Nanotechnology Conference, 2020.
      7. KOHATSU, M. Y. ; LANGE, CAMILA ; PELEGRINO, MILENA T. ; FREIRE, BRUNA MOREIRA ; URZEDO, A L ; PIRETTI, J. C. ; SEABRA, A B ; Batista, B.L., ; JESUS, T. A.. Do biogenic copper oxide nanoparticles positively affect lettuces (Lactuca Sativa L.)?. Em: I Workshop online Latinoamericano en nanobiotecnología ? Aplicaciones en agricultura, medicina e industria textil, 2020, Temuco, Chile. Anais do I Workshop online Latinoamericano en nanobiotecnología ? Aplicaciones en agricultura, medicina e industria textil, 2020.
      8. LANGE, CAMILA NEVES ; JESUS, T. A. ; SANTOS, S. N. ; SOUZA, A. L. M. ; PELEGRINO, M. T. ; PIRETTI, J. C. ; MONTEIRO, LUCILENA REBELO ; SEABRA, A. B. ; Batista, B.L.,. Effects of nitric oxide-releasing chitosan nanoparticles in rice (Oryza sativa L) seedlings exposed to arsenic. Em: IX NyNA 2019 - International Congress on analytical nanoscience and nanotechnology, 2019, Zaragoza, Spain. IX NyNA 2019 - International Congress on analytical nanoscience and nanotechnology, v. 1, 2019.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Roseli Frederigi Benassi (8.0)
      1. NASCIMENTO, T. L. ; Coelho, Lu?cia H. G. ; MATA-LIMA, H. ; JESUS, T. A. ; COSTA, A. C. R. ; PEREIRA, U. M. A. ; BENASSI, R. F.. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
      2. FONTANA, LUCIANE ; FERREIRA, PAULO ALVES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; CALABONI, ADRIANE ; TAVARES, DIEGO ALBERTO ; HUANG, XIAOZHONG ; BENASSI, SIMONE FREDERIGI ; DE SOUZA, JUSSARA ELIAS ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO. Sedimentation rate inferred from 210Pb and 137Cs dating of three sediment cores at Itaipu reservoir (Paraná State, Brazil) the world?s second largest hydroelectricity producer. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY. v. 331, p. 3571-3589, issn: 0236-5731, 2022.
      3. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
      4. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
      5. BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; DE BARROS AGUIAR, ANDRÉ RIBEIRO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; VYMAZAL, JAN ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Phosphorus removal in a pilot scale free water surface constructed wetland: hydraulic retention time, seasonality and standing stock evaluation. CHEMOSPHERE. v. 266, p. 128939, issn: 0045-6535, 2021.
      6. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.
      7. Araujo, P.L. ; Hamburger, D.S. ; JESUS, T.A. ; Benassi, R. F. ; Cicco, V.. Relação entre a qualidade da água e o uso do solo em microbacias do reservatório Billings, na Região Metropolitana de São Paulo - SP. REGA - REVISTA DE GESTÃO DE ÁGUA DA AMÉRICA LATINA. v. 15, p. 1-19, issn: 2359-1919, 2018.
      8. BENASSI, R. F.; MATHEUS, D. R. ; DOMINGUES, M. R. ; SANCHEZ, ALINE ALVES ; JESUS, T. A. ; PAGANINI, W. ; SUBTIL, E. L. ; COELHO, L. H. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; STOPA, J. M. ; BALDOVI, A. A.. Manual de sistemas de wetlands construídas para o tratamento de esgotos sanitários: implantação, operação e manutenção. 1 ed. Santo André: UFABC, 2018. v. 1, p. 55.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Camila Clementina Arantes (4.0)
      1. ROCHA, BRUNA NASCIMENTO ; BELLATO, FILIPE CARDOSO ; ARANTES, CAMILA CLEMENTINA ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Four-Month Assessment of Water Quality in a Channeled Urban Stream in São Paulo State, Brazil. WATER AIR AND SOIL POLLUTION. v. 233, p. 73, issn: 0049-6979, 2022.
      2. SATANI, K. S. T. ; ARANTES, C. C. ; JESUS, T. A.. Comparação da remoção de turbidez e cor aparente em filtros lentos de areia com e sem adição de proteína imobilizada de Moringa oleifera. Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação. v. 4, p. 169-179, issn: 2359-4748, 2019.
      3. BELLATO, F. C. ; ROCHA, B. N. ; JESUS, T. A. ; ARANTES, C. C.. ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO (IET) DO CÓRREGO COMPRIDO (SANTO ANDRÉ ? SP). Em: 9a. Reunião de Estudos Ambientais, 2019, Gramado, RS. 9a Reunião de Estudos Ambientais. Gramado, RS: GFM, v. 1, p. 58-58, 2019.
      4. SATANI, K. S. T. ; ARANTES, C. C. ; JESUS, T. A.. EXTRATO DE SEMENTES DE MORINGA OLEIFERA ADERIDO À AREIA EM FILTROS OPERANDO COM TAXA TÍPICA DE FILTRAÇÃO LENTA. Em: 9a. Reunião de Estudos Ambientais, 2019, Gramado, RS. 9a. Reunião de Estudos Ambientais. Gramado, SP: GFM, v. 1, p. 62-62, 2019.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Derval dos Santos Rosa (1.0)
      1. MORASHASHI, A. C. ; JESUS, T. A. ; Santos Rosa, Derval ; HARADA, J. ; BICUDO, D. C.. Avaliação e comparação do acúmulo de fósforo por biofilme formado sobre lâminas de vidro e de filme polimérico biodegradável (Ecovio® modificado). Revista Brasileira de Ciência, Tecnologia e Inovação. v. 4, p. 131-145, issn: 2359-4748, 2019.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Ricardo Hideo Taniwaki (1.0)
      1. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

    • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Eduardo Lucas Subtil (1.0)
      1. BENASSI, R. F.; MATHEUS, D. R. ; DOMINGUES, M. R. ; SANCHEZ, ALINE ALVES ; JESUS, T. A. ; PAGANINI, W. ; SUBTIL, E. L. ; COELHO, L. H. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; STOPA, J. M. ; BALDOVI, A. A.. Manual de sistemas de wetlands construídas para o tratamento de esgotos sanitários: implantação, operação e manutenção. 1 ed. Santo André: UFABC, 2018. v. 1, p. 55.




Data de processamento: 16/11/2024 16:27:56