Usuarios-CEM2023

Ricardo Hideo Taniwaki

Professor adjunto do Centro de Engenharias, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas, na Universidade Federal do ABC, Santo André, SP e credenciado no Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental PPG-CTA. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista, mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e doutorado em Ecologia Aplicada pela Escola Superior de Agricultura ´Luiz de Queiroz´ e Centro de Energia Nuclear na Agricultura - ESALQ/CENA-USP. Desenvolveu parcialmente seu doutorado na Universidade de Otago, Nova Zelândia. Recebeu menção honrosa por sua tese no Prêmio Tese destaque USP 2017 na grande área Multidisciplinar. Foi professor titular do curso de Ciências Biológicas da Universidade Paulista campus Sorocaba. Foi pesquisador pós-doutor da Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba. Foi professor visitante na Universidade de Wisconsin - Madison (EUA) através do programa "Fulbright Junior Faculty Member Awards". Tem experiência na área de ecologia de ecossistemas, com ênfase em ecologia aquática, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, ecologia de riachos, vegetação ripária e emissões de gases de efeito estufa. https://sites.google.com/ufabc.edu.br/ricardo-t/ (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/0183909332363123 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001. Sala 620-1 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968219 URL da Homepage: http://cecs.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2024-Atual. Funções ecohidrológicas de florestas restauradas no bioma Mata Atlântica (HIDROFLORES)
      Descrição: As florestas são componentes essenciais de regulação do ciclo hidrológico e esforços recentes têm sido realizados para restauração de ecossistemas alterados por atividades humanas como a Mata Atlântica em busca de recuperar seus processos e funções ecohidrológicas. Em zona ripária, o papel florestal é especialmente importante para a estrutura e o funcionamento de riachos. Neste projeto, pretende-se aplicar uma abordagem transversal e multi-escala para entender a relação entre a estrutura, processo e funções de florestas restauradas na regulação de fluxos e ecologia de riachos. O estudo será realizado na Estação Experimental de Itatinga onde experimentos de longo termo encontram-se previamente instalados a partir de investimentos em pesquisa nos últimos 10 anos. Também serão utilizados outros 25 riachos com florestas ripárias restauradas na região do alto vale do Paraíba, área de atuação do projeto Conexão Mata Atlântica. A coleta de dados será realizada por meio de parcelas experimentais instaladas em áreas ripárias e no gradiente topográfico, monitoramento hidrológico de microbacias experimentais e ampla instrumentação de monitoramento de fluxos na vegetação, solos e riachos. Análises estatísticas buscarão diferenciar processos e funções em diferentes condições de estrutura da vegetação florestal. O projeto pretende contribuir com metodologias para diagnóstico de funcionamento ecohidrológico de florestas, testando indicadores da vegetação, de protocolos de avaliação rápida de campo e derivados de imagens obtidas por VANTs.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Paulo Guilherme Molin - Integrante / FERRAZ, SILVIO F. B. - Coordenador / FILOSO, SOLANGE - Integrante / BRANCALION, PEDRO H.S. - Integrante / Antonio Fernando Monteiro Camargo - Integrante / Claudia Cocozza - Integrante / Daniele Penna - Integrante / Joannes Guillemot - Integrante / Ulrik Ilstedt - Integrante / Luiz Felipe Salemi - Integrante.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    2. 2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: modelagem, microcosmos e monitoramento
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    3. 2021-Atual. Tradeoffs entre processos hidrológicos em áreas de restauração florestal
      Descrição: A cobertura vegetal interfere nos processos hidrológicos de uma bacia hidrográfica, de acordo com a sua estrutura, influenciando na entrada, aumento ou diminuição e distribuição da água oriunda da precipitação. A floresta, pela sua estrutura de copa e raízes representa o maior potencial de alteração destes processos, sendo reconhecida como controladora de processos hidrológicos, incluindo a redução da produção de agua devido à elevada evapotranspiração. Na região da Mata Atlântica, o desmatamento histórico reduziu as áreas de florestais naturais e muitos programas de restauração têm se dedicado a reverter esse quadro, principalmente com objetivo de garantir o abastecimento hídrico. No entanto, pouco se sabe do efeito da restauração florestal sobre o regime hidrológico das bacias. Este projeto pretende responder questões sobre o uso da água pela floresta nativa, seus efeitos na infiltração de água no solo e recarga do lençol freático e por fim, no regime hidrológico de microbacias. O estudo será realizado em 3 microbacias no município de Itatinga-SP, utilizando o modelo hidrológico distribuído de base física MIKE SHE, para o qual será necessário levantar dados meteorológicos e fluviométricos, bem como realizar o mapeamento das características físicas da microbacia que permitirão determinar parâmetros físico-hídricos a serem incluídos no modelo hidrológico da microbacia. Os cenários serão estabelecidos alterando parâmetros físico-hídricos considerados como critérios de decisão e que representam as variações estruturais da floresta restaurada. Espera-se que os resultados contribuam para a compreensão dos efeitos que os diferentes estados de desenvolvimento da floresta em restauração exercem sobre os processos hidrológicos e o regime hidrológico de riachos, subsidiando assim o aperfeiçoamento de políticas públicas relacionadas à gestão dos recursos hídricos, do uso do solo e da vegetação nativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Coordenador / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Solange Filoso - Integrante / Pedro Henrique Santin Brancalion - Integrante.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    4. 2021-Atual. EXSTREAM BRASIL: ENTENDENDO OS EFEITOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E DA INTENSIFICAÇÃO DA AGRICULTURA EM RIACHOS TROPICAIS
      Descrição: No Brasil, os ecossistemas aquáticos enfrentam múltiplas pressões antropogênicas, como por exemplo, a intensificação agrícola, urbanização e os efeitos das mudanças climáticas. Para esclarecer esses efeitos, a pesquisa de estressores múltiplos procura analisar a variedade de estressores que atuam simultaneamente para esclarecer como os organismos, comunidades e ecossistemas são afetados. O objetivo deste projeto é conduzir o primeiro experimento investigando os efeitos interativos das mudanças climáticas e dos estressores agrícolas em organismos aquáticos no Brasil através de ensaios em mesocosmos. Os experimentos analisarão os efeitos individuais e combinados da intensificação agrícola e das mudanças climáticas usando a comunidade de macroinvertebrados bentônicos como modelo. A compreensão de como o clima e os estressores agrícolas impactam de forma individual e interativa os organismos aquáticos irá ajudar na mitigação de impactos e melhores práticas de manejo agrícola.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Integrante / PIGGOTT, JEREMY J. - Integrante / MATTHAEI, CHRISTOPH D. - Integrante / Luis Cesar Schiesari - Integrante / PAULA, FELIPE ROSSETTI DE - Integrante / LEAL, CECÍLIA GONTIJO - Integrante / Victor Satoru Saito - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    5. 2019-2022. INFLUÊNCIAS DA SAZONALIDADE E DO MANEJO DO CULTIVO DE CANA-DE-AÇÚCAR NA QUALIDADE DA ÁGUA E ESTRUTURA DE RIACHOS NO ESTADO DE SÃO PAULO, BRASIL
      Descrição: As áreas cultivadas por cana-de-açúcar no Estado de São Paulo crescem em um ritmo acelerado, sendo uma das principais atividades agrícolas na região. Apesar de representar em média 15 do PIB brasileiro, consome cerca de 61 da água doce no País e possui alto potencial de contaminação dos recursos hídricos. Nesse sentido, o presente estudo tem como objetivo avaliar o potencial de contaminação da água em riachos de cabeceira pelo cultivo de cana-de-açúcar no Estado de São Paulo e também avaliar os efeitos do manejo do cultivo na estrutura dos riachos de cabeceira. Os efeitos da sazonalidade, considerando os períodos chuvosos e secos nas variáveis resposta também serão avaliados. Para isso, foram selecionadas 6 microbacias drenando riachos de primeira ordem na região de São Carlos, sendo 3 delas ocupadas por cana-de-açúcar e 3 delas ocupadas predominantemente por florestas nativas. Em cada riacho, amostras de água serão coletadas nos diferentes períodos sazonais com o intuito de analisar as características físicas e químicas da água e protocolos serão aplicados para detectar os efeitos na estrutura dos riachos. A hipótese central do trabalho é de que devido ao intenso manejo do solo em culturas de cana-de-açúcar e devido à fertilização, as características físicas e químicas da água e as características estruturais dos riachos apresentarão piores condições em comparação com riachos que drenam microbacias florestadas, necessitando de medidas mitigadoras a fim de conciliar os aspectos econômicos e ambientais. Espera-se que os resultados desse estudo possam avaliar o potencial de contaminação do cultivo de cana-de-açúcar nos recursos hídricos e propor medidas mitigadoras, a fim de ajudar a melhorar os aspectos ambientais da produção de biocombustíveis no País.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Solange Filoso - Integrante / Janaína Braga do Carmo - Integrante / Davi Gasparini Fernandes Cunha - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    6. 2017-2019. DENITRIFICATION AND GREENHOUSE GAS EMISSIONS IN RIPARIAN FORESTS AND SMALL TROPICAL STREAMS
      Descrição: The agricultural intensification through sugarcane cultivation is associated with the deterioration of aquatic ecosystems and riparian forests. Among its main impacts, the fertilization procedure draw attention because can cause eutrophication of aquatic ecosystems and generate greenhouse gases. Therefore, the aim of this study is to evaluate the potential of riparian forests in capture and transform the nitrogen from the sugarcane crops for bioenergy production and to estimate the greenhouse gas emission in these environments. One of the final destinies of the nitrogen that hasn?t been processed by riparian vegetation are the streams. Therefore, it will be evaluated the role of nitrogen and other nutrients and environmental conditions in the denitrification and greenhouse gas emission from streams. For this purpose, 3 streams and riparian forests draining sugarcane crops and 3 streams and riparian forests draining preserved areas will be sampled and submitted to experiments of denitrification and greenhouse gas emissions. We will follow the push-pull method with 15N for the denitrification estimation in riparian forests and the open-channel method for the estimation of denitrification and carbon dioxide and methane emissions in the streams. Nitrous oxide emissions in riparian forests will be correlated with the soil physical and chemical characteristics and with the abundance of microbial functional genes (nirK/S, norB/C and nosZ), which codifies essential enzymes in the denitrification process. Nitrous oxide, carbon dioxide and methane emissions in streams will be related with physical and chemical characteristics of stream water. From these results, it will be possible to analyze which are the main variables that stimulates the denitrification and greenhouse gas emissions in tropical riparian buffers and streams.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador / Solange Filoso - Integrante / Janaína Braga do Carmo - Integrante / Acacio Aparecido Navarrete - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    7. 2014-Atual. Eco-hidrological functions of riparian forests in gradiet of intensity within agriculturals landscapes
      Descrição: Forests have a large influence on the hydrological processes and they are the most important biotic component in the landscape for the conservation of hydrological processes. To describe the role of forests in the hydrological processes, it is necessary to understand the specific functions that it can offer, which encompass a set of environmental services. The riparian forest exerts an important role to guarantee some eco-hydrological processes that are fundamental for the conservation of water resources. However, our hypothesis is that riparian forests located in agricultural landscapes posses limited capacity to guarantee the eco-hydrological processes, due to its conservation status, proportion and also by the land use intensity performed in the agriculture/silviculture matrix. In this proposal we aim to investigate the role of riparian forests at different conditions in the mitigation of the effects originate in the agriculture/silviculture matrix. Three study areas will be considered in this proposal: Piracicaba (sugar-cane), Itatinga (eucalyptus), and Paragominas (pasture). These areas were selected due to infrastructure and material availability for the collection of eco-hydrological data in small catchments. We will evaluate the main mitigating functions of the riparian forests related to the negative impacts of the agricultural/silviculture matrix. Therefore, in the sugar cane it will be evaluated the nutrients and sediments input, in the eucalyptus it will be evaluated the hydrological regulation and sediments dynamics, and in the pasture it will be evaluated the input of organic matter in the streams. The stream metabolism will be evaluated in all agricultural matrix, while other eco-hydrological functions will be evaluated in the different matrix in order to understand the effectiveness of the riparian forests in each of these matrix, as well to generate a theoretical model about the mitigating capacity of the negative impacts generated in the matrix due to increase on land use management. The results may be useful to better understand the role of riparian forests in agricultural landscapes and how the legislation and forest restoration programs may contribute to mitigate the negative impacts from the agricultural matrix.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Coordenador / Carla Cristina Cassiano - Integrante / Luiz Antônio Martinelli - Integrante / Felipe Rossetti de Paula - Integrante / John Richardson - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    8. 2012-2015. Funções ecossistêmicas da vegetação ripária em paisagens agrícolas sobre a produtividade primária de riachos tropicais
      Descrição: A vegetação ripária tem recebido atenção em estudos científicos devido às diversas funções que esses ecossistemas exercem sobre a qualidade e disponibilidade da água. Além destes fatores, atualmente recebe grande atenção devido às atuais discussões das mudanças do novo código florestal brasileiro. O Brasil é o principal produtor de cana-de-açúcar do mundo e o Estado de São Paulo é o maior produtor brasileiro. No interior dessas culturas, estão inseridos diversos riachos de cabeceira, que drenam águas para diversos rios e reservatórios que suprem a necessidade de consumo e irrigação da população que vive em seu entorno. Sendo assim, estes ecossistemas necessitam de estudos devido à fragilidade que possuem e à importância que representam. Desta forma, este estudo tem como finalidade verificar quais as funções ecossistêmicas da vegetação ripária sobre a produtividade primária de três riachos de cabeceira subtropicais em diferentes estágios de conservação, inserido em cultivos de cana-de-açúcar. As hipóteses a serem testadas com este projeto são: (i) A diversidade e a disponibilidade da vegetação ripária interferem na produtividade primária e no estado nutricional do perifíton em áreas de cultivo de cana-de-açúcar? (ii) Existem diferenças na composição isotópica de C e N do perifíton em diferentes graus de cobertura de vegetação ripária e em diferentes tipos de substratos em áreas de cultivo de cana-de-açúcar? Espera-se que com as respostas destas hipóteses seja possível obter informações de como manejar corretamente as áreas de vegetação ripária com o intuito de preservar a qualidade da água e, desta forma, contribuir para a sustentabilidade dos recursos hídricos subtropicais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    9. 2012-2013. O papel dos remanescentes florestais nas funções ecossistêmicas de riachos de cabeceira e manuntenção da qualidade da água em microbacias agrícolas
      Descrição: Sistemas florestais naturais são potencialmente o melhor uso do solo para a proteção dos recursos hídricos, enquanto que as práticas agrícolas tendem a alterar as características físicas, químicas e biológicas das águas. Para que o Brasil consolide o uso de florestas, especialmente ripárias, como ferramenta de manejo ainda é necessário aprofundar o entendimento sobre as influências específicas de cada uso da terra em riachos, bem como os efeitos das florestas sobre as funções ecológicas de riachos que determinam a qualidade da água. Ao mesmo tempo é importante entender a relação dessas florestas com as áreas hidrologicamente sensíveis (AHS). Assim, o objetivo deste projeto é investigar o papel de florestas naturais em áreas hidrologicamente sensíveis no controle e manutenção da qualidade da água de riachos tropicais de pequena ordem, particularmente os que drenam bacias com agricultura intensiva. Para tanto, três estudos serão conduzidos concomitantemente na bacia hidrográfica do ribeirão Corumbataí no Estado de São Paulo. No primeiro, pretende-se analisar a influência de fragmentos florestais que diferem em tamanho e estágio de sucessão sobre a qualidade da água de riachos drenando áreas de pastagem e de cana de açúcar. No segundo, investigar-se-á a influência direta de florestas ripárias sobre as funções ecológicas de riachos, como o metabolismo aquático, visando entender como as práticas agrícolas em campos de cana podem ser ou não atenuadas pela presença de floresta ripária. Por último, pretende-se avaliar se há sobreposição dessas florestas sobre as AHS, visando entender se o desempenho das funções ecossistêmicas que determinam a qualidade da água é dependente da presença de florestas sobre as AHS. Espera-se que os mostrar que os remanescentes florestais mais densos e antigos, e que se sobrepõem quase que totalmente dentro das AHS podem ser ferramentas poderosas para o manejo da qualidade da água de sistemas aquáticos em região de atividades agrícolas intensiva. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Silvio Frosini de Barros Ferraz - Coordenador / Maíra Ometto Bezerra - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    10. 2009-2013. Contribuição ao conhecimento do ciclo do carbono no reservatório de Itupararanga como subsídio para a sustentabilidade da bacia hidrográfica do rio Sorocaba (SP)
      Descrição: Os reservatórios são conhecidos como ambientes de acumulação e exportação de materiais orgânicos e inorgânicos e apresentam área expressiva no Brasil sendo, por isso, importantes no ciclo global do carbono. Sob esse aspecto, o principal objetivo deste projeto é contribuir para o entendimento da dinâmica do carbono no reservatório de Itupararanga (SP) visando a sustentabilidade da Bacia do Rio Sorocaba. Este reservatório é um dos principais mananciais da região de Sorocaba e extremamente importante na gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Para atingir os objetivos propostos serão avaliadas: a compartimentalização do reservatório, estoque de carbono, produção de biomassa e composição das comunidades de fitoplâncton, macrófitas aquáticas, perifíton, bacterioplâncton, zooplâncton e bentos, em diferentes fases do ciclo hidrológico. Além disso, serão avaliadas as interações entre as comunidades enfocadas na transferência de carbono, quantificadas as diferentes formas de carbono na coluna de água e no sedimento e a contribuição de carbono pelos rios formadores do reservatório. O conhecimento científico gerado sobre o ciclo do carbono em um manancial de abastecimento de água, com características oligomesotróficas, propiciará alternativas de manejo integrado que garantam os usos múltiplos em longo prazo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / André Cordeiro Alves dos Santos - Integrante / Maria Bernadete Amâncio Varesche - Integrante / Iolanda Cristina Silveira Duarte - Integrante / Adriana Cristina Poli Miwa - Integrante / Viviane Moschini Carlos - Integrante / Maria do Carmo Calijuri - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Honorary Associate / Fellow, University of Wisconsin - Madison.. 2022.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    2. Fulbright Junior Faculty Member Award, Fulbright Brasil.. 2020.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    3. Menção Honrosa - Prêmio Tese Destaque USP 2017 - Grande Área: Multidisciplinar, Universidade de São Paulo.. 2017.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    4. Tese selecionada para concorrer ao Prêmio Tese Destaque USP 2017 pelo PPG Ecologia Aplicada ESALQ/CENA - USP, Universidade de São Paulo.. 2017.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    5. Marquis Who´s Who in the World - Nomination, Thomson-Reuters.. 2015.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    6. Aprovado em primeiro lugar no programa de pós graduação em Ecologia Aplicada - USP, ESALQ, CENA (capes 7), Universidade de São Paulo.. 2012.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    7. Aprovado com nota máxima (10) em trabalho de conclusão de curso - UNIP, Universidade Paulista.. 2009.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (46)
    1. Joint Aquatic Sciences Meeting 2022. Methane concentrations and fluxes in agricultural and preserved tropical headwater streams. 2022. (Congresso).
    2. MOSTRA ECOFALANTE DE CINEMA AMBIENTAL - UFABC 2020. Financeirização da água. 2020. (Exposição).
    3. IV Fórum Ambiental UnC - Água para o desenvolvimento sustentável.Importância das florestas na proteção dos mananciais. 2019. (Seminário).
    4. 2014 Water Symposium. 2014. (Simpósio).
    5. Joint Aquatic Sciences Meeting 2014.Relationships between riparian forests and periphytic algae biomass in tropical headwater streams on dry periods. 2014. (Encontro).
    6. Zoology Postgraduate Student Syposium. 2014. (Simpósio).
    7. Seminário sobre recursos hídricos e agricultura - FAPESP BUNGE. 2013. (Seminário).
    8. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. Relações da vegetação ripária com a disponibilidade de carbono orgânico dissolvido em riachos de cabeceira. 2013. (Congresso).
    9. 20º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. 2012. (Simpósio).
    10. 2º Seminário de atualização sobre a nova lei florestal - Lei 12.651/2012. 2012. (Seminário).
    11. Tópicos de Discussão em Gestão Ambiental e Políticas Públicas - O novo código Florestal. 2012. (Outra).
    12. VII Encontro Científico de Biologia da Universidade Paulista.Bioindicadores da qualidade da água em ecossistemas aquáticos continentais. 2012. (Encontro).
    13. Workshop de capacitação para pesquisadores USP em publicação científica. 2012. (Outra).
    14. Workshop de capacitação Web of Knowledge & JCR. 2012. (Outra).
    15. Workshop de Ecotoxicologia - Instituto Biológico / SAA / APTA. 2012. (Outra).
    16. Workshop em Ecologia Aplicada.A comunidade perifítica em ecossistemas aquáticos continentais e sua aplicabilidade em estudos ecológicos. 2012. (Outra).
    17. 26º Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental ABES. Avaliação das qualidade da água do reservatório de Itupararanga (Ibiúna, SP) utilizando a comunidade perifítica como bioindicador. 2011. (Congresso).
    18. II Simpósio dos pós-graduandos em engenharia civil e ambiental da Unesp.Avaliação do status da comunidade perifítica no reservatório de Itupararanga, SP, Brasil. 2011. (Simpósio).
    19. I Workshop em Ciências Ambientais.Variação espacial do grau de trofia no reservatório de Itupararanga. 2011. (Outra).
    20. Modelagem Hidrológica para a Gestão de Bacias PCJ. 2011. (Seminário).
    21. VII Semana do meio ambiente UNESP Sorocaba. 2011. (Outra).
    22. 6º Semana do Meio Ambiente da UNESP Sorocaba. 2010. (Outra).
    23. II Seminário de pesquisa da área de proteção ambiental (APA) Itupararanga.Caracterização das substâncias húmicas e sua contribuição no estoque total de carbono do reservatório de Itupararanga (SP). 2010. (Seminário).
    24. I Simpósio dos Pós-graduandos em Engenharia Civil e Ambiental.Contribuição ao conhecimento do ciclo do carbono em comunidades de algas aderidas no reservatório de Itupararanga (SP). 2010. (Simpósio).
    25. I Simpósio Internacional de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Unesp.Aplicação de índices para classificação da comunidade perifítica no reservatório de Itupararanga, SP - Brasil. 2010. (Simpósio).
    26. I Workshop para a conservação da biodiversidade da APA Itupararanga. 2010. (Outra).
    27. XIII Congresso Brasileiro de Ficologia. Determinação da biomassa perifítica no reservatório de Itupararanga (SP) durante o período chuvoso e Comunidade de algas periifíticas no reservatório de Itupararanga (SP) durante o período chuvoso. 2010. (Congresso).
    28. 12º Encontro de Pesquisadores e Iniciação Científica & 7º Encontro de Extenção - EPIC.Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores Da Qualidade Da Água Na Cachoeira Da Chave, Votorantim - SP.. 2009. (Encontro).
    29. 19º Congresso de Biólogos do CRBio-o1. A Fauna de Macroinvertebrados Bentônicos da Bacia de Drenagem da Represa de Itupararanga, Votorantim - SP.. 2009. (Congresso).
    30. 1º Seminário de Pesquisas sobre a APA Itupararanga.Macroinvertebraso bentônicos como bioindicadores em dois sistemas lênticos da bacia de drenagem da represa de Itupararanga (SP, Brasil). 2009. (Seminário).
    31. Encontro do Meio Ambiente (UNIP Sorocaba). 2009. (Outra).
    32. I Encontro sobre pagamento por serviços ambientais - "Produtores de água". 2009. (Encontro).
    33. IX Congresso de Ecologia do Brasil. Levantamento da fauna bentônica de artrópodes em diferentes ambientes da bacia de drenagem da represa de Itupararanga, Votorantim (SP, Brasil).. 2009. (Congresso).
    34. Uso racional da água em laboratórios: osmose reversa e qualidade da água na pesquisa. 2009. (Outra).
    35. III Semana do Meio Ambiente UNIP Sorocaba.Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores na Qualidade das Águas.. 2008. (Outra).
    36. IV Jornada da Biologia (UNIP Sorocaba). 2008. (Outra).
    37. IV Jornada de Ciências Biológicas.O Uso de Macroinvertebrados Bentônicos como Bioindicadores da Qualidade da Água. 2008. (Outra).
    38. IV Semana do Meio Ambiente UNESP Sorocaba. 2008. (Outra).
    39. III Jornada da Biologia - Universidade Paulista campus Sorocaba.Anorexia e obesidade. 2007. (Outra).
    40. III Semana científica de ciências biológicas - Universidade Paulista campus Sorocaba.Determinação do pH nos estômagos de ratos Winstar na presença de álcool. 2007. (Outra).
    41. II Semana científica de Ciências Biológicas - Universidade Paulista campus Sorocaba. 2007. (Outra).
    42. I Seminário de manejo de resíduos sólidos do Comitê de bacias hidrográficas Sorocaba e Médio Tietê. 2007. (Seminário).
    43. I Seminário de meio ambiente - ViaOeste. 2007. (Seminário).
    44. Ciclo de Palestras do Dia Mundial da água - Senac Sorocaba. 2006. (Seminário).
    45. II Jornada de Biologia - Universidade Paulista campus Sorocaba. 2006. (Outra).
    46. I Semana Científica de Ciências Biológicas - Universidade Paulista campus Sorocaba.Dilemas da bioética: Aborto. 2006. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (7)
    1. TANIWAKI, Ricardo Hideo; SANTOS, L. M. ; et al.. II Simpósio dos pós-graduandos em engenharia civil e ambiental da Unesp. 2011. Outro
    2. LEME, E. ; TANIWAKI, Ricardo Hideo. Encontro do Meio Ambiente. 2009. Outro
    3. LEME, E. ; TANIWAKI, Ricardo Hideo. III Semana do Meio Ambiente. 2008. Outro
    4. LEME, E. ; TANIWAKI, Ricardo Hideo. IV Jornada da Biologia. 2008. Outro
    5. LEME, E. ; TANIWAKI, Ricardo Hideo. II Semana Científica de Ciências Biológicas. 2007. Outro
    6. LEME, E. ; TANIWAKI, Ricardo Hideo. III Jornada da Biologia. 2007. Outro
    7. LEME, E. ; TANIWAKI, Ricardo Hideo. II Jornada da Biologia. 2006. Outro

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (4)
    • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Roseli Frederigi Benassi (5.0)
      1. TANIWAKI, RICARDO H. ; BUENO, RODRIGO F. ; BISPO, GIULIA B.S. ; AUGUSTO, MATHEUS R. ; SOUZA, GUILHERME S. ; CHYOSHI, BRUNA ; BENASSI, ROSELI F. ; GOUVEIA, NELSON ; CAMILO, LÍVIA M.B. ; DURAN, ADRIANA F.A. ; SCHIESARI, LUÍS C.. Incomplete sanitation in the Metropolitan Region of São Paulo results in detection of SARS-CoV-2 in headwater streams. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT. v. 908, p. 168006, issn: 0048-9697, 2024.
      2. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
      3. LUCIANO, MARILENA M. ; ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; BENASSI, ROSELI F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; SMITH, WELBER S. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Spatiotemporal Dynamics of Carbon and Nitrogen in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Nitrogen. v. 5, p. 572-583, issn: 2504-3129, 2024.
      4. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.
      5. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

    • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (3.0)
      1. ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; LUCIANO, MARILENA M. ; BATISTA, BRUNO L. ; LANGE, CAMILA N. ; MALTEZ, HELOÍSA F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; FRANÇA, MARCUS V. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; COELHO, LÚCIA H. G. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Assessment of Potentially Toxic Elements in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Water. v. 16, p. 2681, issn: 2073-4441, 2024.
      2. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
      3. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

    • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Bruno Lemos Batista (1.0)
      1. ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; LUCIANO, MARILENA M. ; BATISTA, BRUNO L. ; LANGE, CAMILA N. ; MALTEZ, HELOÍSA F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; FRANÇA, MARCUS V. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; COELHO, LÚCIA H. G. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Assessment of Potentially Toxic Elements in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Water. v. 16, p. 2681, issn: 2073-4441, 2024.

    • Ricardo Hideo Taniwaki ⇔ Tatiane Araujo de Jesus (1.0)
      1. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.




Data de processamento: 16/11/2024 16:27:56