Usuarios-CEM2023

Roseli Frederigi Benassi

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. Nos últimos anos tem dado ênfase em Estudos Qualitativos de Ecossistemas Aquáticos (rios e reservatórios), atuando principalmente nos seguintes temas: carbono nos ecossistemas aquáticos, ecologia e manejo de macrófitas aquáticas, nutrientes, áreas alagadas, redução de carga poluidora. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6198722804410996 (12/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968239 Ramal: 8239 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Outros
  • Área: Ciências Ambientais
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (11)
    1. 2024-Atual. Estimativa do balanço de carbono no reservatório de Itaipu e sua relação com a biodiversidade, com ênfase nos microrganismos
      Descrição: O projeto visa avaliar a emissão de gases de efeito estufa do reservatório de Itaipu e estimar o balanço de carbono em conjunto com a caracterização da microbiota envolvida no ciclo do metano e a avaliação das características/ morfológicas, hidrológicas e ambientais dos pontos de monitoramento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Gunther Brucha - Coordenador. Financiador(es): Itaipu Binacional - Bolsa.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: O projeto visa avaliar a emissão de gases de efeito estufa do reservatório de Itaipu e estimar o balanço de carbono em conjunto com a caracterização da microbiota envolvida no ciclo do metano e a avaliação das características/ morfológicas, hidrológicas e ambientais dos pontos de monitoramento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante / Gunther Brucha - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Bolsa.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    2. 2023-Atual. Desenvolvimento, avaliação e diagnóstico de sistemas alternativos para soluções domiciliares de tratamento de esgoto: contribuições para o aprimoramento do programa MSD (SISal-MDS)
      Descrição: Esta pesquisa visa avaliar alternativas de Projeto Padrão para os Sistemas de Tratamento propostos no Programa de MSD - Melhorias Sanitárias Domiciliares da Funasa considerando a maximização do custo-benefício (solução de menor custo frente à atual) e maior eficiência no Tratamento dos efluentes e disposição final. Neste cenário, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo realizar uma holística avaliação dos Módulos Sanitários Domiciliares (Tanque Séptico + Sumidouro) instaladas no estado de São Paulo (objetos de convênio da FUNASA), bem como implantar, avaliar e aprimorar duas alternativas de tratamento de esgoto, operando sob condições climáticas diferentes (Sudeste e Centro-Oeste), com vistas a otimizar as tecnologias para serem empregadas pela FUNASA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo lucas subtil - Coordenador / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Adriano Luiz Tonetti - Integrante. Financiador(es): FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    3. 2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: Modelagem, Microcosmos e Monitoramento
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / JESUS, T.A - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Roberta Oliveira Servilha - Integrante / Ricardo Santos Silva - Integrante / Renato Silva - Integrante / THAYANA CAROLINE DA SILVA PELLEGRINI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
    4. 2022-Atual. Tratamento de lixiviado de aterro sanitário em biorreator eletroquímico com membranas: remoção de poluentes, geração de energia, formação de depósito e análise da comunidade microbiana
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Eduardo lucas subtil - Coordenador / Mercia Regina Domingues - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Lucas Subtil.
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    5. 2020-2023. COVID-19: Monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica na detecção precoce do vírus nas unidades da Usina Hidrelétrica de Itaipu e bairros de Foz do Iguaçu
      Descrição: Aplicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados ?pré-triagem? para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo lucas subtil - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Aline Diniz Cabral - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: plicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados ?pré-triagem? para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roseli F. Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Lucas Subtil.
    6. 2018-2023. Efeitos da cobertura do solo sobre a provisão de serviços ecossistêmicos associados aos recursos hídricos do reservatório de Itaipu
      Descrição: 1.Compreender a variação sazonal de densidade de cobertura vegetal nas bacias decontribuição do reservatório Itaipu;2. Quantificar o efeito da interação entre densidade de cobertura vegetal, precipitação etemperatura sobre parâmetros de qualidade de água;3. Avaliar o efeito da densidade de cobertura vegetal, temperatura e precipitação sobre odesenvolvimento de comunidades de macrófitas aquáticas e fitoplâncton;4. Avaliar cenários com mudanças no uso das terras (mudanças na atividade agrícola,adoção de práticas de conservação de solos e restauração de áreas) e nos regimes deprecipitação sobre a qualidade de água e sobre a comunidade de macrófitas efitoplâncton;5. Avaliar o efeito de práticas conservacionistas de solo sobre os parâmetros eindicadores de qualidade de água;6. Avaliar o efeito de práticas conservacionistas de solo sobre os parâmetros eindicadores de qualidade dos sedimentos;7. Estabelecer e fortalecer uma rede de parcerias entre pesquisadores de diferentesinstituições focadas no estudo dos efeitos da cobertura do solo sobre a provisão deserviços ecossistêmicos associados aos recursos hídricos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Especialização: (1) Doutorado: (0) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Aldrew Alencar Baldovi - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Coordenador / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Rozely Ferreira dos Santos - Integrante / Raquel Vieira Busto - Integrante / Luana Dandara Barreto Torres - Integrante.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Raquel Vieira Busto - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Coordenador / Rozely Ferreira dos Santos - Integrante / Tatiane Araujo Jesus - Integrante / Luana Dandara Barreto Torres - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    7. 2017-2020. Relação entre variáveis limnológicas (abióticas e bióticas) e sazonalidade nos fluxos dos gases CH4 e CO2 em regiões fluviais das represas Billings e Guarapiranga (São Paulo - SP)
      Descrição: A compreensão do funcionamento das áreas alagadas tem se tornado um desafio para a comunidade científica devido à diversidade de ambientes que podem ser enquadrados como representantes destes ecossistemas (pântanos, brejos, lagos rasos, planícies de inundação, etc), à grande variabilidade de condições hidrológicas que apresentam e à extensão e heterogeneidade de sua distribuição geográfica, fatores que exercem influência não somente sobre suas funções ecológicas, mas também sobre seus usos, determinados pelas atividades econômicas locais. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão: o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas destas áreas e de sua importância para o ciclo do carbono, este projeto de pesquisa tem como objetivo central avaliar a relação entre as variáveis limnológicas, a sazonalidade e os principais mecanismos bioquímicos que influenciam nos fluxos de gases CH4 e CO2 em áreas alagadas localizada na região fluvial dos Reservatórios Billings e Guarapiranga (SP), submetidos a diferentes cargas poluidoras afluentes. Além disso, pretende-se criar um modelo matemático computacional baseado no balanço de carbono para estimar a emissão de gases de efeito estufa em áreas alagadas a fim de avaliar em que condições estas áreas se apresentam como fonte e/ou sumidouro de carbono. Para tanto, serão realizadas análises físicas, químicas e biológicas nos diferentes compartimentos (ar, água e sedimento), em diferentes épocas do ano, a fim de quantificar as cargas de carbono alóctone e autóctone, bem como conhecer os processos biológicos e físico-químicos e, ainda, compreender os fatores que governam os fluxos de gases de efeito estufa em áreas alagadas submetidas a níveis altos e baixos de carga poluidora. Os resultados alcançados nesta pesquisa permitirão compreender estes processos, bem como a relação deles com variáveis hidrológicas, climáticas e limnológicas das bacias, tornando-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Outro resultado de grande importância do projeto está na concepção do modelo de balanço de massa do ciclo de carbono a ser desenvolvido para as áreas alagadas de regiões fluviais. Estes resultados permitirão identificar os diferentes caminhos (pathways) do carbono nestes ecossistemas, e avaliar em que condições de carga as áreas alagadas da região fluvial dos reservatórios se comportam como fonte ou sumidouro de carbono e se a matéria orgânica que gera os gases de efeito estufa é alóctone ou autóctone.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / WERNER SIEGFRIED HANISCH - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêo - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Danilo Oliveira Costa - Integrante / Erika Lisa Horiuchi - Integrante / Gabrielle Maria F. P. Pessanha - Integrante / Keith Soares Valente - Integrante / Vitória Kelle Vieira de Melo - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Viviane Moschini Carlos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: A compreensão do funcionamento das áreas alagadas tem se tornado um desafio para a comunidade científica devido à diversidade de ambientes que podem ser enquadrados como representantes destes ecossistemas (pântanos, brejos, lagos rasos, planícies de inundação, etc), à grande variabilidade de condições hidrológicas que apresentam e à extensão e heterogeneidade de sua distribuição geográfica, fatores que exercem influência não somente sobre suas funções ecológicas, mas também sobre seus usos, determinados pelas atividades econômicas locais. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão: o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas destas áreas e de sua importância para o ciclo do carbono, este projeto de pesquisa tem como objetivo central avaliar a relação entre as variáveis limnológicas, a sazonalidade e os principais mecanismos bioquímicos que influenciam nos fluxos de gases CH4 e CO2 em áreas alagadas localizada na região fluvial dos Reservatórios Billings e Guarapiranga (SP), submetidos a diferentes cargas poluidoras afluentes. Além disso, pretende-se criar um modelo matemático computacional baseado no balanço de carbono para estimar a emissão de gases de efeito estufa em áreas alagadas a fim de avaliar em que condições estas áreas se apresentam como fonte e/ou sumidouro de carbono. Para tanto, serão realizadas análises físicas, químicas e biológicas nos diferentes compartimentos (ar, água e sedimento), em diferentes épocas do ano, a fim de quantificar as cargas de carbono alóctone e autóctone, bem como conhecer os processos biológicos e físico-químicos e, ainda, compreender os fatores que governam os fluxos de gases de efeito estufa em áreas alagadas submetidas a níveis altos e baixos de carga poluidora. Os resultados alcançados nesta pesquisa permitirão compreender estes processos, bem como a relação deles com variáveis hidrológicas, climáticas e limnológicas das bacias, tornando-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases de efeito estufa. Outro resultado de grande importância do projeto está na concepção do modelo de balanço de massa do ciclo de carbono a ser desenvolvido para as áreas alagadas de regiões fluviais. Estes resultados permitirão identificar os diferentes caminhos (pathways) do carbono nestes ecossistemas, e avaliar em que condições de carga as áreas alagadas da região fluvial dos reservatórios se comportam como fonte ou sumidouro de carbono e se a matéria orgânica que gera os gases de efeito estufa é alóctone ou autóctone.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Mércia Regina Domingues - Integrante / Werner Siegfried Hanisch - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    8. 2016-2019. Planejamento Energético Estruturado com Suporte de uma Plataforma Computacional de Inteligência Artificial Bioinspirada
      Descrição: Este projeto possui dois objetos de estudos, o planejamento da operação e expansão dos sistemas de energia elétrica e as técnicas de inteligência artificial bioinspiradas. Este planejamento é um problema de tomadas de decisão complexo, não linear, de grande porte e de difícil solução, o que o torna atrativo para testar e desenvolver o segundo objeto de estudos, as técnicas de inteligência artificial... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Patrícia Teixeira Leite - Coordenador / Erich Kellner - Integrante / Joao Manoel Losada Moreira - Integrante / Edmarcio Antonio Belati - Integrante / RICARDO GASPAR - Integrante / Ricardo Caneloi dos Santos - Integrante / ROBERTO ASANO JUNIOR - Integrante / Jacyro Gramulia Junior - Integrante / Reinaldo Fugitaro Otobe Junior - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    9. 2014-2018. Desempenho de sistemas de tratamento de efluente sanitário por leito de macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes: contribuições para o aprimoramento do uso e disseminação da tecnologia/ SISTREMAE.
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) da Estação Experimental de tratamento de esgoto Dr. João Pedro de Jesus Netto (São Paulo, SP), com vistas a aprimorar e disseminar o uso da ecotecnologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Luisa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Eduardo lucas subtil - Integrante / Wanderley da Paganini - Integrante. Financiador(es): FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) da Estação Experimental de tratamento de esgoto Dr. João Pedro de Jesus Netto (São Paulo, SP), com vistas a aprimorar e disseminar esta ecotecnologia. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli F. Benassi - Coordenador / Luisa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Lucas Subtil.
      Descrição: Realizar estudos experimentais para avaliar o desempenho de uma unidade piloto de tratamento de efluentes sanitários através de leitos com fluxo horizontal cultivados com macrófitas aquáticas emergentes para remoção de poluentes e reaproveitamento de nutrientes (N e P) com vistas a aprimorar e disseminar o uso da ecotecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Dácio Roberto Matheus - Integrante / Luísa Helena dos Santos Oliveira - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Wanderley da Silva Paganini - Integrante. Financiador(es): Fundação Nacional de Saúde Rio de Janeiro - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    10. 2014-2017. Influência da Carga Poluidora Afluente sobre a Emissão de CH4 e CO2 em uma Área Alagada Natural localizada na Região Fluvial da Represa Billings (São Paulo-SP)
      Descrição: Resumo O termo áreas alagadas é usado para mencionar ambientes com solo hidromórfico inundado ou saturado por águas superficiais/subterrâneas onde crescem espécies vegetais dependentes da hidrologia, do meio suporte, dos recursos disponíveis e adaptadas a condições de alagamento temporário ou permanente. Dentre as inúmeras funções ecológicas atribuídas às áreas alagadas estão: o amortecimento de cheias; recarga de aquíferos; redução de cargas poluidoras, principalmente na depuração de efluentes com alta concentração de nitrogênio, fósforo e matéria orgânica; atenuação de cargas de sedimentos; fixação e armazenamento de carbono; etc. Além disso, estes ecossistemas são reconhecidos pela alta produtividade e diversidade biológica. Apesar de cobrirem apenas uma pequena proporção da superfície terrestre (entre 2% e 6%, dependendo da definição e tipologia de ambientes considerados), as áreas alagadas contêm uma grande proporção do carbono (aproximadamente 15x1914 kg) estocado no reservatório terrestre. Como resultado dos processos de decomposição da matéria orgânica por diferentes vias metabólicas, as áreas alagadas são importantes fontes de gases com potencial estufa como o metano (CH4), o dióxido de carbono (CO2) e o óxido nitroso (N2O). Em razão das altas taxas de metanogênese que ocorrem nas zonas anaeróbias dos sedimentos das áreas alagadas, estes ecossistemas se constituem na principal fonte natural de gás metano para a atmosfera. Fundamentado no reconhecimento das inúmeras funções ecológicas das áreas alagadas e de sua importância para o ciclo do carbono, já que são consideradas um dos maiores reservatórios terrestres deste elemento, o Projeto de Pesquisa pretende contribuir de forma efetiva para o entendimento dos processos controladores das taxas de emissão de metano (CH4) e dióxido de carbono (CO2) em uma área alagada localizada na região fluvial da Represa Billings, Braço Rio Grande (São Paulo, SP), submetida a grandes cargas poluidoras afluentes com o Rio Grande. O estudo tem como principais objetivos: i) determinar os fluxos de metano e dióxido de carbono na área alagada e sua variabilidade ao longo dos ciclos diário e sazonal; ii) caracterizar física e quimicamente (carbono, matéria orgânica, totais de nitrogênio e fósforo) o sedimento e a coluna d´água da área alagada, bem como investigar as alterações sazonais na sua composição; iii) determinar a composição, a biomassa e o estoque de carbono, fósforo e nitrogênio na comunidade de macrófitas aquáticas da área alagada; iv) investigar a relação entre as variáveis limnológicas, climáticas e hidrológicas sobre as taxas de emissão de metano e gás carbônico na área alagada. Com a crescente demanda pelo entendimento e proposição de soluções para o problema do aquecimento global, e considerando a importância das áreas alagadas para o ciclo biogeoquímico do carbono, em especial com o sequestro e emissão de gases de efeito estufa, estudos visando à compreensão destes processos, bem como da relação dos mesmos com variáveis hidrológicas, climáticas e com as atividades de uso e ocupação do solo das bacias onde estão inseridas, tornam-se questão estratégica tanto para entender o seu funcionamento, quanto para a proposição de medidas que reduzam a emissão de gases com potencial estufa a partir destes ambientes. Palavras-chave: metano; dióxido de carbono; reservatório; nutrientes; áreas alagadas naturais; cargas poluidoras;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Coordenador / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Rogério Herlon Furtado Freire - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Marcelo Luiz Martins Pompêo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    11. 2009-2013. CONTRIBUIÇÃO AO CONHECIMENTO DO CICLO DO CARBONO NO RESERVATÓRIO DE ITUPARARANGA COMO SUBSÍDIO PARA A SUSTENTABILIDADE DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SOROCABA (SP).
      Descrição: Os reservatórios são conhecidos como ambientes de acumulação e exportação de materiais orgânicos e inorgânicos e apresentam área expressiva no Brasil sendo, por isso, importantes no ciclo global do carbono. Sob esse aspecto, o principal objetivo deste projeto é contribuir para o entendimento da dinâmica do carbono no reservatório de Itupararanga (SP) visando a sustentabilidade da Bacia do Rio Sorocaba. Este reservatório é um dos principais mananciais da região de Sorocaba e extremamente importante na gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Para atingir os objetivos propostos serão avaliadas: a compartimentalização do reservatório, estoque de carbono, produção de biomassa e composição das comunidades de fitoplâncton, macrófitas aquáticas, perifíton, bacterioplâncton, zooplâncton e bentos, em diferentes fases do ciclo hidrológico. Além disso, serão avaliadas as interações entre as comunidades enfocadas na transferência de carbono, quantificadas as diferentes formas de carbono na coluna de água e no sedimento e a contribuição de carbono pelos rios formadores do reservatório. O conhecimento científico gerado sobre o ciclo do carbono em um manancial de abastecimento de água, com características oligo-mesotróficas, propiciará alternativas de manejo integrado que garantam os usos múltiplos em longo prazo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Maria do Carmo Calijuri - Coordenador / André Cordeiro Alves dos Santos - Integrante / Adriana Poli Miwa - Integrante / Maria Bernadete A. Varesche - Integrante / Iolanda Cristina Silveira Duarte - Integrante / Viviane Moschini-Carlos - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Os reservatórios são conhecidos como ambientes de acumulação e exportação de materiais orgânicos e inorgânicos e apresentam área expressiva no Brasil sendo, por isso, importantes no ciclo global do carbono. Sob esse aspecto, o principal objetivo deste projeto é contribuir para o entendimento da dinâmica do carbono no reservatório de Itupararanga (SP) visando a sustentabilidade da Bacia do Rio Sorocaba. Este reservatório é um dos principais mananciais da região de Sorocaba e extremamente importante na gestão dos recursos hídricos do estado de São Paulo. Para atingir os objetivos propostos serão avaliadas: a compartimentalização do reservatório, estoque de carbono, produção de biomassa e composição das comunidades de fitoplâncton, macrófitas aquáticas, perifíton, bacterioplâncton, zooplâncton e bentos, em diferentes fases do ciclo hidrológico. Além disso, serão avaliadas as interações entre as comunidades enfocadas na transferência de carbono, quantificadas as diferentes formas de carbono na coluna de água e no sedimento e a contribuição de carbono pelos rios formadores do reservatório. O conhecimento científico gerado sobre o ciclo do carbono em um manancial de abastecimento de água, com características oligomesotróficas, propiciará alternativas de manejo integrado que garantam os usos múltiplos em longo prazo. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / André Cordeiro Alves dos Santos - Integrante / Maria Bernadete Amâncio Varesche - Integrante / Iolanda Cristina Silveira Duarte - Integrante / Adriana Cristina Poli Miwa - Integrante / Viviane Moschini Carlos - Integrante / Maria do Carmo Calijuri - Coordenador. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Prêmio Excelência Acadêmica, Pró reitoria de Pesquisa UFABC.. 2016.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    2. Menção Honrosa no eixo Processos de Transformação do IV Simpósio de Iniciação Científica, UFABC.. 2011.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    3. Mensão Honrosa ao Trabalho. Avaliação do processo competitivo entre duas espécies de macrófitas aquáticas Pistia stratiotes e Salvinia molesta., Unesp - Botucatu.. 1999.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (31)
    1. 32 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Mulheres e o aproveitamento energético no setor de saneamento. 2023. (Congresso).
    2. IWA World Water Congress & Exhibition. Monitoring SARS-CoV-2 in surface water and animal feces at the Itaipu Hydroelectric Unit - Brazil.. 2022. (Congresso).
    3. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SUB-BACIAS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO DE ITAIPU (BRASIL). 2020. (Simpósio).
    4. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SUB-BACIAS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO DE ITAIPU (BRASIL). 2020. (Simpósio).
    5. XVII Congresso Brasileiro de Limnologia & 2º Congresso Ibero-americano de Limnologia,. O EFEITO DA EUTROFIZAÇÃO NA EMISSÃO DE GASES DE EFEITO ESTUFA (CH4 e CO2) NOS RESERVATÓRIOS BILLINGS, RIO GRANDE E GUARAPIRANGA, SP. 2019. (Congresso).
    6. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SUB-BACIAS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO DE ITAIPU (BRASIL). 2019. (Simpósio).
    7. XIX Congresso da Associação Ibérica de Limnologia. Fluxos de CH 4 e CO 2 e suas relações com poluição urbana em reservatório da região metropolitana de São Paulo, Brasil. 2018. (Congresso).
    8. XVI Congresso Brasileiro de Limnologia. RELAÇÃO ENTRE FLUXOS DE GASES DE EFEITO ESTUFA E O CARBONO DISSOLVIDO NA ÁGUA EM ÁREAS ALAGADAS LOCALIZADAS EM REGIÃO FLUVIAL DA REPRESA BILLINGS (RMSP-SP). 2017. (Congresso).
    9. IV Seminário de Saúde Ambiental.Oficina de Avaliação da Situação dos Estudos e Pesquisas em Saúde Ambiental. 2016. (Seminário).
    10. XVIII Congreso Ibérico de Limnología 2016. FLUXOS DE CH4 e CO2 E SUAS RELAÇÕES COM VARIÁVEIS LIMNOLÓGICAS EM ÁREAS ALAGADAS NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, BRASIL. 2016. (Congresso).
    11. II Semana das Engenharias.Utilização de sistemas de "wetlands" constrúidas para tratamento de água. 2014. (Outra).
    12. II Semana das Engenharias.Projetos de Pesquisa e Extensão da Engenharia Ambiental e Urbana. 2014. (Outra).
    13. XIV Congresso Brasileiro de Limnologia. LIMNOLOGIA DE LAGOAS MARGINAIS DA PLANÍCIE DE INUNDAÇÃO DO VALE DO RIBEIRA DE IGUAPE, SP: PADRÕES DE VARIAÇÃO SAZONAL E INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS HIDROMÉTRICOS. 2013. (Congresso).
    14. IV Semana da Biologia da UFABC.Biologia Pura x biologia aplicada. 2012. (Encontro).
    15. XIII Congresso Brasileiro de Limnologia. Avaliação do grau de trofia em um braço do reservatório da UHE de Itaipu - Análise de longo período: 1985 a 2006.. 2011. (Congresso).
    16. XVII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos e do 8º Simpósio de Hidráulica e Recursos Hídricos dos Países de Língua Oficial Portuguesa.INFLUÊNCIA DOS NÍVEIS HIDROMÉTRICOS DO RIO JACUPIRANGUINHA NAS CARACTERÍSTICAS LIMNOLÓGICAS DE LAGOAS MARGINAIS, NA REGIÃO DO BAIXO RIBEIRA DO IGUAPE (SÃO PAULO ? BRASIL). 2007. (Simpósio).
    17. Conferência Internacional sobre a Água.Avaliação da Eficiência de Um sistema de Área Alagada Natural na Redução de Carga Poluidora (Vale do Ribeira, São Paulo, Brasil).. 2006. (Encontro).
    18. 2o.Seminário da Qualidade das Águas do Ribeira de Iguape. 2005. (Seminário).
    19. II Seiminário de Pesquisa do Vale do ribeira.Estudo da eficiência de um sistema de áreas alagadas naturiais na redução de carga poluidora, na microbacia do rio Jacupiranguinha, no município de Cajati - SP.. 2005. (Seminário).
    20. International Symposium on Wetland Pollutant Dynamics and Control (WETPOL).Spatial heterogeneity of the sediments of a natural wetlands system (Vale do Ribeira, São Paulo, Brazil) in two different hydrological periods.. 2005. (Simpósio).
    21. X Congresso Brasileiro de Limnologia. Dinâmica espaço-temporal das variáveis físicas e químicas da água de um sistema de área alagada natural em microbacia do rio Jacupiranguinha, SP.. 2005. (Congresso).
    22. Workshop Bioindicadores de qualidade de Água. 2004. (Seminário).
    23. IX Congresso Brasileiro de Limnologia. Remoção de nutrientes de efluentes de viveiros de camarões reprodutores (Macrobrachium rosenberggi) por duas espécies de macrófitas aquáticas flutuantes Pistia stratiotes e Salvinia molesta D. S. Mitchell.. 2003. (Congresso).
    24. Ecótonos nas Interfaces dos Ecossistemas Aquáticos. 2001. (Simpósio).
    25. VIII congresso Brasileiro de Limnologia. Produção primária da macrófita aquática Cabomba furcata Schult & Schult F. em dois rios da bacia do rio Itanhaém, SP.. 2001. (Congresso).
    26. Simpósio de ecossistemas Brasileiros: conservação.Composição química de cinco espécies de macrófitas aquáticas da bacia do rio Itanhaém, SP.. 2000. (Simpósio).
    27. Mananciais e Urbanização: Há sustentabilidade nisso. 1999. (Seminário).
    28. VII Congresso Brasileiro de Limnologia. Relação entre a composição química da biomassa de Egeria densa Planch. e as características limnológicas da água.. 1999. (Congresso).
    29. XI Congresso de Iniciação Científica da Unesp - Área Ciências Biológicas. AVALIAÇÃO DO PROCESSO DE COMPETIÇÃO ENTRE DUAS ESPÉCIES DE MACRÓFITAS AQUÁTICAS Pistia stratiotes (L.) E Salvinia molesta (D.S. MITCHELL).. 1999. (Congresso).
    30. 48a. Reunião Anual da SBPC. 1996. (Outra).
    31. 7o. Encontro do Conselho Regional de Biologia CRB-1. 1996. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (3)
    1. BENASSI, R. F.; NOSE FILHO, K. ; MALMONGE, S. M.. X Encontro de Iniciação Científica da UFABC. 2020. Outro
    2. ROMANI, A. P. ; MARTINS, G. ; RAIMUNDO, D. S. ; FACO, J. F. B. ; ROCHA, R. A.. XLIII Congresso Brasileiro de Educação para Engenharia. 2015. Congresso
    3. BENASSI, R. F.. II Semana das Engenharias. 2014. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (7)
    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (10.0)
      1. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
      2. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DA SILVA, KARINE MIRELLE RODRIGUES ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO. Effects of metal contamination with physicochemical properties on the sediment microbial communities in a tropical eutrophic-hypereutrophic urban reservoir in Brazil. Environmental Science and Pollution Research. v. 1, p. 1-10, issn: 1614-7499, 2023.
      3. NASCIMENTO, T. L. ; Coelho, Lu?cia H. G. ; MATA-LIMA, H. ; JESUS, T. A. ; COSTA, A. C. R. ; PEREIRA, U. M. A. ; BENASSI, R. F.. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
      4. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
      5. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
      6. STOPA, J. M. ; BENASSI, R. F. ; F. BUENO, R. ; COELHO, L. H. G.. Horizontal subsurface flow constructed wetlands as post-treatment of aerated pond effluent. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 1, p. 1-25, issn: 1735-1472, 2021.
      7. SILVA, LILIAN CRISTINA SOARES ; BUSTO, RAQUEL VIEIRA ; CAMANI, PAULO HENRIQUE ; ZANATA, LEONARDO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; ROSA, DERVAL DOS SANTOS. Influence of Montmorillonite and Clinoptilolite on the Properties of Starch/Minerals Biocomposites and Their Effect on Aquatic Environments. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT. v. online, p. 1-10, issn: 1566-2543, 2020.
      8. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.
      9. SANCHES, A. A. ; FERREIRA, A. C. ; STOPA, J. M. ; BELLATO, F. C. ; JESUS, T. A. ; COELHO, L. H. G. ; DOMINGUES, M. R. ; SUBTIL, E. L. ; MATHEUS, D. R. ; BENASSI, R. F.. Organic Matter, Turbidity, and Apparent Color Removal in Planted ( Typha sp. and Eleocharis sp.) and Unplanted Constructed Wetlands. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL ENGINEERING. v. 144, p. 06018007, issn: 0733-9372, 2018.
      10. BENASSI, R. F.; MATHEUS, D. R. ; DOMINGUES, M. R. ; SANCHEZ, ALINE ALVES ; JESUS, T. A. ; PAGANINI, W. ; SUBTIL, E. L. ; COELHO, L. H. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; STOPA, J. M. ; BALDOVI, A. A.. Manual de sistemas de wetlands construídas para o tratamento de esgotos sanitários: implantação, operação e manutenção. 1 ed. Santo André: UFABC, 2018. v. 1, p. 55.

    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Tatiane Araujo de Jesus (8.0)
      1. NASCIMENTO, T. L. ; Coelho, Lu?cia H. G. ; MATA-LIMA, H. ; JESUS, T. A. ; COSTA, A. C. R. ; PEREIRA, U. M. A. ; BENASSI, R. F.. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
      2. FONTANA, LUCIANE ; FERREIRA, PAULO ALVES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; CALABONI, ADRIANE ; TAVARES, DIEGO ALBERTO ; HUANG, XIAOZHONG ; BENASSI, SIMONE FREDERIGI ; DE SOUZA, JUSSARA ELIAS ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO. Sedimentation rate inferred from 210Pb and 137Cs dating of three sediment cores at Itaipu reservoir (Paraná State, Brazil) the world?s second largest hydroelectricity producer. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY. v. 331, p. 3571-3589, issn: 0236-5731, 2022.
      3. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
      4. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
      5. BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; DE BARROS AGUIAR, ANDRÉ RIBEIRO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; VYMAZAL, JAN ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Phosphorus removal in a pilot scale free water surface constructed wetland: hydraulic retention time, seasonality and standing stock evaluation. CHEMOSPHERE. v. 266, p. 128939, issn: 0045-6535, 2021.
      6. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.
      7. Araujo, P.L. ; Hamburger, D.S. ; JESUS, T.A. ; Benassi, R. F. ; Cicco, V.. Relação entre a qualidade da água e o uso do solo em microbacias do reservatório Billings, na Região Metropolitana de São Paulo - SP. REGA - REVISTA DE GESTÃO DE ÁGUA DA AMÉRICA LATINA. v. 15, p. 1-19, issn: 2359-1919, 2018.
      8. BENASSI, R. F.; MATHEUS, D. R. ; DOMINGUES, M. R. ; SANCHEZ, ALINE ALVES ; JESUS, T. A. ; PAGANINI, W. ; SUBTIL, E. L. ; COELHO, L. H. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; STOPA, J. M. ; BALDOVI, A. A.. Manual de sistemas de wetlands construídas para o tratamento de esgotos sanitários: implantação, operação e manutenção. 1 ed. Santo André: UFABC, 2018. v. 1, p. 55.

    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Ricardo Hideo Taniwaki (5.0)
      1. TANIWAKI, RICARDO H. ; BUENO, RODRIGO F. ; BISPO, GIULIA B.S. ; AUGUSTO, MATHEUS R. ; SOUZA, GUILHERME S. ; CHYOSHI, BRUNA ; BENASSI, ROSELI F. ; GOUVEIA, NELSON ; CAMILO, LÍVIA M.B. ; DURAN, ADRIANA F.A. ; SCHIESARI, LUÍS C.. Incomplete sanitation in the Metropolitan Region of São Paulo results in detection of SARS-CoV-2 in headwater streams. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT. v. 908, p. 168006, issn: 0048-9697, 2024.
      2. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
      3. LUCIANO, MARILENA M. ; ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; BENASSI, ROSELI F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; SMITH, WELBER S. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Spatiotemporal Dynamics of Carbon and Nitrogen in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Nitrogen. v. 5, p. 572-583, issn: 2504-3129, 2024.
      4. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.
      5. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Eduardo Lucas Subtil (4.0)
      1. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; RAGIO, RODRIGO ALMERIA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; SUBTIL, EDUARDO LUCAS. Pollutant removal, electricity generation and microbial community in an electrochemical membrane bioreactor during co-treatment of sewage and landfill leachate. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING. v. 9, p. 106205, issn: 2213-3437, 2021.
      2. BENASSI, R. F.; MATHEUS, D. R. ; DOMINGUES, M. R. ; SANCHEZ, ALINE ALVES ; JESUS, T. A. ; PAGANINI, W. ; SUBTIL, E. L. ; COELHO, L. H. G. ; OLIVEIRA, L. H. S. ; STOPA, J. M. ; BALDOVI, A. A.. Manual de sistemas de wetlands construídas para o tratamento de esgotos sanitários: implantação, operação e manutenção. 1 ed. Santo André: UFABC, 2018. v. 1, p. 55.
      3. MANTOVANI, W. (Org.) ; CARDOSO, A. O. (Org.) ; BENASSI, R. F. (Org.) ; SUBTIL, E. L. (Org.). Ciência e Tecnologia Ambiental; conceitos e perspectivas. 1 ed. São Bernado do Campo: UFABC, 2016. v. 1, p. 405.
      4. PRATA, GUILHERME ; T. L. ASSANO, PATRICIA ; F. BENASSI, ROSELI ; L. Subtil, Eduardo ; DE O. FERREIRA, FABIANA. IMPORTANCE OF HYDROELECTRIC POWER PLANTS IN THE NATIONAL ENERGY TRANSITION: A COMPLEX CASE STUDY HENRY BORDEN. Em: The International Symposium on Energy: Energy Transition, v. 1, 2023.

    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Derval dos Santos Rosa (1.0)
      1. SILVA, LILIAN CRISTINA SOARES ; BUSTO, RAQUEL VIEIRA ; CAMANI, PAULO HENRIQUE ; ZANATA, LEONARDO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; ROSA, DERVAL DOS SANTOS. Influence of Montmorillonite and Clinoptilolite on the Properties of Starch/Minerals Biocomposites and Their Effect on Aquatic Environments. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT. v. online, p. 1-10, issn: 1566-2543, 2020.

    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Giulliana Mondelli (1.0)
      1. Boian, C. ; BENASSI, R. F. ; MONDELLI, G. ; VALDAMBRINI, N. M. ; LOPES, T. N.. Poluição Ambiental. Em: Waldir Mantovani, Andrea de Oliveira Cardoso, Roseli Frederigi Benassi, Eduardo Lucas Subtil. (Org.). i CIÊNCIA E TECNOLOGIA AMBIENTAL: Conceitos e perspectivas. 1ed.São Bernardo do Campo. : Editora da UFABC. 2016.v. 1, p. 115-138.

    • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Rodrigo de Freitas Bueno (1.0)
      1. STOPA, J. M. ; BENASSI, R. F. ; F. BUENO, R. ; COELHO, L. H. G.. Horizontal subsurface flow constructed wetlands as post-treatment of aerated pond effluent. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 1, p. 1-25, issn: 1735-1472, 2021.




Data de processamento: 16/11/2024 16:27:56