UFABC-professores

Marinê de Souza Pereira

É professora de Estética, Filosofia da Arte e Filosofia Contemporânea nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal do ABC. Possui graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2011) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) no núcleo da UFABC. Áreas de atuação: Estética, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Ensino de Filosofia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8664435827314548 (10/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5001 Bangu 09210580 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 49967914
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2017-Atual. Filosofia, artes e mídias: o pensamento e seus modos de expressão
      Descrição: Esse projeto visa investigar e estabelecer relações entre a História da Filosofia e os diferentes modos de expressão humana(teatro, música, literatura, cinema etc.) e mídias (TV, internet, revistas, jornais, materiais didáticos diversos etc.) para reflexão sobre a prática e a confecção de material didático pedagógico para o Ensino de Filosofia. Tem como objetivo secundário investigar os processos metodológicos para produção e divulgação do pensamento filosófico a partir de experimentações Em que medida o cinema, o teatro, a música, a literatura, enquanto modos de expressão humana, podem representar o pensamento filosófico e servem à sua divulgação como objeto de análise, reflexão e crítica para ensinar a filosofar? Como utilizar tais ferramentas mantendo o rigor e a densidade do pensamento filosófico? O próprio cinema, por exemplo, como objeto de reflexão requer a incursão crítica em ?temas já tradicionais da filosofia, como o trágico, a duração e o tempo, as exigências das estruturas sobre os sujeitos-autores, a psicanálise, a representação, o realismo e o expressionismo, o ser e a aparência [...]? (FARHI NETO, 2015). Da mesma forma, a expressão teatral revela o corpo que fala e pode produzir uma reflexão filosófica. As músicas veiculadas nos meios de comunicação expressam em suas letras um hedonismo que tem repercussões éticas. As personagens da literatura podem produzir representações filosóficas. As mídias servem ao Ensino de Filosofia? Como produzir material didático? Quando a críticas é necessária? As Teorias da Comunicação e a Filosofia da Linguagem abrem possibilidades para debater e produzir textos filosóficos sobre as mídias, seja como objeto de entretenimento, seja como críticas aos próprios meios de comunicação de massa. Os fenômenos de massa e multidão veiculados ideologicamente nos meios de comunicação podem ser objeto de estudo filosófico? Outra questão importante a ser investigada é a forma como se ensina, que precisa ser metodologicamente atraente aos alunos. Torna-se necessário pensar em diferentes abordagens e métodos para a sua melhor efetivação. Nesse sentido, pode ser profícuo pensar a Filosofia como uma atividade para elaborar conceitos filosóficos, como sugeriu Deleuze, no sentido da busca por compreender a ordem interna dos textos filosóficos, mas servindo aos propósitos do processo de ensino e aprendizagem como um exercício contínuo entre o professor e o aluno. Entendemos que as artes e as mídias podem potencializar esse fim. A perspectiva ora apresentada fundamenta e justifica a necessidade de formar professores com condições de ler a realidade filosoficamente, estando aptos a intervir nos currículos formais das escolas com propostas de trabalho diferenciadas, mesmo que por meio de um currículo oculto, prevendo que terá uma carga horária restrita para ensinar a História da Filosofia, bem como dificuldades para preparar o material didático adequado para atingir o público-alvo. O professor do Ensino Médio precisa de competência técnica para fazer recortes pontuais para concretizar seus objetivos e para produzir seus próprios materiais didáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marinê de Souza Pereira - Integrante / Alexander de Freitas - Integrante / PAULO SERGIO GOMES SOARES - Coordenador. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Marinê de Souza Pereira.
    2. 2013-Atual. Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil)
      Descrição: O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil) tem como objetivo investigar o Ensino de Filosofia a partir da perspectiva filosófica, ou seja, tomando-o como problema e objeto de pesquisa da própria Filosofia. Assume-se, pois, a radicalidade do perguntar filosófico para refletir sobre temas relativos ao próprio fazer filosófico, transformando essa prática em um problema a ser pensado e fomentando respostas pessoais críticas às diversas perguntas que tangem o ensino dessa disciplina. Neste sentido, o LaPEFil abarca pesquisas que problematizam filosoficamente a práxis docente e tomam o ensino-aprendizagem como momento de produção filosófica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Marinê de Souza Pereira - Integrante / Maília Pisani - Integrante / Patrícia Del Nero Velasco - Coordenador / Daniel Pansarelli - Integrante / Maria Cecília Leonel Gomes dos Reis - Integrante / Paulo Tadeu da Silva - Integrante / José Edson Ferreira da Silva - Integrante / Leandro de Barros - Integrante.
      Membro: Marinê de Souza Pereira.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. Colóquio Internacional Marilena Chaui, o trabalho e a obra: história e engajamento filosófico-político. Entre as linhas que teceram uma nova cultura política: Marilena Chaui na Secretaria Municipal de Cultura. 2018. (Congresso).
      2. II Encontro Internacional Estética e Existência.Antonin Artaud: o suicidado da sociedade. 2016. (Encontro).
      3. XVI ANPOF.Contra a representação: a presença de Henri Bergson no teatro de Antonin Artaud. 2014. (Encontro).
      4. Encontro Filosofia e Pesquisa.Bergson, Deleuze e a pesquisa filosófica como leitura a contrapelo. 2013. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (5)
      1. PEREIRA, M. S.; MARCHI, J. ; TONELI, J. T. C. L. ; PERAZZO, P. F. ; SANTOS, C. F. A. N.. XIII Encontro de Iniciação Científica, XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 18º Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2023. Congresso
      2. PEREIRA, M. S.; MARCHI, J. ; SANTOS, C. F. A. N. ; PERAZZO, P. F. ; PASTI, A.. XIII Encontro de Iniciação Científica, XV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 17º Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2022. Congresso
      3. PEREIRA, M. S.; VELASCO, P. N. ; CILENTO, A. Z.. II Encontro Nacional do PIBID/Filosofia. 2015. Outro
      4. ALVIM, Marcia Helena; MIRANDA, M. A. G. ; Franzolin, Fernanda ; CAPECHI, M. C. M. ; GOMES, V. M. S.. IV Simpósio do PIBID/UFABC. 2015. Congresso
      5. PISANI, M. ; PEREIRA, M. S.. 3º Colóquio de professores de filosofia da UFABC: "Ensino de filosofia e experiência estética". 2012. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Marinê de Souza Pereira ⇔ Alexander de Freitas (1.0)
        1. PISANI, MARÍLIA MELLO; FREITAS, A. ; PEREIRA, M.. [P] de Pandemia: experiências. 1 ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 80.

      • Marinê de Souza Pereira ⇔ Marilia Mello Pisani (1.0)
        1. PISANI, MARÍLIA MELLO; FREITAS, A. ; PEREIRA, M.. [P] de Pandemia: experiências. 1 ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 80.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34