UFABC-professores

Marilia Mello Pisani

Marilia M. Pisani é professora adjunta do Centro de Ciências Naturais e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Graduada em Antropologia (UNESP, 1999), mestre e doutora em Filosofia (UFSCar, 2003, 2008), suas pesquisas envolvem a articulação entre ensino e pesquisa, teoria e prática, corpo e território, escrita e experiência, a partir da mobilização de práticas experimentais de educação estética informadas pela perspectiva das filosofias situadas. Os projetos recentes envolvem a tradução dos textos de ecologia de Herbert Marcuse, com suporte da International Herbert Marcuse Society; a organização de um livro sobre tais textos, em parcerias com professoras convidadas e com a Creative Critical Theory, de Nova Deli; a tradução coletiva de um ensaio de Donna Haraway; as práticas pedagógicas de licenciatura, em articulação com espaços de formação no ABC paulista; as ações de pesquisa e extensão em agroecologia. Coordena o hub Sudeste da rede "Nexos: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar - Sudeste" desde 2014; membra do GT Filosofia e Gênero (ANPOF, 2016); da Coletiva Uirapuru (UFABC, 2018); do Núcleo de Estudos de Gênero Esperança Garcia (NEG-UFABC, 2019). Participou do GEPEF (2019-2020), do LATESFIP (2010-2014), e do Grupo de Teoria Crítica e Educação (UNESP, UNIMEP, UFSCar; 1999-2010). Atualmente realiza estágio de Pós-Doutorado no Departamento de Filosofia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob supervisão da professora Carla Rodrigues, com o projeto "Feminismos de compostagem: implicac#807;o#771;es pra#769;ticas do atravessamento de fronteiras entre a natureza e a cultura#8203;#8203;" (2023 a 2025).Site pessoal para acesso às publicações: https://ufabc-br.academia.edu/MariliaPisani (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6738980149860322 (30/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2012-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Bangu 09090400 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 49967914 URL da Homepage: www.ufabc.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Filosofia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (8)
    1. 2024-Atual. Feminismos de compostagem: implicações práticas do atravessamento de fronteiras entre a natureza e a cultura
      Descrição: Este projeto de Pós-Doutorado em Filosofia tem por objetivo desenvolver as relações entre ecologia e feminismo partindo dos trabalhos de Herbert Marcuse e de Donna Haraway para pensar as ambiguidades e os desafios políticos-epistemológicos envolvidos no conceito de natureza. Acreditamos que o atravessamento das fronteiras entre a natureza e a cultura, que veremos nos debates entre algumas correntes de pensamento influenciadas pelo pensamento ecológico e feminista, resulta em um certo modo de pensar as relações entre a teoria e a prática, que tem implicações para a filosofia política, a ética, a teoria crítica, a estética e a educação. A pesquisa está estruturada a partir de uma sequência de produções acadêmicas: um livro sobre Marcuse e ecologia, composto por cinco traduções e cinco ensaios críticos, com escrita de um capítulo de apresentação; a tradução de um ensaio de Donna Haraway, com a escrita de um texto crítico de apresentação; um capítulo de livro sobre a inspiração da filosofia de Herbert Marcuse para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, a ser publicado em livro em inglês. Da articulação entre esses três movimentos de pesquisa, pretende-se desenvolver o conceito de feminismos de compostagem para discutir os desafios envolvidos no que se chama de "defesa da floresta" ou de crise ecológica global. Para isso vamos trabalhar a partir dos conhecimentos de agroecologia sistematizados por Ana Maria Primavesi e Ernst Götsch. Com base nestes conhecimentos, e nas críticas ecofeministas, veremos que a instabilidade do conceito de natureza adquire consequências políticas centrais para as lutas sociais e éticas contemporâneas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Carla Rodrigues - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    2. 2022-Atual. Herbert Marcuse, ecologia e crítica social
      Descrição: Este projeto visa desenvolver a segunda etapa de uma pesquisa mais ampla sobre o pensamento de Herbert Marcuse e a questão ecológica. Os dois anos anteriores foram dedicados ao trabalho de tradução. Agora, nos dedicamos à organização de um livro composto por 5 traduções e 5 ensaios críticos. O primeiro ano foi dedicado a organizar o grupo de pesquisadoras convidadas para compor o livro, duas internacionais e duas brasileiras, e realizadas reuniões online para debates e leituras sobre o tema. Atualmente estamos na fase de escrita dos ensaios críticos, tradução dos ensaios do inglês e finalização do livro sobre Marcuse e ecologia. O projeto conta com a participação de uma estudante, que recebeu poio da International Herbert Marcuse Society, que também vai dar suporte ao trabalho de tradução dos ensaios do inglês para o português.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Deborah Antunes - Integrante / Ada Cristina Ferreira - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    3. 2020-2022. Marcuse, ecologia e crítica social
      Descrição: A pesquisa teve como objetivo traduzir 5 textos de Herbert Marcuse, textos estes dedicados aos temas da ecologia. Tomamos como modelo a coletâneas "Ecology and the critique of society today: five selected papers for the current context" (MARCUSE in SURAK, JANSEN, REITZ (ed.), 2019) e "Transvaluation of Values and Radical Social Change: five new lectures, 1966-1976" (SURAK, JANSEN, REITZ (ed.), 2017). O trabalho de tradução e revisão contou com apoio da International Herbert Marcuse Society e constitui a primeira etapa de um projeto mais amplo de organização de um livro sobre as articulações entre ecologia e feminismo no pensamento de Marcuse.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Deborah Antunes - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    4. 2019-2021. Experiência e experimentação tecnológica: Da crítica à elaboração prática no ensino.
      Descrição: Projeto vinculado ao Pós Doutorado de Deborah Antunes na UFABC, sob minha orientação. Descrição: O presente projeto de pesquisa visa a utilizar o espaço da prática de ensino de filosofia e do estágio supervisionado da licenciatura em filosofia para a produção de experiências pedagógicas e construção metodológica experimental a partir do conhecimento e da interface da cultura juvenil com a cultura digital e as tecnologias de informação e comunicação. Partimos da hipótese de que as práticas de ensino e os estágios supervisionados são espaços potentes de criação capazes de aproximar o professor em formação de seu campo de trabalho, das culturas juvenis e, com isso, possibilitar uma formação crítica, lúdica e criativa, potencializando a realização de uma magistratura em filosofia que faça justiça aos desafios contemporâneos do professor e, ao mesmo tempo, fortaleça seu impulso para a transformação social. Metodologicamente, a pesquisa deverá ocorrer a partir da produção de experiência dos professores de filosofia em formação com a cultura tecnológica juvenil. Esperamos criar um acervo contendo um conjunto crítico e substancial de materiais, métodos e experimentos em ensino de filosofia e tecnologia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Deborah Antunes - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    5. 2018-2022. Mulheres vivas, Floresta em pé: Escutas de (R)existências
      Descrição: O projeto de pesquisa pretende desdobrar a contribuição das epistemologias feministas e antirracistas para um trabalho de campo situado e implicado. Em outubro de 2018, as pesquisadoras deslocaram-se para a Reserva Extrativista Chico Mendes, em Xapuri, Acre, onde realizaram um registro audiovisual do encontro com mulheres seringueiras acreanas que participaram e acompanharam a luta em defesa da floresta desde os anos 1980. A pesquisa lida com a necessidade histórica de: 1) registrar memórias coletivas a partir da escuta das pessoas - em especial, de mulheres - implicadas em processos de (r)existência em defesa de suas vidas, cultura e território; 2) pensar e agir em torno a projetos de (r)existência que levem em consideração não apenas a proteção da floresta, mas também a sobrevivência das comunidade locais; 3) repensar, ontoepistemologicamente, a relação entre natureza e cultura. Esta pesquisa já resultou em duas instalações audiovisuais, bem como em apresentação de paper em congresso nacional e internacional. Próximos passos serão: continuidade da organização do registro audiovisual coletado em pesquisa de campo para divulgação on-line; criação de página de Wikipedia sobre a seringueira Dercy Teles; realização de instalação e palestras de divulgação da luta das mulheres seringueiras; publicações nacionais e internacionais de divulgação científica.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Juliana de Souza - Integrante / Lea Tosold - Integrante / Luciana Furlanetto - Integrante / Giovanna Moller - Integrante / Mariana Ruggiero - Integrante / Dercy Teles - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    6. 2014-2016. Teoria crítica, cultura digital e experiência estética
      Descrição: O projeto possui apoio do CNPq, conforme chamada Chamada 43/2013 - Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas para projetos de pesquisa. Em vigor desde janeiro de 2014. A pesquisa tem como objetivo geral investigar as relações entre teoria crítica, tecnologia e subjetividade para pensar as implicações da tecnologia digital na cultura contemporânea. Para isso parte-se das análises realizadas por S. Kracauer, W. Bejamin, T. Adorno, H. Marcuse, sobre técnica, experiência estética e cinema, atualizando-as no contexto da pesquisa empírica na cultura digital. Este projeto conta com a parceria com a profa. Dra. Deborah Antunes, da Universidade federal do Ceará, que além de estar pesquisando os estudos sobre o radio de Adorno também está interessada no estudo do impacto das tecnologias digitais na subjetividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    7. 2012-2017. Personalidade autoritária digital: escala F/ Facebook
      Descrição: Esta pesquisa apresenta-se como desdobramento da pesquisa anterior realizada pelo grupo Adorno não é enfeite: teoria crítica e cultura digital, que se viu defrontado, após 2013, com a ascensão do discurso autoritário nas redes sociais. Se num primeiro momento o grupo estava interessado em desdobrar performaticamente as possibilidade da nova sensibilidade digital, após 2013 viu-se defrontado com a necessidade de pensar a emergencia da nova mentalidade autoritaria. Frente a esse desafio, convidamos os pesquisadores das áreas de física de redes (Labmacambira) e da psicologia social. O objetivo era testar que tipo de resultados teríamos se tomassemos como base a metodologia de pesquisa empirica testada por T. Adorno em ?Authoritarian personality?, conhecida como Escala F de fascismo, naquilo que chamamos de Escala F/Facebook. O grupo passou a se reunir online para testar metodologias de linguagem de redes a partir do trabalho de Adorno. Em 2015 este trabalho passou a ser desenvolvido juntamente com a rede de pesquisa Nexos: teoria crítica e pesquisa interdisciplinar, que resultou em um encontro internacional The vicissitudes of experience in the digital world, na UFC, Sobral; e na publicação de dois dossiês: Critical Theory nexus about the vicissitudes of experience in the digital world e The experience in the digital world and critical theoretical nexus on training and authoritarianism. http://www.nexos.ufc.br/encontro2016/ https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/impulso/issue/view/207 https://www.metodista.br/revistas/revistas-unimep/index.php/comunicacoes/issue/view/194. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Deborah Antunes - Integrante / Massimo Canevacci - Integrante / FABBRI, RENATO - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.
    8. 2012-2014. Crânio Sonante// Sounding Skull
      Descrição: Crânio sonante é um trabalho de intervenção teórico-performático resultado de uma pesquisa interdisciplinar realizada em torno das tentativas de articular Teoria crítica e Cultura digital. O trabalho partiu da articulação entre: 1) as qualidades subjectivas influenciadas pelos novos aparato tecnológicos e apresentadas por Theodor Adorno nos estudos sobre a Radio generation, especialmente a noção de ubiquidade; 2) a noção de auto-representação trabalhada por Siegfried Kracauer no Örnamento da Massa?, 3) a noção de reprodutibilidade técnica de Walter Benjamin, 4) as pesquisa em antropologia da comunicação digital e os fetichismos visuais de Massimo Canevacci. Foram realizados encontros e reuniões com pesquisadores de diferentes interfaces como Música, Computação, Artes, Arquitetura, Antropologia, Psicologia, Física e Filosofia. A performance audio-visual resultada desta pesquisa coletiva e interdisciplinar resultou numa articulação estética entre o texto Primal Soudn// Ur-gehausch (1919) de Reiner Maria Rilke e o ritual funerário Bororo, com utilização de spoken word e voz, ferramentas de edição de som e audio ubíquos (Vivace) com de visualização de redes realizadas sincronicamente (Fabbri). A performance foi apresentada em diferentes espaço: a) ?Ruidemos: demonstrações de ruidoso-Noite Music? (13/10/2013) no Centro cultural Rio Verde; b) no Espaço de Teatro Satyros no festival Satyrianas (21/11/2014); c) no Instituto de Estudos avançados da USP-São Carlos (11/11/2013); d) AVLAB São Paulo: Laboratório + Encontro Artemidia e Tecnopolitica na esfera do Procomún (Dias 21, 22, 23 e 25 de fevereiro 2014); e) apresentação no evento de Critcal Tehory em Roma da performance CRITICAL THEORY AND UBIQUITY FOR EMPIRICAL, AESTHETIC AND PERFORMATIVE RESEARCH em 10/05/2014; no Ibrasotop (espaço de música experimental) em 2014. Participaram diferentes pesquisadores: Caleb Mascarenhas (Ciências sociais - UNESP, músico e artista audio-visual), Daniel Penalva (Instituto de Física - USP), Deborah Antunes (Psicologia - UFC), Henrique Xavier (Artes ECA, Filosofia USP), Juliana de Souza (Filosofia - UNESP), Massimo Cnevacci (La Sapeinza-Roma), Marilia Pisani (Filosofia UFABC), Renato Fabbri (Instituto de Física - USP), Rita Wu (Arquitectura - USP, Ex diretora do FABLAB SP), Vilson Vieira (Instituto de Física - USP, Otavio Martigli (Música - UNICAMP).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marilia Mello Pisani - Coordenador / Juliana de Souza - Integrante / Massimo Canevacci - Integrante / Rita Wu - Integrante / Caleb Mascarenhas - Integrante / FABBRI, RENATO - Integrante.
      Membro: Marilia Mello Pisani.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (30)
      1. Creative Critical Theory for Future.The aesthetics of the (agro)ecological revolution: cultivating images of another possible world. 2022. (Simpósio).
      2. Conference Herbert Marcuse Society 9th Bienal. Composting feminisms: ecology and revolution inspired by Herbert Marcuse and the Amazon Rainforest. 2021. (Congresso).
      3. GT Filosofia e Gênero da ANPOF.Mesa 8: Teorias críticas. 2021. (Seminário).
      4. Night of Ideas.Creating Closeness in the time of social distance: new solidarities. 2021. (Encontro).
      5. Semana dos Alunos da Pós-graduação em Filosofia.Consegue ouvir o canto do bezouro? Herbert Marcuse, Donna Haraway e o problema da natureza natural. 2021. (Seminário).
      6. EIGHTH BIENNIAL CONFERENCE OF THE INTERNATIONAL HERBERT MARCUSE SOCIETY. o become an escarabajo: toward radical pedagogies and insurgent learning inspired by Herbert Marcuse and feminist antiracist epistemologies.. 2019. (Congresso).
      7. Formação de professores para o ensino de filosofia.Pedagogias insurgentes como metodologia para o ensino de filosofia. 2019. (Encontro).
      8. I ENCONTRO DELEUZE E GUITTARI: Desejo e Política.O corpo como plataforma: uma autoetnografia do que pode o sexo e o gênero na educação, tecido pela aranha de Fernand Deligny e pelo ciborgue de Donna Haraway.. 2019. (Encontro).
      9. II Encontro do GT de Filosofia e Gênero da ANPOF."Corpo, erotismo e democracia: um estudo de caso". 2019. (Encontro).
      10. III Congresso latino-americano de ecologia política.Encontro e Travessias de Resistências: uma ecologia (trânsito)poética na perspectiva situada, feminista e antirracista. 2019. (Encontro).
      11. CIRFF2018 : Espaces et enjeux des savoirs féministes : Réalités, luttes, utopies. Atelier: Du Brésil à la France, quelles territoires pour des résistances communes? Des corps en lutte dans des institutions éducatives. 2018. (Congresso).
      12. XIII Jornadas Andinas de Literatura Latinoamericana.Atelier: Cartografando escritas: corpo e território. 2018. (Outra).
      13. Construindo diálogos entre a Industria Cultural e Educação.Marcuse, educação e tecnologia. 2017. (Encontro).
      14. Construindo diálogos entre a Industria Cultural e Educação (Leitura dos clássicos).Aula aberta: conceitos iniciais de H. Marcuse. 2017. (Outra).
      15. Os Fins da Democracia. 2017. (Seminário).
      16. Ciclo de debates Ética do ultrapassamento das fronteiras binárias.Feminismo, tecnologia e política em Donna Haraway e Paul Beatriz Preciado. 2016. (Seminário).
      17. XVII Encontro Nacional da Anpof.Corpo e Política em Donna Haraway e Paul Beatriz Preciado: das transidentidades ao transfeminismo. 2016. (Encontro).
      18. II Seminário de estética e crítica de arte: arte e política - territórios em disputa.Anatomias digitais: a nova sensibilidade ciborgue. 2015. (Seminário).
      19. Praxis and Critique: Liberation, Pedagogy, and the University. Images from a historical interstice ? Herbert Marcuse and the cyborg`s new sensibility. 2015. (Congresso).
      20. HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE ?O HOMEM UNIDIMENSIONAL, de Herbert Marcuse.Arte, tecnologia e política. 2014. (Encontro).
      21. I Simpósio Internacional de Teoria Crítica: 50 years of the one-dimensional Man - New ways of Thinking Totalitarian Democracy.Teoria crítica e tecnologia. 2014. (Simpósio).
      22. IX Congresso Internacional de Teoria Crítica: gênese e desdobramentos. Marcuse está superado? Algumas reflexões sobre a teoria crítica hoje. 2014. (Congresso).
      23. One dimensional-Man ? 50 anos.Por que ler Marcuse hoje? Sobre a obsolescência e atualidade da crítica da sociedade industrial. 2014. (Encontro).
      24. XXXI Semana de História.Tecnologia, cultura e política. 2014. (Outra).
      25. Colóquio Patologias do social.Fetichismo, Reificação e Perversão. 2013. (Outra).
      26. Douta Ignorância 2012 - Docência e Filosofia.Imagem e ensino de filosofia: possibilidades para uma educação estética. 2012. (Simpósio).
      27. Fantasia e crítica. Fantasia e crítica no fetichismo. 2012. (Congresso).
      28. V Colóquio Teoria crítica y marxismo ocidental: Alienación y extranãmiento.Fetichismo y coisificaión en Freud. 2012. (Outra).
      29. VIII Congresso internacional de teoria crítica: os desafios na era digital. Imagem digital, fetichismo e crítica da reificação visual. 2012. (Congresso).
      30. XV Encontro Nacional da ANPOF.Criação de curtas-metragens filosóficos: uma proposta de ensino de filosofia como possibilidade de uma experiência estética. 2012. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. ANTUNES, D. ; FERREIRA, I. F. ; XAVIER, H. P. ; CARNEIRO, S. ; RIPA, R. ; PISANI, M. M.. II Simpósio Internacional de Teoria Crítica e I Encontro Nexos. 2016. Outro
      2. PISANI, M. M.. O que significa ser ciborgue? Reflexões indisciplinadas sobre uma era de potentes e perigosas fusões. 2015. (Outro).. . 0.
      3. OLIVEIRA, R. ; ANTUNES, D. ; LOCKS, N. M. ; CANEIRO, S. R. G. ; PISANI, M. M.. Comissão organizadora do I Simpósio Internacional de Teoria Crítica: 50 years of the one-dimensiona-man ? new ways of thinking Totalitarian democracy. 2014. Outro
      4. PISANI, M. M.; ITOKAZU, A. G.. UFABC para todos: organização das atividades de filosofia para alunos do ensino médio. 2014. 2014.
      5. PISANI, M. M.; Caldeiras, Flamarion. HOMENAGEM AOS 50 ANOS DE ?O HOMEM UNIDIMENSIONAL, de Herbert Marcuse. 2014. Outro
      6. PISANI, M. M.. Noise na UFABC: experimentações conceituais, sonoras e visuais em torno de fetichismo. 2013. (Festival).. . 0.
      7. PISANI, M. M.. Colóquio Patologias do social. 2013. (Outro).. . 0.
      8. CANEVACCI, M. ; PISANI, M. M. ; SOUZA, J. ; WU, R. ; PERES, C.. Adorno não é enfeite: tecnologia e cultura digital. 2013. Outro
      9. PEREIRA, M. ; VELASCO, P. N. ; PISANI, M. M.. Ensino de filosofia e experiencia estética. 2012. Outro
      10. PISANI, M. M.. Comissão organizadora do XVII Simpósio Multidisciplinar da USJT. 2011. (Outro).. . 0.
      11. PISANI, M. M.. Comissão organizadora da XI Semana de Filosofia (Mackenzie). 2010. (Outro).. . 0.
      12. PISANI, M. M.. X Semana de Filosofia. 2009. (Congresso).. . 0.
      13. PISANI, M. M.. I Seminário de Pós Graduação em Filosofia da UFSCar. 2004. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Marilia Mello Pisani ⇔ Alexander de Freitas (1.0)
        1. PISANI, MARÍLIA MELLO; FREITAS, A. ; PEREIRA, M.. [P] de Pandemia: experiências. 1 ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 80.

      • Marilia Mello Pisani ⇔ Ana Carolina Boero (1.0)
        1. SANTOS, Charles Morphy ; REIS, Cristina Fróes de Borja ; PISANI, M. M. ; BOERO, Ana Carolina ; CORDEIRO, Soraya Aparecida. Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC: relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA. v. 5, p. 146-161-161, issn: 2318-5694, 2017.

      • Marilia Mello Pisani ⇔ Charles Morphy Dias dos Santos (1.0)
        1. SANTOS, Charles Morphy ; REIS, Cristina Fróes de Borja ; PISANI, M. M. ; BOERO, Ana Carolina ; CORDEIRO, Soraya Aparecida. Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC: relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA. v. 5, p. 146-161-161, issn: 2318-5694, 2017.

      • Marilia Mello Pisani ⇔ Cristina Fróes de Borja Reis (1.0)
        1. SANTOS, Charles Morphy ; REIS, Cristina Fróes de Borja ; PISANI, M. M. ; BOERO, Ana Carolina ; CORDEIRO, Soraya Aparecida. Ciência, epistemologia e estudos de gênero na Universidade Federal do ABC: relato sobre iniciativas para o fomento e institucionalização de uma área de pesquisa interdisciplinar. TRÍADE: COMUNICAÇÃO, CULTURA E MÍDIA. v. 5, p. 146-161-161, issn: 2318-5694, 2017.

      • Marilia Mello Pisani ⇔ Marinê de Souza Pereira (1.0)
        1. PISANI, MARÍLIA MELLO; FREITAS, A. ; PEREIRA, M.. [P] de Pandemia: experiências. 1 ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 80.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34