UFABC-professores

Alexander de Freitas

Fui professor adjunto da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), de 2010 a 2013, junto ao Departamento de Práticas Educacionais e Currículo (DPEC) do Centro de Educação (CE/UFRN). Atualmente sou professor adjunto vinculado ao Bacharelado e à Licenciatura em Filosofia e às Licenciaturas Interdisciplinares da Universidade Federal do ABC (UFABC).Tenho desenvolvido atividades de ensino e pesquisa orientadas pela perspectiva dos estudos pós-estruturalistas em educação, com aporte filosófico de Michel Foucault, Gilles Deleuze, Félix Guattari e Fernand Deligny, com destaque para investigações das políticas educacionais brasileiras, suas relações com os modos de subjetivação neoliberais e as reformas empresariais da educação básica; questões didático-pedagógicas em suas interfaces com as linguagens artísticas, especialmente o cinema; uso dos jogos teatrais de Viola Spolin para pensar uma didática do acontecimento e como mecanismos de resistências e linhas de fuga em relação aos modos de funcionamento do ensino "tradicional". Atualmente tenho praticado e me dedicado a pesquisas e ações de extensão sobre agroecologia, sistemas agroflorestais e agricultura biodinâmica, a partir dos conceitos de solo vivo de Ana Primavesi, agricultura sintrópica de Ernst Götsch e da relação solo-planta-cosmos a partir do curso agrícola ministrado por Rudolf Steiner em 1924. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/4900385869354259 (21/08/2023)
  • Rótulo/Grupo: CCNH
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Rua Arcturus, 03 (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206236
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2019-Atual. Filosofia, artes e mídias: o pensamento e seus modos de expressão
      Descrição: Esse projeto visa investigar e estabelecer relações entre a História da Filosofia e os diferentes modos de expressão humana (teatro, música, literatura, cinema, etc.) e mídias (TV, internet, revistas, jornais, materiais didáticos diversos, etc.) para reflexão sobre a prática e a confecção de material didático pedagógico para o Ensino de Filosofia. Tem como objetivo secundário investigar os processos metodológicos para produção e divulgação do pensamento filosófico a partir de experimentações Em que medida o cinema, o teatro, a música, a literatura, enquanto modos de expressão humana, podem representar o pensamento filosófico e servem à sua divulgação como objeto de análise, reflexão e crítica para ensinar a filosofar? Como utilizar tais ferramentas mantendo o rigor e a densidade do pensamento filosófico? O próprio cinema, por exemplo, como objeto de reflexão requer a incursão crítica em ?temas já tradicionais da filosofia, como o trágico, a duração e o tempo, as exigências das estruturas sobre os sujeitos-autores, a psicanálise, a representação, o realismo e o expressionismo, o ser e a aparência [...]? (FARHI NETO, 2015). Da mesma forma, a expressão teatral revela o corpo que fala e pode produzir uma reflexão filosófica. As músicas veiculadas nos meios de comunicação expressam em suas letras um hedonismo que tem repercussões éticas. As personagens da literatura podem produzir representações filosóficas. As mídias servem ao Ensino de Filosofia? Como produzir material didático? Quando a críticas é necessária? As Teorias da Comunicação e a Filosofia da Linguagem abrem possibilidades para debater e produzir textos filosóficos sobre as mídias, seja como objeto de entretenimento, seja como críticas aos próprios meios de comunicação de massa. Os fenômenos de massa e multidão veiculados ideologicamente nos meios de comunicação podem ser objeto de estudo filosófico? Outra questão importante a ser investigada é a forma como se ensina, que precisa ser metodologicamente atraente aos alunos. Torna-se necessáriopensar em diferentes abordagens e métodos para a sua melhor efetivação. Nesse sentido, pode ser profícuo pensar a Filosofia como uma atividade para elaborar conceitos filosóficos, como sugeriu Deleuze, no sentido da busca por compreender a ordem interna dos textos filosóficos, mas servindo aos propósitos do processo de ensino e aprendizagem como um exercício contínuo entre o professor e o aluno. Entendemos que as artes e as mídias podem potencializar esse fim. A perspectiva ora apresentada fundamenta e justifica a necessidade de formar professores com condições de ler a realidade filosoficamente, estando aptos a intervir nos currículos formais das escolas com propostas de trabalho diferenciadas, mesmo que por meio de um currículo oculto, prevendo que terá uma carga horária restrita para ensinar a História da Filosofia, bem como dificuldades para preparar o material didático adequado para atingir o público-alvo. O professor do Ensino Médio precisa de competência técnica para fazer recortes pontuais para concretizar seus objetivos e para produzir seus próprios materiais didáticos. Duas facetas envolvem o processo de ensino e aprendizagem: o professor que ensina, dispondo de ferramentas e materiais didáticos adequados para esse fim, e os alunos que aprendem, adquirindo habilidades e competências a partir dos conteúdos dispostos de forma atraente. Para implementar o projeto ?Filosofia, artes e mídias: o pensamento e seus modos de expressão? os objetivos das disciplinas de Estágio Supervisionado I, II, III, IV, Laboratório de Produção de Material Didático I e II, bem como do PIBID serão devidamente ajustados, considerando a participação dos alunos de graduação como produtores de material didático, ao mesmo tempo em que aplicam suas habilidades e competências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: / Mestrado profissional: (3) . Integrantes: Alexander de Freitas - Integrante / Paulo Sergio Gomes Soares - Coordenador. Número de orientações: 2
      Membro: Alexander de Freitas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (1)
      1. I Jornada de Formação em Agricultura Biodinâmica (245h). 2020. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. FREITAS, A.. Integrante da Comissão Científica do I Colóquio de Professores de Filosofia do Rio Grande do Norte. 2012. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Alexander de Freitas ⇔ Marilia Mello Pisani (1.0)
        1. PISANI, MARÍLIA MELLO; FREITAS, A. ; PEREIRA, M.. [P] de Pandemia: experiências. 1 ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 80.

      • Alexander de Freitas ⇔ Marinê de Souza Pereira (1.0)
        1. PISANI, MARÍLIA MELLO; FREITAS, A. ; PEREIRA, M.. [P] de Pandemia: experiências. 1 ed. Curitiba: CRV, 2021. v. 1, p. 80.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34