UFABC-professores

Salomao Barros Ximenes

Professor do Bacharelado em Políticas Públicas (BPP) e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PGPP) da Universidade Federal do ABC (UFABC) e Bolsista Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PQ/CNPq). Compõe a Rede Escola Pública e Universidade (REPU), a Articulação contra o Ultraconservadorismo na Educação, o GT de Políticas Educativas e Direito à Educação do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO), o Consórcio Global sobre Privatização da Educação e Direitos Humanos (PEHRC - Privatisation in Education and Human Rights Consortium) e o Grupo de Pesquisa Direito à Educação, Políticas Educacionais e Escola (DiEPEE/UFABC). É coordenador da Clínica de Políticas Públicas e Direitos Humanos da UFABC (CPPDH/UFABC). Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo - USP (2014), com graduação em Direito (2001) e mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará - UFC (2006). Realizou estágio científico junto ao Centro de Investigação em Educação (CIEd) do Instituto de Educação da Universidade do Minho (2019-2020). É editor-associado da revista Educação & Sociedade e sócio da Anistia Internacional Brasil e do Centro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES), compõe as diretorias da Ação Educativa, do Instituto Campanha Nacional pelo Direito à Educação e da Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (CLADE/Brasil). Foi coordenador do Bacharelado em Políticas Públicas da UFABC (2015 - 2017), presidente da Associação de Docentes da UFABC - ADUFABC (2020 - 2022), além de coordenador e membro do Fórum Permanente de Políticas Educacionais da UFABC. Foi pesquisador junto ao Centro de Pesquisa Jurídica Aplicada da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) e coordenador do programa Ação na Justiça, da Ação Educativa (entre 2006 e 2014). Foi membro do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, da coordenação colegiada da Plataforma Brasileira de Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (Plataforma DhESCA Brasil) e da coordenação do Projeto de Monitoramento dos Direitos Humanos no Brasil. Realizou estágio profissional junto ao escritório para a América do Sul do Centro pela Justiça e Direito Internacional (CEJIL) e coordenou o programa de direitos sociais do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDECA Ceará). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3115986167354250 (16/11/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2015-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade (UFABC), s/n Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206364
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2023-Atual. Configuracoes do direito nas politicas educacionais brasileiras: interpretacao teorica, proposta metodologica e contribuicao didatica
      Descrição: O projeto se insere na linha de pesquisa do proponente em Políticas Educacionais e Direito à Educação. Parte da discussão sobre o fenômeno da juridificação da educação na contemporaneidade e mobiliza as relevantes produções teóricas sobre o direito à educação e a relação entre o direito e as políticas públicas, propondo como objetivo geral a construção de um quadro teórico, conceitual e analítico sobre a relação entre direito e políticas educacionais no Brasil após a Constituição Federal de 1988, e aplicando-o ao estudo do processo de juridificação da educação no âmbito da União, em suas diferentes vertentes. Faz isso articulando construção teórica, análise aplicada e divulgação científica à formação de profissionais da educação cada vez mais capazes de compreender a complexidade desta relação, superando os paradigmas formalistas e fragmentários dos estudos da temática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Salomao Barros Ximenes.
    2. 2019-2021. Politica educacional na rede estadual paulista (1995 a 2018)
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística e documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico. Na execução do projeto, participei do GT de Gestão e da coordenação do GT de Financiamento, compondo a equipe de coordenação geral do projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (11) / Doutorado: (8) . Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante / Iracema Nascimento - Integrante / Lisete Regina Arelaro - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Silvio Carneiro - Integrante / Fernando Cássio - Integrante / Maria Carla Corrochano - Integrante / Débora Goulart - Integrante / Sérgio Stoco - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Cileda Parrella - Integrante / João Batista da Silva Santos - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Marieta Gouvea de Oliveira Penna - Integrante / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / Rodrigo Travitzki Teixeira de Oliveira - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 12
      Membro: Salomao Barros Ximenes.
      Descrição: Este projeto de pesquisa foi elaborado por pesquisadores da Rede Escola Pública e Universidade que, desde 2016, vêm estudando as políticas educacionais na rede estadual paulista. A temática que o circunscreve é a análise longitudinal da política educacional paulista, de forma a abranger os últimos 23 anos (1995-2018), em termos de formulação, implementação e resultados, expressas nas reformas, programas e projetos, considerando um espectro que engloba da implantação às formas de resistência. Assim, o objetivo da pesquisa é analisar a política educacional do estado de São Paulo no período indicado, com base nos elementos que perpassam o conjunto de ações da Secretaria de Estado da Educação paulista, visando apreender suas orientações, avanços e formas de resistências. Consideramos que a apreensão das políticas públicas e da forma como elas são concebidas, formuladas e executadas exige um entendimento sobre o modo de operar do Estado, à medida que a concepção de Estado orienta a análise dos formatos da ação estatal e o seu nível de intervenção na sociedade. Os procedimentos metodológicos envolvem a realização de pesquisa quali-quantitativa, posto que visam abarcar análises estatística, documental e pesquisa de campo. Os dados serão coletados e examinados com base nos pressupostos da análise de políticas públicas que consideram as relações de determinada política ou programa com os arranjos sociais, econômicos e políticos mais gerais (LASSWELL, 1951), adotando-se a perspectiva da Teoria do Equilíbrio Pontuado de Baumgartner e Jones (1993), que propicia uma forte integração entre estudos qualitativos e quantitativos, adequada à compreensão das variações de longo prazo em um mesmo campo de políticas públicas, enfoque metodológico.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (3) . Integrantes: Fernando Luiz Cássio Silva - Integrante / Leonardo Crochik - Integrante / Sergio Stoco - Integrante / Rodrigo Travitzki - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Débora Cristina Goulart - Integrante / Silvio Ricardo Gomes Carneiro - Integrante / Theresa Maria de Freitas Adrião - Integrante / Márcia Aparecida Jacomini - Coordenador / Eduardo Donizeti Girotto - Integrante / Rubens Barbosa de Camargo - Integrante / Lisete Regina Gomes Arelaro - Integrante / Evaldo Piolli - Integrante / Ana Paula de Oliveira Corti - Integrante / Cileda dos Santos Sant'Anna Perrella - Integrante / José Alves da Silva - Integrante / Selma Borghi Venco - Integrante / Marieta Gouvêa de Oliveira Penna - Integrante / Luiz Carlos Novaes - Integrante / Luciana Cristina Salvatti Coutinho - Integrante / João Batista Silva dos Santos - Integrante / Carmen Sylvia Vidigal Moraes - Integrante / Felipe Garcia Passos - Integrante / João Victor Pavesi de Oliveira - Integrante / Isabel Melero Bello - Integrante / Marina Avelar - Integrante / Andreza Barbosa - Integrante / Teise de Oliveira Guaranha Garcia - Integrante / Sonia Maria Portella Kruppa - Integrante / Ana Paula Santiago do Nascimento - Integrante / Felipe Willian Ferreira de Alencar - Integrante / Caio Cabral da Silva - Integrante / Ingrid Costa Ribeiro Souza - Integrante / Beatriz Garcia Sanchez - Integrante / Eliane da Costa Bruini - Integrante / Erick Dantas da Gama - Integrante / Flávia Vitor Longo dos Santos - Integrante / Iracema Santos do Nascimento - Integrante / Isabel Furlan Jorge - Integrante / Joice Melo Vieira - Integrante / Marcelo Paziano da Silva - Integrante / Maria José da Silva Fernandes - Integrante / Maria José dos Santos - Integrante / Rafael Antunes Seleznevas - Integrante / Raphael Bueno Bernardo da Silva - Integrante / Rita de Cássia Vereda - Integrante / Rosemary Mattos - Integrante / Rubia de Araujo Ramos - Integrante / Maria Lucia Lanza - Integrante / Ana Carolina Colacioppo Rodrigues - Integrante / José Roberto Montes Heloani - Integrante / Antonia Junqueira Malta Campos - Integrante / Renata Rodrigues de Amorim Medina - Integrante / Régis Henrique dos Reis Silva - Integrante / Sarah Maria de Freitas Machado Silva - Integrante / Thiago Moreira Melo e Silva - Integrante / Alessandro Paulino Pereira - Integrante / Andressa Nunes Vasconcellos - Integrante / Barbara de Souza Orlandin - Integrante / Cesar Augusto Minto - Integrante / Daniela Aparecida Guedes de Paula - Integrante / Edvaldo dos Reis Oliveira Filho - Integrante / Heloisa Coli Bizzoto - Integrante / Luiz Ricardo Gonçalves Rabello - Integrante / Marcilene Seles de Araújo - Integrante / Ozani Martiniano de Souza - Integrante / Roberta Kelly Amorim de França - Integrante / Vanessa Santana dos Santos - Integrante / Thais Andrea Furigo Novaes - Integrante / Walson de Jesus Lopes - Integrante / Claudia Alves Pereira - Integrante / Dilma Antunes Silva - Integrante / Elydimara Durso dos Reis - Integrante / Fábio dos Santos Bouças - Integrante / Guilherme Silva Lamana Camargo - Integrante / José Quibao Neto - Integrante / José Walber Ferreira Monteiro - Integrante / Juliana Salles Madeira - Integrante / Lucas Andrade de Souza - Integrante / Luís Renato Silva Maldonado - Integrante / Marilya Mariany Carnaval - Integrante / Nadia Pedrotti Drabach - Integrante / Paulo Vitor dos Santos Cardoso - Integrante / Raquel Gomes d'Alexandre - Integrante / Thais Fernanda Martins Nascimento - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Fernando Luiz Cassio Silva.
    3. 2018-2023. Efeitos do desenvolvimento institucional do Ministerio Publico na judicializacao das politicas publicas de educacao basica no Brasil
      Descrição: O projeto objetiva estudar a relação entre evolução institucional do MP, a judicialização da educação e a influência em políticas educacionais. Para tal, apresentaremos um diagnóstico do quadro de institucionalização de órgãos e funções especializados do MP no controle externo de políticas públicas de educação básica, analisaremos as proposições de agendas de judicialização da educação centralmente definidas, e, por fim, estudaremos o impacto do desenvolvimento institucional em órgãos específicos do MP.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (3) . Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Coordenador / Carolina, Marinho - Integrante / Adriana Aparecida Dragone Silveira - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Carolina Gabas Stuchi - Integrante / ANDRÉ BARRETO JURKSTAS - Integrante / Lucas Faustino de Oliveira - Integrante / Rayane Vieira Rodrigues - Integrante / Isabela Rahal - Integrante / Vanessa Souza - Integrante / Alessandra Pereira da Silva - Integrante / Jade Hamed - Integrante / Estrela Albuquerque - Integrante / Aline de Barros Vidal Gonçalves - Integrante / Barbara Cristina Hanauer Taporosky - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Salomao Barros Ximenes.
    4. 2016-2022. Autonomia Municipal, Poder Local e a Producao de Politicas Publicas: o caso do ABC Paulista
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade dos municípios para a produção (formulação e implementação) de políticas públicas próprias que atendam às demandas de cada municipalidade, isto e?, verificar a ?capacidade de policy making? dos municípios brasileiros no contexto da recente "recentralização" das políticas públicas, considerando, no estudo empírico, os sete municípios do ABC paulista em cinco áreas de políticas públicas: saúde, assistência social, educação básica, cultura e meio ambiente. A pesquisa envolve um mapeamento e caracterização das políticas públicas implementadas ao longo do último mandato (2013-2016), da atuação dos executivos e legislativos municipais e das contribuições da sociedade civil nas diferentes políticas setoriais. A análise visa compreender em que medida os arranjos institucionais das políticas conseguem incorporar diferentes atores, inter e intragovernamentais, sociais e do mercado, além de identificar as estruturas e modelos de gestão empregados para coordenação dos diferentes atores, além de identificar as condicionantes favoráveis e desfavoráveis a? produção de políticas públicas próprias nas diferentes policy áreas. Baseado em entrevistas e análise documental pretende-se desvelar como (a) as características materiais das políticas (policy), (b) as estruturas institucionais (polity), (c) os processos políticos (politics), (d) as relações intergovernamentais e (e) as condições socioeconômicas interagem e colaboram na determinação da capacidade de produção de políticas próprias por parte dos governos locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Gabriela Spanghero Lotta - Integrante / Klaus Frey - Coordenador / Lúcio Nagib Bittencourt - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Salomao Barros Ximenes.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade dos municípios para a produção (formulação e implementação) de políticas públicas próprias que atendam às demandas de cada municipalidade, isto é, verificar a ?capacidade de policy making? dos municípios brasileiros no contexto da recente "recentralização" das políticas públicas, considerando, no estudo empírico, os sete municípios do ABC paulista em cinco áreas de políticas públicas: saúde, assistência social, educação básica, cultura e meio ambiente. A pesquisa envolve um mapeamento e caracterização das políticas públicas implementadas ao longo do último mandato (2013-2016), da atuação dos executivos e legislativos municipais e das contribuições da sociedade civil nas diferentes políticas setoriais. A análise visa compreender em que medida os arranjos institucionais das políticas conseguem incorporar diferentes atores, inter e intragovernamentais, sociais e do mercado, além de identificar as estruturas e modelos de gestão empregados para coordenação dos diferentes atores, além de identificar as condicionantes favoráveis e desfavoráveis à produção de políticas públicas próprias nas diferentes policy áreas. Baseado em entrevistas e análise documental pretende-se desvelar como (a) as características materiais das políticas (policy), (b) as estruturas institucionais (polity), (c) os processos políticos (politics), (d) as relações intergovernamentais e (e) as condições socioeconômicas interagem e colaboram na determinação da capacidade de produção de políticas próprias por parte dos governos locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lúcio Nagib Bittencourt - Coordenador / Gabriela Spanghero Lotta - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Klaus Frey - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Lucio Nagib Bittencourt.
      Descrição: Este projeto de pesquisa tem como objetivo avaliar a capacidade dos municípios para a produção (formulação e implementação) de políticas públicas próprias que atendam às demandas de cada municipalidade, isto é, verificar a ?capacidade de policy making? dos municípios brasileiros no contexto da recente "recentralização" das políticas públicas, considerando, no estudo empírico, os sete municípios do ABC paulista em cinco áreas de políticas públicas: saúde, assistência social, educação básica, cultura e meio ambiente. A pesquisa envolve um mapeamento e caracterização das políticas públicas implementadas ao longo do último mandato (2013-2016), da atuação dos executivos e legislativos municipais e das contribuições da sociedade civil nas diferentes políticas setoriais. A análise visa compreender em que medida os arranjos institucionais das políticas conseguem incorporar diferentes atores, inter e intragovernamentais, sociais e do mercado, além de identificar as estruturas e modelos de gestão empregados para coordenação dos diferentes atores, além de identificar as condicionantes favoráveis e desfavoráveis à produção de políticas públicas próprias nas diferentes policy áreas. Baseado em entrevistas e análise documental pretende-se desvelar como (a) as características materiais das políticas (policy), (b) as estruturas institucionais (polity), (c) os processos políticos (politics), (d) as relações intergovernamentais e (e) as condições socioeconômicas interagem e colaboram na determinação da capacidade de produção de políticas próprias por parte dos governos locais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Klaus Frey - Coordenador / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Lúcio Nagib Bittencourt - Integrante / Salomão Barros Ximenes - Integrante / Carolina Gabas Stuchi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Klaus Frey.
    5. 2016-2018. Efeitos da atuacao do sistema de justica no direito a educacao infantil: um estudo da judicializacao da politica educacional em tres estados brasileiros
      Descrição: A pesquisa tem por objetivo analisar os efeitos diretos e indiretos das medidas de exigibilidade coletiva do direito à educação infantil nas políticas educacionais em municípios dos estados do Paraná, São Paulo e Ceará, visando a ampliação do seu atendimento e consequente redução das desigualdades, observando de que maneira as Ações Civis Públicas e os TACs têm alterado a gestão e o planejamento municipal. Para a realização da pesquisa adotar-se-á uma abordagem qualitativa, com enfoque em estudos de casos, a partir da escolha de municípios que tiveram ações coletivas representativas sobre a exigibilidade da educação infantil junto ao sistema de justiça.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Integrante / Nadja Bortolotti - Integrante / Adriana Aparecida Dragone Silveira - Coordenador / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Silvia Helena Vieira Cruz - Integrante / LUSIANE FERREIRA GONÇALVES - Integrante / EDINA PISCHARAKA ITCAK DIAS DA SILVA - Integrante / Soeli Terezinha Pereira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 20
      Membro: Salomao Barros Ximenes.
    6. 2015-2018. Arquitetura de regulacao das organizacoes da sociedade civil de interesse publico: mapeando modelos juridicos para pensar alternativas de reforma institucional no Brasil
      Descrição: O projeto de pesquisa científica tem por objetivo identificar e analisar 3 (três) experiências de desenvolvimento e implementação de arranjos institucionais voltados à regulação da relação entre Estado e organizações da sociedade civil em âmbito internacional e 3 (três) experiências nacionais de arranjos institucionais voltados à regulação da relação entre Estado e atores privados para a oferta de serviços públicos, que sejam úteis à reflexão teórica, à caracterização de tipologias de regulação da relação entre Estado e OSCs e ao fortalecimento do debate público, a partir da pesquisa jurídica aplicada, sobre a necessidade, viabilidade, possibilidades e limites relativos ao desenvolvimento jurídico-institucional de estrutura(s) de regulação desta relação que venham a fortalecer, sobretudo, as organizações que atuam no combate à violência institucional e na defesa dos direitos humanos, que têm como principal agente violador o próprio Estado. Da combinação entre as experiências internacionais e os modelos já aplicados no Brasil, principalmente os novos modelos de regulação de políticas, como o CNJ e o CNMP; esperamos aproximar as análises e proposições produzidas com base na experiência internacional de regulação da relação entre Estado e OSCs à realidade político-institucional brasileira, fortalecendo assim a capacidade de produção de impacto efetivo deste projeto.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Salomão Barros Ximenes - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Salomao Barros Ximenes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. V Encontro Nacional de Pesquisa em Financiamento da Educação - Direito à Educação em um contexto de desmonte do Estado Brasileiro. 2017. (Congresso).
      2. 18º Encontro Estadual dos Conselhos Municipais de Educação.Desafios para a implementação do PNE dos municípios, enfocando os aspectos do financiamento e de sua regulamentação em âmbito nacional. 2015. (Encontro).
      3. 37ª Reunião Anual da ANPED. 2015. (Congresso).
      4. Audiência Pública no STF - Tema: Ensino Religioso nas Escolas Públicas.O ensino religioso inconstitucional nas escolas públicas. 2015. (Encontro).
      5. Desafios da Conjuntura - Público X Privado na Educação: consequências da mercantilização para o direito.Sistemas de ensino privado na educação pública brasileira. 2015. (Seminário).
      6. I Seminário Cearense sobre o Sistema Nacional de Educação.O Sistema Nacional de Educação e sua Articulação com os Sistemas Estaduais e Municipais de Ensino. 2015. (Seminário).
      7. Justiciability of the Right to Education in the Post 2015- Development Agenda.Education Litigation in Brazil. 2015. (Simpósio).
      8. Nas Trilhas da Proteção Integral de Crianças e Adolescente: 25 anos de ECA.A contribuição do ECA para a noção de direito humano à educação. 2015. (Seminário).
      9. O Sistema de Justiça no Controle de Políticas Públicas: o projeto 8058/14.As dificuldades do processo civil para o tratamento de conflitos de interesse público: experiência brasileira e estrangeira. 2015. (Seminário).
      10. SEMINÁRIO: PRIMEIRO ANO DE IMPLEMENTAÇÃO DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (PNE).Primeiro ano de implementação do Plano Nacional de Educação. 2015. (Seminário).
      11. Seminário ?Ensino religioso e laicidade do Estado: questões em debate no STF?.Por uma limitação ampla do ensino religioso nas escolas públicas. 2015. (Seminário).
      12. VI Encontro de Políticas Públicas de Educação e Formação de Professores - UNICID.Políticas públicas de educação, avaliação e práticas de gestão. 2015. (Encontro).
      13. XV Congresso Estadual dos Trabalhadores em Educação - SINTESE. Conferência de Abertura: A conjuntura educacional no Brasil. 2015. (Congresso).
      14. XVIII SemeAd.Avaliador de trabalhos. 2015. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (9)
      1. XIMENES, S. B.; CASSIO, F. ; OLIVEIRA, V. E.. Seminário Future-se? A universidade pública brasileira entre impasses e promessas. 2019. Outro
      2. GOULART, D. ; CASSIO, F. ; XIMENES, S. B.. I Encontro Internacional da Rede Escola Pública e Universidade - Reformas de Ensino e Movimentos de Resistência: Diálogos entre Brasil e América Latina. 2017. Congresso
      3. XIMENES, S. B.; DI PIERRO, M.C. ; ADRIAO, T. M. F. ; CARNEIRO, S. ; PAULA, L. R. ; ARELARO, L. R. ; CASSIO, F. ; CORROCHANO, M. C. ; GOULART, D. ; JACOMINI, M.. II Encontro da Rede Escola Pública e Universidade - A Luta pela Escola Pública em São Paulo. 2016. Outro
      4. XIMENES, S. B.; JACOMINI, M. ; GOULART, D. ; CORROCHANO, M. C. ; ADRIAO, T. M. F. ; CARNEIRO, S. ; DI PIERRO, M.C. ; ARELARO, L. R. ; CASSIO, F. ; MORAES, C. S. V.. Colóquio Reorganização em Debate: as políticas educacionais e os movimentos de resistência - I Encontro da Rede Escola Pública e Universidade. 2016. Outro
      5. OLIVEIRA, V. E. ; XIMENES, Salomão Barros. Workshop sobre o Sistema Nacional de Educação. 2015. Outro
      6. XIMENES, Salomão Barros. XXVIII Congresso de Educação do Sudoeste Goiano - Direito à Educação: equidade e qualidade. 2015. (Congresso).. . 0.
      7. XIMENES, Salomão Barros. Oficina sobre Monitoramento em DDHH no Brasil. 2009. (Outro).. . 0.
      8. XIMENES, Salomão Barros. Seminário 'Ensino Religioso e Direito à Educação no Brasil'. 2008. (Congresso).. . 0.
      9. XIMENES, Salomão Barros. Curso "Cidadania e Direito à Educação". 2007. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Fernando Luiz Cássio Silva (6.0)
        1. CÁSSIO, F.; MOURA, F. P. ; XIMENES, S. B.. Ataque ao Fundeb: intersecções entre ultraliberais e reacionários no projeto de privatização do fundo público. FINEDUCA: REVISTA DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO. v. 12, p. 1-24, issn: 2236-5907, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GOULART, D. C. ; CÁSSIO, F. L. ; CÁSSIO, F. L. ; XIMENES, S. B.. School occupations, knowledge production and new strategies in defence of public education in Brazil. International Education Journal: Comparative Perspectives. v. 18, p. 34-47, issn: 1443-1475, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. GOULART, DÉBORA CRISTINA ; CÁSSIO, FERNANDO L. ; XIMENES, SALOMÃO BARROS. Rede Escola Pública e Universidade: produção do conhecimento para/com as lutas educacionais. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO. v. 24, p. e240048, issn: 1809-449X, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CÁSSIO, F. L.; CÁSSIO, F. L. ; GOULART, D. C. ; XIMENES, S. B.. Contratos de Impacto Social na rede estadual de São Paulo: Nova modalidade de parceria público-privada no Brasil. ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES. v. 26, p. 1-28, issn: 1068-2341, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. XIMENES, S. B. (Org.) ; CÁSSIO, F. L. (Org.) ; CÁSSIO, F. L. (Org.). Future-se? Impasses e perigos à educação superior pública brasileira. 1 ed. Santo André: UFABC, 2019. v. 1, p. 140.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. XIMENES, S. B. ; CÁSSIO, F. ; CARNEIRO, S. R. G. ; PELLANDA, A. ; BRAZ, M.. A discriminação no ensino não presencial na crise da Covid-19: conceituação e relato de intervenção. Em: ROSSINI, Gabriel Almeida Antunes. (Org.). Covid-19: economia, sociedade, política e território. 1ed.Santo André/SP. : Editora UFABC. 2022.v. 1, p. 311-339.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Carolina Gabas Stuchi (4.0)
        1. XIMENES, SALOMÃO BARROS ; STUCHI, Carolina Gabas ; MARINHO, CAROLINA MARTINS ; TAPOROSKY, BARBARA CRISTINA HANAUER ; JURKSTAS, ANDRÉ BARRETO. Especialização do Ministério Público nos Estados na Temática Educação. Revista Direito Público. v. 19, p. 396-427, issn: 2236-1766, 2022.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GABAS STUCHI, CAROLINA ; BARROS XIMENES, SALOMÃO ; PIPINIS, VANESSA ; VICK, FERNANDA. n. 13 - VELHAS TENDÊNCIAS, NOVOS ARRANJOS: A AUTONOMIA UNIVERSITÁRIA FRENTE ÀS PROPOSTAS DE ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E FUNDOS PATRIMONIAIS. JORNAL DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS. v. 14, p. 13, issn: 1981-1969, 2020.
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        3. XIMENES, SALOMÃO BARROS; STUCHI, CAROLINA GABAS ; MOREIRA, MÁRCIO ALAN MENEZES. A militarização das escolas públicas sob os enfoques de três direitos: constitucional, educacional e administrativo. REVISTA BRASILEIRA DE POLÍTICA E ADMINISTRAÇÃO DA EDUCAÇÃO. v. 35, p. 612-632, issn: 2447-4193, 2019.
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        4. XIMENES, S. B. ; STUCHI, C. G. ; RODRIGUES, R. V.. O passado do Future-se: análise de conteúdo de três versões preliminares do programa. Em: Salomão Ximenes; Fernando Cássio. (Org.). Future-se? Impasses e perigos à educação superior pública brasileira. 1ed.Santo André. : UFABC. 2019.v. 1, p. 52-67.
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      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Vanessa Elias de Oliveira (4.0)
        1. VIEIRA RODRIGUES, RAYANE ; IBIAPINA DA ROCHA, JANAÍNA ; ELIAS DE OLIVEIRA, VANESSA ; BARROS XIMENES, SALOMÃO. Efeitos da Judicialização da Educação Infantil em Contextos Locais: o caso de quatro municípios paulistas. EDUCAÇÃO: TEORIA E PRÁTICA. v. 31, p. 1-19, issn: 1981-8106, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVEIRA, ADRIANA APARECIDA DRAGONE ; XIMENES, SALOMÃO BARROS ; OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; CRUZ, SILVIA HELENA VIEIRA ; BORTOLLOTI, NADJA. Efeitos da judicialização da Educação Infantil em diferentes contextos subnacionais. CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO). v. 50, p. 718-737, issn: 0100-1574, 2020.
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        3. XIMENES, SALOMÃO BARROS; OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; SILVA, MARIANA PEREIRA DA. Judicialização da educação infantil: efeitos da interação entre o Sistema de Justiça e a Administração Pública. REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA. v. 2, p. 155-188, issn: 2178-4884, 2019.
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        4. FREY, KLAUS ; OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; XIMENES, SALOMÃO BARROS ; BITTENCOURT, LÚCIO NAGIB ; LOTTA, GABRIELA SPANGHERO. Políticas públicas em perspectiva comparada: proposta de um framework para a análise de experiências locais. Revista do Serviço Público (Brasília). v. 68, p. 9-36, issn: 0034-9240, 2017.
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      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Klaus Frey (3.0)
        1. FREY, KLAUS ; OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; XIMENES, SALOMÃO BARROS ; BITTENCOURT, LÚCIO NAGIB ; LOTTA, GABRIELA SPANGHERO. Políticas públicas em perspectiva comparada: proposta de um framework para a análise de experiências locais. Revista do Serviço Público (Brasília). v. 68, p. 9-36, issn: 0034-9240, 2017.
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        2. FREY, K. ; OLIVEIRA, V. E. ; XIMENES, S. B. ; BITTENCOURT, L. N. ; LOTTA, G. S.. Políticas Públicas em Perspectiva Comparada: proposta de um framework para a análise de experiências locais. Em: Frey, Klaus; Bittencourt, Lúcio Nagib. (Org.). Poder local, políticas públicas e relações federativas: O caso do ABC paulist. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2022.v. 1, p. 21-47.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. FREY, K. ; OLIVEIRA, V. E. ; XIMENES, Salomão Barros ; BITTENCOURT, L. N. ; LOTTA, G. S.. Políticas públicas municipais em perspectiva comparada: proposta de um framework de análise. Em: 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP): ?Ciência Política e a Política: Memória e Futuro?, v. 1, p. 1-26, 2016.
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      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Lúcio Nagib Bittencourt (3.0)
        1. FREY, KLAUS ; OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; XIMENES, SALOMÃO BARROS ; BITTENCOURT, LÚCIO NAGIB ; LOTTA, GABRIELA SPANGHERO. Políticas públicas em perspectiva comparada: proposta de um framework para a análise de experiências locais. Revista do Serviço Público (Brasília). v. 68, p. 9-36, issn: 0034-9240, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FREY, K. ; OLIVEIRA, V. E. ; XIMENES, S. B. ; BITTENCOURT, L. N. ; LOTTA, G. S.. Políticas Públicas em Perspectiva Comparada: proposta de um framework para a análise de experiências locais. Em: Frey, Klaus; Bittencourt, Lúcio Nagib. (Org.). Poder local, políticas públicas e relações federativas: O caso do ABC paulist. 1ed.Curitiba. : EDITORA CRV. 2022.v. 1, p. 21-47.
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        3. FREY, K. ; OLIVEIRA, V. E. ; XIMENES, Salomão Barros ; BITTENCOURT, L. N. ; LOTTA, G. S.. Políticas públicas municipais em perspectiva comparada: proposta de um framework de análise. Em: 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política (ABCP): ?Ciência Política e a Política: Memória e Futuro?, v. 1, p. 1-26, 2016.
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      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Gabriela Spanghero Lotta (1.0)
        1. FREY, KLAUS ; OLIVEIRA, VANESSA ELIAS DE ; XIMENES, SALOMÃO BARROS ; BITTENCOURT, LÚCIO NAGIB ; LOTTA, GABRIELA SPANGHERO. Políticas públicas em perspectiva comparada: proposta de um framework para a análise de experiências locais. Revista do Serviço Público (Brasília). v. 68, p. 9-36, issn: 0034-9240, 2017.
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      • Salomão Barros Ximenes ⇔ Suze de Oliveira Piza (1.0)
        1. SOUZA, J. F. (Org.) ; XIMENES, S. B. (Org.) ; PIZA, S. O. (Org.). Pandemia desigual. 1 ed. Curitiba, Paraná: Kotter Editorial, 2021. v. 1, p. 210.
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    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:09