UFABC-professores

Jeroen Johannes Klink

Possui graduação e mestrado em Economia pela Universidade de Tilburg (Holanda, 1987) e doutorado em Planejamento Urbano pela Universidade de São Paulo (2000). Acumulou experiência profissional como consultor e pesquisador em países como Holanda, Espanha, Turquia, Alemanha, Índia, África do Sul e Brasil. Na Holanda foi membro do corpo docente permanente do Institute for Housing and Urban Development Studies (Universidade de Erasmus - Roterdã). No Brasil, trabalhou durante nove anos no governo local, onde ocupou cargos como Secretário de Desenvolvimento e Ação Regional da Prefeitura de Santo André e Diretor Suplente na Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC. Atualmente é Professor Titular na Universidade Federal do ABC (UFABC), onde já ocupou os cargos de Pró-Reitor de Extensão (2006-2008) e Coordenador do Núcleo de Ciência, Tecnologia e Sociedade da Reitoria (2009-2010). No período 2012-2015 coordenou o programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (Mestrado e Doutorado). Atua no Bacharelado em Planejamento Territorial, no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão doTerritório da Universidade Federal do ABC (UFABC) e no International Joint Master of Science SPRING - Regional Development Planning and Management (joint degree TU Dortmund University/UFABC). Desde 2017 faz parte da coordenação geral do Laboratório de Estudos e Projetos Urbanos e Regionais (LEPUR: (Site:http://lepur.com.br). Publicou em vários periódicos nacionais e internacionais indexados sobre temas relacionados com economia urbana e finanças, o campo do planejamento urbano e a governança metropolitana. É membro do Conselho Consultivo de vários periódicos internacionais, como EURE (Chile), International Journal of Urban Sustainable Development (Inglaterra/Oxford) e Journal of Economic and Human Geography (Wiley/Netherlands), assim como parecerista para revistas nacionais e internacionais como Urban Studies; Cadernos Metrópole; Revista brasileira de Estudos Urbanos e Regionais; Ambiente e Sociedade; URBE (Revista brasileira de gestão urbana); Environment and Planning; Cities; Planning Theory; International Journal of Urban and Regional Research; Territory, Politics, Governance; e Housing Studies. Participa da Comissão Editorial da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais (2023-2025). Desde 2020, é membro do Conselho Diretor da Urban Studies Foundation (Glasgow, Escócia), fundação vinculada ao periódico Urban Studies. É também Diretor do Centro de Estudos da Favela (CEFAVELA, CEPID-FAPESP). E-mail: jeroen.klink1963@gmail.com. Livro mais recente: Klink J (2020) Metropolis, Money and Markets. Brazilian Urban Financialization in Times of Re-emerging Global Finance. London/New York: Routledge. https://www.routledge.com/Metropolis-Money-and-Markets-Brazilian-Urban-Financialization-in-Times/Klink/p/book/9780367180782 (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6727016321047268 (28/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001, 6 Andar sala 615, torre 1, Bloco A Bangu 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967900 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Planejamento Urbano e Regional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (12)
    1. 2023-Atual. Transformações econômicas recentes das metrópoles brasileiras: diversidade, heterogeneidade e novas dinâmicas.
      Descrição: Os dados preliminares do Censo de 2022 reafirmam o debate das últimas décadas sobre a interiorização e desconcentração populacionale econômica no Brasil. Também são recolocadas as questões sobre a dinâmica metropolitana, especialmente se somarmos a essesprocessos a desindustrialização, financeirização e reprimarização da economia, que alteram não só a dinâmica da produção, comotambém dos serviços e da inserção externa e sua relação com o território. Assim, pretende-se investigar as transformações da estruturaeconômica metropolitana entre 2010 e 2022 indagando como, em crescente contexto de austeridade fiscal, os elementos supracitadosalteram a divisão territorial do trabalho nacional e o poder de comando das metrópoles sobre o processo de acumulação. Busca-seproblematizar não apenas o confronto entre áreas metropolitanas e não metropolitanas como pontuar as diferenciações regionais eheterogeneidades internas das metrópoles. A hipótese é de que há, na última década, um aprofundamento dos processos dedesconcentração produtiva regional, desindustrialização e reprimarização da economia e que isso, embora tensione a hegemonia das metrópoles sobre os processos econômicos nacionais, mantém nesses espaços elementos que reafirmam seu poder de polarização e seulugar de destaque na hierarquia nacional. As evidências disso são notadas a partir da avaliação da diversificação econômica em termos daprodução de bens por intensidade tecnológica, da importância na participação dos serviços de maior intensidade de conhecimento e deuma maior capacidade fiscal dos principais municípios metropolitanos. Esses recortes refletem-se na metodologia que opta por analisarempiricamente a estrutura produtiva e o mercado de trabalho e renda, desenvolvendo classificação específica das atividades porintensidade tecnológica e de conhecimento, segundo o recorte de municípios metropolitanos e não metropolitanos e metrópolesselecionadas (São Paulo, Natal, Belém, Recife e Goiânia). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Integrante / Maria do Livramento Clementino - Coordenador / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Juliana Bacelar de Araújo - Integrante / Raul Ventura Neto - Integrante / Diego Mozem Minatogawa - Integrante / Cassioano Bezerra Trovão - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
      Descrição: Os dados preliminares do Censo de 2022 reafirmam o debate das últimas décadas sobre a interiorização e desconcentração populacionale econômica no Brasil. Também são recolocadas as questões sobre a dinâmica metropolitana, especialmente se somarmos a essesprocessos a desindustrialização, financeirização e reprimarização da economia, que alteram não só a dinâmica da produção, comotambém dos serviços e da inserção externa e sua relação com o território. Assim, pretende-se investigar as transformações da estruturaeconômica metropolitana entre 2010 e 2022 indagando como, em crescente contexto de austeridade fiscal, os elementos supracitadosalteram a divisão territorial do trabalho nacional e o poder de comando das metrópoles sobre o processo de acumulação. Busca-seproblematizar não apenas o confronto entre áreas metropolitanas e não metropolitanas como pontuar as diferenciações regionais eheterogeneidades internas das metrópoles. A hipótese é de que há, na última década, um aprofundamento dos processos dedesconcentração produtiva regional, desindustrialização e reprimarização da economia e que isso, embora tensione a hegemonia das metrópoles sobre os processos econômicos nacionais, mantém nesses espaços elementos que reafirmam seu poder de polarização e seulugar de destaque na hierarquia nacional. As evidências disso são notadas a partir da avaliação da diversificação econômica em termos daprodução de bens por intensidade tecnológica, da importância na participação dos serviços de maior intensidade de conhecimento e deuma maior capacidade fiscal dos principais municípios metropolitanos. Esses recortes refletem-se na metodologia que opta por analisarempiricamente a estrutura produtiva e o mercado de trabalho e renda, desenvolvendo classificação específica das atividades porintensidade tecnológica e de conhecimento, segundo o recorte de municípios metropolitanos e não metropolitanos e metrópolesselecionadas (São Paulo, Natal, Belém, Recife e Goiânia).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Juliana Bacelar de Araújo - Integrante / Cassiano Bezerra Trovão - Integrante / Maria do Livramento Miranda Clementino - Coordenador / Raul Ventura Neto - Integrante / Diego Mozem Minatogawa - Integrante.
      Membro: Beatriz Tamaso Mioto.
    2. 2023-Atual. O campo do planejamento e a finança em tempos de austeridade fiscal. Uma investigação teórica e metodológica para o caso brasileiro.
      Descrição: Esta proposta investiga as transformações no campo do planejamento considerando o seu crescente entrelaçamento com os produtores e financiadores privados do espaço urbano. Trata de dois recortes temáticos complementares. O primeiro é o reescalonamento e a reestruturação das narrativas e práticas de austeridade no sentido de mobilizar o papel das cidades no cumprimento das metas para equilíbrio fiscal no país. O segundo analisa o papel das modelagens financeiras utilizadas pelos planejadores com o objetivo de antecipar recursos financeiros, aumentar a margem de manobra para efetuar despesas discricionárias e viabilizar investimentos para transformar as cidades.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Letícia Moreira Sigolo - Integrante / Luciana Ferrara - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Laisa Eleonora Maróstica Stroher - Integrante / Marcelo Ignatios - Integrante / Marlon Altavini de Abreu - Integrante / Marcos Thimoteo Dominguez - Integrante / Giulia Farran Matteo - Integrante / FELIPE CARVALHO ARAUJO - Integrante / Carlos Alberto Penha Filho - Integrante / Amanda Ribeiro - Integrante / Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu - Integrante / Ângela Cristina Tepassê - Integrante / Estevão Sabatier - Integrante / Bruno Avellar - Integrante / Endrielli Roso - Integrante / João Vítor Araujo Trindade - Integrante / Bruno Barcella - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    3. 2022-Atual. Planejamento e financeirização urbana em tempos de austeridade. Uma exploração teórica e metodológica para o caso brasileiro
      Descrição: São objetivos desta pesquisa:i.Levantar e sistematizar a literatura sobre o reescalonamento das narrativas e práticas de austeridade e a emergência de um urbanismo de austeridade; ii.Analisar as referidas literaturas no que se refere à contribuição para compreender às relações imbricadas entre a financeirização e o planejamento urbano-metropolitano, com ênfase na disseminação dos modelos financeiros no campo do planejamento urbano-metropolitano; eiii.Desenvolver estudos de caso de natureza metodológico-heurística que exemplificam como a reconstituição e o acompanhamento da utilização de modelos financeiros pelos planejadores pode contribuir para uma reflexão crítica assim como a elaboração de projetos alternativos no campo do planejamento em tempos de austeridade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    4. 2019-2022. Estado, espaço e a constituição da financeirização urbana. Uma exploração do caso da Região Metropolitana de São Paulo
      Descrição: A maioria das pesquisas sobre financeirização urbana prioriza a análise sobre o que a finança faz, principalmente na vida quotidiana das pessoas (na maioria das vezes atores não financeiros). O ponto de partida deste projeto é investigar o que a finança é, assim como aprofundar a pesquisa acerca do processo constituinte da financeirização urbana, incluindo a análise das relações imbricadas entre o Estado, nas múltiplas escalas, o ambiente construído, as infraestruturas urbanas e o fundo público. O projeto prevê uma fase de investigação teórica, que procura articular diversas vertentes na literatura (economia política; contabilidade critica e governança corporativa; e estudos sociais de finanças) no aperfeiçoamento da leitura acerca dos entrelaçamentos entre Estado e capital financeiro na produção do espaço urbano-metropolitano e da própria vida. Ao mesmo tempo, o projeto explora as novas chaves teóricas numa leitura analítica e empírica do processo de financeirização em curso na Região Metropolitana de São Paulo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (7) / Doutorado: (2) . Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Carolina Maria Pozzi de Castro - Integrante / Luciana Ferrara - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Beatriz Tamaso Mioto - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Laisa Eleonora Maróstica Stroher - Integrante / Guilherme Filocomo - Integrante / Marcelo Ignatios - Integrante / Marlon Altavini de Abreu - Integrante / Marcos Thimoteo Dominguez - Integrante / Paula Burgarelli Corrente - Integrante / Victor del Prete - Integrante / Giulia Farran Matteo - Integrante / FELIPE CARVALHO ARAUJO - Integrante / Carlos Alberto Penha Filho - Integrante / Amanda Ribeiro - Integrante / Alexandre Mitsuro da Silveira Yassu - Integrante / Ângela Cristina Tepassê - Integrante / Estevão Sabatier - Integrante / Clóvis Kauê Girardi Castardo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 19
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    5. 2018-2020. A financeirização urbana: limites e potencialidades para o Planejamento e a Governança Metropolitanos.
      Descrição: Este projeto de pesquisa procura investigar os limites e potencialidades de a literatura sobre a financeirização contribuir para aperfeiçoar as análises acerca das contradições que cercam o planejamento, a governança e o financiamento dos espaços urbano-metropolitanos brasileiros. O resultado esperado do projeto é a elaboração de eixos norteadores de um programa de pesquisa sobre a financeirização com relevância para o campo do planejamento urbano-metropolitano brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 21
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    6. 2016-Atual. Política, Planos e Projetos: uma leitura a partir dos instrumentos urbanísticos
      Descrição: O objeto de investigação é o desenho e a aplicação dos instrumentos previstos no Estatuto da Cidade. Propõe-se verificar os limites e potencialidades dos instrumentos urbanísticos para: (i) alavancar o controle do Estado sobre o uso e ocupação do solo e ampliar o acesso à terra e moradia (em especial por meio das Zonas de Especial Interesse Social e do Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios); (ii) captar recursos financeiros associados à utilização da terra (como no caso da outorga onerosa); (iii) viabilizar projetos de intervenção urbana em parceria com o setor privado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Julia Bittencourt - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Nílcio Regueira Dias - Integrante / Laisa Eleonora Maróstica Stroher - Integrante / Dania Brajato - Integrante / Débora Prado Zamboni - Integrante / Rosana Yamaguti - Integrante / Guilherme Filocomo - Integrante / Claudia Virginia Cabral de Souza - Integrante / Giulia Farran Matteo - Integrante / Maria Gabriela Camollez Florio - Integrante.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    7. 2015-2017. O Estado Desenvolvimentista, as escalas e o espaço. Revisitando a questão metropolitana brasileira.
      Descrição: O projeto contribui para uma análise crítica sobre as (novas) institucionalidades e a governança metropolitana brasileiras à luz das relações imbricadas entre a economia, a reestruturação e o reescalonamento da organização e intervenção territorial do Estado desenvolvimentista e a (re)produção do espaço urbano-metropolitano no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 16
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    8. 2013-2016. Avaliação do Programa ?Minha Casa Minha Vida? em São Paulo-SP e Grande ABC-SP
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa contribuir para a geração e a disseminação de conhecimento dos impactos do Projeto Minha Casa Minha Vida - PMCMV, tomando como estudo de caso o município de São Paulo e a região do Grande ABC, no estado de São Paulo. O estudo prevê três níveis de análises que contemplam: a) a avaliação dos impactos econômicos regionais decorrentes da implementação do PMCMV (interdependência nos mercados imobiliários do ABC e da capital paulista; perfil das empresas e impacto sobre a economia urbana e metropolitana); b) os impactos urbanos e ambientais dos empreendimentos realizados e c) o papel do poder público e da iniciativa privada na implementação do programa nas regiões em estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Luciana de Oliveira Royer - Integrante / Maria de Lourdes Pereira Fonseca - Integrante / Leandro Sorrenti - Integrante / Leonel de Miranda Sampaio - Integrante / Deyvisson Bruno - Integrante / Jeferson Domingues Diniz - Integrante / Rafael Toneli Arcanjo - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Flávia Feitosa - Integrante / Gabriel Alvarez - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Tatiana Peixoto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    9. 2011-2015. Escalas, Regimes e a Construção Política das Novas Institucionalidades Metropolitanas. Uma Agenda de Pesquisa-Ação para o Cenário Brasileiro.
      Descrição: Contribuir para a análise sobre as novas institucionalidades metropolitanas brasileiras à luz das relações imbricadas entre as transformações no sistema de acumulação, reestruturação e reescalonamento da organização e intervenção territorial do Estado e a (re)produção do espaço urbano e regional no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (6) . Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Claudia Virginia de Souza - Integrante / Leonel de Miranda Sampaio - Integrante / Julia Bittencourt - Integrante / Roberto Vital Anau - Integrante / Kaio Nogueira - Integrante / Laisa Stroher - Integrante / Paula Campos Dell Omo - Integrante / Filipe Rubim - Integrante / Reinaldo de Freitas - Integrante / Paula Ravanelli Losada - Integrante. Número de produções C, T & A: 160
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    10. 2011-2012. Governança, escalas e os territórios metropolitanos
      Descrição: Este projeto de pós-doutorado busca avançar na compreensão dos limites e potencialidades das formas de governança local-regional e metropolitana no atual estágio da economia mundial, particularmente à luz das mudanças que ocorrem na organização e atuação territorial do Estado, nas suas várias escalas, e nas dinâmicas informacionais e comunicacionais do chamado capitalismo informacional. Procura gerar hipóteses mais precisas acerca das relações imbricadas entre o processo de reestruturação produtiva, territorial e informacional, a emergência de novas governanças e a produção e reprodução do espaço urbano e regional no capitalismo pós-1970. O projeto explora, ainda, a aplicabilidade de algumas das narrativas internacionais sobre a governança colaborativa local no contexto específico dos países do Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    11. 2010-2012. Globalisation, climate change and urban governance: balancing the scales for both efficient and pro-poor urban futures ? The case of Brazil and UK
      Descrição: The main aim of this proposal is to build a network to develop research capacity and facilitate transfer of knowledge on the interface between globalization, climate change, urban development and urban governance in Brazil and UK and how this impacts on local economies, local livelihoods and access to resources. This is achieved by addressing the following research themes around a central question of how urban governance is responding to the challenges of globalisation and climate change and whether more flexible forms of governance capable of meeting such challenges are emerging/possible; ? Globalisation, urban economic restructuring and urban competitiveness. ? Urban governance and urban management, including administrative hierarchies, legal and regulatory frameworks, policy and decision making forums, roles and functions of key actors and resultant power networks, partnerships and interactions. ? Climate change, environmental planning/governance and their implications for social and economic development of cities ? The interface of globalization and urban governance and understanding whether and how more flexible governance structures are emerging in response to globalization particularly in terms of; mediating conflicting demands of global and local circuits of development, supporting more environmentally sustainable local development patterns in response to climate change, managing access to land, infrastructure and urban services and determining, mediating between and implementing alternative scenarios for urban futures. ? Impact of the above on emerging patterns of agglomeration and local economies including asset protection and livelihoods of local inhabitants and small firms. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Ramin Keivani - Coordenador / Artur Zimerman - Integrante / Vanessa Elias de Oliveira - Integrante / Sandra Momm - Integrante / Gerardo Silva - Integrante. Financiador(es): University of Oxford - Auxílio financeiro.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    12. 2006-2006. A organização institucional das funções metropolitanas
      Descrição: A pesquisa busca aprimorar a análise dos novos arranjos institucionais que vêm se configurando na gestão metropolitana e regional, com uma ênfase no caso brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Jeroen Johannes Klink - Coordenador / Alexandre Sampaio de Almeida - Integrante / Wendell Cristiano Lépore - Integrante. Número de produções C, T & A: 11
      Membro: Jeroen Johannes Klink.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (2)
    1. Menção Honrosa. IX Prêmio Milton Santos - Modalidade Artigos Científicos, ANPUR - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.. 2019.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.
    2. Menção Honrosa - VII Prêmio Milton Santos de Artigos, Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.. 2015.
      Membro: Jeroen Johannes Klink.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (220)
    1. Diálogos Urbanos. Plano Diretor..Governança, Gestão Democrática e Metodologia. 2024. (Encontro).
    2. Direito à Cidade em Movimento: Políticas no urbano em tempos de hegemonia neoliberal.Neoliberalismo e direito à cidade. 2024. (Outra).
    3. I USF INTERNATIONAL FELLOWS WORKSHOP Money and Politics in Unequal Cities: Analytical Insights from the Global South.Models, Money, Reform & Redevelopment. The dilemma of Brazilian progressive planning as we (think we) know it. 2024. (Oficina).
    4. Making Africa Urban. Fictitious value for discretionay money. Brazilian conversations around the trans-scalar making of urban assets.. 2024. (Congresso).
    5. Primeira Conferência de Interesse Metropolitano. PDUI Região Metropolitana de Maceió. 2024. (Outra).
    6. Segunda Conferência de Interesse Metropolitano. PDUI Região Metropolitana de Maceió.. 2024. (Outra).
    7. Seminário especial do Fórum das Entidades Metropolitanas.O dilema do financiameno metropolitano. 2024. (Seminário).
    8. XII Seminário Nacional de Avaliação do Ensino e Pesquisa em Estudos Urbanos e Regionais.Internacionalização Sul-Sul na pesquisa e ensino em planejamento urbano e regional. 2024. (Seminário).
    9. 39 Encontro de Informação Profissional.Novas competências e habilidades no mercado de trabalho. 2023. (Encontro).
    10. A questão metropolitana latinoamericana: fenômeno, governança e institucionalização.O fenômeno metropolitano contemporâneo e sua governança em cidades latino-americanas. 2023. (Seminário).
    11. Assentamentos precários e dinâmicas imobiliárias no Século XXI: há algo novo a se dizer? er?.Urbanização crítica, finanças e novas dinâmicas imobiliárias nas favelas. 2023. (Outra).
    12. Emergencias sociales y amenazas a la democracia: repensar la relación entre política y territórios.O desafio da mobilização da comunidade no planejamento e gestão das áreas metropolitanas.. 2023. (Outra).
    13. Governança metropolitana. Caminhos e desafios.Os desafios dos planos metropolitanos. 2023. (Seminário).
    14. Governança metropolitana & Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Região Metropolitana de Maceió.Planos, projetos e a trajetória da governança territorial na Região do Grande ABC (RMSP). 2023. (Seminário).
    15. III Encontro Internacional de Gestão e Comunicação.Regionalismo e Reestruturação 2.0: Explorando uma agenda de desenvolvimento para o Grande ABC paulista. 2023. (Encontro).
    16. IV CONGEO Congresso Brasileiro de Geografia Política, Geopolítica e Gestão do Território. Contratos, contabilidade e a cidade metropolitana. Da crítica ao papel das modelagens na produção do espaço à reinvindicação do direito à metrópole. 2023. (Congresso).
    17. Primeira Oficina do projeto de pesquisa: Favelas urbanizadas em São Paulo:.Diâmica da Produção habitacional e imobiliária. 2023. (Oficina).
    18. 38 Encontro de Informação Profissional.A formação interdisciplinar. 2022. (Encontro).
    19. Ciclo de Debates fora da Caixa.Um novo funding do urbano para um outro projeto de desenvolvimento. 2022. (Outra).
    20. Dinâmicas Territoriais e Desigualdades na Região do Grande ABC.Abertura da Videoconferência. 2022. (Outra).
    21. Moradia Popular e Políticas Públicas no centro: São Paulo, Salvador e Rio de Janeiro.Modelos financeiros transformam o espaço urbano? Explorando o papel das PPP nas cidades brasileiras. 2022. (Seminário).
    22. Seminário comemorativo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território 10 anos . Temas de Fronteira em Planejamento e Gestão Territorial..Governança das Escalas para o planejamento territorial.. 2022. (Seminário).
    23. Urban Studies International Workshop.Urban space, everyday forms of Citizenship, subjectivities. Stories from the Global South.. 2022. (Oficina).
    24. VI Simpósio Internacional Metropolização do Espaço, Gestão Territorial e Relações Urbano-Ruraisrial.Produção do Espaço e financeirização: caminhos para escapar da lógica atual do capitalismo. 2022. (Simpósio).
    25. XIX ENANPUR.Sessão Especial: Do campo latino-americano para estudos urbano globais? Explorando uma agenda para a pesquisa crítica e a transformação da práxis. 2022. (Encontro).
    26. Condicionantes institucionais e normativas para a implementação de políticas (programs e projetos de urbanização de favelas no município de Curitiba..Uma leitura crítica da experiência de Curitiba. 2021. (Oficina).
    27. FAU Encontros. Infraestrutura na Reestruturação do Espaço e do Capital e.Debatedor. 2021. (Encontro).
    28. La ciudad en los processos constituyentes de América Latina , desde una óptica comparda.A Metrópole no processo constituinte. Uma leitura crítica da trajetória brasileira. 2021. (Outra).
    29. Primeiro Congresso Regional Universitário. Desenvolvimento Econômico. 2021. (Congresso).
    30. Primeiro Seminário Nacional sobre o habitar e o morar nas cidades brasileiras.Desafios dos territórios do habitar e do morar nas cidades brasileiras - da financeirização do território ao direito à moradia. 2021. (Seminário).
    31. Science, Technology and Society Conference. Addressing the Challenges of Megaregions through Team Science. 2021. (Congresso).
    32. VII Conexão (Congresso de Extensão Universitária da UFABC). A Extensão na fase inicial da UFABC. 2021. (Congresso).
    33. A Questão Metropolitana como Agenda Pública.A Universidade e a agenda metropolitana. 2020. (Seminário).
    34. Aula pública. Reflexões sobre a área de planejamento no Brasil/Financeirização urbana. 2020. (Exposição).
    35. Debate: Os desafios de Franco da Rocha no Desenvolvimento Econômico. Políticas de desenvolvimento local. 2020. (Exposição).
    36. Desenvolvimento econômico local e geração de emprego e renda.Limites e Potencialidades de estratégias locais. 2020. (Encontro).
    37. Direito Urbanístico e Planejamento Territorial: Perspectivas Contemporâneas.Competências e Escalas de Planejamento: a Regulação do Território. 2020. (Seminário).
    38. Infraestrutura, Território e Desenvolvimento.Financeirização do saneamento ambiental. 2020. (Seminário).
    39. O lugar do Grande ABC na economia brasileira.Limites e Potencialidades da Economia Regional. 2020. (Seminário).
    40. 1 Congresso da Universidade Federal do ABC. A UFABC no contexto do ABC Paulista. 2019. (Congresso).
    41. 36 Encontro de Informação Profissional.Relações Internacionais e Globalização. 2019. (Encontro).
    42. Agenda Habitat 3 e a ONU: Concliiação entre as Metas Locais de Gestão e as Metas Internacionais. O Diálogo Interfederativo.. Agenda Habitat 3 e a ONU: A Questão Metropolitana em Perspectiva Internacional. 2019. (Exposição).
    43. ENANPUR.ST 10.3 - Dinâmicas Produtivas e economias de aglomeração na metrópole. 2019. (Encontro).
    44. I Colóquio. A logística e o complexo imobiliário-financeiro:um novo indutor de reestruturação territorial na macro-metrópole paulista ?.O avanço do complexo imobiliário-financeiro para o setor de logística.. 2019. (Outra).
    45. Prosas Urbanas.Financeirização Urbana. 2019. (Outra).
    46. Seminário PMCMV + 10. Caminhos para a política habitacional no Brasil.O futuro da pesquisa sobre o PMCMV. 2019. (Seminário).
    47. Webseminar. Planejamento na contemporaneidade..As experiências da AESOP, GPEAN e do SPRING. 2019. (Seminário).
    48. XVIII ENANPUR.Dimensões, Escalas e Disputas em torno da Financeirização do urbano. 2019. (Encontro).
    49. 35 Encontro de Informação Profisisonal.Relações Internacionais. 2018. (Encontro).
    50. Colóquios Metropolitanos.Mídia & Universidade: visibilidade e invisibilidade das questões e das agendas metropolitanas. 2018. (Outra).
    51. DOFINE - Núcloe de Pesquisa sobre Dominação Financeira e Econômica.Metrópole, Moeda e Mercados.. 2018. (Encontro).
    52. FGV - EAESP - Política Pública Metropolitana. Governança Metropolitana: conceitos, experiências e perspectivas. 2018. (Exposição).
    53. Financeirização e estudos urbanos: olhares cruzados Europe e América Latina.Estado, circuitos de capital e conflitos na reconfiguração das cidades. 2018. (Seminário).
    54. III Foro Latinoamericano y del Caribe de Vivienda y Habitat.Gobernanza Metropolitana. 2018. (Seminário).
    55. Intervenções urbanas e conflitos socioespaciais.A difusão do modelo das operações urbanas. 2018. (Seminário).
    56. I Seminário Discente. Programa de pós-graduação em planejamento e gestão do território.A pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território e sus novas linhas de pesquisa.. 2018. (Seminário).
    57. I Seminário Discente - Programa de pós-graduação em planejamento e gestão do território.Desenvolvimento Local, Políticas e instrumentos de planejamento. 2018. (Seminário).
    58. Política Metropolitana. O Uso do Solo como Função Pública de Interesse comum. 2018. (Exposição).
    59. Revisitando a experiência de São Paulo com instrumentos não tributários de financiamento urbano..Recuperação histórica da trajetória de São Paulo. 2018. (Simpósio).
    60. Seminário Nacional de Política Urbana. Por Cidades humanas, justas e sustentáveis..Territórios Metropolitanos Produtivos. 2018. (Seminário).
    61. 2 Seminário - Avanços e novos desafios para as políticas habitacionais no Grande ABC.Limites e Potencialidades da Política Habitacional no contexto do Estatuto da Metrópole. 2017. (Seminário).
    62. 34 o Encontro de Informação Profissional.O curso de Relações Internacionais. 2017. (Encontro).
    63. Instituto de Estudos da UFABC para o Século XXI. 2017. (Oficina).
    64. I Seminário de Integração IPPUR.A experiência do Bacharelado em Planejamento territorial da Universidade Federal da UFABC. 2017. (Seminário).
    65. IX Fórum da Cidade.Operações Urbanas e Projetos de Intervenção Urbana. 2017. (Outra).
    66. Multilevel Governance em prol do desenvolvimento regional nas aglomeracões urbanas do Ruhr (Alemanha) e do Grande ABC Paulista.Governança regional nas metrópoles brasileiras. 2017. (Seminário).
    67. Política Metropolitana. Governança, instrumentos e planejamento metropolitanos..Governança como base da gestão do território metropolitano. 2017. (Seminário).
    68. Seminário metropolitano sobre governança de riscos e adaptação às mudanças climáticas.Governança Regional-Metropolitana e os novos PDUIs: Limites e Potencialidades. 2017. (Seminário).
    69. The Regional Studies Association - 2nd Latin American Conference 2017.Metropolitan Planning in Motion? Recent Experience in Greater São Paulo. 2017. (Seminário).
    70. XVII - ENANPUR. Sessão Livre. Estado, Agentes e espaços constituintes da financeirização no Brasil urbano.Financeirização Urbana: E o Planejamento Urbano brasileiro com isso?. 2017. (Encontro).
    71. A cidade real e a cidade ideal.Planejamento Urbano e Ambiental: Indissociáveis. 2016. (Seminário).
    72. Audiência Pública do PDUI-RMSP.PDR: A Região do ABC no contexto da Metrópole. 2016. (Outra).
    73. Ciclo de Eventos BPT: Diálogos sobre o Campo de Planejamento Territorial. 2016. (Outra).
    74. Ciclo de Eventos BPT: O Desenvolvimento da Política Metropolitana no Brasil e o Estatuto da Metrópole.O que podemos esperar do PDUI?. 2016. (Encontro).
    75. Conferência Estadual das Cidades - 2016.EM BUSCA DO ELO (PERDIDO) NO TERRITÓRIO METROPOLITANO. SOBRE PLANOS, PROJETOS E A CIDADANIA METROPOLITANA.. 2016. (Encontro).
    76. Encontro Estadual de Arquitetos e Urbanistas no Estado de São Paulo de 2015.Experiências internacionais de Planejamento Urbano. 2016. (Encontro).
    77. Encontro Rumo à Conferência HABITAT-III.Gestão Metropolitana e Governança Urbana. 2016. (Encontro).
    78. IV World Planning School Congress. Round Table "Metropolitan Governance in Brazil and the Brazilian Statute of the Metropolis: Controverteis and Challenges. 2016. (Congresso).
    79. IV World Planning School Congress. Plenary Session "Informality and Planning Education: Opportunities for Innovation?". 2016. (Congresso).
    80. Reunião Extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico.Diagnóstico do Plano Diretor Regional. 2016. (Outra).
    81. Seminário Nacional de Planejamento e Desenvolvimento.A Política Regional além do Centro-Periferia: Conceitos, experiências e perspectivas. 2016. (Seminário).
    82. Seminário Plano Diretor de Blumenau.A retomada da governança metropolitana: o que podemos esperar do Estatuto da Metrópole?. 2016. (Seminário).
    83. Seminário Região do Grande ABC: Condições de Moradia e Ações Governamentais.Déficit Habitacional e Condições de Moradia. 2016. (Seminário).
    84. 13 Congresso de História do Grande ABC. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC: 25 anos de Ações Regionais. 2015. (Congresso).
    85. Consórcio intermunicipal Grande ABC - 25 anos.Representante da sociedade civil organizada.. 2015. (Outra).
    86. Cooperações Institucionais: saiba como formalizar seus projetos. 2015. (Seminário).
    87. Desafios do Estatuto da Metrópole.O Direito à Cidade na Metrópole: Os desafios para o Novo Estatuto.. 2015. (Outra).
    88. Desafios para o HABITAT III.Conferências Habitat e as cidades brasileiras: avanços e refluxos entre velhos e novos problemas. 2015. (Seminário).
    89. Encontro Estadual de Arquitetos e Urbanistas.Arquitetura e Urbanismo e o Desmonte do Estado.. 2015. (Encontro).
    90. O Consórcio Intermunicipal Grande ABC: 25 anos de ações regionais. Governança Regional no ABC. 2015. (Congresso).
    91. O Estatuto da Metrópole e o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado.A experiência do ABC. 2015. (Seminário).
    92. Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI.Cidades Rebeldes e as Insurgências. 2015. (Seminário).
    93. Public Private Partnerships and the Real Estate/Financial Complexx.On (Counter) Performativity of economic models, state spatial fixes and financialization in emerging markets. Exploring the Brazilian scenario.. 2015. (Seminário).
    94. VIII Congresso brasileiro de Direito urbanístico. Expansão Urbana: metropolização, planejamento e serviços urbanos. 2015. (Congresso).
    95. XVI ENANPUR.Planejamento Territorial: Desafios para a formação e atuação territorial. 2015. (Encontro).
    96. Cidades e periferias no Brasil e no Sul. Cidades e periferias no Brasil e no Sul. 2014. (Exposição).
    97. Cities, Human Settlements and Development: Applied Research and Policy Making in emerging Countries.Dos Objetivos do Milênio aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: Limitações e potencialidades para Cidades. 2014. (Seminário).
    98. Construindo o Grande ABC. 2014. (Encontro).
    99. Governança Metropolitana.Estatuto da Metrópole e PEC 13 - Limites e Potencialidades. 2014. (Outra).
    100. I URBfavelas - I Seminário Nacional sobre Urbanização de Favelas.Um Novo Planejamento para um Novo Brasil?. 2014. (Seminário).
    101. O Estado brasileiro e o Planejamento.O Estado brasileiro e o Planejamento. 2014. (Outra).
    102. Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios e IPTU Progressivo no Tempo: Regulamentação e Aplicação. 2014. (Oficina).
    103. PROESDE. Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional - FURB.A Metrópole e o (Novo) Desenvolvimentismo: Uma exploração conceitual para o debate.. 2014. (Simpósio).
    104. Seminário Internacional. Projeto Macrozoneamento Metropolitano/MZ-RMBH.A Experiência do Consórcio do ABC. 2014. (Seminário).
    105. World Urban Forum.The "Urban Opportunity" and the Transition from the MDG to the SDG. 2014. (Outra).
    106. XII Semana de Economia PUC-SP. Desenvolvimento econômico brasileiro: reflexões e desdesafios.As ciências econômicas e a questão urbana. 2014. (Outra).
    107. Atividade de Planejamento Estratégico - Agência de Desenvolvimento do Grande ABC.Desafios, Potencialidades e Perspectivas para uma Estratégia Regional. 2013. (Oficina).
    108. Ciclo de Eventos - Bacharelado em Planejamento.Perspectivas do Planejamento e gestão territorial. 2013. (Oficina).
    109. Comparitive Urban and Regional Research.Reflection on PhD program. 2013. (Seminário).
    110. Governança das Organizações Públicas.Os desafios da Gestão Metropolitana. 2013. (Outra).
    111. Idéias para o Brasil.Cidades brasileiras e a questão urbana. 2013. (Seminário).
    112. Inclusive Urban Planning.Possibilities and Challenges of the Urban Reform Process in Latin America.. 2013. (Seminário).
    113. I Simpósio da Pós-Graduação da UFABC.O Curso de Planejamento e Gestão do Território da UFABC. 2013. (Simpósio).
    114. Os Municípios nas Relações Internacionais. Iniciativas Locais na Política Internacional.O Papel das Metrópoles nas Relações Internacionais. 2013. (Seminário).
    115. Segundo Seminário Internacional de Gestão e Políticas Públicas.Gestão de Cidades: Território e Planejamento. 2013. (Seminário).
    116. Território, Desenvolvimento e Gestão Pública.Programas Acadêmicas em Políticas Públicas e Gestão Pública. 2013. (Outra).
    117. Um novo Planejamento para um Novo Brasil?.Novos Arranjos, Novas Possibilidades para o Desenvolvimento?. 2013. (Outra).
    118. XXX Encontro de Informação Profissional.Relações Internacionais. 2013. (Encontro).
    119. 36 Encontro Nacional da ANPOCS.FR01 - Fórun - Governança e Governabilidade no Brasil: o local e o nacional. 2012. (Encontro).
    120. 7 Edição da Universidade Aberta.Economia Verde: da Latinha ao crédito de carbano. 2012. (Outra).
    121. A Questão Metropolitana: Uma Discussão Conceitual e a Situação no Estado de Sãp Paulo.Novas Tendências e Características da Metropolização no Brasil. 2012. (Seminário).
    122. As Metrópoles na crise do Capitalismo Global.As metrópoles como território da inovação? Crise Global, novas governanças e a constituição do comum.. 2012. (Outra).
    123. CAPES- Seminário de Acompanhamento de Área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia. 2012. (Seminário).
    124. City Wide Upgrading and Creating Access to the City.Panel Discussions - Anchor Institution Perspective. 2012. (Encontro).
    125. Context and Sharing of conceptual guidelines for involuntary resettlements..Panel Discussion. 2012. (Outra).
    126. Desigualdade regional e as políticas públicas. 2012. (Encontro).
    127. Diálogos Metropolitanos.Um modelo institucional oara a Região Metropolitana. 2012. (Encontro).
    128. Global Dialogue on How Cities Learn. Lessons for South Africa.City Learning is different. Some Dimensions for the Debate. 2012. (Outra).
    129. Governança Metropolitana. Desafios, tendências e perspectivas.Tendências e Perspectivas. 2012. (Seminário).
    130. I Encontro de Arte e Tecnologia na UFABC.A UFABC e o seu terceiro bacharelado interdisciplinar. 2012. (Encontro).
    131. I Seminário de Desenvolvimento Regional. Estado e Sociedade.Development Regimes, State Spaces and Complexity. What Changes in the Production of Urban and Regional Spaces in Brazil?. 2012. (Seminário).
    132. Lançamento Caderno Adenauer.Escalas, territórios e o espaço metropolitano na Europa - O caso de Madri. 2012. (Encontro).
    133. Metropolização Brasileira e os Desafios da Gestão Urbana: o papel da Pós-Graduação.Política Urbana e Governança Metropolitana. 2012. (Seminário).
    134. O desafio de Planejar a Cidade.Limites e potencialidades do planejamento no atual estágio de desenvolvimento. 2012. (Outra).
    135. Oficina Gestão Metropolitana.Planejamento metropolitano. Concepções e experiências. 2012. (Oficina).
    136. O Futuro das Megacidades.Experiências de governanças nas cidades "inteligentes". 2012. (Seminário).
    137. Scaling Up Capacity Development in National Slum Upgrading Programs.Panel Discussion. 2012. (Outra).
    138. Seminário Políticas Metropolitanas.A Experiência Recente em Gestão Metropolitana. 2012. (Seminário).
    139. Seminários da DIRUR - IPEA.Escalas regionais e a construção política das novas institucionalidades metropolitanas. 2012. (Seminário).
    140. Sixth World Urban Forum.Elaboration of draft proposal - Human Settlements Working Group - IBAS. 2012. (Outra).
    141. WUF 6.Comparative Urban case Study Research in the Urban South. 2012. (Outra).
    142. XII Colóquio Internacional sobre o Poder Local.A Experiência de Gestão Metropolitana em Madri. 2012. (Outra).
    143. Brasil Metropolitano.Novas formas de governança. 2011. (Seminário).
    144. Café com Políticas Públicas.Planejamento e gestão das áreas metropolitanas. 2011. (Encontro).
    145. India/Brasil/South Africa (IBSA) Cooperation.Experiences from Brazil. 2011. (Outra).
    146. Metropolitan governance in mega-cities: The experience of Rio de Janeiro.Metropolitan Governance - Some perspectives on the Brazilian scenario. 2011. (Seminário).
    147. Network Workshop.Neither Spatial Keynesianism, nor competitive neo-localism: Scale, statehood and the production of urban and regional spaces in Brazil. 2011. (Oficina).
    148. O ABC e o Estatuto da Cidade: Avanços e Limitações.O Estatuto da Cidade e o Planejamento Regional. 2011. (Seminário).
    149. Os consórcios públicos e a governança regional.A metrópole como laboratório da nova governança multi-escalar. Uma homenagem a Celso Daniel. 2011. (Seminário).
    150. Perspectivas de planejamento urbano e regional: A região metropolitana em debate.Governança metropolitana: desafios e experiências internacionais de arranjos institucionais. 2011. (Seminário).
    151. Primeiro Congresso de Diadema. O urbano e o ambiental. Algumas observações sobre o (novo) debate. 2011. (Congresso).
    152. Revolução 2.0: Da Crise do capitalismo global à constituição do comum.Crise da governança e novos conflitos. 2011. (Seminário).
    153. Riometrópole.Metrópole contemporânea e gestão metropolitana. 2011. (Seminário).
    154. Seminário - Instrumentos de gestão colaborativa entre municípios.Palestra de Abertura - Governança colaborativa - Limites e potencialidades. 2011. (Seminário).
    155. SP Habitação e Urbanismo - I Congresso Internacional de Habitação e Desenvolvimento Urbano. Políticas de Habitação e Urbanização no mundo. 2011. (Congresso).
    156. XIV Encontro Nacional da ANPUR - Sessão Livre.Problematizando a relação entre crescimento econômico e o desenvolvimento das cidades. 2011. (Encontro).
    157. XIV Encontro Nacional da ANPUR - Sessão Livre.Escalas, regimes e a re-organização territorial do Estado no pós 1970 ? Uma perspectiva crítica acerca do cenário internacional. 2011. (Encontro).
    158. XIV Encontro Nacional de ANPUR.Crescimento econômico e desenvolvimento urbano: por que nossas cidades continuam tão precárias?. 2011. (Encontro).
    159. XXVIII Encontro de Informação Profissional.Relações internacionais. 2011. (Encontro).
    160. Arranjos Intermunicípais.Cidade região e o caso do ABC Paulista. 2010. (Seminário).
    161. Cenário eleitoral e perspectivas para o novo governo.Cenário eleitoral e perspectivas para o novo governo. 2010. (Outra).
    162. Colóquio Trabalho Cognitivo, Produção da Cidade e produção dos direitos.As cidades como território de inovação (social)? Uma problematização inicial a partir do caso do ABC Paulista. 2010. (Outra).
    163. Fórum Social Urbano - Mesa de Debates.Sistema de análise de custos e benefícios dos grandes eventos esportivos: desafios e potencialidades. 2010. (Oficina).
    164. I Ciclo de palestras - Meio Ambiente.O licenciamento ambiental como instrumento de gestão de qualidade urbana. 2010. (Outra).
    165. IIHS Curriculum Partners Conference.Presentation on open education. 2010. (Encontro).
    166. Lançamento do sumário de dados.O papel do sistema de informações no processo de planejamento. 2010. (Encontro).
    167. Metrópoles brasileiras: O fenômeno e sua gestão.Novas governanças metropolitanas. 2010. (Seminário).
    168. Oficina - A construção das regionalidades.A construção das regionalidades. 2010. (Oficina).
    169. Planning UBC - UN HABITAT Exchange Capacity Building project.A snapshot of the implementation process of the federal university of the ABC region (UFABC), Greater São Paulo - Brazil. 2010. (Oficina).
    170. World Urban Forum - Dialogue UN Habitat.Bridging the Urban Divide: Inclusive cities. 2010. (Encontro).
    171. World Urban Forum - Media Event - Interamerican development bank.Regiões Metropolitanas no Brasil. 2010. (Encontro).
    172. World Urban Forum - Media Event - Project "New Public Consortia".Brazilian perspectives on collaborative governance. 2010. (Oficina).
    173. World Urban Forum - Network Event - Presidência da República e Forum of Federations.Gestão de regiões metropolitanas: experiências nacionais e internacionais, avanços e desafios. 2010. (Encontro).
    174. World Urban Forum - Networking Event - Project "New Public Consortia".Enhancing social inclusion by building capacity for collaborative governance. 2010. (Encontro).
    175. XXVII Encontro de informação profissional.O profissional de relações internacionais na sociedade contemporânea. 2010. (Encontro).
    176. 8 Bienal Internacional de Arquitetura - Fórum permanente de debates.Intervenções metametropolitanas. 2009. (Encontro).
    177. Construindo uma política nacional para o desenvolvimento urbano no Brasil.Cooperação e coordenação federativa. 2009. (Seminário).
    178. Encontro - "Governo, Governança e Gestão" - Curso da Pós-Graduação da FGV.Governança Metropolitana - Limites e Potencialidades. 2009. (Encontro).
    179. Experiências internacionais e brasileiras sobre governança metropolitana.Estudos de caso - Desenvolvimento econômico e governança metropolitana. 2009. (Seminário).
    180. Experiências internacionais e nacionais sobre governança metropolitana e mobilidade urbana.Os desafios da gestão metropolitana de Curitiba e as experiências da região metropolitana de São Paulo. 2009. (Seminário).
    181. Experiências internacionais e nacionais sobre governança metropolitana e mobilidade urbana.Os desafios e as lições aprendidas de três modelos de gestaõ metropolitana de mobilidade. 2009. (Seminário).
    182. Governança metropolitana colaborativa para a inclusão social: Lições do Brasil e do Canadá.Porquê, o quê e como fortalecer a governança metropolitana colaborativa. 2009. (Outra).
    183. Governança metropolitana colaborativa para a inclusão social: Lições do Brasil e do Canadá.O papel da capacitação no fortalecimento da governança metropolitana. 2009. (Outra).
    184. II Conferência da Região Metropolitana de Belo Horizonte.Experiências Metropolitanas. 2009. (Seminário).
    185. III Simpósio América Latina e as relações internacionais.Redes de Cidades e regiões nas relações internacionais. 2009. (Simpósio).
    186. Indian Institute for Human Settlements Curriculum Frame Conference.Individual project presentations. 2009. (Outra).
    187. Novos paradigmas de produção e consumo.A agenda da economia solidária - limites e potencialidades. 2009. (Oficina).
    188. REUNI - VII Seminário Nacional - A Universidade e as suas relações com o meio externo. 2009. (Seminário).
    189. Simpósio de Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologias 2009.Crise Econômica Mundial: Desafios. 2009. (Simpósio).
    190. The IIHS London Curriculum Development Partners Meeting.Open Discussion on Executive education. 2009. (Oficina).
    191. VI Congresso internacional de direito da USJT. Desenvolvimento versus crescimento econômico nas cidades - elementos para uma agenda de pesquisa interdisciplinar. 2009. (Congresso).
    192. 2 Colóquio Internacional Projetos Urbanos e Reconversão, com Inclusão Social.As falsas dicotomias no debate sobre Projetos Urbanos. 2008. (Outra).
    193. Encontro Banco do Nordeste e Banco Interamericano.Estratégia de Intervenção Integração em Regiões Metropolitanas. 2008. (Seminário).
    194. Encontro de Informação Profissional.O papel do profissional de Relações Internacionais. 2008. (Encontro).
    195. I Encontro dos Cursos de Ciências Econômicas da Região do Grande ABC.Desenvolvimento Econômico Regional. 2008. (Encontro).
    196. II Seminário Internacional de Inovação na Pequena e Média Empresa.A Universidade no sistema local de Inovação: O caso do Grande ABC Paulista. 2008. (Seminário).
    197. I Simpósio Docente da UFABC - Ciência, Tecnologia e Interdisciplinaridade.Os desafios para a organização, gestão e financiamento das regiões metropolitanas - uma pesquisa exploratória. 2008. (Simpósio).
    198. Oficina Colaboração Interfederativa: Obstáculos e Potencialidades.Colaboração Interfederativa. 2008. (Oficina).
    199. Palestra Mês do Economista.Desenvolvimento Econômico e Políticas Públicas Locais. 2008. (Encontro).
    200. Planejamento Regional e Governança Metropolitana.Governança Metropolitana: Desafios e Possibilidades. 2008. (Seminário).
    201. Seminário sobre a paisagem cultural do ABC.7Cidades: Uma leitura perceptiva do Grande ABC. Contribuição metodológica para conhecer, reconhecer e intervir no espaço urbano.. 2008. (Seminário).
    202. V Congresso Internacional de Direito da USJC. Tendências na Gestão Metropolitana. 2008. (Congresso).
    203. II Encontro Internacional de Políticas Públicas de Desenvolvimento Econômico e Social.Políticas Socio-produtivas - Produtividade e Inclusão Social. 2007. (Encontro).
    204. Impacto do PAC no ABC.O PAC e a Região do ABC - Uma perspectiva acadêmica. 2007. (Seminário).
    205. Metropolitan Regions - Competitiveness and Governance.Economic restructuring, governance and competitiveness in the ABC region. 2007. (Outra).
    206. Nono Congresso de História do Grande ABC. Papel das instituições de Ensino Superior do ABC no desenvolvimento regional. 2007. (Congresso).
    207. Projeto Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana.O Papel da Pesquisa Ação nas Políticas Públlicas. 2007. (Simpósio).
    208. Seminários Internos - Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas.Governança Metropolitana: Pesquisa voltada para organização, gestão e financiamento das regiões metropolitana. 2007. (Oficina).
    209. VII Encontro Nacional de Estudos Estratégicos.Qualidade de Vida Urbana. 2007. (Encontro).
    210. XXIV Encontro de Informação Profissional.Relações Internacionais - O Surgimento de um Novo Profissional. 2007. (Encontro).
    211. A reinvenção do futuro das grandes cidades brasilieras.Da Desindustrialização ao redesenho do espaço público - a experiência do Grande ABC. 2006. (Encontro).
    212. Diálogo Global sobre Federalismo.Mesa Redonda sobre Governança Local e Regiões Metropolitanas. 2006. (Encontro).
    213. Do Estado que temos ao Estado que queremos.A Gênese do Estado Contemporâneo no Brasil. 2006. (Seminário).
    214. Encontro Nacional - Agente de Desenvolvimento Rural.A Interlocução do Agente de Desenvolvimento com as Políticas Públicas. 2006. (Encontro).
    215. International Forum on Universities and Participatory Development.Universities, community based watershed management and economic development in Metropolitan São Paulo. 2006. (Seminário).
    216. I Seminário Internacional de Inovação na Pequena e Média Empresa.Consolidando o sistema de governança no ABC paulista - Por uma Agenda tecnológica regional. 2006. (Seminário).
    217. Novos Consórcios Públicos para a Governança Metropolitana.Participação na Mesa de Abertura. 2006. (Seminário).
    218. Primeiro Simpósio de Extensão.Práticas e Propostas de Extensão. 2006. (Simpósio).
    219. V Seminário do Setor Plástico do Grande ABC.O Desenvolvimento da Indústria de Plástico no Grande ABC: Oportunidades e demandas para as empresas e o setor público.. 2006. (Seminário).
    220. XXIII Encontro de Informação Profissional.A carreira de relações internacionais. 2006. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (32)
    1. KLINK, J. J.; DENALDI, R. ; FEITOSA, F. ; MIOTO, B. T. ; FERRARA, L. ; SIMOES, J. A. ; SANTOS, E. ; FRANCO, L. L. ; OOMURA, N. P. ; LAGLER, R. ; BARBONI, P. ; CORRENTE, P. B. ; PAES, E. C. F. ; SA, J. N. ; ALMEIDA, G. M. J. A. ; COMARU, F. ; CASTELOTTI, C. S. ; SOUZA, H. M.. Ato de Lançamento do Centro de Estudos da Favela - Cepid Fapesp. 2024. Outro
    2. KLINK, J. J.; TONUCCI FILHO, J. ; FIX, M. ; SARAIVA, C.. Roundtable: Exceptionalism, Universality and Particularity. Exploring the entanglements between Brazilian Research (and Reflective Policies) and Global Urban Studies. 2023. Outro
    3. PASTI, A. B. ; PEREIRA, F. ; KLINK, J. J.. Assentamentos precários e dinâmicas imobiliárias no século XXI: há algo novo a se dizer?. 2023. Outro
    4. Reali, M. ; CAETANO, J. R. G. ; KLINK, J. J.. Governança metropolitana. Caminhos e desafios. 2023. Outro
    5. SHAW, J. ; DOTTAVIANO, C. ; AMARAL, P. ; KLINK, J. J.. Sessão Especial XIX ENANPUR: Do campo latino-americano para estudos urbano globais? Explorando uma agenda para a pesquisa crítica e a transformação da práxis. 2022. Outro
    6. KLINK, JEROEN JOHANNES ; DENALDI, R. ; Feitosa, F. F. ; FERRARA, L. ; EMPINOTTI, V. L. ; SOUZA, C. V. C. ; TOMASIELLO, D. B. ; TOMAZ, P. ; SANTOS, L. C. O. ; PETRAROLLI, J. ; BOTTON, F. ; OLIVEIRA, N. G. ; GODOY, V. E. ; MARTINS, F. D. ; ABREU, M. O. M. ; SARTI, R. P. ; MAGALHAES, R. P. ; HUGO, V.. Encontro Regional "Dinâmicas territoriais e desigualdades na Região do Grande ABC". 2022. Outro
    7. KLINK, J. J.; DENALDI, R. ; FEITOSA, F. ; FERRARA, L. ; EMPINOTTI, V. ; TOMAZ, P. ; SANTOS, L. C. O. ; BOTTON, F. ; GODOY, V. E. ; MARTINS, F. D. ; SARTI, R. P. ; HUGO, V.. Apresentação e Debate dos Resultados da Pesquisa ?Insegurança Hídrica em Moradias Precárias do ABC Paulista". 2022. Outro
    8. Momm, S. ; KLINK, J. J. ; MATTEO, G. ; ARAUJO, G. M. ; FAVARETO, A. ; EMPINOTTI, V. ; FEITOSA, F. ; SILVA, G. ; COMARU, F. ; NOGUEIRA, F.. Seminário comemorativo Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território 10 anos. Temas de Fronteira em Planejamento e Gestão Terrtorial. 2022. Outro
    9. KLINK, J. J.; MATTEO, G. F. ; SHAW, J.. States, Markets and Urban Growth Machines. Perspectives from the Global South. 2021. Outro
    10. ROSA, F. ; CARDOSO, F. G. ; KLINK, J. J.. Primeiro Congresso Regional Universitário. Desafios e Perspectivas para o Desenvolvimento Sustentável do Grande ABC. 2020. Congresso
    11. DIAS, N. R. ; NOGUEIRA, K. ; KLINK, J. J.. I Colóquio. A logística e o complexo imobiliário-financeiro: um novo indutor de reestruturação territorial na macro-metrópole paulista?. 2019. Outro
    12. Capelle, K ; Fazzio, A. ; KLINK, J. J.. Instituto de Estudos da UFABC para o Século XXI. 2017. Outro
    13. KLINK, J. J.; BRESCIANI, L. P. ; CAETANO, J. R. G.. Desenvolvimento e Governança Regional. Diagnóstico e Perspectivas a partir da Região Metropolitana de São Paulo. 2016. Outro
    14. Mencio, M. ; ZIONE, S. ; FROTA, H. ; KLINK, J. J.. Ciclo de Eventos BPT: O Desenvolvimento da Política Metropolitana no Brasil e o Estatuto da Metrópole. 2016. Outro
    15. LACERDA, H. ; BRESCIANI, L. P. ; KLINK, J. J. ; HELDT, C.. A Metrópole que queremos: Construindo caminhos e discutindo o Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI/RMSP) e o Plano Diretor Regional (PDR/ABC). 2016. Outro
    16. KLINK, J. J.; FONSECA, M. L. ; Passarelli, S. ; Travassos, L.. Oficina: Plano Diretor Regional. 2015. Outro
    17. KLINK, J. J.. Seminário Internacional. Participação Cidadã, Gestão Democrática e as Cidades no Século XXI. 2015. (Outro).. . 0.
    18. KLINK, J. J.; WOJCIECHOWSKI, M. J. ; Bittencourt, J. ; Rosa, J.S. Cities, Human Settlements and Development: Applied Research and Policy Making in Emerging Countries. 2014. Outro
    19. DULCI, L. ; ROCHA, S. ; NOLETO, O. ; SILVA, E. ; Vicente Trevas ; Reali, M. ; KLINK, J. J.. Governança Metropolitana. Desafios, Tendências e Perspectivas. 2012. Congresso
    20. ABRUCIO, F. L. ; KLINK, J. J.. Governança das Metrópoles - Conceitos, Experiências e Perspectivas. 2011. Outro
    21. ODENDAAL, N. ; Revi, A. ; KLINK, J. J.. India/Brazil/South Africa (IBSA) Cooperation. 2011. Outro
    22. BOOTHROYD, P. ; KLINK, J. J. ; CASTRO, E.. Experiências internacionais e nacionais sobre governança metropolitana e mobilidade urbana. 2009. Congresso
    23. SOUZA, C. V. ; KLINK, J. J. ; DENALDI, R.. Novas experiências de gestão metropolitana: o caso da Bacia de Beberibe - Recife. 2009. Outro
    24. KLINK, J. J.. Sistemas locais de inovação: o caso do ABC paulista. 2009. (Outro).. . 0.
    25. KLINK, J. J.. Criação do curso de políticas públicas: A experiência da USP. 2009. (Outro).. . 0.
    26. KLINK, J. J.; Greccia, A. Globalização e os Sistemas Internacionais. Os Limites e Potencialidades para pensar uma Agenda Alternativa. 2008. Outro
    27. KLINK, J. J.; FERNANDES, J. ; Mc Gee, T. ; MACHADO, G. G.. Gestão da Região Metropolitana de São Paulo: Desafios e Possibilidades. 2008. Outro
    28. KLINK, J. J.. Seminário Internacional sobre Gestão Metropolitana. 2008. (Outro).. . 0.
    29. Klink, J. ; COMARÚ, F. A. ; FLÓRIO, D. ; SCURACCHIO, C. ; JARD, S. ; Pallerosi, G.. 1º. Encontro de Ciência e Tecnologia do ABC -. 2007. Congresso
    30. KLINK, J. J.; MINCIOTTI, S. A. ; BRESCIANI, L. P. ; SALERNO, M.. III Seminário Inova Brasil. 2006. Congresso
    31. KLINK, J. J.. Cidades produtivas e inclusivas. 2002. (Congresso).. . 0.
    32. KLINK, J. J.. O Grande ABC na busca de Soluções. 1997. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (10)
    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Rosana Denaldi (6.0)
      1. KLINK, J. J.; DENALDI, R.. On urban reform, rights and planning challenges in the Brazilian metropolis. Planning Theory. v. 1, p. 1-16, issn: 1473-0952, 2015.
      2. DENALDI, Rosana; KLINK, Jeroen ; On financialization and state spatial fixes in Brazil. On financialization and state spatial fixes in Brazil. A geographical and historical interpretation of the housing program My House My Life. Habitat International. v. 44, p. 220-226, issn: 0197-3975, 2014.
      3. DENALDI, R.; KLINK, J. J.. Metropolitan fragmentation and neo-localism in the periphery. Revisiting the case of Curitiba.. URBAN STUDIES. v. 49, p. 543-561, issn: 0042-0980, 2012.
      4. KLINK, Jeroen ; DENALDI, R.. O Plano Diretor Participativo e a Produção Social do Espaço. O Caso de Santo André (São Paulo). Scripta Nova-Revista Electronica de Geografia y Ciencias Sociales. v. XV, p. 1-9, issn: 1138-9788, 2011.
      5. DENALDI, R.; KLINK, J. J.. O Plano Diretor Participativo e a produção social do espaço. O caso de Santo André. Em: Rosana Denaldi. (Org.). O desafio de planejar a cidade: política habitacional e urbana de Santo André SP, 1997- 2008. 1ed.São Paulo. : Annablume. 2012.v. 1, p. 199-224.
      6. DENALDI, Rosana; KLINK, Jeroen. Reestruturação produtiva, governanças competitivas e a fragmentação sócio-espacial do território metropolitano: revisitando o caso de Curitiba. Em: Jeroen Klink. (Org.). Governança das Metrópoles. Conceitos, experiências e perspectivas. 1ed.São Paulo. : Annablume. 2010.v. 1, p. 157-176.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Vanessa Elias de Oliveira (3.0)
      1. KLINK, J. J.; OLIVEIRA, V. E. ; Zimerman, A.. Neither Spatial Keynesianism, nor competitive neo-localism: State, Scale and the Production of Space in Brazil.. International Journal of Urban Sustainable Development. v. 5, p. 1-16, issn: 1946-3146, 2013.
      2. KLINK, Jeroen Johannes ; OLIVEIRA, Vanessa Elias de ; ZIMERMAN, ARTUR. Development Regimes, State Spaces and Complexity. What Changes in the Production of Urban and Regional Space in Brazil?. In:. Em: Rainer Randolph; Hipólita Siqueira; Alberto de Oliveira. (Org.). Planejamento, Políticas e Experiências de Desenvolvimento Regional: Problemáticas e Desafios.. 1ed.Rio de Janeiro. : Letra Capital. 2014.v. 1, p. 100-118.
      3. KLINK, Jeroen Johannes ; OLIVEIRA, Vanessa Elias de ; ZIMERMAN, A.. Development Regimes, State Spaces and Complexity. What Changes in the Production of Urban and Regional Spaces in Brazil?. Em: I Seminário de Desenvolvimento Regional. Estado e Sociedade, v. 1, p. 1-19, 2012.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Artur Zimerman (2.0)
      1. KLINK, Jeroen Johannes ; OLIVEIRA, Vanessa Elias de ; ZIMERMAN, ARTUR. Development Regimes, State Spaces and Complexity. What Changes in the Production of Urban and Regional Space in Brazil?. In:. Em: Rainer Randolph; Hipólita Siqueira; Alberto de Oliveira. (Org.). Planejamento, Políticas e Experiências de Desenvolvimento Regional: Problemáticas e Desafios.. 1ed.Rio de Janeiro. : Letra Capital. 2014.v. 1, p. 100-118.
      2. KLINK, Jeroen Johannes ; OLIVEIRA, Vanessa Elias de ; ZIMERMAN, A.. Development Regimes, State Spaces and Complexity. What Changes in the Production of Urban and Regional Spaces in Brazil?. Em: I Seminário de Desenvolvimento Regional. Estado e Sociedade, v. 1, p. 1-19, 2012.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Arilson da Silva Favareto (1.0)
      1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Flávia da Fonseca Feitosa (1.0)
      1. BARROS, MARINA FERRARI DE ; FEITOSA, FLAVIA DA FONSECA ; KLINK, JEROEN JOHANNES. Produção do espaço residencial em Santos/SP: parâmetros urbanísticos e a ¿ordem urbana¿. CADERNOS METRÓPOLE. v. 24, p. 793-823, issn: 2236-9996, 2022.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Marcos Barcellos de Souza (1.0)
      1. KLINK, JEROEN ; SOUZA, MARCOS BARCELLOS DE. Financeirização: conceitos, experiências e a relevância para o campo do planejamento urbano brasileiro. CADERNOS METRÓPOLE. v. 19, p. 379-406, issn: 2236-9996, 2017.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Mariana Menzio (1.0)
      1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Sandra Momm (1.0)
      1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Silvana Maria Zioni (1.0)
      1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.

    • Jeroen Johannes Klink ⇔ Vanessa Lucena Empinotti (1.0)
      1. KLINK, JEROEN ; EMPINOTTI, VANESSA LUCENA ; AVERSA, MARCELO. On contested water governance and the making of urban financialisation: Exploring the case of metropolitan São Paulo, Brazil. URBAN STUDIES. v. 1, p. 004209801984439, issn: 0042-0980, 2019.




Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34