UFABC-professores

Flávia da Fonseca Feitosa

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) e mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Realizou sua pesquisa de doutorado no Center for Development Research (ZEF) e obteve o título de doutora em Geografia pela Rheinisch Friedrich-Wilhelms-Universität Bonn (Alemanha) em 2010. Desde 2013, é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC). Atualmente, é coordenadora do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Gestão do Território (PGT). Atua também como professora nos cursos de Bacharelado em Planejamento e Gestão do Território (PGT), Bacharelado em Ciências e Humanidades (BCH), e no International Joint Master of Science SPRING - Regional Development Planning and Management (joint degree TU Dortmund University/UFABC). Suas atividades de pesquisa têm contribuído para o avanço na análise de padrões e dinâmicas das desigualdades socioeconômicas no espaço urbano, visando ampliar a compreensão de fenômenos como segregação, vulnerabilidade e necessidades habitacionais. É especialista no desenvolvimento de novas metodologias que buscam expandir as fronteiras dos métodos e técnicas de análise espacial para estudos urbanos (urban analytics) por meio da integração de conhecimentos acadêmicos provenientes de diversas áreas à experiência advinda da praxis do planejamento, com destaque nos últimos anos para o desenvolvimento de novos arcabouços analíticos para uma compreensão sistêmica e multidimensional da situação habitacional brasileira. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5350911984549256 (21/09/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2013-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206338 URL da Homepage: http://flaviafeitosa.wordpress.com
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Planejamento Urbano e Regional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (10)
    1. 2023-Atual. ESTIMA - Estimativas Multidimensionais das Necessidades Habitacionais
      Descrição: A falta de acesso à moradia adequada atinge notável parcela da população brasileira e representa um tema central no debate sobre sustentabilidade, desigualdade e pobreza. Compreender e monitorar a magnitude e características das necessidades habitacionais (NH) em suas múltiplas dimensões, em escalas espacial e temporal apropriadas, é essencial para a formulação de políticas públicas que visem garantir o direito à moradia e à cidade. Para tanto, é preciso avançar na construção de representações das NH que superem limitações conceituais e empíricas impostas pelos indicadores tradicionalmente utilizados no país, as quais incluem ausência ou dificuldade de representação de algumas dimensões das NH, baixa frequência de atualização e escala espacial pouco detalhada. Soma-se a isto a necessidade de aprimorar as estratégias de análise e comunicação destes indicadores para que sejam eficazes em subsidiar o planejamento habitacional em diferentes contextos e esferas governamentais. O projeto ESTIMA propõe desenvolver um novo arcabouço analítico das NH, dotado de metodologias e ferramentas para estimativa e análise do déficit e inadequação de moradias, em escala local, que permita monitoramento frequente e viabilize novas perspectivas de análise multidimensional e integrada do fenômeno. Este processo envolverá: (a) integração de dados alternativos, incluindo registros administrativos (CadÚnico); (b) utilização de técnicas de machine learning e regressão espacial para identificar padrões de inadequação habitacional, sua manifestação no território e relação com características familiares; e (c) o desenvolvimento de um painel de observações das necessidades habitacionais, um portal web para apresentar os resultados da pesquisa de forma flexível e interativa. O projeto incluirá a participação de técnicos, gestores e especialistas da área de habitação no processo de concepção e avaliação do arcabouço analítico. A Região do Grande ABC (SP) será a área-piloto da pesquisa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / ROSEMBACK, ROBERTA - Integrante / Joana Barros - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Lana Carolina Correa Danna - Integrante / Cleandro Henrique Krause - Integrante / Marcos Medeiros Raimundo - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
      Descrição: A falta de acesso à moradia adequada atinge notável parcela da população brasileira e representa um tema central no debate sobre sustentabilidade, desigualdade e pobreza. Compreender e monitorar a magnitude e características das necessidades habitacionais (NH) em suas múltiplas dimensões, em escalas espacial e temporal apropriadas, é essencial para a formulação de políticas públicas que visem garantir o direito à moradia e à cidade. Para tanto, é preciso avançar na construção de representações das NH que superem limitações conceituais e empíricas impostas pelos indicadores tradicionalmente utilizados no país, as quais incluem ausência ou dificuldade de representação de algumas dimensões das NH, baixa frequência de atualização e escala espacial pouco detalhada. Soma-se a isto a necessidade de aprimorar as estratégias de análise e comunicação destes indicadores para que sejam eficazes em subsidiar o planejamento habitacional em diferentes contextos e esferas governamentais. O projeto ESTIMA propõe desenvolver um novo arcabouço analítico das NH, dotado de metodologias e ferramentas para estimativa e análise do déficit e inadequação de moradias, em escala local, que permita monitoramento frequente e viabilize novas perspectivas de análise multidimensional e integrada do fenômeno. Este processo envolverá: (a) integração de dados alternativos, incluindo registros administrativos (CadÚnico); (b) utilização de técnicas de machine learning e regressão espacial para identificar padrões de inadequação habitacional, sua manifestação no território e relação com características familiares; e (c) o desenvolvimento de um painel de observações das necessidades habitacionais, um portal web para apresentar os resultados da pesquisa de forma flexível e interativa. O projeto incluirá a participação de técnicos, gestores e especialistas da área de habitação no processo de concepção e avaliação do arcabouço analítico. A Região do Grande ABC (SP) será a área-piloto da pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / André Luiz Brandão - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Joana Barros - Integrante / CORREA DANNA, LANA CAROLINA - Integrante / Roberta Rosemback - Integrante / Leandro Henrique Krause - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    2. 2023-Atual. Favelas urbanizadas em São Paulo: ambiente construído e apropriação no pós-obra
      Descrição: O tema específico a ser investigado é a favela pós-urbanização, isto é, a qualidade do ambiente da favela e a apropriação social deste espaço por atores privados, sejam estes moradores ou não, após ações de urbanização coordenadas pelo poder público. Busca-se investigar as dinâmicas de produção e apropriação do espaço nas favelas Heliópolis e Sapé localizadas no Município de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Rosana Denaldi - Coordenador / Jeroen Klink - Integrante / Luciana Ferrara - Integrante / Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida - Integrante / André Buonani Pasti - Integrante / Fábio Pereira - Integrante / Nicole Pavaneli Oomura - Integrante / Maria Vitória de Oliveira Martins - Integrante.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
      Descrição: O tema específico a ser investigado é a favela pós-urbanização, isto é, a qualidade do ambiente da favela e a apropriação social deste espaço por atores privados, sejam estes moradores ou não, após ações de urbanização coordenadas pelo poder público. Busca-se investigar as dinâmicas de produção e apropriação do espaço nas favelas Heliópolis e Sapé localizadas no Município de São Paulo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Buonani Pasti - Integrante / Rosana Denaldi - Coordenador / Luciana Nicolau Ferrara - Integrante / Fabio Pereira - Integrante / Guadalupe Maria Jungers Abib de Almeida - Integrante / Jeroen Johannes Klink - Integrante / Leonardo Rodrigues Pitas Piqui - Integrante / Liliana Maria Sanches Mazo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: André Buonani Pasti.
    3. 2019-2022. Núcleos urbanos informais no Brasil
      Descrição: Identificação e caracterização de núcleos urbanos informais localizados em seis regiões/polos do Brasil (Brasília, Belo Horizonte, Recife, Porto Alegre, Marabá e Juazeiro do Norte) por meio de cooperação técnico-científica entre o Ipea e a SNH/MDR. A pesquisa tem caráter quanti-qualitativo descritivo e envolve o levantamento de dados secundários e primários, a partir dos quais serão identificadas tipologias físico-territoriais e jurídico-fundiárias de núcleos urbanos informais. Também envolve o desenvolvimento de modelos de superfície de probabilidade para identificação e classificação desses núcleos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante / Luis Felipe Bortolatto da Cunha - Integrante / Cleandro Henrique Krause - Coordenador / Marco Aurélio Costa - Integrante / Alexandrina Saldanha Sobreira de Moura - Integrante / André Simionato Castro - Integrante / Fernanda Carolina Vieira da Costa - Integrante / Mariana Roberti Bomtempo - Integrante / Miriam Francisca Rodrigues Couto - Integrante / Paulo Somlanyi Romeiro - Integrante / Pedro Reis Simões - Integrante / Tatiana Mamede Salum Chaer - Integrante / Sergio Moreno Redón - Integrante / Raquel de Mattos Viana - Integrante / Rafael Gonçalves Gumiero - Integrante / Heleniza Ávila Campos - Integrante / Giuliana de Freitas - Integrante / Cátia Wanderley Lubambo - Integrante. Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Regional - Outra.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    4. 2018-2022. REsiDe - Representações Espaciais e Multidimensionais do Deficit Habitacional
      Descrição: O deficit habitacional brasileiro atinge uma notável parcela da população e encontra-se posicionado como tema de reconhecida relevância no âmbito acadêmico e das políticas públicas. Entretanto, sua caracterização e quantificação ainda é permeada por controvérsias e reconhecidas lacunas do conhecimento. Levando em consideração as limitações, potencialidades e complementariedades das metodologias existentes para a estimativa do deficit habitacional, o desafio norteador deste projeto consiste no desenvolvimento de uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, dentro e fora dos assentamentos precários. Para tanto, o projeto basear-se-á no uso intensivo de dados de fontes diversas, geotecnologias, métodos estatísticos e técnicas de análise espacial para desenvolver indicadores das distintas dimensões das necessidades habitacionais, elaborar modelos para a identificação e caracterização de tipologias de assentamentos precários, bem como desenvolver estratégias de integração espacial das múltiplas representações construídas para estimar o deficit habitacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Thiago Correa Jacovine - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Joana Barros - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gabriel Marques Silva - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Lana Danna - Integrante / Diego Bogado Tomasiello - Integrante / Giselle de Lourdes Bangoim Sakatauskas - Integrante / Luis Felipe Bortolatto da Cunha - Integrante / Priscila dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
      Descrição: O deficit habitacional brasileiro atinge uma notável parcela da população e encontra-se posicionado como tema de reconhecida relevância no âmbito acadêmico e das políticas públicas. Entretanto, sua caracterização e quantificação ainda é permeada por controvérsias e reconhecidas lacunas do conhecimento. Levando em consideração as limitações, potencialidades e complementariedades das metodologias existentes para a estimativa do deficit habitacional, o desafio norteador deste projeto consiste no desenvolvimento de uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, dentro e fora dos assentamentos precários. Para tanto, o projeto basear-se-á no uso intensivo de dados de fontes diversas, geotecnologias, métodos estatísticos e técnicas de análise espacial para desenvolver indicadores das distintas dimensões das necessidades habitacionais, elaborar modelos para a identificação e caracterização de tipologias de assentamentos precários, bem como desenvolver estratégias de integração espacial das múltiplas representações construídas para estimar o deficit habitacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Antonio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Lana Danna - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Thiago Correa Jacovine - Integrante / Joana Barros - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    5. 2018-2022. Planejamento e governança do desenvolvimento sustentável de regiões metropolitanas no Brasil e na América Latina no contexto das mudanças climáticas
      Descrição: O projeto visa consolidar uma rede internacional e interdisciplinar de pesquisa e ensino para geração de conhecimento e de formação no que diz respeito ao planejamento e governança de regiões metropolitanas na América Latina e na Europa no contexto das mudanças climáticas. Ênfase é dada à geração de conhecimento assim como o enfrentamento dos grandes desafios que acompanham o processo de metropolização, como a segregação social e racial, a degradação dos recursos naturais-ambientais, e particularmente as mudanças climáticas e a proliferação de riscos socioambientais. Os objetivos são: 1) Integrar projetos locais, nacionais e internacionais, em andamento no âmbito da UFABC e dos parceiros internacionais, para convergirem na geração de novos conhecimentos e busca de soluções para os desafios supracitados; 2) Aumentar a produção científica internacional dos docentes e alunos dos programas da UFABC por meio de projetos de pesquisa conjuntos, realização de workshops/seminários internacionais e participação em congressos internacionais; 3) Fomentar a cooperação e gradual integração dos programas de pós-graduação envolvidos através da ampliação da oferta de disciplinas em inglês, do intercâmbio de alunos e docentes e do alinhamento das grades curriculares para futuras duplas e múltiplas diplomações; 4) Estimular processos de aprendizagem e integração na formação acadêmica e profissional, no campo do planejamento e das políticas públicas em contextos de metropolização e considerando a crescente variabilidade climática e o agravamento dos desafios relacionados com a segregação socioespacial e racial. (cabe mencionar que a UFABC e as universidades de Dortmund e Groningen têm cursos de formação em planejamento territorial do nível de graduação até o doutorado).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (11) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante / Klaus Frey - Coordenador / Jeroen Klink - Integrante / Gerardo Alberto Silva - Integrante / Vanessa Elias Oliveira - Integrante / Vanessa Lucena Empinotti - Integrante / Sérgio González López - Integrante / Ruth Ferreira Ramos - Integrante / Karsten Zimmermann - Integrante / Nicolaí Dose - Integrante / Ivan Cartes - Integrante / Ana Lia Leonel - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Cooperação.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    6. 2017-2019. Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a Identificação, Caracterização e Dimensionamento de Assentamentos Precários - MAPPA
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante. Financiador(es): Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante. Financiador(es): Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: André Luiz Brandão.
    7. 2015-2018. RESOLUTION - REsilient Systems for Land Use TransportaTION
      Descrição: We will explore the impact of transportation on social segregation in São Paulo and London, comparable world cities in terms of their population, area and density at both municipal and metropolitan levels. In large cities, social groups classified by income, class, and ethnicity manifest extreme differences in where they locate and how accessible they are to a variety of opportunities for mobility, as reflected in the physical distribution of resources associated with different transport systems. These two cities provide us with examples of segregation enabling us to use the findings in one city to ?probe? the other; patterns of segregation with respect to transportation are similar in some senses, different in others. This provides us with an ideal opportunity for comparative work on segregation using rich data sets for each of these cities. We first construct web-based portals that allow us to represent a wide variety of network, flow and socio-economic attribute data. We will build on the extensive experience in these systems acquired by CASA (see www.maptube.org; www.datashine.org.uk), transfer these ideas to São Paulo, building on their own systems (www.fflch.usp.br/centrodametropole/en/). We will add transportation explicitly in both cities and this will provide us with a stream of analytics that will inform the development of simple agent-based models which simulate how changes to transport systems are reflected in shifting patterns of segregation. These models will build on existing structures pioneered in various collaborations between CASA, Birkbeck, CEM, UFABC and INPE. The data systems and models we build offer prospects for practical testing of alternative transport scenarios on spatial structure by urban policy makers.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Pedro Ribeiro de Andrade - Integrante / Michael Batty - Integrante / Joana Barros - Integrante / Eduardo César Leão Marques - Coordenador.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    8. 2015-2017. Habitação na Região do Grande ABC
      Descrição: Elaboração de um diagnóstico da situação habitacional na Região do Grande ABC. O estudo visa identificar a dimensão e características do problema habitacional, quantificar e caracterizar as necessidades habitacionais, assim como analisar a intervenção governamental. Objetiva-se contribuir para o fortalecimento institucional do ?Consorcio Intermunicipal Grande ABC? e para o aprimoramento da elaboração e gestão de projetos habitacionais na Região.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Roberta Rosemback - Integrante / Rosana Denaldi - Coordenador / Dania Brajato - Integrante / Mariana Mencio - Integrante / Kleber Jose da Silveira - Integrante / Guilherme Carpintero de Carvalho - Integrante / Thiago Correa Jacovine - Integrante.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    9. 2014-2017. Urbanização & Vulnerabilidade Socioespacial: Modelos de Simulação Computacional como Objetos Mediadores para Discutir a Questão Urbana
      Descrição: A elaboração de políticas urbanas adequadas aos atuais desafios impostos pelas mudanças climáticas e ambientais demanda um entendimento cada vez mais apurado dos processos sociais e ecológicos que regem o sistema urbano. Para avançar nesta direção, este projeto utiliza conceitos e objetos mediadores como estratégias para discutir a questão urbana em um contexto no qual as cidades são compreendidas como sistemas socioecológicos e a integração de conhecimentos de vários campos disciplinares torna-se cada vez mais necessária. Adotando o termo vulnerabilidade como conceito mediador, o projeto busca construir novas cartografias que atuem como objetos mediadores capazes de instrumentalizar e orientar estudos empíricos no campo da adaptação. Estas cartografias deverão representar não apenas estados da vulnerabilidade, como também processos de produção do espaço urbano que são relevantes para a compreensão das dinâmicas de vulnerabilidade na cidade. Para alcançar este objetivo, propõe-se a construção de um ambiente de simulação computacional de dinâmicas urbanas, o URBIS, que será utilizado para a elaboração de um modelo a partir de dados de Caraguatatuba, SP. Através deste modelo de simulação, será possível explorar as interações entre os distintos atores envolvidos na disputa pelo espaço urbano e a emergência de arranjos espaciais capazes de reforçar diferenciais intraurbanos de vulnerabilidade das famílias frente a perturbações de caráter ambiental ou socioeconômico. Neste processo, um paradigma diferenciado de modelagem deverá ser adotado, no qual o modelo como produto cede espaço ao processo de construção e uso do modelo. Assim, o objetivo do modelo não é o de fornecer respostas determinísticas e sim estabelecer uma plataforma para compartilhar visões, estruturar discussões, testar e gerar hipóteses e levantar novas questões. Espera-se, com a construção deste objeto mediador, disponibilizar uma ferramenta auxiliar na elaboração de políticas urbanas de adaptação que respondam tanto a novos desafios climáticos e ambientais quanto a antigas questões sobre o modelo de desenvolvimento urbano brasileiro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Antônio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / MARETTO, Rayan Vargas - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / ROSEMBACK, ROBERTA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    10. 2014-2015. Carta geotécnica de aptidão à urbanização: Instrumento de planejamento para prevenção de desastres naturais nos municípios de Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo, Região do Grande ABC, Estado de São Paulo.
      Descrição: A Lei n° 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil ? PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Kátia Canil - Coordenador / Fernando Rocha Nogueira - Integrante / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
      Descrição: A Lei n° 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil ? PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / Kátia Canil - Integrante / Ricardo de Souza Moretti - Integrante / Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante / Luciana Travassos - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Cooperação.
      Membro: Fernando Rocha Nogueira.
      Descrição: A Lei n° 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil ? PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (14) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cláudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / KATIA CANIL - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa - Cooperação.
      Membro: Cláudia Francisca Escobar de Paiva.
      Descrição: A Lei n 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Kátia Canil - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Menção Honrosa XII Encontro de Iniciação Científica da UFABC, Orientação de trabalho ?Análise Multidimensional da Segregação Residencial na RMSP?, Discente: Mariana Aparecida Ichikawa Pasqueto., UFABC.. 2022.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    2. Michael Breheny Prize 2013: Melhor Artigo na Environment and Planning B em 2012 - "Countering urban segregation in Brazilian cities: policy-oriented explorations using agent-based simulation", Environment and Planning B (EPB): Planning & Design.. 2013.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.
    3. Best Lightning Talk of the XIV Brazilian Symposium on Geoinformatics: "Cartographies of Urban Segregation: From Snapshots to Processes and Trajectories", Geoinfo 2013.. 2013.
      Membro: Flávia da Fonseca Feitosa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (8)
    1. I Encontro Nacional de Produção, Análise e Disseminação de Informações sobre Favelas e Comunidades Urbanas no Brasil.Metodologias para Identificação de Caracterização de Favelas. 2023. (Encontro).
    2. I Simposio Iberoamericano de Geografía e Segregación Socioespacial Urbana.Índices de Segregação Urbana: Sete Décadas de Avanços e Desafios. 2023. (Simpósio).
    3. XX ENANPUR 2023.Estimativa Municipal do Deficit Habitacional: Utilização do CadÚnico na Construção de uma Nova Abordagem Metodológica. 2023. (Encontro).
    4. XXII Encontro Nacional de Estudos Populacionais.Sessão Temática "Dimensões teórico-metodológicas dos estudos população e ambiente" (debatedora). 2022. (Seminário).
    5. XXIII Brazilian Symposium on Geoinformatic.Chair da Sessão Técnica 2. 2022. (Simpósio).
    6. III Seminário População, Espaço e Ambiente.Dados e Métodos em Análise Espacial nos Estudos de População, Espaço e Ambiente (Coordenadora/Debatedora). 2015. (Seminário).
    7. 3a. Semana da Geografia.Cartografias do Invisível para a Análise de Desigualdades Socioterritoriais. 2013. (Encontro).
    8. XIV Brazilian Symposum on Geoinformatics.Cartographies of Urban Segregation: From Snapshots to Processes and Trajectories. 2013. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (4)
    1. FEITOSA, FLAVIA DA FONSECA; VINHAS, L.. XXIV Brazilian Symposium on Geoinformatics. 2023. Congresso
    2. KLINK, JEROEN JOHANNES ; DENALDI, R. ; Feitosa, F. F. ; FERRARA, L. ; EMPINOTTI, V. L. ; SOUZA, C. V. C. ; TOMASIELLO, D. B. ; TOMAZ, P. ; SANTOS, L. C. O. ; PETRAROLLI, J. ; BOTTON, F. ; OLIVEIRA, N. G. ; GODOY, V. E. ; MARTINS, F. D. ; ABREU, M. O. M. ; SARTI, R. P. ; MAGALHAES, R. P. ; HUGO, V.. Encontro Regional "Dinâmicas territoriais e desigualdades na Região do Grande ABC". 2022. Outro
    3. Feitosa, F. F.. "Do small data ao big data: novos dados, métodos e técnicas diante dos desafios do planejamento e gestão dos territórios" - Mesa 3 do Seminário Internacional ?Temas de Fronteira em Planejamento e Gestão Territorial?. 2022. (Outro).. . 0.
    4. MELLO, L. F. ; Sathler, Douglas ; MONTEIRO, ANTôNIO MIGUEL V ; KAMPEL, S. A. ; FEITOSA, FLÁVIA DA FONSECA. II Seminário Nacional sobre População, Espaço e Ambiente. 2013. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (9)
    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Carolina Moutinho Duque de Pinho (5.0)
      1. DA FONSECA FEITOSA, FLÁVIA ; VIEIRA VASCONCELOS, VITOR ; MOUTINHO DUQUE DE PINHO, CAROLINA ; FRIZZI GALDINO DA SILVA, GUILHERME ; DA SILVA GONÇALVES, GILMARA ; CORREA DANNA, LANA CAROLINA ; SEIXAS LISBOA, FLÁVIA. IMMerSe: An integrated methodology for mapping and classifying precarious settlements. APPLIED GEOGRAPHY. v. 133, p. 102494, issn: 0143-6228, 2021.
      2. ZIONI, S. M. ; TRAVASSOS, L. R. F. C. ; PINHO, C. M. D. ; FEITOSA, F.F. ; MENCIO, M. ; NARDI, A. ; BRITO, C. O. ; ALVAREZ, G. ; SILVA, G. F. G. ; RANIERI, J. A. ; FALCAO, K. S. ; NUNES, M. R. B. ; SANTOS, R. C. ; CABRAL, R. S. ; GALERA, R. A. ; HYODO, R. Y. ; CARDOSO, R. T. ; AGUIAR, R. R. ; CRODEIRO, S. N. ; CAVALHEIRO, T. G. L. ; et.al. Proteção Ambiental e Habitação de Interesse Social na Macrozona de Proteção Ambiental - São Mateus e Cidade Tiradentes. Em: São Paulo (cidade). Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU. (Org.). Atelier Ensaios Urbanos. 1ed.São Paulo. : SMDU. 2016.v. 1, p. 166-169.
      3. CUNHA, L. F. B. ; PINHO, CAROLINA MOUTINHO DUQUE DE ; FEITOSA, F. F.. CUNHA, L. F. B.; PINHO, C. M. D.; FEITOSA, F. F. Building Coverage Ratio estimate from LiDAR remote sensing data: an experiment in São Paulo (Brazil). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOINFORMÁTICA, 21. (GEOINFO), 2020, On-line. Anais... São José dos Campos: INPE, 2020. On-line. ISSN 2179-4847. IBI: <8JMKD3MGPDW34P/43PQPTS>. Disponível em: . Em: XXI Brazilian Symposium on Geoinformatics, p. 174-179, 2020.
      4. SILVA, G. F. G. ; SILVA, G. M. ; GONCALVES, G. S. ; PETRAROLLI, J. ; FEITOSA, F. F. ; de Pinho, Carolina Moutinho Duque. ESTIMATIVA DE DOMICÍLIOS EM FAVELAS A PARTIR DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO: RESULTADOS PARA O MUNICÍPIO DE SANTOS/SP. Em: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, v. 17, 2019.
      5. SILVA, G. F. G. ; FREIRE, H. B. M. V. ; FEITOSA, F. F. ; PINHO, C. M. D.. Caracterização Sociodemográfica de Áreas Suscetíveis a Movimentos de Massa e Inundações em São Bernardo do Campo - SP: Integração de Dados para uma Análise Comparativa. Em: 9º Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental., 2015, Cuiabá. 9º SBCGG- Cadernos de Resumos.. São Paulo: ABGE, v. 1, p. CD-ROM, 2015.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Rosana Denaldi (2.0)
      1. FEITOSA, F. (Org.) ; SILVA, G.A. (Org.) ; DENALDI, R. (Org.) ; EMPINOTTI, VANESSA L. (Org.). Planejamento e gestão dos territórios : dez anos de contribuições empíricas e teóricas. 1 ed. São Bernardo do Campo: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, 2022. v. 1, p. 304.
      2. JACOBI, P. R. ; TURRA, A. ; BERMANN, C. ; FREITAS, EDMILSON DIAS DE ; FREY, K. ; GIATTI, L. ; TRAVASSOS, L. ; SINISGALLI, P. A. ; MOMM, S. ; ZANIRATO, S.. Introdução. Em: Pedro Roberto Jacobi; Alexander Turra; Célio Bermann; Edmilson Dias de Freitas; Klaus Frey; Leandro Luiz Giatti; Luciana Travassos; Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli; Sandra Momm; Silvia Zanirato. (Org.). Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática. 1ed.São Carlos, SP. : RiMa editorial. 2022.v. 1, p. 17-25.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Vitor Vieira Vasconcelos (2.0)
      1. DA FONSECA FEITOSA, FLÁVIA ; VIEIRA VASCONCELOS, VITOR ; MOUTINHO DUQUE DE PINHO, CAROLINA ; FRIZZI GALDINO DA SILVA, GUILHERME ; DA SILVA GONÇALVES, GILMARA ; CORREA DANNA, LANA CAROLINA ; SEIXAS LISBOA, FLÁVIA. IMMerSe: An integrated methodology for mapping and classifying precarious settlements. APPLIED GEOGRAPHY. v. 133, p. 102494, issn: 0143-6228, 2021.
      2. MENDES, A. C. R. ; CAMARGO, A. C. M. ; LARANJA, L. J. ; VASCONCELOS, VITOR ; DESCOVI FILHO, L. L. V. ; PEREIRA FILHO, N. S. ; GOVEIA, S. S. ; STELZER, V. ; FUSHITA, A. T. ; FEITOSA, F. F. ; PINHO, C.M.D ; ZILLIG, D. L. ; MELO, D. M. ; SAITO, B. M.. Geotecnologias Livres para o Público da Língua Portuguesa. Em: VI CONGRESSO DE EXTENSÃO DA AUGM, 2023, Campinas. Anais do VI CONGRESSO DE EXTENSÃO DA AUGM. Campinas: AUGM ? PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA UNICAMP, 2023.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Angela Terumi Fushita (1.0)
      1. MENDES, A. C. R. ; CAMARGO, A. C. M. ; LARANJA, L. J. ; VASCONCELOS, VITOR ; DESCOVI FILHO, L. L. V. ; PEREIRA FILHO, N. S. ; GOVEIA, S. S. ; STELZER, V. ; FUSHITA, A. T. ; FEITOSA, F. F. ; PINHO, C.M.D ; ZILLIG, D. L. ; MELO, D. M. ; SAITO, B. M.. Geotecnologias Livres para o Público da Língua Portuguesa. Em: VI CONGRESSO DE EXTENSÃO DA AUGM, 2023, Campinas. Anais do VI CONGRESSO DE EXTENSÃO DA AUGM. Campinas: AUGM ? PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO E CULTURA UNICAMP, 2023.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Gerardo Alberto Silva (1.0)
      1. FEITOSA, F. (Org.) ; SILVA, G.A. (Org.) ; DENALDI, R. (Org.) ; EMPINOTTI, VANESSA L. (Org.). Planejamento e gestão dos territórios : dez anos de contribuições empíricas e teóricas. 1 ed. São Bernardo do Campo: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, 2022. v. 1, p. 304.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Jeroen Johannes Klink (1.0)
      1. BARROS, MARINA FERRARI DE ; FEITOSA, FLAVIA DA FONSECA ; KLINK, JEROEN JOHANNES. Produção do espaço residencial em Santos/SP: parâmetros urbanísticos e a ¿ordem urbana¿. CADERNOS METRÓPOLE. v. 24, p. 793-823, issn: 2236-9996, 2022.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Klaus Frey (1.0)
      1. JACOBI, P. R. ; TURRA, A. ; BERMANN, C. ; FREITAS, EDMILSON DIAS DE ; FREY, K. ; GIATTI, L. ; TRAVASSOS, L. ; SINISGALLI, P. A. ; MOMM, S. ; ZANIRATO, S.. Introdução. Em: Pedro Roberto Jacobi; Alexander Turra; Célio Bermann; Edmilson Dias de Freitas; Klaus Frey; Leandro Luiz Giatti; Luciana Travassos; Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli; Sandra Momm; Silvia Zanirato. (Org.). Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática. 1ed.São Carlos, SP. : RiMa editorial. 2022.v. 1, p. 17-25.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Sandra Momm (1.0)
      1. JACOBI, P. R. ; TURRA, A. ; BERMANN, C. ; FREITAS, EDMILSON DIAS DE ; FREY, K. ; GIATTI, L. ; TRAVASSOS, L. ; SINISGALLI, P. A. ; MOMM, S. ; ZANIRATO, S.. Introdução. Em: Pedro Roberto Jacobi; Alexander Turra; Célio Bermann; Edmilson Dias de Freitas; Klaus Frey; Leandro Luiz Giatti; Luciana Travassos; Paulo Antônio de Almeida Sinisgalli; Sandra Momm; Silvia Zanirato. (Org.). Governança Ambiental na Macrometrópole Paulista Face à Variabilidade Climática. 1ed.São Carlos, SP. : RiMa editorial. 2022.v. 1, p. 17-25.

    • Flávia da Fonseca Feitosa ⇔ Vanessa Lucena Empinotti (1.0)
      1. FEITOSA, F. (Org.) ; SILVA, G.A. (Org.) ; DENALDI, R. (Org.) ; EMPINOTTI, VANESSA L. (Org.). Planejamento e gestão dos territórios : dez anos de contribuições empíricas e teóricas. 1 ed. São Bernardo do Campo: Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território, 2022. v. 1, p. 304.




Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34