UFABC-professores

Arilson da Silva Favareto

Sociólogo (pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas). Mestre em Sociologia (pela Universidade Estadual de Campinas). Doutor em Ciência Ambiental (pela Universidade de São Paulo). Foi professor e pesquisador visitante em instituições como a École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris (França), Flacso - Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Equador), Universidad de Caldas (Colômbia), Università Degli Studi di Firenze (Itália). É Professor na Universidade Federal do ABC, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território. É também pesquisador e Diretor Científico do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento - Cebrap. Área de pesquisa envolve temas de sociologia econômica teórica e aplicada, com o título ´A dimensão territorial do desenvolvimento e da sustentabilidade´ Experiência anterior em pesquisa e consultoria junto a órgãos de governo, movimentos sociais e agências de cooperação internacional. É autor dos livros "Entre chapadas e baixões do Matopiba - dinâmicas territoriais e impactos socioeconômicos na fronteira da expansão agropecuária no Cerrado", e "Paradigmas do desenvolvimento rural em questão", trabalho premiado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional (V Prêmio Política e Planejamento Regional). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8302799021512210 (21/12/2023)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise: 2006-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua da Catequese 242 Jardim 09090400 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49963166 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Planejamento Urbano e Regional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (24)
    1. 2020-Atual. Perspectiva do setor agroalimentar no Brasil
      Descrição: Os sistemas agroalimentares vêm passando por um processo de transição impulsionado por ajustes no comportamento empresarial e de consumidores, em diálogo com mudanças de hábitos com a crise climática. Este projeto de pesquisa busca compreender a estrutura e as perspectivas do setor agroalimentar no Brasil, identificando seus principais agentes e onde estão as melhores oportunidades e bloqueios para fazer avançar uma agenda voltada à inclusão e à sustentabilidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Isabel Garcia Drigo - Integrante / Cesar Favarão - Integrante. Financiador(es): Fundação Porticus - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    2. 2020-Atual. Inclusao produtiva no Brasil rural e interiorano
      Descrição: Existe uma tendência histórica de declínio na demanda por força de trabalho no setor agropecuário, devido sobretudo à intensificação tecnológica e aos deslocamentos populacionais associados ao processo de crescente urbanização. Este projeto de pesquisa tem por objetivo mapear dinâmicas na ocupação de trabalho em áreas rurais e interioranas no Brasil e a analisar alternativas para a inclusão da população mais vulnerável pela via do trabalho.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Cesar Favarão - Integrante / Vahid Vahdat - Integrante / Jonas Tolocka - Integrante / Bruna Fernandes - Integrante. Financiador(es): Fundação Arymax - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    3. 2018-2020. Valoracao do capital natural e recomendacoes de politicas publicas para a expansao sustentavel da producao agricola na regiao do Matopiba
      Descrição: Se por um lado é verdade que o modelo de desenvolvimento econômico que possibilitou a expansão da soja em várias regiões do Matopiba trouxe algumas mudanças sociais positivas como o aumento da renda, por outro lado pouco se conhece sobre a relação de interdependência entre os sistemas produtivos e o capital natural que os produtores diversos mobilizam. O principal objetivo desta pesquisa é quantificar e monetizar o capital natural que é mobilizado tanto pela agricultura empresarial quanto por comunidades para diferentes finalidades. Outro objetivo é analisar os possíveis cenários de desenvolvimento, levando em conta o capital natural computado e a necessidade de salvaguardas socioambientais. Isto permitirá a recomendação de políticas e ações públicas e privadas capazes de colocar o território na trajetória do desenvolvimento sustentável.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Heidi Buzato - Integrante / Ricardo Camargo Cardoso - Integrante / Isabel Garcia Drigo - Coordenador. Financiador(es): Conservation International do Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    4. 2018-2020. Agenda 2030, Objetivos do Desenvolvimento Sustentavel e as politicas para o Brasil Nao Metropolitano
      Descrição: Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável representam um ambicioso conjunto de metas articulando temas que vão da erradicação da pobreza ao enfrentamento das mudanças climáticas, passando pelas desigualdades de várias ordens, crescimento econômico e emprego, entre outros. Mais do que o atendimento pontual de cada um destes conjuntos, é preciso formular novas narrativas baseadas na sua interdependência. E isto não será possível sem um olhar específico para as particularidades de certos territórios. Este projeto busca reconhecer o estado atual das dinâmicas de desenvolvimento nos biomas Cerrados, Caatinga e Amazônia para, a partir disto, refletir sobre as mudanças institucionais necessárias a aproximá-los dos compromissos assumidos pelo Brasil nos marcos dos acordos de Paris e que se concretizam na chamada Agenda 2030.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    5. 2018-Atual. Trade, development and the environment Hub
      Descrição: Thousands of species are threatened globally with extinction, there has been a swift decline in biodiversity and ecosystem resilience and people are being kept in poverty as trade in wildlife and agricultural commodities from low and middle-income countries has rapidly increased. This Hub includes economists, trade modellers, political scientists, ecologists, development scientists, large companies, UN bodies and NGOs who will work together across supply chains to influence trade related policy and practice. It will also produce research to help ensure that trade becomes a driver of positive change in the world, with biodiversity loss halted and people permanently lifted out of poverty.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Cesar Favarão - Integrante / ALLAN RAZZERA - Integrante / Matheus Couto - Integrante / Neil Burgess - Coordenador.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    6. 2018-Atual. Transformacoes recentes no Brasil rural - implicacoes para uma nova geracao de politicas publicas
      Descrição: A primeira década e meia do século XXI foi marcada por grandes transformações, mas também por uma profunda inversão de expectativas, gerais e no Brasil rural em especial. Várias pesquisas disponíveis apontam que, entre 2000 e 2010, o país experimentou continuado crescimento econômico, expressiva redução da pobreza, e alguma redução da desigualdade de renda. Indicadores ambientais também apresentaram performance positiva, com destaque para a redução do desmatamento. Já os anos 2010 vêm sendo palco de uma estabilização e, em alguns casos, mesmo de uma reversão em boa parte destes indicadores. Sob o ângulo das políticas públicas para o desenvolvimento rural a situação não é diferente. Nos anos 2000 criou-se um importante conjunto de políticas e programas ou se ampliaram os recursos destinados a outros já existentes. Mas alguns problemas continuaram sendo recorrentes, como a concentração geográfica dos contratos de crédito. Nos anos mais recentes houve a descontinuidade de muitos daqueles programas. O objetivo desta pesquisa é analisar dinâmicas territoriais e temas sensíveis que sejam capazes de mapear as lições aprendidas durante este período e que possam inspirar uma nova geração de políticas públicas, para além da mera retomada do pacote experimentado na década passada.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Paulo Seifer - Integrante / Carolina Galvanese - Integrante / Suzana Kleeb - Integrante / Cesar Favarão - Integrante / ALLAN RAZZERA - Integrante. Financiador(es): Banco Interamericano de Desenvolvimento - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    7. 2017-2018. Impactos territoriais da expansao da agropecuaria nos Cerrados - crescimento e desigualdade no Matopiba
      Descrição: O objetivo da pesquisa é analisar os impactos territoriais da expansão da agropecuária na porção dos Cerrados brasileiros que compreende o estado do Tocantins, o Oeste da Bahia, e o Sul do Maranhão e Piauí, região conhecida como Matopiba. A análise cobre aspectos demográficos, econômicos e sociais e o mapeamento da visão dos representantes das forças sociais, do setor privado e do poder público. Com isso se pretende identificar temas, tendências e desafios que possam ser objeto de atuação dos governos ou de formas de governança não estatal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Paulo Seifer - Integrante / Louise Nakagawa - Integrante / Suzana Kleeb - Integrante / Marcos Pó - Integrante.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    8. 2017-2018. Governo aberto em politicas florestais, agricolas e climaticas
      Descrição: A pesquisa analisa a previsão legal e o funcionamento de instrumentos e práticas de transparência, participação e accountability associados a políticas florestais, agrícolas e climáticas. As políticas que serão prioritariamente analisadas são: Código Florestal, Gestão de Unidades de Conservação, Concessões Florestais, Políticas Climáticas e Políticas de Combate ao Desmatamento.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Gabriela Lotta - Integrante / Renato Morgado - Coordenador / Maira Rodriges - Integrante / Wagner Romão - Integrante.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    9. 2017-2018. A soja no Matopiba - contradicoes do modelo de desenvolvimento, riscos e perspectivas para a conservacao do Cerrado
      Descrição: O território do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia) conforma uma área de cerca de 73 milhões de ha, com 337 municípios agrupados em 31 microrregiões. O território foi formado na confluência dos quatro estados brasileiros ? oeste da Bahia, sul do Piauí e do Maranhão e Tocantins. Sua criação se deu no contexto de um planejamento centralizado cujo modelo de desenvolvimento foi orientado ao incremento da produção e beneficiamento das chamadas commodities, e com forte participação do setor privado vinculado ao agronegócio. Segundo o Manifesto do Cerrado a principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão do agronegócio, sendo que na região do Matopiba 62% da expansão agrícola ocorreu sobre vegetação nativa. O objetivo desta pesquisa é aprofundar o entendimento sobre os efeitos do ingresso da soja na região do Matopiba, por meio de uma análise socioeconômica das dinâmicas de desenvolvimento territorial. Objetivos específicos são: i) estudar as principais contradições do processo de desenvolvimento colocado em marcha e ii) apontar os riscos para a conservação do bioma Cerrado e as perspectivas para um crescimento econômico mais equitativo para os municípios e para os atores locais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (2) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Clarissa Magalhães - Integrante / Heidi Buzato - Integrante / Ricardo Camargo Cardoso - Coordenador. Financiador(es): Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    10. 2017-2017. Litigancia estrategica em mudancas climaticas
      Descrição: O objetivo da pesquisa é levantar subsídios que possam servir de base à elaboração de estratégicas de litigância envolvendo as mudanças climáticas no Brasil. Especificamente a análise se concentra no tema determinantes e efeitos do desmatamento na Amazônia. São analisados os principais vetores na manifestação recente deste fenômeno, a identificação das causas do aumento do ritmo do desmatamento no período compreendido entre 2012 e 2016, e a atuação das politicas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Gabriela Lotta - Integrante / Vanessa Elias - Integrante / Conrado Hubner Mendes - Integrante / Ana Carolina Alfinito - Integrante.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    11. 2015-2016. Observatorio Regional de Politicas Publicas
      Descrição: O Observatório é uma iniciativa de caráter interdisciplinar que objetiva ampliar o conhecimento crítico e analítico das políticas públicas ao longo de seu ciclo (definição de agenda, formulação, implementação, avaliação e monitoramento), assim como dos processos políticos, econômicos, sociais e culturais que permeiam essas etapas. O Observatório pretende contribuir com o conhecimento sobre as políticas públicas do ponto de vista teórico e empírico, disseminando informação em fóruns acadêmicos e para a comunidade. Também almeja proporcionar uma maior interação com outras instituições acadêmicas, com a sociedade civil e com o poder público em seus temas de pesquisa, apoiando esses atores nos processos de políticas públicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Francisco Comaru - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Jeroen Klink - Coordenador / Gabriela Lotta - Integrante / Marcos Pó - Integrante. Financiador(es): Consórcio Intermunicipal Grande ABC - Bolsa.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    12. 2015-2016. Condicionantes institucionais a execucao do investimento em infraestrutura
      Descrição: A pesquisa visa compreender quais fatores de ordem institucional obstaculizam ou habilitam a ação do governo e da iniciativa privada na execução acelerada de investimentos em grandes obras no Brasil contemporâneo, no que se refere ao licenciamento ambiental. Especial atenção será dada aos aspectos regulatórios, institucionais, qualidade dos projetos e suas licenças ambientais, à coordenação governamental e ao monitoramento da execução dos empreendimentos. Objetiva-se, assim, entender como e por que tais aspectos incidem sobre a capacidade de execução dos investimentos, de modo a aprimorar a gestão de projetos de infraestrutura pela Administração Pública Federal.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Gabriela Lotta - Integrante / Alexandre Gomide - Coordenador.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    13. 2015-2015. Analise da estrategia de inclusao produtiva do Programa Brasil Sem Miseria
      Descrição: A partir de uma análise do arranjo institucional da Estratégia de Inclusão Produtiva do Programa Brasil Sem Miséria e dos resultados de seus componentes (assistência técnica, crédito, fomento e outros), pretende-se identificar o alcance dos investimentos feitos junto às famílias mais pobres das regiões rurais e os desafios para um novo ciclo desta iniciativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (4) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Paulo Seifer - Integrante / Rafael Moralez - Integrante / Carolina Galvanese - Integrante / Suzana Kleeb - Integrante.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    14. 2015-Atual. Mudancas de longo prazo nas regioes rurais brasileiras - metamorfoses da dominacao e desenvolvimento
      Descrição: Esta pesquisa analisa as mudanças de longo prazo nas regiões rurais brasileiras. Para além da constatação de que a primeira década dos anos 2000 foi marcada pela ocorrência de bons indicadores econômicos e sociais, o estudo busca investigar a manifestação espacialmente desigual destes bons indicadores e seus condicionantes. Em especial o foco recai sobre as regiões não-metropolitanas, interioranas ou rurais do país. Com isso pretende-se contribuir com dois aspectos relativamente pouco enfatizados na literatura recente: oferecer uma leitura das dinâmicas de desenvolvimento fora dos espaços urbanos, privilegiados pelas ciências sociais na ultima geração, e colocar os avanços dos anos recentes em uma perspectiva de longo prazo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (6) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Clarissa Magalhães - Integrante / Paulo Seifer - Integrante / Carolina Galvanese - Integrante / Heidi Buzato - Integrante / Ricardo Camargo Cardoso - Integrante / Suzana Kleeb - Integrante / giulia matteo - Integrante / Luiz G. Lima - Integrante / Agnes Vencato - Integrante / Maira Magnani - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Pesquisa Cientifica - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    15. 2012-2016. Coesao Territorial para o desenvolvimento.
      Descrição: Este programa de pesquisas, coordenado internacionalmente pelo Rimisp - Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento rural, assume que nos seus moldes atuais as políticas públicas e os investimentos privados são tomados como territorialmente neutros, e que, com isso, se negligencia uma das formas principais de desigualdade - a desigualdade territorial, particularmente importante na América Latina. Os estudos aqui reunidos envolvem a elaboração de mapas de dinâmicas territoriais em um conjunto de países latinoamericanos e estudos aprofundados em três sub-temas: investimentos privados agroindustriais e desenvolvimento territorial, políticas sociais e desenvolvimento territorial, fomento produtivo e desenvolvimento territorial. O objetivo final é tirar lições sobre como investimentos privados e políticas públicas podem favorecer o enfrentamento da desigualdade em sua dimensão territorial.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Julio Berdegué - Coordenador. Financiador(es): Centro Latinoamericano para o Desenvolvimento Rural & IDRC - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    16. 2012-2016. China e Brasil na Agricultura Africana
      Descrição: Uma das principais mudanças nos países africanos diz respeito à forte entrada dos investimentos chineses e brasileiros. No caso da agricultura, o Brasil se faz presente com a exportação de tecnologias de produção em larga escala (como no caso do Projeto Prosavana, em Moçambique) ou com o intercâmbio em políticas para a agricultura familiar ou para o combate à pobreza. O Projeto CBAA busca investigar se estas novas formas de cooperação representam uma reedição das práticas colonialistas ou se, diferente disto, estariam engendrando novos conteúdos no contexto das parcerias Sul-Sul.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Alex Shankland - Integrante / Ian Scoones - Coordenador / Lidia Cabral - Integrante.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    17. 2012-2015. Repensando o conceito de rural no Brasil: implicacoes para as politicas publicas
      Descrição: As definições oficiais sobre o rural e o urbano no Brasil remontam aos anos trinta do século passado. Além disso o país é um dos poucos que definem as fronteiras entre estes dois espaços nos limites internos dos municípios. Isto tem implicações para a definição de estratégias de desenvolvimento e a implementação de investimentos públicos. O projeto visa oferecer uma definição mais atualizada apoiando-se em uma comparação internacional. Além da comparação conceitual e normativa, prevê-se a elaboração de uma tipologia dos espaços rurais brasileiros em escala nacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Leonilde Medeiros - Integrante / Maria Nazareth Baudel Wanderley - Integrante / Tania Bacelar - Integrante / Jan Bitoun - Integrante / Sergio Leite - Integrante / Nelson Delgado - Integrante / Claudia Schmidt - Integrante. Financiador(es): Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    18. 2009-2010. Cenarios e perspectivas para a introducao dos biocombustiveis de segunda geracao no Brasil
      Descrição: O estudo é parte de um projeto internacional de pesquisa que envolve a análise de cenários para a introdução dos biocombustíveis de segunda geração - o etanol celulósico - no Brasil e em dois países da África (Mali e Madagascar). O objetivo é compreender as potencialidades e os limitantes a que esta tecnologia, além da geração da energia, possa também viabilizar a constituição de mercados capazes de incluir segmentos de agricultores mais pobres no fornecimento de matéria prima, e evitar problemas sociais e ambientais como a concorrência no uso de fatores de produção para produção de alimentos ou a expansão de monoculturas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador / Yumi Kawamura - Integrante / GONÇALVES, Diana - Integrante. Financiador(es): La Recherche Agronomique pour le Développement - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    19. 2008-2012. Dinamicas territoriales rurales
      Descrição: A promoção de estilos de desenvolvimento capazes de conciliar crescimento econômico, redução das desigualdades e conservação ambiental é algo que requer o aporte de novos conhecimentos sobre como se dão as relações entre economia, sociedade e natureza em contextos e em morfologias espaciais diversas. Este projeto de pesquisas congrega equipes de diversos centros de estudos latinoamericanos. Ele é coordenado pelo Rimisp - Centro de Estudos para o Desenvolvimento Rural da América Latia (Chile) e é financiado pelo IDRC - International Development Research Centre (Canada). O objetivo é mapear dinâmicas territoriais de desenvolvimento, compreender os fatores que explicam a diferenciação nos estilos de desenvolvimento experimentados pelas regiões rurais latinoamericanas, e extrair disso um aprendizado a ser utilizado na formação de capacidades, no âmbito de governos nacionais e locais, para a promoção de projetos e politicas. No Brasil, especificamente, o estudo abrange uma etapa quantitativa tendo por objeto a Região Nordeste em sua totalidade, e uma etapa qualitativa de estudos comparados entre territorios selecionados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Ricardo Abramovay - Integrante / Julio Berdegué - Coordenador. Financiador(es): International Development Research Center - Cooperação / Centro Latinoamericano Para o Desenvolvimento Rural - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    20. 2008-2009. Analise dos impactos do programa brasileiro de biodiesel nas economias locais do semi-arido do Nordeste
      Descrição: Passados os primeiros anos desde o inicio do Programa Nacional de Produção e Uso dos Biocombustiveis, uma interrogação fundamental a ser feita diz respeito aos possiveis impactos econômicos gerados por meio de seus mecanismos de incentivo e de inclusão de agricultores. Este projeto - financiado pela GTZ/Cooperação Alemã no Brasil - tem por objetivo responder a essa questão tendo por foco de analise a realidade do Semi-Arido Nordestino, regiao marcada por indicadores socioeconômicos insatisfatorios e que tem naquele programa uma expectativa de dinamização. O foco do estudo consiste em analisar as mudanças proporcionadas pelo PNPB na cadeia produtiva da mamona, os impactos nas estruturas de funcionamento deste mercado, as implicações disto para as estrategias produtivas e familiares dos agricultores mais pobres, e os provaveis impactos para as economias locais decorrentes destas eventuais mudanças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Ricardo Abramovay - Coordenador / Yumi Kawamura - Integrante. Financiador(es): GTZ Cooperação Alemã no Brasil - Cooperação.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    21. 2007-2008. As organizacoes sociais no Vale do Ribeira ? diversidade social, a politica e o desenvolvimento sustentavel
      Descrição: Este estudo é parte de um amplo programa de pesquisas voltado a compreender as condições que determinamo sucesso ou o fracasso de iniciativas que associam a partcipação social a projetos de desenvolvimento sustentável. Em etapas anteriores se pôde constatar que, apesar de um rol significativo de condições minimamente favoráveis, os movimentos sociais da região em análise não apostam nos foros participativos como espaços legítimos para a negociação e colaboração em torno de projetos viáveis de desenvolvimento regional. Ao contrário, os atores envolvidos ? não só os movimentos sociais - atuam nesses espaços de modo a acentuar a já conflituosa relação entre Sociedade e Estado. A principal questão que esta etapa do estudo pretende responder consiste, portanto, em compreender por que, apesar da importância dos foros existentes e da capacidade dos movimentos em influenciar em suas decisões, eles não são priorizados como espaços de gestão e negociação de conflitos e projetos. O objetivo central estabelecido foi produzir conhecimento empírico sobre a sociedade civil em sua heterogeneidade, sobre os processos de mobilização e suas ?qualidades democratizantes?, e investigar os impactos de tais qualidades sobre a esfera participativa e a realidade regional. Com isso, a pesquisa pretende iluminar uma lacuna ainda existente nos estudos sobre participação, democracia e desenvolvimento: aquela relativa aos processos pelos quais os movimentos sociais compõem suas identidades e suas estratégias e a maneira como a esfera participativa é vista nos marcos desta composição.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Vera Schattan Pereira Coelho - Coordenador / Carolina Galvaneze - Integrante / Frederico Menino - Integrante / Yumi Kawamura - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    22. 2006-2012. Socioeconomia das instituicoes e tecnologias para o desenvolvimento territorial sustentavel
      Descrição: O estudo envolve a análise das inovações tecnológicas e institucionais em temas relacionados ao desenvolvimento territorial sustentável, apoiando-se numa abordagem sociológica e econômica. O projeto se estrutura em três eixos: tecnologias e políticas de biocombustíveis, conflitos e instituições nas formas de uso social dos recursos naturais em áreas de grandes projetos, e indicadores de desenvolvimento e sustentabilidade. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (1) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador. Financiador(es): GTZ - Cooperação Alemã no Brasil - Auxílio financeiro / Instituto Interamericano de Cooperacion para la Agricultura - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    23. 2006-2009. Deepening democracy in states and localities
      Descrição: O projeto analisa as condições de eficiência da participação social em três localidades brasileiras: o litoral pernambucano, o Vale do Ribeira paulista, e área de Floresta Amazônica no Acre. Em todos os locais duas questões se impõem: as regras e formas de uso social dos recursos naturais, e a participação social nos fóruns e espaços de gestão de políticas a isso relacionados.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Integrante / Vera Schattan Pereira Coelho - Coordenador / Alex Shankland - Integrante / Andrea Cornwall - Integrante. Financiador(es): Institut For Development Studies Universit Of Sussex - Cooperação / Department For International Development - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    24. 2006-2006. Tecnologia, direitos de propriedade e eficiencia economica em um mercado de bens culturais
      Descrição: Estudo realizado no âmbito do Projeto Open Business Model Latin America. O objetivo consistia em analisar se o maior acesso a novas tecnologias associado a uma estrutura de direitos de propriedade aberta são elementos capazes de gerar mercados tão ou mais eficientes que aqueles mercados de bens culturais organizados em moldes tradicionais. Para isso foi analisado um caso exemplar de mercado de bens culturais típico das periferias dos grandes centros urbanos brasileiros. Os resultados mostram uma significativa atividade econômica e suas contradições: o maior acesso ao consumo cultural e a inclusão de uma importante parcela da população local nos negócios a isso associados, mas também as estruturas de dominação que determinam as condções de ascensão no interior deste mercado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Arilson da Silva Favareto - Coordenador. Financiador(es): International Development Research Center - Auxílio financeiro.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (7)
    1. Prêmio Capes de Melhor Tese de Doutorado em Planejamento Urbano e Regional/Demografia para tese de Carolina Galvanese, orientada por Arilson Favareto, Capes - Ministério da Educação.. 2019.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    2. Prêmio José Gomes da Silva de melhor Tese de Doutorado em Sociologia Rural concedido à Tese de Louise Nakagawa, sob orientação de Arilson Favareto, Sociedade Brasileira de Sociologia, Economia e Administração Rural.. 2014.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    3. Menção Honrosa no Prêmio Nacional de Desenvolvimento Regional Celso Furtado à dissertação de mestrado de Carolina Galvanese, orientador Arilson Favareto., Ministério da Integração Nacional.. 2010.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    4. Melhor trabalho de Iniciação Científica no Eixo Humanidades: aluna Ana Clara Rosa Sant, orientador Arilson Favareto. Instituições e conflitos nas formas de uso social dos recursos naturais, II Simpósio de Iniciação Científica da UFABC.. 2009.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    5. V Prêmio "Política e Planejamento Regional" para melhor tese de doutorado em estudos urbanos e regionais, Anpur - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Planejamento Urbano e Regional.. 2007.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    6. Aprovado em Concurso Público para Professor de Sociologia Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, Unifesp & Ministério da Educação.. 2006.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.
    7. Aprovado em Concurso Público para Professor de Análise Econômica para Ciência e Tecnologia em Regime de Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do ABC - UFABC, UFABC & Ministério da Educação.. 2006.
      Membro: Arilson da Silva Favareto.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (13)
      1. FAVARETO, Arilson da Silva. Mesa Redonda Repensando o conceito de ruralidade no Brasil. 2015. (Outro).. . 0.
      2. MORELLO, Thiago ; FAVARETO, Arilson da Silva. Conferência com Thomas Piketty - O Capital no Século XXI. 2014. Outro
      3. FAVARETO, Arilson da Silva; SCHUTTE, Giorgio R.. Seminário Democracia, desenvolvimento e sustentabilidade - desafios para o Brasil. 2014. Outro
      4. LOTTA, G. ; GOMIDE, Alexandre ; PIRES, Roberto ; FAVARETO, Arilson da Silva. Seminário Analisando o Papel dos Novos Arranjos Institucionais de Políticas Públicas para o Desenvolvimento Socioeconômico e Territorial. 2013. Outro
      5. BERDEGUE, J. ; QUAN, J. ; FAVARETO, Arilson da Silva. GT Rural dynamics and policy innovation - Latin America in comparative perspective. 2012. Congresso
      6. FAVARETO, Arilson da Silva; VELASCO, P. ; VILHA, Anapatricia ; CAPUANO, A.. I Semana de Ciências e Humanidades da UFABC. 2011. Outro
      7. SHANKLAND, Alex ; WALDMAN, L. ; FAVARETO, Arilson da Silva. Seminário Diálogo global sobre Mudanças climáticas, sustentabilidade ambientla e crescimento econômico. 2011. Outro
      8. WANDERLEY, Maria Nazareth B. ; MENEZES, M. ; FAVARETO, Arilson da Silva. GT - A ruralidade nas sociedades latinoamericanas contemporâneas - continuidades e descontinuidades nos processos de integração rural-urbano. 2010. Congresso
      9. GOMES, M. ; FAVARETO, Arilson da Silva. Seminário Internacional New governance arrangements and social inclusion through biofuels. 2010. Outro
      10. VALENTE, Ana Lúcia E. F. ; FAVARETO, Arilson da Silva. GT Ruralidade, território e meio-ambiente da Anpocs. 2009. Congresso
      11. FAVARETO, Arilson da Silva; LORENA, A. ; COELHO, M.. I Simposio de Iniciação Cientifica da UFABC. 2008. Congresso
      12. VALENTE, Ana Lúcia E. F. ; FAVARETO, Arilson da Silva. GT Ruralidade, território e meio-ambiente da Anpocs. 2008. Congresso
      13. ABRAMOVAY, Ricardo ; MAGALHÃES, Reginaldo ; FAVARETO, Arilson da Silva. Seminário Participação Social, Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial. 2006. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (10)
      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Gabriela Spanghero Lotta (7.0)
        1. Lotta, Gabriela; LIMA-SILVA, FERNANDA ; FAVARETO, ARILSON. Dealing with violence: Varied reactions from frontline workers acting in highly vulnerable territories. Environment and Planning C-Politics and Space. v. 40, p. 239965442110315, issn: 2399-6544, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. FAVARETO, A. ; LOTTA, GABRIELA SPANGHERO. Inovações institucionais nas políticas para o desenvolvimento territorial em três estados brasileiros. REDES (SANTA CRUZ DO SUL. ONLINE). v. 22, p. 11-38, issn: 1982-6745, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. LOTTA, G. ; FAVARETO, Arilson da Silva. Desafios da integração nos novos arranjos institucionais de políticas públicas no Brasil. Revista de Sociologia e Política (Online). v. 24, p. 49-65, issn: 1678-9873, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. LOTTA, GABRIELA SPANGHERO ; GALVÃO, MARIA CRISTINA COSTA PINTO ; FAVARETO, Arilson da Silva. Análise do Programa Mais Médicos à luz dos arranjos institucionais: intersetorialidade, relações federativas, participação social e territorialidade. Ciência & Saúde Coletiva (Online). v. 21, p. 2761-2772, issn: 1678-4561, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. LOTTA, G. ; FAVARETO, ARILSON. Os arranjos institucionais de coordenação dos investimentos em infraestrutura no Brasil - uma análise sobre seis grandes projetos do Programa de Aceleração do Crescimento. Em: Alexandre Gomide e Ana Karine Pereira. (Org.). Governança da política de infraestrutura : condicionantes institucionais ao investimento. 1ed.brasilia. : IPEA. 2018.v. 1, p. 237-264.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. LOTTA, GABRIELA SPANGHERO ; FAVARETO, ARILSON. Estado, democracia y desarollo en Brazil ? fínes de un ciclo?. Em: José Manuel Canales Aliende, Guillaume Fontaine y Adela Romero Tarín (Eds.). (Org.). La transformación de los sistemas políticos y de los Estados. La visión y los retos en Europa y América Latina en el contexto de la globalización. 1ed.Alicante. : Anthropos Ed.. 2017.v. 1, p. 100-130.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. LOTTA, G. ; FAVARETO, Arilson da Silva. Attempts to integrate public policies in contemporary Brazil - between new institutional arrangements and sectoral culture. Em: 18th Annual Conference of the International Research Society for Public Management, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Vanessa Lucena Empinotti (3.0)
        1. FAVARETO, ARILSON; EMPINOTTI, Vanessa. Notas sobre os desafios do planejamento rural frente às transformações do início do século XXI. Em: Cidonea Machado Deponti, Tanise Dias Freitas, Arilson Favareto. (Org.). Três Décadas de Planejamento em Áreas Rurais: balanços e perspectivas. 1ed.São Carlos. : Pedro & João Editores. 2021.v. 1, p. 31-56.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. EMPINOTTI, Vanessa ; FAVARETO, ARILSON. As relações rural-urbanas a partir de uma perspectiva territorial: ainda um longo caminho pela frente. Em: Cidonea Machado Deponti, Tanise Dias Freitas, Arilson Favareto. (Org.). Três Décadas de Planejamento em Áreas Rurais: balanços e perspectivas. 1ed.São Carlos. : Pedro & João Editores. 2021.v. 1, p. 79-98.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Favaretto, A ; EMPINOTTI, VANESSA ; de Paula, L. R.. Cunha revisitada ? tradição e transição em uma cultura rural setenta anos depois do clássico de Emilio Willems. Em: 41 Encontro Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Carolina Simões Galvanese (1.0)
        1. GALVANESE, CAROLINA; FAVARETO, ARILSON. Revisão crítica dos paradigmas do planejamento territorial à luz das transformações do capitalismo no século XXI. Em: FEITOSA, F.F.; SILVA, G.A.; DENALDI, R.; EMPINOTTI, V.L.. (Org.). Planejamento e gestão dos territórios?: dez anos de contribuições empíricas e teóricas. 1eded.São Bernardo do Campo. : Universidade Federal do ABC. 2022.v. 1, p. 17-36.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Fernanda Graziella Cardoso (1.0)
        1. ROSSINI, G. A. A. (Org.) ; CARDOSO, FERNANDA GRAZIELLA (Org.) ; CARDOSO, F. G. (Org.) ; FAVARETO, A. (Org.). Democracia, desenvolvimento e sustentabilidade - perspectivas teóricas e desafios. 1a ed. Santo André: Editora da UFABC, 2022. v. 1, p. 356.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Gilberto Martins (1.0)
        1. SIMÃO, N. ; MARTINS, G. ; FAVARETO, Arilson da Silva. AVALIAÇÃO DA DIMENSÃO SOCIAL NO PROTOCOLO DE KYOTO. Desenvolvimento em Debate (INCT/PPED). v. 3, p. 11-31, issn: 2176-9257, 2015.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Jeroen Johannes Klink (1.0)
        1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Marcos Vinicius Pó (1.0)
        1. FAVARETO, A. ; NAKAGAWA, L. ; PÓ, MARCOS VINICIUS ; SEIFER, P. ; KLEEB, S.. Entre chapadas e baixões do Matopiba - dinâmicas territoriais e impactos socioeconômicos na fronteira de expansão agropecuária no Cerrado. 1 ed. São Paulo: Prefixo Editorial, 2019. v. 1, p. 272.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Mariana Mencio (1.0)
        1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Sandra Momm (1.0)
        1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Arilson da Silva Favareto ⇔ Silvana Maria Zioni (1.0)
        1. KLINK, JEROEN JOHANES ; MOMM, Sandra ; ZIONI, SILVANA ; FAVARETO, ARILSON ; MENCIO, MARIANA. O campo e a práxis transformadora do Planejamento: reflexões para uma agenda brasileira. REVISTA BRASILEIRA DE ESTUDOS URBANOS E REGIONAIS (ANPUR). v. 18, p. 381-392, issn: 1517-4115, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 23/12/2023 13:24:06