UFABC-professores

Carolina Moutinho Duque de Pinho

É professora na Universidade Federal do ABC, atualmente exercendo o cargo de Secretária Geral. Docente no Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Gestão do Território e nos cursos de Bacharelado em Planejamento Territorial, Bacharelado em Ciências e Humanidades e na Licenciatura em Ciências Humanas. Foi vice coordenadora da Coordenação Geral dos Cursos de Graduação - CGCG (2018-2021), Conselheira do Conselho de Pesquisa e Extensão - ConsEPE (2016 - 2019), e coordenou o Bacharelado em Planejamento Territorial (2015-2019).Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005), doutorado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2012) e pós-doutorado em Administração Pública na FGV-SP (2013). Tem experiência na área de geotecnologias com ênfase em sensoriamento remoto aplicado à gestão e planejamento territorial atuando principalmente nos seguintes temas: imagens de alta resolução espacial, GEOBIA, urbanização na Amazônia, e técnicas de análise de redes sociais aplicadas a redes urbanas. Lidera o Grupo de Pesquisa Geotecnologias para Análise do Território ? GATE (UFABC/CNPq), é pesquisadora do Grupo de pesquisa Image Processing & Analysis for Earth Observation(INPE/CNPq). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/3705757443730771 (11/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CECS
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Arcturus, 06 (Jd Antares) Anchieta 09606070 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206375
  • Grande área: Ciências Sociais Aplicadas
  • Área: Planejamento Urbano e Regional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2023-Atual. ESTIMA - Estimativas Multidimensionais das Necessidades Habitacionais
      Descrição: A falta de acesso à moradia adequada atinge notável parcela da população brasileira e representa um tema central no debate sobre sustentabilidade, desigualdade e pobreza. Compreender e monitorar a magnitude e características das necessidades habitacionais (NH) em suas múltiplas dimensões, em escalas espacial e temporal apropriadas, é essencial para a formulação de políticas públicas que visem garantir o direito à moradia e à cidade. Para tanto, é preciso avançar na construção de representações das NH que superem limitações conceituais e empíricas impostas pelos indicadores tradicionalmente utilizados no país, as quais incluem ausência ou dificuldade de representação de algumas dimensões das NH, baixa frequência de atualização e escala espacial pouco detalhada. Soma-se a isto a necessidade de aprimorar as estratégias de análise e comunicação destes indicadores para que sejam eficazes em subsidiar o planejamento habitacional em diferentes contextos e esferas governamentais. O projeto ESTIMA propõe desenvolver um novo arcabouço analítico das NH, dotado de metodologias e ferramentas para estimativa e análise do déficit e inadequação de moradias, em escala local, que permita monitoramento frequente e viabilize novas perspectivas de análise multidimensional e integrada do fenômeno. Este processo envolverá: (a) integração de dados alternativos, incluindo registros administrativos (CadÚnico); (b) utilização de técnicas de machine learning e regressão espacial para identificar padrões de inadequação habitacional, sua manifestação no território e relação com características familiares; e (c) o desenvolvimento de um painel de observações das necessidades habitacionais, um portal web para apresentar os resultados da pesquisa de forma flexível e interativa. O projeto incluirá a participação de técnicos, gestores e especialistas da área de habitação no processo de concepção e avaliação do arcabouço analítico. A Região do Grande ABC (SP) será a área-piloto da pesquisa. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / André Luiz Brandão - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Joana Barros - Integrante / CORREA DANNA, LANA CAROLINA - Integrante / Roberta Rosemback - Integrante / Leandro Henrique Krause - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    2. 2018-2022. REsiDe - Representações Espaciais e Multidimensionais do Deficit Habitacional
      Descrição: O deficit habitacional brasileiro atinge uma notável parcela da população e encontra-se posicionado como tema de reconhecida relevância no âmbito acadêmico e das políticas públicas. Entretanto, sua caracterização e quantificação ainda é permeada por controvérsias e reconhecidas lacunas do conhecimento. Levando em consideração as limitações, potencialidades e complementariedades das metodologias existentes para a estimativa do deficit habitacional, o desafio norteador deste projeto consiste no desenvolvimento de uma abordagem multidimensional e explicitamente espacial de caracterização e mensuração do deficit habitacional, dentro e fora dos assentamentos precários. Para tanto, o projeto basear-se-á no uso intensivo de dados de fontes diversas, geotecnologias, métodos estatísticos e técnicas de análise espacial para desenvolver indicadores das distintas dimensões das necessidades habitacionais, elaborar modelos para a identificação e caracterização de tipologias de assentamentos precários, bem como desenvolver estratégias de integração espacial das múltiplas representações construídas para estimar o deficit habitacional.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (3) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Antonio Miguel Vieira Monteiro - Integrante / Rosana Denaldi - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Lana Danna - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Mariana Abrantes Giannotti - Integrante / Thiago Correa Jacovine - Integrante / Joana Barros - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    3. 2017-2018. Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a Identificação, Caracterização e Dimensionamento de Assentamentos Precários - MAPPA
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante. Financiador(es): Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: André Luiz Brandão.
    4. 2016-2018. Empowering climate resilience, CARE - ERASMUS+
      Descrição: O projeto Empowering climate resilience ? CARE é um em colaboração entre 16 instituições de nível superior da Amárica latina e Europa que tem por objetivo fortalecer o conhecimento sobre mudanças climáticas e cidades resilientes por meio do intercâmbio bilateral de conhecimentos, ferramentas e material didático entre as instituições das duas regiões já mencionadas. È um edital do programa ERASMUS+ da União Européia. A coordenação geral do projeto é da Universidad Pablo de Olavide ? UPO (Espanha). O projeto atuará a partir de três estratégias: capacitação de professores e alunos das instituições participantes; introdução das temáticas do projeto nas disciplinas de graduação e pos graduação e disseminação do conhecimento adquirido pelas instituições participantes em suas redes de pesquisas locais e em seus contatos com as administrações públicas locais. A participação da UFABC trará importante contribuição para pesquisa nas áreas de Planejamento Territorial e Engenharia Ambiental nos níveis de graduação e pós-graduação. A composição da equipe do projeto é um dos fatores que atesta esta contribuição, pois reúne professoras que atuam nestas duas áreas de conhecimento na universidade: Carolina Moutinho Duque de Pinho (coordenação na UFABC), Kátia Canil, Luciana Travassos e Sandra Momm.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Coordenador / Kátia Canil - Integrante / Rafael Costa e Silva - Integrante / Rodolfo Baesso Moura - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Sandra Irene Momm Schultz - Integrante / LUCIANA RODRIGUES FAGNONI COSTA TRAVASSOS - Integrante / Lana Danna - Integrante / Lucas do Vale Moura - Integrante / Priscila dos Santos - Integrante / Bruna de Souza Fernandes - Integrante / Gabriel Marques da Silva - Integrante / Isabella Aragão Araújo - Integrante / Matheus Graciosi Pinto - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    5. 2016-2017. Carta Geotécnica de aptidão à urbanização: Instrumento de planejamento para prevenção de desastres naturais nos municípios de Caieiras, Itapecerica da Serra, Itapevi e Santana de Parnaíba, no Estado de São Paulo
      Descrição: Constitui objeto do presente Termo de Cooperação desenvolver, em parceria com o Ministério das Cidades, a elaboração de Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização do(s) município(s) de Caieiras, Itapecerica da Serra, Itapevi e Santana de Parnaíba, na RMSP, SP. Esse instrumento deverá atender à Lei 12.608/12, subsidiando o planejamento do uso e ocupação do solo e à prevenção de desastres naturais (deslizamentos, inundações e processos geológicos e hidrológicos correlatos). Os limites cartográficos serão definidos de acordo com a área urbana e de expansão do município, com apresentação em escala 1:10.000. O projeto envolve a participação de nove professores dos cursos de Engenharia Ambiental e Urbana e Planejamento Territorial, além de alunos bolsistas de graduação desses cursos e da pós-graduação em Gestão do Território. O trabalho é realizado em conjunto com as equipes técnicas municipais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (10) / Mestrado acadêmico: (6) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Kátia Canil - Coordenador / Fernando Rocha Nogueira - Integrante / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo Moretti - Integrante / Sandra Irene Momm Schultz - Integrante / Andrea Cardoso de Oliveira - Integrante / Maria Valverde Brambila - Integrante - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    6. 2015-2016. Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização: Instrumento de planejamento para prevenção de desastres naturais no(s) município(s) de Ribeirão Pires e Santo André, Região do Grande ABC, Estado de São Paulo
      Descrição: Estabelecida como instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres pela Lei 12608/2012, a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização deverá fornecer subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e geológicos correlatos. Possibilitará também o planejamento territorial melhor integrado às dinâmicas e fragilidades do meio físico em escala regional, tendo as bacias hidrográficas como unidades de análise. Permitirá ainda aos gestores e técnicos municipais uma maior compreensão de critérios de adequação, de inaptidão ou uso mediante critérios restritivos específicos para o uso e ocupação do solo disponível e cada vez mais demandado pelo crescimento das cidades. A elaboração das Cartas Geotécnicas dos municípios de Santo André e Ribeirão Pires prevê o desenvolvimento metodológico com base nos parâmetros dos meios físico, biótico e antrópico; a estruturação de plano de atividades que conta indispensavelmente com a participação e envolvimento dos gestores e técnicos das prefeituras municipais; e a indicação de diretrizes para o planejamento territorial-urbano das áreas de expansão urbana dos municípios, contendo subsídios para revisão e formulação dos planos diretores municipais. Os resultados serão integrados ao Plano Diretor Regional do Grande ABC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Kátia Canil - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Raquel Alfieri Galera - Integrante / Melissa Cristina Pereira Graciosa - Integrante / Aloá Dandara de Oliveira de Souza - Integrante / Camila de Oliveira Brito - Integrante / Camila Cristina Pereira - Integrante / Fábio De Santis Campos - Integrante / Leonardo Santos Salles Varallo - Integrante / Rafael Costa e Silva - Integrante / Sabrina do Nascimento Cordeiro - Integrante / Marília Batista Leite - Integrante / Amanda Jodas - Integrante / Rodolfo Baesso Moura - Integrante / Eric Caravaggio - Integrante / Camila Galindo Dantas - Integrante / Fernando Cerri Costa - Integrante. Financiador(es): Consórcio Intermunicipal Grande ABC - Auxílio financeiro.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.
    7. 2014-2015. Carta geotécnica de aptidão à urbanização: Instrumento de planejamento para prevenção de desastres naturais nos municípios de Rio Grande da Serra e São Bernardo do Campo, Região do Grande ABC, Estado de São Paulo.
      Descrição: A Lei n 12.608/2012 que institui a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil PNPDEC tem como diretriz sua integração às políticas de ordenamento territorial, desenvolvimento urbano, saúde, meio ambiente, mudanças climáticas, gestão de recursos hídricos, geologia, infraestrutura, educação, ciência e tecnologia e às demais políticas setoriais, tendo em vista a promoção do desenvolvimento sustentável. Seu artigo 22 prevê a alteração da Lei no 12.340, de 1o de dezembro de 2010, que passa a vigorar considerando que os municípios deverão elaborar carta geotécnica de aptidão à urbanização, estabelecendo diretrizes urbanísticas voltadas para a segurança dos novos parcelamentos do solo. Assim, visando atender às diretrizes da Lei 12.608/12, será elaborada a Carta Geotécnica de Aptidão à Urbanização para os municípios de São Bernardo do Campo e Rio Grande da Serra, situados na Região do Grande ABC no Estado de São Paulo. Esse instrumento de planejamento e de gestão municipal voltado para a prevenção de desastres fornecerá subsídios para que os novos projetos de parcelamento do solo incorporem diretrizes voltadas para a prevenção dos desastres naturais, especialmente aqueles associados a deslizamentos de encostas, enxurradas, corridas de massas, inundações e processos hidrológicos e processos geológicos correlatos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Integrante / Kátia Canil - Integrante / Leonardo Freire de Mello - Integrante / Fernando Rocha Nogueira - Coordenador / Claudia Francisca Escobar de Paiva - Integrante / Ricardo de Sousa Moretti - Integrante / Sandra Irene Momm Schult - Integrante.
      Membro: Carolina Moutinho Duque de Pinho.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (5)
      1. XVIII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto.O Espaço Urbano na Amazônia Contemporânea cartografado e compreendido a partir de aplicações de sensoriamento Remoto. 2017. (Simpósio).
      2. II Diálogos Transversais INPE-UFABC-USP. 2016. (Encontro).
      3. World Planning Schools Congress. 2016. (Congresso).
      4. X Semana de Urbanismo - SEMUR 201: 15 anos de Estatuto da Cidade. 2016. (Congresso).
      5. I Diálogos Transversais INPE-UFABC-USP". 2015. (Encontro).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. DENALDI, R. ; ALMEIDA, G. M. J. A. ; SCHULT, S. I. M. ; PRATES, A. M. Q. ; PINHO, C. M. D.. Mesa Redonda "Os Bacharelados Interdisciplinares e a formação do Campo do Desenvolvimento e Planejamento Territorial. 2016. Outro
      2. EMPINOTTI, V. L. ; PINHO, C. M. D.. UFBAC para todos 2016. 2016. Outro
      3. BRITO, C. O. ; CORDEIRO, S. N. ; SILVA, P. H. ; PINHO, C. M. D. ; EMPINOTTI, V. L.. I Semana de Planejamento Territorial. 2016. Congresso
      4. PINHO, C. M. D.; EMPINOTTI, V. L.. UFABC para todos 2015. 2015. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Carolina Moutinho Duque de Pinho ⇔ Flávia da Fonseca Feitosa (5.0)
        1. DA FONSECA FEITOSA, FLÁVIA ; VIEIRA VASCONCELOS, VITOR ; MOUTINHO DUQUE DE PINHO, CAROLINA ; FRIZZI GALDINO DA SILVA, GUILHERME ; DA SILVA GONÇALVES, GILMARA ; CORREA DANNA, LANA CAROLINA ; SEIXAS LISBOA, FLÁVIA. IMMerSe: An integrated methodology for mapping and classifying precarious settlements. APPLIED GEOGRAPHY. v. 133, p. 102494, issn: 0143-6228, 2021.
        2. ZIONI, S. M. ; TRAVASSOS, L. R. F. C. ; PINHO, C. M. D. ; FEITOSA, F.F. ; MENCIO, M. ; NARDI, A. ; BRITO, C. O. ; ALVAREZ, G. ; SILVA, G. F. G. ; RANIERI, J. A. ; FALCAO, K. S. ; NUNES, M. R. B. ; SANTOS, R. C. ; CABRAL, R. S. ; GALERA, R. A. ; HYODO, R. Y. ; CARDOSO, R. T. ; AGUIAR, R. R. ; CRODEIRO, S. N. ; CAVALHEIRO, T. G. L. ; et.al. Proteção Ambiental e Habitação de Interesse Social na Macrozona de Proteção Ambiental - São Mateus e Cidade Tiradentes. Em: São Paulo (cidade). Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU. (Org.). Atelier Ensaios Urbanos. 1ed.São Paulo. : SMDU. 2016.v. 1, p. 166-169.
        3. CUNHA, L. F. B. ; PINHO, CAROLINA MOUTINHO DUQUE DE ; FEITOSA, F. F.. CUNHA, L. F. B.; PINHO, C. M. D.; FEITOSA, F. F. Building Coverage Ratio estimate from LiDAR remote sensing data: an experiment in São Paulo (Brazil). In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE GEOINFORMÁTICA, 21. (GEOINFO), 2020, On-line. Anais... São José dos Campos: INPE, 2020. On-line. ISSN 2179-4847. IBI: <8JMKD3MGPDW34P/43PQPTS>. Disponível em: . Em: XXI Brazilian Symposium on Geoinformatics, p. 174-179, 2020.
        4. SILVA, G. F. G. ; SILVA, G. M. ; GONCALVES, G. S. ; PETRAROLLI, J. ; FEITOSA, F. F. ; de Pinho, Carolina Moutinho Duque. ESTIMATIVA DE DOMICÍLIOS EM FAVELAS A PARTIR DE IMAGENS DE ALTA RESOLUÇÃO: RESULTADOS PARA O MUNICÍPIO DE SANTOS/SP. Em: XIX Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, v. 17, 2019.
        5. SILVA, G. F. G. ; FREIRE, H. B. M. V. ; FEITOSA, F. F. ; PINHO, C. M. D.. Caracterização Sociodemográfica de Áreas Suscetíveis a Movimentos de Massa e Inundações em São Bernardo do Campo - SP: Integração de Dados para uma Análise Comparativa. Em: 9º Simpósio Brasileiro de Cartografia Geotécnica e Geoambiental., 2015, Cuiabá. 9º SBCGG- Cadernos de Resumos.. São Paulo: ABGE, v. 1, p. CD-ROM, 2015.

      • Carolina Moutinho Duque de Pinho ⇔ Francisco de Assis Comarú (2.0)
        1. COMARU, F. ; PINHO, C. M. D. ; NOGUEIRA, F. R. ; MORETTI, R. S. ; SANTOS, B. D. ; VIGLIAR, C. R. ; CORAZZA, D. ; MALLAK, F. K. ; LOURENCO, I. C. ; VARALLO, L. S. S. ; BEDESCHI, L. ; MOREIRA, P. F. ; BARBOZA, T. ; GONSALES, T. A.. PRECISAMOS FALAR SOBRE MORADIA NAS ÁREAS DA ECOVIAS/IMIGRANTES: RESISTÊNCIA POPULAR E ALTERNATIVAS TÉCNICAS. Em: Raquel Rolnik; Karina Leitão; Francisco Comaru;Regina Dulce Lins.. (Org.). Observatório de Remoções 2015- 2017: Relatório final de projeto. 1ed.São Paulo, SP. : FAU-USP. 2017.v. 01, p. 123-152.
        2. CORAZZA, D. ; GONSALES, T. A. ; VIGLIAR, C. ; MORETTI, RICARDO ; PINHO, C. M. ; KAGAN, F. ; MOREIRA, P. ; BARBOSA, T. ; LOURENCO, I. C. ; DIAS, B. ; COMARÚ, F. A.. Entre a informalidade e o direito de morar: formas de resistência na cidade de Sao Paulo e no ABC. Em: Vanessa Marx; Marco Aurélio Costa. (Org.). Participação, conflitos e intervenções urbanas: contribuições ao Habitat III. 01ed.Porto Alegre. : Editora da UFRGS/CEGOV. 2016.v. 01, p. 179-198.

      • Carolina Moutinho Duque de Pinho ⇔ Vitor Vieira Vasconcelos (2.0)
        1. DA FONSECA FEITOSA, FLÁVIA ; VIEIRA VASCONCELOS, VITOR ; MOUTINHO DUQUE DE PINHO, CAROLINA ; FRIZZI GALDINO DA SILVA, GUILHERME ; DA SILVA GONÇALVES, GILMARA ; CORREA DANNA, LANA CAROLINA ; SEIXAS LISBOA, FLÁVIA. IMMerSe: An integrated methodology for mapping and classifying precarious settlements. APPLIED GEOGRAPHY. v. 133, p. 102494, issn: 0143-6228, 2021.
        2. Vasconcelos, Vitor Vieira; PINHO, CAROLINA MOUTINHO DUQUE DE. MULTIVARIATE GEOVISUALIZATION OF DENGUE, ZIKA AND CHIKUNGUNYA CASES IN BRAZIL: A DIDACTIC EXPERIENCE. Hygeia.Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde. v. 13, p. 91-106, issn: 1980-1726, 2017.

      • Carolina Moutinho Duque de Pinho ⇔ Fernando Rocha Nogueira (1.0)
        1. COMARU, F. ; PINHO, C. M. D. ; NOGUEIRA, F. R. ; MORETTI, R. S. ; SANTOS, B. D. ; VIGLIAR, C. R. ; CORAZZA, D. ; MALLAK, F. K. ; LOURENCO, I. C. ; VARALLO, L. S. S. ; BEDESCHI, L. ; MOREIRA, P. F. ; BARBOZA, T. ; GONSALES, T. A.. PRECISAMOS FALAR SOBRE MORADIA NAS ÁREAS DA ECOVIAS/IMIGRANTES: RESISTÊNCIA POPULAR E ALTERNATIVAS TÉCNICAS. Em: Raquel Rolnik; Karina Leitão; Francisco Comaru;Regina Dulce Lins.. (Org.). Observatório de Remoções 2015- 2017: Relatório final de projeto. 1ed.São Paulo, SP. : FAU-USP. 2017.v. 01, p. 123-152.

      • Carolina Moutinho Duque de Pinho ⇔ Vanessa Lucena Empinotti (1.0)
        1. Brito, C de O ; PINHO, C. M. ; EMPINOTTI, VANESSA L.. Aplicação das técnicas de geovisualização para a análise dos conflitos no campo no estado do Mato Grosso. Em: XXVII Congresso Brasileiro de Cartografia e XXVI Exposicarta, v. 1, p. 1420-1424, 2017.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34