UFABC-professores

André Luiz Brandão

André Luiz Brandão se formou em Ciência da Computação - Bacharelado - na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Concluiu seu mestrado (2006), na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e doutorado (2013), na Universidade Federal Fluminense (UFF), ambos na área de Ciência da Computação. Por sua tese de doutorado recebeu Primeiro Lugar na Melhor Tese de Doutorado na Categoria Inovação Técnica do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014). Durante o doutorado, realizou período de pesquisas no Deutsches Forschungszentrum für Künstliche Intelligenz (DFKI), em Kaiserslautern, Alemanha. Ainda como aluno da UFF, criou a iniciativa Jecripe (jecripe.wordpress.com) que tem como objetivo desenvolver jogos para pessoas especiais e já conta com aplicações disponíveis para download gratuitamente. Recebeu o Prêmio de Cultura - Categoria Novas Mídias, Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro (2011), Prêmio Tecnologia Cidadã Melhor Projeto de Inclusão para Pessoas com TDG - Jogo de Estímulo a Crianças com Síndrome de Down em Idade Pré-escolar, Prefeitura de Guarulhos (2012) e vencedor do Falling Walls Lab 2015 São Paulo - 1st Place for Breaking the wall of Helping people with games. Ingressou na UFABC, como professor adjunto, em 2014, integrando o curso de Bacharelado em Ciência da Computação. Na UFABC, foi Vice-Chefe da Assessoria de Relações Internacionais (ARI) entre 2017 e 2018, foi Coordenador do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE), em 2018 que, posteriormente, tornou-se Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (Netel), onde continuou a coordenar até 2021. Em 2022, atuou na posição de Substituto Eventual da Chefia da Divisão de Idiomas do Netel. Atualmente, é líder do Grupo de Pesquisa EITA - Entretenimento, Educação, Interação e Tecnologias Aplicadas (eita.pesquisa.ufabc.edu.br). As áreas de interesse são: Interação Humano-Computador, Informática na Educação e Jogos Digitais. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/5132988314756109 (30/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: CMCC
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise: 2014-HOJE
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 - Sala 520-2 - Bloco A Santa Teresinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968316 URL da Homepage: http://professor.ufabc.edu.br/~andre.brandao
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (4)
    1. 2021-Atual. EP 32280009/ 3006.008203/2020-41 O Uso da Telessaúde em Escolas para Promover o Bem-Estar dos Estudantes: um Experimento de Saúde Digital no Município de Santo André
      Descrição: O objetivo do projeto é criar um serviço de telessaúde que permita a promoção da saúde de crianças e adolecentes diretamente no ambiente escolar. Especificamente será feito o design, desenvolvimento, implementação e avaliação de um serviço piloto que contemple as demandas de estudantes no âmbito do Programa Saúde na Escola, uma ação interminsiterial do Ministério da Educação e da Saúde, a prtir da atuação dos agentes de saúde do Sistema Único de Saúde nas escolas públicas mais vulneráveis localizadas na cidade de Santo André, com a propagação dos ensinamentos nos respectivos núcleos familaires e comunitários. Para entender melhor sobre o escoo do projeto, consultar o material disponiblizado e as apresentações realizadas no âmbito do curso ?Inovação Social e Telessaúde no SUS? no link: https://cursos.ufabc.edu.br/digitalplural/inovacao-social-no-combate-a-pandemia-de-covid-19/cursos/inovacao-social-e-telessaude-no-sus/ Este projeto é financiado pela Emenda Parlamentar 32280009 de autoria do Deputado Federal Ivan Valente (PSOL-SP) com a finalidade de financiar Educação de insituiçoes federais nas suas modelaidades de Ensino, Pesquisa e Extensão.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (7) . Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Luciana Pereira - Coordenador. Financiador(es): Congresso Nacional - Outra.
      Membro: André Luiz Brandão.
    2. 2018-2019. Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a Identificação, Caracterização e Dimensionamento de Assentamentos Precários - MAPPA
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante.
      Membro: André Luiz Brandão.
    3. 2018-Atual. [CAPES-Print UFABC] Development and evaluation of innovative technologies to Mediate Lear
      Descrição: The sociocultural diversity of learning environments leads to the necessity of interdisciplinary development of investigations and accessible tools that can efficiently promote the learning. One of the challenges is to evaluate the impact of the tools on apprentices, educators, educational systems, and society. In this context, this research project aims to investigate methods, techniques, processes, theoretical approaches and interaction paradigms for the education and learning mediated by technologies. Technological tools will be designed and developed to mediate education and learning, considering computational, pedagogical and cognitive aspects. Such tools will be applied and their impacts evaluated in educational contexts. The research will be conducted following theoretical bases of the Universal Design which contemplate tangible and assistive digital technologies. The Universal Design allows the use of tools without the need of adaptation by a variety of people with different characteristics, with or without physical or cognitive barriers. The trajectory of this research assumes the formation of an international network which contemplates the collaboration among UFABC graduate programs and foreign institutions. The expected results are products, technologies and theoretical guidelines for the elaboration and evaluation of tools and their users. Examples of these results include tangible and digital learning objects, virtual and augmented reality environments, digital games, tools for supporting authorship of contents, and software development processes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: André Luiz Brandão - Coordenador / Juliana Cristina Braga - Integrante / Harlen Costa Batagelo - Integrante / GOIS, JOAO PAULO - Integrante / Carla Rodriguez - Integrante / Denise Hideko Goya - Integrante / Edson Pimentel - Integrante / Francisco de Assis Zampirolli - Integrante / Itana Stiubiener - Integrante / Marina Sparvoli - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha Campos - Integrante / Silvia Dotta - Integrante / Valério Batista - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: André Luiz Brandão.
    4. 2017-2018. Desenvolvimento e Aplicação de Metodologia para a Identificação, Caracterização e Dimensionamento de Assentamentos Precários - MAPPA
      Descrição: O projeto tem como objetivo desenvolver e avaliar uma metodologia para identificação e caracterização de assentamentos precários em regiões metropolitanas paulistas (MAPPA). Adotando a Região Metropolitana da Baixada Santista como área piloto, a metodologia MAPPA envolverá: (a) construção de tipologias de tecidos de assentamentos precários, a partir da análise das características urbanas e morfológicas predominantes nestas áreas; (b) utilização de bases territoriais e dados secundários alternativos, complementares ao Censo Demográfico, cuja integração possibilite caracterizações mais precisas e atualizadas da precariedade habitacional no Estado de São Paulo, inclusive nos períodos intercensitários; e (c) mineração de dados e construção de modelos para a identificação e dimensionamento de assentamentos precários segundo tipologias de tecidos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: André Luiz Brandão - Integrante / Flávia da Fonseca Feitosa - Coordenador / Rosana Denaldi - Integrante / Carolina Moutinho Duque de Pinho - Integrante / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Guilherme Frizzi Galdino da Silva - Integrante / Flávia Seixas Lisboa - Integrante / Gilmara da Silva Gonçalves - Integrante / Lana Danna - Integrante / Juliana Petrarolli - Integrante. Financiador(es): Cia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: André Luiz Brandão.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (4)
    1. Melhor Artigo no XVII Workshop de Visão Computacional, Comitê Organizador do Prêmio Melhor Artigo no XVII Workshop de Visão Computacional.. 2021.
      Membro: André Luiz Brandão.
    2. 2°colocado no II Workshop de Inovação da Diretoria de Educação a Distância da CAPES - CONJUNTO DE APLICATIVOS MÓVEIS ACESSÍVEIS PARA APOIO AO ALUNO DEFICIENTE VISUAL E AUDITIVO desenvolvido pel, CAPES.. 2019.
      Membro: André Luiz Brandão.
    3. Falling Walls Lab 2015 São Paulo - 1st Place for Breaking the wall of Helping people with games, A. T. Kearney and The Falling Walls Foundation.. 2015.
      Membro: André Luiz Brandão.
    4. Primeiro Lugar na Melhor Tese de Doutorado na Categoria Inovação Técnica do XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2014), SBGames 2014.. 2014.
      Membro: André Luiz Brandão.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (3)
    1. II Encontro Internacional da Associação. 2020. (Encontro).
    2. 9th International Conference on Computer Vision Theory and Applications - VISAPP. M5AIE - A Method for Body Part Detection and Tracking using RGB-D Images. 2014. (Congresso).
    3. XIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGAMES 2014).M5AIE: A Method for Body Part Detection, Tracking and Pose Classification using RGB-D Images. 2014. (Simpósio).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. RODRIGUEZ, C. ; CARVALHO, C. ; VIEIRA, M. S. ; BRANDAO, ANDRE LUIZ. PLANEJAMENTO DE CURSOS VIRTUAIS. 2020. Outro
    2. Clua, E. W. G. ; Brandão, A. L.. IEEE 3rd International Conference on Serious Games and Applications for Health - SEGAH 2014. 2014. Congresso

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • André Luiz Brandão ⇔ João Paulo Gois (7.0)
      1. SZYKMAN, ALEXANDRE GRELUK ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO. Development of a Gesture-Based Game Applying Participatory Design to Reflect Values of Manual Wheelchair Users. INTERNATIONAL JOURNAL OF COMPUTER GAMES TECHNOLOGY. v. 2018, p. 1-19, issn: 1687-7047, 2018.
      2. HALKER, N. S. M. ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, J. P.. Ciclo de vida com avaliação como elemento central no desenvolvimento de jogos sérios: uma revisão na literatura. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, p. 1-6, 2024.
      3. NERY, FELIPE DA CRUZ ; SANTOS, ÁQUILA PORFÍRIO DOS ; CHICARONI, BEATRIZ FAVINI ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; BRANDÁO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO. Customization guidelines for mobile applications from a universal design perspective. Em: IHC '22: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, p. 1, 2022.
      4. SANTOS, ÁQUILA PORFIRIO A. ; YASUI, ANDRÉ KAZUO ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ ; Gois, João Paulo. Timing Game - Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 922, 2021.
      5. SZYKMAN, ALEXANDRE GRELUK ; BRANDAO, ANDRE LUIZ ; GOIS, JOAO PAULO. A Gesture Recognition Approach for Wheelchair Users in an Exergame. Em: 2018 17th Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment (SBGames), v. 1, p. 11-10, 2018.
      6. DOMINGOS, G. B. ; Brandão, A. L. ; SZYKMAN, A. G. ; GOIS, JOÃO PAULO. Production and Post-Production Phases of the Game SCRUM for the Development of an Adapted Sports Digital Game. Em: SBGames - Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, 2017.
      7. SZYKMAN, ALEXANDRE G. ; Gois, João Paulo ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ. A Perspective of Games for People with Physical Disabilities. Em: the Annual Meeting of the Australian Special Interest Group for Computer Human Interaction, v. 1, p. 274-283, 2015.

    • André Luiz Brandão ⇔ Kate Mamhy Oliveira Kumada (2.0)
      1. SILVA, C. S. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA ; FLORENTINO, A. A. ; BRANDAO, A. L. ; MORI, R. C.. Proposta de jogo eletrônico bilíngue (LIBRAS / Português) para ensino de Química. Revincluso - Revista de Inclusão e Sociedade. v. 1, p. 68-89, issn: 2764-4537, 2021.
      2. KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA; SILVA, C. S. ; FLORENTINO, A. A. ; BRANDAO, A. L.. ENSINO DE LIGAÇÕES QUÍMICAS MEDIADO POR JOGO ELETRÔNICO BILÍNGUE LIBRAS/PORTUGUÊS. Em: I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia, 2020, Diamantina (MG) Online. Anais do I Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Ciência e Tecnologia. Diamantina (MG) Online: Even3, 2020.

    • André Luiz Brandão ⇔ André Mascioli Cravo (1.0)
      1. SANTOS, ÁQUILA PORFIRIO A. ; YASUI, ANDRÉ KAZUO ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ ; Gois, João Paulo. Timing Game - Jogo sério para o estudo da percepção do tempo com Design Participativo: Protótipo e Game Design. Em: Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital, v. 1, p. 922, 2021.

    • André Luiz Brandão ⇔ Fernando Teubl Ferreira (1.0)
      1. CARVALHO, GABRIEL PEIXOTO DE ; BRANDÃO, ANDRÉ LUIZ ; FERREIRA, FERNANDO TEUBL. HandArch: A deep learning architecture for LIBRAS hand configuration recognition. Em: Workshop de Visão Computacional, p. 19, 2021.

    • André Luiz Brandão ⇔ Juliana Cristina Braga (1.0)
      1. NERY, FELIPE DA CRUZ ; SANTOS, ÁQUILA PORFÍRIO DOS ; CHICARONI, BEATRIZ FAVINI ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; BRANDÁO, ANDRÉ LUIZ ; GOIS, JOÃO PAULO. Customization guidelines for mobile applications from a universal design perspective. Em: IHC '22: XXI Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, p. 1, 2022.

    • André Luiz Brandão ⇔ Maria Teresa Carthery-Goulart (1.0)
      1. DOMINGOS, G. B. ; LUNARDI, B. M. ; PAS, A. ; CARTHERY-GOULART, M. T. ; CARTHERY, M.T. ; BRANDAO, A. L.. Desenvolvimento de um Protótipo de Jogo com Design Participativo para Treino Cognitivo de Pessoas Idosas. Em: XVII Brazilian Symposium on Computer Games and Digital Entertainment, v. 1, p. 1-1, 2018.

    • André Luiz Brandão ⇔ Priscila Benitez (1.0)
      1. SASSAKI, L. S. S. ; Benitez, Priscila ; BRANDAO, A. L.. Avaliação de um Jogo Digital para o Ensino de Vocabulário Receptivo com Estudantes Público-Alvo da Educação Especial. Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE). v. 28, p. 626-643, issn: 2317-6121, 2020.

    • André Luiz Brandão ⇔ Rafael Cava Mori (1.0)
      1. SILVA, C. S. ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA ; FLORENTINO, A. A. ; BRANDAO, A. L. ; MORI, R. C.. Proposta de jogo eletrônico bilíngue (LIBRAS / Português) para ensino de Química. Revincluso - Revista de Inclusão e Sociedade. v. 1, p. 68-89, issn: 2764-4537, 2021.




Data de processamento: 16/11/2024 16:24:34