PPG-neurociencia-e-cognicao

Marcelo Salvador Caetano

Graduou-se Bacharel em Psicologia (1999-2002) e Psicólogo (1999-2003) pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou mestrado (2004-2006) e doutorado (2004-2009) em Psicologia Experimental pela Brown University, EUA; e pós-doutorado (2009-2012) em neurobiologia na Yale University School of Medicine em New Haven, CT, EUA. Atualmente é Professor Associado no Centro de Matemática, Computação e Cognição, docente do Bacharelado em Neurociência, orientador do Programa de Pós-Graduação em Neurociência e Cognição e Pró-Reitor Adjunto de Graduação na Universidade Federal do ABC em São Bernardo do Campo, SP. É diretor de transferência do conhecimento do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino. Tem experiência nas áreas de Psicologia e Neurociência, com ênfase em psicologia experimental, modelos animais do comportamento, eletrofisiologia e neurofarmacologia. Atua principalmente nos seguintes temas: processos básicos envolvidos em estimação temporal, controle de estímulos, controle executivo e neurociência e educação, com participantes humanos e sujeitos não-humanos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2797745559163525 (04/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Alameda da Universidade (UFABC) Anchieta 09606045 - São Bernardo do Campo, SP - Brasil Telefone: (11) 23206296 URL da Homepage: http://neuro.ufabc.edu.br/timing/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2022-Atual. The Number Sense and Its Relation to Mathematical Achievement: Visit of Dr. Armando Domingos Batista Machado to UFABC
      Descrição: Esta proposta tem por objetivo apoiar, por 12 meses, a visita do Dr. Armando Machado, da Universidade de Aveiro (Portugal) à Universidade Federal do ABC (UFABC), com visitas esporádicas a laboratórios da UFSCar vinculados ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT- ECCE) - financiado pela FAPESP (Processo 2014/50909-8), CNPq (Processo 465686/2014-1) e CAPES (Processo 88887.136407/2017-00). O objetivo principal da visita será contribuir com projetos de pesquisa em andamento na UFABC e UFSCar, e desenvolver um novo projeto colaborativo durante sua estadia na UFABC. O Dr. Machado também irá contribuir com atividades esporádicas (aulas, conferências, seminários) na UFABC. Ele já visitou alguns laboratórios do INCT-ECCE, em especial da UFSCar, há alguns anos, com o apoio da FAPESP (Processo # 2015/06491-1). Como resultado, vários projetos e artigos se beneficiaram de sua assessoria, com publicações em importantes periódicos internacionais e fomento de intercâmbio internacional de alunos. Neste pedido, o foco será contribuir para alavancar um jovem, porém produtivo, grupo de pesquisa da UFABC, cujo foco de trabalho (psicologia cognitiva e percepção de tempo) faz parte da área de expertise do pesquisador visitante.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / André Mascioli Cravo - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Bolsa.
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
    2. 2021-2023. Avaliação de Protocolos de Ensino Informatizados
      Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores ? Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu ? incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Julio Cesar Coelho de Rose - Integrante / Maria Teresa Carthery-Goulart - Integrante / Katerina Lukasova - Integrante / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Romariz da Silva Barros - Integrante. Financiador(es): FAPESP - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Salvador Caetano.
      Descrição: Esta proposta reúne preocupações relacionadas ao âmbito educacional inclusivo brasileiro, que podem ser resolvidas por meio de soluções tecnológicas no contexto escolar e clínico. Ela visa preencher lacunas relacionadas ao desenvolvimento e avaliação de protocolos de ensino informatizados, com o objetivo de gerar dados empíricos de sua efetividade. A proposta foi estruturada em três componentes: (1a) Avaliação da efetividade de dois protocolos informatizados para o ensino de habilidades de leitura e escrita já existentes e validados em estudos anteriores - Aprendendo a Ler e a Escrever em Pequenos Passos (ALEPP) e Kalulu - incluindo (1b) a descrição dos correlatos neurofisiológicos e neuropsicológicos do desenvolvimento dessas habilidades; (2) Desenvolvimento e avaliação de soluções computacionais que favoreçam o ensino estruturado na perspectiva analítico-comportamental de estudantes público-alvo da educação especial na sala de aula inclusiva; e (3) Desenvolvimento e avaliação da efetividade de protocolos de ensino informatizados de habilidades práticas de intervenção ao Transtorno do Espectro Autista, implementados através de uma plataforma de Ensino Computadorizado Interativo, para o estabelecimento de competências em pessoal técnico de apoio à intervenção clínica, facilitadores da inclusão escolar e pais de crianças diagnosticadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Katerina Lukasova - Integrante / Maria Teresa Carthery Goulart - Integrante / Marcelo Salvador Caetano - Coordenador / Carlos Barbosa Alves de Souza - Integrante / João Paulo Gois - Integrante / Lidia Maria Marson Postalli - Integrante / Priscila Benitez - Integrante / Júlio César Coelho de Rose - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Katerina Lukasova.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (7)
        1. CAETANO, M. S.. Fourth Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2017. (Congresso).. . 0.
        2. CAETANO, M. S.. Second Brazilian Meeting on Brain and Cognition. 2013. (Congresso).. . 0.
        3. CAETANO, M. S.. IV Conferência Anual Interdisciplinar dos Brasileiros na Brown (CAINBRA). 2008. (Congresso).. . 0.
        4. CAETANO, M. S.. III Conferência Anual Interdisciplinar dos Brasileiros na Brown (CAINBRA). 2007. (Congresso).. . 0.
        5. CAETANO, M. S.. II Jornada da Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (JAC). 2003. (Congresso).. . 0.
        6. CAETANO, M. S.. I Jornada da Análise do Comportamento da Universidade Federal de São Carlos (JAC). 2002. (Congresso).. . 0.
        7. CAETANO, M. S.. IX Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química (COREQ). 2002. (Congresso).. . 0.

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (5)
        • Marcelo Salvador Caetano ⇔ André Mascioli Cravo (2.0)
          1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
          2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.

        • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Marcelo Bussotti Reyes (2.0)
          1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
          2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.

        • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Abrahão Fontes Baptista (1.0)
          1. S. Z. MAIA, VANESSA ; SILVA, CATARINA MOVIO ; DE PAULA OLIVEIRA, INAEH ; DA SILVA OLIVEIRA, VICTÓRIA REGINA ; DALE, CAMILA SQUARZONI ; BAPTISTA, ABRAHÃO FONTES ; Caetano, Marcelo S.. Time perception and pain: Can a temporal illusion reduce the intensity of pain?. LEARNING & BEHAVIOR. v. 52, p. x-x, issn: 1543-4494, 2023.

        • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Claudinei Eduardo Biazoli Junior (1.0)
          1. GIORJIANI, GIULIANA MARTINATTI ; BIAZOLI, CLAUDINEI EDUARDO ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Differences in perceived durations between plausible biological and non-biological stimuli. EXPERIMENTAL BRAIN RESEARCH. v. 1, p. 1-13, issn: 0014-4819, 2020.

        • Marcelo Salvador Caetano ⇔ Tatiana Lima Ferreira (1.0)
          1. NEPOMOCENO, ESTELA B. ; RODRIGUES, SAMANTA ; DE MELO, KATIA S. ; FERREIRA, TATIANA L. ; FREESTONE, DAVID ; CAETANO, MARCELO S.. Insular and prelimbic cortices control behavioral accuracy and precision in a temporal decision-making task in rats. BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH. v. 465, p. 114961, issn: 0166-4328, 2024.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:27:01