PPG-neurociencia-e-cognicao

Marcelo Bussotti Reyes

completou sua graduação em física na Universidade de São Paulo (1998), seu mestrado em física (2001) e seu doutorado em Neurociência (2005) pela mesma Universidade. De 2005 a 2007, realizou um pós-doutorado na Universidade da Califórnia em San Diego e, de 2008 a 2010, outro na Universidade Médica da Carolina do Sul. Atualmente, é professor assistente no Centro de Matemática, Computação e Cognição da Universidade Federal do ABC (UFABC). Sua linha de pesquisa atual inclui diferentes aspectos do tempo e da percepção temporal, incluindo experimentos eletrofisiológicos e modelagem computacional. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2438114916781861 (12/06/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210170 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968335 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Biofísica
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

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Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2023-Atual. A organização em série do comportamento: Estudos com a tarefa de inversão a meio da sessão
      Descrição: Dilemas sobre permanecer fazendo uma ação ou mudar para outra permeiam a vida humana. No entanto, os processos que regem como e quanto mudamos de ação estão longe de serem compreendidos. Um paradigma experimental utilizado com animais tem dado pistas interessantes: A de inversão a meio de sessão (midsession reversal learning). Neste paradigma, o animal escolhe entre dois estímulos distintos, S1 e S2, sendo a escolha de S1 recompensada num primeiro momento da sessão (na primeira metade, por exemplo) e a escolha de S2recompensada durante o restante da sessão. Ou seja, ao meio da sessão invertem-se os estímulos positivo e negativo. Estudos anteriores mostram que pombos adotam uma estratégia subótima, preferindo inicialmente S1 mas, à medida que o momento de inversão se aproxima, passam a escolher cada vez mais S2, cometendo erros de antecipação. Após a inversão, continuam a escolher S1 ainda algumas vezes, cometendo erros de perseveração, que vão diminuindo ao final da sessão. Outros estudos mostram que ratos adaptam-se à tarefa de inversão de forma diferente consoante o contexto em que ocorre a tarefa. Num contexto, em caixas de condicionamento operante, elesaprendem a escolher de forma quasi ótima, preferindo S1 até que essa opção deixa de ser recompensada, e passando então a preferir S2. Em outro contexto, os ratos aprendem de forma subótima, de forma similar aos pombos. Há evidência de que neste segundo contexto, os ratos baseiam as suas sucessivas escolhas no tempo já decorrido desde o início da sessão. O projeto visa estudar por que razão ocorre esta diferença de estratégia de aprendizagem. Mais concretamente, se, alterando o procedimento de escolha, podemos determinar a estratégiaque o rato segue. Os resultados dos estudos propostos, assim como a comparação destes resultados com os obtidos com outras espécies, incluindo com seres humanos, nos permitirão conhecer melhor os processos básicos da aprendizagem em geral, e a flexibilidade cognitiva dos animais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Marcelo Bussotti Reyes - Coordenador / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Armando Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcelo Bussotti Reyes.
      Descrição: O objetivo deste projeto é compreender como os animais se adaptam a mudanças previsíveis no seu ambiente. Em particular, como modificam as suas preferências quando a escolha de uma alternativa, S1, deixa de ser positiva e passa a ser negativa; e a escolha de outra alternativa, S2, deixa de ser negativa e passa a ser positiva, ou seja, quando há uma inversão do valor relativo das escolhas. O teste será realizado com ratos submetidos ao paradigma do labirinto em T.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Fulvio Rieli Mendes - Coordenador / Marcelo Salvador Caetano - Integrante / Marcelo Bussotti Reyes - Integrante / Armando Domingos Batista Machado - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Fulvio Rieli Mendes.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (0)

      Organização de eventos

      • Total de organização de eventos (0)

        Lista de colaborações

        • Colaborações endôgenas (4)
          • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ André Mascioli Cravo (2.0)
            1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
            2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.

          • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Marcelo Salvador Caetano (2.0)
            1. TUNES, GABRIELA C ; FERMINO DE OLIVEIRA, ELIEZYER ; VIEIRA, ESTEVÃO UP ; CAETANO, MARCELO S ; CRAVO, ANDRÉ M ; BUSSOTTI REYES, MARCELO. Time encoding migrates from prefrontal cortex to dorsal striatum during learning of a self-timed response duration task. eLife. v. 11, p. e65495, issn: 2050-084X, 2022.
            2. REYES, MARCELO BUSSOTTI ; DE MIRANDA, DIEGO HENRIQUE ; TUNES, GABRIELA CHIUFFA ; CRAVO, ANDRÉ MASCIOLI ; CAETANO, MARCELO SALVADOR. Rats can learn a temporal task in a single session. BEHAVIOURAL PROCESSES. v. 170, p. 103986, issn: 0376-6357, 2020.

          • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Ruth Ferreira Galduróz (2.0)
            1. DE ARRUDA, MARCEL VALÉRIO ; GALLO, BRUNA VERZILI ; HERRMANN, FLAVIO ; DAS NEVES, SORAIA FERNANDES ; GALDURÓZ, RUTH FERREIRA ; REYES, MARCELO BUSSOTTI. Adaptation of the temporal bisection task for remote collection: development, analysis, and validation. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES. v. 16, p. 13684-13703, issn: 1988-7833, 2023.
            2. VERZILI, BRUNA ; VALÉRIO DE ARRUDA, MARCEL ; HERRMANN, FLAVIO ; Reyes, Marcelo B. ; GALDURÓZ, RUTH F.. A systematic review with meta-analysis of Yoga's contributions to neuropsychiatric aspects of aging. BEHAVIOURAL BRAIN RESEARCH. v. 454, p. 114636, issn: 0166-4328, 2023.

          • Marcelo Bussotti Reyes ⇔ Raphael Yokoingawa de Camargo (1.0)
            1. NUNES, RONALDO V. ; REYES, MARCELO B. ; MEJIAS, JORGE F. ; de Camargo, Raphael Y.. Directed functional and structural connectivity in a large-scale model for the mouse cortex. Network Neuroscience. v. 1, p. 1-16, issn: 2472-1751, 2021.




        Data de processamento: 16/11/2024 16:27:01