PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Marcia Aguiar

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1999), mestrado em Matemática pela Universidade de São Paulo (2005) e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2014). Realizou um estágio de Pós-Doutorado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Portugal (2018-2019). Lecionou em escolas públicas e particulares no Ensino Básico e, em Ensino Superior. Autora de Matemática do Programa Acelera Brasil do Instituto Ayrton Senna. Atualmente é professora adjunto da Universidade Federal do ABC, coordenadora do curso de Licenciatura em Matemática da UFABC (2023-2025) e professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática da UFABC. Sua área de pesquisa está relacionada ao Ensino de Matemática, Ensino de Álgebra e Formação de Professores que ensinam matemática (Texto informado pelo autor). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9566810844019670 (06/08/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil - Caixa-postal: 05468 Telefone: (011) 49968328 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (14)
      1. 6o Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - 6o SIPEMAT.OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES ACERCA DO RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. 2024. (Simpósio).
      2. XV EPEM ? Encontro Paulista de Educação Matemática ? XV EPEM, UNESP ? Guaratinguetá, 2023.. Professores Experimentando Tarefas de Aprendizagem Profissional acerca dos Processos de Raciocínio Matemático. 2023. (Congresso).
      3. XVI Conferencia Interamericana de Educación Matemática (XVI CIAEM). Lima-Peru. 2023. O PAPEL E AS AÇÕES DO FORMADOR DE PROFESSORES AO UTILIZAR TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA ENVOLVENDO O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO. 2023. (Congresso).
      4. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2022 - Caparica- PortugalEIEM 2022. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores: papel e ações do formador e uso de tarefas de aprendizagem profissional acerca dos processos de raciocínio matemático. 2022. (Congresso).
      5. IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - IX CIBEM. 2022. Uso de uma tarefa de aprendizagem profissional sobre anéis de integridade para aproximação entre a álgebra escolar e a acadêmica. 2022. (Congresso).
      6. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática ? XIV ENEM. Remoto, 2022. Papel e ações do formador de professores ao refletir sobre o uso de tarefas formativas na Licenciatura em Matemática. 2022. (Congresso).
      7. Estudos de aula na formação contínua de professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa s. 2021. (Seminário).
      8. Seminário REASON - Raciocínio Matemático e Formação de Professores - Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. 2021. (Seminário).
      9. XIII Summer Workshop in Mathematics.Promover aprendizagens profissionais a professores utilizando-se do raciocínio dos estudantes ao resolver tarefas matemáticas. 2021. (Seminário).
      10. Conferência Internacional de Investigação em Educação Matemática - SPIEM - SBEM - SEIEM. 2020. (Seminário).
      11. III Simpósio do Programa de Pós- Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. (Simpósio).
      12. IV Seminário Internacional CIEspMat | Pesquisa e Formação de professores para a melhoria da qualidade da prática matemática.O uso do raciocínio dos estudantes como ferramenta de aprendizagem para os professores. 2020. (Oficina).
      13. VII Fórum Paulista de Formação de Professores que Ensinam Matemática. 2020. (Simpósio).
      14. XII Summer Workshop in Mathematics? held at the University of Brasília. Mathematical and didactic knowledge of basic education teachers concerning patterns and regularities: reflections on continuing education based on practice. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (12)
      1. AGUIAR, M.. Como desenvolver os processos de raciocínio matemático na sala de aula. 2024. (Outro).. . 0.
      2. AGUIAR, M.. O raciocínio matemático na sala de aula (CNPq - Edital Universal). 2023. (Outro).. . 0.
      3. AGUIAR, M.. APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. 2023. (Outro).. . 0.
      4. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, MARCIA. III WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2021. Outro
      5. AGUIAR, MARCIA; RIBEIRO, A. J.. O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO NO ENSINO DE ÁLGEBRA NA ESCOLA BÁSICA - Curso de extensão. 2021. Outro
      6. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. II WORKSHOP DO GRUPO DE PESQUISA FORMATE: O USO DE TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR E DO FORMADOR DE PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2020. Outro
      7. AGUIAR, M.. XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM. 2020. (Congresso).. . 0.
      8. AGUIAR, M.. I WORKSHOP -TAREFAS DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA. 2019. (Outro).. . 0.
      9. AGUIAR, M.. UFABC para todos. 2017. .. . 0.
      10. AGUIAR, M.. História da Álgebra -Palestra proferida pelo Prof. Dr. Flávio Ulhoa Coelho (IME-USP). 2017. (Outro).. . 0.
      11. AGUIAR, M.. Roda de conversa baseada em experiências brasileiras inspiradas na pedagogia de José Pacheco. 2016. (Outro).. . 0.
      12. AGUIAR, M.. UFABC para todos. 2016. (Exposição).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Marcia Aguiar ⇔ Alessandro Jacques Ribeiro (12.0)
        1. SILVA, DANIELA INES BALDAN DA ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. AVENTURA FORMATIVA ACERCA DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NOS ANOS INICIAIS: DAS APRENDIZAGENS PLANEJADAS ÀQUELAS QUE SURPREENDEM. VIDYA (SANTA MARIA. ONLINE). v. 43, p. 77-97, issn: 2176-4603, 2023.
        2. BALDAN DA SILVA, DANIELA INÊS ; Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA. Aprendizagem relatada por três professoras e o ensino de álgebra nos anos iniciais. PNA : REVISTA DE INVESTIGACIÓN EN DIDÁCTICA DE LA MATEMÁTICA. v. 17, p. 323-346, issn: 1887-3987, 2023.
        3. BATISTA FLOSE JARDIM, VANIA ; JACQUES RIBEIRO, ALESSANDRO ; AGUIAR, MARCIA. O uso de Tarefas de Aprendizagem Profissional para o ensino da estrutura algébrica de Grupos na Licenciatura em Matemática. PERSPECTIVAS DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. v. 16, p. 1-21, issn: 2359-2842, 2023.
        4. JARDIM, VANIA BATISTA FLOSE ; AGUIAR, MARCIA ; Ribeiro, Alessandro Jacques. Professional learning tasks and mathematical knowledge involving the algebraic structure of Groups: an experience in the degree in Mathematics teaching. REVISTA INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA (RIPEM). v. 13, p. 1-21, issn: 2238-0345, 2023.
        5. Aguiar, Marcia ; RIBEIRO, ALESSANDRO JACQUES. OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM VIVENCIADAS POR PROFESSORES DE MATEMÁTICA: EXPERIÊNCIAS ADVINDAS DE UM PROCESSO FORMATIVO ANCORADO NA PRÁTICA DOCENTE. PARADIGMA (MARACAY). v. 43, p. 273-296, issn: 2665-0126, 2022.
        6. SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. Desvelando caminhos para a aprendizagem profissional do professor que ensina matemática nos anos iniciais: análise das ações de uma formadora. Educação Matemática Pesquisa. v. 24, p. 418-455, issn: 1983-3156, 2022.
        7. Ribeiro, Alessandro Jacques ; GONÇALVEZ, MARCEL MESSIAS ; AGUIAR, MARCIA. Ressignificando conhecimentos profissionais de um professor em pesquisa sobre a própria prática: o ensino de álgebra e o conceito de simetria. BOLETIM GEPEM (ONLINE). v. 80, p. 193-230, issn: 2176-2988, 2022.
        8. AGUIAR, MARCIA; PONTE, J. P. ; RIBEIRO, A. J.. Conhecimento Matemático e Didático de Professores da Escola Básica acerca de Padrões e Regularidades em um Processo Formativo Ancorado na Prática. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA. v. 35, p. 794-814, issn: 1980-4415, 2021.
        9. RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M. ; TREVISAN, A. L.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores ao discutir coletivamente uma aula sobre padrões e regularidades. Revista Quadrante. v. 29, p. 52-73, issn: 2183-2838, 2020.
        10. Ribeiro, Alessandro Jacques ; AGUIAR, MARCIA ; Trevisan, André Luis ; Elias, Henrique Rizek. How Teachers Deal with Students¿ Mathematical Reasoning When Promoting Whole-Class Discussion During the Teaching of Algebra. Em: Alina Galvão Spinillo; Síntria Labres Lautert; Rute Elizabete de Souza Rosa Borba. (Org.). Mathematical Reasoning of Children and Adults. 1aed.Cham. : Springer International Publishing. 2021.p. 239-264.
        11. AGUIAR, M. ; RIBEIRO, A. J.. Oportunidades de aprendizagem vivenciadas por professores acerca do raciocínio matemático. Em: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. 6º SIPEMAT, v. 1, p. 1-12, 2024.
        12. SILVA, D. I. B. ; RIBEIRO, A. J. ; AGUIAR, M.. MUDANÇAS NAS FORMAS DE PENSAR E CONCEBER O PENSAMENTO ALGÉBRICO: UM ESTUDO COM TRÊS PROFESSORAS DOS ANOS INICIAIS,. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1196-1203, 2020.

      • Marcia Aguiar ⇔ Evonir Albrecht (1.0)
        1. SBRANA, M. F. C. ; ALBRECHT, E. ; AGUIAR, M.. A CONTEXTUALIZAÇÃO CTS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA NAS QUESTÕES DO ENEM. Em: XIV ENCONTRO PAULISTA DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - EPEM, v. 1, p. 1317-1327, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22