PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Solange Wagner Locatelli

Doutora em Ensino de Química pela Universidade de São Paulo. Desde 2016, é professora adjunta na Universidade Federal do ABC. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Curtin (Australia), em Educação Química. Atuou por mais de 20 anos como professora na Educação Básica. Foi coordenadora (e vice) do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática (PEHCM). Orienta mestrado/doutorado como docente permanente na UFABC - no PEHCM (ensino) e CTQ Ciência e Tecnologia - Química (ensino de química), colaborando também na UNIFESP (ensino). Líder do Grupo de Pesquisa PECME (CNPq). Participa do corpo editorial de 5 periódicos científicos nacionais e internacionais, entre eles o Problems of Education in the 21st Century e Amazônia. Pesquisa a metacognição; aproximações da educação com a neurociência; Ensino por Investigação; desenhos; os níveis de representação e a Educação de Surdos. Membro da IUPAC e Representante Regional Sudeste da SBEnQ. Coordena projetos científicos com financiamento FAPESP e CNPq, sendo Bolsista Produtividade CNPq. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/8962640200169519 (07/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968387
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2023-Atual. Desenhos na aprendizagem de conceitos científicos no início da vida escolar
      Descrição: O foco deste projeto de pesquisa intenciona compreender como a utilização de desenhos pode favorecer a construção/reconstrução/revisão de conceitos científicos com estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação Infantil, com foco nas aulas de ciências.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    2. 2023-Atual. A utilização de desenhos na (re)construção de conceitos químicos no contexto da sala de aula
      Descrição: O foco deste projeto de pesquisa é a sala de aula, intencionando-se compreender como a utilização de desenhos pode favorecer a construção/reconstrução/revisão de conceitos químicos com estudantes do Ensino Médio e do Ensino Superior.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / BRUNO GUMIERI FERNANDES - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / juliana renovato vizza - Integrante / Marcella Seika Shimada - Integrante / Mauro Mocerino - Integrante / David Franklin Treagust - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    3. 2022-Atual. Análise do Ensino por Investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.Projeto 409601/2021-7. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / Marcella Seika Shimada - Integrante / Angela James - Integrante / Lívia de Sousa Silva - Integrante / Higor Vinícius Camargo Corrêa - Integrante / Brenno Fernandes Dorte - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Simone Alves de Assis Martorano - Integrante / Guilherme Brockington - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Angela James - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Natalia Pirani Ghilardi-Lopes.
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leonardo André Testoni - Integrante / Simone Martorano - Integrante / BROCKINGTON, GUILHERME - Integrante / Solange Locatelli - Coordenador / Angela James - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Leonardo André Testoni.
    4. 2021-Atual. Aspectos da metacognição e da neurociência em ciências e na matemática
      Descrição: A importância da metacognição e da neurociência têm se revelado a cada dia para o processo de ensino-aprendizagem em ciências e na matemática, conforme pontuado por alguns estudos. A busca pela compreensão do papel da metacognição e da neurociência no ensino-aprendizagem em ciências e matemática, bem como no desenvolvimento profissional dos docentes, é desejável por toda comunidade científica. Esse projeto de pesquisa tem a intenção de se utilizar de uma metodologia qualitativa para possibilitar uma maior compreensão do processo como um todo, envolvendo discentes da graduação, da pós-graduação e pesquisadores colaboradores da UFABC e de outras IES. Os instrumentos de coleta utilizados serão registros em audiovisual, registros feitos pelos alunos, questionários, entrevistas, utilização do eye-tracking, etc. Como resultados, espera-se uma melhor compreensão dos processos de aprendizagem.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / BRUNO GUMIERI FERNANDES - Integrante / JADIS HENRIQUE PICIRILLI DA SILVA - Integrante / Larissa Souza de Oliveira - Integrante / Rubens Pessoa Gomes - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Carla Patricia Araujo Florentino - Integrante / Vanessa Martins de Oliveira - Integrante / Adriana Bigido Rocha - Integrante / juliana renovato vizza - Integrante / Maria Angélica Novaes Pereira - Integrante / Marcella Seika Shimada - Integrante / Gustavo Henrique Santana - Integrante / Lílian Moreira dos Santos - Integrante / Ricardo Luís de Souza - Integrante.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.
    5. 2020-Atual. Aspectos reflexivos na formação de professores
      Descrição: A formação de professores pode ser construída a partir da reflexão sobre algumas estratégias utilizadas por eles, bem como todas as ações inerentes à sua prática pedagógica. A metodologia utilizada apoia-se na pesquisa qualitativa, buscando investigar sobre o uso de estratégias e aspectos gerais relacionados à sua prática pedagógica, considerando-se aulas de ciências e de matemática. Busca-se compreender como se dá o desenvolvimento profissional destes docentes, na busca por profissionais mais autônomos e reflexivos acerca de suas práticas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (2) . Integrantes: Solange Wagner Locatelli - Coordenador / Giovanni Scataglia Botero Paz - Integrante / Leonardo André Testoni - Integrante / Adriana Bigido Rocha - Integrante / Ricardo Luís de Souza - Integrante.
      Membro: Solange Wagner Locatelli.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (24)
      1. Formação pedagógica - Colégio Ateneu.Metacognição, neurociência e a sala de aula. 2024. (Encontro).
      2. VI QUIEDUCA ? COLÓQUIO DA LICENCIATURA EM QUÍMICA.METACOGNIÇÃO E POSSIBILIDADES PARA ENSINAR E APRENDER. 2024. (Outra).
      3. XXII Encontro Nacional do Ensino de Química.Metacognição no ensino de química. 2024. (Encontro).
      4. 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education (BALTICSTE2023).Drawings to learn chemistry: Limits and possibilities. 2023. (Simpósio).
      5. Australian Conference on Science and Mathematics Education. PATTERNS DEMONSTRATED BY COLLEGE STUDENTS IN DRAWINGS REGARDING SODIUM CHLORIDE AND IMPLICATIONS FOR THE CLASSROOM. 2023. (Congresso).
      6. Natural Science Education in a comprehensive school - 2023. Reflections and actions on Inquiry-Based Learning in teacher education - Brazil and South Africa connections. 2023. (Congresso).
      7. X Congreso Internacional sobre Formación de Professores de Ciencias. Desenhos como possibilidade do repensar docente numa perspectiva metacognitiva. 2023. (Congresso).
      8. International conference on chemistry education (ICCE - África do Sul). THE USE OF A METAVISUAL STRATEGY AND SELF-QUESTIONING TO LEARN CHEMISTRY CONCEPTS. 2022. (Congresso).
      9. IOSTE. Analysis of drawings made by deaf students in the representation of water evaporation using the PhET simulator. 2022. (Congresso).
      10. Movimentos Docentes. A metacognição em sala de aula para aprender e ensinar melhor. 2022. (Congresso).
      11. NATURAL SCIENCE EDUCATION IN A COMPREHENSIVE SCHOOL-2022.The didactic approach of inquiry-based learning with the use of drawings ? considerations and notes for future research. 2022. (Encontro).
      12. 18.o Simpósio Brasileiro de Educação Química - SIMPEQUI.A metacognição e o Ensino de Química. 2021. (Simpósio).
      13. 27th National Scientific Practical Conference. USING ALTERNATIVE STRATEGY FOR IMPLEMENTING SIMPLE INVESTIGATIVE ACTIVITIES TO LEARN CHEMISTRY IN THE CLASSROOM. 2021. (Congresso).
      14. 4 rd INTERNATIONAL BALTIC SYMPOSIUM ON SCIENCE AND TECHNOLOGY EDUCATION.Drawing to learn science - some reflections. 2021. (Simpósio).
      15. I Encontro Nacional de Estudos em Metacognição.Estratégias metacognitivas auxiliando na aprendizagem com relação aos níveis de representação em química. 2021. (Encontro).
      16. III Semana da Química da UNIVASF.O papel do professor de química em tempos de fake news. 2021. (Outra).
      17. IX Congreso internacional sobre formación de profesores de ciencias. Repensando a formação inicial de professores de química: atividades metavisuais e a reconstrução conceitual. 2021. (Congresso).
      18. VIII Jornada de História da Ciência e Ensino e ao II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino. Uma abordagem histórica do mito de Galileu em meios digitais educacionais: possibilidades e aproximações. 2021. (Congresso).
      19. VI Semana de Pedagogia - Fatece.O professor do futuro e as competências metacognitivas na sua prática docente - reflexões.. 2021. (Outra).
      20. Colóquio Internacional de Pesquisa em Educação - Angola.Metacognição e aprimoramento da escrita acadêmica. 2020. (Outra).
      21. Planejamento de cursos virtuais: como organizar sua disciplina- UFABC.Avaliação on-line: algumas reflexões/ideias. 2020. (Outra).
      22. Seminários da pesquisa II.Contribuições da metacognição no processo de ensino-aprendizagem. 2020. (Seminário).
      23. Seminários em educação química I e II do Programa de Pós-graduação em Química - UFAlfenas.Algumas considerações sobre a metacognição no ensino. 2020. (Simpósio).
      24. Videocast - SESI-SP.Atividades investigativas por meio da tecnologia digital: limites e possibilidades. 2020. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (4)
      1. LOCATELLI, S. W.; LAMANAUSKAS, V.. 5th International Baltic Symposium on Science and Technology Education, Lithuania. 2023. Congresso
      2. LOCATELLI, S. W.; LAMANAUSKAS, V.. 4th International Baltic Symposium on Science and Technology Education, Lithuania. 2021. Congresso
      3. LOCATELLI, S. W.; ROSA, C. T. W. ; NEIDE, I. G. ; CORREA, N. ; PEIXOTO, M. A. P. ; BRABO, J. N. C.. I Encontro Nacional de Estudos em Metacognição. 2021. Congresso
      4. LOCATELLI, S. W.; MIRANDA, M. A. G. ; CERQUEIRA, B. R. S. ; PAZ, G. S. B. ; ROCHA, A. B. ; LIMA, G. S. ; SILVA, F. A. ; SILVA, A. L.. III Simpósio da Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática. 2020. Congresso

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Solange Wagner Locatelli ⇔ Leonardo André Testoni (16.0)
        1. LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Desenhos como possibilidade do repensar docente numa perspectiva metacognitiva. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 55, p. 876-879, issn: 2323-0126, 2024.
        2. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA. Finalidades educativas escolares e conhecimento pedagógico de conteúdo científico: um estudo exploratório nos anos iniciais. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 55, p. 884-888, issn: 2323-0126, 2024.
        3. Dorte, B. ; Paz, G. ; Martorano, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. Amazônia (UFPA). v. 20, p. 222-234, issn: 2317-5125, 2024.
        4. ROCHA, ADRIANA BIGIDO ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. REVISTA REAMEC. v. 11, p. e23023-23, issn: 2318-6674, 2023.
        5. LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. Revisitando a utilização de plataformas digitais no Ensino de Ciências: uma proposta de revisão bibliográfica. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 3658-3683, issn: 1989-4155, 2023.
        6. LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; James, A.. Across the ocean: contributions of inquiry-based learning in Brazilian and South Africans teachers' perceptions. INTERMEIO (UFMS). v. 29, p. 11-30, issn: 1413-0963, 2023.
        7. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; Locatelli, C.V.. Finalidades Educativas Escolares: percepções de licenciandos em ciências sobre a escola na atualidade. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. 10, p. 1-10, issn: 2007-9842, 2023.
        8. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; Martorano, S. ; JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A.. O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais. Chemical Education in Point of View. v. 7, p. 1-14, issn: 2527-0915, 2023.
        9. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Azevedo, M.N. ; Linardi, P. ; LOCATELLI, S.. Formação inicial docente no estágio supervisionado: caminhos criativos de futuros professores de física. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 39, p. 472-492, issn: 2175-7941, 2022.
        10. TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, C. W. ; LOCATELLI, S. W. ; GOMES, A. B.. Galileu e o mito da torre de Pisa: revisitando a temática em meios digitais educativos. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. v. 5, p. 490-515, issn: 2595-7376, 2022.
        11. TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, S. W. ; MARTORANO, S. A. A. ; SANTOS, M. A.. Histórias em quadrinhos e o Ensino de Química: percepção docente de uma proposta investigativa. COMUNICAÇÕES (UNIMEP). v. 28, p. 261-277, issn: 2238-121X, 2021.
        12. LOCATELLI, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Repensando a formação inicial de professores de química: atividades metavisuais e a reconstrução conceitual. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. extra, p. 1282-1288, issn: 2323-0126, 2021.
        13. TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, S. W. ; VIANA, H. B. ; COSTA, A. A. A.. Evolução de padrões argumentativos acerca de modelos atômicos: uma proposta investigativa para o Ensino Fundamental. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 7, p. 58-73, issn: 2447-6099, 2021.
        14. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Locatelli, C.V. ; LOCATELLI, S. ; GOMES, A. B.. A historical approach to the galileo myth in digital educational media: Possibilities and approaches. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES. v. 23, p. 58-61, issn: 2178-2911, 2021.
        15. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Fátima, R. ; LOCATELLI, S.. Mulheres na ciência: representações sociais entre licenciandos e docentes em física no Brasil. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extra, p. 864-870, issn: 2323-0126, 2021.
        16. Locatelli, C.V. ; Koga, T. ; Prado, E.A. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, S.. Plataforma Khan Academy e o ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e4899108801-15, issn: 2525-3409, 2020.

      • Solange Wagner Locatelli ⇔ José Guilherme de Oliveira Brockington (1.0)
        1. LOCATELLI, S. W.; BROCKINGTON, G.. Reconstruindo ideias prévias em equilíbrio químico por meio da tecnologia.. Revista Querubim (Online). v. 16, p. 86-93, issn: 1809-3264, 2020.

      • Solange Wagner Locatelli ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
        1. GARCIA, M. S. ; SIQUEIRA, B. O. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; LOCATELLI, Solange Wagner. O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos ? limites e possibilidades. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 6, p. 273-281, issn: 2447-6099, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22