PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Maisa Helena Altarugio

Possui graduação em Química (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (1990), Mestrado em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação (2007), também pela Universidade de São Paulo. Tem formação em Psicodrama Socioeducacional. Fez estágio pós-doutoral na Université de Montreal (Canadá). Possui Pós-Doutorado na UNESP - Rio Claro. É professora associada da Universidade Federal do ABC, desde 2008, docente do curso de Licenciatura em Química e do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática. Coordena o núcleo de Química no Programa Residência Pedagógica. Atualmente é Coordenadora do curso de Licenciatura em Ciências Naturais e Humanas da UFABC. Suas pesquisas estão voltadas para o ensino de Ciências/Química e para a formação de professores, campos onde articula a Educação, a Psicanálise, as Artes e o Psicodrama. Ganhadora do Prêmio FEBRAP 2020. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6340873783058219 (09/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968381 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Química
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Articulação entre equidade, interculturalidade e educação ambiental nas práticas escolares e formativas: ampliando possibilidades em diferentes biomas
      Descrição: Este projeto submetido para Chamada CNPq/MCTI N 10/2023 - Faixa B - Grupos Consolidados, coordenado por Rosana Louro Ferreira Silva, buscará gerar evidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidade entre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambientalde formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articuladorpara a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciaisteóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade,educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa comprofessores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambientalescolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entreos currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos eprocessos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede,bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nastemáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares epedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professorese de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de formacolaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório deExperiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticaspúblicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formaçãosocioambiental de estudantes e professores da educação básica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Eliane Cristina Couto de Lima - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Amanda Rodrigues Mota - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.
    2. 2023-Atual. Equidade e sustentabilidade na articulação entre currículos, práticas pedagógicas e formação docente em escolas públicas paulistas
      Descrição: Este projeto está sendo submetido junto ao edital PROEDUCA da FAPESP, na linha Ensino Público, e buscará gerarevidências científicas sobre o potencial das escolas para uma educação ambiental focada na indissociabilidadeentre sustentabilidade e equidade. Será desenvolvido em parceria do Grupo de Pesquisa em Educação ambientalde formação de educadores com professores de escolas públicas e se propõe a investigar um processo articuladorpara a consolidação de escolas sustentáveis, baseadas na equidade e na justiça socioambiental. Os referenciaisteóricos que estão sendo mobilizados são os da pesquisa participante, aprendizagem social, complexidade,educação ambiental crítica e da educação para a equidade. O objetivo é investigar, de forma colaborativa comprofessores da educação básica pública, os desafios e potencialidade dos processos de educação ambientalescolar, considerando uma formação com equidade para a sustentabilidade, a partir do tripé de associação entreos currículos e seus materiais associados, práticas escolares e formação docente, analisando produtos eprocessos formativos. As etapas da pesquisa perpassam a análise documental, os processos formativos em rede,bem como a investigação de processos de autoria escolares no engajamento de estudantes e professores nastemáticas de sustentabilidade socioambiental. Os dados serão coletados por meio de documentos curriculares epedagógicos, questionários, grupo focal, entrevistas, interações discursivas e análise de produções de professorese de estudantes em processos formativos. Os resultados esperados serão consolidados e divulgados de formacolaborativa nas escolas e cursos de formação continuada, bem como por meio de um Repositório deExperiências Utilizáveis para a Sustentabilidade e Equidade (REUSE) e possibilitarão contribuições em políticaspúblicas educacionais e de abordagens pedagógicas interdisciplinares que visem à melhoria da formaçãosocioambiental de estudantes e professores da educação básica. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maisa Helena Altarugio - Integrante / Rosana Louro Ferreira Silva - Coordenador / Beatriz Vieira Freire - Integrante / Cristina Leite - Integrante / Denise de La Corte Bacci Toledo - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi-Lopes - Integrante / Patricia Mie Matsuo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Cooperação.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (1)
    1. Categoria 2 - Artigo inédito de alunos nos Níveis II e III (ainda cursando) e/ou titulados nível I com até 05 anos de conclusão, FEBRAP - Federação Brasileira de Psicodrama.. 2020.
      Membro: Maisa Helena Altarugio.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (5)
    1. III Congresso Nacional de Ensino de Ciências e Formação de Professores. O ENSINO REMOTO E A DOMESTICAÇÃO DE TICS EM AULAS INTERDISCIPLINARES DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA. 2022. (Congresso).
    2. 20º Encontro Nacional de Ensino de Química - ENEQ.FATORES QUE PROMOVEM EXPERIÊNCIAS SATISFATÓRIAS NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS NA VISÃO DE LICENCIANDOS EM QUÍMICA. 2021. (Encontro).
    3. 2e Congrès international sur la formation et la profession enseignante - Brésil. Aprendizagens de professores no ensino remoto: quais permanecem?. 2021. (Congresso).
    4. AFIRSE. O resgate do papel do professor: uma análise a partir das contribuições do Psicodrama Pedagógico no contexto da formação docente. 2020. (Congresso).
    5. VII CONEDU - Congresso Nacional de Educação. Explorando a interface do lúdico com o ensino de ciências através das músicas do grupo Palavra Cantada. 2020. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Maisa Helena Altarugio ⇔ Ailton Paulo de Oliveira Júnior (1.0)
        1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1 ed. Santo André: EDUFABC, 2022. v. 1, p. 332.

      • Maisa Helena Altarugio ⇔ Solange Wagner Locatelli (1.0)
        1. GARCIA, M. S. ; SIQUEIRA, B. O. ; ALTARUGIO, Maisa Helena ; LOCATELLI, Solange Wagner. O jogo para repensar conceitos de equilíbrio químico na percepção dos pibidianos ? limites e possibilidades. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 6, p. 273-281, issn: 2447-6099, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22