PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Leonardo André Testoni

Doutor em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Mestre em Educação (ênfase em Ciências e Matemática) pela Universidade de São Paulo. Realizou Estágio Pós-doutoral na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), na área de Educação: Psicologia da Educação. Graduado em Física pela Universidade de São Paulo e Química pela Universidade Municipal de Taubaté. Atualmente, é Professor Adjunto e Pesquisador na Universidade Federal de São Paulo (Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas) e orientador do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PECMA - UNIFESP). Atua, também, como orientador e docente colaborador no Programa de Pós-graduação em Ensino e História das Ciências e Matemática, na Universidade Federal do ABC. Especialista em Química Forense e Perito Forense nomeado pelo Conselho Regional de Química - IV Região (núm. 04166209). Atuou como Perito Criminal da Superintendência de Polícia Técnico-científica de São Paulo. Atuou como pesquisador do Laboratório de Ensino de Física (LAPEF) da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Ciências da Natureza/ Matemática/ Educação, com ênfase em Processos de Ensino-Aprendizagem, Formação de Professores, História e Filosofia das Ciências e Matemática e Articulação Pedagógica entre Matemática e Física. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1385972728034443 (13/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: COLABORADOR
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de São Paulo, Campus Diadema. Rua Antônio Doll de Moraes, 105 Centro 09920540 - Diadema, SP - Brasil Telefone: (011) 33193300 URL da Homepage: www.unifesp.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Física
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2022-Atual. Análise do Ensino por Investigação por meio do design-based research: um estudo comparado da formação docente em ciências entre Brasil e África do Sul (CNPq-Universal)
      Descrição: Por meio de uma parceria entre as IES: Universidade Federal do ABC, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Kwazulu-Natal (África do Sul), esta pesquisa pretende se aprofundar em compreender a formação docente com relação à utilização do Ensino por Investigação em suas práticas pedagógicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Leonardo André Testoni - Integrante / Simone Martorano - Integrante / BROCKINGTON, GUILHERME - Integrante / Solange Locatelli - Coordenador / Angela James - Integrante / Natalia Pirani Ghilardi - Integrante. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Leonardo André Testoni.
    2. 2021-Atual. Ensino de Ciências e Matemática e sua articulação no contexto escolar e não-formal
      Descrição: Trata-se de macroprojeto relativo à linha de pesquisa "Ensino e Aprendizagem em Ensino de Ciências e Matemática". Projeto este que tem como objetivo desenvolver, implementar e avaliar práticas pedagógicas inovadoras na aprendizagem de conceitos científicos e na formação docente nas áreas de educação científica e matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leonardo André Testoni - Integrante / Flaminio de Oliveira Rangel - Integrante / Simone Martorano - Integrante / Patricia Linardi - Coordenador / Ana Maria dos Santos Gouw - Integrante / Camilo Lellis Santos - Integrante.
      Membro: Leonardo André Testoni.
    3. 2020-Atual. GEPECIM - Grupos de Estudos e Pesquisas em Ensino de Ciências e Matemática
      Descrição: Grupo de Pesquisa multidisciplinar e multi-instituições com objetivo de promover estudos e investigações teórico-metodológicas na área de ensino de Ciências e Matemática.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Leonardo André Testoni - Coordenador / Paulo Henrique Souza - Integrante / Iago Tahan Lavorato - Integrante / Hélio Viana - Integrante / Danilo Macedo - Integrante / Marcelo Machado Nogueira - Integrante / Patrícia Arruda Martins - Integrante / Solange Locatelli - Integrante / Marco Antonio Lira - Integrante / Claudinei Jacobucci - Integrante / Arthur Biasotto Gomes - Integrante / Eneias de Almeida Prado - Integrante. Número de produções C, T & A: 19 / Número de orientações: 1
      Membro: Leonardo André Testoni.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (15)
      1. IX SIACTS.História das Ciências em Livros Didáticos para os Anos Iniciais: uma proposta de análise em uma perspectiva CTS no contexto brasileiro. 2024. (Seminário).
      2. VI Congresso Nacional de Formação de Professores. A Articulação Física-Matemática em um contexto extensionista: um estudo de caso sobre percepções de futuros professores de ciências e física. 2023. (Congresso).
      3. Workshop - Inquiry-Based Learning.Inquiry-Based Learning. 2023. (Oficina).
      4. X Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. Aproximações Iniciais entre Finalidades Educativas Escolares e Conhecimento Pedagógico de Conteúdo nos anos iniciais do ensino fundamental. 2023. (Congresso).
      5. XVI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE,. "FINALIDADES EDUCATIVAS ESCOLARES E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: uma visão exploratória das percepções docentes". 2023. (Congresso).
      6. V Jornadas Internacionales: Problemáticas en torno a la Enseñanza en la Educación Superior. Diálogo abierto entre la Didáctica General y las Didácticas Específicas. Prácticas experienciales a distancia en la formación de futuros profesores de física. 2022. (Congresso).
      7. V Jornadas Internacionales: Problemáticas en torno a la Enseñanza en la Educación Superior. Diálogo abierto entre la Didáctica General y las Didácticas Específicas. Aprendizaje basado en problemas. 2022. (Congresso).
      8. XX Symposium of International Organization for Science and Technology Education (IOSTE).Chemistry education in the early years: a case study involving the concept of density in a digital platform. 2022. (Simpósio).
      9. II Congresso Internacional de História da Ciência no Ensino. A historical approach to the galileo myth in digital educational media: Possibilities and approaches. 2021. (Congresso).
      10. IX Congreso Internacional sobre Formación de Profesores de Ciencias. MULHERES NA CIÊNCIA: REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ENTRE LICENCIANDOS E DOCENTES EM FÍSICA NO BRASIL. 2021. (Congresso).
      11. XIII Encontro Nacional de Educação em Ciências.MODELAGEM MATEMÁTICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE FÍSICA: APROXIMAÇÕES INICIAIS NA ABORDAGEM DA QUEDA LIVRE. 2021. (Encontro).
      12. Congresso Nacional de Química. 2020. (Congresso).
      13. Encontro de Pesquisa em Ensino de Física.PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA A DISTÂNCIA: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA SOBRE O ENSINO REMOTO DE ENERGIA MECÂNICA. 2020. (Encontro).
      14. Encontro Paulista de Educação Matemática.Modelagem Matemática e Funções: percepções discentes em um contexto de pandemia. 2020. (Encontro).
      15. I Congresso on-line nacional de ensino de Química, Física, Biologia e Matemática. UMA ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE O ENSINO DE FÍSICA COM INSERÇÃO DE AULAS PRÁTICAS ON-LINE. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Simpósio Nacional de Ensino de Física. 2021. (Congresso).. . 0.
      2. TESTONI, L. A.. I PRATIC - Simpósio de Práticas Docentes Compartilhadas. 2020. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Leonardo André Testoni ⇔ Solange Wagner Locatelli (16.0)
        1. LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Desenhos como possibilidade do repensar docente numa perspectiva metacognitiva. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 55, p. 876-879, issn: 2323-0126, 2024.
        2. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA. Finalidades educativas escolares e conhecimento pedagógico de conteúdo científico: um estudo exploratório nos anos iniciais. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. 55, p. 884-888, issn: 2323-0126, 2024.
        3. Dorte, B. ; Paz, G. ; Martorano, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. As Representações Sociais de professores unidocentes acerca da abordagem do Ensino por Investigação nas aulas de Ciências Naturais e suas dificuldades de implementação. Amazônia (UFPA). v. 20, p. 222-234, issn: 2317-5125, 2024.
        4. ROCHA, ADRIANA BIGIDO ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. PROFESSORES UNIDOCENTES: ANALISANDO A ELABORAÇÃO DE PLANEJAMENTOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS. REVISTA REAMEC. v. 11, p. e23023-23, issn: 2318-6674, 2023.
        5. LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER. Revisitando a utilização de plataformas digitais no Ensino de Ciências: uma proposta de revisão bibliográfica. CUADERNOS DE EDUCACIÓN Y DESARROLLO. v. 15, p. 3658-3683, issn: 1989-4155, 2023.
        6. LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; James, A.. Across the ocean: contributions of inquiry-based learning in Brazilian and South Africans teachers' perceptions. INTERMEIO (UFMS). v. 29, p. 11-30, issn: 1413-0963, 2023.
        7. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; PLACCO, VERA MARIA NIGRO DE SOUZA ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; Locatelli, C.V.. Finalidades Educativas Escolares: percepções de licenciandos em ciências sobre a escola na atualidade. LATIN AMERICAN JOURNAL OF SCIENCE EDUCATION. v. 10, p. 1-10, issn: 2007-9842, 2023.
        8. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; LOCATELLI, SOLANGE WAGNER ; LOCATELLI, CLAUDIO WAGNER ; Martorano, S. ; JACOBUCCI, C. ; LIRA, M. A.. O ensino de densidade: estudo de caso envolvendo uma plataforma digital nos anos iniciais. Chemical Education in Point of View. v. 7, p. 1-14, issn: 2527-0915, 2023.
        9. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Azevedo, M.N. ; Linardi, P. ; LOCATELLI, S.. Formação inicial docente no estágio supervisionado: caminhos criativos de futuros professores de física. CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. v. 39, p. 472-492, issn: 2175-7941, 2022.
        10. TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, C. W. ; LOCATELLI, S. W. ; GOMES, A. B.. Galileu e o mito da torre de Pisa: revisitando a temática em meios digitais educativos. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA. v. 5, p. 490-515, issn: 2595-7376, 2022.
        11. TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, S. W. ; MARTORANO, S. A. A. ; SANTOS, M. A.. Histórias em quadrinhos e o Ensino de Química: percepção docente de uma proposta investigativa. COMUNICAÇÕES (UNIMEP). v. 28, p. 261-277, issn: 2238-121X, 2021.
        12. LOCATELLI, S. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ. Repensando a formação inicial de professores de química: atividades metavisuais e a reconstrução conceitual. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. extra, p. 1282-1288, issn: 2323-0126, 2021.
        13. TESTONI, L. A. ; LOCATELLI, S. W. ; VIANA, H. B. ; COSTA, A. A. A.. Evolução de padrões argumentativos acerca de modelos atômicos: uma proposta investigativa para o Ensino Fundamental. REVISTA DEBATES EM ENSINO DE QUÍMICA. v. 7, p. 58-73, issn: 2447-6099, 2021.
        14. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Locatelli, C.V. ; LOCATELLI, S. ; GOMES, A. B.. A historical approach to the galileo myth in digital educational media: Possibilities and approaches. HISTÓRIA DA CIÊNCIA E ENSINO: CONSTRUINDO INTERFACES. v. 23, p. 58-61, issn: 2178-2911, 2021.
        15. TESTONI, LEONARDO ANDRÉ; Fátima, R. ; LOCATELLI, S.. Mulheres na ciência: representações sociais entre licenciandos e docentes em física no Brasil. TECNÉ, EPISTEME Y DIDAXIS: TED (REVISTA DE LA FACULTAD DE CIENCIA Y TECNOLOGÍA). v. Extra, p. 864-870, issn: 2323-0126, 2021.
        16. Locatelli, C.V. ; Koga, T. ; Prado, E.A. ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; LOCATELLI, S.. Plataforma Khan Academy e o ensino de Matemática: o que dizem as pesquisas. RESEARCH, SOCIETY AND DEVELOPMENT. v. 9, p. e4899108801-15, issn: 2525-3409, 2020.

      • Leonardo André Testoni ⇔ José Guilherme de Oliveira Brockington (1.0)
        1. MESQUITA, LUCAS ; BROCKINGTON, GUILHERME ; TESTONI, LEONARDO ANDRÉ ; STUDART, NELSON. Metodologia do design educacional no desenvolvimento de sequências de ensino e aprendizagem no ensino de física. REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA (ONLINE). v. 43, p. e20200443., issn: 1806-9126, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22