PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Marcia Helena Alvim

Bacharel e Licenciada em Historia pela Universidade Estadual de Campinas (1997-2001), com mestrado (2001-2003) e doutorado (2003-2007) pelo Instituto de Geociências da UNICAMP, área de História das Ciências. Desde 2008 atua como docente na Universidade Federal do ABC no Centro de Ciências Naturais e Humanas, desenvolvendo pesquisas sobre os seguintes temas: narrativas europeias sobre o mundo natural americano, historiografia decolonial, interculturalidade, educação decolonial e relações entre História das Ciências e Educação Científica. Esteve na coordenação do curso de pós-graduação Lato Sensu em Filosofia e História da Ciência e da Tecnologia da Universidade Federal do ABC (2009-2011), vice-coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia das Ciências e da Matemática (2011-2012), Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino e História das Ciências e da Matemática (2015-2016) e Vice-Coordenadora do mesmo (2017-2018), sendo docente permanente deste programa desde sua criação em dez/2010. No período de 2012 a 2018 desempenhou a função de Coordenadora de Gestão do PIBID/UFABC. Atuou como segunda vice-presidente da Sociedade Brasileira de História da Ciência, para o período de 2020/2022 e atualmente participa no Conselho Deliberativo (2023/2025). Foi coordenadora Pró-tempore da Licenciatura em Ciências Humanas (UFABC) (2018-2021) e coordenadora da Especialização UAB/UFABC em História, Ciências, Ensino e Sociedade (2018-2022). Participou do Conselho Editorial da Editora da UFABC (2015/2017; 2019/2021; 2021/2023); Editora adjunta da Revista Brasileira de História da Ciência e da Tecnologia (2017-2020) e integra o Conselho Científico da Revista Brasileira de História da Ciência e da Tecnologia. Atualmente está como Vice-diretora do Centro de Ciências Naturais e Humanas da UFABC (2022-2025). (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/7194574336935932 (31/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Ciências Naturais e Humanas. Av. dos Estados, 5000, Sala 634, Bloco A, torre 3. Bangu 09090400 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968382 URL da Homepage: marcia.alvim@ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: História
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2023-Atual. Por uma História das Ciências decolonial - possibilidades para a educação através de novos problemas, novas abordagens e novos objetos
      Descrição: Este estudo tem por objetivo refletir sobre o potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos do período colonial, buscando problematizar a visão sobre os saberes indígenas expressa nestes documentos, ainda hoje utilizada como alicerce no âmbito educacional, sendo este conhecimento muitas vezes subalternizado ou invisibilizado devido à colonialidade do saber. Neste sentido buscaremos realizar uma discussão sobre a historiografia das ciências e sua interface com a educação, delineando uma proposta historiográfica decolonial com possibilidades de aplicabilidade no ensino de ciências. Para realizá-lo, partimos da premissa de que o estudo destes saberes, em ciências e em história, fomenta uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, promovendo possibilidades de interculturalidade na educação e de novos objetos, temas e abordagens historiográficas. A pesquisa possui abordagem qualitativa-teórica através de análise bibliográfica e documental. As crônicas de viagens dos séculos XVI e XVII a serem analisadas foram escritas por Jean de Léry, Claude DAbbeville, Gabriel Soares de Souza, Fernão Cardim e Pero de Magalhães Gandavo. Consideramos que as narrativas produzidas por europeus sobre a natureza e a cultura dos povos que habitavam a América apresentam-se como um importante instrumento para compreendermos a estruturação do discurso colonizador sobre o outro, pois estas produções embasaram a ótica da colonização epistemológica da América, marcadamente ocidentocêntrica. Neste sentido, discutir esta perspectiva promove a reflexão sobre a hegemonia intelectual e científica ocidental, buscando fazer-se perceber e conhecer outras formas de saberes, e fomentando uma pluralidade epistemológica, seja na educação ou na reflexão historiográfica.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Sônia Brzozowski - Integrante / Rosangela Rodrigues Oliveira - Integrante / Adriana Cristiana Galis - Integrante / GABRIEL HENRIQUE COSTA BENTO - Integrante / Maria Clara Cardoso Fernandes - Integrante.
      Membro: Marcia Helena Alvim.
    2. 2023-Atual. História das Ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores
      Descrição: Esta pesquisa, de caráter interdisciplinar, busca analisar o potencial da abordagem histórica decolonial para a formação de professores, através de reflexão teórica e historiográfica de fontes documentais dos séculos XVI e XVII e sua inserção em um curso de formação continuada de professores, buscando articular a discussão teórica e historiográfica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. Deste modo, este projeto almeja analisar o potencial da discussão decolonial no âmbito historiográfico e educacional através da inserção desta perspectiva na formação continuada de professores. Dentre os diversos conceitos que subsidiam a discussão decolonial, destacamos a colonialidade do saber/poder, o epistemicídio, a diversidade epistemológica e a interculturalidade. Deste modo, após a análise historiográfica realizaremos um curso de formação continuada buscando articular a discussão teórica desenvolvida com a formação de professores da área de ciências naturais. A pesquisa possui abordagem teórica e qualitativa a partir de análise bibliográfica e documental das fontes históricas indicadas e dos dados coletados no curso de formação de professores. Estes dados serão analisados a partir da Análise Textual Discursiva. Assim, o objetivo principal deste estudo constitui-se na compreensão do potencial da História das Ciências para uma educação decolonial, através da análise de documentos históricos e da proposição e estudo de uma formação continuada de professores. Para realizá-lo, partimos do pressuposto de que estes saberes promovem uma educação reflexiva que valoriza a diversidade epistêmica e cultural, através da interculturalidade na formação de professores em articulação com novas abordagens historiográficas. Ressaltamos o impacto deste estudo para fomentar novas discussões embasadas pelo viés decolonial, tanto quanto para a formação com excelência de recursos humanos para o âmbito educacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Marcia Helena Alvim - Coordenador / Sônia Brzozowski - Integrante / Suseli Vissicari - Integrante / Zaqueu Vieira Oliveira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Marcia Helena Alvim.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. 19a. Seminário Nacional de História da Ciência e da Tecnologia.História das Ciências decolonial: perspectivas para a formação de professores. 2024. (Seminário).
      2. International History, Philosophy and Science Teaching Group. História das Ciências decolonial: novos problemas, novas abordagense novos objetos. 2023. (Congresso).
      3. 18o. Seminário Nacional de História da Ciência.Possibilidades outras para a história das ciências: a contribuição das Epistemologias do Sul e do pensamento decolonial. 2022. (Seminário).
      4. 17o. Seminário Nacional de História da Ciência.Possíveis diálogos entre História das Ciências, Educação Científica de Paulo Freire. 2020. (Seminário).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. ALVIM, Marcia Helena. I Simpósio de Pesquisa em ensino e História de Ciências da Terra. 2007. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (2)
      • Marcia Helena Alvim ⇔ Fernanda Franzolin (3.0)
        1. LANDINHO, F. M. ; ALVIM, Marcia Helena ; Franzolin, Fernanda. Da história à alimentação: proposta de uma sequência didática para o ensino das plantas alimentícias. Revista Insignare Scientia. v. 7, p. 636-653, issn: 2595-4520, 2024.
        2. CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Eugenia à moda brasileira:: problematizações históricas para o Ensino de Genética. REVISTA BRASILEIRA DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS. v. 22, p. e37910, issn: 1806-5104, 2022.
        3. CARLOS, A. R. ; Franzolin, Fernanda ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Problematizações das relações de gênero no Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia: status da mulher, determinação de sexo biológico e controle reprodutivo. HISTÓRIA, CIÊNCIAS, SAÚDE-MANGUINHOS (IMPRESSO). v. 27, p. 781-801, issn: 0104-5970, 2020.

      • Marcia Helena Alvim ⇔ Adriana Pugliese Netto Lamas (1.0)
        1. ALVAIDE, N. ; PUGLIESE, A. ; ALVIM, MÁRCIA HELENA. Johannes Kepler no Clube da Lua: a descoberta da história de um dos fundadores da Astronomia moderna por crianças. REVISTA COCAR (ONLINE). v. 14, p. 759-780, issn: 1981-9269, 2020.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22