PPG-ensino-e-historia-das-ciencias-e-da-matematica

Ailton Paulo de Oliveira Júnior

Possui graduação em Ciências Estatísticas pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (1988), Licenciatura em Matemática pela Universidade Católica de Brasília (2005), Mestrado em Pesquisa Operacional pelo Instituto Militar de Engenharia (1991), Doutorado em Educação (Didática, Práticas Escolares e Técnicas de Ensino) pela Universidade de São Paulo (2003) e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (2009). Atualmente é professor Associado IV do curso de Licenciatura em Matemática do Centro de Matemática, Computação e Cognição e do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ensino e História das Ciências e da Matemática da Universidade Federal do ABC ? UFABC (linha de pesquisa: Ensino e Aprendizagem). É coordenador do Grupo de Estudos em Educação Estatística e Matemática - GEEM, certificado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tendo como prioridade a discussão e o estudo de questões relativas à Educação Estatística desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até o Ensino Superior. É coordenador dos seguintes projetos de pesquisa: A utilização da metodologia de resolução de problemas no ensino de Estatística, Probabilidade e Análise Combinatória; O ensino de conteúdos matemáticos na educação básica por meio da Equivalência de Estímulos; e Avaliação das atitudes em relação ao ensino de Estatística e Probabilidade de alunos e professores. As linhas de pesquisa relacionam-se com: concepções e atitudes de professores e alunos em relação ao ensino de Probabilidade e Estatística; Resolução de Problemas, jogos pedagógicos, equivalência de estímulos, tecnologias digitais, livros paradidáticos, análise de livros didáticos e abordagens históricas contribuindo para o ensino de Probabilidade, Estatística e Combinatória. É membro do comitê científico do Grupo de Trabalho de Educação Estatística (GT-12) da Sociedade Brasileira de Educação Matemática ? SBEM. Orienta pesquisas a nível de Mestrado e Doutorado associadas à Educação Estatística. Tem publicado suas pesquisas em periódicos e eventos científicos em nível nacional e internacional, em livros e capítulos de livro. Atualmente tem parceria de pesquisa com investigadores do Chile, Colômbia, Espanha e Portugal, contribuindo para a pesquisa em Educação Estatística no Brasil e no mundo. É membro da Rede Latinoamericana de Investigação em Educação Estatística ? RELIEE e da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - SBEM. Tem contribuído na formação de professores (inicial e continuada) voltada ao ensino de Estatística e Probabilidade no Brasil e América Latina, como exemplo, Costa Rica, Colômbia e Venezuela. Contribui com pareceres em periódicos e eventos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador da área de Matemática (Licenciatura em Matemática) para a Residência Pedagógica da Universidade Federal do ABC ? UFABC. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6829518369917635 (15/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Avenida dos Estados, 5001 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49967950 URL da Homepage: http://cmcc.ufabc.edu.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (2)
    1. 2020-Atual. COMPARAÇÃO DOS MODELOS DA TEORIA CLÁSSICA DOS TESTES (TCT) E DAS TEORIA DE RESPOSTA AO ITEM (TRI) NA VALIDAÇÃO DE TESTES DE AVALIAÇÃO NA DISCIPLINA DE INTRODUÇÃO À PROBABILIDADE E À ESTÍSTICA DA UFABC
      Descrição: No contexto da Avaliação Educacional, um teste objetivo pode seguir a Teoria Clássica de Testes ? TCT ou a Teoria de Resposta ao Item ? TRI, em que é possível verificar a qualidade de um item de um teste por meio do Índice de Dificuldade, do Índice de Discriminação e da probabilidade de acerto ao acaso. É fundamental que gestores, coordenadores e professores conheçam alguns métodos elementares que auxiliem na elaboração e análise de testes educacionais e, nesse sentido, esta pesquisa traz subsídios teórico-metodológicos para a análise de itens. Assim, neste estudo pretendemos ilustrar as potencialidades de análise da TCT e da TRI aplicadas aos itens de testes utilizados na durante a disciplina obrigatória de Introdução à Probabilidade e à Estatística da Universidade Federal do ABC ? UFABC que tem como foco criar momentos contínuos de preparação e avaliação da apropriação dos conceitos ministrados e permitir ao professor criar ações para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem; avaliando o estilo cognitivo da dependência-independência de campo (Teste Padrões). Mais concretamente, pretende-se efetuar uma análise dos itens empregando modelos da TCT e da TRI que constituem os testes, com o intuito de conhecer o seu grau de dificuldade, poder de discriminação e a probabilidade de acerto ao acaso. Com essa informação, verificou-se se o teste se mostrava adequado na avaliação do construto ?dependência-independência de campo?, e foram sugeridas ações de melhoria da prova. Ainda pretendemos criar estratégias de análise para outros contextos que se assemelham a este estudo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Coordenador / Rebecca Haruka Inazumi - Integrante.
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.
    2. 2020-Atual. O ENSINO À DISTÂNCIA - EAD E O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19: O QUE PENSAM OS ALUNOS DE ESCOLAS ESTADUAIS E PRIVADAS DO ENSINO MÉDIO DE SÃO BERNARDO DO CAMPO
      Descrição: Aos estados e municípios no Brasil foi sugerido buscar alternativas para minimizar a necessidade de reposição presencial de dias letivos, a fim de permitir que seja mantido um fluxo de atividades escolares aos estudantes enquanto durar a emergência frente à epidemia do Covid-19. Dessa forma, pretendemos com esse estudo entender o que pensam os alunos do ensino médio de São Bernardo do Campo de escolas estaduais e privadas sobre o Ensino à Distância ? EAD e o processo ensino e aprendizagem em tempos de Covid-19. Para a coleta dos dados será disponibilizado o instrumento de pesquisa (questionário) via online e serão convidados os alunos a participarem e será aplicado presencialmente quando for possível a partir do contato com os professores responsáveis pelas escolas. Nossa pesquisa será descritiva na qual será realizado estudo, análise, registro e interpretação de fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. Nesse tipo de pesquisa não pode haver interferência do pesquisador, que deverá apenas descobrir a frequência com que o fenômeno acontece ou como se estrutura e funciona um sistema, método, processo ou realidade operacional.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) . Integrantes: Ailton Paulo de Oliveira Júnior - Integrante / Ailton Paulo de Oliveira Junior - Coordenador / Karina Miyuki Anzawa - Integrante.
      Membro: Ailton Paulo de Oliveira Júnior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (16)
      1. XII Simposio de Matemática y Educación Matemática.EVALUANDO EL CONOCIMIENTO DE ESTUDIANTES DE QUINTO AÑO DE ESCUELA PRIMARIA SOBRE GRÁFICOS ESTADÍSTICOS EN BRASIL. 2022. (Seminário).
      2. XII Simposio de Matemática y Educación Matemática.IDENTIFICACIÓN DEL LENGUAJE PROBABILÍSTICO DE ESTUDIANTES DE QUINTO AÑO DE ESCUELA PRIMARIA EN BRASIL: EL SIGNIFICADO DE ALEATORIO. 2022. (Simpósio).
      3. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Avaliando o conhecimento de alunos do quinto ano do ensino fundamental sobre tabelas estatísticas. 2022. (Encontro).
      4. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.A identificação por alunos do quinto ano do ensino fundamental, entre eventos aleatórios cotidianos, aqueles que se configuram como impossíveis. 2022. (Encontro).
      5. XIV Encontro Nacional de Educação Matemática.Indicando tarefas para um jogo pedagógico no ensino de Probabilidade: abordando o conceito de Espaço Amostral. 2022. (Encontro).
      6. 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME).LENGUAJE PROBABILISTA AL FINAL DE LOS AÑOS INICIALES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL: NOCIONES DE INCERTIDUMBRE. 2021. (Outra).
      7. 34 Reunión Latinoamericana de Matemática Educativa (RELME).EQUIVALÊNCIA DE ESTÍMULOS E ENSINO DE ESTATÍSTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: O DOCUMENTO GAISE E A FORMAÇÃO DE CLASSES DE EQUIVALÊNCIA. 2021. (Outra).
      8. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).LENGUAJE PROBABILISTA DE ESTUDIANTES DE LOS AÑOS INICIALES DE LA ESCUELA PRIMARIA: NOCIONES DE AZAR. 2021. (Simpósio).
      9. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).EL INTERÉS DE LOS ALUMNOS POR LA PREPARACIÓN DE UN LIBRO PARADIDÁTICO PARA LA ENSEÑANZA DE ESTADÍSTICA EN LOS PRIMEROS AÑOS DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL. 2021. (Simpósio).
      10. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).DESENVOLVIMENTO DE UM LIVRO PARADIDÁTICO PARA O ENSINO DE PROBABILIDADE NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2021. (Simpósio).
      11. XI Simposio de Matemática y Educación Matemática (MEM2021).ENFOQUES HISTÓRICOS DE LAS ESTADÍSTICAS FORTALECIENDO SU ENSEÑANZA A ESTUDIANTES DE EDUCACIÓN FUNDAMENTAL EN BRASIL: ¿QUÉ SON LAS ESTADÍSTICAS?. 2021. (Simpósio).
      12. I Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia. MOBILE LEARNING NO ENSINO DE ESTATÍSTICA. 2020. (Congresso).
      13. SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA.Actitudes hacia la probabilidad de estudiantes de cursos interdisciplinarios en educación superior en Brasil y su rendimiento académico. 2020. (Seminário).
      14. SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA.Preparación de libros paradidacticos para la enseñanza de estadística en la escuela primaria considerando la Base Curricular Nacional Común en Brasil. 2020. (Seminário).
      15. SEMINARIO HISPANO BRASILEÑO DE EDUCACIÓN ESTADÍSTICA.Un camino hacia el desarrollo del lenguaje probabilístico para los primeros años de la escuela primaria. 2020. (Seminário).
      16. X Congreso Internacional sobre Enseñanza de las Matemáticas (X CIEM). Elaboração de livro paradidático para o ensino de estatística: o trilhar de uma proposta para o nono ano do ensino fundamental. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (1)
        • Ailton Paulo de Oliveira Júnior ⇔ Maisa Helena Altarugio (1.0)
          1. OLIVEIRA JÚNIOR, Ailton Paulo de (Org.) ; PALHARINI, L. A. (Org.) ; ALTARUGIO, M. H. (Org.) ; BUENO FILHO, M. A. (Org.). Desafios de formar professores e ensinar na pandemia : relatos de experiência do Programa de Residência Pedagógica - UFABC. 1 ed. Santo André: EDUFABC, 2022. v. 1, p. 332.




      Data de processamento: 16/11/2024 16:26:22