PPG-ciencia-e-tecnologia-ambiental

Roseli Frederigi Benassi

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), graduação em Bacharel Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Aqüicultura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2006). Tem experiência na área de Saneamento Ambiental e Recursos Hídricos. Nos últimos anos tem dado ênfase em Estudos Qualitativos de Ecossistemas Aquáticos (rios e reservatórios), atuando principalmente nos seguintes temas: carbono nos ecossistemas aquáticos, ecologia e manejo de macrófitas aquáticas, nutrientes, áreas alagadas, redução de carga poluidora. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6198722804410996 (12/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Rua Abolição Vila São Pedro 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968239 Ramal: 8239 URL da Homepage: www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Outros
  • Área: Ciências Ambientais
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (5)
    1. 2024-Atual. Estimativa do balanço de carbono no reservatório de Itaipu e sua relação com a biodiversidade, com ênfase nos microrganismos
      Descrição: O projeto visa avaliar a emissão de gases de efeito estufa do reservatório de Itaipu e estimar o balanço de carbono em conjunto com a caracterização da microbiota envolvida no ciclo do metano e a avaliação das características/ morfológicas, hidrológicas e ambientais dos pontos de monitoramento. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Gunther Brucha - Coordenador. Financiador(es): Itaipu Binacional - Bolsa.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: O projeto visa avaliar a emissão de gases de efeito estufa do reservatório de Itaipu e estimar o balanço de carbono em conjunto com a caracterização da microbiota envolvida no ciclo do metano e a avaliação das características/ morfológicas, hidrológicas e ambientais dos pontos de monitoramento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Cristina Rossi Nakayama - Integrante / Flávia Talarico Saia - Integrante / Gunther Brucha - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Bolsa.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
    2. 2023-Atual. Desenvolvimento, avaliação e diagnóstico de sistemas alternativos para soluções domiciliares de tratamento de esgoto: contribuições para o aprimoramento do programa MSD (SISal-MDS)
      Descrição: Esta pesquisa visa avaliar alternativas de Projeto Padrão para os Sistemas de Tratamento propostos no Programa de MSD - Melhorias Sanitárias Domiciliares da Funasa considerando a maximização do custo-benefício (solução de menor custo frente à atual) e maior eficiência no Tratamento dos efluentes e disposição final. Neste cenário, a presente proposta de pesquisa tem por objetivo realizar uma holística avaliação dos Módulos Sanitários Domiciliares (Tanque Séptico + Sumidouro) instaladas no estado de São Paulo (objetos de convênio da FUNASA), bem como implantar, avaliar e aprimorar duas alternativas de tratamento de esgoto, operando sob condições climáticas diferentes (Sudeste e Centro-Oeste), com vistas a otimizar as tecnologias para serem empregadas pela FUNASA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo lucas subtil - Coordenador / Rodrigo de Freitas Bueno - Integrante / Adriano Luiz Tonetti - Integrante. Financiador(es): FUNDAÇÃO NACIONAL DE SAÚDE - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
    3. 2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: Modelagem, Microcosmos e Monitoramento
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / JESUS, T.A - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Roberta Oliveira Servilha - Integrante / Ricardo Santos Silva - Integrante / Renato Silva - Integrante / THAYANA CAROLINE DA SILVA PELLEGRINI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Tatiane Araujo Jesus - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Alexandre Uezu - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Leandro Reverberi Tambosi.
    4. 2022-Atual. Tratamento de lixiviado de aterro sanitário em biorreator eletroquímico com membranas: remoção de poluentes, geração de energia, formação de depósito e análise da comunidade microbiana
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Integrante / Eduardo lucas subtil - Coordenador / Mercia Regina Domingues - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
      Descrição: Trata-se de um projeto de pesquisa coordenado pela UFABC e com participação da UNIFESP, UNESP e da University of New South Wales através do UNESCO Centre for Membrane Science and Technology. O tratamento de lixiviado é ainda um grande desafio para a Engenharia Sanitária pela presença de poluentes de difícil degradação e elevada toxicidade. A hipótese central desta pesquisa é que a integração de células combustíveis microbianas (CCM) com a adição de material suporte pode melhorar o desempenho de reatores de membranas (MBR) no tratamento de lixiviado. Especificamente, almeja-se responder: A separação dos processos de óxido-redução e bioeletroquímico podem aumentar a remoção de poluentes e gerar eletricidade? O uso de material granular é capaz de reduzir o depósito externo das membranas e melhorar a remoção de poluentes? Quais são os microrganismos envolvidos nos bioprocessos? Quais são as condições ótimas para os processos? Para isto, serão utilizados dois MBRs em paralelo alimentados com lixiviado do aterro sanitário de Santo André/SP, um deles será a unidade controle, e o outro será o sistema integrado com a CCM, com dois compartimentos e com diferentes condições e tipo de biomassa. Serão caracterizados os processos de conversão e remoção de poluentes convencionais e emergentes, bem como uma robusta caracterização das comunidades microbianas pela metagenômica do gene 16S rDNA. A formação de depósito nas membranas será avaliada em função da composição do licor misto, das resistências a filtração e da caracterização avançada da superfície da membrana.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Coordenador / Lucia Helena Gomes Coelho - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Everaldo Carlos Venancio - Integrante / Wendel Andrade Alves - Integrante / Pierre Le-CLech - Integrante / Gustavo Bueno Gregoracci - Integrante / Fabiana Alves Fiore Pinto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Lucas Subtil.
    5. 2020-2023. COVID-19: Monitoramento do esgoto como ferramenta de vigilância epidemiológica na detecção precoce do vírus nas unidades da Usina Hidrelétrica de Itaipu e bairros de Foz do Iguaçu
      Descrição: Aplicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados ?pré-triagem? para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Eduardo lucas subtil - Integrante / Mercia Regina Domingues - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Aline Diniz Cabral - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico de Itaipu - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Aplicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados pré-triagem para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Matheus R Augusto - Integrante / Aline Diniz Cabral - Integrante / Ieda Carolina Mantovani Claro - Integrante / Adriana Feliciano Alves Duran - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Rodrigo de Freitas Bueno.
      Descrição: plicar um método de vigilância epidemiológica, baseado na detecção do RNA viral no esgoto sanitário, com a finalidade de mapear a ocorrência do COVID-19 em áreas específicas da Usina Hidrelétrica de Itaipu e locais estratégicos da cidade de Foz do Iguaçu, subsidiando com informações as ações da vigilância epidemiológica local. Ainda, a pesquisa tem como objetivos específicos: Levantar a incidência de pequenos surtos localizados ?pré-triagem? para melhor direcionar as necessidades de testes clínicos em comunidades com recursos limitados; identificar regiões onde a incidência da doença está aumentando, mas permanece não detectada por meio de testes clínicos individuais; identificar indivíduos sintomáticos e assintomáticos (incorporar a população assintomática na avaliação crucial da verdadeira prevalência da população para resposta epidemiológica e modelagem); desenvolvimento de métodos de recuperação de RNA viral para amostras ambientais e sequenciamento genético.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Eduardo Lucas Subtil - Integrante / Rodrigo de Freitas Bueno - Coordenador / Roseli F. Benassi - Integrante / Mercia Regina Domingues Moretto - Integrante / Bruna Chyoshi - Integrante / Rodrigo Almeria Ragio - Integrante. Financiador(es): Fundação Parque Tecnológico Itaipu Brasil - Auxílio financeiro.
      Membro: Eduardo Lucas Subtil.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (4)
      1. 32 Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Mulheres e o aproveitamento energético no setor de saneamento. 2023. (Congresso).
      2. IWA World Water Congress & Exhibition. Monitoring SARS-CoV-2 in surface water and animal feces at the Itaipu Hydroelectric Unit - Brazil.. 2022. (Congresso).
      3. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SUB-BACIAS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO DE ITAIPU (BRASIL). 2020. (Simpósio).
      4. XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos.ANÁLISE ESPACIAL E TEMPORAL DE PARÂMETROS DE QUALIDADE DE ÁGUA EM SUB-BACIAS AFLUENTES AO RESERVATÓRIO DE ITAIPU (BRASIL). 2020. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. BENASSI, R. F.; NOSE FILHO, K. ; MALMONGE, S. M.. X Encontro de Iniciação Científica da UFABC. 2020. Outro
      2. BENASSI, R. F.. II Semana das Engenharias. 2014. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (9)
      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (8.0)
        1. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
        2. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DA SILVA, KARINE MIRELLE RODRIGUES ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO. Effects of metal contamination with physicochemical properties on the sediment microbial communities in a tropical eutrophic-hypereutrophic urban reservoir in Brazil. Environmental Science and Pollution Research. v. 1, p. 1-10, issn: 1614-7499, 2023.
        3. LOPES, TATIANE DO NASCIMENTO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; MATA-LIMA, Herlander ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; DA COSTA, ANA CAROLINA RICARDO ; PEREIRA, JÚLIA MYRIAM DE ALMEIDA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
        4. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
        5. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
        6. STOPA, J. M. ; BENASSI, R. F. ; F. BUENO, R. ; COELHO, L. H. G.. Horizontal subsurface flow constructed wetlands as post-treatment of aerated pond effluent. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 1, p. 1-25, issn: 1735-1472, 2021.
        7. SILVA, LILIAN CRISTINA SOARES ; BUSTO, RAQUEL VIEIRA ; CAMANI, PAULO HENRIQUE ; ZANATA, LEONARDO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; ROSA, DERVAL DOS SANTOS. Influence of Montmorillonite and Clinoptilolite on the Properties of Starch/Minerals Biocomposites and Their Effect on Aquatic Environments. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT. v. online, p. 1-10, issn: 1566-2543, 2020.
        8. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Tatiane Araujo de Jesus (6.0)
        1. LOPES, TATIANE DO NASCIMENTO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; MATA-LIMA, Herlander ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; DA COSTA, ANA CAROLINA RICARDO ; PEREIRA, JÚLIA MYRIAM DE ALMEIDA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
        2. FONTANA, LUCIANE ; FERREIRA, PAULO ALVES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; CALABONI, ADRIANE ; TAVARES, DIEGO ALBERTO ; HUANG, XIAOZHONG ; BENASSI, SIMONE FREDERIGI ; DE SOUZA, JUSSARA ELIAS ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO. Sedimentation rate inferred from 210Pb and 137Cs dating of three sediment cores at Itaipu reservoir (Paraná State, Brazil) the world?s second largest hydroelectricity producer. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY. v. 331, p. 3571-3589, issn: 0236-5731, 2022.
        3. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
        4. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
        5. BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; DE BARROS AGUIAR, ANDRÉ RIBEIRO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; VYMAZAL, JAN ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Phosphorus removal in a pilot scale free water surface constructed wetland: hydraulic retention time, seasonality and standing stock evaluation. CHEMOSPHERE. v. 266, p. 128939, issn: 0045-6535, 2021.
        6. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Ricardo Hideo Taniwaki (5.0)
        1. DA COSTA, D. O. ; TANIWAKI, R. H. ; COELHO, L. H. G. ; DA SILVA, M. G. ; DE JESUS, T. A. ; HANISCH, W. S. ; DOMINGUES, M. R. ; POMPÊO, M. L. M. ; BENASSI, R. F.. Increased methane emission associated with anthropogenic activities in a highly urbanized tropical reservoir. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 21, p. 6733-6744, issn: 1735-1472, 2024.
        2. TANIWAKI, RICARDO H. ; BUENO, RODRIGO F. ; BISPO, GIULIA B.S. ; AUGUSTO, MATHEUS R. ; SOUZA, GUILHERME S. ; CHYOSHI, BRUNA ; BENASSI, ROSELI F. ; GOUVEIA, NELSON ; CAMILO, LÍVIA M.B. ; DURAN, ADRIANA F.A. ; SCHIESARI, LUÍS C.. Incomplete sanitation in the Metropolitan Region of São Paulo results in detection of SARS-CoV-2 in headwater streams. SCIENCE OF THE TOTAL ENVIRONMENT. v. 908, p. 168006, issn: 0048-9697, 2024.
        3. LUCIANO, MARILENA M. ; ESPEÇOTO, RAFAELLA M. T. ; BENASSI, ROSELI F. ; SCHIESARI, LUÍS C. ; SMITH, WELBER S. ; FUSHITA, ÂNGELA T. ; TANIWAKI, RICARDO H.. Spatiotemporal Dynamics of Carbon and Nitrogen in Subtropical Urban Streams (Santo André, SP, Brazil). Nitrogen. v. 5, p. 572-583, issn: 2504-3129, 2024.
        4. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.
        5. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Eduardo Lucas Subtil (2.0)
        1. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; RAGIO, RODRIGO ALMERIA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; SUBTIL, EDUARDO LUCAS. Pollutant removal, electricity generation and microbial community in an electrochemical membrane bioreactor during co-treatment of sewage and landfill leachate. JOURNAL OF ENVIRONMENTAL CHEMICAL ENGINEERING. v. 9, p. 106205, issn: 2213-3437, 2021.
        2. PRATA, GUILHERME ; T. L. ASSANO, PATRICIA ; F. BENASSI, ROSELI ; L. Subtil, Eduardo ; DE O. FERREIRA, FABIANA. IMPORTANCE OF HYDROELECTRIC POWER PLANTS IN THE NATIONAL ENERGY TRANSITION: A COMPLEX CASE STUDY HENRY BORDEN. Em: The International Symposium on Energy: Energy Transition, v. 1, 2023.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Angela Terumi Fushita (1.0)
        1. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Derval dos Santos Rosa (1.0)
        1. SILVA, LILIAN CRISTINA SOARES ; BUSTO, RAQUEL VIEIRA ; CAMANI, PAULO HENRIQUE ; ZANATA, LEONARDO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; ROSA, DERVAL DOS SANTOS. Influence of Montmorillonite and Clinoptilolite on the Properties of Starch/Minerals Biocomposites and Their Effect on Aquatic Environments. JOURNAL OF POLYMERS AND THE ENVIRONMENT. v. online, p. 1-10, issn: 1566-2543, 2020.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Herlander da Mata Fernandes Lima (1.0)
        1. LOPES, TATIANE DO NASCIMENTO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; MATA-LIMA, Herlander ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; DA COSTA, ANA CAROLINA RICARDO ; PEREIRA, JÚLIA MYRIAM DE ALMEIDA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Leandro Reverberi Tambosi (1.0)
        1. FONTANA, LUCIANE ; FERREIRA, PAULO ALVES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; CALABONI, ADRIANE ; TAVARES, DIEGO ALBERTO ; HUANG, XIAOZHONG ; BENASSI, SIMONE FREDERIGI ; DE SOUZA, JUSSARA ELIAS ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO. Sedimentation rate inferred from 210Pb and 137Cs dating of three sediment cores at Itaipu reservoir (Paraná State, Brazil) the world?s second largest hydroelectricity producer. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY. v. 331, p. 3571-3589, issn: 0236-5731, 2022.

      • Roseli Frederigi Benassi ⇔ Rodrigo de Freitas Bueno (1.0)
        1. STOPA, J. M. ; BENASSI, R. F. ; F. BUENO, R. ; COELHO, L. H. G.. Horizontal subsurface flow constructed wetlands as post-treatment of aerated pond effluent. International Journal of Environmental Science and Technology. v. 1, p. 1-25, issn: 1735-1472, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:25:21