PPG-ciencia-e-tecnologia-ambiental

Angela Terumi Fushita

Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (2003), especialista em Geoprocessamento e mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2011). É professora adjunta da Universidade Federal do ABC, atuando nos cursos de Bacharelado em Planejamento Territorial e no Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia da Paisagem e Áreas protegidas. Desde 2021 atua como coordenadora geral do Núcleo Educacional de Tecnologias e Línguas (NETEL) da UFABC e está coordenadora geral da Universidade Aberta do Brasil, pela UFABC. É embaixadora REA (recursos educacionais abertos) pela CAPES. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/1078644223231926 (15/10/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49960001
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Ecologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2023-Atual. Ecologia e Modelagem da População do Muriqui-do-Sul (Brachyteles arachnoides, Primates) na Estação Ecológica Juréia-Itatins
      Descrição: No estado de São Paulo, onde a Mata Atlântica perdeu aproximadamente 80 das sua cobertura original em decorrência principalmente da ocupação humana e atividades agrícolas. Um dos trechos de Mata Atlântica mais bem preservados é a Estação Ecológica Juréia-Itatins (EEJI), com 84.425 ha, localizada ao longo da costa sudeste do Brasil. Apesar desta importância ocorre uma carência de estudos com espécies endêmicas ameaçadas da fauna e flora. Neste contexto, o muriqui-do-sul, (Brachyteles aracnoides) é o primata mais raro e ameaçado da unidade de conservação. Trata-se do maior primata do continente americano, além da perda de habitat, suas populações foram reduzidas também pela caça. O objetivo deste projeto é levantar as principais grupos de muriquis na unidade de conservação, realizar um estudo sistematizado de um grupo específico e através do uso de modelagem de habitat inferir sobre a distribuição da espécie na unidade de conservação. A partir dos resultados poderemos estabelecer modelos que irão ajudar a entender o padrão de ocupação das espécies na unidade de conservação, contribuir com propostas de novos estudos, e junto com a gestão da unidade propor ações de gestão de manejo, trazer dados que serão utilizados no Plano de Manejo e que irão contribuir para a conservação da espécie.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Terumi Fushita - Coordenador / Edson Montilha de Oliveira - Integrante / Fabiano Rodrigues de Melo - Integrante / Karen Barbara Strier - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Angela Terumi Fushita.
    2. 2023-Atual. Levantamento ocupacional e de condição socioeconômica de famílias beneficiadas pelo Programa Nacional de Crédito Fundiário na Fazenda Marambaia, Rancharia SP.
      Descrição: O Programa Nacional de Crédito Fundiário - PNCF é um programa complementar à reforma agrária que, por meio de linhas de financiamento, promove o acesso à terra e a recursos para investimentos básicos e produtivos, permitindo a estruturação dos imóveis adquiridos. Apoia-se nos princípios da participação, controle social, autonomia e transparência.Na recente avaliação pelo Conselho de Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas (CMAP), o PNCF conseguiu atingir seu objetivo sobre a mais importante variável das políticas de desenvolvimento agrário a renda e valor de produção. No entanto, apesar dos resultados positivos e de sua consolidação na maioria das unidades federativas, no Estado de São Paulo, o PNCF ainda precisa ser consolidado, o que reforça a demanda por ações específicas que melhorem a sua efetividade como política de acesso à terra. Neste sentido, a presente proposta irá produzir informações e assessorar tecnicamente as 40 famílias assentadas no município de Rancharia, no imóvel denominado Fazenda Marambaia quanto ao georreferenciamento das unidades familiares, a regularização do quadro associativo da Cooperativa das Unidades Familiares beneficiárias do PNCF, e realizar o estudo socioeconômico.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Angela Terumi Fushita - Coordenador / Vitor Vieira Vasconcelos - Integrante / Diego Marcoccio de Melo - Integrante / Danilo Lima Zillig - Integrante. Financiador(es): Ministério do Desenvolvimento Agrário - Auxílio financeiro.
      Membro: Angela Terumi Fushita.
    3. 2020-Atual. Modelagem de cenários a partir de parâmetros biológicos, físicos e de paisagem na área de visitação do Parque Estadual Caverna do Diabo
      Descrição: O Parque Estadual Caverna do Diabo (PECD) faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação do Jacupiranga e está localizado no Vale do Ribeira, sul do Estado de São Paulo, em uma região com os maiores remanescentes de Mata Atlântica no Brasil. O PECD recebe cerca de 40 mil visitantes por ano e foi a primeira caverna do Estado de São Paulo a ter infraestrutura voltada o turismo. Esta proposta objetiva identificar a capacidade de provisão do sistema ambiental Parque Estadual Caverna do Diabo em escala local e regional, por meio de estudos de fauna subterrânea e de microclima e de capacidade de carga turística (localmente) e de modelagem de cenários de uso e cobertura da terra (regional). Os resultados deste projeto poderãoa subsidiar ações e políticas públicas do Estado de São Paulo relacionado ao Parque Estadual Caverna do Diabo, como a revisão do Plano de Manejo Espeleológico da Caverna do Diabo, e a proposição de um zoneamento ambiental da região, para a fiscalização e o licenciamento ambiental das atividades nessa região. O projeto enquadra-se no CONVÊNIO FAPESP/BIOTA - SIMA - FF. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Angela Terumi Fushita - Coordenador / Jonas Eduardo Gallão - Integrante / Heros Augusto Santos Lobo - Integrante / Tamires Zepon - Integrante / Ives Arnone - Integrante / Gabriela Crestana Rabello - Integrante / Jovenil Ferreira de Souza - Integrante / Maria Elina Bichuette - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Angela Terumi Fushita.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. IV Simpósio Internacional de Inovação em Educação Superior e o IX Seminário Inovações Curriculares. 2023. (Seminário).
      2. 2 (Congresso Internacional de Educação e Tecnologia | Encontro de Pesquisadores em Educação e Tecnologias | Congresso Internacional de Educação Superior a Distância | Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância. Encruzilhadas do Comum na Educação Contemporânea: um olhar brasileiro sobre REA. 2022. (Congresso).
      3. Impactos da Pandemia no Ensino de Graduação. 2022. (Simpósio).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. FUSHITA, A. T.. I Simpósio Internacional de Ecologia. 2011. (Congresso).. . 0.
      2. FUSHITA, A. T.. I Congresso de Ciências do Ensino Fundamental. 2002. (Congresso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (3)
      • Angela Terumi Fushita ⇔ Ricardo Hideo Taniwaki (1.0)
        1. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.

      • Angela Terumi Fushita ⇔ Roseli Frederigi Benassi (1.0)
        1. FRANÇA, MARCUS VINÍCIUS ; SHIMABUKURO, ERIKA MAYUMI ; FUSHITA, ÂNGELA TERUMI ; SMITH, WELBER SENTEIO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; CUNHA, DAVI GASPARINI FERNANDES ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO. Structural characteristics of tropical headwater streams draining native vegetation and sugarcane cultivation. LIMNOLOGICA. v. 101, p. 126099, issn: 0075-9511, 2023.

      • Angela Terumi Fushita ⇔ Vitor Vieira Vasconcelos (1.0)
        1. COSTA, S. S. B. ; BRANCO, M. R. F. C. ; VASCONCELOS, V. V. ; QUEIROZ, R. C. S. ; ARAUJO, A. S. ; CAMARA, A. P. B. ; FUSHITA, A. T. ; SILVA, M. S. ; SILVA, A. A. M. ; SANTOS, A. M.. Autoregressive spatial modeling of possible cases of dengue, chikungunya, and Zika in the capital of Northeastern Brazil. SOCIEDADE BRASILEIRA DE MEDICINA TROPICAL. REVISTA. v. 54, p. 1-19, issn: 1678-9849, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:25:21