PPG-ciencia-e-tecnologia-ambiental

Tatiane Araujo de Jesus

Na UFABC desde 2010, a docente contribuiu com a montagem de vários laboratórios de ensino e pesquisa. Atualmente coordena o Laboratório de Sistemas de Engenharia Ecológica (LAbSEE), onde são desenvolvidas diversas pesquisas com vistas ao tratamento de águas e efluentes, a mitigação do processo de eutrofização de ecossistemas aquáticos e a recuperação de recursos (água, fósforo e biomassa). A docente participa ativamente na graduação (Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Engenharia Ambiental e Urbana) e na pós-graduação (Ciência e Tecnologia Ambiental - PPG-CTA), onde já orientou 62 trabalhos entre Iniciação Científica, Trabalho de Graduação e Mestrado, sendo diversos trabalhos premiados. Atualmente é docente permanente do PPG-CTA, onde faz parte da Coordenação. Também coorienta aluno de Doutorado na EESC/USP, egresso do PPG-CTA. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/9432250295937606 (02/11/2024)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas. Avenida dos Estados, 5001, Sala 604-1 Santa Terezinha 09210580 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (11) 49968203 Ramal: 8203 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Sanitária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2022-Atual. Dinâmica de compostos perfluorados em compartimentos ambientais: modelagem, microcosmos e monitoramento
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Tatiane Araujo de Jesus - Integrante / Roseli F. Benassi - Integrante / Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / JESUS, T.A - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Roseli Frederigi Benassi.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro. (AU). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (5) . Integrantes: Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / TATIANE ARAUJO DE JESUS - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / COELHO, LÚCIA HELENA GOMES - Coordenador / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezu - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP - Auxílio financeiro.
      Membro: Ricardo Hideo Taniwaki.
      Descrição: Substâncias polifluoroalquílicas (PFAS) são uma classe de produtos químicos sintéticos de alta estabilidade química e propriedades surfactantes, sendo conhecidos como "forever chemicals" por sua recalcitrância. Nas últimas décadas, PFAS têm sido detectados globalmente nos ecossistemas aquáticos e terrestres, sendo o ácido perfluoro-octanosulfônico (PFOS) o composto de maior recorrência. Após serem incluídos no anexo B da Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes, a utilização dos PFAS foi limitada a fins específicos, dentre eles a fabricação de iscas formicidas. O principal composto para essa aplicação é o N-etil-perfluoro-octanosulfonamida, popularmente conhecido como Sulfluramida e manipulado como princípio ativo no controle químico de formigas cortadeiras no Brasil. Essas formigas (Atta spp. e Acromyrmex spp.) são tidas como as principais pragas florestais brasileiras, comprometendo a produção e tornando economicamente inviável a manutenção dessas culturas. Diversas áreas de mananciais como, por exemplo, do sistema Cantareira, uma das principais fontes de abastecimento de água para a população da região metropolitana de São Paulo, possui cultivos de eucalipto com uso irrestrito de Sulfluramida. A degradação da Sulfluramida no solo gera o PFOS, com elevada mobilidade entre os compartimentos ambientais e alta capacidade de bioacumulação e biomagnificação nos níveis tróficos. Nesse cenário, há uma lacuna na compreensão da dinâmica de disseminação e transformação da Sulfluramida e demais PFAS no ambiente e sua relação com efeitos ecotoxicológicos e alterações fisiológicas e bioquímicas em organismos alvo. Assim, o presente projeto de pesquisa de colaboração entre o Brasil e o Reino Unido propõe estudar a dinâmica dos PFAS em ambientes naturais resultante da aplicação de Sulfluramida em sistemas silviculturais através de modelos matemáticos baseados no conceito de fugacidade ambiental, ensaios em sistemas seminaturais em escala reduzida (microcosmos) e diagnóstico ambiental da presença de PFAS na região do Sistema Cantareira em São Paulo. Os resultados desse estudo pretendem contribuir estabelecer a relação entre o intenso uso desse formicida e a relevância econômica, ambiental e social que essas áreas de plantios florestais no cenário brasileiro.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Lucia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Joanne Roberts - Integrante / Tatiane Araújo de Jesus - Integrante / Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Alexandre Uezo - Integrante / Roberta Oliveira Servilha - Integrante / Ricardo Santos Silva - Integrante / Renato Silva - Integrante / THAYANA CAROLINE DA SILVA PELLEGRINI - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Lucia Helena Gomes Coelho.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Leandro Reverberi Tambosi - Integrante / Tatiane Araujo Jesus - Integrante / Roseli Frederigi Benassi - Integrante / Lúcia Helena Gomes Coelho - Coordenador / Alexandre Uezu - Integrante / Flávia de Sousa Gehrke - Integrante / Joanne Boyd Roberts - Integrante / Ricardo Hideo Taniwaki - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Outra.
      Membro: Leandro Reverberi Tambosi.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Menção Honrosa no II Simpósio de Ciência e Tecnologia Ambiental pela orientação do trabalho "?Adsorção de fósforo em resíduo de Indústria de celulose ?dregs? com vistas ao tratamento de efluentes?", UFABC.. 2023.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    2. Menção honrosa pela orientação "Levantamento bibliométrico e bibliográfico acerca de sistemas de alagados construídos de fluxo superficial horizontal com vistas à remoção e recuperação de fósforo", UFABC.. 2021.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.
    3. Orientação de aluna finalista na Etapa brasileira do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo (Letícia Ribeiro Bernardes Casado), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária.. 2020.
      Membro: Tatiane Araujo de Jesus.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (2)
      1. Coelho, L. H. G; BUENO, R. F. ; FARIA, J. K. ; DOMINGUES, M. R. ; BRAMBILA, M. C. V. ; JESUS, T. A.. II Simpósio em Ciência e Tecnologia Ambiental: Impulsionando a Agenda 2030. 2023. Congresso
      2. JESUS, T. A. ; CASTILHO, T. G. ; SPADA, S. B. G. ; Coelho, L. H. G. ; CARDOSO, A. O. ; FUSHITA, A. ; SILVA, L. F. ; RAGIO, R. A. ; OLIVEIRA, G. A. S.. I Fórum de Ciência e Tecnologia Ambiental. 2021. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Lucia Helena Gomes Coelho (8.0)
        1. LOPES, TATIANE DO NASCIMENTO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; MATA-LIMA, Herlander ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; DA COSTA, ANA CAROLINA RICARDO ; PEREIRA, JÚLIA MYRIAM DE ALMEIDA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
        2. BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; AYVAZIAN, ANDRESSA PINESI ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Biosorption of Pb(II) by Unmodified Banana Peel in Batch and Column Experiments: a Potential Green and Low-Cost Technology for Industrial Effluent Treatment. WATER, AIR AND SOIL POLLUTION (DORDRECHT. ONLINE). v. 233, p. 233:490, issn: 1573-2932, 2022.
        3. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
        4. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
        5. IKEBE OTOMO, JULIANA ; ARAUJO DE JESUS, TATIANE ; GOMES COELHO, LÚCIA HELENA ; REBELO MONTEIRO, LUCILENA ; HUNTER, COLIN ; HELWIG, KARIN ; ROBERTS, JOANNE ; PAHL, OLE. Effect of eight common Brazilian drugs on Lemna minor and Salvinia auriculata growth. Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 43747-43762, issn: 0944-1344, 2021.
        6. BALLE, M. G. ; Ferragut, C. ; COELHO, L. H. G. ; JESUS, T.A.. Phosphorus and metals immobilization by periphyton in a shallow eutrophic reservoir. ACTA LIMNOLOGICA BRASILIENSIA (ONLINE). v. 33, p. 11, issn: 2179-975X, 2021.
        7. COELHO, L. H. G. ; Jesus, T.A. ; KOHATSU, M. Y. ; POCCIA, G. T. ; CHICAROLLI, V. ; Helwig, K. ; HUNTER, C. A. ; Roberts, J. ; TEEDON, P. ; PAHL, O.. Estrogenic hormones in São Paulo waters (Brazil) and their relationship with environmental variables and Sinapis alba phytotoxicity. WATER, AIR AND SOIL POLLUTION (DORDRECHT. ONLINE). v. 231, p. 1-19, issn: 0049-6979, 2020.
        8. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.

      • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Roseli Frederigi Benassi (6.0)
        1. LOPES, TATIANE DO NASCIMENTO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; MATA-LIMA, Herlander ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; DA COSTA, ANA CAROLINA RICARDO ; PEREIRA, JÚLIA MYRIAM DE ALMEIDA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.
        2. FONTANA, LUCIANE ; FERREIRA, PAULO ALVES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; CALABONI, ADRIANE ; TAVARES, DIEGO ALBERTO ; HUANG, XIAOZHONG ; BENASSI, SIMONE FREDERIGI ; DE SOUZA, JUSSARA ELIAS ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO. Sedimentation rate inferred from 210Pb and 137Cs dating of three sediment cores at Itaipu reservoir (Paraná State, Brazil) the world?s second largest hydroelectricity producer. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY. v. 331, p. 3571-3589, issn: 0236-5731, 2022.
        3. PIERANGELI, GABRIELLE MARIA FONSECA ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; JESUS, TATIANE ARAUJO DE ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; SAIA, FLÁVIA TALARICO ; GREGORACCI, GUSTAVO BUENO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. Higher Abundance of Sediment Methanogens and Methanotrophs Do Not Predict the Atmospheric Methane and Carbon Dioxide Flows in Eutrophic Tropical Freshwater Reservoirs. Frontiers in Microbiology. v. 12, p. 1/64792-15, issn: 1664-302X, 2021.
        4. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.
        5. BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; DE BARROS AGUIAR, ANDRÉ RIBEIRO ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; VYMAZAL, JAN ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO. Phosphorus removal in a pilot scale free water surface constructed wetland: hydraulic retention time, seasonality and standing stock evaluation. CHEMOSPHERE. v. 266, p. 128939, issn: 0045-6535, 2021.
        6. PEDUTO, T. A. G. ; JESUS, TATIANE ; COELHO, L. H. G. ; Hanisch, W. S. ; Domingues, M.R. ; Benassi, R. F.. Phytotoxicological assessment and its relationship with environmental variables of Rio Grande Reservoir waters (São Paulo State, Brazil). REVISTA ELETRÔNICA EM GESTÃO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA AMBIENTAL. v. 24, p. 1-24, issn: 2236-1170, 2020.

      • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Herlander da Mata Fernandes Lima (1.0)
        1. LOPES, TATIANE DO NASCIMENTO ; COELHO, LUCIA HELENA GOMES ; MATA-LIMA, Herlander ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; DA COSTA, ANA CAROLINA RICARDO ; PEREIRA, JÚLIA MYRIAM DE ALMEIDA ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI. The Influence of Pollution Sources on CH4 and CO2 Emissions in Urbanized Wetland Areas of a Tropical Reservoir, Southeast, Brazil. Journal of Environmental Engineering. v. 148, p. 04021071, issn: 1943-7870, 2022.

      • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Leandro Reverberi Tambosi (1.0)
        1. FONTANA, LUCIANE ; FERREIRA, PAULO ALVES ; BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; BALDOVI, ALDREW ALENCAR ; FIGUEIRA, RUBENS CESAR LOPES ; TAMBOSI, LEANDRO REVERBERI ; CALABONI, ADRIANE ; TAVARES, DIEGO ALBERTO ; HUANG, XIAOZHONG ; BENASSI, SIMONE FREDERIGI ; DE SOUZA, JUSSARA ELIAS ; DE JESUS, TATIANE ARAÚJO. Sedimentation rate inferred from 210Pb and 137Cs dating of three sediment cores at Itaipu reservoir (Paraná State, Brazil) the world?s second largest hydroelectricity producer. JOURNAL OF RADIOANALYTICAL AND NUCLEAR CHEMISTRY. v. 331, p. 3571-3589, issn: 0236-5731, 2022.

      • Tatiane Araujo de Jesus ⇔ Ricardo Hideo Taniwaki (1.0)
        1. BENASSI, ROSELI FREDERIGI ; DE JESUS, TATIANE ARAUJO ; COELHO, LÚCIA HELENA GOMES ; HANISCH, WERNER SIEGFRIED ; DOMINGUES, MERCIA REGINA ; TANIWAKI, RICARDO HIDEO ; PEDUTO, THAIS ARAUJO GOYA ; DA COSTA, DANILO OLIVEIRA ; POMPÊO, MARCELO LUIZ MARTINS ; MITSCH, WILLIAM J. Eutrophication effects on CH4 and CO2 fluxes in a highly urbanized tropical reservoir (Southeast, Brazil). Environmental Science and Pollution Research. v. 28, p. 42261-42274, issn: 0944-1344, 2021.




    Data de processamento: 16/11/2024 16:25:21