PPG-ciencia-da-computacao

Edson Pinheiro Pimentel

Doutor em Engenharia Eletrônica e Computação pelo ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica (2006) e Mestre em Ciência da Computação pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1996). Graduado em Tecnologia de Processamento de Dados pela UEM - Universidade Estadual de Maringá (1989) com complementação em Formação Especial do Currículo do Ensino de Segundo Grau pela UPM - Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Atua como docente no Ensino Superior desde 1994 e atualmente é Professor Associado da UFABC - Universidade Federal do ABC. O principal eixo de pesquisa é Informática na Educação tendo como temas principais de interesse: Sistemas Inteligentes para a Educação, Avaliação e Acompanhamento da Aprendizagem, Processos para o desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem, Representação do Conhecimento, Tecnologias Assistivas na Educação, Mineração de Dados, Learning Analytics, Pensamento Computacional e Ensino de Algoritmos. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/6163089025212520 (29/03/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Santa Adélia, 166 Bangu 09210-170 - Santo Andre, SP - Brasil Telefone: (11) 44378403 URL da Homepage: http://www.ufabc.edu.br
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (1)
    1. 2023-Atual. Divulgação Científica das Pesquisas Antárticas por meio de um Museu de Ciências Virtual Interativo e um Sistema Transmídia
      Descrição: O papel da Antártica e do Oceano Austral para a manutenção do clima e das condições de vida no planeta é pouco conhecido pelo público não especializado. As interações oceânicas e atmosféricas e as mudanças climáticas influenciam e são influenciadas fortemente pelas regiões polares, e as informações sobre este tema em geral são pouco divulgadas, ou, ainda, carregadas de erros conceituais. Entendemos que, a ampliação do universo midiático sobre a Antártica e o Oceano Austral e as pesquisas brasileiras lá conduzidas torna possível despertar a percepção e a sensibilização para sua importância, e contribui para a formação de uma mentalidade antártica e da cultura oceânica. O paradigma da divulgação científica que ampara nossos pressupostos sugere a democratização do conhecimento, a inclusão social, a participação de meninas e mulheres na ciência, o acesso a saberes antes inacessíveis. Portanto, neste projeto, sugerimos a incorporação dos temas antárticos no horizonte conceitual de públicos não especializados, por meio de metodologias participativas. Nesse sentido, propomos a ampliação e a sustentação de um sistema transmídia, articulado a um museu de ciências virtual, ambos concebidos com linguagens acessíveis que possam engajar os diferentes públicos e levá-los a compreender melhor as informações científicas e como elas se aplicam ao seu cotidiano (direta ou indiretamente), levando-os a desenvolver um melhor letramento científico e propiciando uma maior articulação dos cidadãos com cientistas de diferentes áreas. Serão desenvolvidos objetos virtuais de diferentes naturezas (como jogos, aplicativos, simulações) e transmídias digitais (como podcasts, mídias sociais, livros, cursos a distância, universidade das crianças) para divulgação científica a diferentes públicos. Como resultados espera-se ampliar a divulgação dos temas antárticos, aumentar quantitativa e qualitativamente o conhecimento sobre as ciências antárticas pelos diferentes públicos, cujas ações de divulgação científica deste projeto estão dirigidas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (13) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Edson Pinheiro Pimentel - Integrante / Juliana C. Braga - Integrante / Silvia Dotta - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Edson Pinheiro Pimentel.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (2)
      1. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.Monitoramento do Engajamento de Estudantes em Atividades de Leitura de Textos no Ambiente Moodle por meio do PDFNoteTrack. 2024. (Simpósio).
      2. Simpósio Brasileiro de Informática na Educação. 2020. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (1)
      1. PIMENTEL, E. P.. Concurso de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação - CTD-IE. 2015. (Concurso).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (4)
      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Juliana Cristina Braga (9.0)
        1. DOTTA, SILVIA ; PIMENTEL, EDSON ; FRANGO SILVEIRA, ISMAR ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Oportunidades e Desafios no Cena-rio de (Po-s-)Pandemia para Transformar a Educac-a-o Mediada por Tecnologias. REVISTA IBEROAMERICANA DE TECNOLOGIA EN EDUCACIÓN Y EDUCACIÓN EN TECNOLOGÍA (EN LÍNEA). v. 1, p. e19, issn: 1850-9959, 2021.
        2. SCAVASSA, MARCELO B. A. ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA ; DOTTA, SILVIA. Monitoramento do Engajamento de Estudantes em Atividades de Leitura de Textos no Ambiente Moodle por meio do PDFNoteTrack. Em: XXXV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 525-537, 2024.
        3. MATTOS, LARISSA DE ; PIMENTEL, EDSON P. ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; DOTTA, SILVIA. Contribuições para o Desenvolvimento de Agentes Pedagógicos Conversacionais e sua Integração a Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1028, 2022.
        4. REAL, EDUARDO MACHADO ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA. Analysis of Learning Behavior in a Programming Course using Process Mining and Sequential Pattern Mining. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2021.
        5. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.
        6. PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; REAL, EDUARDO MACHADO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Botelho, Wagner Tanaka. Análise dos Resultados de Insucesso Escolar com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 132, 2020.
        7. MELLE, LUIS FELIPE DE OLIVEIRA ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOTTA, SILVIA CRISTINA. Revisão da Metodologia INTERA e sua Aplicação no Desenvolvimento de um Jogo Educacional do tipo RPG. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 602, 2020.
        8. MORAES, THAYRON C. H. ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA C. ; PIMENTEL, EDSON P.. LSBCTR: A Learning Style-Based Recommendation Algorithm. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
        9. REAL, EDUARDO MACHADO ; PINHEIRO PIMENTEL, EDSON ; DE OLIVEIRA, LUCAS VIEIRA ; CRISTINA BRAGA, JULIANA ; STIUBIENER, ITANA. Educational Process Mining for Verifying Student Learning Paths in an Introductory Programming Course. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Wagner Tanaka Botelho (7.0)
        1. BOTELHO, WAGNER TANAKA ; MARIETTO, Maria das Graças Bruno ; MENDES, EDUARDO DE LIMA ; SOUSA, DANIEL RODRIGUES DE ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DA SILVA, VERA LÚCIA ; DOS SANTOS, TAMIRES. Toward an interdisciplinary integration between multi-agents systems and multi-robots systems: a case study. KNOWLEDGE ENGINEERING REVIEW (ONLINE). v. 35, p. 1-24, issn: 1469-8005, 2020.
        2. IEGAWA, F. N. ; BOTELHO, W. T. ; DOS SANTOS, TAMIRES ; PIMENTEL, E. P. ; YAMAMOTO, FLAVIO SHIGEO. Loop Closure Detection in Visual SLAM Based on Convolutional Neural Network. Em: ITNG 2023 20th International Conference on Information Technology-New Generations, v. 1445, p. 10-1, 2023.
        3. SILVA, BRUNO JOÃO DA ; PIMENTEL, EDSON P. ; Botelho, Wagner Tanaka. Predição de Desempenho de Estudantes: Uma Revisão Sistemática de Literatura. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1040, 2022.
        4. DOS SANTOS, TAMIRES ; Botelho, Wagner Tanaka ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; YAMAMOTO, FLAVIO SHIGEO. Two-Ts: Development of a Robotic Head to Reproduce Facial Emotions Using 3D Printing Technology. Em: 2022 17th International Conference on Control, p. 943-948, 2022.
        5. MOREIRA, A. H. ; BOTELHO, WAGNER T. ; MARIETTO, M. G. B. ; PIMENTEL, E. ; CARVALHO, M. Z. ; SANTOS, T.. Decentralized Multi-Robot System for Formation Control of Quadcopters: The Integration Between the Virtual and Real World. Em: 17th International Conference on Information Technology?New Generations (ITNG 2020), v. 1134, p. 552-545, 2020.
        6. PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; REAL, EDUARDO MACHADO ; BRAGA, JULIANA CRISTINA ; Botelho, Wagner Tanaka. Análise dos Resultados de Insucesso Escolar com o suporte de Mineração de Processos Educacionais. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 132, 2020.
        7. JERONIMO, GILMAR CORREIA ; Botelho, Wagner Tanaka ; PIMENTEL, EDSON PINHEIRO ; DOS SANTOS, THAYNARA CRISTINA MAIA. Efficient Objects Identification for a KidSize Humanoid Soccer Robot: Using Feedforward Neural Networks with Image Segmentation. Em: 2020 16th International Conference on Control, p. 860-865, 2020.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Itana Stiubiener (2.0)
        1. MORAES, THAYRON C. H. ; STIUBIENER, ITANA ; BRAGA, JULIANA C. ; PIMENTEL, EDSON P.. LSBCTR: A Learning Style-Based Recommendation Algorithm. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.
        2. REAL, EDUARDO MACHADO ; PINHEIRO PIMENTEL, EDSON ; DE OLIVEIRA, LUCAS VIEIRA ; CRISTINA BRAGA, JULIANA ; STIUBIENER, ITANA. Educational Process Mining for Verifying Student Learning Paths in an Introductory Programming Course. Em: 2020 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1, 2020.

      • Edson Pinheiro Pimentel ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (1.0)
        1. DE ASSIS ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALERIO RAMOS ; PIMENTEL, EDSON ; BRAGA, JULIANA. Facilitating the Generation of Parametric Questions and their export to Moodle. Em: 2021 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), p. 1-8, 2021.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:57:18