PPG-ciencia-da-computacao

Denise Hideko Goya

Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC, atua no programa de pós-graduação em Ciência da Computação da UFABC e nos cursos de Especialização em Educação Especial e Inclusiva da UFABC e Especialização em Tecnologias e Sistemas de Informação da UFABC. Doutora e Mestre em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo, tem atuação em Criptografia e segurança da informação, Ciência de dados e mídias sociais, Tecnologias educacionais, Gênero e ciência & tecnologia. (Texto informado pelo autor)

  • http://lattes.cnpq.br/2957482489566391 (10/04/2025)
  • Rótulo/Grupo: PERMANENTE
  • Bolsa CNPq:
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do ABC, Centro de Matemática, Computação e Cognição. Rua Abolição, S/N, Bloco A, sala 533-2 Bairro Bangu 09210180 - Santo André, SP - Brasil Telefone: (011) 49968343
  • Grande área: Ciências Exatas e da Terra
  • Área: Ciência da Computação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2025-Atual. Segurança e Autenticação em Interações com Chatbots para Proteção de DadosSensíveis
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal desenvolver e testar a integração de métodos de autenticação biométrica em chatbots para garantir a segurança e a confiabilidade das transações realizadas por meio dessas plataformas. A pesquisa tem como foco a adaptação de tecnologias biométricas e autenticação multifator, para autenticar usuários deforma eficiente e segura, minimizando as vulnerabilidades associadas aos métodos tradicionais de autenticação, como senhas. Além disso, o projeto propõe a implementação de uma infraestrutura para a gestão da privacidade e proteção dos dados sensíveis dos usuários em ambientes interativos baseados em Inteligência Artificial.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / Marcio Amaro Sena Curvello - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    2. 2024-Atual. Rotulação de Posicionamento em Mídias Sociais em Contexto de Debates Conflituosos
      Descrição: O método de detecção de posicionamento e rotulação automatizada de usuários possibilita a rotulação de centenas de milhares de usuários com mínima interação humana e baixa dependência de contexto. Este projeto visa desenvolver, expandir e avaliar métodos de detecção automática de posicionamento e rotulação de usuários de redes sociais em discussões conflituosas e polarizadas. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Identificar e categorizar padrões de comportamento nas redes sociais que frequentemente resultam em conflitos; e (iii) Coletar e organizar um corpus robusto e representativo em português brasileiro, bem como desenvolver um conjunto de métricas e métodos para a sua validação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / PENTEADO, CLAUDIO LUIS DE CAMARGO - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / Geiza Cristina da Silva - Integrante / Victoria Alejandra Salazar Herrera - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: O método de detecção de posicionamento e rotulação automatizada de usuários possibilita a rotulação de centenas de milhares de usuários com mínima interação humana e baixa dependência de contexto. Este projeto visa desenvolver, expandir e avaliar métodos de detecção automática de posicionamento e rotulação de usuários de redes sociais em discussões conflituosas e polarizadas. Para isso, este projeto possui três objetivos principais: (i) Expandir e avaliar o método proposto; (ii) Identificar e categorizar padrões de comportamento nas redes sociais que frequentemente resultam em conflitos; e (iii) Coletar e organizar um corpus robusto e representativo em português brasileiro, bem como desenvolver um conjunto de métricas e métodos para a sua validação.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (7) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Carla Lopes Rodriguez - Integrante / GOYA, DENISE - Coordenador / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / José Guilherme de Oliveira Brockington - Integrante / CLAUDIO LUIS DE CAMARGO - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante / Geiza Cristina da Silva - Integrante / Victoria Alejandra Salazar Herrera - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Carla Lopes Rodriguez.
    3. 2024-Atual. Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilingue de Surdos - CCD-TAEBS
      Descrição: O Projeto Centro de Ciência para o Desenvolvimento de Tecnologia Assistiva para a Educação Bilíngue de Surdos - CCD-TAEBS tem como missão desenvolver uma pesquisa aplicada a políticas linguísticas para a educação de surdos, com foco na produção de materiais didáticos bilíngues elaborados com tecnologias digitais. No contexto da Educação Bilíngue de Surdos ainda há pouca sensibilização da sociedade para operacionalizar uma política linguística que efetive o ensino específico para os indivíduos surdos, intensificando o apagamento desses estudantes em nossas escolas. Mesmo com os avanços legais, observa-seque a oferta de materiais de ensino dirigidos à comunidade surda ainda é escassa e não atende ao desenvolvimento das interfaces de leitura e escrita da língua portuguesa. O objetivo da pesquisa é a construção de materiais didáticos acessíveis de ensino da língua portuguesa que atendam às necessidades linguísticas dos surdos sob a perspectiva bi/multilíngue, na qual se considera o português escrito como a segunda língua do estudante surdo e a Libras como língua de interação e instrução. O projeto pretende criar um ambiente de reflexão, de troca de experiências e de desenvolvimento de práticas de ensino bilíngue. Prevê, também, a definição de protótipos de avaliação e de discussão sobre estratégias a serem seguidas em sua elaboração. As ações serão desenvolvidas com apoio da secretaria de educação dos municípios de Campinas e São Paulo, abarcando, inicialmente, o levantamento das informações sobre o campo, a análise dos documentos que norteiam a educação de surdos nos municípios, a forma de acolhimento de estudantes surdos pelas escolas, e o perfil sociolinguístico do aluno surdo, suas demandas e as demandas de professores e dos gestores educacionais, até chegar à fase de produção efetiva dos materiais didáticos e de formação dos profissionais da escola. Espera-se contribuir com a formação docente numa perspectiva inclusiva, ressaltando a Libras e a experiência visual não só com o processo de ensino aprendizagem da língua portuguesa escrita, mas também com a inserção do sujeito surdo na sociedade letrada. Os resultados específicos dos estudos abrangidos pelo projeto corroboram o fomento à pesquisa em tecnologia assistiva, a partir do desenvolvimento de produtos e serviços como soluções para uma educação bilíngue de surdos mais efetiva e significativa.Por sua vez, seus impactos deverão propiciar um retorno sob a forma de produtos/materiais para o ensino fundamental, anos finais, reflexões de caráter conceitual e metodológico para os profissionais da escola, subsídios que poderão ter implicações positivas para a área de educação bilíngue de surdos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / André Luiz Brandão - Integrante / Kate Mamhy Oliveira Kumada - Integrante / Ivani Rodrigues Silva - Coordenador / Ana Cecília Cossi Bizon - Integrante / Cássia Geciauskas Sofiato - Integrante / Fernanda Landucci Ortale - Integrante / Lucia Helena Reily - Integrante / Luiz Renato Martins da Rocha - Integrante / Shirley Vilhalva - Integrante / Simone Tiemi Hashiguti - Integrante / Teresa Cristina Leança Soares Alves - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    4. 2023-Atual. Monitoramento e análise de dados de mídias sociais
      Descrição: O projeto tem por objetivo estudar as interações em mídias sociais e sua influência sobre as dinâmicas da sociedade contemporânea. Em uma sociedade cada vez mais digitalizada, as mídias sociais assumem uma maior centralidade como espaço de sociabilidade e ferramenta de comunicação influenciando processos políticos, econômicos, sociais e culturais. A partir de uma abordagem interdisciplinar, o projeto realiza atividades de monitoramento, coleta e processamento de dados voltados para a realização de estudos debate público online, metodologias para pesquisas em ambientes digitais e processamento de grande base de dados e desenvolvimento de modelos computacionais para a análise e automatização dos procedimentos de pesquisa, a partir de técnicas de Ciência de Dados e Inteligência Artificial, como por exemplo aprendizado de máquina, processamento de linguagem natural e mineração de dados.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Coordenador / Claudio Luiz de Camargo Penteado - Integrante / Patrícia Dias dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    5. 2023-Atual. Education Modernization Brazil, Colombia, Europe - the new era of digital higher education cooperation - EMBRACE - Modernizando a Educação Brasil, Colômbia e Europa - a nova era da cooperação digital no ensino superior
      Descrição: O projeto de cooperação EMBRACE - a nova era do ensino superior digital responde às necessidades dos parceiros latino-americanos de desenvolver e implementar reformas institucionais, oferecendo um forte aporte na modernização do ensino superior. A educação é vista como um meio para responder aos desafios regionais e globais.Os principais objetivos dos projetos são: Desenvolver a competência digital e pedagógica dos professores de IES para planejar, implementar e avaliar a educação online centrada no aluno e baseada em competências Apoiar a gestão educacional na gestão de mudanças pedagógicas institucionais inovadoras impactantes envolvendo todas as partes interessadas relevantes (Industria/Sociedade/Universidade). Construir colaboração inovadora entre instituições de ensino superior e parceiros da vida profissional/sociedade, resultando em um ecossistema de aprendizado mais forte e mais desenvolvimento econômico e social robusto.O projeto apoia o desenvolvimento profissional de professores (25) organizando módulos conjuntos de aprendizado on-line, competência impulsionada por badges e escalonamento e multiplicação da formação para outros professores da instituição (300) com o apoio do MOOC a ser desenvolvido. Elaboração de materiais e diretrizes de aprendizado de acesso aberto. Formação de Gestores educacionais (15) definindo as diretrizes para o desenvolvimento de competências digitais e pedagógicas dos professores, avaliando as mudança educacional sustentável e a conquista de metas do projeto no ecossistema de aprendizagem das IES e seus parceiros da indústria.O projeto cria, em cocriação com diferentes partes interessadas (estudantes, professores, gestores, mínimo de 10 parceiros da indústria e da sociedade), modelos transferíveis para colaboração inovadora entre educação e indústria.Mais de 250 alunos em 5 IES latino-americanas participarão de novas práticas pedagógicas durante o cronograma do projeto adquirindo competências relevantes e experiência concreta com o mundo do trabalho.O resultado do projeto EMBRACE são IES modernas e resilientes na América Latina com capacidade de utilizar a digitalização para criar experiências de aprendizagem inclusivas e centradas no aluno. Novos modelos de co-criação envolvem uma variedade de diferentes stakeholders e contribuem para um ecossistema de aprendizagem robusto e sustentável.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / Carla Lopes Rodriguez - Integrante / Cristiane Maria Sato - Integrante / João Ricardo Sato - Integrante / Geiza Cristina da Silva - Integrante / Victoria Alejandra Salazar Herrera - Integrante / CAROLINA CORREA DE CARVALHO - Coordenador / ALINE DE OLIVEIRA NEVES PANAZIO - Integrante / ALLAN MOREIRA XAVIER - Integrante / CESAR MONZU FREIRE - Integrante / DENISE CONSONNI - Integrante / GRACIELLA WATANABE - Integrante / JULIANA ROSSI DUCI - Integrante / JULIO CARLOS TEIXEIRA - Integrante / JULIO FRANCISCO BLUMETTI FACO - Integrante / LEONARDO FREIRE DE MELLO - Integrante / MICHELLE SATO FRIGO - Integrante / MIGUEL SAID VIEIRA - Integrante / PAULA AYAKO TIBA - Integrante / RENATA SIMOES - Integrante.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    6. 2020-2022. Observatório de Conflitos na Internet
      Descrição: https://observa.pesquisa.ufabc.edu.br/ Tecnologias de informação e comunicação, em particular, a Internet, reconfiguraram profundamente a dinâmica de conflitos na sociedade contemporânea em diferentes níveis. Neste sentido, o presente projeto ambiciona construir um Observatório de Conflitos na Internet, capaz de consolidar-se como uma referência nacional e internacional de pesquisas na área. Para tanto, propõe a realização de uma ampla pesquisa, de caráter interdisciplinar e estruturada em quatro etapas, visando: I) construir um arcabouço teórico consistente para definir e identificar conflitos na Internet; II) construir metodologias e sistemas computacionais capazes de observar, sistematicamente, a dinâmica dos conflitos na rede; III) analisar e sistematizar os dados referentes aos conflitos na Internet; IV) contribuir propositivamente para o desenho de políticas públicas capazes de potencializar os efeitos produtivos dos conflitos na Internet e ampliação do debate sobre a temática de estudo do Observatório.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Doutorado: (2) . Integrantes: Denise Hideko Goya - Integrante / Claudio Luiz de Camargo Penteado - Integrante / Fabrício Olivetti de França - Integrante / Carlos Kamienski - Coordenador / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante / Carlos da Silva dos Santos - Integrante / Flávio Horita - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Denise Hideko Goya.
      Descrição: http://pesquisa.ufabc.edu.br/observa Tecnologias de informação e comunicação, em particular, a Internet, reconfiguraram profundamente a dinâmica de conflitos na sociedade contemporânea em diferentes níveis. Neste sentido, o presente projeto ambiciona construir um Observatório de Conflitos na Internet, capaz de consolidar-se como uma referência nacional e internacional de pesquisas na área. Para tanto, propõe a realização de uma ampla pesquisa, de caráter interdisciplinar e estruturada em quatro etapas, visando: I) construir um arcabouço teórico consistente para definir e identificar conflitos na Internet; II) construir metodologias e sistemas computacionais capazes de observar, sistematicamente, a dinâmica dos conflitos na rede; III) analisar e sistematizar os dados referentes aos conflitos na Internet; IV) contribuir propositivamente para o desenho de políticas públicas capazes de potencializar os efeitos produtivos dos conflitos na Internet e ampliação do debate sobre a temática de estudo do Observatório. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Carlos Alberto Kamienski - Coordenador / Claudio Penteado - Integrante / Fabricio Olivetti de França - Integrante / Denise Goya - Integrante / Flávio Horita - Integrante / Carlos Santos - Integrante / Rafaela Vilela da Rocha - Integrante. Financiador(es): (FAPESP) Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Carlos Alberto Kamienski.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (5)
    1. 1o lugar no eixo Comunicação e Informação no XIV Encontro de Iniciação Científica pela apresentação de trabalho da orientanda Monique Ferreira Souza, UFABC e USCS.. 2024.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    2. Menção Honrosa no eixo Comunicação e Informação, no XIV Encontro de Iniciação Científica pela apresentação de trabalho do orientando Raphael Moises Pereira Brito, UFABC e USCS.. 2024.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    3. Prêmio de Melhor Revisor no IV Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp 2024), SBC.. 2024.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    4. 3º lugar de melhor artigo no ENIAC 2021 - Trilha Principal: "Automatic Twitter Stance Detection on Politically Controversial Issues: A Study on Covid-19's CPI", com Patricia Santos, Comitê organizador do XVIII Encontro Nacional de Inteligência Artificial e Computacional 2021.. 2021.
      Membro: Denise Hideko Goya.
    5. Menção Honrosa pela apresentação oral de "Jogo sério para o desenvolvimento do pensamento computacional", por Vinicius Higuchi (orientando), Comitê organizador do XI Encontro de Iniciação Científica.. 2021.
      Membro: Denise Hideko Goya.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (0)

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. ROCHA, R. V. ; GOYA, Denise H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; BUORO, D. M. ; BELARMINO, G. D. ; MORAIS, J. C. F. ; OLIVEIRA, R. N. R.. UFABC-Sucen Ecoleish. 2021. Outro
      2. ROCHA, R. V. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, Denise H. ; BERBERT, J. M. S. ; FERREIRA, L. S. ; CHICARONI, B. F. ; SASS, CAMILA DO AMARAL ; BUORO, D. M. ; MINHOLI, F. S. ; BELARMINO, G. D. ; PESSOA, J. O. ; MORAIS, J. C. F. ; FERREIRA, LARA TENORE ; FRANCEZ, L. C. T. F. ; OLIVEIRA, M. A. ; FERREIRA, P. N. ; OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; SOUZA, R. M.. III Workshop Diversão Séria & Dias da Ada. 2021. Outro
      3. ROCHA, R. V. ; Goya, Denise H. ; RODRIGUEZ, C. L. ; FERREIRA, L. S.. II Workshop Diversão Séria e Dias da Ada na UFABC. 2020. Outro

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (7)
      • Denise Hideko Goya ⇔ Carla Lopes Rodriguez (8.0)
        1. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade e Acessibilidade de um Protótipo de Jogo Educacional Digital para Pessoas com Deficiência Visual. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1980-5470, 2021.
        2. SASS, CAMILA DO AMARAL ; DE LUCCAS, JULIA BALDI ; FERREIRA, LARA TENORE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; GOYA, DENISE HIDEKO ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. A report on strategies for motivating and developing the computational thinking for and by women. Journal on Computational Thinking (JCThink). v. 3, p. 34-49, issn: 2595-9077, 2020.
        3. BENITEZ, P. (Org.) ; ROCHA, R. V. (Org.) ; DOMENICONI, C. (Org.) ; GOYA, Denise H. (Org.) ; RODRIGUEZ, C. L. (Org.). Enfrente [recurso eletrônico]: promoção de conscientização e resiliência como estratégia de enfrentamento da pandemia pela Covid-19​. 1 ed. Santo André: Editora UFABC, 2021. p. 110.
        4. OLIVEIRA, RHÁLEFF N. R. DE ; BELARMINO, GUILHERME D. ; MINHOLI, FELIPE S. ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA V.. Pro-AvaliaJS: Protocolo para planejamento e execução da avaliação da reação e aprendizagem de jogos sérios. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 517-527, 2022.
        5. OLIVEIRA, RHÁLEFF ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA ; RODRIGUEZ, CARLA. Formação Inicial de Professores para a Integração Curricular das TICs na Educação Básica: relato do percurso formativo no ensino remoto. Em: Workshop de Informática na Escola, p. 284-295, 2022.
        6. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        7. BELARMINO, GUILHERME DIAS ; OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise Hideko ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. Descrição e análise dos processos de produção de um jogo educacional e seus impactos na sua qualidade. Em: Anais Estendidos do Simpósio Brasileiro de Games e Entretenimento Digital, p. 407-416, 2021.
        8. CRUZ, JOÃO R. U. DA ; RODRIGUES, WELLINGTON B. ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; Goya, Denise. Análise de referências em teses e dissertações sobre uso de Computação Afetiva na área da educação. Em: Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), p. 852-861, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Rafaela Vilela da Rocha (5.0)
        1. KAMIENSKI, CARLOS ; DE CAMARGO PENTEADO, CLAUDIO LUIS ; GOYA, DENISE ; ROCHA, RAFAELA V. ; DE SOUZA, LUCAS MAZIM ; GÊNOVA, DANIEL VITOR BERALDO DI ; RAMOS, DIOGO FORNAZIERO SEGURA ; DE FRANÇA, FABRÍCIO OLIVETTI ; HORITA, FLÁVIO ; SANTOS, CARLOS DA SILVA DOS. Measuring Network Polarization and Political Sectarianism During the 2020 Pandemic. IEEE TRANSACTIONS ON COMPUTATIONAL SOCIAL SYSTEMS. v. 10, p. 1356-1371, issn: 2329-924X, 2023.
        2. OLIVEIRA, RHÁLEFF N. R. ; BELARMINO, G. ; RODRIGUEZ, C. L. ; GOYA, D. H. ; ROCHA, RAFAELA V. ; VENERO, M. L. F. ; AFONSO, P. B. ; KUMADA, K. M. O.. Descrição e Análise de Artefatos e Ferramentas Usados na Produção de um Jogo Educacional. INTERACCOES. v. 18, p. 77-102, issn: 1646-2335, 2022.
        3. OLIVEIRA, RHÁLEFF NASCIMENTO RODRIGUES DE ; BELARMINO, GUILHERME DIAS ; RODRIGUEZ, CARLA ; Goya, Denise ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; BENITEZ, PRISCILA ; KUMADA, KATE MAMHY OLIVEIRA. Desenvolvimento e Avaliação da Usabilidade e Acessibilidade de um Protótipo de Jogo Educacional Digital para Pessoas com Deficiência Visual. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. v. 27, p. 847-864, issn: 1980-5470, 2021.
        4. OLIVEIRA, RHÁLEFF N. R. ; ROCHA, RAFAELA V. ; GOYA, DENISE H.. Planning the Design and Execution of Student Performance Assessment in Serious Games. Journal on Interactive Systems. v. 12, p. 172-190, issn: 2763-7719, 2021.
        5. SASS, CAMILA DO AMARAL ; DE LUCCAS, JULIA BALDI ; FERREIRA, LARA TENORE ; RODRIGUEZ, CARLA LOPES ; GOYA, DENISE HIDEKO ; VENERO, MIRTHA LINA FERNÁNDEZ ; ROCHA, RAFAELA VILELA DA. A report on strategies for motivating and developing the computational thinking for and by women. Journal on Computational Thinking (JCThink). v. 3, p. 34-49, issn: 2595-9077, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Carlos Alberto Kamienski (3.0)
        1. KAMIENSKI, CARLOS ; DE CAMARGO PENTEADO, CLAUDIO LUIS ; GOYA, DENISE ; ROCHA, RAFAELA V. ; DE SOUZA, LUCAS MAZIM ; GÊNOVA, DANIEL VITOR BERALDO DI ; RAMOS, DIOGO FORNAZIERO SEGURA ; DE FRANÇA, FABRÍCIO OLIVETTI ; HORITA, FLÁVIO ; SANTOS, CARLOS DA SILVA DOS. Measuring Network Polarization and Political Sectarianism During the 2020 Pandemic. IEEE TRANSACTIONS ON COMPUTATIONAL SOCIAL SYSTEMS. v. 10, p. 1356-1371, issn: 2329-924X, 2023.
        2. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.
        3. DE FRANCA, FABRICIO ; DOS SANTOS, CARLOS ; PENTEADO, CLAUDIO ; Goya, Denise ; MAZIM, LUCAS ; KAMIENSKI, CARLOS ; DI GENOVA, DANIEL ; RAMOS, DIOGO. Dynamics of Conflicts on the Twitter Social Network: a case study on the use of chloroquine in Brazil. Em: Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 1-10, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Fabricio Olivetti de França (3.0)
        1. PENTEADO, C. L. C. ; GOYA, D. H. ; FRANÇA, F. O.. Discursive conflicts around the impeachment of Dilma Rousseff (Brazil) on Twitter. Perpectivas da Contemporaneidade. v. 1, p. 49-67, issn: 2184-9021, 2021.
        2. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.
        3. DE FRANCA, FABRICIO ; DOS SANTOS, CARLOS ; PENTEADO, CLAUDIO ; Goya, Denise ; MAZIM, LUCAS ; KAMIENSKI, CARLOS ; DI GENOVA, DANIEL ; RAMOS, DIOGO. Dynamics of Conflicts on the Twitter Social Network: a case study on the use of chloroquine in Brazil. Em: Hawaii International Conference on System Sciences, v. 1, p. 1-10, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Francisco de Assis Zampirolli (3.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO A. ; BOROVINA JOSKO, JOÃO M. ; VENERO, MIRTHA L. F. ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO J. ; Goya, Denise ; SAVEGNAGO, HEITOR R.. An experience of automated assessment in a large-scale introduction programming course. COMPUTER APPLICATIONS IN ENGINEERING EDUCATION. v. 29, p. 1284-1299, issn: 1061-3773, 2021.
        2. ZAMPIROLLI, FRANCISCO ; BATISTA, VALÉRIO ; RODRIGUEZ, CARLA ; VILELA DA ROCHA, RAFAELA ; Goya, Denise. Automated Assessment with Multiple-choice Questions using Weighted Answers. Em: 13th International Conference on Computer Supported Education, v. 1, p. 254-261, 2021.
        3. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Flávio Eduardo Aoki Horita (1.0)
        1. Kamienski, Carlos ; Mazim, Lucas ; Penteado, Claudio ; GOYA, DENISE ; Di Genova, Daniel ; DE FRANÇA, FABRÍCIO ; Ramos, Diogo ; Horita, Flávio. A Polarization Approach for Understanding Online Conflicts in Times of Pandemic: A Brazilian Case Study. Em: Hawaii International Conference on System Sciences (HICSS), v. 1, p. 1-10, 2021.

      • Denise Hideko Goya ⇔ Paulo Henrique Pisani (1.0)
        1. ZAMPIROLLI, FRANCISCO DE ASSIS ; Pisani, Paulo Henrique ; JOSKO, JOÃO MARCELO ; KOBAYASHI, GUIOU ; FRAGA, FRANCISCO ; GOYA, DENISE ; SAVEGNAGO, HEITOR RODRIGUES. Parameterized and automated assessment on an introductory programming course. Em: Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, p. 1573-1582, 2020.




    Data de processamento: 12/04/2025 21:57:18