Ensino

Biomecânica I 2020.QS

O estudo da estrutura e função dos sistemas biológicos por meio dos métodos da mecânica. Disciplina de graduação do curso de Engenharia Biomédica Sigla: DAESTB007-17SB e NAESTB007-17SB TPI: 2-2-4 Carga Horária: 48h Recomendação: Mecânica dos Sólidos I; Computação Científica aplicada a Problemas Biológicos. Professor: Marcos Duarte, Renato Watanabe   Horário das aulas Diurno: Terças 8h-10h e Quintas 10h-12h, aula pelo …

Biomecânica II – 2020.1

ATENÇÃO: A disciplina na modalidade ECE irá começar em 24 de abril (ECE-FAQ). Veja abaixo o novo cronograma da disciplina. Como ECE, a disciplina terá aulas em vídeo na internet nos horários regulares das turmas e o material destas aulas estão nos respectivos notebooks dos links no cronograma. Para dúvidas, críticas e sugestões, escreva uma …

Engenharia unificada I

  • Disciplina de graduação dos cursos de engenharia na UFABC.
  • Apresenta os princípios e métodos de engenharia e suas interrelações e aplicações, através de aulas, palestras, projetos e laboratórios.
  • Quartas-feiras 21-23h. Sala O-L10, campus São Bernardo do Campo.

Engenharia Unificada II – 2017.Q3, quintas-feiras

  • Disciplina de graduação dos cursos de engenharia na UFABC.
  • Apresenta os princípios e métodos de engenharia e suas interrelações e aplicações, através de aulas, palestras, projetos e laboratórios.
  • Quintas-feiras 19-21h. Lab 406-2, campus Santo André.

Introdução à Estatística

Disciplina Bioestatística da pós-graduação em Engenharia Biomédica na UFABC Professor: Marcos Duarte De 5 de junho a 21 de agosto de 2019, quartas-feiras das 17h às 21h, sala A2-S305, São Bernardo do Campo Esta disciplina é baseada em dois cursos MOOC gratuitos disponíveis na internet (os quais eu não tenho participação): Intro to Descriptive Statistics Intro …

Princípios de Reabilitação e Tecnologias Assistivas

Disciplina de Pós-graduação do curso de Engenharia Biomédica Professor: Daniel Boari   Ementa: Introdução às principais causas de deficiências físicas e suas consequências. Introdução às técnicas convencionais de reabilitação e os fundamentos das tecnologias assistivas. Bases para desenvolvimento de novas tecnologias assistivas, incluindo princípios de sensores e atuadores, e introdução a robótica aplicada à reabilitação. …