identification and evaluation of the scientific and technological connection between specialists in injectable oncology on the lattes platform

Valdemiro Amaro da Silva Junior

Dr. Valdemiro Amaro da Silva Junior é graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, Especialista em Morfologia Humana pela UFPE, Doutor em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais e Pós-Doutorado pelo Departamento de Patologia da Faculdade de Medicina Veterinária na Universidade da Geórgia, Athens-EUA. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participa dos programas de pós-graduação em Biociência Animal e Ciência Animal Tropical pelo Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal (UFRPE) e Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (UFRPE). Atualmente, trabalha com as seguintes linhas de pesquisa: 1) Reprodução Animal com ênfase na espermatogênese e desenvolvimento testicular 2) Patologia Experimental com ênfase nos desenvolvimento de novos fármacos e terapias experimentais. 3) Leishmaniose Visceral Canina 4) Fitocanabinóides medicinais: tratamento de doenças neurológicas, neurodegenerativas e inflamatórias induzidas experimentalmente. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9776641299895749 (23/06/2022)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Medicina Vaterinária, Área de Patologia Animal. rua Dom Manoel de Medeiros, S/N Dois Irmãos 52171900 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 33206343 Fax: (81) 33206023 URL da Homepage: vajunior@dmv.ufrpe.br
  • Grande área: Ciências Biológicas
  • Área: Morfologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (36)
    1. 2021-Atual. Protocolo de tratamento experimental neuroprotetor e neuregenerativo com nanoemulsao de canabidiol em associacao com delta-9-tetra-hidrocanabinol para doenca de Alzheimer em ratos Wistar submetidos a modelo de inducao com cloreto de Aluminio.
      Descrição: A doença de Alzheimer (DA) afeta na atualidade mais de 50 milhões de pessoas no mundo, os tratamentos farmacológicos disponíveis não interrompem o processo degenerativo presente no Alzheimer e não apresentam efeitos neuroprotetores, por isso, diante dessa dificuldade farmacoterapêutica estudos com canabinóides têm sido desenvolvidos para melhor compreender os efeitos neuroprotetores e neurotrópicos da Cannabis sp. O projeto busca desenvolver um protocolo terapêutico experimental para o tratamento da doença de Alzheimer que reduza as lesões em córtex e hipocampo, presentes em estudo histopatológico, desta forma, espera-se que a realização desse estudo forneça informações precisas quanto a ação dos canabinóides derivados de Cannabis sp. para o tratamento da doença de Alzheimer.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / PABYTON GONÇALVES CADENA - Integrante / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante / TEREZINHA CARLA CARVALHO DA SILVA - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    2. 2021-Atual. Desenvolvimento de um protocolo de tratamento com Fitocanabinoides e reposicionamento de farmacos para Controle da sindrome respiratoria aguda grave (SARS)
      Descrição: No início do século XXI, uma nova doença infecciosa mortal conhecida como síndrome respiratória aguda grave (SARS) foi reconhecida como uma ameaça global à saúde pública. Posteriormente, dez anos após os casos iniciais de SARS ocorrerem em 2002, novos casos de outra doença respiratória atípica causaram preocupação em todo o mundo. Essa doença ficou conhecida como síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) e era ainda mais letal que a SARS. Atualmente, a história se repetiu com o surgimento de uma nova epidemia originária na China no final de 2019. Para esta doença respiratória, chamada COVID-19, um novo coronavírus (SARS-CoV-2) foi identificado como o agente etiológico. Em suma, SARS, MERS e COVID-19 são causados por coronavírus recentemente descobertos que causam doenças semelhantes à gripe, mas com um resultado clínico que tende a ser mais grave. No presente projeto, investigaremos o reposicionamento de fármacos à base de fitocanabinoides em diferentes concentrações para avaliar o controle da tempestade inflamatória e sintomas derivados em modelo animal de síndrome respiratória aguda grave (SARS).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / PABYTON GONÇALVES CADENA - Integrante / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante / Ivone Antônia de Souza - Integrante / Anneliese Gonçalves Costa Marinho - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    3. 2021-Atual. Hidrocefalia induzida experimentalmente em Rattus norvergicus (Wistar): avaliacao do sistema nervoso central apos tratamento com fitocanabinoides
      Descrição: A hidrocefalia é uma doença que pode ser originada tanto por obstrução das vias do líquido cérebro-espinhal quanto por superprodução do líquido cefalorraquidiano. O desequilíbrio entre a produção e absorção do líquido cefalorraquidiano resulta em um aumento de volume ventricular, distorções no parênquima cerebral e compressão dos hemisférios contra a superfície interna do crânio. Devido ao alto índice da doença e complicações em seu tratamento, métodos experimentais vêm sendo utilizado para avançar o conhecimento acerca da patologia. Desta forma, este protocolo experimental pode proporcionar alternativa terapêutica como também promover regressão do quadro de hidrocefalia e proteção contra lesão neuronal, uma vez que objetivo é avaliar o efeito neuroprotetor de canabinóides em nanoemulsão para tratamento da hidrocefalia em ratos submetidos ao modelo experimental de indução com caulim.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Bruno Mendes Tenorio - Integrante / Diana Babini Lapa de Albuquerque Britto - Integrante / Fernanda das Chagas A. M. Tenorio - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    4. 2021-Atual. Protocolo experimental para o tratamento da epilepsia: acao dos canabinoides.
      Descrição: A epilepsia é uma desordem neurológica de inicio imprevisível caracterizada pelo aparecimento por 2 ou mais crises, sem fatores precipitantes, podendo ser de causa hereditária ou adquiridos. As alterações neurológicas estão relacionadas a um desequilíbrio entre sinapses excitatórias e inibitórias. Estima-se que a prevalência mundial de epilepsia ativa esteja em torno de 0,5%-1,0% da população e que cerca de 30% dos pacientes sejam refratários. O uso de canabinóides pode ser uma alternativa no tratamento da epilepsia, uma vez que no mecanismo de ação desses compostos envolve um controle direto dessas vias, diante deste desafio terapêutico de controle das crises epiléticas este projeto propõe uma alternativa terapêutica farmacológica para o tratamento da epilepsia refratária a partir do uso do extrato de Cannabis sativa com base numa análise comparativa e analítica das diversas respostas terapêuticas, bioquímica, imunológicas e histológicas. A fim de buscar uma terapia associativa mais acessível este projeto propõe uma alternativa terapêutica farmacológica para o tratamento da epilepsia refratária a partir do extrato de Cannabis sativa em nanoemulsão com base numa análise comparativa.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (3) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / PABYTON GONÇALVES CADENA - Integrante / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante / Mariana de França Oliveira da Silva - Integrante / TEREZINHA CARLA CARVALHO DA SILVA - Integrante / Marcio Botelho Pedrosa - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    5. 2020-Atual. Tratamento de doencas neurodegenerativas em ratos Wistar: terapia com fitocanabinoides
      Descrição: As doenças que acometem o sistema nervoso central estão em constante discussão na sociedade, não só pelos prejuízos causados por elas, mas principalmente por não existirem tratamentos efetivos que promovam a sua cura. O presente projeto tem como objetivo buscar, no extrato oleoso da Cannabis sp., uma alternativa de tratamento mais eficaz, com menos danos colaterais e mais econômica que as alternativas convencionais para as doenças de Alzheimer, Parkinson, Autismo e Epilepsia. Para tanto, as enfermidades serão induzidas experimentalmente em ratos Wistar utilizando protocolos específicos a cada uma, e posteriormente será realizado o tratamento com o extrato da Cannabis sp., em proporções (THC:CBD) que atendam a necessidade individual de cada doença. Além disso, os animais serão submetidos a testes para avaliação das funções cognitivas e motoras, e ao final do experimento será realizada a eutanásia e coleta de material biológico para as análises bioquímicas, dosagens hormonais e proteicas, e avaliação histopatológica, histomorfomética e imunohistoquímica de cortes histológicas de sistema nervoso central e vísceras torácicas, abdominais e testículos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    6. 2019-Atual. USO DOS CANABINOIDES PARA TRATAMENTO EXPERIMENTAL DA DOENCA DE PARKINSON EM RATO WISTAR.
      Descrição: O mecanismo de ação dos canabinoides na redução da sintomatologia da Doença de Parkinson, bem como no retardo da progressão da doença, ainda não está bem elucidado, sendo necessário melhorar a compressão destes mecanismos. Diante disso, pretendemos neste estudo fornecer um embasamento científico para o uso de extrato de Cannabis sp. na formulação de um protocolo terapêutico experimental em rato wistar para o tratamento da Doença de Parkinson. Objetivos Geral Analisar o efeito do uso do extrato de Cannabis sp. no tratamento da Doença de Parkinson. Específicos a. Avaliar a função motora e cognitiva de ratos adultos induzidos a doença de Parkinson e tratados com extrato de Cannabis sp. e/ou L-dopa. b. Realizar a avaliação histopatológica, histomorfométrica e imunohistoquímica do cérebro, cerebelo e tronco encefálico de ratos adultos induzidos a doença de Parkinson e tratados com extrato de Cannabis sp. e/ou L-dopa c. Determinar o estresse oxidativo de ratos adultos com parkinsonismo, tratados com extrato de Cannabis sp. e/ou L-dopa. d. Quantificar a expressão de citocina inflamatória (IL-6) de ratos adultos com parkinsonismo, tratados com extrato de Cannabis sp. e/ou L-dopa. Apresentação da hipótese O extrato de Cannabis pode ser utilizado para tratamento da Doença de Parkinson.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Amanda de Deus Ferreira Alves - Integrante / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    7. 2019-Atual. Protocolo experimental para o tratamento de ratos adultos expostos ao acido valproico durante periodo gestacional (transtorno do espectro autista): acao dos canabinoides.
      Descrição: O espectro do autismo é um transtorno neuropsiquiátrico que se desenvolve na infância precoce, e é caracterizado pelo comprometimento da comunicação, interação social, comportamento estereotipado e interesse restrito do indivíduo. A incidência elevada torna essa patologia um problema de saúde pública mundial, sendo uma das principais causas de incapacitação do desenvolvimento, trazendo graves consequências socioeconômicas. As substâncias isoladas de Cannabis sativa, canabinóides, apresentam efeitos farmacológicos no sistema nervoso central que podem trazer benefícios aos indivíduos autistas uma vez que não há tratamento medicamentoso-padrão disponível que atue junto as alterações nucleares da enfermidade.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante / Mariana de França Oliveira da Silva - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    8. 2019-Atual. Avaliacao do potencial terapeutico da Cannabis sp. em modelo experimental da doenca de Alzheimer em ratos Wistar adultos.
      Descrição: Para o tratamento da DA, são utilizados inibidores de acetilcolinesterase, são eles: Rivastigmina, Galantamina e Donepezila. (SIQUEIRA, 2017). O custo desse tratamento é relativamente alto, e são diversos os prejuízos orgânicos causados pelos efeitos colaterais de tais fármacos. (APSEN, 1999). Em contra partida, diversas pesquisas já mostram que o componente não psicotrópico da Cannabis sativa promove proteção contra neurotoxicidade causada pelo peptídeo beta-amilóide (HUGHES, 2018). Diante desse contexto, faz-se necessário a investigação de alternativas mais eficazes e econômicas, e na busca de respostas e resultados efetivos, propõe-se o presente projeto, que visa proporcionar um maior entendimento da doença de Alzheimer e analisar o potencial terapêutico da Cannabis sp. no tratamento da mesma. OBJETIVOS Geral ? Avaliar o uso de canabinoides como alternativa terapêutica na doença de Alzheimer frente aos fármacos utilizados no mercado. Específicos ? Identificar e caracterizar, na histopatologia, as lesões causadas pela administração do AlCl3 ? Avaliar histopatologicamente a evolução das lesões após o tratamento experimental com CBD. ? Quantificar células lesadas sob microscópio de luz polarizada coradas com vermelho Congo ? Determinar indicadores do estresse oxidativo plasmáticos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / ANTONIO JOSÉ ALVES - Integrante / Raíssa Nunes da Silva - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    9. 2017-Atual. Avaliacao do efeito da pentoxifilina e melatonina sobre o estresse oxidativo e carcinogenese ocasionado por Aflatoxina B1 em Ratos Wistar, utilizando imunodeteccao da Arginase-1.
      Descrição: Os fungos filamentosos através da decomposição de alimentos produzem metabólitos secundários, que são chamados de micotoxinas. Uma determinada micotoxina pode ser produzida por mais de uma espécie de fungo, assim como uma mesma espécie de fungo pode produzir diferentes tipos destes metabólitos (PEREIRA e SANTOS, 2011). As micotoxinas são conhecidas por iniciar lesões neoplásicas através da indução de danos no DNA. Sendo aflatoxina B1 (AFB1), produzida pelos fungos Aspergillus flavus e Aspergillus parasiticus, um agente genotóxico que causa carcinoma hepatocelular (HCC), através de ligações DNA - AFB1 (SMELA et al., 2001). Os danos das micotoxinas no DNA podem induzir o estresse oxidativo, causando necrose nos hepatócitos devido à liberação de citocinas pró-inflamatórias. As três enzimas antioxidantes, superóxido dismutase (SOD), catalase, e glutationa peroxidase (GPx), constituem o sistema de defesa antioxidante das células (QUETO et al., 2010). A melatonina (N-acetil-5-metoxitriptamina) é produzida pela glândula pineal, assim como numerosos órgãos, incluindo ovário, testículos, medula óssea, intestino, placenta e fígado. Estudos tem focado o papel da melatonina reduzindo estresse oxidativo , impedindo a peroxidação de lipídios da membrana celular, além de eficácia na fibrogênese e intoxicação hepática por CCL4 (ESTEBAN- ZUBERO et al., 2016). A pentoxifilina é um inibidor não seletivo da fosfodiesterase, derivado da metilxantina, com efeito antinflamatório e imunomodulador (RENKE et al., 2010). Alguns estudos mostram uma boa associação da pentoxifilina e melatonina, principalmente com eficácia na hepatite, estatose hepática, doença renal e artrite reumatoide (SEDGER e McDERMOTT 2014), entretanto poucas pesquisas estão direcionadas a ação desta droga no carcinoma hepatocelular. Outro fator importante é a identificação e diferenciação tumoral, principalmente de carcinomas e metástases hepatocelulares, auxiliando o tratamento e prognóstico da doença. Diversos marcadores de diagnóstico menos sensíveis são estudados e utilizados para identificação de tumores hepatocelulares como o Hepatócito parafina-1 (Hep- Par-1) e o glipicano-3, antigéno carcinoembrionário policlonal, CD10 e ?- fetoproteína. Necessitando de pesquisas mais aprofundadas na utilização de marcadores com maior sensibilidade e especificidade, como a arginase-1 (Arg-1) que é uma enzima envolvida na hidrólise da arginina em ureia e ornitina (TIMEK et al., 2012). Nesse contexto, objetiva-se verificar o desenvolvimento de tumores hepáticos por meio de inoculação de micotoxina. Associando a ação de imunomarcadores de hepatócitos como a Arginase-1 e avaliando o efeito da dietilcarbamazina melatonina e pentoxifilina na imunomodulação da fibrinogênese e carcinogênese hepática. 2. OBJETIVOS 2.1 GERAL Avaliar a ação da pentoxifilina e melatonina sobre o estresse oxidativo e carcinogênese hepática ocasionado por Aflatoxina B1 em Ratos Wistar utilizando imunodetecção da Arginase-1. 2.2 ESPECÍFICOS 1. Avaliar os efeitos carcinogênicos da AFB1 em Ratos Wistar; 2. Avaliar o efeito da pentoxifilina e melatonina na fibrinogênese; 3. Verificar através dos achados histopatológicos as lesões em múltiplos orgãos e os tipos tumorais encontrados; 4. Detectar a mutação no gene supressor de tumores (p53) 5. Verificar a identificação de expressão da Arginase-1 6. Detectar a enzima Arginase-1 por meio da imunocitoquímica nos tumores hepáticos encontrados; 7. Identificar a diferenciação dos tumores hepáticos através da coloração imunocitoquímica das citoqueratinas; 8. Avaliar a bioquímica sérica hepática dos animais inoculados com AFB1; 9. Verificar os níveis de estresse oxidativo ocasionado pela ação da AFB1.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Márcia Bersane de Araújo Medeiros - Integrante / Stephanie Caroline Gueiros Silva - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    10. 2016-2020. ADICAO DE DIFERENTES NIVEIS DE GLICERINA BRUTA NA DIETA DE OVINOS (Ovis aries) DA RACA SANTA INES: AVALIACAO MORFOFUNCIONAL TESTICULAR RENAL E HEPATICA
      Descrição: Um dos fatores mais onerosos na criação de ovinos é a alimentação, especialmente os componentes concentrados, como milho. Desta forma, a busca por fontes alternativas que possam substituir tais componentes tem ganhado espaço. A glicerina bruta, tem alto valor energético, baixo custo e seu reaproveitamento é interessante em prol da preservação ambiental. Por outro lado, há relatos na literatura sobre possíveis efeitos negativos do glicerol na reprodução masculina. Desta forma avaliou-se os efeitos da substituição do milho pela glicerina bruta sobre os parâmetros reprodutivos de carneiros da raça Santa Inês. Foram utilizados 40 cordeiros machos, com seis meses de idade e peso médio inicial de aproximadamente 21,0 Kg. Os animais foram submetidos ao confinamento de 90 dias, sendo 24 dias para adaptação e 66 dias para experimentação. Os tratamentos foram compostos por quatro níveis de glicerina bruta: 0%, 6%, 12% e 18%, que foram adicionadas como concentrado nas dietas. Ao final do confinamento, foi realizada a coleta sangue, para dosagem de testosterona plasmática, e pesagem dos animais. Após eutanásia, os complexos testículo-epidídimo (CTE) foram removidos e pesados individualmente, logo após foi calculado o índice gonadossomático. Foram obtidos cortes histológicos (4 µm) do testículo, os quais foram corados em Azul de Toluidina, montados com Entelan e analisados morfologicamente e morfometricamente em microscópio óptico. O peso, medidas biométricas do testículo, índice gonadossomático e peso líquido dos testículos foram maiores para os grupos que consumiram glicerina. Dentre os parâmetros tubulares,o comprimento total dos túbulos seminíferos foi maior para os animais que consumiram 6% de glicerina. O volume tubular total e o volume do epitpelio seminífero aumentaram para os grupos que consumiram glicerina. A população de células de Leydig foi menor para o grupo que consumiu 12% de glicerina, comparado ao que recebeu 18%, enquanto o volume individual da célula de Leydig foi maior para o o grupo que consumiu 12% de glicerina em relação ao que recebeu 18%. O diâmetro nuclear das células de Leydig foi menor para o grupo que recebeu 18% em relação aos demais grupos. Acerca dos indicadores do estresse oxidativo, a SOD aumentou para os grupos 12% e 18% comparado com o controle e 6%, a produção de CAT foi maior no grupo 18% em relação ao controle e 6%. A produção de GST foi maior no grupo 18% em relação aos demais, já o óxido nítrico diminuiu para todos os grupos experimetais contrastado com o controle. O MDA foi significativamente maior no grupo 18% em relação ao controle e 6%. Observou-se com os resultados expostos que o consumo de glicerina por ovinos no nível de 6% melhora diversos aspectos que são indicativos de um bom desempenho reprodutivo do animal sem provocar qualquer estímulo ao estresse oxidativo, podendo assim, ser incluso na dieta com o objetivo de reduzir gastos e melhorar a função reprodutiva dos animais. Palavras-chave: Glicerina, reprodução, carneiro, histomorfometria, estresse oxidativo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / DE CARVALHO, FRANCISCO FERNANDO RAMOS - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    11. 2016-2020. Avaliacao da funcao testicular de ovinos alimentados com palmas resistentes a cochonilha das variedades orelha de elefante mexicana e miuda.
      Descrição: As últimas décadas têm sido marcadas por diferentes tentativas de alimentação para os rebanhos de ovinos. Sabe-se que a nutrição está relacionada com o tamanho e função testicular. A relação entre alimentação e suas consequências na função reprodutiva em ovinos, ainda não está completamente elucidada. Desta forma, avaliou-se a influência da dieta com Feno de Tifton-85 associada a Palma Forrageira Miúda e do Feno de Tifton-85 associado a Palma Forrageira Orelha de Elefante Mexicana (OEM) comparadas com Feno de Tifton-85 exclusivamente. A pesquisa foi realizada no setor de Caprinovinocultura da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Os animais foram comprados de uma criação comercial de Flores, Pernambuco. Foram utilizados 40 ovinos mestiços, machos inteiros, com quatro meses de idade e peso médio inicial aproximadamente de 23,0 ± 2,0 Kg. Os animais foram divididos em três grupos: grupo controle alimentado com tifton-85, grupo experimental alimentados com tifton-85 e palma Miúda e o grupo alimentado com tifton-85 e palma de Orelha de Elefante Mexicana. As dietas foram fornecidas em colchos individuais duas vezes ao dia durante 60 dias. Foi realizada análise morfométrica, morfológica e histopatológica do complexo testículo-epidídimo (CTE). A dosagem sérica de testosterona foi realizada por eletroquimioluminescência. Realizu-se estresse oxidativo onde foi analisada a catalase (CAT), a superóxidodismutase (SOD), glutationa, malondialdeído (MDA) , óxido Nítrico (ON). O peso corporal dos animais não diferiu significativamente entre os grupos experimentais. O peso testicular dos ovinos alimentados com a palma foi significativamente maior com relação aos que receberam alimentação com feno de Tifton-85. A análise morfométrica, histopatológica e o estresse oxidativo demonstraram que a palma forrageira apresentou sinais protetores em relação ao parênquima testicular. Os níveis de testosterona foram mais elevados nos animais alimentados com palma miúda com relação aos demais grupos experimentais. Através dos dados obtidos com o presente estudo, pode-se concluir que a dieta com a palma forrageira promoveu uma proteção do parênquima testicular com preservação da arquitetura do testículo. Observou-se que os animais submetidos à alimentação com palma forrageira apresentaram redução do estresse oxidativo garantindo, assim, a melhora da função reprodutiva. Palavras Chaves: Palma Forrageira, Estresse Oxidativo, Função testicular, ovinos. Correspondência: Valdemiro Amaro da Silva Junior, Departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Av. Dom Manuel de Medeiros S/N, Dois Irmãos, Recife, Brazil CEP 52171-900. Tel: +55(81)3320.6430; E-mail: valdemiroamaro@gmail.com. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / CARVALHO, FRANCISCO FERNANDO RAMOS DE - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    12. 2016-2018. Alteracoes renais de ovinos submetidos a diferentes dietas a base de palma forrageira: analise histopatologica, histoquimica e bioquimica serica.
      Descrição: A utilização da palma forrageira na alimentação de pequenos ruminantes em grandes quantidades foi alvo de estudos por vários autores os quais constataram os efeitos benéficos da inclusão deste componente na ração. Para Tegegne et al. (2007) a dieta pode ser composta por até 70% de palma forrageira, sem efeitos prejudiciais. Bispo et al. (2007) relata a utilização da palma em substituição de capim elefante em até 56% na dieta de ovinos e descreve melhorias na digestão e eficiência na utilização dos nutrientes. As variedades Orelha de Elefante Mexicana (Opuntia stricta) e IPA (Opuntia sp) possuem espinhos que podem dificultar a aceitação pelo animal devido ao incômodo provocado (Neves, 2010; Moraes et al 2011). Além das características de produtividade e resistência a pragas e doenças, é necessário que a palma forrageira seja palatável e possua valor nutricional adequado para atender as necessidades animal (Moraes, 2012). Diversos trabalhos têm evidenciado que o consumo de palma forrageira reduz a ingestão de água por diferentes espécies de ruminantes (Lucena,2011) e, dependendo do seu percentual na dieta, a ingestão de água supera em muito os requerimentos hídricos dos animais. Ramos et al., (2006) observaram que o volume de água consumido por ovinos diminuiu de 2,4 L da dieta controle (sem palma) para 0,1 L quando o consumo de palma foi maior do que 300 g de MS/dia. Além disso, as consequências dos altos níveis de oxalatos em cactáceos podem tornar o cálcio assim como outros minerais, indisponíveis para absorção por parte dos animais que tenha na dieta este componente acima de 70% da matéria seca (Heaney et al,. 1988). OBJETIVO GERAL: Avaliar a influência de diferentes tipos de palma forrageira na dieta dos ovinos sobre parâmetros anatomohistopatológicos, histoquímicos e morfométricos do parênquima renal as possíveis repercussões na função deste órgão. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Avaliar o desempenho ponderal do peso dos ovinos durante todo período experimental; Avaliar anatomohistopatologicamente o parênquima dos rins de ovinos alimentados com diferentes tipos de palma forrageira na ração. Determinar a densidade volumétrica entre componentes do parênquima renal com alterações degeneretivas ou não após administração de diferentes tipos de palma forrageira na ração. Analisar morfometricamente os glomérulos renais para determinar aterações compativeis ou não com insuficiência renal. Avaliar histoquimicamente a membrana basal dos glomérulos e túbulos renais com PAS; prata metamina e tricrômico de Mallory. Determinar a presença de cálcio em tecido renal através da utilização do Von Kossa. Avaliar a função renal através da determinação dos níveis de ureia e creatinina ao longo do periodo experimental;. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Ângela Maria Vieira Batista - Integrante / Pierre Castro Soares - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    13. 2013-2015. EFEITOS DA EXPOSICAO A CAMPOS ELETROMAGNETICOS DE 1.8 GHZ SOBRE TECIDOS COM ALTA E BAIXA TAXA DE RENOVACAO CELULAR: UM ESTUDO MORFOMETRICO, HISTOQUIMICO E CLINICO EM RATOS WISTAR ADULTOS.
      Descrição: Nos dias atuais observa-se o aumento da linhas telefônicas ativas no mundo inteiro e algumas capitais do Brasil, por exemplo na cidade de Recife, há uma alta teledensidade, apresentando uma média de mais de quase duas linhas por habitante, o que nos coloca em um ambiente de imersão em exposição a campos eletromagnéticos (CEM) das mais variadas frequências, o que o uso prolongado e de forma constante pode gerar alterações morfofuncionais e comportamentais nos indivíduos a longo prazo. O objetivo do estudo será de verificar a exposição a estes CEM de forma crônica e contínua, a fim de verificar possíveis alterações histomorfométricas e comportamentais em ratos wistar adultos. O estudo realizar-se-a de forma a expor grupos de animais a frequências da ordem de 1,8GHz, de forma crônica, e verificar alterações nos padrões comportamentais e de ondas cerebrais a partir do eletroencefalograma, e o grupo controle, submetido aos mesmos protocolos, sem a exposição ao CEM E após analisar as estruturas do sistema nervoso central e das células do sistema reprodutor masculino e células espermáticas de foma, morfométrica, histológica e histoquímica. Uma vez que dispõem-se de tipos celulares de alto metabolismo e com células com elevado grau de regeneração e duplicação, (células espermáticas) e tecidos com baixo poder de regeneração do (sistema nervoso central).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    14. 2012-2016. Efeito da dieta hipoproteica durante os periodos de prenhez e lactacao no testiculo de ratos Wistar adultos
      Descrição: A restrição protéica durante o início da vida pode colocar toda a espermatogênese em risco, devido aos eventos cruciais para a atividade reprodutora durante tal período. Este projeto visa investigar o efeito da dieta hipoproteica em diferentes períodos de prenhez e lactação no testículo de ratos Wistar, através da análise quantitativa e qualitativa da espermatogênese. Fêmeas prenhes serão divididas em quatro grupos: Grupo Controle-Controle (GCC), alimentadas com dieta normoproteica durante prenhez e lactação; Grupo Desnutrido-Desnutrido (GDD), alimentadas com dieta hipoproteica nesses períodos; Grupo Controle-Desnutrido (GCD), alimentadas com dieta normoproteica na gestação e hipoproteica na lactação; Grupo Desnutrido-Controle (GDC), alimentadas com a dieta hipoproteica na gestação e normoproteica na lactação. Os machos das proles experimentais serão eutanasiados aos 21 e 90 dias. Os órgãos do sistema reprodutor serão coletados, fixados em glutaraldeído e direcionados para análises em microscópio óptico e eletrônico, e o sangue será retirado para análises hormonais. Serão medidos, para o testículo, o diâmetro e comprimento tubular, altura do epitélio, proporção volumétrica e produção espermática. Será calculada a população, volume e diâmetro nuclear das células de Leydig e o número e diâmetro nucleolar das células de Sertoli. Os dados serão analisados pelo teste de Kruskal-Wallis, com significância de 5%.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    15. 2012-2016. Analise morfometrica e histopatologica do parenquima testicular de ratos Wistar induzidos ao diabetes por estreptozotocina e submetidos a um tratamento com diferentes concentracoes de insulina.
      Descrição: O diabetes mellitus é frequentemente associado com disfunções na reprodução masculina. Vários estudos realizados relatam alterações na espermatogênese em indivíduos portadores da doença. O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da administração de diferentes concentrações de insulina no parênquima testicular de ratos induzidos ao diabetes, através de análises quantitativas e qualitativas. Ratos machos Wistar adultos (n = 52) mantidos em gaiolas com dieta e água ad libitum e ciclo invertido diário (12 h claro/ 12 h escuro) serão divididos em cinco grupos: Controle, Diabético e três grupos diabéticos tratados com 1/2, 1/4 e 1/8 de insulina, a partir de uma dosagem padrão estabelecida. A indução ocorrerá através de dose única de estreptozotocina (60 mg/kg), sendo incluídos aqueles com glicemia acima de 200 mg/dL. Após oito semanas, os animais serão pesados, anestesiados, o sangue coletado para dosagem de testosterona, provas hematológicas, bioquímicas e hemogramas. Após a perfusão, os testículos e epidídimos serão removidos, pesados e processados em resina. Serão realizadas analises morfometricas e histológicas por microscopia óptica e eletrônica. Fragmentos do testículo serão homogeneizados para testar o estresse oxidativo (substâncias reativas ao ácido tiobarbitúrico, glutationa reduzida e catalase). Para a estatística, será feito o teste de Kruskall-Wallis significante a 5%.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    16. 2012-2016. Avaliacao do potencial anti-androgenico dos extratos aquoso e etanolico de Phyllanthus niruri Linn. e Phyllanthus amarus Schum, sobre a funcao testicular e prostatica
      Descrição: Phyllanthus niruri Linn. e Phyllanthus amarus Schum pertencem ao gênero Phyllanthus, são plantas conhecidas por serem usadas na medicina tradicional e são chamadas de quebra-pedra. A partir dos componentes químicos encontrados nessas plantas, muitos estudos têm sido realizados, pois elas são conhecidas por atuarem com propriedades anti-hipertensiva, hepatoprotetora, analgésica, anti-inflamátória e antimicrobiana além de anti-carcinogênica para P. amarus, e para P. niruri atividades anticancerígena, anti-nociceptiva, hipoglicêmica, anti-oxidante, diurética, anti-inflamatória, tratamentos hepatotoxico, hepatite B, entre outros. Muitos testes já foram realizados para descobrir os benefícios oriundos das partes e do todo dessa planta, mas não foram encontrados trabalhos envolvidos com patologias associadas ao sistema reprodutor masculino. Sendo assim, faz-se necessário desenvolver novos estudos e mecanismos através da fitoterapia para avaliar novos tratamentos e atividades desempenhadas por essas plantas, como a função anti-androgênica que pode trazer uma nova esperança e estratégia para melhoras a enfermidades inerentes a função testicular e próstatica. Para tal 30 animais adultos receberam os extratos aquoso e etanólico na proporção de 50 e 100mg/kg de ambas as plantas por 30 dias. Posteriormente serão avaliados para visualizar a ação dos extratos perante os órgãos reprodutores e a ação nos órgãos vitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    17. 2012-2016. Alteracoes renais em caes naturalmente infectados por Leishmania (Leishmania) infantum.
      Descrição: Causada pelo protozoário do gênero Leishmania, a Leishmaniose Visceral (LV) é uma zoonose que ocorre em diversas partes do mundo, sendo relatada em mais de 88 países (TOZ et al, 2009). A doença ataca não só o homem como também outras espécies de mamíferos como: cães, gatos, canídeos silvestres, marsupiais e roedores. Porém o cão, pelo seu contato mais próximo ao homem, tornou-se o principal reservatório e fonte de infecção e transmissão desta importante doença (GARCIA E MARCONDES, 2007). Atualmente, na rotina da clínica veterinária tem aumentado sobremaneira a incidência de casos de Leishmaniose e muitos destes com sinais clínicos de insuficiência renal. A leishmaniose visceral canina (LVC) apresenta-se de diversas formas podendo confundir-se com muitas outras. O cão pode apresentar-se assintomático mesmo que sorologicamente positivo, oligossintomático e sintomático (MANCIANTI et al. 1988). As lesões incluem perda de peso, linfadenopatia, hepatoesplenomegalia, uveíte, poliartrite, lesões de pele e finalmente um grave comprometimento renal, sendo este muitas vezes a causa de mortes dos animais (BRITO, 2004; TILLEY & SMITH JR., 2008). A nefropatia pode ter origem no infiltrado de células T CD4+ encontradas na região glomerular e intersticial dos rins de cães naturalmente infectados com L. infantum(COSTA et al,2000). Havendo imunocomplexos, há a proliferação de células glomerulares bem como o espessamento da parede dos capilares, o que morfologicamente é identificado como hialinização e esclerose glomerular(SOARES, 2009). Também ocorrem glomerulonefrites: Membranosa, proliferativa e membranoproliferativa(GRAUER & DIBARTOLA, 2004), levando a alterações da função do órgão em questão. Serão utilizados 30 animais, todos provenientes do CVA da cidade de Bezerros, Pernambuco. Serão utilizados para diagnóstico da doença: Avaliação clínica, testes disponíveis para o diagnóstico da doença, análise bioquímica, histopatológica e PCR, uma vez que esta técnica permite a detecção do DNA independente do estágio clínico (COSTA-VAL et al., 2007; MANNA et al., 2009).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    18. 2012-2016. ACAO FARMACOLOGICA DA OLANZAPINA SOBRE O EIXO HIPOTALAMO-PITUITARIA-GONADA E ESPERMATOGENESE DE RATOS WISTAR DURANTE O DESENVOLVIMENTO TESTICULAR PRE E POS-NATAL
      Descrição: A olanzapina é um antipsicótico atípico com ação antagonista para receptores de dopamina e serotonina empregado no tratamento da esquizofrenia. A presente pesquisa tem como objetivo avaliar os efeitos da administração da olanzapina sobre o eixo hipotálamo-hipófise-gônada e espermatogênese durante o período pré-natal e neonatal do desenvolvimento testicular em ratos. Serão utilizados 60 ratos Wistar (Rattus norvegicus), pertencentes ao biotério da Área de Fisiologia do DMFA/UFRPE, divididos em cinco grupos experimentais: Controle ? solução fisiológica 0,9% NaCl; Olanzapina (Olz) 1 mg/kg; Olz 2,5mg/kg; Olz 5mg/kg e Olz 10mg/kg. Serão determinados níveis plasmáticos de testosterona, prolactina, FSH, LH, parâmetros reprodutivos como: proporções volumétricas dos componentes do parênquima testicular, diâmetro dos túbulos seminíferos; número de células de Sertoli por grama de parênquima testicular; produção espermática diária; e histopatologia e microscopia eletrônica do parênquima testicular. Será investigada, por Real Time qPCR, a expressão gênica das enzimas esteroidogênicas presentes nas células progenitoras e adultas de Leydig. Apesar de conhecimento sobre a ação dos antipsicóticos interferir no controle das funções reprodutivas, nenhum estudo sobre ação do fármaco durante o desenvolvimento testicular foi realizado. Assim, compreender seu mecanismo sobre o eixo hipotálamo-pituitária-gônoda e sobre os parâmetros reprodutivos do macho é importante para possibilitar terapia antipsicótica adequada.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / LUIZ ANDRE RODRIGUES DE LIMA - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    19. 2012-2014. ANALISE MORFOMETRICA E HISTOPATOLOGICA DO PARENQUIMA TESTICULAR DE RATOS WISTAR INDUZIDOS AO DIABETES POR ESTREPTOZOTOCINA E SUBMETIDOS AO TRATAMENTO COM DIFERENTES CONCENTRACOES DE INSULINA
      Descrição: O Diabetes Mellitus (DM), consiste em um conjunto de doenças metabólicas decorrentes do acúmulo de glicose na corrente sanguínea (hiperglicemia) devido ao comprometimento na função ou produção da insulina (LEHNINGER, 2002). O DM pode afetar a função reprodutiva de machos como resultado de seus efeitos sob o controle endócrino do processo espermatogênico (AGBAJE et al., 2007). Estudos apontam que nos indivíduos diabéticos ocorre uma diminuição nos níveis de LH e FSH, causando uma resposta menor por parte do epitélio do túbulo seminífero, além de uma redução considerada de tecido intersticial, essa redução causou uma diminuição no tamanho testicular (BALLESTER et al., 2004). Muitos estudos têm sido realizados a respeito dos efeitos do DM na fertilidade masculina, e têm sido amplamente relatadas alterações na espermatogênese em indivíduos portadores da doença (AGBAJE et al, 2007; NAVARRO-CASADO et al, 2010; RICCI et al, 2009; BALLESTER et al, 2004). A disfunção sexual em machos é bastante relatada em indivíduos diabéticos, mas os mecanismos ainda não são bem conhecidos (RICCI, 2009; SHRILATHA & MURALIDHARA, 2007). Muitos estudos têm sido realizados e a diminuição dos níveis plasmáticos de testosterona é um dos principais fatores na doença, acarretando em uma alteração endócrina do processo espermatogênico, que pode acontecer de várias formas tendo como alvo o eixo hipotalâmico-hipofisário (AGBAJE, 2007). As baixas concentrações de testosterona, devido à ação direta nas células de Leydig, geram uma desregulação da espermatogênese, pois para que a mesma ocorra de forma eficiente são necessários níveis estáveis do andrógeno, levando a diversos danos no tecido testicular (SEXON & JAROW, 1997; KIANIFARD et al, 2011). Com relação à disfunção reprodutiva nos machos, foi demonstrado através de estudos que há um aumento na apoptose de células germinativas em indivíduos diabéticos, acarretando em danos na função testicular (CAI et al, 2000; RICCI, 2009). O estresse oxid. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador. Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    20. 2011-2013. AVALIACAO DAS LESOES INFLAMATORIAS E DA CARGA PARASITARIA EM ORGAOS DO SISTEMA GENITAL MASCULINO E FEMININO DE CAES COM INFECCAO NATURAL POR Leishmania (Leishmania) infantum (Nicolle, 1908)
      Descrição: A leishmaniose visceral canina é uma importante zoonose parasitária endêmica no Brasil, causada por Leishmania infantum. Em áreas urbanas, os cães são considerados os principais reservatórios deste parasito, no qual, diversos órgãos e tecidos podem apresentar lesões decorrentes do parasito, inclusive com o envolvimento do sistema genital. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar as lesões inflamatórias e carga parasitária em órgãos do sistema genital masculino e feminino de cães com infecção natural por Leishmania infantum. Para tanto, foram utilizados fragmentos de órgãos do sistema genital de 12 cadelas e 19 machos naturalmente infectados por L. infantum provenientes dos municípios de Caruaru e Petrolina, Pernambuco, respectivamente. Amostras de vulva, vagina, cérvix, corpo e cornos uterinos e ovários para as fêmeas e testículos, epidídimos, próstata, glande, prepúcio e escroto para os machos foram coletados para avaliação estrutural, imunohistoquímica e molecular. No presente estudo, pode-se observar que os principais locais de desenvolvimento de lesões e imunomarcação de formas amastigotas de L. infantum no trato reprodutor das fêmeas foram vulva e vagina, enquanto que nos machos as lesões inflamatórias foram observadas no epidídimo, próstata, glande, prepúcio e escroto. Imunomarcação de formas amastigotas de L. infantum foram observadas nos testículos, epidídimo, glande e escroto. Em ambos os sexos, não foi obervada correlação entre carga parasitária e lesão inflamatória nos órgãos genitais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    21. 2010-2012. AVALIACAO DOS EFEITOS DO INIBIDOR DA FOSFODIESTERASE 5, TADALAFIL, SOBRE FUNCAO TESTICULAR DE CAMUNDONGOS
      Descrição: Tadalafil é um inibidor de fosfodiesterases (PDE) do tipo 5 (PDE5) que foi formulado para tratamento de disfunção erétil, contudo, até o presente momento, as informações são conflitantes quanto aos efeitos colaterais destes inibidores sobre a função testicular. Para estudar os efeitos do tadalafil sobre a função testicular, foi realizado estudo in vivo, utilizando 15 camundongos Swiss Webster (Mus musculus), machos, adultos. Os animais foram divididos em grupo controle (n=8) e grupo tratado (n=7). Os animais do grupo tratado receberam 25mg/kg de tadalafil diariamente durante 30 dias, pela via intraperitoneal (IP) enquanto os animais do grupo controle receberam solução para injeção estéril pela mesma via. Ao final do período experimental, os animais foram heparinizados, anestesiados com Xilazina e Ketamina e submetidos à eutanásia por aprofundamento anestésico. Fígado, baço, rins, próstata, vesícula seminal, epidídimos e testículos foram coletados e pesados para comparação entre grupos, fragmentos de testículo foram fixados com glutaraldeído em tampão fosfato de sódio, 0,01M e pH 7,4. Os fragmentos testiculares foram processados rotineiramente para inclusão em resina plástica à base de glicol metacrilato e analisados através de Histomorfometria e Microscopia Eletrônica. A testosterona plasmática foi determinada através de teste de ELISA após punção cardíaca e obtenção de sangue total. De acordo com os resultados, o tadalafil na dosagem e período utilizados, não produziu efeitos deletérios sobre o parênquima testicular, apenas na microscopia eletrônica demonstrou-se uma maior atividade das células de Leydig no grupo tratado quando comparado ao grupo controle, onde observou-se mitocôndrias degeneradas por provável hiper estimulação. Além disso, constatou-se tendência de aumento de 23% na produção espermática nos animais tratados e 12% na testosterona sérica. Portanto, os resultados demonstraram que o tadalafil não interfere negativamente sobre na função testicular quando utilizado por 30 dias em dose única de 25mg/Kg a cada 24 horas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    22. 2009-2012. AVALIACAO ESTRUTURAL E ULTRAESTRUTURAL DE LARVAS E ADULTOS DE Aedes aegypti (LINNAEUS, 1762) (Diptera: Culicidae) SUBMETIDOS A TRATAMENTO COM COMPOSTO DE OLEOS ESSENCIAIS A BASE DE Azadirachta indica, Melaleuca alternifolia, Carapa guianensis ACRESCIDO DO
      Descrição: Este trabalho objetiva avaliar estrutural e ultraestruturalmente larvas e adultos de Aedes aegypti (Linnaeus, 1762) (Diptera) submetidos a tratamento com composto de óleos essenciais a base de Azadirachta indica, Melaleuca alternifolia, Carapa guianensis acrescido do extrato fermentado de Carica papaya. O teste de repelência será realizado em triplicata utilizando 2700 fêmeas/grupo. Será aplicado 10µL/produto coforme o grupo experimental (repelente industrial, controle, tratado com o composto de óleos essenciais nas concentrações de 100%, 50% e 25%). O estudo avaliará a ação imediata após aplicação e o efeito residual 2h e 4h. No ensaio larvicida será realizado em triplicata com 600 larvas de 3º estágio/grupo. As larvas serão expostas respeitando os grupos: larvicida industrial nas concentrações de 0,06ppm, 0,37ppm, controle, dimetilsulfóxido, tratados com composto de óleos essenciais nas concentrações de 50%, 25% e 12,5%. O teste adulticida será realizado em triplicata com 1800 indivíduos/grupo. Eles serão expostos por borrifamento de 670µL/grupo e avaliados por 24h. Os grupos serão: adulticida industrial, controle, tratados com composto de óleos essenciais nas concentrações de 100%, 50%, 25% e 12,5%. Nos ensaios larvicida e adulticida serão coletadas amostras para avaliação estrutural e ultraestrutural. Posteriormente, serão processados de acordo com a finalidade de estudo.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Leucio Câmara Alves - Integrante / Sandra Maria de Torres - Integrante.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    23. 2009-2012. AVALIACAO DOS EFEITOS DO INIBIDOR DA FOSFODIESTERASE 5, TADALAFIL, SOBRE FUNCAO TESTICULAR DE CAMUNDONGOS
      Descrição: Tadalafil é um inibidor de fosfodiesterases (PDE) do tipo 5 (PDE5) que foi formulado para tratamento de disfunção erétil, contudo, até o presente momento, as informações são conflitantes quanto aos efeitos colaterais destes inibidores sobre a função testicular. Para estudar os efeitos do tadalafil sobre a função testicular, foi realizado estudo in vivo, utilizando 15 camundongos Swiss Webster (Mus musculus), machos, adultos. Os animais foram divididos em grupo controle (n=8) e grupo tratado (n=7). Os animais do grupo tratado receberam 25mg/kg de tadalafil diariamente durante 30 dias, pela via intraperitoneal (IP) enquanto os animais do grupo controle receberam solução para injeção estéril pela mesma via. Ao final do período experimental, os animais foram heparinizados, anestesiados com Xilazina e Ketamina e submetidos à eutanásia por aprofundamento anestésico. Fígado, baço, rins, próstata, vesícula seminal, epidídimos e testículos foram coletados e pesados para comparação entre grupos, fragmentos de testículo foram fixados com glutaraldeído em tampão fosfato de sódio, 0,01M e pH 7,4. Os fragmentos testiculares foram processados rotineiramente para inclusão em resina plástica à base de glicol metacrilato e analisados através de Histomorfometria e Microscopia Eletrônica. A testosterona plasmática foi determinada através de teste de ELISA após punção cardíaca e obtenção de sangue total. De acordo com os resultados, o tadalafil na dosagem e período utilizados, não produziu efeitos deletérios sobre o parênquima testicular, apenas na microscopia eletrônica demonstrou-se uma maior atividade das células de Leydig no grupo tratado quando comparado ao grupo controle, onde observou-se mitocôndrias degeneradas por provável hiper estimulação. Além disso, constatou-se tendência de aumento de 23% na produção espermática nos animais tratados e 12% na testosterona sérica. Portanto, os resultados demonstraram que o tadalafil não interfere negativamente sobre na função testicular quando utilizado por 30 dias em dose única de 25mg/Kg a cada 24 horas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    24. 2009-2011. AVALIACAO TOXICOLOGICA E ANTITUMORAL DE SUBSTANCIA SINTETICA RESULTANTE DA ASSOCIACAO ENTRE NAFTOQUINONA E AMINOACIDOS EM CAMUNDONGOS
      Descrição: O câncer representa uma das principais causas de morte em humanos no mundo, estima-se 10 milhões de mortes ao ano, sendo no Brasil 470.000 novos casos em 2008/09 e 125.000 mortes anuais. Alguns fatores como idade, raça, sexo e o ambiente influenciam a frequência e o risco relativo ao desenvolvimento desta patologia. No tratamento para o câncer, a utilização de apenas um medicamento geralmente não é capaz de debelar completamente esta patologia, principalmente porque a resposta aos tratamentos pode ser diferente entre indivíduo da mesma espécie. Portanto, a associações de drogas em tratamentos antitumorais pode gerar expectativa de bons resultados no tratamento desta patologia. Dentre as drogas utilizadas como antineoplásicos podemos citar as quinonas, as quais podem apresentar diferentes efeitos biológicos conforme a estrutura molecular. Portanto, o presente experimento se propõe a produzir uma substância sintética a partir do acoplamento entre a unidade de aminoácidos e as naftoquinonas, obtendo a série amino-quinona através de metodologias já dominadas por nosso grupo de pesquisas. Com isso, este trabalho propõe a testar uma série de aminoácidos associados a uma naftoquinona no tratamento do câncer visando reduzir o tempo de tratamento. Inicialmente será realizado um estudo da toxicidade aguda a fim de observar as lesões ocasionadas pelo fármaco e definir as doses terapêuticas a testar. Posteriormente se pretende avaliar os efeitos das séries de aminoácidos em associação com as naftoquinonas na inibição do carcinoma de Ehrlich em camundongos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / George Chaves Jimenez - Integrante / Sandra Maria Torres - Integrante / Camara, Celso Amorim - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    25. 2008-2011. EFEITO PREVENTIVO E/OU RESTAURADOR DA PENTOXIFILINA E LISOFILINA SOBRE A ESPERMATOGENESE DE RATOS WISTAR ADULTOS SUBMETIDOS A CHOQUE TERMICO TESTICULAR
      Descrição: Todos os tecidos são susceptíveis a danos pelo calor. Contudo, os testículos são incomuns uma vez que eles são danificados pela exposição de temperaturas normalmente encontradas dentro do abdômen, embora estes se originem dentro da cavidade abdominal e em alguns mamíferos a migração para o escroto só ocorre durante o desenvolvimento fetal ou neonatal. O calor aplicado diretamente sobre o testículo tem fornecido novas informações sobre os mecanismos desencadeadores dos danos à espermatogênese e de tratamentos que podem prevenir os danos testiculares através do bloqueio da apoptose. As células germinativas testiculares são vulneráveis ao estresse térmico e sofrem apoptose em resposta a temperaturas supra-escrotais. A proteína supressora de gene tumoral, a p53 é um potente mediador bioquímico da apoptose induzida pelo choque térmico. A pentoxifelina e a lisofilina são metilxantinas inibidoras de fosfodiesterases que além de aumentar os níveis de AMPc intracelular, ainda reduzem ânions superóxidos, inibem o TNF-? (fator de necrose tumoral-?) responsável pela fragmentação do DNA, apoptose ou morte celular programada e possuem propriedades antiinflamatórias. Além disso, essas substâncias podem ser usadas em procedimentos clínicos para capturar espécies de oxigênio reativo (ROS) e reduzir a peroxidação de lipídeos associados a danos de membrana espermática e apoptose de DNA. Para estudar os efeitos destes inibidores de fosfodiesterases (pentoxifilina e lisofilina) como substâncias anti-apoptóticas e anti-oxidantes, ratos Wistar (Rattus norvegicus, var. albinus) serão submetidos a choque térmico testicular e o testículo avaliado nos tempos de 1, 3, 7, 15, 30 e 60 dias quanto aos aspectos histopatológicos, morfométricos, imunoistoquímico e em microscopia eletrônica. Portanto o presente experimento tem por objetivo observar o potencial uso da pentoxifilina e lisofilina como preventivos das ações deletérias do calor sobre o parênquima testicular e a capacidade d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Maria Madalena Pessoa Guerra - Integrante / Christina A. Peixoto - Integrante / Sandra Maria de Torres - Integrante / Gueiros, Otávio G. - Integrante / Oliveira, Vinicius Vasconcelos G. - Integrante / Queiroz, G.C.D'Angelo - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    26. 2008-2009. ATIVIDADE ANTITUMORAL IN VIVO DA LECTINA DE SEMENTES DA Canavalia brasiliensis
      Descrição: Lectinas são proteínas de origem não-imune que se ligam a carboidratos e substâncias que contenham açúcar de modo específico e reversível ou precipitam glicoconjugados. Esta característica permite que as lectinas interajam com uma variedade de células de mamíferos, alterando seu metabolismo intracelular e produzindo vários efeitos biológicos. Estas proteínas são largamente distribuídas na natureza, como em bactérias, vírus, fungos, plantas e animais. Já foram detectadas lectinas em centenas de espécies de plantas, onde as sementes de leguminosas são a principal fonte de lectinas, mas estas também são abundantes em outros tecidos vegetais. Os papéis funcionais das lectinas têm sido investigados e, em animais, muitas delas participam de importantes eventos imunes e fisiopatológicos, visto que o reconhecimento de carboidratos ocorre em um grande número de diferentes contextos biológicos, como comunicação celular, defesa do hospedeiro, fertilização, desenvolvimento, infecção parasítica, metástase tumoral, etc. Em contraste, as funções fisiológicas das lectinas vegetais ainda não foram completamente elucidadas. Desta forma, objetiva-se com essa pesquisa, testar a atividade antitumoral in vivo da lectina, proveniente de sementes da Canavalia brasiliensis, através de avaliações macroscópicas e histopatológicas de neoplasias induzidas em camundongos BALB/c, após administrações subcutâneas de diferentes concentrações de lectina.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Integrante / Ana Lúcia Figueiredo Porto - Coordenador / George Chaves Jimenez - Integrante / Sandra Maria Torres - Integrante / Flavia Correia Maia - Integrante / Benildo S. Cavada - Integrante / Edson H. Teixeira - Integrante / Vicente de Paula T. Pinto - Integrante / José Luiz Lima Filho - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    27. 2006-2009. Manipulacao neonatal do sistema serotoninergico em ratos Wistar utilizando um inibidor seletivo da recaptura de serotonina: efeito sobre o desenvolvimento testicular e eixo hipotalamo-hipofise-gonada
      Descrição: Os efeitos provocados pela manipulação do sistema serotoninérgico durante o período neonatal sobre o desenvolvimento testicular, levando-se em consideração as inter-relações serotonina-antidepressivos e o sistema reprodutor e a larga escala em que estas drogas estão sendo utilizadas atualmente, carecem de melhores investigações. Portanto, o presente estudo tem como objetivo avaliar os efeitos da manipulação neonatal do sistema serotoninérgico através do inibidor seletivo da recaptura de serotonina, o cloridrato de fluoxetina, durante o período crítico do desenvolvimento testicular e suas conseqüências sobre a função testicular de ratos maturos sexualmente. Nesse experimento, os ratos neonatos serão escolhidos aleatoriamente para composição dos seguintes grupos: I) grupo tratado com 5 mg/Kg de cloridrato de fluoxetina (10 ratos); II) grupo tratado com 10 mg/Kg de cloridrato de fluoxetina (10 ratos); III) grupo tratado com 20 mg/Kg de cloridrato de fluoxetina (10 ratos); IV) grupo controle (10 ratos). Os tratamentos serão iniciados com 1 dia de idade e finalizados aos 21 dias de idade dos ratos. O grupo controle receberá, no mesmo período, somente a solução veículo (água deionizada estéril) utilizada para o cloridrato de fluoxetina. No primeiro experimento os animais serão avaliados aos 21 dias pós-natal quanto à influência do sistema serotoninérgico sobre o desenvolvimento gonadal e o eixo HPG. No segundo experimento serão avaliadas as conseqüências dessa manipulação sobre a espermatogênese em indivíduos adultos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Raul Manhães de Castro - Integrante / Adelmar Afonso de Amorim Júnior - Integrante / MArleyne José Accioly Lins Amorim - Integrante / Hilda Tahim Gonçalves de Lima - Integrante / Iana Raphaela de Sá - Integrante / Waldo Oliveira Monteiro - Integrante / Henrique Rangel Falcão - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    28. 2004-2007. Resposta biologica do tecido conjuntivo subcutaneo de ratos a implantes de um novo cemento obturador de canais radiculares
      Descrição: O objetivo do presente experimento será avaliar a resposta biológica dos cimentos obturadores de canal radicular de diferentes composições químicas. Para tanto, serão utilizados 24 ratos, da linhagem Wistar, nos quais serão realizados implantes de tubos de polietileno com os materiais a serem testados (cimentos obturadores RoekoSeal Automix e AH Plus), assim como de tubos vazios que servirão como controle. Decorridos os períodos experimentais de 07, 15, 30 e 60 dias os implantes serão removidos e realizar-se-á o processamento histológico e análise dos espécimes, em que serão observados eventos histológicos reacionais como necrose, reação inflamatória, espessura da cápsula, presença de macrófagos e células gigantes que, por sua vez, possibilitarão classificar a resposta biológica dos referidos cimentos endodônticos em aceitável (discreta ou nenhuma reação tecidual; moderada ou intensa reação aos 7 dias que se reduz com o decorrer dos períodos) ou não aceitável (não significante ou discreta reação tecidual aos 7 dias, passando a moderada ou intensa aos 60 dias; moderada ou intensa reação em todos os períodos). Com o intuito de se respaldar a aplicabilidade clínica dos materiais estudados, espera-se que os mesmos apresentem discreta ou nenhuma reação tecidual, o que viabilizaria a avaliação da biocompatibilidade no nível terciário (em seres humanos) e conseqüentemente sua maior difusão e aceitação no meio acadêmico e entre os profissionais que atuam na clínica diária da Endodontia.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Kátia Simone Alves dos Santos - Integrante / Roberto Alves dos Santos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa / Universidade de Pernambuco - Cooperação.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    29. 2003-2005. Efeito do uso topico do oleo de semente de girassol com elevada concentracao de acido linoleico em lesoes corneanas induzidas experimentalmente por alcali em coelhos (Oryctolagus cuniculus; LINNAEUS, 1758)
      Descrição: Devido a sua exposição, patologias na córnea de cães e gatos tem sido um problema comum na oftalmologia veterinária, por serem facilmente observadas pelo proprietário do animal, principalmente quando este sente dor. Das afecções sediadas na córnea, as inflamações corneanas são o grupo de doenças comumente observadas. Felizmente, a maioria pode ser tratada com sucesso por terapias medicamentosas, cirúrgicas ou ambas (WHITLEY & GILBER, 2003). Sobressaem-se as ceratites ulcerativas e incriminam-se entre os agentes causais os traumas, as anormalidades palpebrais, ciliares, do aparelho lacrimal (SLATTER, 1990), e úlceras químicas (WAGONER, 1997). Apesar da sua severidade potencial, a ceratite ulcerativa é inquestionavelmente a mais tratável dentre as doenças oculares que ameaçam a visão, podendo-se preservar a visão em quase todos os casos se combinada uma acurada avaliação da patogenia da ceratite ulcerativa com uma compreensão das vantagens e das limitações dos tipos de terapia disponível (NASISSE, 1986). Em virtude da importância da ceratite ulcerativa na clínica oftálmica de pequenos animais, o presente estudo experimental utilizando óleo vegetal com elevada concentração de ácido linoléico reveste-se em uma alternativa promissora no cuidado de lesões ulcerativas de córnea em condições hospitalares como também domiciliares. Os procedimentos utilizados na rotina dos curativos diários nos animais são os de praxe na conduta médica rotineira, entretanto, avaliando-se as facilidades de obtenção, aplicação e características próprias do óleo vegetal é provável que a redução no custo total do tratamento e no tempo de recuperação do animal venha a produzir uma boa relação custo/benefício na prática médico veterinária. Óleo de girassol, com elevada concentração de ácido linoléico, promove aceleração do processo cicatricial em lesões corneana induzidas experimentalmente por álcalis em coelhos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Frederico Celso Lyra Maia - Integrante / Alessandra Ribeiro de Albuquerque - Integrante / Victor Hugo de Vasconcelos Calado - Integrante / Fábio Luiz da Cunha Brito - Integrante / Éricka Rejane Correia de Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal - Cooperação.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    30. 2003-2004. Efeito de diferente niveis proteicos na dieta sobre o desenvolvimento e eficiencia dos parametros produtivos e reprodutivos em suinos
      Descrição: Rações comerciais utilizadas para fêmeas gestantes fornecidas a 97 varrões da raça Yorkshire, demonstraram um nível adequado de proteína, promovendo boa exibição da libido e manutenção de bom número e boa qualidade de células espermáticas por ejaculado. Porém, as exigências protéicas podem aumentar frente ao aumento da freqüência de colheitas realizadas. Conclusões decisivas sobre a influência dos níveis protéicos na qualidade do ejaculado são difíceis de serem inferidas. Alguns trabalhos relataram sobre uma maior produção espermática frente a uma dieta mais rica em proteína e mais especificamente, com adição de níveis mais elevados de lisina e metionina. Por outro lado, algumas pesquisas confirmaram a não influência de níveis protéicos mais elevados sobre o número de células espermáticas produzidas. Portanto, em virtude das diferentes exigências nutricionais relacionadas ao sexo e funções reprodutivas, o fornecimento de diferentes níveis protéicos na dieta de machos suínos inteiros, durante o seu desenvolvimento, pode influir de forma determinante no desenvolvimento testicular e eficiência reprodutiva. Sendo assim, foi possível delinear os seguintes objetivos: 1) Avaliar o efeito de diferentes níveis protéicos sobre o ganho de peso diário (GPD), peso vivo médio, conversão alimentar e espessura de toucinho de reprodutores suínos, dos 30 aos 270 dias de idade; 2) Verificar os efeitos da variação protéica na dieta dos reprodutores, sobre a biometria testicular e níveis séricos de testosterona; 3) Investigar os efeitos da variação protéica das dietas sobre as características seminais, frente a diferentes intervalos de colheita dos 210 aos 270 dias de idade; 4) Avaliar a produção espermática diária por testículo e por grama de testículo através da morfometria testicular.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Alberto Neves Costa - Integrante / Rômulo Menna Barreto Valença - Integrante / Aline Andrade Vasconcelos - Integrante / Luciana Pedrosa da Costa Araújo - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    31. 2003-2004. Utilizacao de cloridrato de naloxone (antagonista de receptores opioides) durante o desenvolvimento testicular pre e pos-natal sobre a producao espermatica em adultos
      Descrição: Introdução: A B -endorfina, produzida pelas células de Leydig, modula a proliferação das células de Sertoli, no período pré e pós-natal do desenvolvimento testicular. O bloqueio dos receptores opióides nestas células pelo naltrexone (antagonistas opióide) tem por objetivo aumentar o número de células de Sertoli e a produção espermática em ratos Wistar. Metodologia: 12 ratas no 13o dia de gestação divididas em controle (n=4) e tratado (n=8) serão injetados intraperitonealmente até o 21o dia de gestação com veículo e 50mg/Kg de cloridrato de naltrexone. Após o parto, 24 ratos neonatos serão divididos em controle (G1; n=8), tratado pré-natal (G2; n=8) e tratado pré e pós-natal (G3; n=8) e mantidos sob controle de temperatura, umidade e ciclo claro/escuro de 12h. Os animais do grupo G1 e G2 foram injetados intraperitonealmente durante 21 dias com veículo e os do grupo G3 com 50mg/Kg de cloridrato de naltrexone (Revia). Aos 90 dias os animais serão perfundidos intracardiacamente com gluteraldeído tampão fosfato de sódio 4%, 0,01M, pH 7,4. Os testículos serão coletados e processados rotineramente para inclusão em glicol metacrilato e fragmentos de 4 m foram corados com azul de toluidina borato de sódio para futura avaliação histomorfométrica onde será determinada a população de células de Sertoli e produção espermática diária destes animais.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Raul Manhães de Castro - Integrante / Fernanda Mafra Cajú - Integrante / Adelmar Afonso de Amorim Júnior - Integrante / MArleyne José Accioly Lins Amorim - Integrante / Victor Hugo de Vasconcelos Calado - Integrante / Isabele Valente Neves - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa / Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    32. 2003-2004. Avaliacao da pomada de calendula (Calendula officinalis) sobre o processo cicatricial em feridas cirurgicamente induzidas em caes (Canis familiaris)
      Descrição: O objetivo deste trabalho é avaliar o processo de cicatrização de feridas cutâneas tratadas topicamente utilizando pomada de calêndula (Calêndula officinalis) em cães (Canis familiaris), através de parâmetros como: contração, área e aspectos histopatológico e morfométricos. Três grupos experimentais serão formados e cada grupo contendo seis animais. No grupo "A" as biopsias serão realizadas nas falhas cutâneas ao 7º, no grupo "B" ao 14º dia e o grupo "C" ao 28º dia. Em cada animal serão produzidas três falhas cutâneas com aproximadamente 2cm x 2cm e separadas entre si por aproximadamente 5cm na região dorsal direita. A ferida cranial receberá o tratamento diário com pomada de Calêndula officinalis, a ferida mediana receberá o veículo q.s.p (placebo) e a ferida caudal receberá o tratamento tópico com solução fisiológica de cloreto de sódio, Os curativos serão trocados diariamente e a cada 3 dias a lesão será mensurada com auxílio de um paquímetro, medindo o eixo maior e menor, a fim de avaliar o grau de contração e área da lesão. Ao final do periodo de 7, 14 e 28 dias serão feitas biopsias as quais serão encaminhadas para processamento histológicos rotineiros. Posteriomente será feita avaliação morfométrica e histopatológica dos fragmentos.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Júlio Rodrigues Pereita Júnior - Integrante / Maria Cristina de Oliveira Cardoso Coelho - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    33. 2002-2004. Utilizacao de doses crescentes de cloridrato de naloxone (antagonista de receptores opioides) durante o desenvolvimento testicular neonatal sobre a producao espermatica em ratso Wistar adultos
      Descrição: Serão utilizados 30 ratos Wistar (Rattus norvegicus, var. albinus), mantidos em ciclo claro/escuro de 12h, obtidos do biotério da Área de Fisiologia do DMFA / UFRPE. A partir da previsão de partos, os ratos neonatos serão escolhidos aleatoriamente para composição dos seguintes grupos: I) grupo tratado com 5mg/Kg de naltrexone (6 ratos); II) grupo tratado com 10 mg/Kg de naltrexone (6 ratos); III) grupo tratado com 20 mg/Kg de naltrexone (6 ratos); IV) grupo tratado com 40 mg/Kg de naltrexone (6 ratos) e V) grupo controle (6 ratos). Os animais tratados receberão, diariamente, solução contendo doses crescentes cloridrato de naltrexone (Sigma Chemical Company) por quilo de peso corporal, intra-peritoneal. Os animais do grupo controle receberão solução fisiológica de NaCl 0,9% também via intra-peritoneal. Os tratamentos serão iniciados no primeiro dia de idade e finalizados aos 21 dias de idade dos ratos. Os animais dos grupos de tratamento permanecerão com as mães em caixas individuais até 20 dias após o nascimento. Aos 90 dias de idade, os ratos de cada grupo serão anestesiados, heparinizados e submetidos à perfusão intracardíaca com solução fisiológica de NaCl a 0,9% acrescida de heparina sódica (5000 UI/litro) por um período de tempo entre 5 e 10 minutos. Após a lavagem do sistema vascular, os animais serão perfundidos com glutaraldeído a 4% em tampão fosfato a 0,1M e pH 7,4 durante 25 minutos. Os testículos e epidídimos serão removidos, pesados, medidos e refixados na mesma solução utilizada na perfusão por duas horas, a uma temperatura de 4oC. Será realizada morfometria testicular para determinação de parâmetros com PED por testúculo e população de células de Sertoli.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Fernanda Mafra Cajú - Integrante / José Abelardo Alves de Souza - Integrante / Mariza Brandão Palma - Integrante / Adelmar Afonso de Amorim Júnior - Integrante / MArleyne José Accioly Lins Amorim - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação / Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Bolsa. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    34. 2001-2002. Efeito dos antidepressivos inibidores da monoaminoxidase, triciclicos e inibidores da recaptacao de serotonina sobre a funcao testicular e o perfil endocrino em ratos
      Descrição: A utilização de antidepressivos, sejam eles inibidores da MAO, tricíclicos ou SSRIs, pode produzir supressão do eixo reprodutivo. Essa supressão ocorre pela ativação simultânea do eixo HPA e do sistema simpático-adrenomedular, através dos produtos liberados por esses dois sistemas. Os fatores mais importantes envolvidos são o CRF, peptídeos opióides endógenos (EOP), catecolaminas e glicocorticóides. A ação das aminas biogênicas, serotonina e noradrenalina na função testicular e no controle do eixo hipotálamo-hipófise-gônada são amplamente conhecidas, assim como os efeitos colaterais dos antidepressivos. Entretanto, nenhum estudo pormenorizado sobre o processo espermatogênico em indivíduos submetidos à terapia antidepressiva foi realizado. As drogas antidepressivas vêm sendo cada vez mais utilizadas e os efeitos colaterais conseqüentes ao uso desses fármacos devem ser melhor compreendidos. Baseando-se nos conhecimentos sobre disfunções sexuais, inter-relações serotonina-antidepressivos e o sistema reprodutor, o presente estudo tem como objetivo investigar os efeitos do tratamento crônico dos antidepressivos cloridrato de amitriptilina (tricíclico) e cloridrato de fluoxetina (SSRIs) sobre a função testicular de ratos adultos. Nesse experimento, serão utilizados 25 mg/kg de peso vivo de cloridrato de amitriptilina e 20 mg/kg de peso vivo de fluoxetina em ratos pós-púberes com idade de 60 dias durante o período de 90 dias. Aos 150 dias de idade, serão feitas avaliações morfométricas do testículo, da produção espermática diária e endocrinológica dos grupos tratado e controle. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Raul Manhães de Castro - Integrante / Fernanda Mafra Cajú - Integrante / Adelmar Afonso de Amorim Júnior - Integrante / MArleyne José Accioly Lins Amorim - Integrante / Thiago Augusto Pereira de Moraes - Integrante / Hilda Tahim Gonçalves de Lima - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    35. 2000-2004. Utilizacao de antagonistas de receptores opioides durante o desenvolvimento testicular neonatal sobre a producao espermatica e o perfil endocrinologico de ratos adultos
      Descrição: A maioria dos experimentos, até o presente momento, enfoca a utilização de antagonistas para determinar a ação dos peptídeos opióides, derivados da POMC (proopiomelacortina), sobre o desenvolvimento somático e neurológico em ratos. No presente experimento a utilização de 20 mg por Kg de peso vivo de metabromito de naltrexone (antagonista para receptor opióide de ação periférica) e 20 mg por Kg de peso vivo de hidroclorito de naltrexone (antagonista para receptor opióide de ação sistêmica) durante os primeiros trinta dias pós-natais em ratos Wistar (Rattus norvegicus, var. albinus) tem por objetivos: 1) bloquear os receptores para peptídeos opióides nas células de Sertoli, interferindo na atividade moduladora exercida pelas células de Leydig através destes peptídeos sobre a proliferação das células de Sertoli e 2) aumentar o efluxo de GnRH na eminência média do hipotálamo e no sistema porta-hipotalâmico-hipofisário e, conseqüentemente, dos níveis plasmáticos de FSH e LH. A utilização de antagonistas de receptores opióides de ação sistêmica e local durante o período proliferativo pós-natal das células de Sertoli pode constituir-se em metodologia viável para aumentar a produção espermática em animais de interesse econômico. É importante salientar que nesta metodologia não se observa a redução do desenvolvimento somático e do peso corporal após o final do período de tratamento e em indivíduos adultos. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Leonardo Joseph Bull - Integrante / José Abelardo Alves de Souza - Integrante / Raul Manhães de Castro - Integrante / Aerlem Cynnara Silva Vieira - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Cooperação. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.
    36. 2000-2001. Utilizacao de antagonistas de receptores opioides durante o desenvolvimento testicular pre-pubere sobre a producao espermatica e o perfil endocrino em suinos adultos
      Descrição: No presente experimento, a utilização de 1mg por Kg de peso vivo de metabromito de naltrexone (antagonista para receptor opióide de ação periférica) e 1mg por Kg de peso vivo de hidroclorito de naltrexone (antagonista para receptor opióide de ação sistêmica), em suínos híbridos da linhagem Dalland (Sus scrofa domesticus) será feita em duas etapas: a primeira terá início no nascimento e será finalizada aos 30 dias de idade; a segunda etapa terá sua execução entre o 3o e 4o mês pós-natal. Os objetivos principais da utilização desses antagonistas são: 1) bloquear os receptores para peptídeos opióides nas células de Sertoli, interferindo na atividade moduladora exercida pelas células de Leydig, através destes peptídeos, sobre a proliferação das células de Sertoli; 2) aumentar o efluxo de GnRH na eminência média do hipotálamo e no sistema porta-hipotalâmico-hipofisário e, conseqüentemente, dos níveis plasmáticos de FSH e LH; e 3) aumentar a população de células de Sertoli e produção espermática diária em suínos adultos (360 dias de idade) . A utilização de antagonistas de receptores opióides, de ação sistêmica e local durante o período proliferativo pós-natal das células de Sertoli, pode constituir-se em metodologia viável para aumentar a produção espermática em animais de interesse econômico.. Situação: Desativado; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Valdemiro Amaro da Silva Junior - Coordenador / Tarcízio Antônio Rêgo de Paula - Integrante / José Abelardo Alves de Souza - Integrante / Maria Madalena Pessoa Guerra - Integrante / Alberto Neves Costa - Integrante / Maria Tereza Janssen de Almeida Catanho - Integrante / Marco Antônio Araújo de Andrade - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal Rural de Pernambuco - Cooperação.
      Membro: Valdemiro Amaro da Silva Junior.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (33)
      1. I CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DO HC-UFPE - INOVAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE. O cultivo caseiro de Cannabis medicinal autorizado por habeas corpus: uma revisão sistemática. 2021. (Congresso).
      2. I CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DO HC-UFPE - INOVAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE. Ação dos canabinóides na doença de Alzheimer: Revisão sistemática da literatura, relatos de casos e vídeos. 2021. (Congresso).
      3. I CONGRESSO INTERNACIONAL EM SAÚDE DO HC-UFPE - INOVAÇÃO E INTERPROFISSIONALIDADE. Determinação de canabinóides por cromatografia em fase gasosa acoplada a espectrometria de massas, em extratos de Cannabis obtidos pelo cultivo caseiro. 2021. (Congresso).
      4. XV Congresso Nordestino de Produção Animal,. PARÂMETROS URINÁRIOS DE OVINOS ALIMENTADOS COM PALMA FORRAGEIRA. 2021. (Congresso).
      5. III Encontro de Patologia Mamária: Diagnóstico, Prognóstico e Tratamento das Neoplasias Mamárias em Cadelas e Gatas. 2016. (Encontro).
      6. XII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB,. XII CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB. 2015. (Congresso).
      7. XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB,. XI CONGRESSO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-PB,. 2014. (Congresso).
      8. III Fórum de Discussão em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamenteos. 2013. (Outra).
      9. III Fórum de Discussão em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamenteos.Comissão Avaliadora da Sessão de Poster. 2013. (Outra).
      10. III Fórum de Discussão em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamenteos.PNPD - B-Lapachona e Análogos: Síntese (scale up), Tecnologia e Avaliação Pré-Clínica. 2013. (Outra).
      11. II Simpósio de Animais Silvestres (II SIMAS).Avaliador de Painéis. 2012. (Simpósio).
      12. IV International Symposium on Animal Biology of Reproduction (ISABR 2012). 2012. (Congresso).
      13. XI European Multicolloquium of Parasitology. 2012. (Congresso).
      14. XII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. Avaliador dos trabalhos Científicos. 2012. (Congresso).
      15. XI Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE (JEPEX 2011).Avaliação Toxicológica de Substância sintética resultante da associação entre Naftoquinona e Aminoácidos em Camundongos. 2011. (Outra).
      16. 13th Triennial STATE OF THE HEARTWORM SYMPOSIUM. 2010. (Congresso).
      17. III International Symposium on Animal Biology of Reproduction. 2010. (Congresso).
      18. IV Reunião Regional da Federação de Sociedades de Biologia Experimental - FeSBE. 2009. (Congresso).
      19. XXXVIII Annual Meeting of The Brazilian Society for Biochemistry and Molecular Biology (SBBq). 2009. (Congresso).
      20. ENAPAVE.XII Encontro Nacional de Patologia Veterinária. 2005. (Encontro).
      21. FeSBE-2002. XVII Reunião Anual da Federal de Sociedades de Biologias Experimental. 2002. (Congresso).
      22. I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFRPE. I Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão, da UFRPE. 2002. (Congresso).
      23. I Jornada de Ensino Pesquisa e Exrtensão da UFRPE. Mini-curso: Praticas Hematológicas. 2002. (Congresso).
      24. IX Simpósio sobre Cérebro.IX Simpósio sobre Cérebro. 2001. (Simpósio).
      25. Congresso de Integração da Morfologia Luso-Brasileira. Integração da Morfologia Luso-Brasileira. 2000. (Congresso).
      26. X Congreso de Iniciação Científica na UFRPE. X Congresso de Iniciação Científica. 2000. (Congresso).
      27. Evento Comemorativo dos 25 anos de Fundação do Curso de Pós-Graduação em Biologia Celular do Departamento de Morfologia-ICB.Evento Comemorativo dos 25 anos de Fundação do Curso de Pós-Graduação em Biologia Celular do Departamento de Morfologia-ICB. 1999. (Outra).
      28. XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e X Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular. XVII Congresso da Sociedade Brasileira de Microscopia e Microanálise e X Congresso da Sociedade Brasileira de Biologia Celular. 1999. (Congresso).
      29. Biological Application of Confocal Microscopy.International Symposium - Biological Application of Confocal Microscopy. 1998. (Simpósio).
      30. Enapave.7 Encontro Nacional de Patologia Vaterinária. 1995. (Encontro).
      31. VIII Congresso Brasileiro de Histotecnologia. VIII Congresso Brasileiro de Histotecnologia. 1995. (Congresso).
      32. X Encontro de Zoologia do Nordeste. X Encontro de Zoologia do Nordeste. 1995. (Congresso).
      33. XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. XXIII Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária. 1995. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (3)
      1. SILVA JUNIOR, V. A.. II Encontro de Oncologia Veterinária de Pernambuco. 2018. (Outro).. . 0.
      2. SILVA JUNIOR, V. A.. Curso de Atualização em Diagnóstico e Tratamento de Tumores de Pele em Cães e Gatos. 2018. (Outro).. . 0.
      3. SILVA JUNIOR, V. A.. II Simpósio de Animais Silvestres (II SIMAS). 2012. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (5)
      • Valdemiro Amaro da Silva Junior ⇔ Christina Alves Peixoto (10.0)
        1. DE MACEDO, SIMONE REGINA BARROS ; DE LIMA, LUIZ ANDRE RODRIGUES ; DE TORRES, SANDRA MARIA ; DE OLIVEIRA, VINICIUS VASCONCELOS GOMES ; DE MORAIS, ROSANA NOGUEIRA ; Peixoto, Christina Alves ; Tenorio, Bruno Mendes ; DA SILVA JUNIOR, VALDEMIRO AMARO. Effects of intratesticular injection of zinc-based solution in rats in combination with anti-inflammatory and analgesic drugs during chemical sterilization. Veterinary World. v. 11, p. 649-656, issn: 0972-8988, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. RIBEIRO, EDLENE LIMA ; BARBOSA, KARLA PATRICIA DE SOUZA ; FRAGOSO, INGRID TAVARES ; DONATO, MARIANA ARAGÃO MATOS ; OLIVEIRA DOS SANTOS GOMES, FABIANA ; SILVA, BRUNA SANTOS DA ; SILVA, AMANDA KAROLINA SOARES E ; ROCHA, SURA WANESSA SANTOS ; AMARO DA SILVA JUNIOR, VALDEMIRO ; Peixoto, Christina Alves. Diethylcarbamazine Attenuates the Development of Carrageenan-Induced Lung Injury in Mice. Mediators of Inflammation. v. 2014, p. 1-12, issn: 1466-1861, 2014.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Tenorio, Bruno Mendes ; FERREIRA FILHO, MOISÉS BONIFACIO ALVES ; Jimenez, George Chaves ; MORAIS, ROSANA NOGUEIRA DE ; PEIXOTO, C. A. ; Nogueira, Romildo De Albuquerque ; Silva Junior, Valdemiro Amaro da ; SILVA JUNIOR, V. A.. Extremely low-frequency magnetic fields can impair spermatogenesis recovery after reversible testicular damage induced by heat. Electromagnetic Biology and Medicine. v. na, p. 1-8, issn: 1536-8378, 2013.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. MAIA, Frederico Celso Lyra ; MCCALL, J. W. ; SILVA JUNIOR, V. A. ; PEIXOTO, C. A. ; SUPAKONRDEJ, P. ; SUPAKONRDERJ, N. ; ALVES, Leucio Câmara. Structural and ultrastructural changes in the lungs of cats Felis catus (Linnaeus, 1758) experimentally infected with D. immitis (Leidy, 1856).. Veterinary Parasitology (Print). v. 176, p. 304-312, issn: 0304-4017, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SARAIVA, Karina Lidianne Alcântara ; SILVA JUNIOR, Valdemiro Amaro ; DIAS, Elisângela Santos Ferreira ; PEIXOTO, C. A.. Morphological changes in the testis induced by diethylcarbamazine. Reproductive Toxicology (Elmsford, N.Y.). v. 22, p. 754-759, issn: 0890-6238, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        6. MARQUES, S. R. ; PEIXOTO, C. A. ; MESSIAS, J. B. ; ALBUQUERQUE, Alessandra Ribeiro de ; SILVA JUNIOR, V. A.. The effects of topical application of sunflower-seed oil on open wound healing in lambs.. ACTA CIRÚRGICA BRASILEIRA (ONLINE). v. 19, n. 3, p. 196-209, issn: 1678-2674, 2004.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        7. PEIXOTO, C. A.; SILVA JUNIOR, Valdemiro Amaro ; DONATO, Mariana A M ; PERES, Newton Gil ; SARAIVA, Karina Lidianne Alcântara. Effects of diethylcarbamazine on male mice germ cells. Em: International Symposium on Animal Biology of Reproduction, 2006, Belo Horizonte. Animal Reproduction. Belo Horizonte: Colegio Brasileiro de Reprodução Animal, v. 3, p. 211-211, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        8. Oliveira ACS ; Moura MR ; SILVA JUNIOR, Valdemiro Amaro da ; PEIXOTO, C. A. ; SARAIVA, Karina Lidianne Alcântara ; Douglas RH ; MARQUES JUNIOR, A. P.. Sterilization of dogs with intratesticular injection of a zinc base solution - histopathological evaluation. Em: Internationa Symposium on Animal Biology of Reproduction, 2006, Belo Horizonte. Animal Reproduction. Belo Horizonte: Colégio Brasileiro de Reprodução Animal, v. 3, p. 219-219, 2006.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        9. MAIA, Frederico Celso Lyra ; MCCALL, J. W. ; ALVES, L. C. ; SUPAKONRDEJ, P. ; SUPAKONRDERJ, N. ; SILVA JUNIOR, V. A. ; FAUSTINO, M. G. A. ; PEIXOTO, C. A.. Histopathologic changes in the lungs of cats experimentally infected with Dirofilaria immitis. Em: 47th Annual Meeting of American Association of Veterinary Parasitologists, 2002, Nashville. Proceedings of 47th Annual Meeting of American Association of Veterinary Parasitologists, v. 1, p. 59-60, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        10. MAIA, Frederico Celso Lyra ; ALVES, Leúcio Câmara ; SILVA JUNIOR, V. A. ; JW, MacCall ; SUPAKONRDEJ, P. ; SUPAKONRDERJ, N. ; FAUSTINO, M. G. A.. Ultrastructural analyses of lungs of cats experimentally infected with Dirofilaria immitis. Em: Simpósio de Metodologias Integradas no Estudo da Biologia, 2002, Curitiba. CD-ROM Sociedade Brasileria de Microscopia e Microanálise 2002, 2002.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valdemiro Amaro da Silva Junior ⇔ Ana Lucia Figueiredo Porto (3.0)
        1. DE MELO, REBECA GONÇALVES ; DE ANDRADE, ALEXSANDRA FRAZÃO ; BEZERRA, RAQUEL PEDROSA ; VIANA MARQUES, DANIELA DE ARAÚJO ; da Silva, Valdemiro Amaro ; PAZ, SILVANIA TAVARES ; DE LIMA FILHO, JOSÉ LUIZ ; Porto, Ana Lúcia Figueiredo. Hydrogel-based Chlorella vulgaris extracts: a new topical formulation for wound healing treatment. Journal of Applied Phycology. v. 1, p. 1-11, issn: 1573-5176, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. Gonzaga do Nascimento-Neto, Luiz ; Carneiro, Romulo Farias ; da Silva, Suzete Roberta ; da Silva, Bruno Rocha ; Arruda, Francisco Vassiliepe Sousa ; Carneiro, Victor Alves ; do Nascimento, Kyria Santiago ; Saker-Sampaio, Silvana ; da Silva, Valdemiro Amaro ; Porto, Ana Lúcia Figueiredo ; Cavada, Benildo Sousa ; Sampaio, Alexandre Holanda ; Teixeira, Edson Holanda ; Nagano, Celso Shiniti. Characterization of Isoforms of the Lectin Isolated from the Red Algae Bryothamnion seaforthii and Its Pro-Healing Effect Characterization of Isoforms of the Lectin Isolated from the Red Algae Bryothamnion seaforthii and Its Pro-Healing Effect. Marine Drugs. v. 10, p. 1936-1954, issn: 1660-3397, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. Neto, Luiz Gonzaga do Nascimento ; Pinto, Luciano da Silva ; Bastos, Rafaela Mesquita ; Evaristo, Francisco Flávio Vasconcelos ; Vasconcelos, Mayron Alves de ; Carneiro, Victor Alves ; Arruda, Francisco Vassiliepe Sousa ; Porto, Ana Lúcia Figueiredo ; Leal, Rodrigo Bainy ; Júnior, Valdemiro Amaro da Silva ; Cavada, Benildo Sousa ; Teixeira, Edson Holanda. Effect of the Lectin of Bauhinia variegata and Its Recombinant Isoform on Surgically Induced Skin Wounds in a Murine Model. Molecules (Basel. Online). v. 16, p. 9298-9315, issn: 1420-3049, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valdemiro Amaro da Silva Junior ⇔ Joaquim Evêncio Neto (2.0)
        1. ALMEIDA, LÉCIO LEONE ; PITOMBEIRA, GIOVANNA SILVA GIRÃO NOBRE ; TEIXEIRA, ÁLVARO AGUIAR COELHO ; TEIXEIRA, VALÉRIA WANDERLEY ; SILVA JÚNIOR, VALDEMIRO AMARO ; VIEIRA FILHO, LEUCIO DUARTE ; EVÊNCIO NETO, JOAQUIM. Protective effect of melatonin against herbicides-induced hepatotoxicity in rats. Toxicology Research. v. 10, p. 1-10, issn: 2045-4538, 2021.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA JR., Valdemiro Amaro da ; EVÊNCIO NETO, J. ; BARATELLA-EVÊNCIO, Liriane ; TEIXEIRA, Valéria Wanderley ; TEIXEIRA, Álvaro Aguiar Coelho ; SIMÕES, Manuel de Jesus ; BARACAT, Edmund Chada. Estudo comparativo da morfologia da mucosa do colo uterino de ratas pinealectomizadas e/ou tratadas com melatonina.. Arquivos do Instituto Biológico, São Paulo. Em: 13a- RAIB, 2000, São Paulo. Arquivos do Instituto Biológico (Impresso). São Paulo: Instituito Biológico, v. 67, n.supl., p. 52-52, 2000, 2000.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valdemiro Amaro da Silva Junior ⇔ Geovanni Dantas Cassali (1.0)
        1. MAIA, Frederico Celso Lyra ; SANT'ANA, F. J. F. ; BATISTA, Â. M. V. ; TEIXEIRA, M. N. ; SOARES, P. C. ; SILVA JUNIOR, V. A. ; CASSALI, G. D.. Avaliação histo-morfológica do sistema digestivo de caprinos alimentados com vagens da algarobeira (Prosopis juliflora D.C.) em diferentes proporções associadas ao capim elefante (Penisetum purpureum Schum). Ciências Veterinárias nos Trópicos. v. 2, n. 1, p. 07-12, issn: 1415-6326, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

      • Valdemiro Amaro da Silva Junior ⇔ Fabiano José Ferreira de Sant'Ana (1.0)
        1. MAIA, Frederico Celso Lyra ; SANT'ANA, F. J. F. ; BATISTA, Â. M. V. ; TEIXEIRA, M. N. ; SOARES, P. C. ; SILVA JUNIOR, V. A. ; CASSALI, G. D.. Avaliação histo-morfológica do sistema digestivo de caprinos alimentados com vagens da algarobeira (Prosopis juliflora D.C.) em diferentes proporções associadas ao capim elefante (Penisetum purpureum Schum). Ciências Veterinárias nos Trópicos. v. 2, n. 1, p. 07-12, issn: 1415-6326, 1999.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




    Data de processamento: 04/07/2022 08:03:47