Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Lorena Pinheiro Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1993), mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2001). Atualmente é bolsista de Produtividade em Pesquisa 1C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Professor Titular da Universidade Federal do Ceará. Desenvolve atividades de ensino nos cursos de Graduação e de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC. É assessora ad-hoc de órgãos oficiais de fomento à pesquisa - CAPES e CNPq. Membro do comitê assessor da FUNCAP. E membro revisor de periódicos de Enfermagem. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: enfermagem, criança, família, aleitamento materno, diarreia infantil, asma infantil e cuidado de enfermagem. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9938124070299038 (25/03/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1C
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia Odontologia e Enfermagem, Departamento de Enfermagem. Rua:Alexandre Baraúna, 1115 Rodolfo Teófilo 60430160 - Fortaleza, CE - Brasil Telefone: (085) 33668464 URL da Homepage: https://lattes.cnpq.br/9938124070299038
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

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Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (25)
    1. 2020-Atual. INTERVENCOES EDUCATIVAS NA PROMOCAO DA AUTOEFICACIA DE PAIS E CUIDADORES NO CONTROLE E MANEJO DA ASMA EM CRIANCAS - ? - Edital MCT/CNPq - Bolsa de Produtividade 2020 - 2024
      Descrição: O projeto integra o grupo de pesquisa do CNPq ?Família: Ensino, Pesquisa e Extensão/UFC - FAMEPE?. Considerando a importância da autoeficácia de pais e cuidadores na promoção e proteção da saúde infantil, espera-se dar continuidade aos estudos sobre esta temática. Sabendo-se que a asma é um problema de saúde global, tem sido aprofundada no grupo de pesquisa a temática da promoção da autoeficácia de pais e cuidadores no manejo e no controle na asma em crianças por meio da tradução, adaptação e validação da Escala Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control: versão brasileira (STCLA-VB) e da construção e validação de uma cartilha educativa para promoção da autoeficácia de pais e cuidadores no manejo e controle da asma em crianças. Diante dos achados acerca da efetividade de tecnologias pautadas na autoeficácia para promoção de comportamentos saudáveis, objetiva-se no presente projeto: avaliar os efeitos das intervenções educativas para promoção da autoeficácia de pais e cuidadores no controle e no manejo da asma em crianças. O estudo será desenvolvido no município de Fortaleza-CE e possibilitará, além da formação profissional, a disponibilização para o meio científico e assistencial de intervenções educativas que poderão favorecer a melhoria no acompanhamento das crianças com asma na atenção primária à saúde, tendo em vista a possibilidade dessas estratégias contribuírem com a elevação dos níveis de autoeficácia de pais e cuidadores, maior adesão ao tratamento, melhores níveis de controle da doença, redução de gastos com visitas aos serviços de urgência ou emergências, diminuição do absenteísmo escolar, e, consequentemente, na redução da morbimortalidade infantil, contribuindo, assim, com a melhor qualidade de vida das crianças e de seus familiares. É oportuno salientar que a região Nordeste foi a que mais registrou hospitalizações por asma, com maior incidência entre as crianças menores de cinco anos de idade, e o município de Fortaleza, no Estado do Ceará foi o que teve o maior percentual dos casos registrados. Sendo assim, o estudo terá duas fases. A primeira fase constará da elaboração do álbum seriado baseado na Teoria de autoeficácia e validação da referida tecnologia com os juízes de conteúdo e técnicos. O álbum será um dos materiais educativos propostos para ser aplicado com os pais e cuidadores de crianças atendidos em Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) no município de Fortaleza-CE. A segunda fase será do tipo ensaio clínico randomizado que será desenvolvido com 05 grupos: grupo comparação - GC; grupos de intervenção (GCA-leitura e entrega da cartilha educativa; GCEM- aplicação combinada da cartilha educativa e entrevista motivacional, que se caracteriza como uma técnica de aconselhamento baseada no desenvolvimento da autonomia do indivíduo e GA-aplicação do álbum seriado, que será elaborado e validado na primeira fase do estudo e GAEM - aplicação combinada do álbum seriado e entrevista motivacional). Para tanto, serão verificados os escores de autoeficácia dos pais e cuidadores antes e após cada intervenção educativa proposta por meio da Escala Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control: versão brasileira (STCLA-VB), bem como será monitorada a ocorrência dos sintomas da asma nas crianças. A análise dos dados será realizada utilizando o método estatístico e cruzamento das variáveis, a fim de se verificar os efeitos das intervenções educativas propostas, e demais correlações entre as variáveis investigadas. O projeto será submetido à apreciação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará via Plataforma Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Thaís Marques Lima - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / LIMA, KAMILA FERREIRA - Integrante / Flávia Ximenes Vasconcelos - Integrante / Ana Jéssica Lopes Dias - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    2. 2020-Atual. PROMOCAO DA AUTOEFICACIA DE PAIS E/OU CUIDADORES NO CONTROLE E MANEJO DA ASMA EM CRIANCAS: USO DE UMA ESTRATEGIA EDUCATIVA - PIBIC- 2020-2021
      Descrição: A utilização de estratégias educativas direcionadas ao fortalecimento da autoeficácia de pais e/ou cuidadores são importantes para promoção do controle e manejo da asma em crianças. Sendo assim, o estudo tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico de pais e/ou cuidadores de crianças com asma; verificar associação da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma em crianças com as variáveis sociodemográficas das famílias; e comparar as médias dos escores da Escala Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control:versão brasileira(STCLA-VB) obtidas pelos pais e/ou cuidadores antes e após a intervenção educativa com cartilha e entrevista motivacional. Optou-se por um estudo quase experimental com grupo único. A amostra será composta por 50 pais e/ou cuidadores de crianças atendidas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde(UAPS) de Fortaleza. A coleta de dados ocorrerá em três momentos. O primeiro momento acontecerá na própria UAPS a partir de uma entrevista com os pais e/ou cuidadores utilizando-se a STCLA-VB e um formulário que abordará aspectos sociodemográficos das famílias. O segundo momento será a intervenção educativa, que ocorrerá na UAPS, a partir da aplicação da cartilha educativa: Você é capaz de controlar a asma da sua criança %u2013 vamos aprender juntos?, que trata sobre os domínios da escala STCLA-VB (expectativas de eficácia e expectativas de resultado) aliada à entrevista motivacional. O terceiro momento ocorrerá por meio de contato telefônico com intervalo de um mês, com a aplicação da STCLA-VB.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / LIMA, KAMILA FERREIRA - Integrante / Flávia Ximenes Vasconcelos - Integrante / Ana Jéssica Lopes Dias - Integrante / Thais de Queiroz Serra - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    3. 2019-2020. PROMOCAO DA AUTOEFICACIA DE PAIS E/OU CUIDADORES NO CONTROLE E MANEJO DA ASMA EM CRIANCAS: USO DE CARTILHA EDUCATIVA - PIBIC - 2019-2020
      Descrição: Intervenções educativas fundamentadas na autoeficácia podem ser uma das estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção de comportamentos saudáveis de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma em crianças. Desse modo, o estudo tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico de pais e/ou cuidadores de crianças com asma; verificar associação da autoeficácia de pais e/ou cuidadores no controle e manejo da asma em crianças com as variáveis sociodemográficas das famílias; e comparar as médias dos escores da Escala Self-Efficacy and Their Child's Level of Asthma Control:versão brasileira(STCLA-VB) obtidas pelos pais e/ou cuidadores antes e após a estratégia de educação em saúde com cartilha educativa. Optou-se por um estudo quase experimental com grupo único. A amostra será composta por 50 pais e/ou cuidadores de crianças atendidas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde(UAPS) de Fortaleza. A coleta de dados ocorrerá em três fases. A primeira fase ocorrerá na própria UAPS a partir de uma entrevista com os pais e/ou cuidadores utilizando-se a STCLA-VB e um formulário que abordará aspectos sociodemográficos das famílias. A segunda fase, também realizada na UAPS, corresponderá a intervenção educativa com a leitura da cartilha educativa:Você é capaz de controlar a asma da sua criança ? vamos aprender juntos?, a qual foi elaborada segundo os domínios expectativas de eficácia e expectativas de resultado da STCLA-VB. A terceira fase ocorrerá por meio de contato telefônico com intervalo de um mês, sendo investigada a autoeficácia dos pais e/ou cuidadores por meio da aplicação da STCLA-VB. As informações coletadas serão exportadas e organizadas no software Statistical Package for theSocial Sciences-SPSS (versão 20.0). A análise exploratória dos dados constará de testes estatísticos descritivos, frequências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão. Os aspectos éticos se farão presentes baseado na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / LIMA, KAMILA FERREIRA - Integrante / Karine Amanda Bernardo - Integrante / Flávia Ximenes Vasconcelos - Integrante / Ana Jéssica Lopes Dias - Integrante / Thais de Queiroz Serra - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    4. 2018-2020. INTERVENCOES EDUCATIVAS PARA A PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA PARA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL NO ESTADO DO CEARA: AVALIACAO DE TECNOLOGIAS EM SAUDE - Projeto financiado PPSUS - UNILAB E UFC
      Descrição: O presente projeto tem como objetivo geral avaliar o efeito do uso das intervenções educativas para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil nos municípios de Fortaleza-CE e Redenção-CE, e como objetivos específicos: Verificar a autoeficácia materna antes e após a aplicação de intervenções educativas (vídeo educativo e cartilha educativa) nos municípios de Fortaleza e Redenção, localizados no Ceará; Comparar os escores de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil das mães que participarão das intervenções educativas (vídeo educativo e cartilha educativa) e das que não participarão no município de Fortaleza-CE; Comparar os escores de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil das mães que participarão das intervenções educativas (vídeo educativo e cartilha educativa) e das que não participarão no município de Redenção-CE; Identificar a ocorrência do episódio diarreico entre as crianças após a realização das intervenções educativas (vídeo educativo e cartilha educativa) nos municípios de Fortaleza-CE e Redenção-CE. Trata-se de um ensaio clínico randomizado (ECR), do tipo de estudo experimental, que se dará a partir da utilização de intervenções educativas (leitura e entrega da cartilha e aplicação do vídeo educativo) a serem aplicadas em diferentes grupos de mães de crianças menores de cinco anos de idade (grupo controle e de intervenções no município de Fortaleza-CE e grupo controle e de intervenções no município de Redenção-CE). Para a aplicação das intervenções educativas, optou-se por Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) localizadas em Fortaleza-CE e em Redenção-CE, valendo-se da randomização agrupada para a escolha da equipe de saúde da família que receberá a intervenção (vídeo e cartilha educativa) e daquela que servirá de controle (sem a utilização do vídeo e da cartilha educativa). A amostra do estudo será de 330 mães de crianças com idade inferior a cinco anos, atendidas nas referidas UAPS (Fortaleza e Redenção), sendo 55 para cada um dos grupos. A eficácia das intervenções educativas será testada por meio da aplicação da Escala de Autoeficácia Materna para a Prevenção da Diarreia Infantil. Além da escala, será aplicado um formulário abordando aspectos sociodemográficos e relacionados à saúde da criança. Os dados serão coletados em dois momentos distintos: 1. antes da aplicação da intervenção educativa (grupo intervenção - leitura e entrega da cartilha e aplicação do vídeo educativo) e antes da consulta de puericultura (grupo controle) e 2. Dois meses após esse primeiro momento. As análises estatísticas serão realizadas para testar a eficácia das tecnologias em saúde referidas. Os aspectos éticos serão preservados baseados na Resolução nº. 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde, tendo em vista que o referido projeto já foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará e da UNILAB.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / Emanuella Silva Joventino - Coordenador / Ludmila Alves do Nascimento - Integrante / Leidiane. Minervina Moraes de Sabino - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Jardeliny Corrêa Da Penha - Integrante / Brena Shellem Bessa de Oliveira - Integrante / FRANCISCA MAYRA SOUSA MELO - Integrante / RHAIANY KELLY LOPES DE OLIVEIRA - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    5. 2018-2019. PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA NA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL: USO DE CARTILHA E VIDEO EDUCATIVO - BOLSA PIBIC 2018-2019
      Descrição: Tecnologias educativas pautadas na autoeficácia materna podem promover práticas adequadas no manejo e na prevenção da diarreia infantil. O estudo tem como objetivos: caracterizar o perfilsociodemográfico das mães de crianças menores de cinco anos de idade; analisar as médias dos escores da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) segundo as variáveis sociodemográficas das mães; e comparar as médias dos escores da EAPDI obtidas pelas mães antes e após intervenção com cartilha e vídeo educativo. Optou-se por um estudo quase experimental com grupo único. A amostra será de 60 mães de crianças menores de cinco anos de idade atendidas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de Fortaleza. A coleta de dados ocorrerá em três etapas, sendo que, na primeira, será realizada uma entrevista com as mães na própria UAPS utilizando-se a EAPDI e um formulário que abordará aspectos sociodemográficos das famílias. A segunda também ocorrerá na unidade em que será realizada a educação em saúde com a aplicação do vídeo e cartilha educativa que foram elaboradas a partir dos domínios de higiene da família e práticas alimentares/gerais da escala EAPDI. A terceira etapa ocorrerá por meio de um contato telefônico com intervalo de trinta dias da intervenção educativa,investigando-se a autoeficácia materna por meio da EAPDI. As informações coletadas serão exportadas e organizadas no software Statistical Package for theSocial Sciences - SPSS (versão 20.0). A análise exploratória dos dados constará de testes estatísticos descritivos, frequências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão. Os aspectos éticos se farão presentes baseado na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / DE SABINO, LEIDIANE MINERVINA MORAES - Integrante / Bruna Clemente Costa - Integrante / Karine Amanda Bernardo - Integrante / Ana Cecilia Moreira Bibiano - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    6. 2018-Atual. PROCAD - UFC/UFMA/UFPE - auxilio financeiro -CAPES
      Descrição: Projeto em cooperação com os Programas de Pós Graduação em Enfermagem da UFC, UFMA e UFPE.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (9) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / Thelma Leite de Araújo - Integrante / NEIVA FRANCENELY CUNHA VIEIRA - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Integrante / Mônica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Francisca Elizângela Teixeira Lima - Coordenador / Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    7. 2018-Atual. Nucleo Internacional de Estudos Sobre Vulnerabilidades e Praticas Profissionais (NIEVuSPP) - University of Dundee ? UD e Universidade federal do Ceara- UFC
      Descrição: O Núcleo Internacional de Estudos Sobre Vulnerabilidades e Práticas Profissionais (NIEVuSPP) é um projeto de pesquisa que articula pesquisadores e estudantes da graduação e pós graduação da Escócia (University of Dundee - UD) e Brasil (Universidade Federal do Ceará - UFC) com a finalidade de ampliar o caminho do processo de produc?a?o de conhecimento no campo da sau?de e o desenvolvimento de pra?ticas de cuidado para a promoc?a?o da sau?de. Tem como referencial teórico para os estudos o marco conceitual da vulnerabilidade. Compreende-se como vulnerabilidade, um conjunto de aspectos individuais, coletivos e contextuais, que acarretam maior suscetibilidade ao adoecimento, e, de modo insepara?vel, maior ou menor disponibilidade de recursos de todas as ordens para se proteger. As ana?lises de vulnerabilidade buscam, assim integrar tre?s eixos interdependentes de compreensa?o dos aspectos das vidas das pessoas, das famílias ou de comunidades que as tornam mais ou menos suscepti?veis ao adoecimento, ao sofrimento ou morte. Serão desenvolvidos estudos que enfocam: a) Dimensa?o individual da vulnerabilidade ? as análises partem do princi?pio de que todos os indivi?duos sa?o susceti?veis e tomam como ponto de partida aspectos pro?prios ao modo ou estilo de vida das pessoas que podem contribuir para que se exponham às situações de vulnerabilidade; b) Dimensa?o social da vulnerabilidade - avaliac?o?es que na?o podem ser respondidas no plano individual. O acesso a? informac?a?o, o conteu?do e a qualidade dessa informac?a?o, os significados que estas adquirem frente os valores das pessoas, as possibilidades efetivas de coloca?-las em pra?tica, remetendo aos aspectos materiais, culturais, poli?ticos, morais que dizem respeito a? vida em sociedade. Esta dimensão anali?tica busca focar diretamente nos fatores contextuais que superam a vulnerabilidade individual. Aspectos tais como a estrutura juri?dico-poli?tica e as diretrizes governamentais, as relac?o?es de ge?nero, as relac?o?es raciais, as relac?o?es entre gerac?o?es, as atitudes diante da sexualidade, as crenc?as religiosas, a pobreza, dentre outros, sa?o aspectos que permitem compreender aspectos sociais da vulnerabilidade; c) Dimensa?o programa?tica da vulnerabilidade - a vida das pessoas nas sociedades esta? sempre mediada pelas diversas instituic?o?es sociais: fami?lias, escolas, servic?os de saúde, serviços de assistência social. Para que os recursos sociais de que as pessoas precisam para promover sua saúde e se proteger de seus danos estejam disponi?veis de forma democra?tica, e? necessa?rio que existam esforc?os programa?ticos (institucionais) nesta direc?a?o. O plano de ana?lise da dimensa?o programa?tica da vulnerabilidade busca avaliar como, em circunsta?ncias sociais dadas, as instituic?o?es, especialmente as de sau?de, educac?a?o, bem-estar social e cultura, atuam como elementos que reproduzem, quando na?o mesmo aprofundam, as condic?o?es socialmente dadas de vulnerabilidade. Desta forma, serão realizados estudos diagno?sticos de vulnerabilidade, utilizando métodos mistos de pesquisa (quantitativo e qualitativo), estudos de elaborac?a?o e avaliação de propostas de intervenc?a?o em educação em saúde e intervenções intersetoriais, que considerem a mediac?a?o exercida entre os sujeitos e seus contextos sociais pelos programas e servic?os disponi?veis. Serão pesquisados elementos como o grau e a qualidade do compromisso dos servic?os e programas, os recursos de que dispo?em, os valores e compete?ncias de suas gere?ncias e te?cnicos, o monitora. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (5) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / NEIVA FRANCENELY CUNHA VIEIRA - Integrante / Priscila de Souza Aquino - Integrante / Paula Renata Amorim Lessa - Integrante / Fabiane do Amaral Gubert - Integrante / Patricia Neyva da Costa Pinheiro - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Coordenador / LIMA, FRANCISCA ELISÂNGELA TEIXEIRA - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    8. 2017-2018. PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA NA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL: USO DE UMA ESTRATEGIA EDUCATIVA - BOLSA DE PIBIC - 2017-2018
      Descrição: Intervenções educativas fundamentadas na autoeficácia materna podem ser uma das estratégias utilizadas pelos enfermeiros na promoção de comportamentos saudáveis das mães para prevenir a diarreia infantil. O estudo tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico das mães de crianças menores de cinco anos de idade; analisar as médias dos escores da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) segundo as variáveis sociodemográficas das mães; e comparar as médias dos escores da EAPDI obtidas pelas mães antes e após a intervenção educativa com a cartilha e entrevista motivacional. Sendo assim, optou-se pela abordagem quantitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Leidiane. Minervina Moraes de Sabino - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Débora Joyce Nascimento Freitas - Integrante / Bruna Clemente Costa - Integrante / Karine Amanda Bernardo - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    9. 2016-2020. ESTRATEGIAS EDUCATIVAS INDIVIDUAIS E COMBINADAS NA PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA PARA A PREVENCAO DA DIARREIAINFANTIL ? - Edital MCT/CNPq - Bolsa de Produtividade2016-2020
      Descrição: O projeto integra o grupo de pesquisa do CNPq ?Família: Ensino, Pesquisa e Extensão/UFC-FAMEPE?. Considerando a importância da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil, espera-se dar continuidade aos estudos sobre esta temática. Neste grupo de pesquisa, tem sido trabalhada a autoeficácia materna na promoção do aleitamento materno por meio da avaliação dos efeitos de intervenções educativas no pré-natal e no puerpério a partir da aplicação da Breastfeeding Self-Efficacy Scale ?Short Form(BSES- SF). Além disso, tem-se desenvolvido estudos acerca da promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil a partir da construção e validação do vídeo educativo pautado na Teoria da Autoeficácia de Bandura, e avaliação do efeito do uso do vídeo educativo a partir da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil ?EAPDI(construída e validada por Joventino,2010). Diante dos achados acerca da efetividade de tecnologia educativa pautada na autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil,objetiva-se no presente projeto: construir e validar uma cartilha educativa que promova a autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil; avaliar a autoeficácia materna a partir da aplicação da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil antes e após a utilização de tecnologias educativas individualizadas e combinadas às mães (cartilha educativa, vídeo educativo e vídeo educativo com cartilha educativa).Sendo assim, esse estudo permitirá o desenvolvimento e a disponibilização para o meio científico e profissional de tecnologias educativas que poderão proporcionar melhoria do atendimento às mães na atenção primária à saúde, e consequentemente às crianças, tendo em vista a possibilidade dessas estratégias colaborarem para o aumento da autoeficácia materna, diminuição nos índices de diarreia infantil e, consequentemente, na redução da morbimortalidade infantil, favorecendo, assim, a promoção da saúde das crianças.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Ludmila Alves Nascimento - Integrante / Leidiane. Minervina Moraes de Sabino - Integrante / Jardeliny Corrêa Da Penha - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Karine Amanda Bernardo - Integrante / Ana Cecilia Moreira Bibiano - Integrante.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    10. 2016-2017. INTERVENCAO EDUCATIVA PARA PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA NA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL - PIBIC 2016-2017
      Descrição: O enfermeiro deve desenvolver estratégias educativas pautadas na autoeficácia materna, a fim de oportunizar comportamentos promotores da saúde na prevenção da diarreia infantil. : caracterizar o perfil sociodemográfico das mães de crianças menores de cinco anos de idade; analisar as médias dos escores da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) segundo as variáveis sociodemográficas das mães; e comparar as médias dos escores da EAPDI obtidas pelas mães antes e após a intervenção educativa com a cartilha. Para tanto, optou-se por um estudo de abordagem quantitativa. A amostra do estudo será de 60 mães de crianças menores de cinco anos de idade atendidas em uma Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da Coordenadoria Regional de Saúde V (CORES V). A coleta de dados ocorrerá em três etapas na própria UAPS. A primeira etapa se dará a partir de uma entrevista com as mães utilizando-se a EAPDI, que visa mensurar a autoeficácia das mães na sua habilidade de prevenir a diarreia infantil, e um formulário que abordará aspectos sociodemográficos das mães do estudo. A segunda será a realização da intervenção educativa por meio da aplicação da cartilha educativa que aborda os domínios da escala EAPDI (higiene da família e práticas alimentares/gerais). A terceira etapa ocorrerá logo após a intervenção educativa e consistirá na investigação na autoeficácia materna por meio da aplicação da EAPDI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Leidiane. Minervina Moraes de Sabino - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Isabelle Melo Martins - Integrante / Débora Joyce Nascimento Freitas - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    11. 2015-2019. PROCAD -Tecnologias educativas e de cuidado de enfermagem para a promocao da saude UFC/UFPE/UFPI - auxilio financeiro -CAPES
      Descrição: Projeto em cooperação com os Programas de Pós Graduação em Enfermagem da UFC, UFPE e UFPI.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (6) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Coordenador / Francisca Elizângela Teixeira Lima - Integrante / ARAUJO, THELMA LEITE DE - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante / REBOUÇAS, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA - Integrante / FERNANDES, ANA FATIMA CARVALHO - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    12. 2015-2016. EDUCACAO EM SAUDE NA PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA NA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL - Bolsa PIBIC - CNPq 2015 -2016
      Descrição: A atuação do enfermeiro na promoção da autoeficácia materna incorporada à educação em saúde, auxilia as mães a acreditarem na sua capacidade para o cuidado na prevenção da diarreia infantil. O estudo tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico das mães de crianças menores de cinco anos; comparar as médias dos escores Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) obtidas pelas mães antes e após a educação em saúde com vídeo e roda de conversa e analisar a ocorrência de diarreia entre as crianças acompanhadas. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Ludmila Alves Nascimento - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Jardeliny Corrêa Da Penha - Integrante / Olinda Costa Mota Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    13. 2014-2017. Promocao da autoeicacia materna na prevencao da diarreia infantil - Bolsa de apoio Tecnico - Edital 04/2014 - FUNCAP
      Descrição: Bolsa de apoio técnico - FUNCAP. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Ludmila Alves Nascimento - Integrante / Fátima Karine Apolonio Vasconcelos - Integrante / Jardeliny Corrêa Da Penha - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    14. 2014-2017. INTERVENCOES EDUCATIVAS PARA A PROMOCAO DA SAUDE DA MULHER E DA CRIANCA NO ESTADO DO CEARA - - Edital MCT/CNPq - Universal - Auxilio Financeiro
      Descrição: Considerando as condições de saúde e doença que envolvem o cotidiano da mulher e da criança e o aspecto dialógico das ações educativas é oportuno o desenvolvimento de tecnologias educativas. Assim, no presente estudo, pretende-se analisar os efeitos de intervenções educativas para a promoção da saúde da mulher e da criança, especialmente no que diz respeito à prevenção do câncer de colo uterino e da diarreia infantil. O presente projeto faz parte da linha de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará: Enfermagem e Educação em Saúde. É composto de dois subprojetos: 1. Intervenção comportamental e educativa por telefone: efeitos no retorno para receber o resultado do exame colpocitológico e 2. Efeito da intervenção com vídeo educativo na promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. Objetiva-se testar os efeitos da intervenção comportamental e intervenção educativa por telefone na adesão das mulheres à consulta de retorno para receber o resultado do exame colpocitológico e avaliar os efeitos da intervenção com o vídeo educativo no nível de autoeficácia materna. Para tanto, será realizado dois estudos experimentais do tipo randomizado controlado com comparação entre grupos. A pesquisa será realizada no Centro de Desenvolvimento Familiar (CEDEFAM/UFC) e em unidades primárias de atenção à saúde do município de Fortaleza. O instrumento de coleta de dados que será utilizado para avaliar o conhecimento, a atitude e prática das mulheres em relação ao exame será o inquérito CAP e para avaliar a auto eficácia para a prevenção da diarreia será utilizada a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil . Os dados serão analisados através do programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), versão 18.0... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / Priscila de Souza Aquino - Integrante / Ana Izabel Oliveira Nicolau - Integrante / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Camila Teixeira Moreira Vasconcelos - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    15. 2014-2016. EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE CAPACITACAO DE ENFERMEIROS PARA A PROMOCAO DA EDUCACAO ALIMENTAR E NUTRICIONAL - EDITAL CNPq/MDS-SESAN N.o 027/2012 - Auxilio Financeiro e Bolsa
      Descrição: Para minimizar a situação de insegurança alimentar de uma região, uma das alternativas que o profissional de saúde pode implementar em suas ações é a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), sendo associada aos hábitos alimentares saudáveis e baseada na cultura regional (alimentos regionais), tendo em vista suas características primordiais: o fácil acesso, baixo custo e alto valor nutritivo. Para tanto, é oportuno que o enfermeiro, como educador e promotor em saúde, utilize tecnologias educativas a partir da perspectiva problematizadora de Paulo Freire, favorecendo o diálogo, a reflexão e a participação dos envolvidos no processo de construção do conhecimento. Sendo assim, a presente pesquisa tem como objetivo geral: Avaliar a efetividade do programa de capacitação dos enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) da zona rural para utilização do álbum seriado com familiares de crianças na primeira infância quanto ao uso dos alimentos regionais. Trata-se de um estudo quase experimental do tipo modelo de séries temporais, tendo como população os enfermeiros que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF) da zona rural do Município de Maranguape ? Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Adria Marcela Vieira Ferreira - Integrante / Ismaelle Vasconcelos - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Walma Laena Teixeira Costa Jucá - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    16. 2014-2015. AUTOEFICACIA MATERNA NA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL A PARTIR DE UMA ESTRATEGIA EDUCATIVA - Bolsa de PIBIC 2014/2015
      Descrição: A autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil pode sofrer a intervenção dos profissionais de saúde, principalmente do enfermeiro por meio da educação em saúde, a qual auxilia a mãe no seu potencial para incorporar práticas adequadas no seu cotidiano. O estudo tem como objetivos: caracterizar o perfil sociodemográfico das mães de crianças menores de cinco anos; comparar as médias dos escores Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) obtidas pelas mães antes e após a intervenção educativa e analisar a incidência de diarreia entre as crianças investigadas. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante / Jardeliny Corrêa Da Penha - Integrante / Olinda Costa Mota Teixeira - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    17. 2013-2017. EFEITO DE INTERVENCAO COM VIDEO EDUCATIVO NA PROMOCAO DA AUTOEFICACIA MATERNA PARA A PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL. - : 07/2013 ? Programa Pesquisa para o SUS ? PPSUS CE - FUNCAP - Auxilio financeiro
      Descrição: tem como finalidade construir um vídeo educativo que promova a autoeficácia materna para prevenir a diarreia infantil. Com o intuito de avaliar o efeito da intervenção a partir do vídeo educativo será aplicado a escala EAPDI, a fim de avaliar o aumento dos escores da escala as mães que participarão da intervenção educativa.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Ludmila Alves Nascimento - Integrante / Lucilande Cordeiro de Oliveira Andrade - Integrante / Ismaelle Vasconcelos - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    18. 2013-2014. ACOMPANHAMENTO DA AUTOEFICACIA MATERNA NA PREVENCAO DA DIARREIA INFANTIL - Bolsa de PIBIC - 2013-2014
      Descrição: A autoeficácia está ligada à confiança pessoal da mãe em transformar suas ações com vistas à prevenção da diarreia infantil, incorporando práticas adequadas no seu cotidiano. O estudo tem como objetivos caracterizar o perfil sociodemográfico das mães de crianças menores de 05 anos residentes em área de IDH baixo; analisar as médias dos escores da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) segundo as variáveis sociodemográficas das mães; comparar as médias dos escores da EAPDI obtidas pelas mães durante o acompanhamento e analisar as médias dos escores da EAPDI das mães com a incidência de diarreia entre as crianças investigadas.Optou-se por um estudo de delineamento longitudinal, com abordagem quantitativa. A amostra será de 53 mães de crianças menores de 05 anos atendidas em um Centro de Saúde da Família de Fortaleza/CE. A coleta de dados ocorrerá em duas etapas, sendo que, na primeira, será realizada uma entrevista com as mães nas próprias unidades utilizando-se a EAPDI e um formulário que abordará aspectos sociodemográficos das famílias. A segunda ocorrerá por meio de 4 contatos telefônicos com intervalo de quinze dias, investigando-se o registro da ocorrência da diarreia infantil e a aplicação da escala. As informações coletadas serão exportadas e organizadas no software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS (versão 18.0). A análise exploratória dos dados constará de testes estatísticos descritivos, frequências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão. Ressalta-se que os aspectos éticos se farão presentes baseado na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Lucilande Cordeiro de Oliveira Andrade - Integrante / Ismaelle Vasconcelos - Integrante / Elizamar Regina da Rocha Mendes - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    19. 2012-2016. Promocao da autoeficacia materna na prevencao da diarreia infantil a partir de uma intervencao com video educativo - Edital MCT/CNPq - Bolsa de Produtividade
      Descrição: projeto integra o grupo de pesquisa do CNPq ?Família: Ensino, Pesquisa e Extensão/UFC - FAMEPE?. Em decorrência da relevância da autoeficácia materna na promoção e proteção da saúde infantil, pretende-se dar continuidade aos estudos sobre esta temática. Neste grupo de pesquisa, tem sido trabalhada a autoeficácia na promoção do aleitamento materno por meio da tradução, adaptação e validação de escalas (Breastfeeding Self-Efficacy Scale (BSES), Breastfeeding Self-Efficacy Scale ? Short Form (BSESSF), bem como da avaliação dos efeitos da intervenção educativa na autoeficácia de amamentar exclusivamente a partir da aplicação da BSES-SF. Tem-se ainda procurado promover a autoeficácia na prevenção da diarreia infantil a partir da construção e validação da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil ? EAPDI. Diante dos achados acerca da influência da autoeficácia materna na gênese da diarreia infantil (Joventino, 2010), objetiva-se no presente projeto intervir nesta problemática por meio da construção e validação de um vídeo educativo que promova a autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil, bem como, avaliar a autoeficácia materna a partir da aplicação da Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil antes e após a utilização do vídeo educativo nas mães. Essa pesquisa possibilitará, além da formação profissional, a disponibilização para o meio científico e profissional de uma tecnologia educativa dura, a qual, de maneira prática, contribuirá para a redução nos índices de diarreia infantil e, consequentemente, para a diminuição da mortalidade infantil, uma das metas do milênio de acordo com a Organização das Nações Unidas. No Brasil, o Nordeste é uma das regiões mais atingidas pela diarreia infantil, devido às condições sociodemográficas desfavoráveis, à falta de conhecimento materno acerca de medidas higiênicas e de tratamento da água e devido à incipiência nas estratégias de intervenção para a prevenção e tratamento d. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Ludmila Alves Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    20. 2012-2013. Percepcao das maes em relacao autoeficacia em prevenir a diarreia infantil - Bolsa de PIBIC - 2012-2013
      Descrição: A Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI), instrumento desenvolvido à luz da Teoria da Autoeficácia de Bandura, permite avaliar as expectativas pessoais maternas sobre sua eficácia em prevenir a diarreia O estudo tem como objetivos caracterizar o perfil das famílias de crianças com idade inferior a 5 anos, bem como investigar a correlação entre características clínicas e de manejo da diarreia com a autoeficácia materna para prevenir diarreia infantil. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa. A amostra será obtida por meio da fórmula para o cálculo de populações infinitas, totalizando 448 mães de crianças menores de 5 anos atendidas em seis Centros de Saúde da Família (CSF) pertencentes às Secretarias Executivas Regionais - SER III, IV e VI. Para a coleta de dados será realizada uma entrevista com as mães no próprio CSF, utilizando-se a Escala de Autoeficácia Materna para Prevenção da Diarreia Infantil (EAPDI) e um formulário que abordará aspectos sociodemográficos das famílias e características clínicas das crianças. As informações coletadas serão exportadas e organizadas no software Statistical Package for the Social Sciences - SPSS (versão 18.0). A análise exploratória dos dados constará de testes estatísticos descritivos, freqüências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão, sendo estes analisados de acordo com a literatura pertinente. Ressalta-se que os aspectos éticos se farão presentes baseado na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Emanuella Silva Joventino - Integrante / Lucilande Cordeiro de Oliveira Andrade - Integrante / Andréa Cavalcante Macêdo - Integrante / Ismaelle Vasconcelos - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    21. 2011-2013. COOPERACAO CIENTIFICA E DESENVOLVIMENTO DA POS-GRADUACAO EM ENFERMAGEM NO CEARA: ENFOQUE NA PROMOCAO DA SAUDE - Universidade Federal do Ceara e University of Dundee
      Descrição: Desenvolvimento de atividades de ensino e pesquisa conjuntas com pesquisador da University of Dundee com larga experiência em pesquisas da área de concentração do Programa de Pós Graduação em Enfermagem/UFC, fortalecendo a internacionalização e promovendo atividades interinstitucionais no estado do Ceará.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (3) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / NEIVA FRANCENELY CUNHA VIEIRA - Integrante / Mirna Albuquerque Frota - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Coordenador / DE SOUZA AQUINO, PRISCILA - Integrante / ANDREW GRAHAM SYMON, - Integrante. Financiador(es): Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    22. 2011-2012. Autoeficacia da puerpera em amamentar o recem-nascido a partir de uma estrategia educativa -Bolsa de PIBIC -2011-2012
      Descrição: A autoeficácia materna ou confiança materna na amamentação pode sofrer a intervenção dos profissionais de saúde, principalmente do enfermeiro por meio da educação em saúde, a qual auxilia a mãe no seu potencial para manter o aleitamento materno exclusivo por um maior período de tempo. Diante desse contexto o estudo objetiva: verificar a percepção das puérperas quanto à autoeficácia em amamentar neonatos a partir da Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form (BSES-SF), antes e após a intervenção educativa; descrever a atividade educativa sobre autoeficácia em amamentar com as puérperas assistidas no Alojamento Conjunto e caracterizar o perfil sociodemográfico e obstétrico das mesmas. Para tanto, optou-se pela abordagem quantitativa. A amostra do estudo será toda a população de puérperas, mães de neonatos a termo, atendidas em uma maternidade pública de Fortaleza-CE, nos dois meses de coleta de dados, que atenderem os critérios de inclusão. Para tanto, serão feitas entrevistas com as puérperas na própria unidade do Alojamento Conjunto, utilizando um instrumento que abordará dados sociodemograficos e obstétricos e a BSES-SF, a qual é constituída por 14 itens referentes aos domínios: Técnica (8 itens) e Pensamentos Intrapessoais (6 itens). Esta escala abreviada será aplicada antes e após a intervenção educativa. A tecnologia educativa que irá compor a intervenção será um álbum seriado que abordará tanto os temas voltados para o aleitamento materno, como os domínios da escala BSES-SF (Técnico e Pensamentos Intrapessoais). Os dados coletados serão exportados e organizados no programa Predictive Analytics Software (versão 18.0). A análise exploratória dos dados constará de testes estatísticos descritivos, frequências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão, sendo esses analisados de acordo com a literatura pertinente. Ressalta-se que os aspectos éticos se farão presentes baseado na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Adria Marcela Vieira Ferreira - Integrante / Ludmila Alves Nascimento - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    23. 2010-2012. Impacto da intervencao educativa em puerperas no alojamento conjunto: enfoque na auto-eficacia em amamentar exclusivamente o filho - Edital MCT/CNPq - Universal - - Auxilio Financeiro
      Descrição: O projeto tem como objetivos Avaliar os efeitos da intervenção educativa em puérperas que apresentarem média e baixa auto-eficácia em amamentar a partir da aplicação da BSES-SF; Identificar os níveis de auto-eficácia no ato de amamentar das puérperas de acordo com a BSES-SF; Avaliar a incidência de aleitamento materno exclusivo das puérperas, nos grupos - controle e intervenção. Estudo do tipo experimental, tendo como população do estudo puérperas que se encontrarem no alojamento conjunto de uma maternidade pública de Fortaleza ? Ceará. A coleta de dados ocorrerá nas seguintes etapas: a primeira, com aplicação de dois instrumentos às puérperas selecionadas: a BSES-SF, que nos fornecerá subsídios para identificar auto-eficácia materna em amamentar e um formulário que abordará sócio-demográfico e ainda dados relacionados às variáveis clínicas da atual parturição, antecedentes obstétricos, condições da mama e experiência anterior de aleitamento materno. A segunda etapa acontecerá à randomização das participantes, em grupo - controle (GC) e grupo de intervenção (GI), nos quais os integrantes do (GI) irá participar da intervenção educativa, baseada nos pressupostos da teoria de auto-eficácia de Bandura (1986), tendo como tecnologia educativa um álbum seriado sobre aleitamento materno, enfocando principalmente a questão da confiança materna em amamentar seu filho. A terceira fase será a avaliação da intervenção educativa, no qual a BSES-SF será aplicado novamente nos grupos controle e intervenção. E a quarta e última fase, será a aplicação da BSES-SF e do formulário da dieta da criança para os grupos (GC e GI). Os instrumentos que serão utilizados terão o auxilio de uma planilha eletrônica, que nos fornecerá subsídios para análises descritivas e inferenciais, utilizando-se o Programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS Inc., Chicago, Estados Unidos) versão 14.0. Os aspectos éticos serão preservados baseados na resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde,. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Regina Cláudia Melo Dodt - Integrante / Adria Marcela Vieira Ferreira - Integrante / Ludmila Alves Nascimento - Integrante / JOVENTINO, EMANUELLA S. - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    24. 2010-2012. Educacao em saude sobre alimentos regionais para familias de criancas em fase pre-escolarEducacao em saude sobre alimentos regionais para familias de criancas em fase pre-escolar - Bolsa de Apoio Tecnico - CNPq
      Descrição: - Bolsa de Apoio Técnico - CNPq. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador / Mariana Cavalcante Martins - Integrante / Walma Laena Teixeira Costa Jucá - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    25. 2010-2011. Conhecimento, atitude e pratica de familias de criancas pre-escolares sobre alimentos regionais a partir de uma estrategia educativa - Bolsa de PIBIC- 2010-2011
      Descrição: Sabe-se que os maus hábitos alimentares estão associados a diversos prejuízos à saúde. Logo, uma alimentação baseada na cultura regional (alimentos regionais) contribui com a ruptura de uma alimentação industrializada, pois às vezes alimentos de considerável valor nutritivo não são incluídos nas refeições em virtude de tabus alimentares ou falta de conhecimento. Diante desse contexto o estudo tem os seguintes objetivos: Caracterizar o perfil sócio-demográfico de famílias de crianças em fase pré-escolar residentes em uma zona rural; Descrever a atividade educativa sobre alimentos regionais realizada nestas famílias e Verificar o conhecimento, atitude e prática das famílias de crianças em fase pré-escolar residentes em uma zona rural. Para este estudo, optou-se pela abordagem quantitativa. A amostra do estudo será toda a população de 90 famílias de crianças na faixa etária de três a seis anos (fase pré-escolar) que sejam atendidas na Unidade Básica de Saúde (UBSF), situada no Distrito de Gereraú - Maranguape - Ceará. Para coleta de dados será realizada uma visita domiciliar às famílias selecionadas, e ainda serão feitas entrevistas com as mesmas na própria UBASF e nos seus domicílios, a partir da aplicação do Inquérito CAP, que irá investigar o conhecimento, atitude e prática sobre alimentos regionais, antes e após a intervenção educativa, que será norteada pela filosofia freireana. O Inquérito CAP é um instrumento utilizado para medir o que a população sabe, pensa e como atua frente à determinada situação (BRASIL, 2002b). As informações coletadas serão exportadas e organizadas no programa PASW Statistics (versão 18.0) A análise exploratória dos dados constará de testes estatísticos descritivos, freqüências absolutas e relativas, médias e desvios-padrão, sendo estes analisados de acordo com a literatura pertinente. Ressalta-se que os aspectos éticos se farão presentes baseado na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Lorena Pinheiro Barbosa - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (10)
    1. Homenagem de honra ao mérito pela contribuição na formação acadêmica - 30 anos do Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UFC, Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UFC.. 2018.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    2. Certificado de gratidão pela dedicação e compromisso de 20 anos de serviço na UFC, Universidade Federal do Ceará., Universidade Federal do Ceará.. 2018.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    3. Homenagem de honra ao mérito pela contribuição no processo de formação do discente - Cerimônia da Lâmpada do Curso da 76ª Turma do Curso de Enfermagem da UFC, Universidade Federal do Ceará.. 2018.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    4. Homenagem de honra ao mérito pela contribuição no processo de formação do discente - Cerimônia da Lâmpada do Curso da 75ª Turma do Curso de Enfermagem da UFC, Universidade Federal do Ceará.. 2018.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    5. Homenagem especial como Reconhecimento da colaboração e dedicação como Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFC - 25 anos de PPGENF, Universidade Federal do Ceará.. 2018.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    6. 3° Lugar na Categoria de Melhor Apresentação Oral do trabalho intitulado Promoção da autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil a partir de uma estratégia educativa., PET-ENFERMAGEM - Universidade Federal do Ceará.. 2015.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    7. 2° Lugar na Categoria de Melhor Trabalho Escrito do trabalho intitulado Promoção da autoeficácia materna em prevenir a diarreia infantil a partir de uma estratégia educativa, PET_ENFERMAGEM da Universidade Federal do Ceará.. 2015.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    8. 2º Lugar de melhor apresentação oral do trabalho intitulado Associação entre o nível de autoeficácia materna em prevenir diarréia infantil e fatores sanitários da residência da cria, PET - Enfermagem - Universidade Federal do Ceará.. 2014.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    9. Homenagem de honra ao mérito pela contribuição na formação acadêmica - 25 anos do Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UFC, Programa de Educação Tutorial - PET/Enfermagem/UFC.. 2014.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.
    10. Menção Honrosa na categoria Doutorado do Prêmio Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011, Ministério da Saúde.. 2012.
      Membro: Lorena Pinheiro Barbosa.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. Encontro - reunião com os pesquisadores - UFC e University of Dundee.Discussão e aprofundamento sobre as pesquisas que serão desenvolvidas com a tematica vulnerabilidade social. 2019. (Outra).
    2. Segunda reunião com os pesquisadores - UFC e University of Dundee.Discussão sobre as pesquisas que serão desenvolvidas coma tematica vulnerabilidade social. 2019. (Outra).
    3. Primeira reunião com os pesquisadores - UFC e University of Dundee.Discussão sobre as pesquisas que serão desenvolvidas com a tematica vulnerabilidade social. 2018. (Outra).
    4. Seminário de Avaliação Final - Programa Pesquisa para o SUS - gestão compartilhada em saúde- PPSUS.Efeito de intervenção com vídeo educativo na promoção da autoeficacia materna na prevenção da diarreia infantil. 2018. (Seminário).
    5. Simpósio dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem UFC.Simpósio dos 25 anos do Programa de Pós-graduação em Enfermagem UFC. 2018. (Simpósio).
    6. 19º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem.x. 2017. (Seminário).
    7. Fórum de pesquisadores e coordenadores de programas de pós-graduação em Enfermagem.x. 2017. (Outra).
    8. I Semana Universitária da UNILAB.Avaliação dos Programas de Pós-graduação Stricto Sensu. 2017. (Outra).
    9. Oficina de trabalho: análise crítica construtiva da avaliação quadrienal do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí.análise crítica construtiva da avaliação quadrienal do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Piauí. 2017. (Oficina).
    10. V Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste.Desafios, avanços e contribuição da pós-graduação em Enfermagem. 2017. (Encontro).
    11. V Encontro de Pós-Graduação em Enfermagem do Nordeste. 2017. (Encontro).
    12. II Congresso Caririense de Enfermagem. Autoeficácia na assistência de Enfermagem: uma ferramenta para a promoção da saúde. 2016. (Congresso).
    13. Fórum de pesquisadores de Programas de Pós-graduação em Enfermagem. 2015. (Outra).
    14. v Seminário de Pesquisa para o SUS - PPSUS Acompanhamento e avaliação parcial.Efeito de intervenção com vídeo educativo na promoção da autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil. 2015. (Seminário).
    15. IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Vídeo educativo para promoção da autoeficácia materna na prevenção da diarreia infantil. 2014. (Congresso).
    16. IV Congresso de Investigação em Enfermagem Ibero-americano e de Países de Língua Oficial Portuguesa. Efeitos de uma tecnologia educativa na autoeficácia para amamentar. 2014. (Congresso).
    17. Simpósio Internacional Efetividade e Qualidade dos Cuidados de Enfermagem. 2014. (Simpósio).
    18. X Conferência da Rede Global dos Centros Colaboradores da OMS para o Desenvolvimento da Enfermagem e Obstetrícia. 2014. (Outra).
    19. XIII Encontro Nacional de Aleitamento Materno/ ENAM III Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável/ ENACS.Simulação de álbum Seriado Sobre Alimentos Regionais Promovendo a Segurança Alimentar. 2014. (Outra).
    20. 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. xx. 2013. (Congresso).
    21. 5th International Conference on Educacion and new learning technologies. xxx. 2013. (Congresso).
    22. Curso de pormoção da saúde Materna no Cenário Internacional: qualidade de de vida e suas interfaces- UFC/University of Dundee. 2013. (Seminário).
    23. Oficina de seleção de prioridades de pesquisa em saúde PPSUS 2013.Discussão de temas e linhas de pesquisa. 2013. (Oficina).
    24. Reunião de coordenadores de Programas de Pós-graduação da área da Enfermagem.Avaliação de Programas de Pós-graduação. 2012. (Encontro).
    25. XII ENAM e II ENACS - XII Encontro naciional de aleitamento materno e II Encontro Nacional de alimentação complementar saudávelwrnm. 2012. (Congresso).
    26. Reunião de coordenadores de Programas de Pós-graduação da área da Enfermagem..Avaliação de Programas de Pós-graduação. 2011. (Outra).
    27. 62 Congresso Brasileiro de Enfermagem. .. Relação dos dados sociodemográficos com a prevalência de (in) segurança alimentar em famílias residentes na zona rural. 2010. (Congresso).
    28. Reunião de coordenadores de Programas de Pós-graduação da área da Enfermagem.Avaliação de Programas de Pós-graduação. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (0)

    Lista de colaborações

    • Colaborações endôgenas (11)
      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Mônica Oliveira Batista Oriá (32.0)
        1. Chaves, Anne Fayma Lopes ; BARBOSA, Lorena Pinheiro ; Rodrigues, Dafne Paiva ; Vasconcelos, Camila Teixeira Moreira ; MONTEIRO, Juliana Cristina dos Santos ; Oriá, Mônica Oliveira Batista. Intervenção telefônica na promoção da autoeficácia, duração e exclusividade do aleitamento materno: estudo experimental randomizado controlado. Revista Latino-Americana de Enfermagem. v. 27, p. e3140, issn: 1518-8345, 2019.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Ana Karina Bezerra Pinheiro (14.0)
        1. CÂMARA SOARES LIMA, ADMAN ; SANTOS MONTE, ALANA ; REJANE FERREIRA MOURA, ESCOLÁSTICA ; VILANOVA ANDRADE, KARÍZIA ; MOURA ARAÚJO, MÁRCIO FLÁVIO ; DE CASTRO DAMASCENO, ANA KELVE ; BEZERRA PINHEIRO, ANA KARINA ; MOURA BARBOSA CASTRO, RÉGIA CHRISTINA ; BARBOSA XIMENES, LORENA ; DE ALMEIDA, PAULO CÉSAR ; DE SOUZA AQUINO, PRISCILA. Depression Post-Stroke: Clinical Characteristics Associated. International Archives of Medicine. v. 9, p. 1-7, issn: 1755-7682, 2016.
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        3. COSTA, ANA CRISTINA PEREIRA DE JESUS ; CARVALHO, Queliane Gomes da Silva ; LIMA, SUSAN CAROLINE DINIZ ; XIMENES, Lorena Barbosa ; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra ; CASTRO, RÉGIA CHRISTINA MOURA BARBOSA ; AQUINO, PRISCILA DE SOUZA ; VIEIRA, N. F. C.. Nursing competencies for child health promotion. Journal of Nursing Education and Practice (Print). v. 6, p. 130-135, issn: 1925-4040, 2015.
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        5. NICOLAU, A. I. O. ; JOVENTINO, E. S. ; ROGERIO, R. F. ; COUTINHO, J.V.F. ; XIMENES, Lorena Barbosa ; PINHEIRO, A. K. B.. Fatores intervenientes na prática de atividade física de idosos institucionalizados. Revista de Enfermagem UFPE on line. v. 8, p. 2781-2789, issn: 1981-8963, 2014.
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        6. PINHEIRO, A. K. B. ; OLIVEIRA, ANA RAILKA DE SOUZA ; COSTA, ALICE GABRIELLE DE SOUSA ; ARAUJO, THELMA LEITE DE ; AQUINO, Priscila de Souza ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; XIMENES, Lorena Barbosa. Competências essenciais de programas de assistência domiciliar para pacientes com acidente vascular cerebral. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 15, p. 317-325, issn: 1518-1944, 2013.
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        7. MARIANO, Monaliza Ribeiro ; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra ; AQUINO, Priscila de Souza ; XIMENES, Lorena Barbosa ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Jogo educativo na promoção da saúde de adolescentes: revisão integrativa. Revista Eletrônica de Enfermagem. v. 15, p. 265-273, issn: 1518-1944, 2013.
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        8. VASCONCELOS, Hérica Cristina Alves de ; MARINHO, Niciane Bandeira Pessoa ; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de ; XIMENES, Lorena Barbosa ; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho. Risks for non-communicable chronic diseases: A cross-sectional study with undergraduate nursing students. Journal of Nursing Education and Practice. v. 2, p. 103-109, issn: 1925-4059, 2012.
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        9. SILVA, Maria Adelane Monteiro da ; OLIVEIRA, Simone Helena dos Santos ; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra ; XIMENES, Lorena Barbosa ; BARROSO, Maria Grasiela Teixeira. Promoção da saúde de puérperas: conhecimento e práticas de enfermeiras. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste. v. 13, p. 280-290, issn: 1517-3852, 2012.
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        10. AGUIAR, MARIA ISIS FREIRE DE ; LIMA, HÉLDER DE PÁDUA ; BRAGA, Violante Augusta Batista ; AQUINO, Priscila de Souza ; PINHEIRO, A. K. B. ; XIMENES, LORENA BARBOSA ; XIMENES, Lorena Barbosa. Nurse competencies for health promotion in the mental health context. Acta Paulista de Enfermagem. v. 25, p. 157-163, issn: 1982-0194, 2012.
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        13. Dodt, Regina Cláudia Melo ; ORIÁ, M. O. B. ou ORIÁ MOB ou ORIÁ MO ou ORIÁ M.O. ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra ; Almeida, Paulo César de ; Ximenes, Lorena Barbosa. PERFIL EPIDEMIOLÓGICO DAS PUÉRPERAS ASSISTIDAS EM UM ALOJAMENTO CONJUNTO. Revista Enfermagem UERJ. v. 18(3), p. 345-351, issn: 0104-3552, 2010.
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        14. AQUINO, Priscila de Souza ; XIMENES, Lorena Barbosa ; Pinheiro, Ana Karina Bezerra. Políticas públicas de saúde voltadas à atenção à prostituta: breve resgate histórico. Enfermagem em Foco. v. 1, p. 18-22, issn: 2177-4285, 2010.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Ana Fátima Carvalho Fernandes (6.0)
        1. COSTA, AMANDA DE FÁTIMA ALVES ; GOMES, ALTAMIRA MENDONÇA FÉLIX ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; SILVA, Lucilane Maria Sales da ; BARBOSA, LORENA PINHEIRO ; AQUINO, Priscila de Souza. Professional skills for health promotion in caring for tuberculosis patients. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 73, p. e20180943, issn: 0034-7167, 2020.
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        2. OLIVEIRA, SHEYLA COSTA DE ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; VASCONCELOS, ELIANE MARIA RIBEIRO DE ; XIMENES, Lorena Barbosa ; LEAL, Luciana Pedrosa ; CAVALCANTI, ANA MARCIA TENÓRIO SOUZA ; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira. Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster. ACTA PAUL DE ENFERM. v. 31, p. 291-298, issn: 1982-0194, 2018.
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        3. SILVA, Anna Paula Sousa da ; ALEXANDRE, HELANNO GOMES ; ALMEIDA, PAULO C?SAR DE ; XIMENES, Lorena Barbosa ; FERNANDES, ANA F?TIMA CARVALHO. Effects of an educational technology application in the early detection of breast cancer. REV RENE: REVISTA DA REDE DE ENFERMAGEM DO NORDESTE. v. 18, p. 404-411, issn: 2175-6783, 2017.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. LOPES, Maria do Socorro Vieira ; SARAIVA, Klívia Regina de Oliveira ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; XIMENES, Lorena Barbosa. Análise do conceito de Promoção da Saúde. Texto & Contexto Enfermagem (UFSC. Impresso). v. 19(3), p. 461-468, issn: 0104-0707, 2010.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        5. SILVEIRA, Isolda Pereira da ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; XIMENES, Lorena Barbosa ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Ambiente favorável ao parto e nascimento como estratégia de promoção da saúde. Em: Raimunda Magalhães da Silva; Escolástica Rejane Ferreira Moura Ramalho; Ana Fátima Carvalho Fernandes. (Org.). Desafios na assistência à saúde da mulher e temas emergentes. 1ed.Fortaleza. : Edições UFC. 2012.v. 1, p. 163-172.
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        6. FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; SILVA, Anna Paula Souza ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; CARVALHO,Carolina Maria de Lima ; MOURAO, Carla Monique Lopes ; XIMENES, Lorena Barbosa. Análise das competências de enfermagem na detecção precoce do câncer de mama: revisão integrativa. Em: III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, 2012, São Paulo. Anais do III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem, v. 1, 2012.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Patrícia Neyva da Costa Pinheiro (5.0)
        1. COSTA, Maria Isabelly Fernandes da ; VIANA, TAMIRES REBECA FORTE ; PINHEIRO, PATRÍCIA NEYVA DA COSTA ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; BARBOSA, LORENA PINHEIRO ; LUNA, Izaildo Tavares. Social determinants of health and vulnerabilities to sexually transmitted infections in adolescents. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 72, p. 1595-1601, issn: 1984-0446, 2019.
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        2. DO NASCIMENTO, LUDMILA ALVES ; RODRIGUES, ANDRESSA PERIPOLLI ; JOVENTINO, EMANUELLA SILVA ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; DA COSTA PINHEIRO, PATRÍCIA NEYVA ; XIMENES, Lorena Barbosa. Validation of Educational Video to Promote Self-Efficacy in Preventing Childhood Diarrhea. Health (Irvine). v. 07, p. 192-200, issn: 1949-5005, 2015.
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        3. MARTINS, Mariana Cavalcante ; VERAS, Joelna Eline Gomes Lacerda Freitas ; UCHOA, Janaiana Lemos ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; XIMENES, Lorena Barbosa. Segurança alimentar e uso de alimentos regionais: validação de um álbum seriado. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 46, p. 1354-1361, issn: 1980-220X, 2012.
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        4. MARTINS, Mariana Cavalcante ; XIMENES, Lorena Barbosa ; AIRES, Julliana dos Santos ; VERAS, Joelna Eline Gomes Lacerda Freitas ; UCHOA, Janaina Lemos ; OLIVEIRA, Emily Karoline Freire ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Validação do álbum seriado: alimentos regionais promovendo a segurança alimentar e nutricional. Em: 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2011, Campo Grande. Anais do 16º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Campo Grande: ABEn-MS, v. 1, p. 386-389, 2011.
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        5. MESQUITA, Jaislâny de Sousa ; CARVALHO, F. A. M. ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; XIMENES, Lorena Barbosa ; CARVALHO, Aline Tomaz ; VERAS, Joelna Eline Gomes Lacerda Freitas ; JOVENTINO, EMANUELLA SILVA ; UCHOA, Janaiana Lemos ; CARVALHO, Francisca Ana Martins. Classificação de risco em pediatria e a necessidade de procedimentos terapeuticos. Em: 13º Ensino e Pesquisa - Congresso Brasileiro de Ensino e Pesuqisa em saúde da criança e do adolescente, 2010, Porto Alegre. Anais 13º Ensino e Pesquisa - Congresso Brasileiro de Ensino e Pesuqisa em saúde da criança e do adolescente. Porto Alegre: SBP, 2010.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso (4.0)
        1. COSTA, Maria Isabelly Fernandes da ; VIANA, TAMIRES REBECA FORTE ; PINHEIRO, PATRÍCIA NEYVA DA COSTA ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; BARBOSA, LORENA PINHEIRO ; LUNA, Izaildo Tavares. Social determinants of health and vulnerabilities to sexually transmitted infections in adolescents. REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 72, p. 1595-1601, issn: 1984-0446, 2019.
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        2. MARTINS, Mariana Cavalcante ; AIRES, Julliana dos Santos ; XIMENES, Lorena Barbosa ; SILVA, Viviane Martins da ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Processo de construção de um álbum seriado sobre alimentos regionais. REVISTA ENFERMAGEM UERJ. v. 24, p. e12682, issn: 0104-3552, 2016.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        3. JOVENTINO, Emanuella Silva ; DODT, Regina Cláudia Melo ; ARAÚJO, Thelma Leite de ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; SILVA, Viviane Mara Martins da ; XIMENES, Lorena Barbosa. Tecnologias de enfermagem para promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso). v. 32(1), p. 176-184, issn: 0102-6933, 2011.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. FONTOURA, Fabíola Chaves ; BALBINO, Aldiânia Carlos ; LELIS, Ana Luíza Paula de Aguiar ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; XIMENES, Lorena Barbosa. COMPETÊNCIAS DA PROMOÇÃO DA SAÚDE SOBRE MANUSEIO DO CATETER CENTRAL DE INSERÇÃO PERIFÉRICA. Em: 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. Anais do 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. Natal: Aben, v. 1, 2013.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Joselany Áfio Caetano (4.0)
        1. BARROS, Lívia Moreira ; CARNEIRO, Flávio Neves ; GALINDO, NELSON MIGUEL ; ARAÚJO, Márcio Flávio Moura de ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; BARBOSA, Lorena Pinheiro ; CAETANO, JOSELANY ÁFIO. Intervenção educativa e indicadores de obesidade de candidatos à gastroplastia: estudo quase-experimental. Acta Paulista de Enfermagem. v. 33, p. eAPE20180305, issn: 0103-2100, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. BARROS, Lívia Moreira ; ALBUQUERQUE BRANDÃO, MARIA GIRLANE SOUSA ; BARBOSA, AMANDA DE OLIVEIRA ; NASCIMENTO, Ludmila Alves do ; XIMENES, Lorena Barbosa ; CAETANO, JOSELANY ÁFIO. Use of group discussion as an educational strategy during nursing appointments for patient undergoing bariatric surgery. Journal of Nursing Education and Practice. v. 8, p. 36-44, issn: 1925-4059, 2018.
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        3. ARAÚJO, Márcio Flávio Moura de ; ALENCAR, Ana Maria Parente Garcia ; ARAÚJO, Thiago Moura de ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho ; CAETANO, Joselany Áfio ; XIMENES, Lorena Barbosa ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Readiness for enhanced self-health management among people with diabetes mellitus. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 25, p. 133-139, issn: 0103-2100, 2012.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        4. CAETANO, Joselany Áfio ; BARROS, Lívia Moreira ; FROTA, Natasha Marques ; NASCIMENTO, Ludmila Alves ; XIMENES, LORENA BARBOSA. Conocimiento de pacientes del pre-operatorio sobre cirugía bariátrica: intervención educativa. Em: XIV Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria, 2017, Lima -Peru. Anais do XIV Conferencia Iberoamericana de Educacion en Enfermeria. Lima, v. XIV, 2017.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Marta Maria Coelho Damasceno (3.0)
        1. ARAÚJO, Márcio Flávio Moura de ; ALENCAR, Ana Maria Parente Garcia ; ARAÚJO, Thiago Moura de ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho ; CAETANO, Joselany Áfio ; XIMENES, Lorena Barbosa ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Readiness for enhanced self-health management among people with diabetes mellitus. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 25, p. 133-139, issn: 0103-2100, 2012.
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        2. VASCONCELOS, Hérica Cristina Alves de ; MARINHO, Niciane Bandeira Pessoa ; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de ; XIMENES, Lorena Barbosa ; PINHEIRO, Ana Karina Bezerra ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho. Risks for non-communicable chronic diseases: A cross-sectional study with undergraduate nursing students. Journal of Nursing Education and Practice. v. 2, p. 103-109, issn: 1925-4059, 2012.
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        3. GUBERT, Fabiane do Amaral ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; DAMASCENO, Marta Maria Coelho ; LIMA,Francisca Elizângela Teixeira ; XIMENES, Lorena Barbosa. Escalas para medida de comportamento preventivo em meninas adolescentes frente ás DST/HIV : revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso). v. 31, p. 794-802, issn: 0102-6933, 2010.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Viviane Martins da Silva (3.0)
        1. SOUZA, NAYANA MARIA GOMES DE ; ANDRADE, GISELLE VIANA DE ; BASTOS, LUCIANA FARIAS ; DANTAS, Anna Virgínia Viana Cardoso ; CAVALCANTE, CANDICE TORRES DE MELO BEZERRA ; BARBOSA, LORENA PINHEIRO ; GUEDES, Nirla Gomes ; Silva, Viviane Martins da. Associação do estado nutricional e os desfechos clínicos em cirurgia cardíaca pediátrica. Acta Paulista de Enfermagem. v. 33, p. eAPE20190083, issn: 0103-2100, 2020.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. SILVA, KELY VANESSA LEITE GOMES DA ; GONÇALVES, GLEICE ADRIANA ARAÚJO ; SANTOS, SHAYANE BEZERRA DOS ; MACHADO, MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA ; REBOUÇAS, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA ; Silva, Viviane Martins da ; XIMENES, Lorena Barbosa. Training of adolescent multipliers from the perspective of health promotion core competencies. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 89-96, issn: 0034-7167, 2018.
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        3. JOVENTINO, Emanuella Silva ; DODT, Regina Cláudia Melo ; ARAÚJO, Thelma Leite de ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; SILVA, Viviane Mara Martins da ; XIMENES, Lorena Barbosa. Tecnologias de enfermagem para promoção do aleitamento materno: revisão integrativa da literatura. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso). v. 32(1), p. 176-184, issn: 0102-6933, 2011.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Marcos Venícios de Oliveira Lopes (2.0)
        1. OLIVEIRA, SHEYLA COSTA DE ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; VASCONCELOS, ELIANE MARIA RIBEIRO DE ; XIMENES, Lorena Barbosa ; LEAL, Luciana Pedrosa ; CAVALCANTI, ANA MARCIA TENÓRIO SOUZA ; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira. Efeito de uma intervenção educativa na gravidez: ensaio clínico randomizado em cluster. ACTA PAUL DE ENFERM. v. 31, p. 291-298, issn: 1982-0194, 2018.
          [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
        2. GUEDES, Nirla Gomes ; MOREIRA, Rafaella Pessoa ; CAVALCANTE, Tahissa Frota ; ARAUJO, Thelma Leite de ; Lopes, Marcos Venícios de Oliveira ; XIMENES, Lorena Barbosa ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha. Intervenções de enfermagem relacionadas à promoção da saúde em portadores de hipertensão. Acta Paulista de Enfermagem (UNIFESP. Impresso). v. 25, p. 151-156, issn: 0103-2100, 2012.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Anya Pimentel Gomes Fernandes Vieira Meyer (1.0)
        1. FROTA, Mirna Albuquerque ; MARTINS, Mariana Cavalcante ; CASIMIRO, Cíntia Freitas ; SILVEIRA, Vanessa Gomes ; XIMENES, Lorena Barbosa ; VIEIRA, Anya Pimentel Gomes Fernandes. Promoção da Saúde de crianças em alimentação complementar por meio da utilização dos alimentos regionais. Em: Ana Maria Fontenelle Catrib; Maria do Socorro de Araújo Dias; Mirna Albuquerque Frota. (Org.). Promoção da saúde no contexto da estratégia saúde da família. 1ed.Campinas. : Saberes. 2011.p. 163-176.
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      • Lorena Pinheiro Barbosa ⇔ Cristiana Brasil de Almeida Rebouças (1.0)
        1. SILVA, KELY VANESSA LEITE GOMES DA ; GONÇALVES, GLEICE ADRIANA ARAÚJO ; SANTOS, SHAYANE BEZERRA DOS ; MACHADO, MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA ; REBOUÇAS, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA ; Silva, Viviane Martins da ; XIMENES, Lorena Barbosa. Training of adolescent multipliers from the perspective of health promotion core competencies. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 89-96, issn: 0034-7167, 2018.
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    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:22:07