Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cristiana Brasil de Almeida Reboucas

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2003). Professora Associado I do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, desde 2012. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Graduação em Enfermagem da UFC desde 2019. Atua também como professora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Ceará, tendo concluído 12 orientações de mestrado, 4 de doutorado e uma supervisão de pós-doutorado até julho de 2021. Bolsista de Produtividade em Pesquisa nível 2 do CNPq. É especialista em Desenvolvimento Infantil pela Universidade Federal do Ceará (2004), tem mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2005). É doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (2008). Concluiu o pós-doutorado em enfermagem em junho de 2011, ligada à pesquisadora Lorita Marlena Freitag Pagliuca. É Membro do Capítulo Rho Upsilon da Sigma Theta Tau Internacional (STTI) - Sociedade Honorífica de Enfermagem EERP/USP. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica e Pediatria, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias em saúde, comunicação, cego, enfermagem, avaliação de riscos ocupacionais, pediatria, puericultura e gerenciamento de serviços de saúde. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8079387522818945 (04/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Rua Alexandre Baraúna 1115 Rodolfo Teófilo 60430160 - FORTALEZA, CE - Brasil Telefone: (085) 33668462 Fax: (085) 33668464 URL da Homepage: www.ufc.br
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Enfermagem
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (6)
    1. 2019-Atual. Avaliacao de tecnologias educativas para o cuidado de enfermagem a crianca com doenca cronica
      Descrição: O cuidado da criança com doença crônica com ou sem malformação gera dificuldade e insegurança na família. A doença crônica, nos dias atuais, é considerada um fator epidêmico, sendo um sério problema de saúde pública mundial, principalmente entre os países em desenvolvimento pela dificuldade de garantir políticas públicas favoráveis, que promova uma saúde desses usuários de forma efetiva. Salienta-se que a educação em saúde é uma das formas de promover a saúde, com ênfase no uso das tecnologias, em que o enfermeiro pode criar diversas estratégias no seu ambiente de trabalho como forma de dinamizar a assistência de enfermagem. Neste sentido, entende-se que as Tecnologias Educacionais em Saúde devem ser utilizadas coma finalidade de subsidiar com eficiência o desenvolvimento das atividades de Educação em Saúde, tornando o processo de aprendizagem mais efetivo. Estudos que comprovam a efetividade e eficácia das práticas na assistência à saúde conseguem atingir um efeito esperado quando realizado com programas e intervenções adequadas às necessidades individuais do público-alvo. Portanto, este projeto visa avaliar os efeitos de três cartilhas educativas impressas já construídas. A primeira cartilha versa sobre os cuidados no transplante cardíaco pediátrico; a outra aborda os cuidados coma criança asmática e a última trata sobre o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Coordenador / Marília Brito de Lima - Integrante / Thais Guerra Gomes - Integrante / Kely Vanessa Leite Gomes da Silva - Integrante / MELO, KARINE MOREIRA DE - Integrante / Ana Cristina Oliveira Barreto - Integrante / Sarah Maia de Sousa Feitoza - Integrante / Larissa Alves Rabêlo - Integrante / francisco everson da silva costa - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Reboucas.
    2. 2018-Atual. Health Technologies: actions and strategies for Health Promotion - CAPES - PRINT- Edital N. 41/2017 - Programa Institucional de Internacionalizacao
      Descrição: This project will be developed on the Health promotion issue involving actions and strategies which promote individual, group and collective skills and capacities in health promotion, as to promote possibilities of choices and opportunities in order to improve health and well-being. The main strategy is to use the technologies to provide and improve the health among individuals in different ages that need care and health education. Health promotion is the process of enabling people to increase control over, and to improve, their health, the main strategies include building healthy public policy, creating supportive environments for health, strengthening community action for health, developing personal skills, and re-orienting health services. Scientific research has been fundamental to the improvement of human health(1). Health technologies have been investigated by members of the project with focus in health of disadvantaged groups like children with behavioral sleep problems(2), that are at increased risk for obesity, depression and anxiety, and risk-taking behavior, people with disabilities(3,4), cancer(5), HIV/AIDS (6),diabetes, hypertension, cardiovascular disease, medicine adhesion by people(7). These themes will be investigate in consonance with interdisciplinary between Nursing and Pharmacy graduate programs of the Federal University of Ceará and Graduate Nursing Program of the University of British Columbia/Canada. All themes highlighted show international relevance and priority for worldwide strategies to improve peoples? health. Considering the breadth of the studies, it is important to incorporate a variety of research methods. The team aims to increase comprehension and best evidence practice using randomized clinical trials, systematic reviews and methodological studies. These kinds of studies, in partnership with the University of British Columbia in Canada, will provide knowledge translation and have significant impact in the field proposed. Canada is the country that has taken a lead on Health promotion and healthy public policy involving all aspects of health improvement. There have been improvements in social economic, education and health services. One of the examples is the Ottawa charter for Health Promotion(8). The project is aimed at outcomes including scientific-technology production, academic mobility, papers and knowledge about validation of technologies... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Thelma Leite de Araújo - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Ana Fátima Carvalho Fernandes - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Coordenador / Viviane Martins da Silva - Integrante / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Wendy Anne Hall - Integrante / Gilmara Holanda da Cunha - Integrante / Ana Paula Gondim - Integrante / Paulo Sérgio Dourado Arrais - Integrante / Marta Maria de França Fonteles - Integrante / Susan Dahinter - Integrante / A. FUCHSIA HOWARD - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Reboucas.
      Descrição: This project will be developed on the Health promotion issue involving actions and strategies which promote individual, group and collective skills and capacities in health promotion, as to promote possibilities of choices and opportunities in order to improve health and well-being. The main strategy is to use the technologies to provide and improve the health among individuals in different ages that need care and health education. Health promotion is the process of enabling people to increase control over, and to improve, their health, the main strategies include building healthy public policy, creating supportive environments for health, strengthening community action for health, developing personal skills, and re-orienting health services. Scientific research has been fundamental to the improvement of human health(1). Health technologies have been investigated by members of the project with focus in health of disadvantaged groups like children with behavioral sleep problems(2), that are at increased risk for obesity, depression and anxiety, and risk-taking behavior, people with disabilities(3,4), cancer(5), HIV/AIDS (6),diabetes, hypertension, cardiovascular disease, medicine adhesion by people(7). These themes will be investigate in consonance with interdisciplinary between Nursing and Pharmacy graduate programs of the Federal University of Ceará and Graduate Nursing Program of the University of British Columbia/Canada. All themes highlighted show international relevance and priority for worldwide strategies to improve peoples? health. Considering the breadth of the studies, it is important to incorporate a variety of research methods. The team aims to increase comprehension and best evidence practice using randomized clinical trials, systematic reviews and methodological studies. These kinds of studies, in partnership with the University of British Columbia in Canada, will provide knowledge translation and have significant impact in the field proposed. Canada is the country that has taken a lead on Health promotion and healthy public policy involving all aspects of health improvement. There have been improvements in social economic, education and health services. One of the examples is the Ottawa charter for Health Promotion. The project is aimed at outcomes including scientific-technology production, academic mobility, papers and knowledge about validation of technologies.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Integrante / Ana Fátima Carvalho Fernandes - Integrante / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Coordenador / Thelma Leite de Araújo - Integrante / Viviane Martins da Silva - Integrante / Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Paulo Sérgio Dourado Arrais - Integrante / Gilmara Holanda da Cunha - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Wendy Anne Hall - Integrante / Ana Paula Gondim - Integrante / Marta Maria de França Fonteles - Integrante / Susan Dahinter - Integrante.
      Membro: Marli Teresinha Gimeniz Galvao.
      Descrição: This project will be developed on the Health promotion issue involving actions and strategies which promote individual, group and collective skills and capacities in health promotion, as to promote possibilities of choices and opportunities in order to improve health and well-being. The main strategy is to use the technologies to provide and improve the health among individuals in different ages that need care and health education. Health promotion is the process of enabling people to increase control over, and to improve, their health, the main strategies include building healthy public policy, creating supportive environments for health, strengthening community action for health, developing personal skills, and re-orienting health services. Scientific research has been fundamental to the improvement of human health(1). Health technologies have been investigated by members of the project with focus in health of disadvantaged groups like children with behavioral sleep problems(2), that are at increased risk for obesity, depression and anxiety, and risk-taking behavior, people with disabilities(3,4), cancer(5), HIV/AIDS (6),diabetes, hypertension, cardiovascular disease, medicine adhesion by people(7). These themes will be investigate in consonance with interdisciplinary between Nursing and Pharmacy graduate programs of the Federal University of Ceará and Graduate Nursing Program of the University of British Columbia/Canada. All themes highlighted show international relevance and priority for worldwide strategies to improve peoples? health. Considering the breadth of the studies, it is important to incorporate a variety of research methods. The team aims to increase comprehension and best evidence practice using randomized clinical trials, systematic reviews and methodological studies. These kinds of studies, in partnership with the University of British Columbia in Canada, will provide knowledge translation and have significant impact in the field proposed. Canada is the country that has taken a lead on Health promotion and healthy public policy involving all aspects of health improvement. There have been improvements in social economic, education and health services. One of the examples is the Ottawa charter for Health Promotion(8). The project is aimed at outcomes including scientific-technology production, academic mobility, papers and knowledge about validation of technologies.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Coordenador / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Integrante / Ana Fátima Carvalho Fernandes - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Viviane Martins da Silva - Integrante / ARAUJO, THELMA LEITE DE - Integrante / Marcos Venícios de Oliveira Lopes - Integrante / Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Wendy Anne Hall - Integrante / Gilmara Holanda Cunha - Integrante / Ana Paula Gondim - Integrante / Paulo Sérgio Dourado Arrais - Integrante / Marta Maria de França Fonteles - Integrante / Susan Dahinter - Integrante / A. FUCHSIA HOWARD - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Vera Lucia Moreira Leitao Cardoso.
    3. 2018-Atual. Rede de Cooperacao Academico-Cientifica entre os PPGs em Enfermagem UFMA/UFC/UFPE -EDITAL PROGRAMA NACIONAL DE COOPERACAO ACADEMICA NA AMAZONIA n 21/2018
      Descrição: O projeto aqui apresentado tem como proponente o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA (PPGENF/UFMA) e visa além de maior integração entre os programas, o fortalecimento do PPGENF/UFMA com vistas ao seu crescimento. O ponto fundamental da proposta é incrementar uma parceria já iniciada quando da oferta do MINTER por meio do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (PPGENF/UFC) ao Departamento de Enfermagem da UFMA,na qual foram titulados 14 mestres, destes, dez são doutores. Além disso, alguns professores do PPGENF/UFC têm desempenhado importante papel na discussão da avaliação da CAPES do PPGENF/UFMA com vistas a melhorar sua nota no próximo quatriênio. O incremento agora se dará por meio da cooperação entre os programas de PósGraduação em Enfermagem da UFMA, com a Pós-graduação em Enfermagem da UFC e a Pósgraduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (PPGENFERMAGEM/UFPE), com vistas a atender à demanda de pessoal qualificado, com intuito de aumentar a produção de conhecimento, reduzindo desta forma a carência do PPGENF/UFMA, programa não consolidado.Além de aumentar este vínculo de cooperação mútua na área de pesquisa, este fato contribuirá para diminuir as assimetrias regionais hoje existentes e encontradas principalmente na elaboração de projetos de pesquisa e também servirá para o desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa comuns. Espera-se também que esta cooperação contribua para o crescimento do PPGENF/UFMA quanto ao emprego de novos métodos de pesquisa, desde o fundamento quanto ao planejamento metodológico e na execução dos projetos. Pretende-se que estas parcerias possam facilitar a troca de experiências entre as equipes a fim de propiciar o diálogo intelectual desenvolvido de maneira planejada, para que a mesma possa estar em sintonia com as diretrizes da pós-graduação no país, além de atender aos interesses dos programas envolvidos. Considerando a experiência dos programas envolvidos no âmbito internacional, esta proposta deverá ainda propiciar ao programa em consolidação, o despertar de uma consciência para um novo perfil profissional necessário para atuar no mundo atual que lhe exige postura crítica com desenvoltura internacional. Dessa forma, as parcerias permitirão que a cooperação mútua aconteça desde a elaboração de projetos até a orientação quanto às dificuldades encontradas na submissão de trabalhos em revistas de alto impacto. A escolha de um Programa consolidado como o PPGENF/UFC e um Programa nota 04 (quatro) como o PPGENFERMAGEM/UFPE se fez em função da abrangência das áreas existentes, bem como da necessidade de consolidar algumas áreas específicas no PPGENF/UFMA. O PPGENF/UFC possui como Área de Concentração: Enfermagem na Promoção daSaúde. Estuda-se a atuação da Enfermagem na promoção da saúde em indivíduos, grupos e comunidades. Investiga políticas, práticas, processos e recursos de ordem institucional e governamental. Analisa as condições de vida da população no processo saúde-doença, os conhecimentos, atitudes, estratégias e comportamentos de cuidado. Favorece a transformação de políticas e práticas na promoção da saúde. O referido Programa vem evoluindo e evidenciando potencial que se expressa em diversos aspectos do processo acadêmico, com produção significativa em periódicos nacionais e internacionais. O Programa busca desenvolver estudos, de modo a ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de enfermagem, comprometido com uma prática social transformadora e voltado para a melhoria de qualidade de vida, no plano do cuidado individual e coletivo, atendendo-se à complexidade das desigualdades e das necessidades regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Coordenador / Thelma Leite de Araújo - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Integrante / Neiva Francenely Cunha Vieira - Integrante / Monica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Iracema da Silva Frazão - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante / Cleide Maria Pontes - Integrante / Luciana Pedrosa Leal - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Francisca Elisângela Teixeira Lima - Integrante / Estela Maria Leite Meirelles Monteiro - Integrante / Santana de Maria Alves de Sousa - Integrante / Lorena Barbosa Pinheiro - Integrante / Lena Maria Barros Fonseca - Integrante / Dorlene Maria Cardoso de Aquino - Integrante / Ana Hélia de Lima Sardinha - Integrante / Adriana Gomes Nogueira Ferreira - Integrante / Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira - Integrante / ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - Integrante / Andréa Cristina Oliveira Silva - Integrante / Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim - Integrante / Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa - Integrante / Elza Lima Silva - Integrante / FRANCISCA MÁRCIA PEREIRA LINHARES - Integrante / Tatiane Gomes Guedes - Integrante / Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Integrante / Suzana de Oliveira Mangueira - Integrante / Vânia Pinheiro Ramos - Integrante / Maria Wanderleya de Lavor Coriolano Marinus - Integrante.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Reboucas.
      Descrição: O projeto aqui apresentado tem como proponente o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA (PPGENF/UFMA) e visa além de maior integração entre os programas, o fortalecimento do PPGENF/UFMA com vistas ao seu crescimento. O ponto fundamental da proposta é incrementar uma parceria já iniciada quando da oferta do MINTER por meio do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (PPGENF/UFC) ao Departamento de Enfermagem da UFMA,na qual foram titulados 14 mestres, destes, dez são doutores. Além disso, alguns professores do PPGENF/UFC têm desempenhado importante papel na discussão da avaliação da CAPES do PPGENF/UFMA com vistas a melhorar sua nota no próximo quatriênio. O incremento agora se dará por meio da cooperação entre os programas de PósGraduação em Enfermagem da UFMA, com a Pós-graduação em Enfermagem da UFC e a Pósgraduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (PPGENFERMAGEM/UFPE), com vistas a atender à demanda de pessoal qualificado, com intuito de aumentar a produção de conhecimento, reduzindo desta forma a carência do PPGENF/UFMA, programa não consolidado.Além de aumentar este vínculo de cooperação mútua na área de pesquisa, este fato contribuirá para diminuir as assimetrias regionais hoje existentes e encontradas principalmente na elaboração de projetos de pesquisa e também servirá para o desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa comuns. Espera-se também que esta cooperação contribua para o crescimento do PPGENF/UFMA quanto ao emprego de novos métodos de pesquisa, desde o fundamento quanto ao planejamento metodológico e na execução dos projetos. Pretende-se que estas parcerias possam facilitar a troca de experiências entre as equipes a fim de propiciar o diálogo intelectual desenvolvido de maneira planejada, para que a mesma possa estar em sintonia com as diretrizes da pós-graduação no país, além de atender aos interesses dos programas envolvidos. Considerando a experiência dos programas envolvidos no âmbito internacional, esta proposta deverá ainda propiciar ao programa em consolidação, o despertar de uma consciência para um novo perfil profissional necessário para atuar no mundo atual que lhe exige postura crítica com desenvoltura internacional. Dessa forma, as parcerias permitirão que a cooperação mútua aconteça desde a elaboração de projetos até a orientação quanto às dificuldades encontradas na submissão de trabalhos em revistas de alto impacto. A escolha de um Programa consolidado como o PPGENF/UFC e um Programa nota 04 (quatro) como o PPGENFERMAGEM/UFPE se fez em função da abrangência das áreas existentes, bem como da necessidade de consolidar algumas áreas específicas no PPGENF/UFMA. O PPGENF/UFC possui como Área de Concentração: Enfermagem na Promoção daSaúde. Estuda-se a atuação da Enfermagem na promoção da saúde em indivíduos, grupos e comunidades. Investiga políticas, práticas, processos e recursos de ordem institucional e governamental. Analisa as condições de vida da população no processo saúde-doença, os conhecimentos, atitudes, estratégias e comportamentos de cuidado. Favorece a transformação de políticas e práticas na promoção da saúde. O referido Programa vem evoluindo e evidenciando potencial que se expressa em diversos aspectos do processo acadêmico, com produção significativa em periódicos nacionais e internacionais. O Programa busca desenvolver estudos, de modo a ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de enfermagem, comprometido com uma prática social transformadora e voltado para a melhoria de qualidade de vida, no plano do cuidado individual e coletivo, atendendo-se à complexidade das desigualdades e das necessidades regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Coordenador / Neiva Francenely Cunha Vieira - Integrante / Thelma Leite de Araújo - Integrante / Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Mônica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Adriana Gomes Nogueira Ferreira - Integrante / Luciana Pedrosa leal - Integrante / Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Integrante / Francisca Elisângela Teixeira Lima - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Estela Maria Leite Meirelles Monteiro - Integrante / Santana de Maria Alves de Sousa - Integrante / Lorena Pinheiro Barbosa - Integrante / Lena Maria Barros Fonseca - Integrante / Dorlene Maria Cardoso de Aquino - Integrante / Ana Hélia de Lima Sardinha - Integrante / Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira - Integrante / Arlene de Jesus Mendes Caldas - Integrante / Andréa Cristina Oliveira Silva - Integrante / Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim - Integrante / Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa - Integrante / Elza Lima Silva - Integrante / Francisca Márcia Pereira Linhares - Integrante / Cleide Maria Pontes - Integrante / Tatiane Gomes Guedes - Integrante / Iracema da Silva Frazão - Integrante / Suzana de Oliveira Mangueira - Integrante / Vânia Pinheiro Ramos - Integrante / Maria Wanderleya de Lavor Coriolano Marinus - Integrante.
      Membro: Marli Teresinha Gimeniz Galvao.
      Descrição: O projeto aqui apresentado tem como proponente o Programa de Pós-graduação em Enfermagem da UFMA (PPGENF/UFMA) e visa além de maior integração entre os programas, o fortalecimento do PPGENF/UFMA com vistas ao seu crescimento. O ponto fundamental da proposta é incrementar uma parceria já iniciada quando da oferta do MINTER por meio do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (PPGENF/UFC) ao Departamento de Enfermagem da UFMA,na qual foram titulados 14 mestres, destes, dez são doutores. Além disso, alguns professores do PPGENF/UFC têm desempenhado importante papel na discussão da avaliação da CAPES do PPGENF/UFMA com vistas a melhorar sua nota no próximo quatriênio. O incremento agora se dará por meio da cooperação entre os programas de PósGraduação em Enfermagem da UFMA, com a Pós-graduação em Enfermagem da UFC e a Pósgraduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco (PPGENFERMAGEM/UFPE), com vistas a atender à demanda de pessoal qualificado, com intuito de aumentar a produção de conhecimento, reduzindo desta forma a carência do PPGENF/UFMA, programa não consolidado.Além de aumentar este vínculo de cooperação mútua na área de pesquisa, este fato contribuirá para diminuir as assimetrias regionais hoje existentes e encontradas principalmente na elaboração de projetos de pesquisa e também servirá para o desenvolvimento de novos projetos e linhas de pesquisa comuns. Espera-se também que esta cooperação contribua para o crescimento do PPGENF/UFMA quanto ao emprego de novos métodos de pesquisa, desde o fundamento quanto ao planejamento metodológico e na execução dos projetos. Pretende-se que estas parcerias possam facilitar a troca de experiências entre as equipes a fim de propiciar o diálogo intelectual desenvolvido de maneira planejada, para que a mesma possa estar em sintonia com as diretrizes da pós-graduação no país, além de atender aos interesses dos programas envolvidos. Considerando a experiência dos programas envolvidos no âmbito internacional, esta proposta deverá ainda propiciar ao programa em consolidação, o despertar de uma consciência para um novo perfil profissional necessário para atuar no mundo atual que lhe exige postura crítica com desenvoltura internacional. Dessa forma, as parcerias permitirão que a cooperação mútua aconteça desde a elaboração de projetos até a orientação quanto às dificuldades encontradas na submissão de trabalhos em revistas de alto impacto. A escolha de um Programa consolidado como o PPGENF/UFC e um Programa nota 04 (quatro) como o PPGENFERMAGEM/UFPE se fez em função da abrangência das áreas existentes, bem como da necessidade de consolidar algumas áreas específicas no PPGENF/UFMA. O PPGENF/UFC possui como Área de Concentração: Enfermagem na Promoção daSaúde. Estuda-se a atuação da Enfermagem na promoção da saúde em indivíduos, grupos e comunidades. Investiga políticas, práticas, processos e recursos de ordem institucional e governamental. Analisa as condições de vida da população no processo saúde-doença, os conhecimentos, atitudes, estratégias e comportamentos de cuidado. Favorece a transformação de políticas e práticas na promoção da saúde. O referido Programa vem evoluindo e evidenciando potencial que se expressa em diversos aspectos do processo acadêmico, com produção significativa em periódicos nacionais e internacionais. O Programa busca desenvolver estudos, de modo a ampliar e gerar conhecimentos para o desenvolvimento técnico-científico, político-social, epistemológico e metodológico do trabalho de enfermagem, comprometido com uma prática social transformadora e voltado para a melhoria de qualidade de vida, no plano do cuidado individual e coletivo, atendendo-se à complexidade das desigualdades e das necessidades regionais.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Integrante / Ana Karina Bezerra Pinheiro - Integrante / Neiva Francenely Cunha Vieira - Integrante / Thelma Leite de Araújo - Integrante / Mônica Oliveira Batista Oriá - Integrante / Marli Teresinha Gimeniz Galvão - Integrante / Francisca Elisângela Teixeira Lima - Integrante / Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Estela Maria Leite Meirelles Monteiro - Integrante / Santana de Maria Alves de Sousa - Integrante / Nirla Gomes Guedes - Integrante / Lorena Barbosa Pinheiro - Integrante / Lena Maria Barros Fonseca - Integrante / Dorlene Maria Cardoso de Aquino - Integrante / Ana Hélia de Lima Sardinha - Integrante / Adriana Gomes Nogueira Ferreira - Integrante / Bruno Luciano Carneiro Alves de Oliveira - Integrante / ARLENE DE JESUS MENDES CALDAS - Coordenador / Andréa Cristina Oliveira Silva - Integrante / Isaura Letícia Tavares Palmeira Rolim - Integrante / Rita da Graça Carvalhal Frazão Corrêa - Integrante / Elza Lima Silva - Integrante / FRANCISCA MÁRCIA PEREIRA LINHARES - Integrante / Luciana Pedrosa Leal - Integrante / Cleide Maria Pontes - Integrante / Tatiane Gomes Guedes - Integrante / Eliane Maria Ribeiro de Vasconcelos - Integrante / Iracema da Silva Frazão - Integrante / Suzana de Oliveira Mangueira - Integrante / Vânia Pinheiro Ramos - Integrante / Maria Wanderleya de Lavor Coriolano Marinus - Integrante.
      Membro: Maria Vera Lucia Moreira Leitao Cardoso.
    4. 2016-2019. Desenvolvimento de tecnologias assistivas para a promocao da saude da pessoa com deficiencia
      Descrição: Projeto contemplado no Edital SECADI/CAPES Nº 2/Abdias Nascimento, no período de 01/05/2016 a 31/12/2019.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (8) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Integrante / Joselany Áfio Caetano - Integrante / Antônio Luis Rodrigues Faria de Carvalho - Integrante / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Coordenador. Financiador(es): CAPES - Centro Anhanguera de Promoção e Educação Social - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Reboucas.
      Descrição: Projeto interinstitucional que envolve docentes de três instituições e alunos da UNILAB (graduandos), UFC (doutorandos) e docentes da Escola Superior de Enfermagem do Porto (ESEP). Forma recursos humanos nos níveis de graduação e pós-graduação com qualificação para intervir e pesquisar junto a população com deficiência. Constrói e valida Tecnologia Assistiva leves, métodos e processos de comunicação verbal e não verbal, sobre educação em saúde para pessoas com limitação visual e auditiva. Mantém interlocução acadêmica e científica com a ESEP que, na modalidade de mobilidade acadêmica, recebe graduandos e doutorandos em estágio sanduíche com construção de tecnologias adaptadas culturalmente. Fortalece grupos emergentes na UNILAB, instituição que recebe alunos de países lusófonos do continente africano. A proposta apoia-se no Curso de Pós-Graduação em Enfermagem da UFC, conceito 6 na CAPES, com linha de investigação em TA. Tem como meta inserção de graduandos da UNILAB neste ambiente internacional em torno do eixo da promoção da saúde da pessoa com deficiência sensorial, cegos e surdos. Os objetos de investigação e de desenvolvimento de TA contemplam demandas de promoção da saúde do adulto nos aspectos de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, planejamento familiar, saúde mamária, prevenção da hipertensão arterial, saúde ambiental no domicílio; manual acessível sobre atendimento em parada cardiorrespiratória, modelo de auto avaliação de saúde visual de escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso - Integrante / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Coordenador / Joselany Áfio Caetano - Integrante / Wilson J.C.P.A - Integrante / Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Integrante / Paula Marciana Pinheiro de Oliveira - Integrante / Antônio Luis Rodrigues Farias de Carvalho - Integrante / Margarida da Silva Neves de Abreu - Integrante.
      Membro: Maria Vera Lucia Moreira Leitao Cardoso.
    5. 2014-2017. Construcao e validacao de video educativo para deteccao de sinais e sintomas de alteracoes visuais em escolares
      Descrição: Crianças com baixa acuidade visual apresentam sinais e sintomas que podem ser percebidos por professores pelos comportamentos dos alunos na sala de aula, como também por pais e familiares no convívio familiar. Na escola, condutas como franzir a testa ou tapar um dos olhos ao ler, apresentar dificuldade em enxergar o quadro, escrever letras grandes e tortas, confundir letras, linhas e números, além de girar ou inclinar a cabeça para a direita ou esquerda para copiar do quadro podem ser indicativos de problemas na visão. Em casa, os pais devem atentar para sintomas e sintomas como dor de cabeça, olhos vermelhos, incômodo ao assistir à TV ou jogar videogame. O enfermeiro também possui extrema importância na prevenção de problemas visuais em crianças na idade escolar, tendo em vista que, estandoinserido na Estratégia de Saúde da Família (ESF) e no Programa Saúde na Escola (PSE), tem oportunidade de estar em contato com as crianças nas suas diferentes fases do crescimento e desenvolvimento, atuando em atividades de educação, prevenção e promoção da saúde.Nesse contexto, é imprescindível dinamizar propostas que empregam modelos e elaboração de materiais educativos como forma de envolver professores, pais e familiares no cuidado à criança.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (2) . Integrantes: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Coordenador / Giselly Oseni Laurentino Barbosa - Integrante / Jânio Cavalcanti Rodrigues Junior - Integrante / Sarah Maria de Sousa Feitoza - Integrante / Luana Duarte Wanderley Cavalcante - Integrante / Moziane Mendonça de Araújo - Integrante / Fernanda Cavalcante Braga - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Reboucas.
    6. 2012-Atual. Grupo de Estudos em Saude da Pessoa com Deficiencia (GESPD)
      Descrição: O projeto contempla as questões de saúde e o cuidado de enfermagem da pessoa com deficiência visual, auditiva e física, desde a criança até o indivíduo adulto. Além disso trabalha na perspectiva de desenvolver suas ações e as tecnologias para o cuidado de enfermagem à pessoa com deficiência. O público-alvo do projeto são alunos de graduação em Enfermagem ou de áreas afins que tenham interesse em desenvolver atividades de ensino/pesquisa/extensão no cuidado em saúde da Pessoa com Deficiência.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (5) . Integrantes: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças - Coordenador / Marília Brito de Lima - Integrante / Lorita Marlena Freitag Pagliuca - Integrante / Luana Duarte Wanderley Cavalcante - Integrante / Moziane Mendonça de Araújo - Integrante / Sarah Maia de Sousa Feitoza - Integrante / Caldini, Luana Nunes - Integrante / Angelo Ramos Junior - Integrante / Rebecca Camurça Torquato - Integrante / Eilen Tainá Matos Ferreira - Integrante / Ruthe Keyla Silva Bastos - Integrante / Thais Reis Pinto - Integrante / Windy-Marie Loyola Pluviose - Integrante.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Reboucas.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (3)
    1. Menção Honrosa do trabalho Percepção da equipe multiprofissional sobre o enfermeiro na Estratégia Saúde da Família, 7º Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa.. 2018.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças.
    2. 3° Classificado no prêmio Vilma de Carvalho, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2010.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças.
    3. 1° Classificado no prêmio Laís Netto dos Reis, Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro.. 2010.
      Membro: Cristiana Brasil de Almeida Rebouças.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (32)
    1. PROESA SUMMER SCHOOL: OFICINA META ANÁLISE. 2021. (Simpósio).
    2. 17º SENADEn ? Seminário Nacional de Diretrizes para a Educação em Enfermagem e o 14º SINADEn ? Simpósio Nacional de Diagnóstico de Enfermagem. 2020. (Congresso).
    3. Colóquio Desenvolvimento de Teoria de Médio Alcance de Enfermagem: percurso metodológico. 2020. (Outra).
    4. Sigma's 30th International Nursing Research Congress. 2019. (Congresso).
    5. Elaboração de Itens de Avaliação.Elaboração de Itens de Avaliação. 2018. (Oficina).
    6. III Convención Internacional de Salud Pública. Compartiendo experiencia de interconsulta pre-natal en la atención primaria a la salud. 2018. (Congresso).
    7. Sigma's 29th International Nursing Research Congress. 2018. (Congresso).
    8. 9 International Conference on Medical, Medicine and Health Sciencis.Construction of the Education Video for Eye Health Promotion in Preschool. 2016. (Outra).
    9. Semana da inclusão da Escola Municipal Maria Roseli Lima Mesquita.I Festival de Atividades Físicas Inclusivas. 2015. (Outra).
    10. VI Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Cuidados de Enfermagem a Adolescente com Diabetes Mellitus Tipo 1 em Ambiente Hospitalar: Relato de experiência. 2015. (Congresso).
    11. XIII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem. 2015. (Congresso).
    12. XIV Colóquio Panamericano de Investigación en Enfermería. 2014. (Outra).
    13. XXXI The Network - TUFH Educational Meeting. 2014. (Congresso).
    14. 1º Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência e Grupos Especiais. 2013. (Congresso).
    15. 24th International Nursing Research Congress. 2013. (Congresso).
    16. V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. 2013. (Congresso).
    17. 13th International Nursing Ethics Conference. 2012. (Outra).
    18. 15º Congresso Brasileiro dos Conselhos de Enfermagem. 2012. (Congresso).
    19. I Congresso Nacional Multidisciplinar de Ruído Ambiental Urbano e Ruído Aéreo. 2012. (Congresso).
    20. III Encontro Internacional de Pesquisa em Enfermagem.Conhecimento de mulheres deficientes visuais sobre o uso do preservativo feminino após estratégia educativa. 2012. (Encontro).
    21. IV Mostra Acadêmica de Enfermagem.Avaliador de trabalhos da modalidade Oral a Prêmio. 2012. (Outra).
    22. Seminário de Ambientação aos Novos Servidores da UFC. 2012. (Seminário).
    23. 16° Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem. 2011. (Seminário).
    24. 8th Annual Health Technology Assessment International (HTAi) Meeting. 2011. (Congresso).
    25. III Jornada Científica de Enfermagem do HUWC/MEAC/DENF.O cuidado e a pesquisa. 2011. (Outra).
    26. II Seminário do Laboratório de Comunicação em Saúde.O laboratório de comunicação como suporte tecnológico para a pesquisa. 2011. (Seminário).
    27. II Seminário do Laboratório de Comunicação em Saúde.Comunicação não-verbal na pesquisa em enfermagem. 2011. (Seminário).
    28. V Encontro do Servidor da UFAL. 2011. (Encontro).
    29. Workshop "Métodos de avaliação com simulação", na XI Conferência Iberoamericana, III Encontro Latinoamerica-Europa e IV Simpósio de Investigação de Educação em Enfermagem. 2011. (Congresso).
    30. XV Enfermaio.Saberes e práticas para a formação do enfermeiro: refletindo a visibilidade da profissão. 2011. (Encontro).
    31. 62° Congresso Brasileiro de Enfermagem. Estratégia de ensino-aprendizagem sobre pessoa com deficiência sensorial: uso do filme na percepção de alunos de enfermagem. 2010. (Congresso).
    32. II Mostra Acadêmica de Enfermagem.Avaliador de apresentações orais. 2010. (Outra).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (2)
    1. REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Papel do AEE como mediador da 'Rede de Apoio', levando em consideração as relações interdisciplinares e intersetoriais para inclusão escolar. 2018. (Outro).. . 0.
    2. REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. II Encontro Regional de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem. 2007. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (8)
    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso (6.0)
      1. AGUIAR, Adriana Sousa Carvalho de ; MARIANO, Monaliza Ribeiro ; ALMEIDA, Lívia Silva de ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Percepção do Enfermeiro sobre Promoção da Saúde na Unidade de Terapia Intensiva. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 46(2), p. 428-435, issn: 0080-6234, 2012.
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      2. MELO, Gleicia Martins de ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; FARIAS, Leiliane Martins ; LÉLIS, Ana Luiza Paula de Aguiar. Promoção da saúde na comunicação de profissionais de enfermagem frente a dor de recém-nascidos. Em: 17º Seminário Nacional de Pesquisa em Enfermagem, 2013, Natal. O clássico e o emergente: desafios da pesquisa em enfermagem. Fortaleza: Associação Brasileira de Enfermagem, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. LIMA, Marília Brito de ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; BARBOSA, Régia Christina Moura ; CIPRIANO, Maria Aneuma Bastos ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Uso de tecnologias educativas para orientação de pais de crianças com disfunção miccional em cateterismo intermitente limpo. Em: XXXVI Congresso Brasileiro de Urologia, 2017, Fortaleza. XXXVI Congresso Brasileiro de Urologia, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida; FEITOZA, Sarah Maria de Sousa ; BALBINO, Aldiane Carlos ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Orientações aos pais de crianças e adolescentes com cardiopatia congênita: revisão integrativa da literatura. Em: V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal, 2013, Gramado-RS. V Congresso Brasileiro de Enfermagem Pediátrica e Neonatal. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Enfermeiros Pediatras, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. ALMEIDA, Lívia Silva de ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Comunicação cinésica do recém-nascido frente a punção arterial na UTI neonatal. Em: III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), p. 599-599, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. ALMEIDA, Lívia Silva de ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag ; CARDOSO, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão. Comunicação cinésica do recém-nascido frente a pancadas produzidas na UTI neonatal. Em: III Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente, 2011, São Paulo. Revista Brasileira de Crescimento e Desenvolvimento Humano (Impresso), p. 600-600, 2011.
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    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Ana Fátima Carvalho Fernandes (4.0)
      1. RODRIGUES, João Egídio Gonçalves ; MACHADO, Ana Larissa Gomes ; VIEIRA, Neiva Francenely Cunha ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Qualidade de vida e sobrecarga de cuidadores familiares de idosos dependentes.. Ciencia y Enfermería (En línea). v. XX, p. 119-129, issn: 0717-9553, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. LIMA, Marília Brito de ; MENDES, Claudia Rayanna Silva ; MATIAS, Érica Oliveira ; LIMA, Francisca Elisângela Teixeira ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho. Perfil dos adolescentes que utilizam os serviços educativos de promoção da saúde de um campos agrícola. Em: XIII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem, 2015, Rio de Janeiro. Anais XIII Conferência Iberoamericana de Educação em Enfermagem, 2015.
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      3. MENDES, Claudia Rayanna Silva ; MATIAS, Érica Oliveira ; LIMA, Marília Brito de ; LIMA, Francisca Elisângela Teixeira ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Plantão Educativo como instrumento facilitador para educação em saúde com adolescentes. Em: XIII Conferência Iberoamericana deEducação em Enfermagem, 2015, Rio de Janeiro. Anais XIII Conferência Iberoamericana deEducação em Enfermagem, 2015.
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      4. CARVALHO, Carolina Maria de Lima ; SANTOS, Miria Conceição Lavinas ; FERNANDES, Ana Fátima Carvalho ; SILVA, Tiago Barreto de Castro e ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Nursing humanistic theory in the ethical decision making in the health care of cancer patient. Em: 13th International Nursing Ethics Conference, 2012, Selçuk, Izmir, Turquia. Overcoming Challenges to Ethical Caring. Istambul: Hecettepe University, v. Único, p. 149-149, 2012.
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    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Viviane Martins da Silva (3.0)
      1. GONÇALVES, GLEICEADRIANA ARAUJO ; DASILVA, KELYVANESSA LEITE GOMES ; DOSSANTOS, ROSELYLEYLIANE ; MACHADO, MARIA DE FÁTIMAANTERO SOUSA ; REBOUÇAS, CRISTIANABRASIL DE ALMEIDA ; SILVA, VIVIANEMARTINS DA. FACILITATORS? PERCEPTIONS ABOUT HEALTH TECHNOLOGIES USED IN EDUCATIONAL WORKSHOPS WITH ADOLESCENTS. REME. REVISTA MINEIRA DE ENFERMAGEM. v. 24, p. e1273-e1273, issn: 1415-2762, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, KELY VANESSA LEITE GOMES DA ; GONÇALVES, GLEICE ADRIANA ARAÚJO ; SANTOS, SHAYANE BEZERRA DOS ; MACHADO, MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA ; REBOUÇAS, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA ; Silva, Viviane Martins da ; XIMENES, Lorena Barbosa. Training of adolescent multipliers from the perspective of health promotion core competencies. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 89-96, issn: 0034-7167, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Souza, Naanda Kaanna Matos de ; Caldini, Luana Nunes ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; SILVA, Viviane Martins da. Atuação do enfermeiro na promoção da morte pacífica de pacientes internados por COVID-19. Pronanda: programa de atualização em diagnósticos de enfermagem: ciclo 9: volume 2. 1ed.Porto Alegre. Em: Herdman, Tracy Heather; Napoleão, Anamaria Alves; Lopes, Camila Takao; Silva, Viviane Martins. (Org.). PRONANDA - Programa de Atualização em Diagnósticos de Enfermagem, ciclo 9. 1ed.Porto Alegre. : 10.5935. 2021.v. 9, p. 9-37.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Marli Teresinha Gimeniz Galvão (2.0)
      1. REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; PAIVA, Simone de Sousa ; COSTA, Ênia ; LIMA, Ivana Cristina Vieira de ; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag ; GALVÃO, Marli Teresinha Gimeniz. Proxemic communication between HIV-infected mother-child pairs.. British Journal of Nursing. v. 21(18), p. 1098-1101, issn: 0966-0461, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PAIVA, Simone de Sousa ; GALVÃO, Marli Teresinha Gimeniz ; HOLANDA, Eliane Rolim de ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Aplicabilidade do geoprocessamento no contexto do HIV/AIDS. Em: 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, 2012, Fortaleza. ABRASCO 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. São Paulo: ABRASCO, 2012.
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    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Patrícia Neyva da Costa Pinheiro (2.0)
      1. LUNA, Izaildo Tavares ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; SILVA, Kelanne Lima da ; CAETANO, Joselany Áfio ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Obesidade juvenil com enfoque na promoçao da saúde: revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso). v. 32(2), p. 394-401, issn: 0102-6933, 2011.
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      2. SILVA, Kelanne Lima da ; LUNA, Izaildo Tavares ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; CAETANO, Joselany Áfio ; CAETANO, Joselany Áfio. Obesidade juvenil com enfoque na promoção da saúde: revisão integrativa. Em: 62° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. 62° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Organização e visibilidade profissional. Florianópolis: Associação Brasileira de Enfermagem, v. 1, 2010.
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    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Joselany Áfio Caetano (2.0)
      1. LUNA, Izaildo Tavares ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; SILVA, Kelanne Lima da ; CAETANO, Joselany Áfio ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Obesidade juvenil com enfoque na promoçao da saúde: revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem (UFRGS. Impresso). v. 32(2), p. 394-401, issn: 0102-6933, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, Kelanne Lima da ; LUNA, Izaildo Tavares ; MOREIRA, Rosa Aparecida Nogueira ; PINHEIRO, Patrícia Neyva da Costa ; REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida ; CAETANO, Joselany Áfio ; CAETANO, Joselany Áfio. Obesidade juvenil com enfoque na promoção da saúde: revisão integrativa. Em: 62° Congresso Brasileiro de Enfermagem, 2010, Florianópolis. 62° Congresso Brasileiro de Enfermagem - Organização e visibilidade profissional. Florianópolis: Associação Brasileira de Enfermagem, v. 1, 2010.
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    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Lorena Pinheiro Barbosa (1.0)
      1. SILVA, KELY VANESSA LEITE GOMES DA ; GONÇALVES, GLEICE ADRIANA ARAÚJO ; SANTOS, SHAYANE BEZERRA DOS ; MACHADO, MARIA DE FATIMA ANTERO SOUSA ; REBOUÇAS, CRISTIANA BRASIL DE ALMEIDA ; Silva, Viviane Martins da ; XIMENES, Lorena Barbosa. Training of adolescent multipliers from the perspective of health promotion core competencies. REBEN - REVISTA BRASILEIRA DE ENFERMAGEM. v. 71, p. 89-96, issn: 0034-7167, 2018.
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    • Cristiana Brasil de Almeida Rebouças ⇔ Maria Miriam Lima da Nóbrega (1.0)
      1. REBOUÇAS, Cristiana Brasil de Almeida. Consultora ad hoc da Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste - Rev Rene (ISSN on-line 2175-6783), sediada no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da UFC. 2013.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:43