Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria de Lourdes Florencio dos Santos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (1978), mestrado em Engenharia Civil (Hidráulica e Saneamento) pela Escola de Engenharia de São Carlos Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências Agrícolas e Ambiental (Tecnologia Ambiental) pela Universidade de Wageningen - Holanda (1994). Em 2010, foi agraciada com a Comenda da Ordem do Mérito Científico do Ministério da Ciência e Tecnologia. É Professora Titular do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Pernambuco. É membro da Academia Pernambucana de Engenharia. Coordenou de junho de 2007 a fevereiro de 2012 o Programa PIBIC/CNPq na UFPE. Foi coordenadora nacional do Programa PROSAB, da rede temática Esgoto, edital 2 (2003-2006) e da Rede Nacional Remoção de Nutrientes de esgotos - RENUTRES, Finep Edital 06/2010 (2011-2015). Tem experiência na área de Engenharia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: avalição ambiental, controle da poluição, qualidade da água, saneamento básico e ambiental, tratamento e pós-tratamento de esgotos, e reúso de água. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9481193101590250 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 1D
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Federal de Pernambuco, Centro de Tecnologia e Geociências, Departamento de Eng Civil Grupo de Saneamento Ambiental. Avenida Acadêmico Héllio Ramos s/n Cidade Universitária 50670-530 - Recife, PE - Brasil Telefone: (81) 21268742 Fax: (81) 21268219
  • Grande área: Engenharias
  • Área: Engenharia Sanitária
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (19)
    1. 2020-Atual. Laboratorio Multiusuario de Agua, Energia e Tecnologia Ambiental (LAMETA)
      Descrição: O Laboratório Multiusuário de Água, Energia e Tecnologia Ambiental (LAMETA) da UFPE, terá como finalides a manutenção, operação e disponibilização de um laboratório integrado e multiusuário com acesso e uso compartilhado por grupos de pesquisas, instituições públicas e privadas dos setores de água, saneamento, produção de energia do estado de Pernambuco. As suas atividades incluem a produção de compostos com maior valor agregado a partir de resíduos orgânicos e biomassa, bem como o desenvolvimento de tecnologias ambientais. Serão disponibilizados equipamentos de média e alta complexidade e serviços especializados para atividades de pesquisa básica e aplicada; bem como oferecer e disponibilizar serviços tecnológicos voltados para a diminuição do impacto ambiental. Exemplos são os experimentos em escala laboratorial e piloto, as análises e os ensaios físico-químico, biológicos (microbiológicos e de biologia molecular); o monitoramento para os setores de qualidade da água, efluentes domésticos e industriais, resíduos orgânicos, inorgânicos e recalcitrantes; estudos e ensaios de toxicidade de contaminantes e poluentes, remediação de águas e solos, tecnologia para tratamento de efluentes e recuperação de áreas contaminadas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / José Luis Sanz Martin - Integrante / Ana Paula Silveira Paim - Integrante / Ronaldo Melo Fonseca - Integrante / Fernanda Magalhães Amaral - Integrante / Danúbia M. S. Freitas - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Savia Gavazza - Integrante / Petrus D Amorim Santa Cruz Oliveira - Integrante / Wanderli Rogério Moreira Leite - Integrante / Bruna Magnus - Integrante / Ana Christina Brasileiro Vidal - Integrante / Iago José Santos da Silva - Integrante / Shyrlane Torres Soares Veras - Integrante / Bruna Soares Fernandes - Integrante / Fabrício Motteran - Integrante / Antonio Celso Dantas Antonino - Integrante / José Geraldo de A Pacheco Filho - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    2. 2020-Atual. COVID-19 em residuos: diagnostico e medidas de protecao/Rede COVID ANA-INCT ETEs Sustentaveis
      Descrição: O projeto tem como objetivo geral o monitoramento de esgotos domésticos como ferramenta de vigilância epidemiológica para detecção precoce e controle da Covid-19. Como resultados esperados, espera-se disponibilizar para Recife: a) mapas de ocorrência de casos com base nos índices de atendimento aos serviços de saneamento; b) manual para seleção de pontos amostrais de esgotos para nortear políticas públicas de monitoramento de Covid-19; c) indicação dos pontos de coleta de esgotos para monitoramento da carga viral de Covid-19 em comunidades, com base na vulnerabilidade social, sem testar a população; d) identificação da carga viral de Covid-19 nos esgotos de dois hospitais. A partir de 2021 o projeto de monitoramento da presença do SARS-CoV-2 em águas urbanas e esgotos está sendo realizado em rede nacional, no âmbito do INCT-ETEs Sustentáveis, com a coordenação da UFMG e financiado pela ANA-CNPq).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Coordenador / Maria do Carmo Martins Sobral - Integrante / Carlos Augusto Lemos Chanicharo - Integrante / Juliana Calábria Araújo - Integrante / Ronaldo Melo Fonseca - Integrante / Fernanda Magalhães Amaral - Integrante / Danúbia M. S. Freitas - Integrante / Mario Takayuki Kato - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Oucilane Ingret Moreno Alves - Integrante / Wanderli Rogério Moreira Leite - Integrante / Bruna Magnus - Integrante / José Roberto Santo de Carvalho - Integrante / Marcos Adriano Marques Pessôa Sales - Integrante / Iago José Santos da Silva - Integrante / Paulo Henrique da Silva - Integrante / Matheus Paraiso - Integrante / Bruna Soares Fernandes - Integrante / Fabrício Motteran - Integrante / Isabelle Camara - Integrante / Felipe Filgueiras de Almeida - Integrante / Igor Gomes - Integrante / Thiago de Morais Martins - Integrante / Laís Barreiros Pinto - Integrante. Financiador(es): Universidade Federal de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    3. 2019-Atual. Biotecnologia Ambiental do Programa de Formacao de Recursos Humanos (PRH-ANP 48.1)
      Descrição: A área de Biotecnologia Ambiental do Programa de Formação de Recursos Humanos (PRH-ANP 48.1), programa coordenado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, visa a formação de pesquisadores e desenvolvimento de tecnologias e pequisa nas áreas de biorremediação, recuperação avançada de óleo por microrganismos (MEOR - microbial enhanced oil recovery), obtenção de produtos (1,3 PDO, Biogás, hidrogênio, MCFAs, entre outros) substitutos dos derivados do petróleo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Mario Takayuki Kato - Integrante / Savia Gavazza dos Santos Pessôa - Coordenador / Bruna Soares Fernandes - Integrante.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    4. 2018-Atual. Integracao de modelos economicos para apoio a decisao em politicas de alocacao de aguas
      Descrição: Descrição: Diante da crescente competição entre os usos da água, transferências crescentes de água são possibilitados através de projetos de interligação entre bacias (PIB), que são planejados, construídos e avaliados como solução para a escassez hídrica dentro da estratégia conhecida como ?gestão de oferta?. Esta solução, senão adequadamente gerida pode não evitar situações de escassez futura, especialmente diante de mudanças climáticas, bem como levar a conflitos sociais e impactos ambientais e econômicos não desejados. Nossa proposta se concentra em uma abordagem complementar aos investimentos em infraestrutura realizados na gestão da oferta - a chamada gestão de demanda - que explora soluções que promovam a flexibilidade e adaptabilidade necessárias diante do crescente estresse e incerteza na disponibilidade hídrica e necessidade de transferências crescentes de água entre bacias. Nosso estudo foca no uso da Economia (ou da ?Economia da Gestão de Recursos Hídricos?) no processo decisório de estabelecimento de estratégias de alocação de águas, levando em conta quantidade e qualidade do recurso, que instrumentalizem uma gestão sustentável de bacias hidrográficas e suas interligações. Pretende-se ampliar o conhecimento e a efetiva aplicação de modelos hidro-econômicos, bem como analisar as possíveis soluções para acoplamento da modelagem em nível de bacia com modelos econômicos agregados tais como modelos de Input-Output e de Equilíbrio Geral. O estudo de caso proposto será a interligação das bacias dos rios Capibaribe, Ipojuca e Una no Estado de Pernambuco através da adutora do Agreste, que receberá águas do eixo leste do projeto de Transposição do rio São Francisco (PTSF) através do Ramal do Agreste. A Adutora constitui-se na maior obra hídrica em construção do Estado, que ainda assim possui, segundo recente levantamento feito pela Agência Nacional de Águas (ANA) em 2015, dois terços dos seus municípios carentes de novos investimentos em infraestrutura. Essas obras de engenharia hídrica viabilizam e regularizam o suprimento do recurso, temporal e espacialmente, e constituem-se na já mencionada estratégia de gestão de oferta, extremamente necessária em Pernambuco, mas não suficiente... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Laíse Alves Candido - Integrante / Márcia Maria Guedes Alcoforado de Moraes - Coordenador / Marcelo Pereira da Cunha - Integrante / Gerald Norbert Souza da Silva - Integrante / CARLOS ALBERTO GOMES DE AMORIM FILHO - Integrante / Marianna Oliveira Moura - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    5. 2018-Atual. Sustainable Water Management in Developing Countries (SWINDON-EXCEED-DAAD)
      Descrição: O objetivo deste projeto internacional de pesquisa em rede é promover a cooperação técnica, científica e transferência de conhecimento, através de cursos de curta duração, seminários e reuniões técnicas e científicas, e mobilidade de alunos. A temática é em gestão sustentável da água, incluindo tecnologias para o uso múltiplo e o reuso de água. A rede é totalmente financiada pela organização alemã DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), no âmbito do Programa Excelência em Educação Superior em Cooperação para o Desenvolvimento (EXCEED-DAAD). A rede está ancorada na Universidade Técnica de Braunschweig (TU Braunschweig), que também exerce a coordenação geral (Chairman: Prof. Dr.-Ing. Klaus Fricke). O projeto envolve 30 instituições parceiras em 15 países em desenvolvimento em 4 continentes/regiões (América, Ásia, África e Oriente Médio). O projeto financia o intercâmbio de estudantes e professores, projetos de pesquisa e publicações nas áreas de atuação do Centro de Excelência: Engenharia Sanitária, Engenharia Hidráulica, Qualidade da Água, Gestão de Resíduos, Planos de Segurança da Água e Governança da Água. Como isso, pretende contribuir para a capacitação de recursos humanos de alto nível, com foco em 3 dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6, 11 e 13) preconizados na agenda 2030 da Nações Unidas. A coordenação técnica global do projeto é do Professor Dr. Andreas Haarstrich (TU Braunschweig), com coordenação regional rotativa. Atualmente a coordenação para a América Latina está sob a reponsabilidade do Prof. Dr. Elvis Carissimi (UFSM).. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (2) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Coordenador / Andrés Fernando Osório-Arias - Integrante / Elvis Carissimi - Integrante / Janner Rodriguez - Integrante / José Tavares Araruna Júnior - Integrante / Luis Augusto Martins Ruotolo - Integrante / Marcelo Antunes Nolasco - Integrante / Rodolfo Sílva-Casarín - Integrante / Victor Alcaraz-Gonzalez - Integrante / Andreas Haarstrich - Integrante. Financiador(es): Deutscher Akademischer Austauschdienst - Cooperação.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    6. 2018-Atual. CAPES-PrInt: Biodegradacao de residuos perigosos e tecnologia para tratamento de aguas e solos contaminados (RECAL)
      Descrição: Descrição: O projeto trata da Biorremediação de Compostos Perigosos com participação da Universidade do Arizona (EUA), Universidade de Toronto (Canadá), Universidade Autônoma de Madri (Espanha), Universidade Nacional Autonoma do México (UNAM) e Universidade Ruhr de Bochum (Alemanha). Destaca-se que o projeto é desenvolvido em colaboração com a indústria, por meio de participação com a empresa multinacional Dupont. O segundo é focado na área de modelagem, simulação computacional e otimização na engenharia petrolífera, em parceria com a Swansea University no Reino Unido e a Texas A & M no Estados Unidos. A empresa canadense Energi Simulation é parceira na proposta.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / SANZ, JOSÉ LUIS - Integrante / Mario Takayuki Kato - Integrante / Savia Gavazza - Coordenador / Marc Wichern - Integrante / James Aaron Field - Integrante / Reyes Sierra-Alvares - Integrante / Gernmán Buitron - Integrante / Elizabeth Anne Edwards - Integrante.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    7. 2017-Atual. Producao de biodiesel e metano a partir do cultivo de microalgas em efluentes domesticos
      Descrição: A produção de biocombustível a partir de microalgas tem como principais vantagens: (i) não competir por áreas agricultáveis, (ii) não necessitar de agrotóxicos e consumo excessivo de água, e (iii) apresentar altas taxas de crescimento da biomassa com elevado teor lipídico intracelular (essencial à produção de biocombustível). O cultivo também pode ser realizado com a utilização de esgotos domésticos ou industriais, utilizando carbono e nutrientes presentes nestes efluentes. Logo, esta prática também estará associada à remediação de águas residuárias. O presente estudo visa determinar a máxima produtividade lipídica de microalgas, cultivadas em esgoto doméstico num sistema de lagoas de alta taxa sob diferentes condições operacionais, e consequentemente a remoção de carbono residual e nutrientes, bem como a produção de biogás a partir da biomassa em biorreatores.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Coordenador / Marcella Vianna Cabral Paiva - Integrante / Silvia Mariana da Silva Barbosa - Integrante / Mario Takayuki Kato - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Larissa Ribeiro Martins - Integrante / Idayana da Costa Marinho - Integrante / Antonio Gustavo de Santos Neto - Integrante / Wanderli Rogério Moreira Leite - Integrante / Bruna Magnus - Integrante / José Roberto Santo de Carvalho - Integrante / Shyrlane Torres Soares Veras - Integrante / Fabrício Motteran - Integrante / Josivaldo Rodrigues Sátiro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    8. 2017-Atual. Otimizacao dos Recursos Hidricos com o Uso de Agua e de Subprodutos de Valor Agregado do Tratamento de Esgoto para a Agricultura Irrigada no Cenario do Semiarido
      Descrição: O projeto tem foco no reúso de subprodutos do saneamento na agricultura. Do ponto de vista ambiental, o reúso de efluentes tratados e de lodos de esgoto podem evitar o lançamento destes resíduos em rios e lagos assim evitando a poluição ambiental. As culturas escolhidas como foco desta pesquisa apresentam alta relevância para a região Nordeste do Brasil. O envolvimento da Compesa neste projeto demonstra seu interesse em fomentar práticas de reúso dos subprodutos gerados nas ETE em Pernambuco. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Juliana Cardoso de Morais - Integrante / Kenia Kelly Barros da Silva - Integrante / Edécio José de Souza Filho - Integrante / Wamberto Raimundo da Silva Junior - Integrante / Robson José Silva - Integrante / Danúbia M. S. Freitas - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Wanderli Rogério Moreira Leite - Integrante / Iago José Santos da Silva - Integrante / Egídio Bezerra Neto - Integrante / José Benjamin Machado Coêlho - Integrante / Bárbara Albuquerque Branco de Moraes - Integrante.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    9. 2017-Atual. INCT ETEAs Sustentaveis
      Descrição: o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em ETEs Sustentáveis (INCT ETEs Sustentáveis) foi criado com o intuito de se tornar um centro de referência nacional e internacional para questões relacionadas ao tratamento de esgoto sanitário, de forma a contribuir para a promoção de mudanças estruturais e estruturantes nos serviços de esgotamento sanitário, através da capacitação profissional, do desenvolvimento de soluções tecnológicas apropriadas às diversas realidades nacionais, da construção de conhecimento e sua transmissão para a sociedade, órgãos governamentais e empresariais. O INCT ETEs Sustentáveis é formado por 7 (sete) das mais importantes instituições de ensino e pesquisa na área de saneamento básico no Brasil, a saber: UFMG (líder), UFC, UFMS, UFPE, UFRJ, USP e ISAE/FGV. Cabe à UFMG a coordenação e a subcoordenação geral do INCT, com a liderança na condução de todas as tarefas necessárias à perfeita gestão administrativa, financeira e técnico-científica do projeto. A fim de se garantir o trabalho em rede e o compartilhamento de responsabilidades, o projeto conta com grande envolvimento de todas as seis instituições parceiras, as quais contribuem no desenvolvimento das seguintes atividades principais: Auxílio na gestão geral do projeto, via participação direta no Comitê Gestor (CG); Coordenação de pelo menos um dos nove Comitês Técnico-Científicos (CTC); Condução dos seus próprios projetos de pesquisa específicos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Especialização: (10) / Mestrado acadêmico: (20) / Doutorado: (10) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Roque Passos Piveli - Integrante / Carlos Augusto Lemos Chernicharo - Coordenador / isaac Volschan Junior - Integrante / André Bezerra dos Santos - Integrante / Gustavo Possetti - Integrante.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    10. 2016-2020. Otimizacao da producao de biomassa algal em esgoto domestico para geracao de biodiesel e metano
      Descrição: Efluentes domésticos possuem alto potencial contaminante, devido às elevadas cargas orgânicas e de nutrientes, e por esta razão o cultivo de microalgas nestes efluentes é uma prática promissora, por eles possuírem compostos necessários ao metabolismo celular das microalgas. Os efluentes domésticos são ricos em nutrientes e possuem diversas fontes de carbono orgânico e inorgânico dissolvidos e também são favoráveis a uma alta produtividade de biomassa. Estes fatores os tornam uma opção muito atrativa, devido à diminuição dos custos para a produção de biocombustível levando também a remoção de nutrientes e carbono, presentes nesses efluentes pela prática do cultivo de microalgas. Adicionalmente, os resíduos gerados a partir produção do biodiesel podem ser eliminados significativamente a partir da geração de metano em reatores anaeróbios. Partindo dessa concepção, efluentes domésticos serão utilizados nos experimentos em escala piloto, a fim de se avaliar o seu potencial para produção de biomassa viável à produção de biodiesel, e consequentemente na remoção da matéria orgânica e nutrientes presentes nesses efluentes.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Coordenador / Marcella Vianna Cabral Paiva - Integrante / Silvia Mariana da Silva Barbosa - Integrante / Mario Takayuki Kato - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Larissa Ribeiro Martins - Integrante / Wanderli Rogério Moreira Leite - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    11. 2016-Atual. Desenvolvimento e aperfeicoamento de tecnologias para remocao e deteccao de contaminantes de efluentes texteis simultaneamente a reducao de toxicidade
      Descrição: Tem por objetivo desenvolver e aperfeiçoar tecnologias para remoção e detecção de contaminantes de efluentes têxteis simultaneamente à redução de toxicidade associada a este tipo de efluente. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (6) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Luiza Feitosa Cordeiro de Souza - Integrante / Fernanda Magalhães Amaral - Integrante / Sandra Meirelles de Amorim - Integrante / Mario Takayuki Kato - Integrante / Felipe Leon Nascimento de Sousa - Integrante / Petrus D Amorim Santa Cruz Oliveira - Integrante / Daniela Nadvorny - Integrante / Rhayssa de Brito Silva - Integrante / José Roberto Santo de Carvalho - Integrante / Ana Christina Brasileiro Vidal - Integrante / Vanessa Cristina de Souza - Integrante / Savia Gavazza dos Santos Pessôa - Coordenador.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    12. 2015-2018. Desenvolvimento de nanosensores como ferramenta de apoio a deteccao de desreguladores endocrinos, aminas aromaticas e cianotoxinas, associado a estudos de remocao fisico-quimica e biologica destes compostos
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Sergio Francisco de Aquino - Integrante / Silvana de Quiroz Silva - Integrante / Petrus D Amorim Santa Cruz Oliveira - Integrante / Savia Gavazza dos Santos Pessôa - Coordenador / Robson José de Cassia Franco Afonso - Integrante.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    13. 2014-Atual. NUTREL- PRONEX - NUCLEO DE TECNOLOGIA DE TRATAMENTO E REUSO DE EFLUENTES E LODO III
      Descrição: Núcleo de excelência dentro do programa PRONEX da FACEPE e CNPq envolvendo grupos de pesquisas consolidados da UFPE - Campus Recife e USP-EESC, além de grupos emergentes na própria UFPE (Centro Acadêmico do Agreste em Caruaru), na área de tratamento e reúso de efluentes e lodos domésticos e industriais. e produção de bioenergia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (8) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Eugenio Foreesti - Integrante / Márcia Helena R Z Damianovic - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Eduardo Cleto Pires - Integrante / Wanderli Rogério Moreira Leite - Integrante / Bruna Magnus - Integrante / Bruna Soares Fernandes - Integrante / Fabrício Motteran - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    14. 2013-2018. Identificacao e degradacao de LAS e intermediarios em reatores anaerobios utilizados para o tratamento de esgoto domestico
      Descrição: O trabalho visa primeiramente identificar os parâmetros, que facilitam ou que dificultam a remoção do LAS, seja por adsorção ou por degradação nos sistemas anaeróbios. Para isso serão realizados primeiramente alguns experimentos de acordo com um planejamento fatorial 2k, operando reatores em regime de batelada. Baseando-se nas variações de condições encontradas na literatura sobre remoção de LAS, serão estudados os seguintes parâmetros: pH, temperatura, concentração do substrato, concentração de compostos gordurosos, relação entre sólidos suspensos voláteis e fixos da biomassa, dureza do afluente, tipo de fonte do tensoativo (sabão em pó, detergente, padrão, etc), aeração afluente e agitação. Uma vez identificados os parâmetros de influência, pretende-se otimizar o processo identificando os valores ótimos para reduzir os efeitos negativos e maximizar os efeitos positivos de cada parâmetro.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Savia Gavazza - Integrante / Luiz Galdino da Silva - Integrante / Luiza Feitosa Cordeiro de Souza - Integrante / Ronaldo Melo Fonseca - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    15. 2012-2018. Rede Nacional de Tratamento de Esgotos Descentralizados (RENTED)
      Descrição: A Rede objetiva a caracterização de águas residuárias de origem domésticas: segregadas ou não segregadas por meio de sistemas de manejo de águas residuárias de origem doméstica em empreendimentos habitacionais, bem como o gerenciamento de sub-produtos líquidos, sólidos e gasosos do tratamento de águas residuárias de origem doméstica em empreendimentos habitacionais para uma avaliação da sustentabilidade de sistemas de manejo de águas residuarias de origem doméstica em empreendimentos habitacionais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Juliana Cardoso de Morais - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Ronaldo Melo Fonseca - Integrante / Tamilys Sandrele Santana de Lima - Integrante / Josete Florencio dos Santos - Integrante / Gilson Lima da Silva - Integrante / Lucivaldo Lourenço da Silva Filho - Integrante / Antonio Rene Benevides de Melo - Integrante / Mayanne Fernanda de Sousa - Integrante / Artur de Lima Santos - Integrante / Debora dos Santos Lima - Integrante / Sabrina Rodrigues da Silva - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    16. 2011-2015. Diversidade microbiana de reatores biologicos utilizados para remocao de fosforo e nitrogenio de esgoto domestico
      Descrição: Os objetivos do projeto são: 1. Avaliar as estratégias de partida que permitirão o desenvolvimento dos microrganismos acumuladores de fósforo e de desnitrificantes acumuladores de fósforo (enriquecimento de culturas microbiológicas através da adição de acetato ou propionato na fase anaeróbia de adaptação, adição de nitrato na fase anóxica, etc.); 2. Traçar um perfil completo do funcionamento e avaliar o desempenho dos reatores com e sem enchimento de material suporte (MBBE) na remoção biológica simultânea de fósforo e nitrogênio de esgoto sanitário; 3. Avaliar a influência do tamanho das fases (tempo de reação); idade do lodo (global) e intensidade de aeração nos sistemas em estudo. 4. Caracterizar e avaliar o desenvolvimento das populações microbianas (OAP (PAOs), DPAOs, GAOs, entre outras) em cada reator, no inicio e em diferentes fases do processo, e no material de enchimento, através de técnicas de biologia molecular (FISH e DGGE). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Coordenador / Mario Takayuki Kato - Integrante / Gavazza, Sávia - Integrante / Ana Linda Tiago Soares Ferreira - Integrante / Thorsten Köchling - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    17. 2011-2015. Rede Desenvolvimento e aperfeicoamento de tecnologias de tratamento terciario de esgotos sanitarios (Renutres)
      Descrição: A remoção de nutrientes como o fósforo e nitrogênio do esgoto sanitário é necessária não só para atender aos padrões de qualidade dos corpos d?água, como também para diminuir a ocorrência do processo de eutrofização dos corpos receptores, preocupação crescente das companhias de saneamento a nível mundial. Por outro lado, os pesquisadores reconhecem a rápida depleção das reservas naturais de nutrientes como o enxofre e o fósforo e esta realidade têm-se refletido no crescente preço dos fertilizantes e produtos, além de importantes tensões comerciais e políticas. Considerando a urgência destas questões, os membros desta rede propõem linhas de pesquisa centradas não só na remoção destes nutrientes como também em formas de recuperação, numa tentativa de poupar recursos escassos e, eventualmente, explorar aspectos econômicos agregados. Os nutrientes podem ser removidos das águas residuárias através de reações mediadas por bactérias que têm capacidade de transformar e incorporar esses compostos. Neste contexto, é importante saber-se mais sobre a remoção biológica destes nutrientes, sendo imprescindível que se estude de forma comparativa as diversas configurações de sistemas disponíveis que promovem a remoção, simultânea ou não dos nutrientes em questão. Diversos parâmetros e configurações de sistemas serão estudados pelas instituições proponentes: Bardenpho (UFCG), UCT (UFCG e USP), nitrificação e desnitrificação tradicional (UFCG) e simultâneas (UFSC, USP), sistemas em batelada para nitrificação e desnitrificação com acúmulo de fósforo (UFPE, USP, UFCG), fontes de carbono para remoção em lodos ativados (UFRGS), reator anaeróbio de fluxo descendente-ascendente seguido de reator anóxico-aeróbio (FIOCRUZ), etc. É importante também que se avalie a remoção química de fósforo (USP) a fim de se estabelecerem as bases racionais de avaliação. Independentemente do sistema, a transferência do fósforo para o lodo biológico pode permitir seu aproveitamento e recuperação posterior na f. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (20) / Mestrado acadêmico: (10) / Doutorado: (5) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Coordenador / Mario Takayuki Kato - Integrante / Adrianus van Haandel - Integrante / Luiz Olinto Monteggia - Integrante / Roque Passos Piveli - Integrante / Juliana Calábria Araújo - Integrante / Cícero Onofre de Andrade Neto - Integrante / isaac Volschan Junior - Integrante / André Bezerra dos Santos - Integrante / Rejane Helena Ribeiro da Costa - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Jaime Lopes da Mota Oliveira - Integrante. Financiador(es): Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    18. 2011-2014. Nucleo de Tecnologia de Tratamento e Reuso de Efluentes e Lodos II (NUTREL II)
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (4) / Doutorado: (4) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Kenia Kelly Barros - Integrante / Savia Gavazza - Integrante / Ana Paula Silveira Paim - Integrante / Érika Pinto Marinho - Integrante / Ronaldo Melo Fonseca - Integrante / Tamilys Sandrele Santana de Lima - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.
    19. 2010-2016. Difusao de tecnologia de reuso de esgoto tratado na fertirrigacao de frutiferas em projeto demonstrativo no semiarido pernambucano
      Descrição: O presente projeto de pesquisa pretende estudar a adequação de efluentes tratados em sistemas de tratamento de esgotos domésticos (lagoas de estabilização e reator UASB) para reúso hidroagrícola (cultivo de manga e melancia) de um município situado na região de Xingó (Petrolândia-PE), bem como os possíveis impactos ambientais (contaminação de solo, aquífero e frutos produzidos) e sanitários (perfil sanitário dos fruticultores que trabalham com reúso) ocasionados por esta atividade.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria de Lourdes Florencio dos Santos - Integrante / Lourdinha Florencio - Integrante / Mario Takayuki Kato - Coordenador / Savia Gavazza - Integrante / Ronaldo Melo Fonseca - Integrante / Edécio José de Souza Filho - Integrante / José de Castro Menezes - Integrante / Vinicius Couto Salgado - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria de Lourdes Florencio dos Santos.

Prêmios e títulos

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (41)
    1. 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA).Estudo do processo de granulação aeróbia sob diferentes velocidades ascensionais. 2018. (Seminário).
    2. 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA).Remoção de matéria orgânica e nitrogênio em reatores híbridos de biomassa suspensa e aderida. 2018. (Simpósio).
    3. 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA).Validação de método de cromatografia líquida para análise de ácido sulfanílico em efluentes têxteis. 2018. (Simpósio).
    4. 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA).Remoção de Alquilbenzeno Linear Sulfonato em reatores anaeróbio e aeróbio tratando esgoto doméstico. 2018. (Simpósio).
    5. The Sixth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Formation of aerobic granules in sequential batch reactors (SBR) operated at different airflow velocity. 2018. (Simpósio).
    6. XIII Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia.Production of 1,3-propanedion from glycerol using a UASB reactor with attached and suspended biomass. 2018. (Simpósio).
    7. XVII Congresso Brasileiro de Ficologia. Produção de celulases por fungos utilizando chlorella vulgaris como substrato. 2018. (Congresso).
    8. XVII Congresso Brasiliero de Ficologia. Avaliação de diferentes misturas de solventes na extração de lipídeos de microalgas visando à produção de metano. 2018. (Congresso).
    9. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Influência do pré-tratamento térmico e da presença de nutrientes na digestão anaeróbia de biomassa algal comercial visando a produção de metano. 2017. (Congresso).
    10. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da qualidade da água em poços nas vizinhanças de postos após 15 anos da ocorrência de vazamento de combustíveis em Recife, Pernambuco. 2017. (Congresso).
    11. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Filtro granulares (seixo, areia e carvão ativado) para o pós-tratamento de efluente anaeróbio. 2017. (Congresso).
    12. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da recuperação de biomassa e extração de lipídeos de desmodesmus subspicatus e chlorella vulgaris cultivadas em esgoto doméstico para produção de biodisel. 2017. (Congresso).
    13. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação da comunidade microbiana presente em sistemas de tratamento com grânulos aeróbios. 2017. (Congresso).
    14. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Influência da concentração de oxigênio e amônia livre na remoção biológica de nitrogênio via nitrito em reatores anaeróbio/anóxico e aeróbio. 2017. (Congresso).
    15. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Avaliação de pré-tratamento hidrotérmico aplicado à uma biomassa mista de microalgas visando a produção de metano. 2017. (Congresso).
    16. 29º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. Efeitos do fotoperíodo e carga de nutrientes no crescimento de desmodesmus subspicatus cultivada em esgoto doméstico para produção de biodiesel. 2017. (Congresso).
    17. International Workshop on Wastewater Treatment and Reuse for Metropolitan Regions and Small Cities in Developing Countries.Coordenação de Sessao Tecnica. 2016. (Oficina).
    18. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Tetra-azo dye Direct Black 22 decolorization in dual-chamber bioelectrochemical system. 2016. (Simpósio).
    19. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Methanogenic inhibition of azo and anthraquinone textile dyes. 2016. (Simpósio).
    20. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Chemical and microbiological characteristics of eflluent from rock filters used for the post-treatment of stabilization ponds. 2016. (Simpósio).
    21. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology an Engineering.Effect of aeration regime on discoloration and breakdown of aromatic amines from azo dye treatment. 2016. (Simpósio).
    22. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology an Engineering.Wastewater treatment, nutrient removal and recovery: the challenges for development and improvement of technology in Brazil. 2016. (Simpósio).
    23. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology an Engineering.Diversity and diel variation of phytoplankton community at different depths in a polishing pond. 2016. (Simpósio).
    24. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology an Engineering.Formation of aerobic granules in sequencing batch reactors applied for diluted domestic wastewater. 2016. (Simpósio).
    25. XII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion.Effects and interactions of factors on the anaerobic degradation of linear alkylbezene sulfonate. 2016. (Simpósio).
    26. II Simpósio Pernambucano de ecologia - VII Semana de ecologia da UFRPE.O problema da poluição: causas, consequências e remediação. 2015. (Simpósio).
    27. IV SOLABIAA Latin american congress. Wastewater nutrient removal: the challenges for development and improvement of technology. 2015. (Congresso).
    28. XX SINAFERM - XI SHEB.Remoção de nutrientes de esgoto sanitário em bioreatores. 2015. (Simpósio).
    29. II Fórum sobre adequações à política nacional de resíduos sólidos em instituições de ensino superior de Pernambuco.Palestra Águas residuárias. 2014. (Outra).
    30. Seminário Construções Sustentáveis: materiais e tecnologias.Palestra Tratamento e Reuso de Águas. 2014. (Seminário).
    31. Simpósio Brasileiro de Cromatografia e Técnicas Afins.Determinação de alquilbenzeno linear sulfonato em estação de tratamento de esgoto por CLAE. 2014. (Simpósio).
    32. The Fourth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Pah removal in a long-term bioremediation experiment of estuarine sediments contaminated with diesel oil. 2014. (Simpósio).
    33. The Fourth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Improvement of tertiary wastewater treatment technologies: the challenges of Renutres Network in Brazil. 2014. (Simpósio).
    34. The Fourth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering.Biological treatment of textile efluents: challenges and consolidated issues. 2014. (Simpósio).
    35. 13 th World Congress on Anaerobic Digestion. 2013. (Congresso).
    36. Primeira Conferência Internacional : Inovações e Desafios para a Democratização dos Serviços de Saneamento. 2013. (Outra).
    37. Curso de Integração para novos servidores docentes e técnicos-administrativos em educação. 2012. (Outra).
    38. II Simpósio Internacional de Gerenciamento de Resíduos Agropecuários e Agroindustriais - II SIGERA.Energy production from agroindustry waste. 2011. (Simpósio).
    39. X (DAAL) Oficina e Simpósio Latino Americano de Digestão Anaeróbia. 2011. (Simpósio).
    40. 12 th World Congress on Anaerobic Digestion. Textile effluent treatment in a UASB reactor followed by a submerged aerated biofilter.. 2010. (Congresso).
    41. Drenaje ácido de mina: Caracterización, remediación y efectos a la salud humana. 2010. (Oficina).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (32)
    1. BUITRON, G. ; FLORENCIO, L.. Membro do COmit~e CIentífico das Jornadas Latinoamericanas en Digestión Anaerobia. 2020. Congresso
    2. FLORENCIO, L.. 16th IWA World Conference on Anaerobic Digestion Membro do Comiê Científico. 2019. Congresso
    3. CARNEIRO, C. ; FLORENCIO, L. ; KATO, M.T.. 1° Seminário Nacional Sobre Estações Sustentáveis de Tratamento de Esgoto. 2018. Outro
    4. FIELD, J. A. ; KATO, M.T. ; FLORENCIO, L.. WATER REUSE MONITORING AND TREATMENT TECHNOLOGIES. 2017. Outro
    5. BALAGURUSAMY, N. ; BRETON-DEVAL, L. M. ; ROSA, A. C. ; DEVAULT, D. ; FLORENCIO, L. ; GORTARES, P. ; KAAYA, A. ; MACARIE, H. ; NAVIA, R. ; VARALDO, H. P. ; RIOS, E. ; RODRIGUEZ, J. ; SASTRE-CONDE, I. ; SPARLING, R. ; ZAPATA, A.. The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engeneering. 2016. Outro
    6. FLORENCIO, L. ; KATO, M.T. ; Chernicharo ; LIER, J. V. ; BEAS, R. E. Y. ; CARDICH, R. V.. XII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion. 2016. Outro
    7. FLORENCIO, L. ; MARTINEZ, S. M. ; REYES, I. P.. XI Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia. 2014. Outro
    8. FLORENCIO, L. ; ESPARZA-GARCIA, F. ; POGGI-VARALDO, H. M. ; LEAL, E. R. ; SOLORZA-FERIA, O.. The Fourth International Symposium on enviromental Biotechnology and Engineering. 2014. Outro
    9. FLORENCIO, L. ; MARTINEZ, S. M. ; REYES, I. P.. XI Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia. 2014. Outro
    10. FLORENCIO, L. XIX Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2011. (Congresso).. . 0.
    11. FLORENCIO, L. Presidente do Comitê Científico da X Oficina e Seminário Latino Americano de Digestão Anaeróbia (X DAAL). 2011. (Congresso).. . 0.
    12. FLORENCIO, L; KATO, Mario Takayuki ; GAVAZZA, Savia. Presidente do 1º Workshop de Biologia Molecular Aplicada à Tecnologia Ambiental ? I BIOMOTA. 2011. Congresso
    13. KATO, Mario Takayuki ; Florencio, Lourdinha ; GAVAZZA, Savia ; FONSECA, Ronaldo Melo ; LIMA, T. S. S. ; SOUZA FILHO, E. J.. Aspectos da geoquímica do petróleo e sua aplicação na limpeza de áreas contaminadas por petróleo ou seus derivados. 2011. Outro
    14. FLORENCIO, L. ; Chernicharo ; AQUINO, S. F.. X Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion. 2011. Outro
    15. FLORENCIO, L. XVIII Concresso de Inicação Científica da UFPE. 2010. (Congresso).. . 0.
    16. SANTOS, Maria de Lourdes Florencio dos. Comissão científica do III Workshop Uso e Reuso de àguas Residuárias. 2009. (Outro).. . 0.
    17. SANTOS, Maria de Lourdes Florencio dos. XVII Congresso de Iniciação Científica da UFPE. 2009. (Congresso).. . 0.
    18. SANTOS, Maria de Lourdes Florencio dos. Coordenador de Sessão em Internation Workshop on Strategy for Anarobic Biotechnology. 2009. (Outro).. . 0.
    19. Florencio, L.. Coordenadora da Sessão Técnica no. 72 do 24º Congresso da ABES. 2007. (Congresso).. . 0.
    20. Florencio, L.. Coordenadora da Mesa Redonda Bioprocessos e Meio Ambiente, no XV SINAFERM - Seminário Nacional de Bioprocessos. 2005. (Congresso).. . 0.
    21. Florencio, L.. Coordenadora da Sessão Plenária 1, no XV SINAFERM - Seminário Nacional de Bioprocessos,. 2005. (Concerto).. . 0.
    22. Florencio, L.. Coordenadora de Sessão Técnica no 20 do XI Simpósio Luso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental. 2004. (Congresso).. . 0.
    23. Florencio, L.. Membro do Comitê Científico do XIX CBCTA Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos. 2004. (Congresso).. . 0.
    24. Florencio, L.. 1o Congresso de Pesquisa e Desenvolvimento e III Reunião de avaliação dos Programas de Formação de Recursos Humanos (PRH 26 e PRH 28) para o Setor Petróleo e Gás da UFPE (membro do comitê científico). 2003. (Congresso).. . 0.
    25. Florencio, L.. 1o Encontro Nacional sobre Tratamento e Pós-tratamento de Águas Residuárias (membro do comitê executivo). 2003. (Concerto).. . 0.
    26. Florencio, L.. Coordenadora de Sessão Técnica no 6 do I Congresso Pesquisa & Desenvolvimento III Reunião de Avaliação dos Programas de Formação de Recursos Humanos (PRH 26 E PRH 28) para o Setor Petróleo e Gás da UFPE. 2003. (Congresso).. . 0.
    27. Florencio, L.. Coordenadora da Mesa Redonda no 1: Tratamento 1o Encontro Nacional sobre Tratamento e Pós-tratamento de Águas Residuárias. 2003. (Congresso).. . 0.
    28. Florencio, L.. Coordenadora de Sessão Técnica no 15 do 22º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental.. 2003. (Concerto).. . 0.
    29. Florencio, L.. Coordenadora da Sessão Técnica: Modeling and Control of Anaerobic Digesters. VII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion.. 2002. (Congresso).. . 0.
    30. Florencio, L.. VI Oficina e Seminário Latino-americano de Digestão Anaeróbia (Membro do Comitê Científico). 2000. (Congresso).. . 0.
    31. Florencio, L.. Oficina: Agenda 21 local na perspectiva da saúde. 1999. (Outro).. . 0.
    32. SANTOS, Maria de Lourdes Florencio dos. Coordenação da Avaliação do I Seminário do Programa de Indução em áreas Estratégicas da Comissão de Meio Ambiente da FACEPE. 1998. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Maria de Lourdes Florencio dos Santos ⇔ Sávia Gavazza dos Santos Pessôa (80.0)
      1. SANTOS, MARCUS VINÍCIUS ALVES DOS ; MORAIS, JULIANA CARDOSO DE ; VERAS, SHYRLANE TORRES SOARES ; LEITE, WANDERLI ROGÉRIO MOREIRA ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Reatores híbridos anaeróbio e aeróbio para remoção de matéria orgânica e nitrogênio em esgoto doméstico diluído. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE). v. 26, p. 1-10, issn: 1809-4457, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. MELO, NATANNA ; MENEZES, OSMAR ; PARAISO, MATHEUS ; FLORÊNCIO, LOURDINHA ; KATO, MÁRIO T. ; Gavazza, Sávia. Selecting the best electron donor and operational temperature for the rapid biotransformation of the insensitive munitions compound 2,4-dinitroanisole (DNAN) by anaerobic sludge. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 1, p. 1-8, issn: 0273-1223, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. CARVALHO, MARCELO G. P. ; MARCELINO, DENISE M. S. ; MENEZES, OSMAR ; FORESTI, Eugenio ; DAMIANOVIC, MARCIA H. Z. ; Kato, Mario T. ; FLORÊNCIO, LOURDINHA ; GAVAZZA, Savia. The influence of sulphate on the treatment of azo dye-containing wastewater in an anaerobic-microaerobic compartmentalized fixed-bed bioreactor. CANADIAN JOURNAL OF CHEMICAL ENGINEERING (ONLINE). v. 1, p. 1-8, issn: 1939-019X, 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. Gavazza, Sávia ; AMORIM, NORMA C. S. ; Kato, Mario T. ; Florencio, Lourdinha ; AMORIM, EDUARDO L. C.. Caproic Acid Formation by Carbon Chain Elongation During Fermentative Hydrogen Production of Cassava Wastewater. Waste and Biomass Valorization. v. 1, p. 2365-2373, issn: 1877-2641, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. MENEZES, OSMAR ; MELO, NATANNA ; PARAISO, MATHEUS ; FREITAS, DANÚBIA ; FLORÊNCIO, LOURDINHA ; Kato, Mario T. ; Gavazza, Savia. The key role of oxygen in the bioremoval of 2,4-diaminoanisole (DAAN), the biotransformation product of the insensitive munitions compound 2,4-dinitroanisole (DNAN), over other electron acceptors. CHEMOSPHERE. v. 267, p. 128862, issn: 0045-6535, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. MENEZES, OSMAR ; BRITO, RHAYSSA ; HALLWASS, FERNANDO ; FLORÊNCIO, LOURDINHA ; Kato, Mario T. ; Gavazza, Savia. Coupling intermittent micro-aeration to anaerobic digestion improves tetra-azo dye Direct Black 22 treatment in sequencing batch reactors. CHEMICAL ENGINEERING RESEARCH & DESIGN. v. 146, p. 369-378, issn: 0263-8762, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. CARVALHO, J.R.S. ; AMARAL, F.M. ; Florencio, L. ; KATO, M.T. ; DELFORNO, T.P. ; Gavazza, S.. Microaerated UASB reactor treating textile wastewater: the core microbiome and removal of azo dye Direct Black 22. CHEMOSPHERE. v. 242, p. 125157, issn: 0045-6535, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. SALGADO, VINICIUS COUTO ; SOUZA FILHO, EDECIO JOSÉ DE ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Cultivo de melancia no semiárido irrigado com diferentes lâminas de esgoto doméstico tratado. Engenharia Sanitaria e Ambiental. v. 23, p. 727-738, issn: 1413-4152, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SILVA, LUIZ GALDINO ; SILVA, DANIELE CAMPOS ; OLIVEIRA, LETÍCIA MARIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, Savia ; KATO, Mario Takayuki. Degradação dos homólogos do alquilbenzeno linear sulfonato em lodo anaeróbio disperso. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE). v. 22, p. 391-401, issn: 1809-4457, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. NAKAZAWA, MITSUE M. ; Florencio, Lourdinha ; Kato, Mario T. ; GAVAZZA, Savia ; SANZ, JOSE L.. Effects of the operational conditions on the production of 1,3-propanediol derived from glycerol in anaerobic granular sludge reactors. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 75, p. 963-970, issn: 0273-1223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. KÖCHLING, THORSTEN ; FERRAZ, ANTÔNIO DJALMA NUNES ; Florencio, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki ; Gavazza, Sávia. 454-Pyrosequencing analysis of highly adapted azo dye-degrading microbial communities in a two-stage anaerobic-aerobic bioreactor treating textile effluent. ENVIRONMENTAL TECHNOLOGY. v. 38, p. 687-693, issn: 0959-3330, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. SILVA, LUIZ GALDINO ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, Mario T.. Quantificação de alquilbenzeno linear sulfonato em estação de tratamento de efluentes e rios por cromatografia líquida de alta eficiência e extração em fase sólida. QUIMICA NOVA. v. 40, p. 334-341, issn: 0100-4042, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      13. SOUZA, EDÉCIO JOSÉ DE ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Níveis de adubação no cultivo de melancia irrigado com esgoto. REVISTA DAE. v. 65, p. 94-106, issn: 0101-6040, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      14. Amaral, F. M. ; Florencio, L. ; Kato, M. T. ; Santa-Cruz, P. A. ; Gavazza, S.. Hydraulic retention time influence on azo dye and sulfate removal during the sequential anaerobic-aerobic treatment of real textile wastewater. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 76, p. wst2017378-3327, issn: 0273-1223, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      15. SANTOS, SIMONE MACHADO ; SILVA, MAISA MENDONÇA ; MELO, RENATA MACIEL ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, Mario T.. Multi-criteria analysis for municipal solid waste management in a Brazilian metropolitan area. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT. v. 189, p. 189:561, issn: 0167-6369, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      16. AMORIM, NORMA C. S. ; AMORIM, EDUARDO L. C. ; Kato, Mario T. ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, Savia. The effect of methanogenesis inhibition, inoculum and substrate concentration on hydrogen and carboxylic acids production from cassava wastewater. BIODEGRADATION. v. 28, p. 11-18, issn: 0923-9820, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      17. Souza, L. F. C. ; FLORENCIO, L. ; KATO, M. T. ; S. GAVAZZA. Methanogenic activity inhibition by increasing the linear alkylbenzene sulfonate (LAS) concentration. Journal of Environmental Science and Health. Part A, Toxic Hazardous Substances and Environmental Engineering. v. n/a, p. 1-5, issn: 1093-4529, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      18. SOUSA, F. L. N. ; MOJICA-SANCHEZ, L. C. ; GAVAZZA, Sávia ; FLORENCIO, L. ; VAZ, E. C. R. ; SANTA-CRUZ, P. A. Printable UV personal dosimeter: sensitivity as a function of DoD parameters and number of layers of a functional photonic ink. Materials Research Express. v. 3, p. 045701-045710, issn: 2053-1591, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      19. NAKAZAWA, MITSUE M. ; GAVAZZA, SÁVIA ; Kato, Mario T. ; FLORENCIO, Lourdinha. Evaluation of rhamnolipid addition on the natural attenuation of estuarine sediments contaminated with diesel oil. Environmental Science and Pollution Research. v. 24, p. 25522-25533, issn: 0944-1344, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      20. PASTICH, E. A. ; BARBOSA, S. M. S. ; FLORENCIO, L. ; GAVAZZA, Sávia ; KATO, M.T.. The influence of environmental factors on the diel variation of phytoplankton in stabilization ponds. Interciencia (Caracas). v. 41, p. 330-333, issn: 0378-1843, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      21. KÖCHLING, THORSTEN ; SANZ, JOSÉ LUIS ; Gavazza, Sávia ; Florencio, Lourdinha. Analysis of microbial community structure and composition in leachates from a young landfill by 454 pyrosequencing. APPLIED MICROBIOLOGY AND BIOTECHNOLOGY. v. 99, p. 5657-5668, issn: 0175-7598, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      22. SILVA, R. J. ; GAVAZZA, Savia ; FLORENCIO, L. ; NASCIMENTO, Clístenes Williams A Do ; KATO, M.T.. Cultivo de mudas de eucalipto irrigadas com esgoto doméstico tratado. ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL (ONLINE). v. 20, p. 323-330, issn: 1809-4457, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      23. NAKAZAWA, M. Mitsue ; SILVA JUNIOR, W. ; KATO, Mario Takayuki ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha. Anaerobic treatment of crude glycerol from biodiesel production. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 72, p. 1383-1389, issn: 0273-1223, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      24. BARROS, Kenia Kally ; S. GAVAZZA ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, Mario T.. The influence of excess sludge discharge on the performance of a full-scale UASB reactor. WATER PRACTICE AND TECHNOLOGY. v. 10, p. 250-258, issn: 1751-231X, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      25. SANTOS, SIMONE MACHADO ; GAVAZZA, Savia ; GOMES, EDVÂNIA TORRES AGUIAR ; Florencio, Lourdinha ; Kato, Mario T.. Barriers to the Regionalization of Municipal Solid Waste Management: A Case Study of the Recife Metropolitan Region, Brazil. THE JOURNAL OF SOLID WASTE TECHNOLOGY AND MANAGEMENT. v. 41, p. 329-334, issn: 1088-1697, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      26. Amaral, F. M. ; KATO, M. T. ; Florencio, L. ; Gavazza, S.. Color, organic matter and sulfate removal from textile effluents by anaerobic and aerobic processes. BIORESOURCE TECHNOLOGY. v. 163, p. 364-369, issn: 0960-8524, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      27. ARRUDA, N. ; SOUZA, Luiza Feitosa Cordeiro de ; NAKAZAWA, M. Mitsue ; GONCALVES, E. A. P. ; MORAIS, Juliana ; FONSECA, R. M. ; Gavazza, S. ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, Mario T.. Programa de controle de qualidade aplicado em laboratório de ensino e pesquisa em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia. v. 33, p. 3-12, issn: 0101-5001, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      28. BAYER, DÉBORA M. ; CHAGAS-SPINELLI, ALESSANDRA C. O. ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, Mario T.. Natural Attenuation and Biosurfactant-Stimulated Bioremediation of Estuarine Sediments Contaminated with Diesel Oil. APPLIED BIOCHEMISTRY AND BIOTECHNOLOGY. v. 171, p. 173-188, issn: 0273-2289, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      29. AMORIM, SANDRA M. ; Kato, Mario T. ; FLORENCIO, Lourdinha ; GAVAZZA, SÁVIA. Influence of Redox Mediators and Electron Donors on the Anaerobic Removal of Color and Chemical Oxygen Demand from Textile Effluent. Clean (Weinheim. Print). v. 41, p. n/a-n/a, issn: 1863-0650, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      30. Ferraz Jr., A. D. N. ; Kato, M. T. ; Florencio, L. ; Gavazza, S.. Textile effluent treatment in a UASB reactor followed by submerged aerated biofiltration. WATER SCIENCE AND TECHNOLOGY. v. 64, p. 1581-1589, issn: 0273-1223, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      31. Lucena, Rodrigo Mendonça ; Gavazza, Sávia ; Florencio, Lourdinha ; Kato, Mario T. ; Morais, Marcos Antonio. Study of the microbial diversity in a full-scale UASB reactor treating domestic wastewater. World Journal of Microbiology & Biotechnology. v. 27, p. 1-10, issn: 0959-3993, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      32. Kato, Mario T. ; SOUZA, Luiza Feitosa Cordeiro de ; MORAIS, Juliana ; CAMPOS, J. S. P. ; FONSECA, R. M. ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha. Manual de Procedimentos do Laboratório de Saneamento Ambiental. 1ª ed. Olinda Pernambuco: Livro Rápido, 2014. v. 1, p. 156.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      33. Kato, M. T. ; Gavazza, S. ; Pastich ; FLORENCIO, Lourdinha ; HAANDEL, Adrianus Van ; CALLADO, Nélia ; CAVALCANTI, Paula F F. Gestão e Tratamento de Resíduos Líquidos Gerados na Cadeia Produtiva do Petróleo. 1ª Coletânea de Trabalhos Técnicos. 2a ed. Olinda: Livro Rápido, 2013. v. 20, p. 343.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      34. MENDONÇA, Maria Clara Mavia de ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takauyki. Uso de potássio como antagonizante ao sódio em água de produção de petróleo com alta salinidade. Em: Kato, MT; Gavazza; S; Gonçalves, EAP; Florencio, L.. (Org.). Gestão e tratamento de resíduos líquidos gerados na cadeia produtiva do petróleo: 2ª Coletânea de trabalhos técnicos. 1ed.Olinda: Olinda. : Livro Rápido. 2013.v. 2, p. 201-224.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      35. MENDONÇA, Maria Clara Mavia de ; TORREIRO-MELO, A. G. ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; SANTOS, L. P. S. ; KATO, Mario Takauyki. Ecotoxicidade de água de produção de petróleo aos organismos marinhos. Em: Kato, MT; Gavazza; S; Gonçalves, EAP; Florencio, L.. (Org.). Gestão e tratamento de resíduos líquidos gerados na cadeia produtiva do petróleo: 2ª Coletânea de trabalhos técnicos.. 1ed.Olinda: Olinda. : Livro Rápido. 2013.v. 2, p. 225-240.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      36. MENDONÇA, Maria Clara Mavia de ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takauyuki. Tratamento anaeróbio de água de produção de petróleo altamente salina. Em: Kato, MT; Gavazza; S; Gonçalves, EAP; Florencio, L.. (Org.). Gestão e tratamento de resíduos líquidos gerados na cadeia produtiva do petróleo: 2ª Coletânea de trabalhos técnicos.. 1ed.Olinda: Olinda. : Livro Rápido. 2013.v. 2, p. 241-256.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      37. SANTOS, T. A. ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Tratamento de água de produção utilizando sistemas de flotação por ar dissolvido e desimentação. Em: Kato, MT; Gavazza; S; Gonçalves, EAP; Florencio, L.. (Org.). Gestão e tratamento de resíduos líquidos gerados na cadeia produtiva do petróleo: 2ª Coletânea de trabalhos técnicos. 1ed.Olinda: Olinda. : Livro Rápido. 2013.v. 2, p. 257-270.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      38. BAYER, DÉBORA M. ; CHAGAS-SPINELLI, ALESSANDRA C. O. ; GAVAZZA, SÁVIA ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Biorremediação natural e incentivada de sedimento estuarino contaminado por óleo diesel. Em: Kato, MT; Gavazza; S; Gonçalves, EAP; Florencio, L.. (Org.). Gestão e tratamento de resíduos líquidos gerados na cadeia produtiva do petróleo: 2ª Coletânea de trabalhos técnicos. 1ed.Olinda: Olinda. : Livro Rápido. 2013.v. 2, p. 271-290.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      39. MENEZES, O. L. M. P. F. ; PARAISO, M. ; FLORENCIO, L. ; KATO, M. T. ; SIERRA-ALVAREZ, R. ; FIELD, J. A. ; GAVAZZA, S. Biodegradation of 2,4-Diaminoanisole (DAAN), a reduced product of an insensitive munitions compound, under different electron acceptor conditions. Em: EESP Research and Education Conference, v. 1, p. 1-8, 2019.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      40. FREITAS, D. M. S. ; Silva, L.G ; FONSECA, Ronaldo Melo ; OLIVEIRA, J. J. ; GAVAZZA, S. ; FLORENCIO, L. ; KATO, M.T.. Validação de método de cromatografia líquida para análise de ácido sulfanílico em efluentes têxteis. Em: 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      41. SANTOS, M. V. A. ; MORAIS, J. C. ; GAVAZZA, S ; LEITE, W. R. M. ; KATO, M. T. ; FLORENCIO, L.. Remoção de matéria orgânica e nitrogênio em reatores híbridos de biomassa suspensa e aderida. Em: 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      42. FONSECA, R. M. ; SILVA, L. G. ; JANUARIO, P. M. ; GAVAZZA, S ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, M. T.. Remoção de Alquilbenzeno Linear Sulfonato em reatores anaeróbio e aeróbio tratando esgoto doméstico. Em: 18º Encontro de Engenharia Sanitária e Ambiental (ENASB) e 18º Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      43. ARAUJO, J. M. P. ; ALVES, O. I. M. ; SILVA, P. M. J. ; GAVAZZA, S ; KATO, M. T. ; FLORENCIO, L.. Estudo do processo de granulação aeróbia sob diferentes velocidades ascencionais. Em: Simpósio Luso-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (SILUBESA), v. 1, p. 1-8, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      44. ALVES, O. I. M. ; ARAUJO, J. M. P. ; SILVA, P. M. J. ; GAVAZZA, S ; Kato, M. T. ; FLORENCIO, L.. Formation of aerobic granules in sequential batch reactors (SBR) operated at different airflow velocity. Em: TThe Sixth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering, v. 1, p. 1-8, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      45. LEITE, W. R. M. ; LINHARES, B. D. ; MORAIS, J. C. ; GAVAZZA, S ; Florencio, L. ; Kato, M. T.. Head-loss development in sand filters used for post-treatment of UASB reactor efluente. Em: XIII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion (DAALXIII), v. 1, p. 1-8, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      46. LEITE, W. R. M. ; NANES, M. B. ; MORAIS, J. C. ; GAVAZZA, S ; FLORENCIO, L. ; KATO, M. T.. Effects of free ammonia on the inhibition of nitrite oxidizing bacteria under anaerobic and aerobic conditions. Em: XIII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion (DAALXIII), v. 1, p. 1-8, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      47. VERAS, S. T. S. ; KATO, M. T. ; GAVAZZA, S ; FLORENCIO, L. ; MORATO, A. I. ; SANZ-MARTIN, J. L.. Production of 1,3-propanediol from glycerolusing a UASB reactor with attached and suspended biomass. Em: XIII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion (DAALXIII), v. 1, p. 1-8, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      48. MORAIS, J. C. ; CELESTINO, E. J. ; LEITE, W. R. M. ; GAVAZZA, S ; FLORENCIO, L. ; KATO, M. T.. Performance comparison between pilot compartmented and hybrid reactors for simultaneous removal of organic matter and nitrogen from domestic sewage. Em: XIII Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion (DAALXIII), v. 1, p. 1-8, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      49. AMORIM, SANDRA M. ; SILVA, C. P. ; NAVARRO, M. ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki ; Gavazza, Savia. Tetra-azo dye Direct Black 22 decolorization in dual-chamber bioelectrochemical system. Em: 5ISEBE The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering, v. 1, p. 1, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      50. SILVA, C. P. ; MENEZES, O. F. ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki ; Gavazza, Savia. Methanogenic inhibiotion of azo and anthraquinone testile dyes. Em: 5ISEBE The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering, v. 1, p. 1-1, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      51. CARVALHO, M. G. P. ; AMORIM, SANDRA M. ; MARCELINO, D. M. S. ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, Savia. Evaluation of bench UASB reactor treating synthetic wastewater of industrial jeans laundry. Em: 5ISEBE The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      52. SOUTO, C. N. C. ; SANTOS NETO, A. ; SOUZA, V. V. T. ; Gavazza, Savia ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, Lourdinha. Microbial diversity in sequencing batch reactors used for nutrient removal in domestic sewage. Em: 5ISEBE The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      53. SOUZA, Luiza Feitosa Cordeiro de ; VASCONCELOS, T. S. ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, Savia ; KATO, Mario Takayuki. Influence of oil concentration and previous oxygenation in LAS removal in anaerobic reactor. Em: 5ISEBE The Fifth International Symposium on Environmental Biotechnology and Engineering, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      54. MARINHO, I. C. ; SOUZA, Luiza Feitosa Cordeiro de ; FLORENCIO, Lourdinha ; Savia Gavazza ; KATO, Mario Takayuki. Effects and interactions of factors on the anaerobic degradation of linear alkylbenzene sulfonateb. Em: XII DAAL - XII Taller y Simposio Latino Americano em Digestión Anaerobia, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      55. LEITE, V. R. M. ; MAGNUS, B. ; FRANCO, D. ; GOTTARDO, M. ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, Savia ; BELLI FILHO, P.. Performance and feasibility of thermophilic anaerobic process to treat waste activated sludge: influence of hrt and mixing conditions. Em: XII DAAL - XII Taller y Simposio Latino Americano em Digestión Anaerobia, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      56. Souza, L. F. C. ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, M. T.. Factors that enhance the anaerobic degradation of LAS. Em: Workshop on water Pollution Control and Biomass Energy, v. 1, p. 80-85, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      57. BARBOSA, S. M. S. ; GONÇALVES, E. A. P. ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, L. ; GAVAZZA, S.. Remoção de nitrogênio em lagoa de polimento de estação de tratamento anaeróbio de esgoto doméstico. Em: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      58. MARTINS, L. R. ; Savia Gavazza ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Remoção de Fitoplâncton de lagoas de estabilização em filtros de pedra de fluxo horizontal. Em: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      59. MELO, A. R. B. ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Pós-tratamento de efluente de reator UASB por filtração rápida em areia e carvão ativado. Em: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      60. SANTOS, M. V. A. ; KOCHLING, T. ; Gavazza, Savia ; KATO, Mario Takauyki ; FLORENCIO, Lourdinha. Filtros de pedra como pós-tratamento de lagoa de polimento: comportamento da comunidade fitooplanctônica. Em: 28º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      61. MOJICA-SANCHEZ, L. C. ; SOUZA, F. L. N. ; S. GAVAZZA ; Florencio, L. ; FALCAO, E. H. L. ; SANTA-CRUZ, P. A.. Luminescent polymer composites for inkjet dod printing techonology. Em: XIV Brazil MRS Meeting, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      62. SOUZA, F. L. N. ; MOJICA-SANCHEZ, L. C. ; S. GAVAZZA ; Florencio, L. ; VAZ, E. C. R. ; SANTA-CRUZ, P. A.. Printable uv personal dosimeter: sensitivity as a function of dod parameters and number of layers of a functional photonic ink. Em: XIV Brazil MRS Meeting, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      63. NADVORNY, D. ; LINS, R. D. ; S. GAVAZZA ; Florencio, L. ; SANTA-CRUZ, P. A.. Evaluation by computer simulation of the use of carbon nanotubes as caffeine carrier towards new device for environmental pollution detection. Em: XIV Brazil MRS Meeting, v. 1, p. 1-8, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      64. Nakazawa, M. M. ; SILVA JUNIOR, W. R. ; GAVAZZA, S. ; KATO, M.T. ; FLORENCIO, L.. Anaerobic treatment of crude glycerol from biodiesel production. Em: XI Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, v. 1, p. 1-8, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      65. KOCHLING, T. ; SANZ, J. L. ; GAVAZZA, SÁVIA ; KATO, Mario Takauyki ; FLORENCIO, Lourdinha. High dominance of firmicutes in landfill leachate microbial community analysis via 454 - pyrosequencing. Em: XI Taller y Simposio Latinoamericano de Digestión Anaerobia, v. 1, p. 1-8, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      66. Pastich ; LIRA, J. A. ; BARBOSA, S. M. ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki ; Gavazza, S.. The influence of environmental factors on the diel variation of phytoplankton in stabilization ponds. Em: 10th IWA Specialist Group Conference on Ponds Technology, v. 1, p. 26-36, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      67. SOUZA, Luiza Feitosa Cordeiro de ; Gavazza, S. ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, M. T.. Factors enhancing the anaerobic degradation of LAS. Em: 13th World Congress on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      68. MORAIS, Juliana ; Gavazza, S. ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Operational aspects of an anaerobic wastewater treatment plant. Em: 13th World Congress on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      69. TRINDADE, B. ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, S.. Effect of starch and ethanol as electron donors, and sulfate on the reductive decolourisation of azo dye Direct Black 22. Em: 13th World Congress on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      70. SILVA, R. J. ; Gavazza, S. ; FLORENCIO, Lourdinha ; NASCIMENTO, C. W. A. ; KATO, Mario Takayuki. Cultivation of eucalyptus seedlings irrigated with domestic sewage treated in UASB and polishing pond. Em: 9th IWA International Conference on Water Reuse, v. 1, p. 1-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      71. SOUZA FILHO, E. E. ; SALGADO, V. C. ; Gavazza, S. ; FLORENCIO, Lourdinha ; KATO, Mario Takayuki. Cultivation of watermelon irrigated with domestic sewage treated in UASB reactor in a semiarid region. Em: 9th IWA International Conference on Water Reuse, v. 1, p. 1-6, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      72. GONÇALVES, E. A. P. ; Gavazza, Sávia ; Casé M. ; FLORENCIO, L. ; Kato, Mario T.. STRUCTURE AND DYNAMICS OF PHYTOPLANKTON COMMUNITY IN A STABILIZATION POND IN THE SEMIARID REGION OF BRAZIL. Em: 9th IWA Specialist Group on Waste Stabilisation Ponds, v. 1, p. 1-8, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      73. MORAIS, J. C. ; Gavazza, Sávia ; FLORENCIO, L. ; Kato, Mario T.. Assessing the efficiency and operational problems of an anaerobic wastewater treatment plant over 13 years of monitoring. Em: X Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-8, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      74. Amaral, F. M. ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, L. ; BARROS, Kenia Kelly ; GAVAZZA, Savia. Tratamento de efluente de lavanderia de jeans por processos anaeróbio e aeróbio. Em: X Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-8, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      75. Amorim, S. M. ; KATO, Mario Takayuki ; FLORENCIO, L. ; Gavazza, Sávia. AVALIAÇÃO DA INTERFERÊNCIA DE DIFERENTES DOADORES DE ELÉTRONS E MEDIADORES REDOX SOBRE A REMOÇÃO ANAERÓBIA. Em: X Latin American Workshop and Symposium on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-8, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      76. FERRAZ JUNIOR, A. D. N. ; KATO, Mario Takauyuki ; FLORENCIO, Lourdinha ; Gavazza, S.. Textile effluent treatment in a UASB reactor followed by a submerged aerated biofilter. Em: 12th World Congress on Anaerobic Digestion, v. 1, p. 1-8, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      77. CELESTINO, E. J. ; FLORENCIO, L. ; MORAIS, J. C. ; GAVAZZA, S. ; KATO, M.T.. . Avaliação do sistema híbrido na remoção simultânea de matéria orgânica e nitrogênio de esgoto doméstico. 2017. Apresentação de Trabalho/Congresso
      78. SANTOS, M. V. A. ; MOURA, T. C. L. ; GAVAZZA, S ; Kato, M. T. ; Florencio, L.. Determinação da comunidade microbiana pela técnica PCR-DGGE em sistema híbrido na remoção simultânea de matéria orgânica e nitrogênio. 2017. Apresentação de Trabalho/Seminário
      79. FLORENCIO, Lourdinha ; GAVAZZA, SÁVIA ; Kato, Mario T.. Improvement of tertiary wastesater treatment technologies: the challenges of renutres network in Brazil. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra
      80. GAVAZZA, SÁVIA; Kato, Mario T. ; FLORENCIO, Lourdinha. Biological treatment of textile effluents: challenges and consolidated issues. 2014. Apresentação de Trabalho/Conferência ou palestra

    • Maria de Lourdes Florencio dos Santos ⇔ Jose Antonio Aleixo da Silva (2.0)
      1. Silva, J. A. A. ; LYRA, Marília Regina Costa Castro ; FLORENCIO, L.. Mathematical Modeling of the Biochemical Oxygen Demand (BOD) from Water Table in Sugar Cane Plantation Fertirrigated with Vinasse in Brazil. Modern Environmental Science and Engineering. v. 2, p. 217-224, issn: 2333-2581, 2016.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SILVA, JOSÉ ANTÔNIO ALEIXO DA; LYRA, M. R. C. C. ; SANTOS, M.L.F. ; ROLIM, Mario Monteiro. Modeling the biochemical oxygen demand (BOD) from water table in sugar cane plantation fertilized with vinasse in Brazil. Em: 13th IWA Specialist Conference: Watershed and River Basin Management, v. 1, p. 1-12, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]

    • Maria de Lourdes Florencio dos Santos ⇔ Maísa Mendonça Silva (2.0)
      1. SANTOS, SIMONE MACHADO ; SILVA, MAISA MENDONÇA ; MELO, RENATA MACIEL ; Gavazza, Savia ; FLORENCIO, Lourdinha ; Kato, Mario T.. Multi-criteria analysis for municipal solid waste management in a Brazilian metropolitan area. ENVIRONMENTAL MONITORING AND ASSESSMENT. v. 189, p. 189:561, issn: 0167-6369, 2017.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. OLIVEIRA NETO, J. F. ; SILVA, MAISA MENDONÇA ; FLORENCIO, L. ; MIRANDA, R. ; MACHADO, S.. QUANTIFICATION AND CHARACTERIZATION OF WASTE ELECTRICAL AND ELECTRONIC EQUIPMENT DISPOSAL: A CASE STUDY FROM BRAZIL. Environmental Engineering and Management Journal. 2021.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:22:34