Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Maria Isabel Moura Nascimento

É graduada em Pedagogia pelo Instituto de Ciências Sociais de Americana (1992), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas -PUCAMP (1996) e Doutora em Educação, Área de Concentração: Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Pós-Doutorado em História e Filosofia da Educação pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Bolsa de Produtividade em Pesquisa-Fundação Araucária 2014/2016. Possui Bolsa Produtividade em Pesquisa CNPq. Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG onde trabalha desde (1990) e atua como Professora no curso de graduação em Educação e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado desta instituição. Membro do Comitê Científico de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG, (2008/2010). Assumiu em (2009 / 2012) titularidade como membro do Comitê de Assessoramento da Educação (CAAs) da Fundação Araucária. É associada da SBHE e Secretária Executiva do HISTEDBR(2002-2011). É membro de corpo editorial e parecerista de Revistas da área da Educação, como: HISTEDBR On-line (UNICAMP/SP), Olhar de Professor (UEPG/PR), Periódico da Revista Roteiro Editora Unoesc, Editora da Universidade Estadual de Maringá(Eduem/PR); Participa como líder no Grupo de Pesquisas História, Sociedade e Educação" dos Campos Gerais - PR no contexto internacional, com participação de pesquisadores da Universidade de Rovuma Moçambique. Participa desde 1992 do Grupo de Estudos Sociedade, História e Educação no Brasil (HISTEDBR) Tem experiência na Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes áreas: História, Trabalho e Educação; Historiografia da Educação; História da Reconstrução das Instituições, Escolares no Brasil; Imprensa e a Educação e o Negro e a Educação. ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6243-9973 (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9271546918567505 (20/09/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Estadual de Ponta Grossa, Setor de Ciências Humanas Letras e Artes. Praça Santos Andrade, s/n Centro 84010919 - Ponta Grossa, PR - Brasil Telefone: (42) 22033300 URL da Homepage: https://www.uepg.br/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Educação
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (7)
    1. 2021-Atual. A ?Revista Clube Curitibano? na constituicao do ideario republicano para a formacao do ?Novo Homem? (1890- 1912)
      Descrição: Esta proposta de pesquisa visa ampliar a compreensão da História da Educação no Paraná-PR, tomando a capital Curitiba, no final do século XIX e início a Primeira República, como contexto histórico do objeto de investigação. Objetivo este que parte da necessidade de compreender a evolução do pensamento educacional Paranaense materializado através dos intelectuais que publicavam na ?Revista Clube Curitibano?, um reduto da burguesia paranaense que promovia o pensamento da elite econômica, política e cultural da capital paranaense, visando a formação do ?Novo Homem?. É neste período, quando diversos grupos sociais se organizaram no país, livres da tutela do poder central em que buscavam firmar a descentralização federativa dos Estados brasileiros e iniciar um novo protagonismo nos mercados internacionais. No Paraná, esse processo não foi diferente, onde grupos se organizavam ou se uniam em busca da defesa dos seus interesses que, na maioria, representavam o meio pelo qual estavam inseridos, sejam eles de interesse local ou em ressonância com o plano nacional na formação do ?Novo Homem?. Neste cenário, surgiram inúmeros periódicos na capital, dentre eles a ?Revista Clube Curitibano?, em 1890. Nos primeiros anos, a ?Revista Clube Curitibano? era publicada quinzenalmente e, a partir de 1896, passou a ser publicada mensalmente. As publicações da revista eram a concretização das discussões de um grupo de intelectuais abolicionistas e republicanos. Cabe registrar que estes intelectuais nasceram, na sua maioria, na segunda metade do século XIX, quando o Paraná foi elevado da categoria de 5ª Comarca da Província de São Paulo à categoria de Província, sendo a cidade de Curitiba definida como sua capital (NASCIMENTO, 2004). Desse grupo de intelectuais, salvo Ermelino Agostinho de Leão que nasceu 1834, porém, todos os demais ?[...]cresceram em meio às ideias do republicanismo e o abolicionismo, que os acompanharam até a juventude, a partir da Abolição em 1888 e a proclamação da República em 1889? (CAMARGO JUNIOR, 2018, p.23). Com exceção do carioca Dario Vellozo, todos nasceram no Paraná, entre 1864 e 1874, alguns em cidades do litoral e outros em Curitiba e cidades vizinhas. Esse grupo de intelectuais, que se reunia regularmente nos salões do Clube Curitibano para falar de literatura, influenciaram gerações de pessoas e ideias no Paraná, que precisam ser estudadas para além de sua existência, pois colaboraram com os escritores locais ?[...]no esforço de reversão do estigma de local isolado, desabitado e atrasado, substituindo-o por um emblema de ?promissão?, de uma ?terra do futuro? (CAMARGO JUNIOR, 2018 p.23). Os escritos desses intelectuais deixaram a marca desse projeto de um ? novo homem?, um projeto de nação no engajamento do Paraná no cenário nacional. A presente pesquisa, tem por objetivo geral: a análise crítica do desenvolvimento das ideias de educação, disseminadas por esses intelectuais que publicavam na ?Revista Clube Curitibano?, para formação de um ?Novo Homem? e quais as relações com os processos educativos no país. São seus objetivos específicos: evidenciar a estrutura e a organização da ?Revista Clube Curitibano? pelos editores; comparar a ?Revista Clube Curitibano? com as demais no país como espaço de educação não formal no mesmo período de estudo; identificar a formação dos intelectuais da ?Revista Clube Curitibano?; apresentar o papel das revista conforme a ótica dos intelectuais que publicavam na revista; enumerar os objetivos da revista segundo os intelectuais; apontar a relevância do Clube e da ?Revista Clube Curitibano? para a classe burguesa da capital paranaense da época em análise; identificar o ideário liberal que permeava o discurso dos intelectuais fundadores e colaboradores dessa revista; identificar os aspectos convergentes e os divergentes entre o projeto de educação da revista investigada.... Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (3) . Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador / Claudia Maria Petchak - Integrante / Eliza Ribas Gracino - Integrante / Isabel Castilho Palhano - Integrante / Sandra do Rocio Ferreira Leal - Integrante / Joana Darc Vaz - Integrante / Evelynn Fernada Aparecida Rocha - Integrante / Cíntia Fernanda Cavagnari- - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.
    2. 2020-Atual. Historia da Educacao no Convenio UEPG-Brasil e a UNIROVUMA DE MOCAMBIQUE
      Descrição: Esta proposta se insere no convênio de cooperação científica e tecnológica entre a Universidade Estadual de Ponta Grossa ? UEPG-Brasil (Resolução CA-N.2929.86) e a Universidade de Unirovuma de Moçambique, que abrange os Programas de Pós-Graduação em Educação de ambas as universidades. Como objetivo geral, este projeto pretende fortalecer e consolidar o processo de internacionalização entre as instituições envolvidas, como forma de fomentar e socializar o desenvolvimento de pesquisas científicas no âmbito da pós-graduação, com vistas à consolidação do Projeto Institucional da UEPG. E desta forma estimular o crescimento equânime, visando ao aumento de qualidade do ensino de graduação, pós-graduação e das ações de extensão. Postula-se, entre outros aspectos, a promoção de diálogo intersetorial e interinstitucional, que podem ser viabilizados por meio da formação de parcerias, redes e consórcios entre Programas de Pós-Graduação e pesquisa. Dentre os objetivos específicos: - Formar o corpo docente da Unirovuma; - Estimular a interação e cooperação científico-acadêmica entre Programas de Pós-Graduação das IES envolvidas; - Coordenar pesquisas e produções conjuntas; - Promover o fortalecimento da pesquisa científica, tecnológica e de inovação de excelência; - Fomentar o desenvolvimento de pesquisas de excelência com foco em resultados e na solução de problemas educacionais. O convênio de cooperação científica e tecnológica de fortalece as parcerias implementando uma política de internacionalização adequada às realidades, tanto do Brasil quanto de Moçambique, no campo educacional, respeitando as dimensões históricas, sociais, políticas, econômicas, educacionais e culturais de seus territórios. Como resultados deste projeto, esperamos contribuir com a formação de docentes e pesquisadores de ambas as instituições. Os impactos esperados estão no âmbito da historiografia da área, com a produção de livros e artigos pelos pesquisadores envolvidos. Outro impacto fundamental decorrerá dos resultados das pesquisas de doutorado, que contribuirão na formação de professores da Educação Básica. Coordenação: Maria Isabel Moura Nascimento Integrantes: Vera Lucia Martiniak-UEPG, Rita de Cássia da Silva Oliveira-UEPG; Cláudia Maria Zanlorenzi-UNESPAR, Sandra Ferreira Leal-UEPG; Gláucia Andreza Kronbauer-UNICENTRO; Carla Michele Ramos Torres -ITFPR; Joana Darc Vaz, UNESPAR; Rosiane Machado da Silva -UEPG/CAIC, Ana Luiza Ruschel Nunes UEPG; Adelino Inácio Assane-Rovuma-Moçambique; Vanessa Campos Mariano Ruckstadter -UENP, Alunos de Graduação: Cíntia Fernanda Cavagnari-UEPG/PIBIC; Evelynn Fernada Aparecida Rocha-UEPG/PIBIC; Anos de Pós-Graduçao: Eliza Ribas Gracino-UEPG-doutoranda; Isabel Castilho Palhano-UEPG-doutoranda; Isis Tomas da Silva-mestranda- UEPG; Luciana Nair Moretto-UEPG- mestranda.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador / Vera Lúcia Martiniak - Integrante / Claudia Maria Petchak - Integrante / OLIVEIRA, Rita de Cassia da Silva - Integrante / Gláucia Andreza Kronbauer - Integrante / Rosiane Machado da Silva - Integrante / Eliza Ribas Gracino - Integrante / Carla Michele Ramos - Integrante / Isabel Castilho Palhano - Integrante / Adelino Inácio Assane - Integrante / Joana Darc Vaz - Integrante / Arlindo Cornélio Ntunduatha Juliasse - Integrante / Isis Tomas da Silva - Integrante / Luciana Nair Moretto- - Integrante / Evelynn Fernada Aparecida Rocha - Integrante / Cíntia Fernanda Cavagnari- - Integrante.
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.
    3. 2017-2021. O primeiro congresso de professores publicos do Parana (1910): legitimacao das ideias liberais
      Descrição: Esta pesquisa tem por objetivo geral investigar o papel desempenhado pela Revista ?A Escola? no processo de difusão e legitimação do liberalismo, pelas teses defendidas no I Congresso dos Professores Públicos do Paraná.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador / Claudia Maria Petchak Zanlorenzi - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.
    4. 2013-2016. O Negro e a Educacao nos Jornais Paranaenses do seculo XIX
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral investigar nos discursos dos principais jornais do Paraná publicados na segunda metade do século XIX como o negro era representado e o papel desempenhado no processo de expansão do ensino público. O tema negro e educação será pesquisado a partir das publicações dos jornais do Paraná no período de 1854 do Paraná Província ao final do século, no Paraná Republica, que versam sobre a possível escolarização da população negra e aspectos relacionados como o negro no Paraná, se foi inserido ou não na educação institucionalizada. Busco abordar o tema a partir de algumas considerações iniciais: por um lado, o lento e gradual processo de extinção da escravidão concomitante aos preparativos para o estabelecimento do trabalho livre e assalariado, que é parte integrante desse processo histórico e que foi muito discutida nestes jornais e de outro lado, o tipo de ensino que era discutido nesses jornais para a sociedade paranaense. Por razões de interesse e das possibilidades de pesquisa, estou estabelecendo esses limites que são regionais e históricos, o que significa excluir outras regiões do país. Embora esteja mapeando a pesquisa na história regional com suas singularidades e particularidades, que são específicas do objeto da pesquisa, a sua compreensão ampla só se dará mediante o movimento de aproximação e articulação com a organização social mais ampla, isto é, procurando compreender o movimento do real na região objeto do estudo, com as relações contraditórias que mantém com o contexto nacional, bem como, nas suas relações com os países centrais. Numa sondagem preliminar foram identificados 60 jornais que estão em condições de serem trabalhados, pois verificamos nos arquivos identificados na metodologia de trabalho que estão preservados para consultas. A imprensa é um instrumento de comunicação que não está livre de influências ideológicas, portanto, pretende-se saber como os jornais, sustentado por interesses, retratou os escravos neste período, bem como a preocupação com a educação em geral e especificamente para os negros no Paraná, investigando a ideologia presente nas publicações. A pesquisa tem como principais categorias de análise: trabalho, educação, negro, Imprensa. Como procedimentos metodológicos da pesquisa serão adotados a revisão bibliográfica, pesquisa documental, como instrumento principal na coleta de dados. Com os resultados desta pesquisa espera-se ampliar o conhecimento na área da História da Educação sobre a educação e a população negra do Paraná na segunda metade do século XIX.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (1) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador / Vera Lucia Martiniak - Integrante / Claudia Maria Petchak Zanlorenzi - Integrante / Lúcia Mara de Lima Padilha - Integrante / Nilvan Laurindo Souza - Integrante / Rosiane Machado da Silva - Integrante / Cebilla Moletta - Integrante / Eliza Ribas Gracino - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.
    5. 2012-2013. Reconstrucao Historica da Educacao em Comunidade Quilombolas do Parana
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo geral realizar a reconstrução histórica da educação nas comunidades quilombolas localizadas na Região de Ponta Grossa-PR, buscando identificar os vários processos educativos desenvolvidos pelos quilombolas para formar suas crianças, investigar quando iniciou o ensino regular e estatal para as crianças quilombolas, analisar os processos educativos implementados nas escolas do Estado para atender às crianças quilombolas, assim como analisar as contradições apresentadas nas relações entre os quilombos e a escola do Estado.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador / Lúcia Mara de Lima Padilha - Integrante. Financiador(es): Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.
    6. 2010-2013. Reconstrucao Historica das Escolas Tecnicas do Parana - PR (1904-1950)
      Descrição: O presente projeto de pesquisa propõe a reconstrução histórica das Escolas Técnicas no Estado do Paraná, no período compreendido entre o início da República até a década de cinquenta do século XX, a partir do levantamento e coleta de fontes primárias. Trata-se de um período histórico de amplo desenvolvimento do Brasil e no qual a Educação Brasileira experimentou significativas mudanças. O problema objeto da pesquisa diz respeito ao resgate das fontes primárias e à reconstrução histórica de Instituições Escolares de ensino técnico, que parte da preocupação com a recuperação, manutenção e registro da documentação das Instituições Escolares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.
    7. 2010-2012. Julia Wanderlei: Primeira Professora diplomada no Parana
      Descrição: Este projeto tem como objetivo a catalogação e análise da produção intelectual da Professora Júlia Wanderlei que colaborou com jornais curitibanos "O artista" e "Operário Livre", pelo período de 1892 a 1917 divulgando as recentes conquistas científicas de sua época e abordando temas relativos às questões sociais e educacionais, muitas vezes assinados com o pseudônimo de Augusta de Souza. A pesquisa visa ainda a análise da produção desta educadora, as correntes filosóficas que fundamentaram a sua produção intelectual,. Tem também o propósito de contribuir para a ampliação do conhecimento na área de História da Educação no Paraná e no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Maria Isabel Moura Nascimento - Coordenador / Nilvan Laurindo Souza - Integrante.
      Membro: Maria Isabel Moura Nascimento.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (36)
      1. III Seminário Interinstitucional de Pesquisa da Região Sul - SIPERS..Reconstrução Histórica do Grupo Escolar DR. Claudio dos Santos (1914): A Consolidação Da Instrução Pública no Interior do Paraná. 2019. (Seminário).
      2. III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul - SIPERS,.O negro do ensino superior no estado do Paraná. 2019. (Seminário).
      3. III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul - SIPERS,.A Importância da Educação Protestante Para a Disseminação Dos Ideais Capitalistas em Solo Brasileiro. 2019. (Seminário).
      4. III Seminário Interinstitucional de Pesquisa em Educação da Região Sul - SIPERS, 2019. III Seminário Interinstitucional de Pesquisa da Região Sul - SIPERS..Revista Clube Curitibano e o projeto liberal em curso. 2019. (Seminário).
      5. IV Seminário Internacional Desafios do Trabalho e Educação no Século XXI, UBERLÂNDIA..O Olhar Feminino e Infantil em Marx: Implicações Educacionais Marxianas Sobre a Condição das Mulheres e das Crianças nas Fábricas. 2019. (Seminário).
      6. XV Encontro Científico Pedagógico e XII Simpósio de Educação UNESPAR.Início do século XX: sociedade, indivíduo e escola. 2019. (Encontro).
      7. XIV Encontro Científico Pedagógico e XI Simpósio de Educação UNESPAR.Palestra: a pesquisa em História da Educação. 2018. (Encontro).
      8. III Congresso Internacional de História,. O periódico movimento da Une (1962-1963) como fonte para pesquisa em história da educação. 2017. (Congresso).
      9. II Seminario Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR: Educação no Campo: História, desafios e perspectivas atuais.TEORIA E EDUCAÇÃO PELA ÓTICA MARXISTA. 2015. (Seminário).
      10. II Seminario Nacional de Estudos e Pesquisas sobre Educação no Campo e XIII Jornada do HISTEDBR: Educação no Campo: História, desafios e perspectivas atuais.História da Educação e Imprensa Estudantil: Fonte, teoria e método.. 2015. (Seminário).
      11. VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. Anais do VIII Congresso Brasileiro de História da Educação. 2015. (Congresso).
      12. X COLUBHE Congresso Luso Brasileiro da História da Educação,. Estado do Conhecimento: As Comunidades Quilombolas Brasileiras na perspectiva da História da Educação. 2014. (Congresso).
      13. X COLUBHE Congresso Luso Brasileiro da História da Educação,. Percursos e Desafios na História da Educação Luso-Brasileira. 2014. (Congresso).
      14. VII Congresso Brasileiro de História da Educação. Circuitos e Fronteiras da História da educação no Brasil.. 2013. (Congresso).
      15. XI Jornada do HISTEDBR. A Pedagogia Histórico-Crítica, a educação brasileira e os desfios de sua institucionalização.. 2013. (Congresso).
      16. IX ANPED SUL.A ESCOLA E A EDUCAÇÃO, UM PROJETO LIBERAL. 2012. (Seminário).
      17. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Um Projeto Liberal Para o Magistério No Paraná: Revista. 2012. (Seminário).
      18. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas.Contexto de Criação das Escolas Técnicas no Paraná Republicano no Início do Século XX. 2012. (Seminário).
      19. IX Seminário NacionalL De Estudos e Pesquisas 'História, Sociedade e Educação No Brasil.História, Trabalho e Educação:o Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas do Paraná (1880-1900). 2012. (Seminário).
      20. XI Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação.História, Trabalho e Educação:O Processo Educativo das Crianças Negras nas Comunidades Quilombolas do Paraná (1880-1900). 2012. (Seminário).
      21. X Congresso Nacional de Educação e I Seminário Internacional de Representações Sociais Subjetividade e Educação SIRSSE. O Estado do Conhecimento Sobres as Escolas Técnicas de 1987 a 2010. 2011. (Congresso).
      22. X Jornada Do HISTEDBR:História da Educação:intelectuais, memória e política.Política, História e Educação. 2011. (Seminário).
      23. X Jornada Do HISTEDBR:História da Educação:intelectuais, memória e política.Da Senzala para Escola: a Educação nos Congressos Agrícolas do Rio de Janeiro e Pernambuco E pER. 2011. (Outra).
      24. X Jornada Do HISTEDBR:História da Educação:intelectuais, memória e política.Reconstrução Histórica das Escolas Técnicas do Estado do Paraná. 2011. (Outra).
      25. X Jornada Do HISTEDBR:História da Educação:intelectuais, memória e política.História, trabalho e educação: ensino profissionalizante do Senai - Ponta Grossa,. 2011. (Outra).
      26. X Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-graduação em Educação.HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: SENAI PONTA GROSSA. 2011. (Seminário).
      27. IX Jornada do HISTEDBR, História e Sociedade na Educação no Brasil..Contradições entre Globalização e educação formal brasileira: contextos históricos e políticos.. 2010. (Outra).
      28. IX Jornada do HISTEDBR, História Sociedade e Educação No Brasil. O Nacional e o Local na História da Eeducação.RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DOS CAMPOS GERAIS - PR (1904-1950).. 2010. (Encontro).
      29. IX Jornada do HISTEDBR, História Sociedade e Educação No Brasil. O Nacional e o Local na História da Eeducação.Minha Escola Meu Pedacinho De Chão. 2010. (Outra).
      30. IX Jornada do HISTEDBR, História Sociedade e Educação No Brasil. O Nacional e o Local na História da Eeducação.JÚLIA WANDERLEY: PRIMEIRA PROFESSORA DIPLOMADA NO PARANÁ. 2010. (Outra).
      31. IX Jornada do HISTEDBR, HISTÓRIA SOCIEDADE E EDUCAÇÃO NO BRASIL. O Nacional e o Local na História da Eeducação ..A Institucionalização Dos Colégios Agrícolas. 2010. (Outra).
      32. IX Jornada do História Sociedade e Educação no Brasil.O Nacional e o Local na História da Eeducação.INSTITUIÇÕES ESCOLARES PÚBLICAS DOS CAMPOS GERAIS - PR (1941-1950). 2010. (Outra).
      33. IX Jornada do História Sociedade e Educação no Brasil.O Nacional e o Local na História da Eeducação.HISTÓRIA, TRABALHO E EDUCAÇÃO: RELAÇÕES DO SENAI PONTA GROSSA NESTE CONTEXTO. 2010. (Outra).
      34. IX Jornada do História Sociedade e Educação no Brasil.O Nacional e o Local na História da Eeducação.IDEÁRIO REPUBLICANO NOS CAMPOS GERAIS: A CRIAÇÃO DO GRUPO ESCOLAR CONSELHEIRO JESUÍNO MARCONDES (1907)?. 2010. (Outra).
      35. Luso-Brasileiro De História da Educação.Ideário Repúblicano Nos Campos Gerais: A Criação Do Grupo Escolar Conselheiro Jesuíno Marcondes (1907)?. 2010. (Outra).
      36. VIII Congresso Internacioanl Luso-Brasileiro De História da Educação. Educação formal brasileira: contextos históricos e necessárias transformações na perspectiva miltoniana.. 2010. (Congresso).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (39)
      1. NASCIMENTO, M. I. M.; JEFFREY, D. C. ; VENTURINI, A. C.. Ações afirmativas :Reflexões sobre a democratização ao acesso à pós-graduação. 2020. Outro
      2. NASCIMENTO, M. I. M.; NEGRAO, J. ; RICO, C.. Luta de Classes e As Cotas na Pós Graduação. 2020. Outro
      3. NASCIMENTO, M. I. M.; NOROES, K. C. ; FELIPE, D. A. ; JOVINO, I. S.. Ações afirmativas na Pós Graduação. 2020. Outro
      4. NICAQUELA, W. P. ; RAFAEL, G. D. ; NASCIMENTO, M. I. M. ; ASSANE, A. I.. IV Conferência De Relações Internacionais :Moçambique e a Educação Autóctone aos desafios da educação formal para o século XXI. 2020. Outro
      5. NASCIMENTO, M. I. M.. IX Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas -HISTEDBR. 2012. (Outro).. . 0.
      6. NASCIMENTO, M. I. M.. X Jornada do HISTEDBR. 2011. (Outro).. . 0.
      7. NASCIMENTO, M. I. M.. VIII Seminário Nacional de Estudos e Pesquisas "História Sociedade e Educação no Brasil". 2009. (Congresso).. . 0.
      8. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comitê Científico da VIII Seminário do HISTEDBR. 2009. (Congresso).. . 0.
      9. NASCIMENTO, M. I. M.. Sociedade, Estado e Educação: um balanço do século XX e perspectivas para o século XXI. 2008. (Outro).. . 0.
      10. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comitê Científico da VIII Jornada do HISTEDBR. 2008. (Outro).. . 0.
      11. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comite Científico de Ciencias Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG. 2008. (Outro).. . 0.
      12. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro da Coordenação Geral da VII Jornada do HISTEDBR. 2007. (Outro).. . 0.
      13. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comitê Científico da VII Jornada do HISTEDBR. 2007. (Outro).. . 0.
      14. NASCIMENTO, M. I. M.. VII Encontro de Pesquisa da UEPG. 2007. (Outro).. . 0.
      15. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comitê Científico do VII Encontro de Pesquisa da UEPG e V Encontro de Extensão - UEPG. 2007. (Outro).. . 0.
      16. NASCIMENTO, M. I. M.. Avaliador de Trabalhos Científicos do III Encontro Paranense de Pesquisa e Extensão em Ciencias Sociais Aplicadas. 2007. (Outro).. . 0.
      17. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenador a Sessão de Comunicação Científica no dia 15/08, no I Simpósio do HISTEDBR, como tema central:. 2007. (Outro).. . 0.
      18. NASCIMENTO, M. I. M.. I Simpósio do HISTEDBR, como tema central "História das Instituições Escolares no Brasil". 2007. (Outro).. . 0.
      19. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenou a sessão de Comunicação Científica no dia 03/09 do Encontro de Estudos e Pesquisas em História, Trabalho e Educação. 2007. (Outro).. . 0.
      20. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenação da segunda Sessão de Comunicações Individuais do Eixo Temático Ensino de história da educação do VI Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação-. 2006. (Congresso).. . 0.
      21. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenação da segunda Sessão de Comunicações Individuais do Eixo Temático Imprensa, impressos e discursos educacioanios IV Congresso Luso-Brasileiro de História da Educação-. 2006. (Congresso).. . 0.
      22. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenação de Sessão de Comunicações científica no VII Seminário Nacional do HISTEDBR. 2006. (Congresso).. . 0.
      23. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comite Científico de Ciencias Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG. 2006. (Congresso).. . 0.
      24. NASCIMENTO, M. I. M.. SECRETÁRIA EXECUTIVA NACIONAL DO VII SEMINÁRIO DO HISTEDBR,. 2006. (Congresso).. . 0.
      25. NASCIMENTO, M. I. M.. Proferiu Palestra de encerramento da semana do curso de pedagogia. 2006. (Outro).. . 0.
      26. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenador de Sessão durante o XV Encontro Anual de Iniciação Científica. 2006. (Outro).. . 0.
      27. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenadora de Sessão de Comunicação Científica no V Encontro de Pesquisa da UEPG. 2005. (Congresso).. . 0.
      28. NASCIMENTO, M. I. M.. MEMBRO DO COMITE ASSESSOR LOCAL DO XIV ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EAIC. 2005. (Congresso).. . 0.
      29. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comite Científico de Ciencias Humanas do PIBIC/CNPq -UEPG(PORTARIA n. 129 DE 0305.2005). 2005. (Congresso).. . 0.
      30. NASCIMENTO, M. I. M.. Secretária Executiva Nacional DO V Jornada Nacional do HISTEDBR,. 2005. (Outro).. . 0.
      31. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de Educação UEPG. 2005. (Outro).. . 0.
      32. NASCIMENTO, M. I. M.. Reunião Técnica do Programa da Instituição de Iniciação Científica PIBIC e CNPq. 2005. (Congresso).. . 0.
      33. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro da Comissão de Pesquisa do Departamento de EDUCAÇÃO -UEPG. 2004. (Outro).. . 0.
      34. NASCIMENTO, M. I. M.. Integrou a Comissão Organizadora da IV Jornada do HISTEDBR "História e Historiografia da Educação Abordagens e Práticas Educativas e Historioghrafia da Educação Abordagens Práticas. 2004. (Congresso).. . 0.
      35. NASCIMENTO, M. I. M.. Expositora e Depatedora na Mesa - redonda:Perpectivas atuais da História da Educação. 2004. (Congresso).. . 0.
      36. NASCIMENTO, M. I. M.. Debatedora na Mesa Redonda De Lançamento Do Livro Fontes, História E Historiografia:Abordagens Práticas Educativas. 2004. (Congresso).. . 0.
      37. NASCIMENTO, M. I. M.. Coordenadora de Sessão Científica da IV Jornada Nacional do Histedbr. 2004. (Outro).. . 0.
      38. NASCIMENTO, M. I. M.. Membro do Comitê Científico da IV Jornada Nacional do HISTEDBR-" História e Historiografia da Educação: Abordagens e Práticas Educativas". 2004. (Outro).. . 0.
      39. NASCIMENTO, M. I. M.. SECRETÁRIA EXECUTIVA NACIONAL DA IV JORNADA DO HISTEDBR,. 2004. (Outro).. . 0.

    Lista de colaborações



    (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
    Data de processamento: 06/11/2021 15:23:39