Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Luzia Iara Pfeifer

É professora Adjunto A (DE) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) do Departamento de Terapia Ocupacional e professora Sênior do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Universidade de São Paulo na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de São Carlos (1986), mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1994), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1999), Pós-Doutorado pela Deakin University, Geelong - Austrália (2010), e Livre Docência pela FMRP-USP (2015). É orientadora do programa de pós graduação em Terapia Ocupacional da UFSCar e do programa de pós graduação em Neurologia da FMRP-USP. Coordena o LEPTOI ? Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência (Grupo de Pesquisa do CNPQ). Tem experiência na área de Terapia Ocupacional, com ênfase no desempenho ocupacional infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, paralisia cerebral e comportamento lúdico. (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9065968448027440 (28/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Av. Bandeirantes, 3900 Monte Alegre 14049900 - Ribeirão Preto, SP - Brasil Telefone: (16) 33154976 URL da Homepage: https://www.fmrp.usp.br/
  • Grande área: Ciências da Saúde
  • Área: Fisioterapia e Terapia Ocupacional
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (3)
    1. 2019-Atual. Adaptacao cultural e validacao das avaliacoes do Sensory Profile 2 para criancas brasileiras de 0 a 14 anos e 11 meses
      Descrição: A mensuração do desenvolvimento sensorial tem se tornado um componente necessário na avaliação clínica e no planejamento terapêutico ocupacional para intervenções com bebês, crianças e adolescentes. Estudos sobre traduções, adaptações culturais e validação de instrumentos para obtenção de medidas válidas e confiáveis tem sido incorporado mais frequentemente em pesquisas no campo da terapia ocupacional. Objetivo: Realizar o processo de tradução, adaptação cultural e validação das propriedades psicométricas para crianças brasileiras dos 5 instrumentos que compõem o Sensory Profile 2: Infant Sensory Profile 2 (ISP 2), Toddler Sensory Profile 2 (TSP 2), Child Sensory Profile 2 (CSP 2), Short Sensory Profile 2 (SSP 2) e School Companion Sensory Profile 2 (ScSP 2). Método: Trata-se de um estudo metodológico, transversal, de abordagem quantitativa, que será conduzido em ambulatórios pediátricos e escolas de ensino fundamental I e II e em laboratórios de pesquisas vinculados à Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Triângulo Mineiro. A amostra total incluirá 895 pais/cuidadores e professores de crianças de 0 a 14 anos e 11 meses neurotípicas, sendo: 135 pais/cuidadores de crianças de 0 a 6 meses para o ISP 2; 168 pais/cuidadores de crianças de 7 a 35 meses para o TSP 2; 230 pais/cuidadores de crianças de 3 a 14 anos e 11 meses para o CSP 2; 126 pais/cuidadores de crianças de 3 a 14 anos e 11 meses para o SSP 2 e 132 professores de crianças de 3 a 14 anos e 11 meses para o ScSP 2. O estudo será iniciado pela adaptação transcultural dos 5 instrumentos, onde serão realizadas a tradução e a retrotradução dos instrumentos, avaliação das versões consensuais por um Comitê de Especialistas quanto às questões semânticas, idiomáticas, conceituais e experienciais, a fim de consolidar as versões e desenvolver as versões pré-final dos instrumentos que serão utilizadas na fase de pré-teste. Para a validação e fidedignidade das versões adaptadas culturalmente, será realizada a validade de face junto aos pais/cuidadores e professores que avaliarão a compreensão das Versões Brasileira do ISP 2, TSP 2, CSP 2, SSP 2 e SCSP 2. Para a confiabilidade intra e inter-examinadores e reprodutibilidade teste-reteste, crianças de neurotípicas serão avaliadas por meio da percepção de seus pais/cuidadores ou professores. Os resultados serão analisados quanto a consistência interna por meio do Alfa de Cronbach, confiabilidade e reprodutibilidade pelo por meio do Coeficiente de Concordância Kappa Ponderado e os pontos de corte dos escores brasileiros serão calculados através da pontuação mínima e máxima das crianças participantes do estudo distribuídas dentro do intervalo normal de -1 a +1 do escore z. Análise fatorial confirmatória será realizada junto às versões adaptadas para o Brasil. Resultados Esperados: Almeja-se disponibilizar os 5 instrumentos que compõem o Sensory Profile 2 para uso nos serviços de saúde e educação, por terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área da saúde e educação, contribuindo para uma triagem de transtornos sensoriais e intervenções terapêuticas eficazes.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Luzia Iara Pfeifer - Coordenador / francielly caroline silva - Integrante / Lucieny Almohalha - Integrante / Flávia Regina Ribeiro Cavalcanti Buffone - Integrante. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    2. 2014-Atual. VALIDADE DA VERSAO BRASILEIRA DA AVALIACAO DO BRINCAR DE FAZ DE CONTA INICIADO PELA CRIANCA (ChIPPA)
      Descrição: O brincar de faz de conta favorece o desenvolvimento cognitivo, a auto regulação e a capacidade de tomar iniciativa. Alterações no brincar de faz de conta podem levar a problemas de aprendizagem, restrições na participação social e na interação com pares, portanto, torna-se importante a avaliação desta habilidade para se verificar atrasos de desenvolvimento infantil e possibilitar intervenções, antes da idade escolar, prevenindo déficits de aprendizagem. Sabe-se, entretanto, que no caso de um instrumento elaborado em outra cultura, não basta uma simples tradução para outra língua para ser utilizado em outro país, já que diferenças de hábitos e costumes podem desencadear uma desvantagem cultural nos resultados da avaliação. Diante disto o presente estudo tem como objetivo verificar a validade da versão do ChIPPA, adaptada transculturalmente para o Brasil, em crianças brasileiras; analisar as propriedades psicométricas em relação à consistência interna, validade do constructo e reprodutibilidade; e organizar o escore normativo para a população brasileira.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Luzia Iara Pfeifer - Coordenador / Renata Valdivia Lucisano - Integrante / daniela medeiros dos santos - Integrante / Gabriela Martins - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    3. 2010-2013. the reliability of pretend play ability of three year children using the child-iniciated pretend play assessment
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Luzia Iara Pfeifer - Coordenador / Karen Helen Stagnitti - Integrante. Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Bolsa.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (12)
    1. Professora Homenageada da Turma XIII de Terapia Ocupacional da FMRP-USP, Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.. 2019.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    2. Bolsista Produtividade em Pesquisa 2019-2021, CNPQ.. 2019.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    3. Menção Honrosa pelo 1º Lugar na Apresentação Oral durante o 16º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional, ABRATO.. 2019.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    4. Melhor trabalho na categoria Health Education and Training apresentado no VII Convibra Gestão, Educação e Promoção da saúde, Instituto Pantex de Pesquisa.. 2017.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    5. Bolsista Produtividade 2016-2018, CNPQ.. 2016.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    6. 23º SIICUSP - Menção Honrosa - IC Anaisa Carolina Angelin, USP.. 2015.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    7. Membro da comissão do processo de criação, implantação e consolidação do curso de graduação em Terapia Ocupacional da FMRP, FMRP.. 2013.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    8. INFLUÊNCIA DAS FUNÇÕES MOTORAS E COGNITIVAS NO BRINCAR EXPLORATÓRIO E NO BRINCAR DE FAZ DE CONTA DE CRIANÇAS PRÉ-ESCOLARES COM PARALISIA CEREBRAL, CNPQ - Projeto Universal 2013.. 2013.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    9. Bolsista Produtividade 2013, CNPQ.. 2013.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    10. Melhor trabalho na modalidade de Comunicação Oral no eixo de pesquisa em Terapia Ocupacional, no XII CBTO, ATOESP - Associação de Terapeutas Ocupacionais do Estado de São Paulo.. 2011.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    11. Melhor apresentação oral - Influence of behavior motor level in the performance of the symbolic play of children with cerebral palsy, II Congresso Internacional de Saúde da Criança e do Adolescente.. 2010.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.
    12. Melhor apresentacao oral - do comite multidisciplinar: Atuacao do T.O. junto a criancas hospitalizadas com cancer, SOPOBE: Sociedade Brasileira de Onco-pediatria.. 2010.
      Membro: Luzia Iara Pfeifer.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (28)
    1. CONGRESSO ONLINE DE PARALISIA CEREBRAL - DE TODOS PARA TODOS. 2021. (Congresso).
    2. Elaboração do termo de consentimento livre e esclarecido. 2021. (Oficina).
    3. Interface entre ocupações e desenvolvimento infantil: repensando a prática do terapeuta ocupacional. 2021. (Simpósio).
    4. A praxis de comunicação não violenta (CNV): inovando em ambientes acadêmicos remotos. 2020. (Encontro).
    5. EDUCAÇÃO NA COVID-19 ? CRISE & OPORTUNIDADE?. 2020. (Encontro).
    6. VIII Congresso Brasileiro de cuidados paliativos. ANALISE DO DIAGRAMA DE CORPO E AUTORRELATO PARA DOR EM UMA INTERVENÇAO NAO FARMACOLOGICA NOS CUIDADOS DA ONCOLOGIA PEDIATRICA. 2020. (Congresso).
    7. X Seminário de Ensino de Graduação da UFSCar ? SEGrad - -. 2020. (Seminário).
    8. 16º Congresso Brasileiro de Terapia Ocupacional. 2019. (Congresso).
    9. I Congresso Internacional de Paralisia Cerebral - da evidência à prática. 2019. (Congresso).
    10. II Encontro do Laboratório de Atividade e desenvolvimento - LAD/UFSCar.Referenciais Teóricos das pesquisas desenvolvidas pelo Laboratório de Ensino e Pesquisa em Terapia Ocupacional, Infância e Adolescência - LEPTOI. 2018. (Encontro).
    11. 1º Workshop - seis meses de atividades do projeto Zika na gestação (ZIG) Encontro dos profissionais envolvidos com o projeto. 2017. (Outra).
    12. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino de Terapia Ocupacional. 2017. (Seminário).
    13. I Ciclo de Palestras da Cinesia Reabilitação Neurofuncional.Desenvolvimento Infantil. 2017. (Encontro).
    14. III Mostra do Programa Bolsa Creche.Desenvolvimento Infantil de zero a três anos. 2017. (Encontro).
    15. III Mostra do Programa Bolsa Creche.Desenvolvimento Infantil de zero a três anos. 2017. (Encontro).
    16. IV Simpósio de Graduação na FMRP - Avaliação do Estudante: como estamos e para onde devemos seguir. 2017. (Simpósio).
    17. Workshop de Publicação Científica - como escolher a melhor revista para publicar seu artigo. 2017. (Outra).
    18. XI Simpósio de Terapia Ocupacional FMRP - USP; V Simpósio de trabalhos científicos e I Simpósio Internacional de Terapia Ocupacional.Mediadora da Conferência "Ciência Ocupacional". 2017. (Simpósio).
    19. 6º Simpósio de Terapia Ocupacional: atenção à saúde de crianças com deficiência e com transtorno do espectro autista: panorama das práticas e desafios,.Terapia Ocupacional na atenção a criança com disfunção física, sensorial e intelectual: ações e resultados. 2016. (Simpósio).
    20. XV ENDTO e IV SNPTO. 2016. (Encontro).
    21. I ENCONTRO DE TERAPIA OCUPACIONAL SOCIAL DO CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL DA FACULDADE DE MEDICINA RIBEIRÃO PRETO. 2014. (Encontro).
    22. PROFESSORES NO CONTEXTO DA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA: DILEMA E DESAFIOS. 2014. (Seminário).
    23. 27º CONGRESS OF THE INTERNATIONAL PEDIATRIC. 2013. (Congresso).
    24. Dia Mundial da Paralisia Cerebral.Depoimentos e Propostas dos Cuidadores. 2013. (Encontro).
    25. III Encontro de Internacionalização do Campus USP de Ribeirão Preto. 2013. (Encontro).
    26. VII Simpósio de Terapia Ocupacional FMRP USP e I Simpósio de Trabalhos Científicos do Curso de Graduação em Terapia Ocupacional FMRP USP. 2013. (Simpósio).
    27. Workshop de Capacitação para pesquisadores da USP. 2012. (Outra).
    28. XIII ENCONTRO NACIONAL DE DOCENTES DE TERAPIA OCUPACIONAL E II SEMINÁRIO DE PESQUISA EM TERAPIA OCUPACIONAL.Terapia Ocupacional e Desenvolvimento Típico e Atípico na Infância. 2012. (Encontro).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (6)
    1. STAGNITTI, K. H. ; Pfeifer, Luzia Iara ; GARCIA, L. S. E. ; LUCISANO, RENATA VALDÍVIA. Avaliação do faz de conta iniciado pela criança - ChiPPA e Processo de Intervenção terapêutico Learn to play. 2016. Outro
    2. PFEIFER, L. I.. Evento Científico: Dia Mundial da Paralisia Cerebral. 2013. (Outro).. . 0.
    3. Pfeifer, Luzia Iara. Evento Externo na praça: Dia Mundial da Paralisia Cerebral. 2013. (Outro).. . 0.
    4. PFEIFER, L. I.. Seminário Final do Programa de Iniciação Científica. 2003. (Outro).. . 0.
    5. PFEIFER, L. I.. VII Feira do vestibular. 2000. (Exposição).. . 0.
    6. PFEIFER, L. I.. III Seminário de Pesquisa em Educação Especial. 1994. (Outro).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (3)
    • Luzia Iara Pfeifer ⇔ Lucila Castanheira Nascimento (12.0)
      1. SPOSITO, AMANDA MOTA PACCIULIO ; Nascimento, Lucila Castanheira ; GARCIA-SCHINZARI, NATHÁLIA RODRIGUES ; MITRE, ROSA MARIA DE ARAUJO ; Pfeifer, Luzia Iara ; Lima, Regina Aparecida Garcia de. O melhor da hospitalização: contribuições do brincar para o enfrentamento da quimioterapia. AVANCES EN ENFERMERIA. v. 36, p. 328-337, issn: 2346-0261, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SPOSITO, AMANDA MOTA PACCIULIO ; SILVA-RODRIGUES, FERNANDA MACHADO ; SPARAPANI, VALÉRIA DE CÁSSIA ; Pfeifer, Luzia Iara ; DE LIMA, REGINA APARECIDA GARCIA ; Nascimento, Lucila Castanheira. Coping Strategies Used by Hospitalized Children With Cancer Undergoing Chemotherapy. JOURNAL OF NURSING SCHOLARSHIP. v. 47, p. 143-151, issn: 1527-6546, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SPOSITO, AMANDA MOTA PACCIULIO ; DE MONTIGNY, FRANCINE ; Sparapani, Valéria de Cássia ; LIMA, REGINA APARECIDA GARCIA DE ; SILVA-RODRIGUES, FERNANDA MACHADO ; Pfeifer, Luzia Iara ; Nascimento, Lucila Castanheira. Puppets as a strategy for communication with Brazilian children with cancer. Nursing and Health Sciences. v. 18, p. 7482-7488, issn: 1441-0745, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; Pfeifer, Luzia Iara ; SPOSITO, A. M. P. ; SANTOS, J. L. F. ; NASCIMENTO, L. C. ; PANÚNCIO-PINTO, M. P.. Caixas de histórias como estratégia auxiliar do enfrentamento da hospitalização de crianças e adolescentes com câncer. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. v. 22, p. 569-577, issn: 2238-2860, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SPOSITO, A. M. P. ; SPARAPANI, V. C. ; PFEIFER, L. I. ; Lima, Regina Aparecida Garcia de ; Nascimento, Lucila Castanheira. Estratégias lúdicas de coleta de dados com crianças com câncer: revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online). v. 34, p. 187-195, issn: 1983-1447, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. SPARAPANI, VALÉRIA DE CÁSSIA ; JACOB, EUFEMIA ; DE MONTIGNY, FRANCINE ; Pfeifer, Luzia Iara ; PACCIULIO SPOSITO, AMANDA MOTA ; Lima, Regina Aparecida Garcia de ; Nascimento, Lucila Castanheira. The use of puppets as a strategy for communicating with children with type 1 diabetes mellitus. Journal of Nursing Education and Practice (Online). v. 4, p. 186-194, issn: 1925-4059, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. PFEIFER, L. I. ; LORENZETI, V. M. D. E. ; NASCIMENTO, L. C. ; PANUNCIO-PINTO, M. P.. Estados emocionais de crianças em ambiente hospitalar. Temas sobre Desenvolvimento. v. 19, p. 35-41, issn: 0103-7749, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Nascimento, Lucila Castanheira ; Pedro, Iara Cristina da Silva ; Poleti, Lívia Capelani ; Borges, Ana Luiza Vilela ; Pfeifer, Luzia Iara ; Lima, Regina Aparecida Garcia de ; PFEIFER, L. I.. O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 45, p. 465-472, issn: 0080-6234, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. Pacciulio, Amanda Mota ; Pfeifer, Luzia Iara ; LIMA, Regina Aparecida Garcia ; Nascimento, Lucila Castanheira. Estratégias de Enfrentamento do tratamento quimioterápico na perspectiva de crianças com câncer hospitalizadas. Em: XIII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2012, Natal-RN. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, v. 34, p. 109-110, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      10. Pacciulio, Amanda Mota ; Pfeifer, Luzia Iara ; Nascimento, Lucila Castanheira. O uso de atividades lúdicas como estratégia de enfrentamento do tratamento quimioterápico na perspectiva de crianças com câncer. Em: XII Congresso Brasileiro e IX Congresso Latino Americano de Terapia Ocupacional, 2011, São Paulo-SP. Cadernos de Terapia Ocupacional da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP: Suplemento especial, v. 19, p. 239-239, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      11. Pacciulio, Amanda Mota ; Pfeifer, Luzia Iara ; NASCIMENTO, L. C.. Técnicas de entrevistas com crianças com câncer: utilização de recursos lúdicos e expressivos. Em: XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2010, Curitiba. Anais do XII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. Curitiba, v. xx, p. xx-xx, 2010.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      12. PACCIULIO, Amanda Mota ; Pfeifer, Luzia Iara ; LIMA, Regina Aparecida Garcia ; Nascimento, Lucila Castanheira. Estratégias de Enfrentamento do tratamento quimioterápico na perspectiva de crianças com câncer hospitalizadas. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Luzia Iara Pfeifer ⇔ Regina Aparecida Garcia de Lima (10.0)
      1. SPOSITO, AMANDA MOTA PACCIULIO ; Nascimento, Lucila Castanheira ; GARCIA-SCHINZARI, NATHÁLIA RODRIGUES ; MITRE, ROSA MARIA DE ARAUJO ; Pfeifer, Luzia Iara ; Lima, Regina Aparecida Garcia de. O melhor da hospitalização: contribuições do brincar para o enfrentamento da quimioterapia. AVANCES EN ENFERMERIA. v. 36, p. 328-337, issn: 2346-0261, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SPOSITO, AMANDA MOTA PACCIULIO ; SILVA-RODRIGUES, FERNANDA MACHADO ; SPARAPANI, VALÉRIA DE CÁSSIA ; Pfeifer, Luzia Iara ; DE LIMA, REGINA APARECIDA GARCIA ; Nascimento, Lucila Castanheira. Coping Strategies Used by Hospitalized Children With Cancer Undergoing Chemotherapy. JOURNAL OF NURSING SCHOLARSHIP. v. 47, p. 143-151, issn: 1527-6546, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. SPOSITO, AMANDA MOTA PACCIULIO ; DE MONTIGNY, FRANCINE ; Sparapani, Valéria de Cássia ; LIMA, REGINA APARECIDA GARCIA DE ; SILVA-RODRIGUES, FERNANDA MACHADO ; Pfeifer, Luzia Iara ; Nascimento, Lucila Castanheira. Puppets as a strategy for communication with Brazilian children with cancer. Nursing and Health Sciences. v. 18, p. 7482-7488, issn: 1441-0745, 2015.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      4. SPOSITO, A. M. P. ; SPARAPANI, V. C. ; PFEIFER, L. I. ; Lima, Regina Aparecida Garcia de ; Nascimento, Lucila Castanheira. Estratégias lúdicas de coleta de dados com crianças com câncer: revisão integrativa. Revista Gaúcha de Enfermagem (Online). v. 34, p. 187-195, issn: 1983-1447, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      5. SPARAPANI, VALÉRIA DE CÁSSIA ; JACOB, EUFEMIA ; DE MONTIGNY, FRANCINE ; Pfeifer, Luzia Iara ; PACCIULIO SPOSITO, AMANDA MOTA ; Lima, Regina Aparecida Garcia de ; Nascimento, Lucila Castanheira. The use of puppets as a strategy for communicating with children with type 1 diabetes mellitus. Journal of Nursing Education and Practice (Online). v. 4, p. 186-194, issn: 1925-4059, 2013.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      6. Nascimento, Lucila Castanheira ; Pedro, Iara Cristina da Silva ; Poleti, Lívia Capelani ; Borges, Ana Luiza Vilela ; Pfeifer, Luzia Iara ; Lima, Regina Aparecida Garcia de ; PFEIFER, L. I.. O brincar em sala de espera de um Ambulatório Infantil: a visão dos profissionais de saúde. Revista da Escola de Enfermagem da USP (Impresso). v. 45, p. 465-472, issn: 0080-6234, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      7. SPOSITO, A. M. P. ; GARCIA-SCHINZARI, N. R. ; MITRE, R. M. A. ; Pfeifer, Luzia I. ; LIMA, R. A. G. ; NASCIMENTO, L. C.. A melhor parte da hospitalização: Contribuições do brincar para o enfrentamento da quimioterapia. Em: XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2014, Brasília-DF. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica. Brasília-DF, v. 5, 2014.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      8. Pacciulio, Amanda Mota ; Pfeifer, Luzia Iara ; LIMA, Regina Aparecida Garcia ; Nascimento, Lucila Castanheira. Estratégias de Enfrentamento do tratamento quimioterápico na perspectiva de crianças com câncer hospitalizadas. Em: XIII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, 2012, Natal-RN. Anais do XIII Congresso Brasileiro de Oncologia Pediátrica, v. 34, p. 109-110, 2012.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      9. SPOSITO, A. M. P. ; SCHINZANI, N. R. G. ; MITRE, R. M. A. ; PFEIFER L.I. ; LIMA, R. A. G. ; NASCIMENTO, Lucila Castanheira. A melhor parte da hospitalização: Contribuições do brincar para o enfrentamento da quimioterapia. 2014. Apresentação de Trabalho/Congresso
      10. PACCIULIO, Amanda Mota ; Pfeifer, Luzia Iara ; LIMA, Regina Aparecida Garcia ; Nascimento, Lucila Castanheira. Estratégias de Enfrentamento do tratamento quimioterápico na perspectiva de crianças com câncer hospitalizadas. 2012. Apresentação de Trabalho/Congresso

    • Luzia Iara Pfeifer ⇔ Dilmeire Sant'Anna Ramos Vosgerau (1.0)
      1. Pfeifer, Luzia Iara; MANZINI, EDUARDO JOSÉ ; VOSGERAU, DILMEIRE SANT´ANNA RAMOS ; CAPELLINI, VERA LÚCIA MESSIAS FIALHO ; SANT´ANNA, MARIA MADALENA MORAES. Desafios dos professores na mediação das brincadeiras de crianças com necessidades educacionais especiais na educação infantil. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO. v. 31, p. 100-114, issn: 2183-0452, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]




(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:45