Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Ana Alexandra Caldas Osorio

Graduação em Psicologia pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Portugal), Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade do Minho, Doutorado em Psicologia Clínica pela Escola de Psicologia da Universidade do Minho (Bolsista-sanduíche na Durham University - Reino Unido), Pós-Doutorado no Laboratório de Neuropsicofisiologia da Universidade do Minho. Os seus interesses de pesquisa concentram-se na neurociência do desenvolvimento na primeira infância, bem como no estudo dos mecanismos neuroendócrinos e neuroimagiológicos associados ao funcionamento sócio-emocional. Coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo (PPG-DD, UPM). (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/9011606474221997 (08/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. Rua da Consolação - 930 Consolação 01302000 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 21148001
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (22)
    1. 2020-Atual. Preditores individuais e relacionais das respostas adaptativas de stress na primeira infancia: Evidencias psicologicas e neurobiologicas
      Descrição: Bolsa Produtividade em Pesquisa - Nível 2. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / MATEUS, VERA - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    2. 2020-Atual. Medidas neurofisiologicas e comportamentais associadas aos processos atencionais e inibitorios em jovens adultos com TDAH
      Descrição: Este projeto avaliará jovens adultos com TDAH em tarefas computadorizadas para diferentes formas de atenção e inibição, correlacionando-os a escalas de autorrelato e medidas fisiológicas (EMG e fNIRS) para identificar prejuízos em domínios cognitivos específicos, bem como indicadores eletromiográficos e de neuroimagem funcional, que possam ser usados para caracterizar endofenótipos do TDAH.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Coordenador / Walter Machado Pinheiro - Integrante / Izabella Trinta Paes - Integrante / Armando dos Santos Afonso Jr. - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    3. 2020-Atual. Riseup-PPD-COVID-19 Task Force
      Descrição: Estudo sobre as vivências de gestantes e mães de bebês até 12 meses durante a pandemia de coronavírus (COVID-19). Estudo em colaboração internacional entre 9 países europeus, Israel, Turquia, Chile e Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / MATEUS, VERA - Integrante / ANA RAQUEL MARCELINO MESQUITA - Integrante / Emma Motrico Martinez - Coordenador.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    4. 2019-Atual. Research Innovation and Sustainable Pan-European Network in Peripartum Depression Disorder
      Descrição: Rede Pan-Europeia de Inovação e Sustentabilidade na Investigação da Perturbação Depressiva Perinatal. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / Ana Ganho-Ávila - Coordenador.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    5. 2018-2018. Influence of social partner on the neural correlates of affective touch in the first year of life
      Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / MATEUS, VERA - Integrante / Sarah Lloyd-Fox - Integrante / Laura Pirazzoli - Integrante / Luiza Bomtempo Mendes - Integrante / Teodora Gliga - Integrante. Financiador(es): Royal Society-Newton Mobility Grant - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    6. 2018-Atual. Desenvolvimento socio-emocional precoce: correlatos neurais e contribuicoes do comportamento materno
      Descrição: O funcionamento sócio-emocional precoce do bebê assume-se como determinante para uma trajetória desenvolvimental positiva e adaptativa ao longo do ciclo de vida. Neste sentido, a literatura existente tem mostrado que maiores dificuldades a este nível têm sido associadas a problemas comportamentais e emocionais no futuro. Assim, é importante identificar e compreender os mecanismos precursores do desenvolvimento sócio-emocional na infância, de modo a contribuir para a definição de programas de promoção de um desenvolvimento infantil adequado e normativo, desde muito cedo. O objetivo desta pesquisa é avaliar a trajetória longitudinal do processamento neural do bebê em resposta a estimulação de natureza sócio-emocional (toque afetivo e observação de ações motoras) e analisar a sua contribuição, bem como do comportamento interativo materno, para o desenvolvimento de competências sócio-emocionais do bebê no final do primeiro ano de vida. Para tanto, esta pesquisa serão realizada em três fases, quando os bebês tiverem 6, 10 e 12 meses de idade, com recurso a metodologias de avaliação comportamental, de neuroimagem (via fNIRS), e de relato materno.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / MARTINS, CARLA - Integrante / MATEUS, VERA - Integrante / ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOARES SAMPAIO - Integrante / Katja de Matos Wirth - Integrante / MIRELLA GUALTIERI - Integrante / Sarah Lloyd-Fox - Integrante / Laura Pirazzoli - Integrante / Luiza Bomtempo Mendes - Integrante / Tatiana Gemignani de Lima - Integrante / Teodora Gliga - Integrante / Juliana Borges - Integrante / Juliana Bencini Camilo - Integrante / Isabela Oliveira - Integrante / Helga Miguel - Integrante / Maria Betânia de Lima Farias - Integrante.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    7. 2018-Atual. Teoria e aplicacoes para promocao do desenvolvimento precoce otimo/ Theory and applications towards optimal human development
      Descrição: O projeto de pesquisa foi aprovado no Programa Institucional de Internacionalização ? Capes-PrInt ? Universidade Presbiteriana Mackenzie do EDITAL nº. 41/2017. Este projeto tem como meta geral fomentar a construção, a implementação e a consolidação de um plano estratégico de internacionalização para estimular a formação de redes de pesquisas internacionais com vistas a aprimorar a qualidade da produção acadêmica vinculadas aos programas participantes do projeto. Objetivo geral do projeto: promoção do desenvolvimento adequado na primeira infância, com enfoque em duas importantes dimensões: saúde mental e sucesso acadêmico. O projeto contribuirá para um corpo de evidências com relevância simultaneamente regional e global no cenário de pesquisa em saúde mental infantil e promoção do sucesso acadêmico nos primeiros anos de escolarização com a abordagem interdisciplinar e implicações nas ferramentas metodológicas a serem usadas. A saber, avaliações observacionais, comportamentais e neurobiológicas, com parte dos dados sendo trabalhados com recurso e modelos de georeferenciamento.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / MARTINS, CARLA - Integrante / MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / cristiane silvestre de paula - Integrante / Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Integrante / Marina Monzani da Rocha - Integrante / Ana Ganho-Ávila - Integrante / Carlos Guillerme Gimenez de Castro - Integrante / Sergio Vicente Denser Pamboukian - Integrante / Adele Diamond - Integrante / Sara Evans-Lacko - Integrante / Carmel Mevorach - Integrante. Financiador(es): CAPES/Print - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
      Descrição: O desenvolvimento adequado na infância lança as bases de uma vida adulta plena e da cidadania responsável e produtiva. Dois importantes eixos de promoção do desenvolvimento infantil são a saúde mental e o sucesso acadêmico, sendo inegável a maior eficácia e custo-benefício de intervenções precoces. De fato, o investimento em crianças, principalmente aquelas provenientes de famílias em maior vulnerabilidade socioeconômica, gera um retorno significativo para a sociedade. Além disso, usos inovadores da tecnologia permitirão atingir esses objetivos de forma mais eficiente e precisa, com importantes repercussões na identificação de problemas, grupos prioritários, definição e implementação de medidas e informação de elevada qualidade para o delineamento de políticas públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Elizeu C Macedo - Integrante / Sara Evans-Lacko - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Maria Cristina T. V. Teixeira - Integrante / Luiz Renato Carreiro - Integrante / Carmel Mevorach - Integrante / Marina Monzani da Rocha - Integrante / Ana A Osório - Coordenador / Carlos Guillermo Gimenez de Castro - Integrante / Sergio Vicente Denser Pamboukian - Integrante / Adele Diamond - Integrante / Alexandra Araújo - Integrante / Carla martins - Integrante / Pascale Engel de Abreu - Integrante / Haley Leonard - Integrante / Sarah Lloyd-Fox - Integrante / Thomas Achenbach - Integrante. Financiador(es): CAPES/PrInt - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    8. 2017-2021. Desenvolvimento de medidas comportamentais e psicofisiologicas
      Descrição: Projeto no âmbito do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano (FAPESP-Natura) De acordo com a ciência psicológica, importantes aspectos do comportamento humano podem ser avaliados por observação objetiva, registros de funções psicofisiológicas ou ferramentas subjetivas de auto-relato. As visões mais atualizadas sobre o estudo do comportamento humano apontam para o uso congregado dessas diferentes abordagens para obtenção de avaliações mais confiáveis ??e abrangentes. O P5 é um projeto multidisciplinar, baseado nas diferentes abordagens de pesquisa mencionadas acima, com dois objetivos principais: a) desenvolver protocolos padronizados para diferentes métodos e técnicas de pesquisa a serem empregados por outros projetos do Centro, bem como uma plataforma online para coleta remota de dados; b) desenvolvimento de estudo sobre a aplicação de fNIRS, juntamente com medidas observacionais e de relato parental, para avaliar o desenvolvimento socioemocional ao longo do primeiro ano de vida.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / MIRELLA GUALTIERI - Integrante. Financiador(es): Natura - Auxílio financeiro / Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    9. 2017-2020. Criacao, desenvolvimento e validacao de uma base de dados nacional de expressoes emocionais para estudos da cognicao social de criancas
      Descrição: A Percepção de emoções é um constructo teórico importante que caracteriza-se pela base de compreensão necessária para navegar no mundo social. Atualmente no Brasil não existem instrumentos que avaliem a percepção de emoções, entendida como competência social, de forma mais específica. Desta forma é necessário criar e disponibilizar instrumentos capazes de realizar esta avaliação. O objetivo do presente estudo será dividido em três etapas: Estudo 1, que visa a criação de um banco de imagens de expressões emocionais infantis abrangendo diferentes gêneros, faixas etárias e etnias. Estudo 2 - verificar evidências de validade e conteúdo baseada na concordância de juízes. Serão escolhidos 5 juízes, experts em construção de instrumentos, psicometria e conhecedores do construto avaliado. Na avaliação serão investigados uma concordância de 80% entre juízes. Além disto as faces serão avaliadas com o software Face Reader. Estudo 3 ? verificar evidências de conteúdo de conteúdo baseada na concordância de crianças. Serão avaliadas 42 crianças, de ambos os sexos, entre 4 e 6 anos, sendo 14 de cada faixa etária.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / José Salomão Schwartzman - Integrante / Maria Eloisa Famá D'Antino - Coordenador / JULIANA GIOIA NEGRAO WORMS DE BRISAC - Integrante / Talita Cicuti - Integrante. Financiador(es): MackPesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    10. 2017-2020. Explorando mecanismos neuroendocrinos de comportamentos pro-sociais
      Descrição: Bolsa de Produtividade em Pesquisa - Nível 2. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    11. 2016-2018. Confianca entre seres humanos: Bases geneticas, endocrinas e neuroimagiologicas
      Descrição: A confiança interpessoal é determinante para o bom relacionamento entre os seres humanos, promovendo reciprocidade e cooperação. Porém, e apesar da inegável importância deste construto para os indivíduos e as sociedades, pouco se sabe sobre as suas bases biológicas. Com a sua abordagem transdisciplinar, o presente estudo pretende contribuir de forma substancial para o avanço da literatura na área procurando respostas para uma das principais questões da Neurociência Social - quais as bases biológicas da confiança?. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / Paulo Sérgio Boggio - Integrante / ANA RAQUEL MARCELINO MESQUITA - Integrante / ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOARES SAMPAIO - Integrante / JÚLIA HORTA TABOSA DO EGITO - Integrante / EDER DE CARVALHO PINCINATO - Integrante / MIRIAM OLIVEIRA RIBEIRO - Integrante / ANA PAULA PIMENTEL COSTA - Integrante / GIOVANNA SIMONETTI DOMENICALI - Integrante / ADRIANA IZIDORO MONTEIRO - Integrante / MURILO VICENTE GOMES CORREA - Integrante / Luiza Bomtempo Mendes - Integrante / KRISTIN ISABEL YOUSSEF - Integrante. Financiador(es): MackPesquisa - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    12. 2016-Atual. Desenvolvimento tipico e atipico ao longo do ciclo vital: Implicacoes para politicas publicas
      Descrição: Estudos do desenvolvimento típico e atípico, nas suas distintas dimensões, ao longo do ciclo vital. Implicações do estudo do desenvolvimento na formulação de políticas públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / Tania Cristina Freire - Integrante / Waldemar Manassero - Integrante / Graziela Piccirillo Kovac - Integrante / Simei Martins Lima Sales - Integrante.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    13. 2015-2017. Administracao de Ocitocina e Inducao da Ilusao da Mao De Borracha na Compreensao e Intervencao dos Deficits de Integracao Multisensorial no Autismo
      Descrição: Projeto de pesquisa que tem entre as principais contribuições científicas e tecnológicas a combinação de diferentes estratégias para a compreensão da integração multissensorial no Autismo com possiblidade de derivação de novas estratégias de intervenção. O uso integrado de técnicas de neurofisiologia como a estimulação magnética transcraniana, neuromodulação com ocitocina, neuroimagem por infra-vermelho, medidas mais ecológicas de movimentos oculares e paradigmas como a ilusão da mão de borracha abre novas perspectivas na compreensão da integração multisensorial. Nesse sentido, o projeto tem contribuição importante e caracteriza-se como inovador por possibilitar conhecer e descrever do ponto de vista comportamental possíveis alterações multissensoriais, suas bases neurofisiológicas, as estruturas cerebrais subjacentes e o padrão de rastreio ocular no Autismo. Mais ainda, poderá estabelecer relações causais entre a neuromodulação por OT e os padrões multissensoriais apresentados. Nesse sentido, trata-se de projeto altamente interdisciplinar integrando de forma única áreas como as Neurociências, Psiquiatria, Neurologia e Psicologia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / Paulo Sérgio Boggio - Coordenador / OLIVIA MORGAN LAPENTA - Integrante / CLÁUDIA APARECIDA VALASEK - Integrante / ANA CAROLINA ALEM GIGLIO - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / Beatriz Marques Sanchez - Integrante / JÚLIA HORTA TABOSA DO EGITO - Integrante / Quirino Cordeiro Júnior - Integrante / Felipe Fregni - Integrante / Victoria Namur - Integrante / Marília Lira - Integrante / Patrícia Dall'Agnol - Integrante. Financiador(es): Universidade Presbiteriana Mackenzie - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
      Descrição: Projeto de pesquisa que tem entre as principais contribuições científicas e tecnológicas a combinação de diferentes estratégias para a compreensão da integração multissensorial no Autismo com possiblidade de derivação de novas estratégias de intervenção. O uso integrado de técnicas de neurofisiologia como a estimulação magnética transcraniana, neuromodulação com ocitocina, neuroimagem por infra-vermelho, medidas mais ecológicas de movimentos oculares e paradigmas como a ilusão da mão de borracha abre novas perspectivas na compreensão da integração multisensorial. Nesse sentido, o projeto tem contribuição importante e caracteriza-se como inovador por possibilitar conhecer e descrever do ponto de vista comportamental possíveis alterações multissensoriais, suas bases neurofisiológicas, as estruturas cerebrais subjacentes e o padrão de rastreio ocular no Autismo. Mais ainda, poderá estabelecer relações causais entre a neuromodulação por OT e os padrões multissensoriais apresentados. Nesse sentido, trata-se de projeto altamente interdisciplinar integrando de forma única áreas como as Neurociências, Psiquiatria, Neurologia e Psicologia.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (4) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (4) . Integrantes: Paulo Sérgio Boggio - Coordenador / Felipe Fregni - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / Claúdia Valasek - Integrante / Olivia Morgan Lapenta - Integrante / Ana Carolina Alem Giglio - Integrante / Quirino Cordeiro Junior - Integrante / Julia Horta Egito - Integrante / Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / Victoria Namur - Integrante / Marilia Lira - Integrante / Patricia Dall'Agnol - Integrante / Beatriz Marques Sanchez - Integrante. Financiador(es): Instituto Presbiteriano Mackenzie - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Sergio Boggio.
    14. 2015-2015. Producao e regulacao ocitocinergica em resposta a estimulos sociais
      Descrição: Financiamento Professor Visitante de Ana Raquel Marcelino Mesquita. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / ANA RAQUEL MARCELINO MESQUITA - Integrante. Financiador(es): MackPesquisa - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    15. 2015-Atual. Desenvolvimento socio-cognitivo e socio-emocional na primeira infancia e seu poder preditivo de sintomas de TEA
      Descrição: Estudo sobre os correlatos comportamentais e neuronais do desenvolvimento sócio-cognitivo e sócio-emocional na primeira infância e seu poder preditivo de sintomas de TEA.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / MEINS, ELIZABETH - Integrante / MARTINS, CARLA - Integrante / MATEUS, VERA - Integrante / Paulo Sérgio Boggio - Integrante / MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA - Integrante / ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOARES SAMPAIO - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / cristiane silvestre de paula - Integrante / elisangela dos anjos paula vieira - Integrante / GISANE NOVAES BALAM - Integrante.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    16. 2015-Atual. Desenvolvimento socio-cognitivo e socio-emocional nos primeiros anos de vida em amostras tipicas
      Descrição: Estudo dedicado à caracterização do desenvolvimento sócio-cognitivo e sócio-emocional em amostras típicas. Dada a relevância dos primeiros anos de vida para o desenvolvimento destas dimensões, será privilegiado o estudo de crianças até os 6 anos.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / Carla Martins - Integrante / Joana Baptista - Integrante / Manuela Veríssimo - Integrante / MARTINS, EVA COSTA - Integrante / SOARES, ISABEL - Integrante / MATEUS, VERA - Integrante / Paulo Sérgio Boggio - Integrante / MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / cristiane silvestre de paula - Integrante.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    17. 2014-2018. Ocitocina e vies racial: Impacto da administracao intranasal de ocitocina na empatia a dor fisica e nas percepcoes de ameaca em contextos raciais
      Descrição: Ocitocina e viés racial: Impacto da administração intranasal de ocitocina na empatia à dor física e nas percepções de ameaça em contextos raciais. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / Simone Shamay-Tsoory - Integrante / Paulo Sérgio Boggio - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Integrante / Beatriz Marques Sanchez - Integrante / Katja de Matos Wirth - Integrante / JÚLIA HORTA TABOSA DO EGITO - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    18. 2013-2017. Dos processos visuais basicos a compreensao de acao motoras e sociais e de linguagem pragmatica ? estudos com estimulacao cerebral nao invasiva, analise de movimentos oculares e eletroencefalografia na Esquizofrenia
      Descrição: Dos processos visuais básicos à compreensão de ação motoras e sociais e de linguagem pragmática ? estudos com estimulação cerebral não invasiva, análise de movimentos oculares e eletroencefalografia na Esquizofrenia. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / Paulo Sérgio Boggio - Integrante / NATHALIA ISHIKAWA BAPTISTA - Integrante / ANA CAROLINA ALEM GIGLIO - Integrante / Elizeu Coutinho de Macedo - Coordenador / Tatiana Pontrelli Mecca - Integrante / Alexandre Rosa - Integrante / Patrícia Botelho da Silva - Integrante / Quirino Cordeiro Júnior - Integrante / Ricardo Riyoiti Uchida - Integrante / André Brunoni - Integrante / Ana Paula Donate - Integrante / Darlene Godoy de Oliveira - Integrante / Daniela Antonio - Integrante / Tatiana Abrão Jana - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    19. 2013-2017. Producao e regulacao ocitocinergica em resposta a estimulos sociais: Um estudo em tres populacoes
      Descrição: O estudo de transtornos caracterizados por alterações do comportamento e da cognição social poderá trazer insights importantes para a compreensão das contribuições neuroendócrinas envolvidas ? nomeadamente com relação a Ocitocina (OT). A síndrome de Williams (SW), uma desordem de causa genética, é uma candidata relevante, na medida em que os indivíduos afetados evidenciam uma forte atração por estímulos sociais, que se reflete por meio de empatia exacerbada, contato ocular intenso, bem como de comportamentos sociais desinibidos e indiscriminados. Até à data, apenas um estudo foi conduzido no sentido de avaliar os níveis basais de OT na SW, bem como a sua variação em resposta a estímulos positivos e negativos não sociais. Dada a escassez da dados sobre a temática, bem como o potencial impacto e relevância do seu estudo para a SW mas também para o desenvolvimento típico, com o presente estudo propomo-nos a estudar a produção e regulação ocitocinérgica em resposta a estímulos sociais em três grupos distintos. Além disso, pretendemos também analisar como ocorre o direcionamento da atenção e a responsividade autonômica frente a estímulos emocionais, por meio do registro de movimentos oculares.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (5) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (2) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / Paulo Sérgio Boggio - Integrante / MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ TEIXEIRA - Integrante / ANA RAQUEL MARCELINO MESQUITA - Integrante / ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOARES SAMPAIO - Integrante / ÓSCAR FILIPE COELHO NEVES GONÇALVES - Integrante / OLIVIA MORGAN LAPENTA - Integrante / CLÁUDIA APARECIDA VALASEK - Integrante / NATHALIA ISHIKAWA BAPTISTA - Integrante / ANA CAROLINA ALEM GIGLIO - Integrante / Beatriz Marques Sanchez - Integrante / Fabiana Felicíssimo - Integrante / Tales Lima - Integrante / Gabriela Carneiro Martins - Integrante / Marcelo Vieira Pliopas - Integrante / EDER DE CARVALHO PINCINATO - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 14
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (2) . Integrantes: Paulo Sérgio Boggio - Integrante / Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira - Integrante / Valasek, Cláudia A. - Integrante / Olivia Morgan Lapenta - Integrante / Ana Carolina Alem Giglio - Integrante / Baptista, Nathalia Ishikawa - Integrante / Adriana da Conceição Soares Sampaio - Integrante / GONÇALVES, ÓSCAR F. - Integrante / Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / JULIANA NUNES ROSON - Integrante / ANA RAQUEL MARCELINO MESQUITA - Integrante / EDER DE CARVALHO PINCINATTI - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Paulo Sergio Boggio.
    20. 2012-2015. Comportamentos perturbados de vinculacao de tipo inibido e de tipo indiscriminado em criancas institucionalizadas: comparacao multi-nivel com perturbacoes do espectro do autismo e com o sindrome de Williams
      Descrição: Comportamentos perturbados de vinculação de tipo inibido e de tipo indiscriminado em crianças institucionalizadas: comparação multi-nível com perturbações do espectro do autismo e com o síndrome de Williams. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (4) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / Célia Giacheti - Integrante / Elena Garayzábal-Heinze - Integrante / Adriana Sampaio - Integrante / Isabel Maria Costa Soares - Coordenador / Astrid Moura Vicente - Integrante / Guiomar Oliveira - Integrante / Margarida Henriques - Integrante / Carla Martins - Integrante / Teresa Marques - Integrante / Liliana Capitão - Integrante / Joana Baptista - Integrante / Jay Belsky - Integrante / Karlen Lyons-Ruth - Integrante / Paula Oliveira - Integrante / Inês Fachada - Integrante. Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    21. 2012-2013. The different faces of empathy: Neural, psychophysiological and endocrine correlates of affective and cognitive empathy in Williams syndrome ? a window to typical development.
      Descrição: O estudo dos correlatos neurais, psicofisiológicos e endócrinos da empatia afetiva e cognitiva na síndrome de Williams, bem como sua comparação e contraste com desenvolvimento típico bem como atraso mental (de etiologias diversas), poderá oferecer duas contribuições importantes: 1) uma oportunidade única para a melhor compreensão deste fenômeno no ser humano; 2) melhorias ao nível do diagnóstico precoce e, consequentemente, das provisões terapêuticas e educacionais junto dos indivíduos com SW.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (1) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Coordenador / Adriana Sampaio - Integrante / Óscar Gonçalves - Integrante / Ana Mesquita - Integrante / Simone Shamay-Tsoory - Integrante / Sylvia Kreibig - Integrante / Célia Giacheti - Integrante / Natália Freitas Rossi - Integrante / Elena Garayzábal-Heinze - Integrante / Montserrat Fernández-Prieto - Integrante / Clédna Patrícia Oliveira-Silva - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.
    22. 2011-2015. Neural correlates of language development in Williams syndrome
      Descrição: Este projecto propõe-se investigar os correlatos neurais do processamento auditivo da linguagem (processamento fonológico, léxico-semântico, sintáctico e semântico-pragmático) nesta condição genética, usando uma metodologia inovadora de neuroimagem funcional, que permite simultaneamente uma boa resolução temporal e espacial (metodologia simultânea de ERP e fMRI). De facto, este método permite uma análise temporal e espacial da dinâmica da actividade cerebral no SW, contribuindo para uma caracterização mais abrangente do funcionamento de várias regiões implicadas no processamento linguístico do SW (em comparação com o grupo com desenvolvimento normal, emparelhado em idade mental e cronológica).. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissional: (0) / Doutorado: (0) . Integrantes: Ana Alexandra Caldas Osório - Integrante / Óscar Gonçalves - Integrante / Natália Freitas Rossi - Integrante / Elena Garayzábal-Heinze - Integrante / Montserrat Fernández-Prieto - Integrante / Adriana Sampaio - Coordenador / Agavni Petrosyan - Integrante / Cláudia Martins - Integrante / Cristiana Vasconcelos - Integrante / Margaret Niznikewicz - Integrante / Martha Elizabeth Shenton - Integrante / Mavilde Longarito - Integrante / Sylvain Bouix - Integrante. Financiador(es): Fundação para a Ciência e a Tecnologia - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Ana Alexandra Caldas Osorio.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (0)

    Participação em eventos

    • Total de participação em eventos (3)
      1. Multimodal approaches to experimental psychology, clinical neuroscience and psychiatry: Bringing together research groups from Bavaria and Sao Paulo.Neural correlates of affective touch in infants ans its links to later emotion regulation. 2019. (Oficina).
      2. Mostra de Trabalhos de Conclusão de Curso do CCBS.Avaliação de TCC do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2015. (Outra).
      3. Mostra de Trabalhos de Conclusão dos Cursos do CCBS.Avaliação de TCC do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Presbiteriana Mackenzie. 2014. (Outra).

    Organização de eventos

    • Total de organização de eventos (0)

      Lista de colaborações

      • Colaborações endôgenas (4)
        • Ana Alexandra Caldas Osório ⇔ Cristiane Silvestre de Paula (4.0)
          1. ISCAIFE, A. B. ; VIEIRA, D. A. ; PAULA, C. S. ; OSÓRIO, A. A. C. ; MATEUS, VERA. Associação entre sintomas de depressão pós-parto e qualidade da relação de apego mãe-bebê. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE). v. 20, p. 158-175, issn: 1809-4139, 2020.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. SEABRA, A. G. ; OSÓRIO, A. A. C. ; CORREA, A. G. D. ; AMATO, C. A. L. H. ; PAULA, C. S. ; BRUNONI, D. ; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; CARREIRO, L. R. R. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; DANTINO, M. E. F. ; ROCHA, M. M. ; RIBEIRO, M. O. ; BOGGIO, P. S. ; CYSNEIROS, R. M. ; BLASCOVI-ASSIS, S. ; MARTINS, V. F.. Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. Em: Cibelle Amato; Decio Brunoni; Paulo s Boggio. (Org.). Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. 1ed.São Paulo. : Memnon editora científica. 2018.v. 1, p. 16-40.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          3. Paula CS; OSORIO, A. A. C.. MISSÃO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM. 2018.
            [ busca Google | busca Bing ]
          4. Paula CS; OSORIO, A. A. C. ; Carreiro LR ; TEIXEIRA, M. C. T. V.. MEMBRO DA COMISSÃO INTERNA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE MACKENZIE. 2017.
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        • Ana Alexandra Caldas Osório ⇔ Paulo Sérgio Boggio (2.0)
          1. OSÓRIO, ANA ALEXANDRA CALDAS ; DO EGITO, JÚLIA HORTA TABOSA ; MARTINS, GABRIELA CARNEIRO ; KIM, CHONG AE ; HONJO, RACHEL SAYURI ; SAMPAIO, ADRIANA DA CONCEIÇÃO SOARES ; MESQUITA, ANA RAQUEL MARCELINO ; MACEDO, ELIZEU COUTINHO ; Boggio, Paulo Sérgio ; TEIXEIRA, MARIA CRISTINA TRIGUERO VELOZ. Associations between fetal testosterone and pro-social tendencies, anxiety and autistic symptoms in Williams syndrome: a preliminary study. International Journal of Developmental Disabilities. v. ., p. 1-7, issn: 2047-3869, 2017.
            [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
          2. Boggio, Paulo S.; ASTHANA, MANISH K. ; COSTA, THIAGO L. ; Valasek, Cláudia A. ; OSÓRIO, ANA A. C.. Promoting social plasticity in developmental disorders with non-invasive brain stimulation techniques. Frontiers in Neuroscience. v. 9, p. Article 294, issn: 1662-453X, 2015.
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        • Ana Alexandra Caldas Osório ⇔ Roberta Monterazzo Cysneiros (1.0)
          1. SEABRA, A. G. ; OSÓRIO, A. A. C. ; CORREA, A. G. D. ; AMATO, C. A. L. H. ; PAULA, C. S. ; BRUNONI, D. ; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; CARREIRO, L. R. R. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; DANTINO, M. E. F. ; ROCHA, M. M. ; RIBEIRO, M. O. ; BOGGIO, P. S. ; CYSNEIROS, R. M. ; BLASCOVI-ASSIS, S. ; MARTINS, V. F.. Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. Em: Cibelle Amato; Decio Brunoni; Paulo s Boggio. (Org.). Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. 1ed.São Paulo. : Memnon editora científica. 2018.v. 1, p. 16-40.
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        • Ana Alexandra Caldas Osório ⇔ Elisa Harumi Kozasa (1.0)
          1. NEGRÃO, JULIANA GIOIA ; OSORIO, ANA ALEXANDRA CALDAS ; SICILIANO, RINALDO FOCACCIA ; LEDERMAN, VIVIAN RENNE GERBER ; KOZASA, ELISA HARUMI ; D'ANTINO, MARIA ELOISA FAMÁ ; TAMBORIM, ANDERSON ; SANTOS, VITOR ; DE LEUCAS, DAVID LEONARDO BARSAND ; CAMARGO, PAULO SERGIO ; MOGRABI, DANIEL C. ; MECCA, TATIANA PONTRELLI ; SCHWARTZMAN, JOSÉ SALOMÃO. The Child Emotion Facial Expression Set: A Database for Emotion Recognition in Children. Frontiers in Psychology. v. 12, p. 1352, issn: 1664-1078, 2021.
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      (*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
      Data de processamento: 06/11/2021 15:23:48