Especialistas Seniores em Covid-19 com atuação no Brasil

Cristiane Silvestre de Paula

Graduação em Psicologia pela UNESP/Assis (1992), mestrado (2001) e doutorado (2005) em Psiquiatria e Psicologia Médica pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo com Doutorado Sanduíche pela Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins University nos Estados Unidos (2003); e Pos-doutorado na FIOCRUZ-RJ (2013/2014). Pesquisadora Visitante na London School of Economics de Londres com Bolsa BPE - FAPESP (ag/2018 a Fev/2019). Atualmente é Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie; Coordenadora de Pesquisa do Ambulatóro de Autismo (TEAMM) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo Editora-Chefe da Revista Psicologia: Teoria e Prática (qualis A2 na área da Psicologia). Editora-chefe da Revista Psicologia Teoria e Prática e Coordenadora do GT - ANPEPP Transtorno do Espectro Autista: Pesquisa em saúde e educação. Membro de 3 Grupo de Pesquisa do CNPQ: (1) Núcleo de Investigações Clínicas e Epidemiológicas ? NICE ? Líder: Jair J Mari ? Depto Psiquiatria, UNIFESP-SP; (2) NCT de Psiquiatria do Desenvolvimento para Infancia e Adolescencia ? Líder: Eurípedes C Miguel ? IPQ, USP; (3) Pesquisas em transtornos do espectro autista - Líder: Rosane Lowenthal - Santa Casa. Tem experiência em pesquisas nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento Humano com enfoque epidemiológico nas áreas: Saúde Mental na Infância e Adolescência, Transtornos do Espectro Autista, Uso de Serviços. Contato: cristiane.paula@mackenzie.br (Texto informado pelo autor)

  • https://lattes.cnpq.br/8241114701792148 (24/10/2021)
  • Rótulo/Grupo:
  • Bolsa CNPq: Nível 2
  • Período de análise:
  • Endereço: Universidade Presbiteriana Mackenzie, Programa de Pós-graduação em Distúrbios do Desenvolvimento. R. Consolação 930 - Edifício Joao Calvino, 2o andar sala 215 Consolação 01302907 - São Paulo, SP - Brasil Telefone: (11) 21148707 URL da Homepage: https://www.mackenzie.br/universidade/ccbs/
  • Grande área: Ciências Humanas
  • Área: Psicologia
  • Citações: Google Acadêmico

Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

Prêmios e títulos

Participação em eventos

Organização de eventos

Lista de colaborações


Produção bibliográfica

Produção técnica

Produção artística

Orientações em andamento

Supervisões e orientações concluídas

Projetos de pesquisa

  • Total de projetos de pesquisa (27)
    1. 2020-Atual. The influence of cash transfer programme on mental health and school performance among young people exposed to violence in Brazil.
      Descrição: Objective: to examine the impact of a Bolsa Família Cash Transfers Program-BFCTP on mental health and school performance among children/adolescents from a deprived city in Brazil, considering their exposure to violence and stressful life events. Method: secondary data from a cohort study with two waves of data collection (mean interval: 12.9 months), comprising a probabilistic community?based sample of young people (6-15 years-old) from Itaboraí, Rio de Janeiro-Brazil (N = 1,189). Coordenadora: Cristiane S de Paula. Co-aplicante Sara Evans-Lacko Professora, London School of Economics and Political Science - LSE. Newton Advanced Fellowship scheme 2020 - NAFR12\1020 Newton Foundation 2020 Aprovacao em Nov de 2020, vigencia Março/2021 a Fevereiro/2023. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Sara Evans-Lacko - Integrante. Financiador(es): Royal Society - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 6
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    2. 2020-Atual. Adaptacao do programa de treinamento progressivo computadorizado da atencao (CPAT) para criancas com autismo: uma construcao com familiares e atores dos setores da educacao e saude
      Descrição: O Programa CPAT tem se mostrado eficaz para aprimoramento de diferentes domínios do desenvolvimento em criancas com transtorno do espectro autista. Em diferentes países, tem sido aplicado por especialista. Devido aos ótimos resultados, pretentemos adapta-lo para uso em larga escala, sendo aplicado por professores e clinicos nao especialistas nas redes publicas de educacao e saúde. Para isso, Prof Carmel Mevorach (coordenador da UoBirmgham - Inglaterra) e a Prof Cristiane Silvestre de Paula conseguriam esse financiamento da UoBirmgham para adaptar o material do CPAT, dicutindo com líderes locais (familiares, jovens adultos com TEA, profissionais da rede de saude e educacao) o melhor formato para ser implantado em larga escala no Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Rosane Lowenthal - Integrante / Maria Cristina T V Teixeira - Integrante / Mayra Miller Spaniol - Integrante / LILA KOSSYVAKI - Integrante / Lilach Shalev - Integrante / Carmel Merovach - Integrante. Financiador(es): University of Birmingham - Cooperação.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    3. 2020-Atual. Viver em tempos do coronavirus (COVID-19): experiencias de gestantes e maes de criancas de ate 12 meses?
      Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Alvaro Leite - Coordenador / Ana Alexandra Caldas Osorio - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    4. 2020-Atual. ENCUESTA SITUACION DE PERSONAS CON TEA ANTE LA PANDEMIA
      Descrição: Estudo para levantamento do impacto da COVID em famílias de pessoas com TEA de 10 países da America Latina. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Cecila Montiel-Nava - Integrante / Alexia Rattazzi - Integrante / Ricardo Garcia - Integrante / Gabriela Garrido - Integrante / Daniel Valdez - Coordenador / Analia Rosoli - Integrante / Sebastian Cukier - Integrante. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    5. 2019-Atual. Comunicacao social e padroes de comportamento de criancas com Transtorno do Espectro Autista pelo modelo de avaliacao SCERTS TM
      Descrição: nvestigar modificações nos padrões de comunicação social, regulação emocional e suporte transacional com a finalidade de identificar componentes do modelo de avaliação SCERTS TM preditivos da evolução da competência comunicativa de crianças no Transtorno do Espectro Autista (TEA) dos 18 aos 30 meses. Metodologia: Estudo longitudinal em que participarão 40 crianças na faixa etária de 18 a 30 meses de idade, de ambos os gêneros, encaminhadas pela rede pública de saúde, com pontuação acima de 7 pontos na M-CHAT (Modified Checklist for Autism in Toddlers) que serão avaliadas no Núcleo de Investigação Fonoaudiológica da Linguagem da Criança e Adolescente no Transtorno do Espectro Autista ? NIFLINC-TEA do Departamento de Fonoaudiologia, e no Ambulatório de Cognição Social - TEAMM do Departamento de Psiquiatria, ambos da Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Jacy Perissinoto - Coordenador / Daniela Bordini - Integrante / Sheila Caetano - Integrante / Jair de Jesus Mari - Integrante / Gracciele Asevedo - Integrante / ana carina tamanaha - Integrante / Marcia Marteleto - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    6. 2019-Atual. Traducao e adaptacao cultural do Emotional Outburst Questionnaire para o portugues do Brasil
      Descrição: O projeto, em parceria com pesquisadores da Universidade de Birmingham tem como objetivos traduzir e adaptar o instrumento Emotional Outburst Questionnaire para o português do Brasil.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Rosane Lowenthal - Integrante / Maria Clara Pacífico - Integrante / Maria Cristina T. V. Teixeira - Coordenador / Kate Woodcock - Integrante / Justin Chung - Integrante.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    7. 2019-Atual. Poverty reduction, mental health and the chances of young people: understanding mechanisms through analyses from 6 low- and middle-income countries
      Descrição: To main goal of the project is to advance understanding of the dynamics between poverty and mental health in young people by examining both the impact of poverty reduction policies on mental health, and the impact of mental health interventions on life chances and future risk of poverty. We will focus on the particular case of cash transfer programmes which target poor people as the direct beneficiaries, as this form of targeted antipoverty intervention has become a dominant policy in many LMICs; yet, their effects on mental health remain unexplored. Our study will have significant policy implications, including identifying synergies between antipoverty and mental health interventions to break the vicious cycle of poverty and mental health (Financiamento Economic and Social Research Concil - ESRC). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Sara Evans-Lacko - Coordenador / Ricardo Arraya - Integrante / Crick Lund - Integrante / Paulo Malvasi - Integrante / Mauricio Avendano - Integrante / David Mcdaid - Integrante / Philipp Hessel - Integrante / Annette Bauer - Integrante / Alicia Matijasevich - Integrante. Financiador(es): London School of Economics and Political Science - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    8. 2018-Atual. Motivacao materna na escolha de tratamento para seu filho com Transtorno do Espectro Autista
      Descrição: Este projeto tem como objetivo principal verificar se a gravidade do TEA entre crianças diferentes regiões do Brasil, assim como o nível de conhecimento e o perfil de percepção de suas mães a escolha de tratamento de seus filhos. É um estudo transversal com amostra de conveniência de 151 famílias. Instrumentos: IPQ-R; questionário sobre terapias utilizadas com nível de satisfação com cada uma delas; questinário de dados sociodemográficos. Um objetivo secundário do estudo, é o componente qualitativo da pesquisa onde investigaremos o caminho utilizado pelas mães para encontrar, manter ou desistir de diferentes tipos de tratamento no decorrer da vida de seu filho com TEA. Participantes: 10 mães brasileiras e 10 mães inglesas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Evandro S F Coutinho - Integrante / Maria Cristina T. V. Teixeira - Integrante / Luciana Coltri - Integrante / Carmel Merovach - Integrante / Kate Woodcock - Integrante. Financiador(es): CAPES/PrInt - Bolsa.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    9. 2018-Atual. Programa de Treinamento Computadorizado em Atencao (Computerized Progressive Attentional Training ? CPAT) para aprimoramento academico em criancas com TEA
      Descrição: Objetivos: testar o impacto do Programa CPAT na atenção, desempenho acadêmico, comportamento e cognição de crianças com TEA em diferentes contextos da rede pública de saúde e de educação de São Paulo. Método: ensaio clínico randomizado.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Maria Cristina T. V. Teixeira - Integrante / Rosane Lowenthal - Integrante / Carmel Mevorach - Integrante / mayra spaniol - Integrante / Lilach Shelev - Integrante. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    10. 2018-Atual. Teoria e aplicacoes para promocao do desenvolvimento precoce otimo/ Theory and applications towards optimal human development
      Descrição: O desenvolvimento adequado na infância lança as bases de uma vida adulta plena e da cidadania responsável e produtiva. Dois importantes eixos de promoção do desenvolvimento infantil são a saúde mental e o sucesso acadêmico, sendo inegável a maior eficácia e custo-benefício de intervenções precoces. De fato, o investimento em crianças, principalmente aquelas provenientes de famílias em maior vulnerabilidade socioeconômica, gera um retorno significativo para a sociedade. Além disso, usos inovadores da tecnologia permitirão atingir esses objetivos de forma mais eficiente e precisa, com importantes repercussões na identificação de problemas, grupos prioritários, definição e implementação de medidas e informação de elevada qualidade para o delineamento de políticas públicas.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Elizeu C Macedo - Integrante / Sara Evans-Lacko - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Maria Cristina T. V. Teixeira - Integrante / Luiz Renato Carreiro - Integrante / Carmel Mevorach - Integrante / Marina Monzani da Rocha - Integrante / Ana A Osório - Coordenador / Carlos Guillermo Gimenez de Castro - Integrante / Sergio Vicente Denser Pamboukian - Integrante / Adele Diamond - Integrante / Alexandra Araújo - Integrante / Carla martins - Integrante / Pascale Engel de Abreu - Integrante / Haley Leonard - Integrante / Sarah Lloyd-Fox - Integrante / Thomas Achenbach - Integrante. Financiador(es): CAPES/PrInt - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    11. 2018-Atual. Avaliacao de criancas com deficiencia, TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CRECHES PUBLICAS: elaborando estrategias de intervencao com pais e professores da educacao infantil centradas nas necessidades das familias
      Descrição: Objetivo Geral: Investigar o desenvolvimento de crianças com deficiência/TEA para construir estratégias de intervenção precoce na infância centradas nas necessidades das famílias nas escolas da rede municipal de São Luís-MA. Objetivos Específicos: (1) Identificar como estão sendo realizadas as intervenções educacionais/psicoeducacionais para crianças com deficiência/TEA nessas escolas de educação infantil. (2) Avaliar o desenvolvimento de crianças com deficiência/TEA nos aspectos gerais da motricidade, sensorialidade, cognição, interação social, linguagem verbal e não verbal. (3) Verificar a percepção dos pais de crianças com deficiência/TEA no que se refere as principais necessidades de intervenção nas áreas de comunicação e de comportamento. (4) Elaborar conjuntamente com professores/pais estratégias de intervenção de acordo com as principais necessidades da família. (5) Produzir um Caderno de orientações sobre intervenções direcionado a pais/professores de crianças com deficiência/TEA. (financiamento Fundação de Amparo a Pesquisa do Maranhão ? FAPEMA). Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Livia Zaqueu - Coordenador / Vitor Franco - Integrante.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    12. 2016-2020. Estudo para identificacao das principais necessidades das pessoas com Transtornos do Espectro Autista na America Latina.
      Descrição: Os TEA são quadros com importante impacto social e econômico. O atraso no diagnóstico e/ou tratamento está relacionado a um pior prognóstico. O estigma relacionado ao TEA parece ter um impacto direto na qualidade de vida de seus cuidadores, sendo também um dificultador no reconhecimento desses quadros, retardando a buscar pelo tratamento. Investigar as principais necessidades das pessoas com TEA e de seus cuidadores, assim como descrever o perfil de estigma e da qualidade de vida dos familiares de pessoas com TEA é um passo importante para melhor compreender o cenário brasileiro, o que pode contribuir para uma assistência mais adequada a essa população. Objetivo geral: 1. Identificar as necessidades de indivíduos diagnosticados com TEA, segundo visão de seus cuidadores. Objetivos específicos: 1. Descrever a trajetória do processo diagnóstico do TEA, o tempo de espera, os profissionais envolvidos e a disponibilidades de Recursos Humanos durante o trajeto. 2. Descrever o perfil dos serviços de saúde e educação recebidos pelas pessoas com TEA. 3. Mapear as percepções dos cuidadores com relação a: a. Necessidades não atendidas; b. Impacto do processo diagnóstico e/ou do tratamento sobre família; c. Estigma entre cuidadores de pessoas TEA; d. Qualidade de vida da pessoa com TEA; e. Desafios relacionados com a parentalidade/cuidar de um indivíduo com TEA. MÉTODO Amostra: Esse estudo será realizado com uma amostra de cuidadores de pessoas com TEA que aceitarem voluntariamente participar da pesquisa que será realizada via internet. Como o processo é totalmente voluntário, o número de participantes não é completamente previsível, mas espera-se obter dados de aproximadamente 1.000 sujeitos. Instrumento: Versão Brasileira do Questionário estruturado Caregivers Needs Survey. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Vanessa Masdachi - Integrante / Cecilia Montiel - Integrante / Daniela Bordini - Integrante / Alexia Rattazzi - Integrante / Graccielle Rodrigues da Cunha - Integrante / Beatriz Araripe - Integrante / Ricardo Garcia - Integrante / Gabriela Garrido - Integrante / Daniel Valdez - Integrante / Analia Rosoli - Integrante / Sebastian Cukier - Integrante. Número de produções C, T & A: 15
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    13. 2016-2020. Impacto de uma intervencao precoce em funcoes executivas e autorregulacao na saude mental de escolares de Maceio.
      Descrição: Verificar o impacto de uma intervenção precoce voltada para funções executivas e autorregulação, sobre indicadores de saúde mental, habilidades cognitivas e indicadores neurobiológicos de crianças de unidades públicas de educação infantil da cidade de Maceió-AL.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Alessandra Gotuzo Seabra - Integrante / Marina M. Rocha - Integrante / Claudio Torres de Miranda - Coordenador / Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira - Integrante / Luiz Renato Carreiro - Integrante / Ana Luiza Exel - Integrante / Cibelle Amato - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 1
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    14. 2015-2020. Trajetoria da saude mental e uso de servicos entre criancas/adolescentes brasileiros e ingleses: estudo de seguimento longitudinal
      Descrição: Os problemas de saúde mental costumam ter um curso crônico e grande parte deles se inicia na infância/adolescência, mas estudos longitudinais prospectivos ainda são incomuns e podem ajudar a entender fatores que levem a um melhor prognóstico. Uma parte significativa das crianças e adolescentes com problemas de saúde mental não recebe tratamento, portanto estudos que ajudem a compreender quais os fatores envolvidos nesse processo são importantes. Além disso, pouco se sabe sobre o perfil e a qualidade dos tratamentos recebidos por crianças/adolescentes com problemas de saúde mental, principalmente considerando a rede ampliada de assistência que inclui serviços e profissionais dos setores da saúde, educação, justiça e assistência social, assim como a rede informal de serviços. Tanto no Brasil quanto na Inglaterra, ainda são necessários estudos que detectem os indivíduos que não estão conseguindo receber tratamento, e quais as principais barreiras de acesso ao tratamento. Os principais objetivos deste projeto são: (1) Comparar a trajetória dos problemas de saúde mental das crianças/adolescentes que não receberam assistência especializada no Brasil e na Inglaterra, controlando por características pessoais, familiares e sociais dos sujeitos; (2) Descrever e comparar o perfil de uso de serviços formais (de saúde, educação, justiça e assistência social) de crianças/adolescentes brasileiros e ingleses, segundo a trajetória de seus problemas de saúde mental; (3) Descrever e comparar o perfil de uso de serviços informais de crianças/adolescentes com problemas de saúde mental do Brasil e da Inglaterra, levando em conta o estigma público e as crenças/atitudes em relação aos tratamentos/serviços, tanto dos pais quanto das próprias crianças/adolescentes; (4) Identificar barreiras e facilitadores na busca e obtenção de assistência formal (em serviços de saúde, educação, justiça e assistência social) para os problemas de saúde mental na infância/adolescência, verificando se essas barreiras/facilidades têm relação com características pessoais/familiares/sociais dos sujeitos, comparando a amostra brasileira com a inglesa. ESTE PROJETO foi aprovado como minha bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPQ Modalidade/Nível: PQ-1D, Processo: 312057/2015-6 O projeto está vinculado a um estudo maior intitulado: Adolescent Precursors to Psychiatric Disorders ? Learing from Analysis of User-Service Engagement, cuja a Coordenadora é a Prof da Inglaterra Sara Evans-Lacko, com financiamento do European Research Council Executive Agency-ERC.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Jair J Mari - Integrante / Sara Evans-Lacko - Integrante / Wagner Ribeiro - Integrante / Rodrigo Affonseca Bressan - Integrante / Renee Romeo - Integrante / Pedro Pan - Integrante / Marianna York-Smith - Integrante / Tatiana Sanson Albuquerque - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    15. 2015-2019. Estudos epidemiologicos relacionados ao mapeamento, descricao e uso de servicos entre criancas/adolescentes com problemas de saude mental (incluindo autismo)
      Descrição: Dados resultados de estudos epidemiológicos podem contribuir para a melhor assistência a grupos populacionais que necessitam de cuidado. Esse projeto, reúne iniciativas para o levantamento, descrição de casos suspeitos (identificação precoce) e identificação de fatores de risco para problemas de saúde mental infanto-juvenil e autismo. Outro objetivo deste projeto é descrever o uso de serviços por criancas e adolescentes com esse tipo de problemática, visando estabelecer barreiras e facilitadores para uma assistência de alta qualidade, nos ambitos dos Sistemas Públicos de Saúde e Educação. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Rosane Lowenthal - Integrante / Decio Brunoni - Integrante / Sara Evans-Lacko - Integrante / Livia C C Zaqueu - Integrante / Daniela Bordini - Integrante / Maria Cristina T. V. Teixeira - Integrante / cleonice bosa - Integrante / Graccielle Rodrigues da Cunha - Integrante / Beatriz Parasmo - Integrante / Leila Bagaiolo - Integrante / Victor Amoroso - Integrante / Beatriz Araripe - Integrante. Número de produções C, T & A: 7
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    16. 2014-2020. Impacto de uma intervencao (treino parental com videomodelacao) na saude mental e na qualidade de vida de maes de criancas com autismo
      Descrição: Este é um subprojeto vinculado a um estudo mais amplo intitulado "Estudo Multicêntrico: Treino parental com vídeo modelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo? (financiado pela FAPESP, coordenador Jair de Jesus Mari - Departamento de Psiquiatria, UNIFESP-SP). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Decio Brunoni - Integrante / Jair J Mari - Integrante / Daniela Bordini - Integrante / Sheila Caetano - Integrante. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    17. 2014-2019. Estudos sobre estigma e preconceito no campo das deficiencias, incluindo autismo
      Descrição: Em 2014 iniciamos uma nova linha de pesquisa sobre estigma/preconceito entre crianças com deficiencia (principalmente autismo) e seus familiares. Estudos epidemiologicos nessa área ainda são escassos no Brasil.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (2) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Sara Evans-Lacko - Integrante / vanessa strauss - Integrante / Stephanie Rubinho - Integrante / Ana Paula Cintra - Integrante / Vitor Franco - Integrante / BARBARA ARAUJO DE MORAES - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    18. 2014-2018. Validacao de um protocolo de Observacao Estruturada para Rastreamento de Autismo ? OERA
      Descrição: Descrição: Este é um subprojeto vinculado a um estudo mais amplo intitulado "Estudo Multicêntrico: Treino parental com vídeo modelação para a aquisição de habilidades sociais em crianças com autismo? (financiado pela FAPESP, coordenador Jair de Jesus Mari - Departamento de Psiquiatria, UNIFESP-SP) Esta proposta é uma continuidade de um estudo anterior financiado pelo CNPQ onde desenvolvemos e testamos o protocolo OERA.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Decio Brunoni - Integrante / Jair J Mari - Integrante / Daniela Bordini - Integrante / Hugo Cogo - Integrante / Ana Moya - Integrante. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    19. 2014-2017. Quadro teorico-conceitual e metodologico das ciencias sociais em estudos sobre os aspectos socioculturais dos problemas mentais na infancia ? uma revisao de literatura
      Descrição: Este projeto busca compreender como a aproximação entre as áreas das Ciências Sociais e Ciências da Saúde tem acontecido, tanto no âmbito de pesquisas empíricas quanto em estudos teóricos que abordam os aspectos socioculturais dos problemas mentais na infância, realizados no Brasil e em outros países, especificamente em relação às abordagens teórico-conceituais e metodológicas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Eunice Nakamura - Coordenador / Alain Ehrenberg - Integrante / Maëlle Planche - Integrante / maysa yassutake - Integrante / suzana zayat - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 3
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    20. 2013-2019. Capacitacao em autismo para profissionais da saude
      Descrição: Estamos realizando diversas iniciativas no campo de capacitação continuada de profissionais de saúde que atuam em diversos serviços públicos, como Secretaria Estadual de saúde de São Paulo, CAPSI, Programas de Saúde da Família, entre outros.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (2) / Mestrado acadêmico: (2) / Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Rosane Lowenthal - Integrante / Jair J Mari - Integrante / Daniela Bordini - Integrante / Maria Cristina T. V. Teixeira - Integrante / Luciana Coltri - Integrante / Maria Fernanda da Costa e Silva - Integrante / Victor Amoroso - Integrante. Número de produções C, T & A: 10
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    21. 2013-2019. Adolescent Precursors to Psychiatric Disorders ? Learing from Analysis of User-Service Engagement
      Descrição: Main Goals: Among a Brazilian and a UK sample of young people recruited from primary schools and assessed for psychiatric disorder and associated impairment, we will investigate the impact of formal and informal care patterns on adolescent outcomes, and the facilitators and barriers to achieving optimal care patterns:. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (2) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Jair J Mari - Integrante / Sara Evans-Lacko - Coordenador / Wagner Ribeiro - Integrante / Rodrigo Affonseca Bressan - Integrante / Graham Thornicroft - Integrante / Martin Knapp - Integrante / Elisa Brietzke - Integrante / Kristin Laurens - Integrante. Financiador(es): European Research Council Executive Agency - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    22. 2013-2017. Treino parental com video modelacao para a aquisicao de habilidades sociais em criancas com autismo
      Descrição: O objetivo do presente projeto é padronizar e testar a efetividade de um modelo de treino de pais por vídeo-modelação para implementação dos repertórios de contato visual e atenção compartilhada em crianças com TEA. Esses comportamentos são fundamentais para o desenvolvimento de uma interação social adequada, principal função afetada no autismo. É um estudo multicêntrico entre Universidade Federal de São Paulo, Universidade de São Paulo e Universidade Presbiteriana Mackenzie. A amostra será composta por 60 crianças divididas em grupos de intervenção e controle que serão randomizadas individualmente por meio de sorteio. A intervenção está prevista para ser executada em 32 semanas e o desfecho primário será a aquisição dos novos repertórios de contato visual e atenção compartilhada e sua frequência verificadas através da comparação das filmagens da interação entre cada criança e seu familiar antes e depois da intervenção. Como desfechos secundários serão avaliados a melhora na qualidade de vida dos pacientes e a redução na sobrecarga familiar. O desenvolvimento e demonstração da eficácia da intervenção testada nesse projeto poderá ter grande impacto no tratamento do autismo no país, pois possibilitará o treinamento de grande quantidade de profissionais e familiares, com custo reduzido e mesmo em regiões de difícil acesso. Palavras chave: Autismo, Treino parental, Vídeo modelação, Contato Visual, Atenção Compartilhada, ABA. Nº do processo FAPESP: 2012/51584-0 Edital da FAPESP e Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (2012). Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (4) Doutorado: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Decio Brunoni - Integrante / Jair J Mari - Coordenador / Daniela Bordini - Integrante / Helena Brentani - Integrante / Sheila Caetano - Integrante. Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 5
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    23. 2013-2016. Saude mental e resiliencia em uma coorte de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social
      Descrição: Este projeto se relaciona a BOLSA PRODUTIVIDADE DO CNPQ (2012-2015). Os objetivos desta pesquisa foram: (1) identificar o papel da resiliência nos problemas de saúde mental entre adolescentes de um município de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro, (2) verificar o papel de fatores de risco, particularmente exposição a diferentes tipos de violência, na presença da resiliência, entre esses mesmos adolescentes, e (3) descrever o uso de serviços de saúde recebido pelos adolescentes participantes da amostra. MÉTODO: Desenho: Estudo Epidemiológico de Coorte em duas fases. Local: Itaboraí-Rio de Janeiro. Amostra: representativa/randômica domiciliar com 679 famílias adolescentes (11-15 anos). Medidas e instrumentos: (a) saúde mental na adolescência segundo (SDQ); (b) resiliência (READ); (c) suporte social recebido pelos adolescentes por parte de um adulto de referência (três perguntas elaboradas para o estudo); (d) violência doméstica (Questionário WorldSAFE); (e) violência urbana (Exposição de Adolescentes a Violência na Comunidade); (f) violência na escola (MLS); (g) violência na internet (9 itens elaborados por autores noruegueses); (h) exposição a eventos de vida estressantes (Inventário de Sintomas de Transtorno de Estresse Pós-Traumático); (i) saúde mental materna (SRQ); (j) Questionário de caracterização familiar, incluindo situação escolar dos adolescentes; (k) Questionário sobre uso de serviços por adolescentes decorrentes de seus problemas emocionais e/ou comportamentais. RESULTADOS E DISCUSSÃO: a taxa de problemas de saúde mental entre adolescentes em nível severo (sintomatologia em nível clinico na presença de impacto limítrofe ou clínico) foi de 5,6%. Apenas 36 adolescentes da amostra haviam recebido atendimento devido aos problemas emocionais/comportamentais no período de 12 meses, sendo na sua maioria por parte de psicólogos e profissionais do sistema público de saúde. A análise bivariada apontou 10 variáveis (associadas estatisticamente) aos problemas de saúde mental na adolescência que foram incluídas no modelo de regressão logística inicial: repetência escolar; resiliência, suporte social recebido por pais e por um professor, exposição a 4 tipos de violência (em casa, na comunidade, na escola e na internet), experiências estressantes de vida e convívio com mãe/principal cuidador com problemas de saúde mental. O modelo multivariado final estabeleceu 6 variáveis independentes associadas ao desfecho; assim, o estudo revelou que adolescentes que repetiram na escola, que sofreram diferentes tipos de violência (comunidade/escola/internet) e que passaram por eventos estressantes de vida tinham mais chances de apresentar problemas de saúde mental, enquanto que os adolescentes mais resilientes estavam protegidos destes mesmos problemas.. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Isabel A S Bordin - Integrante / Wagner Ribeiro - Integrante / John Adnreas Ronning - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Bolsa. Número de produções C, T & A: 8
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    24. 2013-Atual. Resiliencia e saude mental em uma coorte de adolescentes em contexto de vulnerabilidade social
      Descrição: O objetivo desta pesquisa é identificar potenciais fatores de proteção (resiliência) contra o desenvolvimento ou agravamento de problemas de saúde mental no decorrer de um ano, na presença de fatores de risco, em uma amostra representativa de adolescentes de um município de baixa renda do Estado do Rio de Janeiro. As metas a serem alcanças são: (1) Promover o conhecimento no campo dos fatores de proteção para problemas de saúde mental que contribuam para o planejamento de novas estratégias de intervenção entre adolescentes em situação de vulnerabilidade. (2) Acompanhar a evolução do quadro clínico de sintomas de saúde mental de adolescentes de um município de baixa renda, visando identificar os melhores modelos preditivos considerando concomitantemente fatores de risco (principalmente no campo da violência) e de proteção. (3) Medir o impacto positivo de fatores de proteção, incluindo o uso de serviços recebido por adolescentes expostos a diferentes tipos de violência. PRINCIPAIS HIPÓTESES DO ESTUDO Apesar da exposição a diferentes adversidades, principalmente ligadas a eventos violentos comuns em comunidades urbanas de baixa renda brasileiras, a presença de fatores protetores contribuirá para que adolescentes não desenvolvam problemas de saúde mental no decorrer de um ano. Ao mesmo tempo, adolescentes que já apresentarem problemas de saúde mental no início do estudo, não terão um agravamento dos sintomas após 12 meses, na presença de fatores protetores, mesmo que expostos a fatores de risco. No do Processo: 479355/2013-4 Edital Chamada Universal MCTI/CNPQ no 14/2013. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (1) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Isabel A Bordin - Integrante / Wagner Ribeiro - Integrante / John Adnreas Ronning - Integrante / Evandro S F Coutinho - Integrante / suzana zayat - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 9
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    25. 2012-2019. Violence and child rights in Brazil: can the cycle of violence be broken?
      Descrição: In 2011, the University of Tromso (Norway) and the Universidade Federal de São Paulo (Brazil) established a long-term educational-scientific cooperation including a collaborative longitudinal project ( Violence and child rights in Brazil: can the cycle of violence be broken? ), and the promotion of scientific exchange among researchers from the two countries. OBJECTIVES: In a probability sample of children (6-16 years) (N=1,400) living in Itaboraí City, Rio de Janeiro, the study main goals are: (1) To examine the impact of child exposure to violence in their homes, schools and/or communities on child well-being (including violent behaviors, other mental health problems, general health, school performance, social and family interpersonal relationships, and expectations about the future); (2) To describe the services received by children/adolescents who have been exposed to violence (service type, frequency, adherence, duration, satisfaction) and the potential benefits of received services on child well-being; (3) To examine the role of different types of services in reducing the negative impact of exposure to violence on child well-being; and (4) To expand understanding about services for children who are victims of violence by collecting information from community members and professionals working in key services using semi-structured interviews (qualitative research). FUNDING: The Norwegian Research Council is funding this collaborative initiative. EXPECTATIONS: The Brazilian research team will benefit from the expertise of Norwegian investigators on school violence, service use and the long tradition of using Rights based approach. For the Norwegian team this is a unique opportunity to learn about the existing child-related resources in Brazil and to support the expansion of care for those exposed to violence within an existing right-based framework and service system... Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / Cristiane S Duarte - Integrante / Isabel A Bordin - Coordenador / Wagner Ribeiro - Integrante / John Adnreas Ronning - Integrante / Andre Sourander - Integrante. Financiador(es): Norwegian Research Council - Auxílio financeiro / Norwegian Research Council - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 4
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    26. 2012-2019. Escolares com necessidades educacionais especiais de uma rede municipal de educacao: avaliacao do perfil comportamental e capacitacao de profissionais das equipes educacionais para manejo de problemas de comportamento
      Descrição: Alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) devido a deficiência intelectual (DI) e Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) precisam de ambientes criteriosamente planejados que garantam habilidades de aprendizagem e repertórios comportamentais adequados ao contexto escolar. Para isto são necessárias algumas condições que, no contexto atual brasileiro das redes municipais de educação, encontram-se deficitárias. Quatro dessas condições são: 1) diagnóstico correto do tipo de doença, possíveis causas associadas à condição de DI e TEA e de consequências referentes às NEE, 2) caracterização do nível de funcionamento intelectual, 3) mapeamento do perfil comportamental, 4) mapeamento de funcionamento adaptativo. Em relação às equipes educacionais é essencial que as mesmas tenham formação adequada sobre cada uma dessas condições a fim de que sejam estabelecidas as reais necessidades educacionais dos mesmos e planejadas as ações pedagógicas correspondentes. Neste contexto submetemos o projeto que se assenta em uma das linhas de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Os objetivos a serem alcançados são: a) Validar os diagnósticos de Deficiência Intelectual e de Transtorno do Espectro do Autismo que constam nos prontuários dos escolares com NEE do ensino fundamental I e II; b) Investigar as comorbidades associadas aos Transtornos Globais do Desenvolvimento; c) Avaliar e verificar possíveis causas biológicas e ambientais da deficiência intelectual desses alunos; d) Caracterizar do ponto de vista sociodemográfico e socioeducacional as famílias dos escolares; e) Caracterizar o nível de funcionamento intelectual desses alunos; f) Realizar uma avaliação de competências sociais, escolares, de realização de atividades e de funcionalidade nos alunos; g) Identificar nesses escolares os principais problemas de comportamento; h) Realizar um curso de formação direcionado a todos os professores da rede e prof. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Mestrado acadêmico: (3) / Doutorado: (4) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Integrante / José Salomão Schwartzman - Integrante / Decio Brunoni - Integrante / Maria Cristina TV Teixeira - Coordenador / Livia C C Zaqueu - Integrante / Luiz Renato Rodrigues Carreiro - Integrante / Maria Eloisa Fama D'Antino - Integrante / Mayra Fernanda Seraceni - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 2
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    27. 2010-2012. Identificacao de sinais precoces para o diagnostico de Transtornos Globais do Desenvolvimento
      Descrição: Os objetivos do projeto são: (1) Avaliar diversos aspectos do desenvolvimento infantil de um grupo de crianças de creches públicas, menores de 31 meses de idade, sendo uma parte considerada de alto e outra de baixo risco de serem futuramente diagnosticadas com TGD, buscando indícios de sinais precoces deste transtorno; (2) Descrever habilidades relacionadas a sinais precoces da tríade sintomatológica de TGD nestas mesmas crianças, envolvendo aspectos de: (a) Atenção Compartilhada, (b) Comportamento Adaptativo, (c) Linguagem, (d) Cognitiva e (e) Comportamento; (3) Analisar a percepção familiar e o início de possíveis preocupações sobre atrasos no desenvolvimento neste mesmo grupo de crianças menores de 31 meses de idade; (4) Acompanhar a evolução do desenvolvimento destas crianças num período de seis a 12 meses, verificando se estes sinais precoces foram capazes de discriminar crianças com TGD de crianças típicas, após elas completarem três anos de idade; (5) Estabelecer ou refutar o diagnóstico de TGD neste grupo de crianças quando estas tiverem entre 36 e 42 meses de idade; (6) Apresentar um plano de assistência individualizado para cada criança diagnosticada com TGD e instrumentalizar profissionais da Secretaria Municipal de Educação de Barueri a identificarem, encaminharem e assistirem crianças com TGD. Total do financiamento: R$ 13.000,00. Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. Alunos envolvidos: Graduação: (3) . Integrantes: Cristiane Silvestre de Paula - Coordenador / Decio Brunoni - Integrante / Maria Cristina TV Teixeira - Integrante / Felipe Alckmin - Integrante / Vanessa Masdachi - Integrante / Karina Muro - Integrante. Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro. Número de produções C, T & A: 33
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.

Prêmios e títulos

  • Total de prêmios e títulos (9)
    1. Melhor E-Poster, Brain Congress (https://braincongress.com.br/2020/index.php).. 2020.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    2. INSAR Global Senior Leader for Brazil! (representante brasileira (2020 a 2022), International Society for Autism Research (INSAR).. 2020.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    3. Best E-Poster Prize during ENMESH 2019, Organising committee for the 13th ENMESH Conference.. 2019.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    4. Menção Honrosa em reconhecimento à excelência da produção científica, Universidade Presbiteriana Mackenzie.. 2017.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    5. Menção Honrosa na 47ª Reunião Anual da SBP. Titulo do Trablaho: Implementação de um programa de intervenção em funções executivas para alunos do 1º ano na cidade de Maceió., Sociedade Brasileira de Psicologia.. 2017.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    6. Certificado de Menção Honrosa (um dos 4 melhores trabalhos: Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta. Trabalho: Autism Spectrum Disorders: prevalence and sevice use in four Brazilian regions, Universidade Federal de São Paulo e Autismo & Realidade.. 2015.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    7. Certificado de Menção Honrosa (um dos 4 melhores trabalhos do Congresso Internacional de Autismo na Vida Adulta). Trabalho: Multicenter study: acquisition of social skills in children with autism, Universidade Federal de São Paulo e Autismo & Realidade.. 2015.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    8. Chamada de Apoio a Eventos Científicos em Saúde (2014). Evento: 1º CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO APLICADO AO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE - SUS, Ministério da Saúde.. 2013.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.
    9. Prêmio ?Prof. Zaldo Rocha? - melhor trabalho sobre ?Áreas de Transtornos Mentais e Comportamentais, da Infância e Adolescência?, ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PSIQUIATRIA.. 2010.
      Membro: Cristiane Silvestre de Paula.

Participação em eventos

  • Total de participação em eventos (2)
    1. IV CONGRESSO INTERNACIONAL E XXIV BRASILEIRO DA ABENEPI. Participação em mesas redondas e apresentação de pôster. 2017. (Congresso).
    2. Eleventh International Conference of the European Network for Mental Health Service Evaluation. Service use among brazilian children with psychiatric disorders or victims of violence. 2015. (Congresso).

Organização de eventos

  • Total de organização de eventos (9)
    1. Paula CS; OSORIO, A. A. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; Carreiro LR ; SEABRA, A. G.. INTERNATIONAL MULTIPROJECT SYMPOSIUM - CAPES Print. 2021. Congresso
    2. Paula CS. INSAR Regional Meeting. 2019. (Congresso).. . 0.
    3. GARRIDO, G. ; PAULA. CS ; RATTAZZI, A. ; CUKIER, S. ; GARCIA, R. ; VALDEZ, D. ; MONTIEL-NAVA, C. ; ROSOLI, A.. Congresso Internacional do Transtorno do Espectro Autista em Montevideo. 2018. Congresso
    4. MARI, JAIR DE J. ; PAULA CS ; PORTOLESE, J. ; BORDINI, D. ; CAETANO, S. ; BRENTANI, H.. Congresso internacional de autismo na vida adulta. 2015. Congresso
    5. Paula CS. Presidente do 1o Congresso de Autismo Aplicado ao Sistema Único de Saúde. 2014. (Congresso).. . 0.
    6. Paula CS. Membro da Comissão Científica do Congresso Brasileiro da ABENEPI de 2013. 2012. (Congresso).. . 0.
    7. Paula CS; RIESGO, R.. 1º Encontro Brasileiro para Pesquisa em Autismo. 2010. Congresso
    8. Paula CS. II Semana de Transtornos Invasivos do Desenvolvimento. 2008. (Congresso).. . 0.
    9. Paula CS. I Simpósio Paulista sobre Desenvolvimento Infantil. 2000. (Congresso).. . 0.

Lista de colaborações

  • Colaborações endôgenas (6)
    • Cristiane Silvestre de Paula ⇔ Ana Alexandra Caldas Osório (4.0)
      1. ISCAIFE, A. B. ; VIEIRA, D. A. ; PAULA, C. S. ; OSÓRIO, A. A. C. ; MATEUS, VERA. Associação entre sintomas de depressão pós-parto e qualidade da relação de apego mãe-bebê. CADERNOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM DISTÚRBIOS DO DESENVOLVIMENTO (ONLINE). v. 20, p. 158-175, issn: 1809-4139, 2020.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. SEABRA, A. G. ; OSÓRIO, A. A. C. ; CORREA, A. G. D. ; AMATO, C. A. L. H. ; PAULA, C. S. ; BRUNONI, D. ; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; CARREIRO, L. R. R. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; DANTINO, M. E. F. ; ROCHA, M. M. ; RIBEIRO, M. O. ; BOGGIO, P. S. ; CYSNEIROS, R. M. ; BLASCOVI-ASSIS, S. ; MARTINS, V. F.. Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. Em: Cibelle Amato; Decio Brunoni; Paulo s Boggio. (Org.). Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. 1ed.São Paulo. : Memnon editora científica. 2018.v. 1, p. 16-40.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      3. Paula CS; OSORIO, A. A. C.. MISSÃO DE TRABALHO NA UNIVERSIDADE DE BIRMINGHAM. 2018.
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      4. Paula CS; OSORIO, A. A. C. ; Carreiro LR ; TEIXEIRA, M. C. T. V.. MEMBRO DA COMISSÃO INTERNA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UNIVERSIDADE MACKENZIE. 2017.
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    • Cristiane Silvestre de Paula ⇔ Euripedes Constantino Miguel Filho (2.0)
      1. PAULA, CRISTIANE S. ; Mari, Jair J. ; BORDIN, ISABEL ALTENFELDER SANTOS ; Miguel, Euripedes C. ; FORTES, ISABELA ; BARROSO, NATALIA ; ROHDE, LUIS AUGUSTO ; COUTINHO, EVANDRO SILVA FREIRE. Early vulnerabilities for psychiatric disorders in elementary schoolchildren from four Brazilian regions. SOCIAL PSYCHIATRY AND PSYCHIATRIC EPIDEMIOLOGY. v. 53, p. 477-486, issn: 0933-7954, 2018.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. PAULA, CRISTIANE S. ; COUTINHO, EVANDRO S. ; Mari, Jair J. ; ROHDE, LUIS A. ; Miguel, Euripedes C. ; BORDIN, ISABEL A.. Prevalence of psychiatric disorders among children and adolescents from four Brazilian regions. Revista Brasileira de Psiquiatria. v. 37, p. 178-179, issn: 1809-452X, 2015.
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    • Cristiane Silvestre de Paula ⇔ Denise Martin Coviello (2.0)
      1. Andrade, Elisa Meireles ; Nakamura, Eunice ; Paula, Cristiane Silvestre de ; Nascimento, Rosimeire do ; Bordin, Isabel A. ; MARTIN, Denise. A visão dos profissionais de saúde em relação à violência doméstica contra crianças e adolescentes: um estudo qualitativo. Saúde e Sociedade (USP. Impresso). v. 20, p. 147-155, issn: 0104-1290, 2011.
        [ citações Google Scholar | citações Microsoft Acadêmico | busca Google ]
      2. Sá, Daniel Graça Fatori de ; Bordin, Isabel A. Santos ; Martin, Denise ; Paula, Cristiane S. de. Fatores de risco para problemas de saúde mental na infância/adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa (UnB. Impresso). v. 26, p. 643-652, issn: 0102-3772, 2010.
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    • Cristiane Silvestre de Paula ⇔ Rodrigo Grassi-Oliveira (1.0)
      1. MELLO, ANDREA F. ; MACIEL, MARIANA R. ; FOSSALUZA, VICTOR ; PAULA, CRISTIANE S. DE ; Grassi-Oliveira, Rodrigo ; CAVALCANTE-NÓBREGA, LUCIANA P. ; CIVIDANES, GIULIANA C. ; SOUSSUMI, YUSAKU ; SOUSSUMI, SONIA P. ; PERISSINOTTI, DIRCE N.M. ; BORDIN, ISABEL A. ; MELLO, MARCELO F. ; MARI, JAIR J.. Exposure to maltreatment and urban violence in children working on the streets in São Paulo, Brazil: factors associated with street work. Revista Brasileira de Psiquiatria (São Paulo. 1999. Impresso). v. 00, p. 000-000, issn: 1516-4446, 2014.
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    • Cristiane Silvestre de Paula ⇔ Roberta Monterazzo Cysneiros (1.0)
      1. SEABRA, A. G. ; OSÓRIO, A. A. C. ; CORREA, A. G. D. ; AMATO, C. A. L. H. ; PAULA, C. S. ; BRUNONI, D. ; MACEDO, E. C. ; SCHWARTZMAN, J. S. ; CARREIRO, L. R. R. ; TEIXEIRA, M. C. T. V. ; DANTINO, M. E. F. ; ROCHA, M. M. ; RIBEIRO, M. O. ; BOGGIO, P. S. ; CYSNEIROS, R. M. ; BLASCOVI-ASSIS, S. ; MARTINS, V. F.. Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. Em: Cibelle Amato; Decio Brunoni; Paulo s Boggio. (Org.). Distúrbios do Desenvolvimento: histórico conceitual, classificação e mé- todos de investigação. 1ed.São Paulo. : Memnon editora científica. 2018.v. 1, p. 16-40.
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    • Cristiane Silvestre de Paula ⇔ Alicia Matijasevich Manitto (1.0)
      1. ZIMMERMAN, ANNIE ; GARMAN, EMILY ; AVENDANO-PABON, MAURICIO ; ARAYA, RICARDO ; EVANS-LACKO, SARA ; MCDAID, DAVID ; PARK, A-LA ; HESSEL, PHILIPP ; DIAZ, YADIRA ; Matijasevich, Alicia ; ZIEBOLD, CAROLA ; BAUER, ANNETTE ; PAULA, CRISTIANE SILVESTRE ; LUND, CRICK. The impact of cash transfers on mental health in children and young people in low-income and middle-income countries: a systematic review and meta-analysis. BMJ Global Health. v. 6, p. e004661, issn: 2059-7908, 2021.
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(*) Relatório criado com produções desde 2010 até 2021
Data de processamento: 06/11/2021 15:23:36